Sei sulla pagina 1di 44

Momento de Boas Vindas

2012.1

Presidente Marcos Almeida

Reitora Paloma Modesto


Pr-Reitora de Graduao Midian Anglica Monteiro Garcia Coordenador Geral dos Tecnolgicos Ndio Luiz Pereira Jnior Coordenador de Curso Jonathas Sacramento

Paralela

Costa Azul

Comrcio

HORRIO DAS AULAS


CAMPUS DO COMRCIO
Matutino: 07h30 s 12h50 Vespertino: 13h30 s 17h50 Noturno: 18h40 s 22h10

HORRIO DAS AULAS


CAMPUS DA PARALELA
Matutino: Noturno: 07h30 s 12h50 19H00 s 22h35

HORRIO DAS AULAS


CAMPUS DA PLATAFORMA
Matutino: Noturno: 07h30 s 12h50 18h40 s 22h10

Tricampe TOP OF MIND

Misso:
Produzir, sistematizar e difundir conhecimentos que contribuam com a formao de profissionais ticos, empreendedores, dotados de senso crtico, Sensibilidade cultural e inteligncia criativa, conscientes do papel social, profissional e do seu compromisso com a Cidadania.

O ALUNO DEVE ACESSAR DIARIAMENTE O SEU PORTAL E CONHECER TODOS OS LINKS E PRINCIPALMENTE O MANUAL DO ALUNO

Laboratrio de Informtica Mac

Estdio de udio

Laboratrio de Gravao

Ncleo de Prticas Jurdicas

Agncia Articuladora SEBRAE

Ncleo de Prticas Jurdicas

Laboratrio de Cartografia

Laboratrio de Cartografia

Espao Cultural Zlia Gattai

Auditrio com capacidade para 350 pessoas onde so realizadas palestras, seminrios e eventos acadmicos.

Catracas eletrnicas que do acesso Faculdade. Central de Atendimento Biblioteca


Catracas Eletrnicas

Biblioteca

Central de Atendimento ao Aluno

Laboratrios de Informtica
A UNIJORGE conta com modernos laboratrios de informtica e com equipamentos de ltima gerao. Eles so utilizados para aulas e tambm para uso comum (extra-sala). Alguns so de uso preferencial de alguns cursos e outros de uso geral. Esto distribudos nos trs prdios de aula; Os laboratrios contam com o apoio de monitores que auxiliam no uso dos equipamentos e aplicativos.

Os laboratrios e seus computadores so oferecidos para a realizao de atividades


estritamente acadmicas

O usurio compromete-se a no utilizar os laboratrios para envio de correntes (chain


letters), mensagens inteis (junk mail), propagandas com mltiplas cpias para usurios

que no as solicitaram (spamming), ou para o uso de Orkut e MSN.

Infraestrutura de Apoio
Gerencia Acadmica
SEAP Secretria de Apoio ao Professor CEAT Central de Atendimento ao aluno
Requerimento eletrnico

Registro Acadmico Registro de Diplomas Arquivo Coordenao de Laboratrios Biblioteca

Acesso aos prdios de aulas

O acesso aos prdios de aulas realizado atravs de catracas eletrnicas, acionadas por carto, o que garante mais segurana e um controle mais eficiente do acesso Instituio. proibida a venda de produtos (bijuterias, lanches, roupas, etc.), nas instalaes da UNIJORGE. No permitido o acesso de pessoas estranhas, bem como a presena de crianas em reas acadmicas, como salas de aula, laboratrios e biblioteca. O carto de entrada pessoal e intransfervel; assim, fica vetada qualquer possibilidade de emprstimo.

Freqncia

A freqncia corresponde ao acompanhamento formal do nmero


de aulas a que o aluno, registrado na caderneta escolar, assistiu integralmente. A aferio da mesma feita atravs da chamada

nominal dos alunos pelo professor em todas as aulas, procedimento


obrigatrio de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), Lei 9.394/96, artigo 47 3. Se o nmero de faltas for superior a 25%

das aulas ministradas em cada disciplina, o aluno ser reprovado


automaticamente, no podendo mais ser avaliado nem se submeter Prova Final.

Critrios de Mdia para Aprovao

Calculo da mdia para aprovao (MA)


MA=[(avaliao 1 X peso aval. 1) + (avaliao 2 X peso aval. 2) + (avaliao 3 X peso aval. 3)]/ 7 MA > ou =7,0 = Aluno aprovado MA< 7,0 = Aluno reprovado

Estabelecida a necessidade de exame final, a nota da mdia final do curso resultar da mdia ponderada entre a mdia parcial (peso 7) e a nota do exame final (peso 3), calculada da seguinte forma:
NNPF (NOTA NECESSRIA NA PROVA FINAL) = [50 (MA X 7)]/3 Calculo da mdia com prova final (MF) MF= [(MA X 7) + (NPF X 3)]/10 MF > OU = 5,0 Aluno aprovado MF < 5,0 Aluno reprovado

APED - Avaliao Peridica Discente

Projeto que busca a melhoria contnua do processo de ensino-aprendizagem; Acontece no final de cada ciclo de avaliao; Possui peso 1; So pontos centrais para a proposta da APED:
garantir que os alunos encerrem as disciplinas com um bom aproveitamento; detectar, em tempo hbil, os hiatos de aprendizagem para intervir em momento oportuno; regular as aes pedaggicas.

Solicitao de documentos acadmicos

O prazo mnimo para o atendimento de solicitao de documentos acadmicos de 48 horas aps o reconhecimento do pagamento da taxa. Por isso, necessrio
solicit-los, atravs do sistema de requerimento eletrnico, com antecedncia.

CONTRATO DE CONVIVNCIA

Nem o professor, nem o aluno devem atender o telefone celular em sala de aula; A chamada deve ser feita em todas as aulas; proibido fumar no corredor; proibido a entrada de estranhos em sala de aula; Vestir-se de maneira adequada; proibido a venda de produtos em sala de aula.

Importncia do respeito mtuo em todas as reas das relaes humanas e, claro, na vida acadmica.

"Gentileza gera gentileza;

Violao dos direitos autorais de outrem com implicaes cveis e penais.

Os processos avaliativos, como o momento em que o professor verificar como est a aprendizagem de cada um e da turma, e, se for o caso, promover intervenes, visando a qualidade da aprendizagem;

A realizao da chamada nominal faz parte da funo do professor, portanto, uma de suas obrigaes. O professor no deve aceitar atestados mdicos, pois estes no tiram faltas.

Aluno no matriculado no participa de avaliaes.

Segunda Chamada de Provas Regulares


Dispositivo que permite ao aluno impossibilitado de comparecer a uma prova, fazer outra prova, em dia e horrio estabelecidos pelo professor da disciplina.

O aluno que tiver necessidade da prova de Segunda Chamada dever fazer o requerimento, bem como efetuar o pagamento da respectiva taxa (o aluno deve observar no Calendrio Acadmico o prazo para requerimento e pagamento desse tipo de avaliao).

Ler um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. uma forma de ter acesso s informaes e, com elas, buscar melhorias para voc e para o mundo.

Livros nos ajudam a entender o mundo e ns mesmos.

Alm de ser envolvente, a leitura expande nossas referncias e nossa capacidade de comunicao

Graas aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que j conhecemos

Ler um hbito que se reflete no domnio da escrita. Ou seja, quem l mais escreve melhor.

Voc faz parte dessa histria!

Nosso Componente Curricular

Conjuntura Econmica e Mercado

Profa. Dra.Maria Valesca Silva

Do que trata especificamente o nosso componente?

Introduo Economia: Conceitos bsicos de economia. O problema econmico: escassez X necessidades de escolha. Noes de Microeconomia: Estruturas de Mercado; Noes de Macroeconomia: Polticas econmicas, O Lado Monetrio da Economia e Crescimento e Desenvolvimento Econmico.

Nossas Referncias
Bibliografia Bsica ROSSETTI, Jos Paschoal. Introduo economia. 18 ed. So Paulo: Atlas, 2000. DORNBUSCH, Rudiger; FISHER, Stanley. Macroeconomia. 5 ed. So Paulo: Makron Books, 2001. TROSTER, Roberto Luis. Introduo economia. 2 ed. So Paulo: Makron Books, 2005.

Bibliografia Complementar COSTA, Fernando Nogueira da. Economia em 10 lies. So Paulo: Makron Books, 2000. SILVA, Osmar Incio da. Economia & Mercados. Porto Alegre: Sagra, 1986.

Qual a origem da palavra ECONOMIA?

Origina-se das palavras gregas oikos e nomos Grcia antiga- (435- 355 a.c.)- regras para casa- depois estendida para a polis Arte do bem administrar.

Modernamente, como se conceitua Economia?

Cincia que estuda o emprego dos recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produo de bens, ou na prestao de servios.(Souza, 2007); O que seriam os recursos escassos na economia?

Voc tem tudo que deseja?

Voc deseja muito mais do que os seus recursos lhe permitem?; Se voc fosse rico (a), ser que todos os seus desejos seriam saciados? Para voc todos os bens podem ser considerados escassos? A areia do deserto lhe interessaria? Reflita sobre o que seria ESCASSEZ.

Recursos Escassos- Escassez

Escassez: situao em que os recursos so inadequados para atender a todos os desejos da populao. Poderiamos afirmar que: Economia simplesmente o estudo de como as pessoas alocam seus recursos escassos.

Se um bem gratuito, ele pode ser considerado escasso?

Depende, se o bem desejvel e a demanda por ele for maior do que a sua disponibilidade, escasso. Caso ele atenda plenamente a demanda de desejos, ele no escasso. Voc saberia d um exemplo?

Isso verdadeiro?

O fato de um bem ser escasso no significa necessariamente que ele seja raro.

Como se divide a Economia?

Economia Descritiva- (no lana mo de anlise terica)


Teoria Econmica- (leis econmicas regentes)

Economia Aplicada( Economia setorialutiliza a Economia descritiva e a T. Econmica)

Vamos a um exerccio?

Qual a diferena entre ESCASSEZ e POBREZA?

Voc saberia definir Bens Econmicos?

Potrebbero piacerti anche