Sei sulla pagina 1di 25

AULA

Geometria sem o Postulado das Paralelas


META: Introduzir o Teorema do ngulo Externo e suas consequncias. OBJETIVOS: Ao nal da aula o aluno dever compreender como 1. aplicar o Teorema do ngulo Externo; 2. identicar tringulos retngulos congruentes. 3. aplicar o Teorema do ngulo Externo e a Desigualdade Triangular para a demonstrao do Teorema de Saccheri-Legendre. PR-REQUISITOS Para um bom acompanhamento desta aula o aluno dever ter compreendido todos os casos de congruncia de tringulos da aula anterior.

Geometria sem o Postulado das Paralelas

4.1

Introduo

Observe, caro aluno, que j estamos na Aula 4 e at agora ainda no introduzimos o postulado das paralelas, alm daquela forma introduzida na primeira aula. At agora todos os nossos resultados demonstrados at aqui no foi necessrio usar o postulado das paralelas. Portanto, qualquer modelo de geometria que seja vlido os nossos axiomas, incidncia, ordem, medio e de congruncia, os resultados provados at esta aula tambm ser vlido nesta geometria. O que faremos nesta aula demonstrar mais alguns resultados, alguns bem conhecidos de vocs e outros nem tanto. O que estamos interessados mostrar que certas questes que podem ser respondidas na Geometria Euclidiana Plana no podem ser respondidas em uma geometria em que no seja vlido o postulado das paralelas, simplesmente porque seus axiomas no nos d informaes sucientes. Veremos nesta aula alguns resultados que sero muito teis nas aulas seguintes, sendo o seu entendimento crucial para o bom encaminhamento do curso. Por exemplo, o Teorema do ngulo Interior alternado, que nos d condies sucientes para que duas retas sejam paralelas, e o Teorema do ngulo Exterior que relaciona os ngulo internos de um tringulo com seus ngulos exteriores. Todos os estudantes que algum dia estudou geometria plana na escola, sabem que a soma dos ngulos internos de qualquer tringulo sempre igual a 180 . Nesta aula, veremos que at aqui s temos condies de mostrar que a soma destes ngulos no mximo 180 , sendo igualdade provada somente com o postulado das paralelas.

4.2

Teorema do ngulo Interior Alternado

O prximo teorema requer uma denio. Denio 4.1. Seja t uma reta transversal a duas retas m e n,

60

Geometria Euclidiana Plana com t interceptando m em E e n em B. Escolha pontos D e F em m tais que D E F, e pontos A e C em n tais que A e D estejam no mesmo lado de t e A B C. Os ngulos DEB, F EB, ABE

AULA

e C BE so chamados ngulos interiores. Os pares de ngulos (ABE, F EB) e (DEB, C BE) so chamados de pares de ngulos interiores alternados.

Figura 4.1: e so ngulo internos alternados.

Denio 4.2. Duas retas so ditas paralelas se elas no se intersectam. Teorema 4.1. (Teorema do ngulo interior alternado): Se duas retas m e n so cortadas por uma reta transversal t formando um par de ngulos interiores alternados congruentes, ento as duas retas so paralelas. Demonstrao: Suponha que m n = {G} e DEB = C BE. Podemos supor que G est no mesmo lado de F e C (ver gura 4.2). Existe um ponto H na semi-reta SED , tal que HE = BG. Considere os tringulos HEB e GBE. Como HE = BG, EB = BE e H EB = GBE, segue do 1 Caso de Congruncia de Tringulos que

61

Geometria sem o Postulado das Paralelas

Figura 4.2:

HEB = GBE. Em particular, GEB = H BE. Mas como GEB o suplementar de H EB, segue que os ngulos H BE e GBE so suplementares. Isto implica que SBH e SBG so semi-retas opostas. Como SBA oposta a SBG , segue que SBA = SBH . Portanto H pertence a m n. Contradizendo a Proposio 1.1. Logo, m e n so paralelas. Este teorema tem duas importantes consequncias. Corolrio 4.1. Duas perpendiculares a uma mesma reta so paralelas. Demonstrao Se m e n so retas distintas perpendiculares a uma reta t, ento os ngulo interiores alternados so retos, portanto congruentes. Logo, o Teorema do ngulo Interior Alternado implica o resultado.

Corolrio 4.2. Dada uma reta m e um ponto P fora dela, existe uma nica reta l perpendicular a m passando por P. Demonstrao (Existncia) Tome dois pontos distintos de m, B e C . Se P B perpendicular, terminou a construo. Caso contrrio, no semi-plano oposto ao que contm P, trace uma semi-reta com

62

Geometria Euclidiana Plana origem em B formando com SBC um ngulo congruente com P BC. Nesta semi-reta, tome um ponto P tal que P B = P B. Considere os tringulos ABP e ABP , onde A o ponto de interseo de P P com m. Pelo 1 Caso de Congruncia de Tringulos, segue que ABP = ABP (Por qu ?) Como P AB e P AB so congruentes e suplementares, segue que P P perpendicular a m.

AULA

Figura 4.3:

(Unicidade) Suponha que existam duas retas perpendiculares a m passando por P. Pelo Teorema do ngulo interno alternado, as retas coincidem, j que todos os ngulos internos so retos. O ponto A da demonstrao anterior chamado de p da perpendicular baixada de P a m. Corolrio 4.3. Dada uma reta l e P um ponto fora dela, existe pelo menos uma paralela a l que passa por m. Demonstrao Pelo Corolrio 4.2 existe uma nica perpendicular r a l passando por P . Da mesma forma, pelo Teorema 2.1 existe uma nica perpendicular s a r, passando por P . Portanto, pelo Teorema do ngulo Interior Alternado, segue que s uma reta paralela a l passando por P .

63

Geometria sem o Postulado das Paralelas Ns estamos acostumados Geometria Euclidiana onde de fato existe uma nica reta paralela a uma reta dada passando por um ponto fora dela. Neste ponto de nosso curso, ainda no possvel provar este resultado. Tambm estamos acostumados recproca do Teorema do ngulos Internos Alternados: se duas retas so paralelas, ento os pares de ngulos interiores alternados formados por uma transversal so congruentes. Para obtermos estes resultados s ser possvel com o axioma das paralelas, que veremos na prxima aula.

4.3

Teorema do ngulo Exterior

Considere a denio seguinte antes do prximo teorema. Denio 4.3. Os ngulos internos de um tringulo so os ngulos formados pelos lados do tringulo. Um ngulo suplementar a um ngulo interno do tringulo denominado ngulo exterior do tringulo. Todo tringulo possui exatamente seis ngulos externos. Esses seis ngulos formam trs pares de ngulos congruentes.

Figura 4.4: ABC, B AC e ACB so ngulo internos. , e so ngulos externos.

64

Geometria Euclidiana Plana Teorema 4.2. (Teorema do ngulo Exterior): Um ngulo externo de um tringulo maior que qualquer ngulo interno no adjacente a ele.

AULA

Figura 4.5:

Demonstrao Sejam ABC um tringulo e ACD um ngulo externo. (ver gura) Vamos mostrar que ACD > B AC. Se ACD = B AC, ento as retas contendo A e B e contendo CD so paralelas, contradizendo a hiptese que B oponto de interseo destas retas. Suponha que B AC > ACD. Ento existe uma semi-reta SAE que divide B AC e ACD = C AE. Seja F o ponto de interseo de BC com SAE . Pelo Teorema do ngulo alternado, as retas contendo AF e CD so paralelas, contradizendo o fato que elas intersectam se no ponto F. Portanto, ACD > B AC. Para mostrar que ACD > C BA, o raciocnio anlogo, utilizando se o ngulo oposto pelo vrtice a ACD. O Teorema do ngulo Externo aparece na 16a Proposio dos Elementos de Euclides. Sua prova continha um buraco, que com os nossos axiomas possvel corrigi-lo. Euclides foi levado pela gura. Ele considerou o ponto mdio M de AC e um ponto N na semireta SBM tal que BM = M N. Da ele assumui erroneamente, com base no diagrama, que N est no interior do ngulo ACD. Como AM B = CM N (caso LAL de congruncia de tringulos), Euclides

65

Geometria sem o Postulado das Paralelas concluiu corretamente que ACD > B AC. Voc consegue corrigir o argumento de Euclides ? Como consequncia do Teorema do ngulo Exterior, podemos provar o 4 caso de congruncia de tringulos. Proposio 4.9 (4 Caso de Congruncia de Tringulos). Sejam ABC e DEF tringulos satisfazendo AC = DF, A = D e B = E. Ento ABC = DEF.

Figura 4.6:

Demonstrao

Seja G um ponto da semi-reta SDE , tal que

DG = AB. Pelo caso LAL temos ABC = DGF. Isto implica que DGF = B = DEF. Como G pertence a SDE temos trs casos: gulo externo do tringulo F GE. Do Teorema do ngulo Externo, segue que DGF > DEF, o que falso. Se D E G ento DEF um ngulo externo do tringulo F GE. Novamente, do Teorema do ngulo Externo, segue que DEF > E GF, o que falso. Logo, G = F e ABC = DEF. Denio 4.4. Um tringulo dito retngulo se um dos ngulos internos reto. O lado oposto ao ngulo reto denominado de hipotenusa e os outros dois de catetos. Pelo Teorema do ngulo Interior Alternado, segue que um tringulo tem no mximo um ngulo reto. Mais ainda, pelo Teorema do ngulo Externo um tringulo retngulo possui dois ngulos agudos.

D G E, D E G ou E = G. Se D G E, ento DGF um n-

66

Geometria Euclidiana Plana

AULA

4.4

Congruncia de Tringulos Retngulos

Como um tringulo possui no mximo um ngulo reto, segue que se dois tringulos retngulos so congruentes, ento os ngulos retos devem estar em correspondncia. Devido a isto, existe mais um caso de congruncia especco para tringulos retngulos. Teorema 4.3. Sejam ABC e DEF dois tringulos retngulos cu jos ngulos retos so C e F . Se AB = DE e BC = EF, ento ABC = DEF.

Figura 4.7:

Demonstrao Seja G um ponto tal que D F G e F G = AC. Segue que o tringulo EGF retngulo cujo ngulo reto F . Pelo caso LAL de congruncia de tringulos, segue que ABC = GEF e, em particular, que EG = AB. Ento DEG um tringulo issceles com base DG. Logo, E DG = E GD. Pelo caso LAA, segue que DEF = GEF. Portanto, ABC = DEF.

4.5

Desigualdades no tringulo

J vimos um teorema que nos d uma desigualdade importante no tringulo, O Teorema do ngulo Externo que tem consequncias

67

Geometria sem o Postulado das Paralelas importantes. Nesta seo estudaremos mais algumas desigualdades que so consequncias daquele teorema. Proposio 4.10. Se dois lados de um tringulo no so congruentes ento seus ngulos opostos no so congruentes e o maior ngulo oposto ao maior lado.

Figura 4.8: Demonstrao Seja ABC um tringulo com AB > AC. Se B = C ento ABC seria um tringulo issceles com AB = AC, o que falso. Vamos mostrar que C > B. Seja D um ponto da semireta SAC tal que A C D e AD = AB. D existe por causa da hiptese AB > AC. Assim, ABD um tringulo issceles com base BD. Isto implica que ABD = ADB. Como o ngulo ACB externo ao tringulo BCD, segue do teorema do ngulo externo que ACB > ADB = ABD. Como a semi-reta SBC divide o ngulo

ABD, j que AD intercepta SBC em C, segue que ABD > ABC. Logo ACB > ABC.

Proposio 4.11. Se dois ngulos de um tringulo no so congruentes ento os lados que se opem a estes ngulos tm medidas distintas e o maior lado ope-se ao maior ngulo. Demonstrao Seja ABC um tringulo com B < C. Se AB = AC, ento ABC um tringulo issceles e B = C, o que falso.

68

Geometria Euclidiana Plana Vamos mostrar que AC < AB. Mas se este no fosse o caso, teramos AC > AB, que pela proposio anterior implicaria B > C, o que falso. Logo, s resta AC < AB. Pelas proposies anteriores segue que a hipotenusa de um tringulo retngulo maior que os outros dois catetos. Disto podemos provar a seguinte proposio Proposio 4.12. O menor segmento unindo uma reta a um ponto fora dela o segmento perpendicular.

AULA

Figura 4.9:

Demonstrao Seja P um ponto fora de uma reta r. Considere o ponto Q interseo da reta que passa por P e perpendicular a r, denominado p da perpendicular baixada do ponto A reta r. Seja R qualquer ponto de r distinto de Q. Vamos mostrar que P Q < P R. Seja S um ponto de r tal que S Q R. Como P Q perpepndicular a r, segue que P QS = 90 . Pelo Teorema do ngulo Externo, temos P QS > P RQ, o que implica que P R > P Q. De fato o que a proposio mostra que a hipotenusa de um tringulo retngulo maior do que os catetos. O nmero P Q da demonstrao anterior denominado de distncia do ponto P reta

69

Geometria sem o Postulado das Paralelas m. O segmento QR chamado de projeo do segmento P R sobre a reta r. Teorema 4.4. (Desigualdade Triangular): Dados trs pontos distintos A, B e C, tm-se que AC AB + BC. A igualdade ocorre se e somente se B pertence ao segmento AC.

Figura 4.10:

Demonstrao Suponha que A, B e C no so colineares. Ento ABC um tringulo. Seja D um ponto da semi-reta SAB tal que A B D e BD = BC. Assim, o tringulo BCD issceles com base CD. Isto implica que B CD = B DC. Note que SCB divide o ngulo ACD, j que AD intercepta SCB . Assim, ACD = ACB + B CD > B CD = B DC. Pela Proposio 4.11 temos que AD > AC. Como A B D ento AD = AB + BD = AB + BC. Logo, AB + BC > AC. Suponha agora que A, B e C so pontos colineares. Se B pertence ao segmento AC, a igualdade AC = AB + BC trivial. Se vale a igualdade, vamos mostrar que B pertence ao segmento AC. Considere a, b e c as coordenadas dos pontos A, B e C, com c < a, por exemplo. Neste caso, |a c| > |a b| |a c| = |a b| + |b c| |a c| > |b c|

70

Geometria Euclidiana Plana o que implica que ac > ab e ac > bc e portanto b > c e a > b Logo, pelo Teorema 2.1 segue o resultado. Denio 4.5. Sejam uma reta m e um ponto P fora dela. Dizemos que o ponto P o reexo de P relativamente a m se P P prependicular a m e AP = AP , onde A o ponto de interseo de P P com m. Problema 4.1. Dados dois pontos A e B fora de uma reta r, determinar um ponto P em m tal que AP + P B seja o menor possvel. Soluo Suponha que A e B esto em semi-planos distintos.

AULA

Neste caso, AB intercepta r em um ponto P. Se C um outro ponto de m, ento da desigualdade triangular, obtemos AB < AC + CB. Como A P B, segue que AB = AP + P B < AC + CB, e P o ponto procurado. Se A e B pertencem a semi-planos distintos, basta considerar o reexo B de B relativamente reta m. Neste caso, encontramos um ponto P de m que resolve o problema para os pontos A e B . Este ponto P tambm resolve o problema para A e B, j que AP = AP .

71

Geometria sem o Postulado das Paralelas

Figura 4.11:

Figura 4.12:

4.6

Teorema de Saccheri-Legendre

O objetivo desta seo provar que a soma dos ngulos internos de qualquer tringulo menor ou igual a 180 . Este resultado foi provado por Saccheri que na verdade estava tentando encontrar uma igualdade. Proposio 4.13. Seja ABC um tringulo. Existe um tringulo AEC tal que a soma dos ngulos a mesma soma dos ngulos do tringulo ABC e AEC possui um ngulo cuja medida menor ou igual metade de um dos ngulos do tringulo ABC. Demonstrao Seja um ponto D em BC tal que BD = DC. Na semi-reta SAD considere um ponto E tal que AD = DE. Pelo caso

72

Geometria Euclidiana Plana

AULA

Figura 4.13:

LAL segue que ADB = EDC. Armao 1: AEC + ACE + C AE = ABC + B AC + ACB. Da congruncia ADB = EDC conclumos que ABD = E CD e B AD = C ED. Como SAD divide B AC e SCD divide ACE, segue que ABC + ACB + B AC = B CE + ACB + B AD + DAC = ACE + AEC + E AC. Armao 2: E AC ou AEC 1 B AC. 2 Note que, como SAD divide B AC, segue que B AC = B AD + DAC = AEC + E AC. Logo, AEC ou E AC 1 B AC. 2 Proposio 4.14. A soma de dois ngulos internos de um tringulo menor do que 180 . Demonstrao Seja ABC um tringulo. Seja um ngulo externo com vrtice C. Pelo Teorema do ngulo Externo, temos que > B. Como + C = 180 , segue que B + C < + C < 180 .

Desta proposio, reobtemos o resultado

73

Geometria sem o Postulado das Paralelas

Figura 4.14:

Corolrio 4.4. Todo tringulo possui pelo menos dois ngulos internos agudos. De fato, caso contrrio existiria um tringulo com pelo menos dois ngulos obtusos cuja soma seria maior do que 180 . Teorema 4.5. (Saccheri-Legendre): A soma dos ngulos internos de um tringulo menor ou igual a 180 . Demonstrao Suponha que exista um tringulo ABC cuja soma dos ngulos internos maior do que 180 , digamos, que seja 180 + , onde algum nmero positivo. Pela Proposio 4.13, podemos encontrar um outro tringulo A1 B1 C1 satisfazendo A1 + B1 + C1 = 180 + A 1 A.
1 2

Seguindo indutivamente podemos encontrar um tringulo An Bn Cn satisfazendo An + Bn + Cn = 180 + A 1 A.


n 2n 1 2n 0 A

Tomando n0 sucientemente grande tal que

< , teremos que

o tringulo An0 Bn0 Cn0 tal que An + Bn + Cn = 180 + 0 0 0 A <


n0

74

Geometria Euclidiana Plana Isto implica que Bn0 + Cn0 = 180 + An0 > 180 , contradizendo a Proposio 4.14. Logo, s pode ser An + Bn + Cn 180 .

AULA

4.7

Soma dos ngulos de um Tringulo

At aqui ainda no falamos do postulado das paralelas. De fato, todos os resultados at aqui demonstrados so independentes deste postulado, ou seja, podem ser demonstrados sem o uso do postulado das paralelas. O Teorema de Saccheri-Legendre arma que a soma dos ngulos internos de um tringulo menor ou igual a 180 . Agora, iremos mostrar que se existe um tringulo cuja soma dos ngulos internos igual a 180 , ento a soma dos ngulos de qualquer tringulo tambm 180 . Mas ainda no car demonstrado que a soma dos ngulos de um tringulo 180 , restando para isso exibir um tringulo com tal propriedade. Denio 4.6. Seja ABC um tringulo. O defeito de um tringulo o nmero ABC = 180 A B C. Note que ABC 0. Teorema 4.6. Seja ABC um tringulo e D um ponto entre A e B. Ento ABC = ACD + BCD. Demonstrao Como SCD divide o ngulo ACB, ento ACB = ACD + DCB. Alm disso, ADC e B DC so suplementares, o que implica que ADC + B DC = 180 . Portanto, ACD + BCD = 180 A ACD ADC +180 B B CD B DC = 180 A ACB B = ABC.

75

Geometria sem o Postulado das Paralelas

Figura 4.15:

Sabendo que o defeito de tringulo sempre um nmero no negativo, obtemos o seguinte corolrio Corolrio 4.5. Sejam ABC um tringulo e D um ponto entre A e B. Ento ABC = 0 se e somente se ACD = BCD = 0. Denio 4.7. Um retngulo um quadriltero com os quatro ngulos retos. Teorema 4.7. Se um tringulo existe com a soma dos ngulos 180 , ento um retngulo existe. Se um retngulo existe, ento todo tringulo tem a soma dos ngulos igual a 180 . Demonstrao Faremos a demonstrao em 5 passos. Suponha incialmente que existe um tringulo com a soma dos ngulos igual a 180 . Passo 1: Construir um tringulo retngulo com a soma dos ngulos 180 . Seja ABC um tringulo com ABC = 0, que existe pela hiptese. Suponha que no seja reto; caso contrrio no temos nada a fazer. Como a soma dos ngulos de um tringulo sempre 180 , Teorema de Saccheri-Legendre, ento pelo menos dois ngulos so agudos, A e B, por exemplo.

76

Geometria Euclidiana Plana

AULA

Figura 4.16:

Seja CD um segmento perpendicular reta que contm AB. Armao: A D B. De fato, caso contrrio devemos ter D A B ou A B D. Se ocorre D A B, ento C AB um ngulo exterior ao tringulo CDA satisfazendo C AB < C DA, contradizendo o Teorema do ngulo Exterior. Se AB D, da mesma forma, encontramos uma contradio. Portanto, o Corolrio 4.5 implica que ADC = 0 e BDC = 0. Passo 2: Construir um retngulo. Seja BCD um tringulo retngulo em D com defeito zero, que existe pelo passo 1. Seja SCE uma semi-reta no semiplano oposto ao semi-plano contendo D determinado pela reta que contm BC. Podemos tomar SCE tal que E CB = de congruncia de tringulos, segue que DBC = F CB. Em particular D = F = 90 e F CB = 0. Como ento B CD+

C BD. Tome F SCE tal que CF = DB. Pelo 1 caso

DBC = 90 . Pela congruncia DBC = F CB, encontramos F CB + DCB = 90 e DBC + F BC = 90 . Logo, DBF C um retngulo. (Ver gura 4.17.) Passo 3: Construir um retngulo arbitrariamente grande. Basta construir cpias do retngulo como na gura 4.18.

77

Geometria sem o Postulado das Paralelas

Figura 4.17:

Figura 4.18:

Passo 4: Todos os tringulos retngulos tm defeito zero. Se ABC um tringulo retngulo e DEF G um retngulo arbitrariamente grande. Sejam os pontos H EDE e I EEF tais que HEI = ABC. Assim, HEI = ABC. Note que DEF = 0. Da, segue, do corolrio anterior que 0 = DF H+ HEE HF E = 0. Aplicando novamente o corolrio encontramos HF E = 0. (Figura 4.19).

Figura 4.19:

78

Geometria Euclidiana Plana Passo 5: Se todo tringulo retngulo tem defeito zero, ento todo tringulo tem defeito zero. Como no passo 1, divida o tringulo em dois tringulos retngulos e use o Corolrio 4.5.

AULA

Como consequncia imediata temos o corolrio. Corolrio 4.6. Se existe um tringulo com defeito positivo, ento todos os tringulos tm defeito positivo.

79

Geometria sem o Postulado das Paralelas

RESUMO
Nesta aula aprendemos dois teoremas importantes, o Teorema do ngulo Interno Alternado, par determinar retas paralelas, e o Teorema do ngulo Externo, que nos d uma importante desigualdade entre os ngulos internos e externos de um tringulo arbitrrio. Vimos tambm que sem o postulado das paralelas, provamos apenas que a soma dos ngulos internos de um tringulo menor ou igual que 180 . Alm disso, provamos que se existe um tringulo com defeito zero, ento todos os outros tambm ter defeito zero.

PRXIMA AULA
Na prxima aula introduziremos o axioma das paralelas e, entre muitos outros resultados, provaremos que a soma dos ngulos internos de um tringulo arbitrrio sempre igual a 180 .

ATIVIDADES
1. A gura 4.20 formada pelos segmentos AC, AE, CF e EB. Determine os ngulos que so: (a) menores do que o ngulo 7. (b) maiores do que o ngulo 5. (c) menores do que o ngulo 4. 2. Na gura 4.21 os ngulos externos ACE e ABD satisfazem a desigualdade: ACE < ABD. Mostre que ABD > AB. 3. Em um cartrio de registro de imveis um escrivo recusou-se a transcrever o registro de um terreno triangular cujos lados, segundo o seu proprietrio, mediam 100m, 60m e 20m. Voc pode dar um argumento que justique a atitude do escrivo?

80

Geometria Euclidiana Plana

AULA

Figura 4.20:

Figura 4.21:

4. Considere um quadriltero ABDC tal que BD > BC e A > ABC. Prove que BD > AC. 5. Considere um tringulo EF G. Tome H F G tal que EG = EG. Mostre que E HF > E HG. 6. Na gura 4.22 m e n so duas retas perpendiculares. Qual o caminho mais curto para se ir do ponto A ao ponto B tocandop-se nas duas retas? 7. Mostre que qualquer tringulo tem pelo menos um ngulo externo obtuso. 8. Considere um tringulo ABC. No segmento AB tome um ponto D, e no segmento CD tome um ponto E. Mostre que AEC > DBC.

81

Geometria sem o Postulado das Paralelas

Figura 4.22:

9. Mostre que a soma das diagonais de um quadriltero maior que a soma de dois lados opostos. 10. Dado um tringulo ABC, marca-se um ponto D no lado AB. Mostre que CD menor do que o comprimento de um dos lados AC ou BC. 11. Sejam ABC e A B C dois tringulos no retngulo com C = C , AB = A B e BC = B C . D um exemplo para mostrar que estas hipteses no acarretam que os tringulos devam ser congruentes. 12. Dois segmentos tm extremidades em um crculo. Mostre que o mais distante do centro do crculo tm o menor comprimento.

LEITURA COMPLEMENTAR

82

Geometria Euclidiana Plana 1. BARBOSA, J. L. M., Geometria Euclidiana Plana. SBM. 2. EUCLIDES, Os Elementos. Unesp. Traduo: Irineu Bicudo. 3. GREENBERG, M. J., Euclidean and Non-Euclidean Geometries: Development and History. Third Edition. W. H. Freeman. 4. POGORELOV, A. V., Geometria Elemental. MIR. 5. MOISE, E. E., Elementary Geometry from an Advanced Standpoint. Third edition. Addison-Wesley.

AULA

83

Potrebbero piacerti anche