Sei sulla pagina 1di 4

O princpio de ao e reao

Apresentamos nesta edio o tema no 22 do Estudo Sistematizado da Doutrina Esprita, que est sendo aqui apresentado semanalmente, de acordo com programa elaborado pela Federao Esprita Brasileira, estruturado em seis mdulos e 147 temas. Se o leitor utilizar este programa para estudo em grupo, sugerimos que as questes propostas sejam debatidas livremente antes da leitura do texto que a elas se segue. Se destinado somente a uso por parte do leitor, pedimos que o interessado tente inicialmente responder s questes e s depois leia o texto referido. As respostas correspondentes s questes apresentadas encontram-se no final da lio.

Questes para debate


1. Que livre-arbtrio? 2. Qual a relao entre livre-arbtrio e responsabilidade? 3. Em que momento de nossa vida o livre-arbtrio se exerce de forma mais completa? 4. De que fonte promanam os males, as vicissitudes, os sofrimentos que o homem suporta? 5. Qual o significado da frase seguinte: Se somos livres na semeadura, somos escravos na colheita?

Texto para leitura


Liberdade e responsabilidade 1. Se o homem goza da liberdade de pensar, goza igualmente da liberdade de obrar. O livre-arbtrio apangio da criatura humana. Sem ele, o homem seria uma mquina. 2. Nas primeiras fases da vida, quase nula a liberdade, que se desenvolve e muda de objeto com o desenvolvimento das faculdades do indivduo. A liberdade a condio necessria da alma humana, que no poderia construir seu destino, caso no a desfrutasse. 3. A liberdade e a responsabilidade so correlativas no ser e aumentam com sua elevao. a responsabilidade do homem que faz sua dignidade e moralidade. Sem responsabilidade, o homem no seria mais do que um autmato, um joguete das foras ambientes. A noo de moralidade , pois, inseparvel da de liberdade.

O livre-arbtrio 4. Quando resolvemos fazer ou deixar de fazer alguma coisa, a nossa conscincia sempre nos alerta a respeito, aprovando-nos ou censurando-nos. Apesar de essa voz ntima nos alertar, sempre usamos o que foi decidido pela nossa vontade, ou livre-arbtrio. Nada nos coage nos momentos de decises prprias, da ser correto afirmar que somos responsveis pelos nossos atos, que somos os construtores do nosso destino. 5. O livre-arbtrio pode ser, desse modo, definido como a faculdade que tem o indivduo de determinar sua prpria conduta, ou seja, a possibilidade que ele tem de, entre duas ou mais razes suficientes de querer ou de agir, escolher uma delas e fazer que prevalea sobre as outras. 6. Aceitar que seja a vida guiada por um determinismo onde todos os acontecimentos esto fatalmente preestabelecidos raciocinar de maneira ingnua, simplria, porque, se assim fosse, o homem no seria um ser pensante, capaz de tomar resolues e de interferir no progresso. Seria apenas uma mquina robotizada, irresponsvel, merc dos acontecimentos. 7. O livre-arbtrio, a livre vontade que tem o Esprito de agir, exerce-se principalmente na hora das reencarnaes. Escolhendo tal famlia, certo meio social, ele sabe de antemo quais so as provaes que o aguardam, mas compreende, igualmente, a necessidade dessas provaes para desenvolver suas qualidades, curar seus defeitos, despir-se de seus preconceitos e vcios. 8. Essas provaes podem ser tambm conseqncia de um passado nefasto, que preciso reparar, e ele as aceita com resignao e confiana. O futuro aparece-lhe, ento, no em seus pormenores, mas em seus traos mais salientes, isto , na medida em que esse futuro a resultante de atos anteriores. A origem dos males 9. A Doutrina Esprita ensina que de duas espcies so as vicissitudes da vida, ou, se se preferir, promanam de duas fontes bem diferentes. Umas tm sua causa na vida presente; outras tm-nas fora desta vida. 10. Remontando-se origem dos males terrestres, reconhecer-se- que muitos so a conseqncia natural do carter e do proceder dos que os suportam. 11. Quantos homens caem por sua prpria culpa! Quantos so vtimas de sua imprevidncia, de seu orgulho e de sua ambio! Quantos se arruinaram por falta de ordem, de perseverana, pelo mau proceder, ou por no terem sabido limitar seus desejos! Quantas doenas e enfermidades decorrem da intemperana e dos excessos de todo gnero! Quantos pais so infelizes com seus filhos, porque no lhes combateram desde o princpio as ms tendncias!

12. A quem, ento, h de o homem responsabilizar por todas essas aflies, seno a si mesmo? O homem , portanto, em grande nmero de casos, o causador de seus prprios infortnios. 13. Existem, no entanto, males que se do sem que ele, ao menos aparentemente, tenha qualquer culpa. So dores e vicissitudes cuja origem se encontra em atos praticados em existncias pregressas, como, por exemplo, os acidentes que nenhuma previso pode impedir; os reveses da fortuna, que frustram todas as precaues ditadas pela prudncia; os flagelos naturais, as enfermidades de nascena, sobretudo as que tiram a tantas pessoas os meios de ganhar a vida pelo trabalho, etc. Ao e Reao 14. Os que nascem nessas condies, sem que tenham feito nada na atual existncia para merecer to triste sorte, colhem agora os efeitos dos seus atos do pretrito, porquanto no h sofrimento sem causa, e a lei de ao e reao, que rege a nossa vida, determina que, se somos livres na semeadura, somos escravos na colheita. 15. Deus nos permite, assim, pelo livre-arbtrio, a responsabilidade de praticar o bem ou a mal, mas, a partir do momento que decidimos o que fazer, essa ao gera uma reao caracterstica, que vir, mais tarde sob a forma de colheita. 16. Explicam-se, dessa forma, pela pluralidade das existncias e pela destinao da Terra, como mundo expiatrio, as anomalias que apresenta a distribuio da ventura e da desventura entre os bons e os maus neste planeta.

Respostas s questes propostas


1. Que livre-arbtrio? R.: O livre-arbtrio pode ser definido como a faculdade que tem o indivduo de determinar sua prpria conduta, ou seja, a possibilidade que ele tem de, entre duas ou mais opes, escolher uma delas e fazer que prevalea sobre as outras. 2. Qual a relao entre livre-arbtrio e responsabilidade? R.: A liberdade e a responsabilidade so correlativas no ser e aumentam com sua elevao. a responsabilidade do homem que faz sua dignidade e moralidade. Sem responsabilidade, o homem no seria mais do que um autmato, um joguete das foras ambientes. 3. Em que momento de nossa vida o livre-arbtrio se exerce de forma mais completa? R.: O livre-arbtrio, a livre vontade que tem o Esprito de agir, exerce-se principalmente na hora das reencarnaes. Escolhendo tal famlia, certo meio social, ele sabe de antemo quais so as provaes que o aguardam, mas compreende, igualmente, a necessidade dessas provaes para desenvolver suas qualidades, curar seus defeitos, despir-se de seus preconceitos e vcios. Essas provaes podem ser tambm conseqncia de um

passado nefasto, que preciso reparar, e ele as aceita com resignao e confiana. 4. De que fonte promanam os males, as vicissitudes, os sofrimentos que o homem suporta? R.: A Doutrina Esprita ensina que as vicissitudes da vida promanam de duas fontes distintas. Umas tm sua causa na vida presente; outras tm-nas fora desta vida. Remontando-se origem dos males terrestres, reconhecer-se- que muitos so a conseqncia natural do carter e do proceder dos que os suportam. H, no entanto, vicissitudes que se do sem que aparentemente tenhamos qualquer culpa. Sua origem se encontra em atos praticados em existncias pregressas, como, por exemplo, os acidentes que nenhuma previso pode impedir; os reveses da fortuna, que frustram todas as precaues ditadas pela prudncia; os flagelos naturais, as enfermidades de nascena, sobretudo as que tiram a tantas pessoas os meios de ganhar a vida pelo trabalho, etc. 5. Qual o significado da frase seguinte: Se somos livres na semeadura, somos escravos na colheita? R.: A frase de Jesus uma aluso lei de ao e reao, que rege a nossa vida e nos lembra que toda ao gera uma reao caracterstica, que vir, mais tarde, sob a forma de colheita. Bibliografia:
O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, cap. 5, itens 4, 6 e 7. O Livro dos Espritos, de Allan Kardec, itens 843, 844, 846, 847, 850, 851 e 852. As Leis Morais, de Rodolfo Calligaris, pg. 151. O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Lon Denis, pgs. 342 e 346.

Potrebbero piacerti anche