Sei sulla pagina 1di 2

Saiba como o entrevistador pode desmascarar mentiras no currculo

Nvel de conhecimento de idioma est entre as mais comuns. Candidato com informao falsa eliminado da seleo na hora. Gabriela Gasparin Do G1, em So Paulo A maioria das mentiras que os candidatos colocam no currculo pode ser descoberta pelos selecionadores durante a entrevista de emprego, dizem especialistas. Os recrutadores lanam mo de estratgias de recursos humanos para desmascarar falsos dados e garantem que, quando pegos, os mentirosos so eliminados imediatamente, j que no transmitem confiana. Entre as principais mentiras colocadas no currculo esto aumentar o nvel de conhecimento de um idioma estrangeiro, colocar uma formao acadmica incompleta como concluda, mudar as caractersticas pessoais por meio de autoelogios, aumentar o tempo de permanncia em uma empresa ou cargo e at trocar o motivo da sada do emprego anterior. H tambm candidatos que mudam a pretenso salarial ou o ltimo salrio para tentar adequ-lo ao que acham que o empregador poder pagar. A idade, o estado civil e at o endereo podem ser forjados, pois candidatos querem parecer morar mais perto da empresa para aumentar as chances. "Entrevista por competncias" Para grande parte dessas alteraes os especialistas da rea de recursos humanos tm uma forma de pegar o candidato no flagra. Uma delas a chamada entrevista por competncias, diz Matilde Berna, diretora de transio e gesto de carreiras da Right Management. Nessa forma de entrevista, o selecionador pergunta ao candidato sobre situaes reais vividas por ele para saber como agiu em determinadas situaes. Com isso, possvel descobrir detalhes de cargos anteriores ou at mesmo caractersticas pessoais do profissional, explica Matilde. O candidato que no passou por determinadas situaes vai falar de forma genrica, sem dar detalhes, afirma Renato Grinberg, diretor da Trabalhando.com.br. Matilde destaca que h outra forma de entrevista, a investigativa. Nessa modalidade, o selecionador pede ao candidato que conte como agiria em situaes hipotticas, o que ajuda a descobrir as caractersticas pessoais de cada um. O candidato que mentiu (sobre idioma) encontra uma desculpa antes de comear a falar"
Matilde Berna, especialista em gesto de carreiras

A vice-presidente da Catho Consultoria em RH, Silvana Case, revela que possvel ainda fazer perguntas-chave ao candidato sobre seu passado. Para saber se uma formao acadmica verdadeira, por exemplo, possvel pedir que o entrevistado cite a disciplina preferida, o nome de um bom professor ou at mesmo o ano e a turma da formatura. A pessoa que no sabe, trava, demora para responder, a no ser que ela seja muito bem treinada, diz. Os selecionadores podem, ainda, fazer alguma ao real durante a entrevista, como pedir para mudar de sala, com o intuito de testar a reao do candidato e ver se ele age como diz ser. Por exemplo, um candidato que afirma ser flexvel no faria ressalvas em mudar de sala; um mais resistente, poderia questionar o motivo. Silvana diz que o nvel de idioma um dos mais fceis de serem testados, por meio de uma conversa com o candidato na qual so avaliados os conhecimentos da outra lngua. Mesmo quando o selecionador no conhece o idioma, ele pode pedir para o candidato falar um pouco na outra lngua sem avisar que no sabe. Quem mentiu encontra alguma desculpa antes de comear a falar.

Aps a entrevista Mesmo quando os candidatos conseguem enganar o selecionador durante a entrevista, as empresas podem tirar dvidas por meio de outras prticas. O tempo na empresa, cargo e salrio, por exemplo, podem ser checados na prpria carteira de trabalho ou at mesmo por meio de um telefonema ao antigo empregador. A ligao tambm consegue sanar a dvida do motivo da sada do emprego anterior. possvel, ainda, verificar nas universidades se determinados candidatos de fato concluram os cursos mencionados. Alm disso, documentos pessoais podem desmentir questes como idade, estado civil e endereo. Mesmo assim, um candidato pode conseguir passar pela seleo sem ser pego com informao falsa. difcil saber, por exemplo, se determinada pessoa que diz ser solteira vive ou no com algum. Nesse caso, as mentiras podem vir tona aps a contratao do empregado e, dependendo da situao, podem causar demisso, dizem os especialistas. Mentir pior Profissionais de RH afirmam que a mentira no processo seletivo fator de eliminao assim que descoberta. A confiana a base de qualquer relao, inclusive a profissional
Walquiria Ferreira, consultora de recursos humanos

Grinberg, da Trabalhando.com.br, revela que j deixou de escolher uma candidata por conta de uma mentira. No caso, a mulher aumentou o cargo que ocupava na empresa anterior. Ao telefonar para a empresa para confirmar a informao, o especialista disse ter sido surpreendido com a verdade. Ela seria escolhida caso no tivesse mentido, mas no d para relevar um fator como esse, diz. A consultora da Luandre Solues em Recursos Humanos, Walquiria Ferreira, diz que medos e inseguranas so os fatores que fazem alguns profissionais optarem pela mentira, at mesmo como um mecanismo de proteo. No ambiente corporativo, a mentira tornou-se algo freqente. O profissionais a utilizam como meio de autopromoo, mas no pensam que a descoberta trar consequncias mais cedo ou mais tarde, argumenta. Por isso, Walquiria sugere que sempre seja dita a verdade. A confiana a base de qualquer relao, inclusive a profissional.

Potrebbero piacerti anche