Sei sulla pagina 1di 5

Luanda, 31 de Maro de 2012

CURSO: Comunicao Social SALA: D007 TURMA: CT NOME: Carlos Afonso Lombo N5

Primeira Prova de Histria


Entrevista a um pintor, escultor de renome a nvel nacional (desde que tenha prmio e seja conhecido).

ENTREVISTA COM ETONA


Um dos mais privilegiados senhor das artes plsticas angolanas, Antnio Tomas AnaEtona, nascido ao 22 de Junho de 1961 na provncia do Zaire municpio do Soyo. sem sombra de dvidas um dos cones artsticos cujo contedo de expresso caracteriza-se pela pintura e escultura, levando a cultura africana em particular a angolana outros cantos do mundo. Etona pode ser considerado o artista angolano que teve maior nmero de exposio de obras artsticas. Tendo mais de 78, tudo contando com as individuais e colectivas, em Angola e no exterior. Em 2005 foi condecorado pelo presidente da Repblica de Angola Jos Eduardo dos Santos. Durante uma entrevista feita pelo estudante de comunicao social Carlos Lombo, no dia 19 de Maro s 15H37 na Chicala I (no seu talier), o dono de tanto sucesso quer na pintura como na escultura, partilhou alguns momentos da sua carreira.

CAL: Com quantos anos comeou a expressar sobre a tela, os seus vrios
sentimentos atravs da pintura?

ETONA: Comecei a praticar com 12 anos junto de arteses mais velhos, foi da que aprendi o ofcio de artesanato, pintura e escultura. Depois sa do Soyo onde estive a aprender, vim para Luanda e continuei a capturar o trao da pintura. Depois parei com a pintura, fiz o curso mdio na escola nacional das artes plsticas, onde fiz o curso de escultura. CAL: Como surgiu a sua paixo pelas artes plsticas? ETONA: No s uma questo de paixo, a princpio que as pessoas tm tendncia eu com oito anos j tinha a tendncia de

ter alguma coisa. Essa tendncia de procurar provavelmente o desenvolvimento e chegar at hoje como artista. Ns estamos a falar a tendncia que comea em 1980 quando fiz a primeira escultura de madeira de caj que era uma Santa. CAL: Quando considerou-se um verdadeiro artista plstico? ETONA: A princpio ser um artista plstico uma carreira por que no serei eu a me considerar, mas sim o pblico, o universo, em funo das obras que eu apresentar. S assim as pessoas vo dizer que descobriram Etona, os admiradores das minhas obras vo puder classificar. Tudo de acordo com o que eles vem. CAL: Para alm da pintura e escultura que tipo de arte gostaria expressar
como parte de seu eu?

ETONA: Para qualquer pessoa que esteve numa escola de arte plstica sabe que so tantas as tendncias que o aluno faz, tais como: a gravura, tecelagem, cermica e outras que as artes plsticas tm de traar. Mas, eu escolhi a pintura e escultura para no dizer, tambm sou cineasta, autor, modelo, estilista ou realizador. Tenho o espao nico que me identifica como artista, e acho melhor assim. CAL: Qual foi o momento marcante da sua carreira? ETONA: Foi depois da encomenda de uma Santa que est numa das igrejas em Portugal. Sabe-se que igrejas so museus autnticos onde frequentam demasiadas pessoas em qualquer parte do mundo, isto quer dizer que quem tiver na igreja procurar saber mais sobre o que v. Tambm atravs dessa Santa, soube relembrar que muitas igrejas africanas, na sua maioria ajoelham diante de Santas vindo do OcidentePortanto, d-me uma grande honra! CAL: Quantos pases exps as suas obras?

So cerca de vinte pases dos quatro continentes frica, Europa, Amrica e sia .Para alm de exposies tenho sido convidado para palestras no exterior. Viajei, representei o nome de Angola, mas o que eu fiz ainda pouco, tudo no termina por aqui, temos mais plano para frente h povos que ainda no me conhecem ou nunca ouviram falar de mim.
ETONA:

CAL: Quais so os projectos do presente ano? Para j tenho a responsabilidade com o EUA atravs de New York, com Angola atravs de Luanda, com a Frana atravs de Pars, com Coreia do Norte atravs de Soul. Ainda nesse ano hei-de estar presente na galeria nacional de Nambia para uma exposio individual.
ETONA:

CAL: Sendo um artista conhecido internacionalmente, tem vindo


estrangeiros a procura das suas obras?

ETONA: Bem! Para adquirir a minha obra no fcil, sendo assim no posso responder a sua pergunta duma forma mercantilista, porque eu j no sou considerado um vendedor de artes plsticas. Mas para quem admira e necessita pode encomendar para colocar em escritrios ou mesmo quarto. CAL: Como tem sido a actuao do pblico depois da exposio de suas
obras? ETONA: Actualmente a arte no simplesmente falar, cantar, uma vivncia em que a teoria deve interligar-se a prticaE assim agora, os angolanos j aprenderam a dar valor a arte compram o que anteriormente no pensavam e ignoravam.

CAL: Durante a sua carreira quantos prmios j arrebataram-se?


ETONA: Prmios a princpios so vrios, ttulos so vrios. No gosto dizer muito o nmero. Creio que tenho de melhorar mais porque nunca posso dizer que encontro-me a bom caminho, estou realizadoO que eu quero ainda no alcanou-se, pretendo ser um daqueles homens que daqui h 500 anos deixa uma histria tal como Jesus Cristo e outras figuras famosas universalmente.

AGUNS DADOS ENTREVISTADOS, ETONA NO ACEITOU RESPONDER DIZENDO QUE ERA MUITO PESSOAL MAS, QUANDO INTERROGUEI O PAS DOS SONHOS, RESPONDEU: ANGOLA.

Potrebbero piacerti anche