Sei sulla pagina 1di 4

Como manter-se ligado a Deus?

Quando o dia amanhece, a maioria das pessoas no busca a Deus, somente os seus prprios interesses. Sabendo disso, Jesus fez uma proposta muito especial para conceder-nos o privilgio de fazer parte do Seu reino de eterna felicidade. Sim! O reino do discernimento, da lucidez, do conhecimento, da sabedoria e da paz. Como obter esse reino? Como Deus deseja que eu me relacione com Ele? Que resultados positivos posso esperar? So perguntas que o estudo pretende responder.

01. Quais os benefcios de buscar o reino de Deus? Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas (Mateus 6:33). COMENTRIO Se eu buscar o reino de Deus em primeiro lugar, tudo que for realmente importante para minha vida me ser dado. 02. Qual o caminho para chegar a Deus? Disse-lhe Tom: Senhor, no sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim (Joo 14:5 e 6). COMENTRIO Jesus disse: Eu sou o caminho. 03. O que devo pedir ao Senhor a cada manh? Faze-me ouvir da tua benignidade pela manh, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti elevo a minha alma. Livra-me, Senhor, dos meus inimigos; porque em ti que eu me refugio. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu s o meu Deus; guie-me o teu bom Esprito por terreno plano (Salmo 143:8-10). Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia (1 Joo 1:9). COMENTRIO Perdo pelos meus pecados e que me ensine diariamente a fazer a Sua vontade. 04. O que acontece quando oro a Deus? Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus tambm batizado, e estando ele a orar, o cu se abriu; e o Esprito Santo desceu sobre ele em forma corprea, como uma pomba; e ouviu-se do cu esta voz: Tu s o meu Filho amado; em ti me comprazo (Lucas 3:21 e 22).

COMENTRIO O cu se abre para as providncias divinas em minha vida, o Esprito Santo desce para me batizar e Deus me faz uma declarao de amor: Filho, Eu amo voc. 05. Como devo orar? E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos (Joo 14:13-15). Vs, porm, amados, edificando-vos na vossa f santssima, orando no Esprito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericrdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna (Judas 20,21). Tambm o Esprito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque no sabemos orar como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns sobremaneira, com gemidos inexprimveis (Romanos 8:26). COMENTRIO Devo orar a Deus Pai, em nome de Jesus Cristo, disposto a ser obediente aos Seus mandamentos. No devemos nos esquecer que o Esprito Santo o nosso intercessor que opera junto ao nosso Salvador, Jesus Cristo. Assim, podemos orar tambm ao Esprito Santo. 06. Qual o melhor momento para buscar o reino de Deus? Atende voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti que oro. Pela manh ouves a minha voz, Senhor; pela manh te apresento a minha orao, e vigio (Salmo 5:2 e 3). COMENTRIO Pela manh, antes de qualquer atividade, para oferecer a Ele o melhor do meu tempo. Esse o caminho para a intimidade com Deus. Comeando o dia com o Criador, minha alegria recuperada e o meu nimo fortalecido para encarar o dia. Contudo, existem pessoas que trabalham toda a noite e dormem pela manh. O que fazer? No imagine tal pessoa que Deus a rejeitar, saiba que Ele pode ouvir as pessoas em qualquer momento. Se o seu dia comea s 12h ou s 16h, no se preocupe, o importante buscar a Deus no momento em que voc comea o seu dia. 07. Como Deus gosta de ser adorado? Louvai ao Senhor! Cantai ao Senhor um cntico novo, e o seu louvor na assemblia dos santos! Alegre-se Israel naquele que o fez; regozijem-se os filhos de Sio no seu Rei. Louvem-lhe o nome com danas, cantem-lhe louvores com adufe e harpa. Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvao. Exultem de glria os santos, cantem de alegria nos seus leitos. Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e na sua mo espada de dois gumes (Salmo 149:1-6). COMENTRIO Por meio do louvor. Atravs dele posso expressar gratido, alegria pelo perdo e f. Invocando a presena de Deus diariamente por meio do louvor e da gratido, eu O agradarei e sentirei a alegria de pertencer ao Criador do Universo. A msica um excelente meio para louvar (elogiar) a Deus.

08. Como ouvir a voz de Deus? Bem-aventurado aquele que l e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela esto escritas; porque o tempo est prximo (Apocalipse 1:3). Santifica-os na verdade, a tua palavra a verdade( Joo 17:17). Logo a f pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo (Romanos 10:17). COMENTRIO O principal veculo para ouvir a voz de Deus a Bblia. Quando leio a Palavra, o Esprito Santo fala ao meu corao e revela-me a Sua vontade. Depois de orar e cantar, abro as Escrituras para receber a voz de Jesus. 09. O que Jesus deseja ensinar-me por meio da Bblia? Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo suave, e o meu fardo e leve (Mateus 11:28-30). Mas o meu justo viver da f; e se ele recuar, a minha alma no tem prazer nele (Hebreus 10:38). E quem no toma a sua cruz, e no segue aps mim, no digno de mim (Mateus 10:38). Se vs permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vs, pedi o que quiserdes, e vos ser feito. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneo no seu amor. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros (Joo 15:7,10,17). COMENTRIO Cristo deseja que eu aprenda a confiar inteiramente nEle, tornando-me manso e humilde. Ou seja, preciso encarar as grandes dificuldades da vida com coragem e perseverana, mantendo-me sempre no caminho certo. 10. Que nvel alcano quando busco o reino de Deus? Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graas; porque esta a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. No extingais o Esprito; no desprezeis as profecias, mas ponde tudo prova. Retende o que bom; Abstende-vos de toda espcie de mal (1 Tessalonicenses 5:16-22). COMENTRIO Apesar das provas, posso ter alegria pela certeza de que Deus est comigo. Devo estar sempre aberto atuao do Esprito Santo em minha vida, atento s advertncias das Escrituras, evitando tudo que no bom e vivendo feliz com Deus. 11. Como Jesus apresenta-Se a cada novo dia?

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a gerao de Davi, a resplandecente estrela da manh (Apocalipse 22:16). Os que forem sbios, pois, resplandecero como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justia, como as estrelas sempre e eternamente (Daniel 12:3). COMENTRIO Como a Estrela da Manh. Ele tem luz prpria e brilha oferecendo-me luz e poder para que eu possa brilhar eternamente. 12. O que o Esprito Santo sente e faz por mim? Ou supondes que em vo afirma a Escritura: com cime que por ns anseia o Esprito, que ele fez habitar em ns? (Tiago 4:5). E a esperana no desaponta, porquanto o amor de Deus est derramado em nossos coraes pelo Esprito Santo que nos foi dado (Romanos 5:5). COMENTRIO O Esprito Santo deseja ser o nico em meu corao. Isso porque Ele me ama e pretende derramar todo o Seu amor em meu corao a cada dia. Ele no quer dividir o nosso amor com as coisas ruins do mundo (Tiago 4:4). 13. Como posso contribuir com o Seu reino? Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A splica de um justo pode muito na sua atuao (Tiago 5:16). Os que forem sbios, pois, resplandecero como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justia, como as estrelas sempre e eternamente (Daniel 12:3). COMENTRIO O Senhor deseja que eu interceda por pessoas que precisam ser alcanadas pelo Evangelho e receber a cura divina. 14. Que promessa existe quando busco a Deus na primeira hora de cada dia? Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que no sabes (Jeremias 33:3). Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugir de vs (Tiago 4:7). COMENTRIO Ele me garante a vitria completa em todas as reas da vida. 15. O que eu posso dizer para Deus agora? Eis-me aqui para fazer, Deus, a tua vontade (Hebreus 10:9).

Potrebbero piacerti anche