Sei sulla pagina 1di 3

MITO DAS SEREIAS Eduardo Gianetti Segunda-feira o dia oficial de comear aquela dieta, de voltar pra ginstica.

. E tambm o dia oficial de adiar tudo isso. Por que ser que a gente deixa para depois o que poderia fazer hoje e cai, sempre, no canto das sereias? As sereias eram criaturas sobre-humanas de extraordinria beleza. Viviam numa ilha no Mar Mediterrneo desde o comeo dos tempos. Graa ao irresistvel poder de seduo do seu canto, tinham o dom de atrair os navegantes e, em seguida, elas os devoravam sem piedade. Um dia, Ulisses heris de grandes batalhas, navegava por aqueles mares. Ele sabia que no resistira ao canto das sereias. Por isso, ordenou aos seus tripulantes que, quando chegasse a hora, tapassem os prprios ouvidos com cera e o amarrassem no mastro central do navio. Quando a hora chegou, Ulisses se viu rendido ao canto das sereias. Fez de tudo para convencer os tripulantes que o soltasse. Mas ningum obedeceu s suas ordens. Ulisses quase enlouqueceu de desejo, mas resistiu. As sereias, por sua vez, afogaram-se de desgosto no mar. As sereias esto por toda parte. Se bobear, cada homem faz seu prprio naufrgio. Um vaga-lume a um palmo do nariz parece maior que as estrelas do cu. Da mesma forma, o que est longe no tempo no tem o brilho e o apelo do que est logo ali, ao alcance da mo. Ou quase. A coisa mais fcil desse mundo jurar fidelidade eterna no dia do casamento. Ou decidir parar de fumar, mas s no ms que vem. Por que o que parece to fcil de ser feito no conforto da distncia, se torna to complicado e difcil de cumprir no calor da hora? O jovem Agostinho, quando ainda no era santo, dizia: Dai-me a castidade e a virtude, mas no j. Quem to firme que nada pode seduzir? Ningum escolhe sentir o que sente. Agir no tempo guiado pela lgica e pela razo um ideal que est sempre sujeito a reviravoltas inesperadas. Duas grandes ameaas rondam nossas aes no tempo. So como iluses de tica, alteraes de foco na viso que temos do presente e do futuro. A miopia temporal uma delas. A miopia pecar pelo excesso de imediatismo e de impacincia. O prazer do momento nos faz sonhar acordado e esquecer o amanh. A miopia temporal ocorre quando damos um valor exagerado ao que est prximo de ns no tempo, em prejuzo do que se est mais afastado.

Parece fcil corrigir a miopia quando a tentao anda longe. como jurar no exagerar na bebida quando se est de ressaca, ou decidir comear a dieta na segunda que vem. A hipermetropia o contrrio da miopia: ela acontece quando damos um valor excessivo ao amanh em prejuzo do aqui e agora. o caso do Jos Adelo, que chega a cortar um palito de fsforo ao meio para melhor aproveit-lo. , eu dou muito valor ao futuro. Eu sou seguro no que meu, no dou nada pra ningum porque o que eu ganho suado. Sempre me chamou de po duro, outros me chamam de agarrado. Mas isso tudo so coisas passageiras, so coisas do folclore, a eu tambm no me importo com isso. Tio patinhas e vrios outras coisas, conta Jos Adelo. O cara que me pedir o po, eu dou a massa. E se me pedir o peixe, eu dou o anzol para ele aprender a pescar. Porque se voc der o po a ele, que j feito, ele nunca vai aprender a fazer o po. E se voc me pedir o peixe e eu der o peixe, voc nunca vai aprender a ser pescador, explica Jos Adelo. Tudo que se move na Terra por dinheiro. Me mostre uma coisa que se mova, a no ser as plantas, que o vento balana. Tem que ganhar dinheiro, at o sacristo da igreja ganha, diz Jos Adelo. Nos casos de hipermetropia temporal, pecamos por um excesso de prudncia e um temor exagerado em relao ao futuro. Uma preocupao perfeitamente natural com sade, dinheiro ou beleza podem se tornar obsesses que arrunam uma vida. No caminho que vai do bero ao tmulo, estamos sempre tentando ajustar o foco de nossas escolhas no tempo, pois as armadilhas so muitas. Por que to difcil avaliar de forma equilibrada os termos de troca entre presente e futuro sem cair em armadilhas? O que se passa exatamente conosco quando, por exemplo, estamos tentando controlar a bebida e um amigo nos convida para uma noitada na Vila Mimosa? Desfrutar o momento ou cuidar do amanh? Toda vez que situaes como essas se apresentam, uma seqncia de alteraes qumicas e eltricas ocorre nos bilhes de clulas nervosas de nosso crebro. O funcionamento do sistema nervoso um processo extremamente interessante porque voc tem conjuntos de estruturas que funcionam de forma articulada, mas de forma independente. Esse processamento independente faz com que o resultado da atividade de uma determinada equipe seja diferente da atividade de uma outra equipe. Essas duas equipes funcionando dentro da mesma cabea, da mesma pessoa. Na verdade duas equipes uma reduo enorme. A gente tem vrias equipes competindo e vrias apostando em respostas diferentes, em conflito com o seu chefe, voc pode querer explodir e falar palavro ou, ao contrrio, se controlar e pensar melhor, ou sair com uma ironia fina, ou ser vingativo, explica Luiz Eugnio Mello, neurocientista da Unicamp. Essas pesquisas nos ajudam tambm a compreender por que um mesmo indivduo capaz de lidar de maneira muito distinta com diferentes aspectos da sua vida. Como o Eduardo Bittencourt, por exemplo.

Eu tenho 31 anos, trabalho em consultrio, sou psicanalista. Eu trabalho, em mdia, oito horas por dia, normalmente no perodo da manh e noite, eu geralmente deixo as tardes livres, onde eu estudo, onde eu pratico parkour. Me perguntam muito como um psiclogo, um psicanalista pode t fazendo uma atividade to diferente, aparentemente arriscada. Tem muitos lados dentro da gente. Eu tenho dois lados fundamentais que so o lado da organizao e o lado da transgresso. A transgresso, quando adequada, ela extremamente positiva, ela nos faz repensar, mas ela mais do que tudo um desejo humano, diz Eduardo. A cigarra e a formiga habitam o crebro de cada um de ns e se revezam no governo das escolhas que fazemos no tempo. Por um lado, o imprio dos sentidos. A tentao nossa de cada dia, bombardeada por estmulos e propaganda, aumenta de forma desproporcional o valor que damos ao presente. Parece que o futuro pode esperar. A outra face da moeda o excesso de autocontrole. Essa armadilha pode ser o caminho de um grave descontrole. A idolatria do corpo e do dinheiro a qualquer preo, a castidade e outros sacrifcios desumanos podem levar a mente ao abismo. Como disse o filsofo Novalis Cada ser humano uma pequena sociedade. E todo santo dia temos que negociar e renegociar com os nossos desejos.

Potrebbero piacerti anche