Sei sulla pagina 1di 5

116

40 Aces do Movimento GAIA

44 Jatropha para cercas e leo


A Jatropha
A planta Jatropha curcas uma rvore pequena ou um arbusto grande que pode atingir at 5 metros de altura e viver mais de 50 anos. Esta planta uma espcie resistente seca e largamente cultivada nos trpicos como cerca viva, para proteco das machambas e hortas, por no ser comestvel para os animais. As folhas e sementes so txicas para humanos e muitos animais. Produo de leo A produo de leo depende da variedade de Jatropha, e varia de 300 g a 9 kg por rvore por ano. Quando as rvores crescem juntas em plantaes ou cercas, o rendimento menor. Nas condies de frica Austral no se deve esperar mais que 250 a 500 litros de leo por hectare ou por km de cerca.

Propagao por sementes A melhor poca para semear no inicio da estao chuvosa. As sementes devem ser semeadas na terra a uma profundidade de 2 a 3 cm e brotaro mais rpido se a parte de onde vai sair a raiz (pequenas marcas na semente) for virada para baixo. Aps 2 anos ou 3 estaces chuvosas, a Jatropha produz novas sementes. Propagao por estacas A Jatropha facilmente reproduzida a partir de estacas. As estacas devem ter mais de um ano, estarem j lenhificadas (como lenha) e terem entre 60 a 120 cm de altura. A melhor poca para plant-las de 1 a 3 meses antes do incio da estao chuvosa. Para cercas-vivas, as estacas podem ser plantadas como uma cerca de madeira, uma ao lado da outra. Elas devem estar enterradas 20 cm e devem ser fixadas com galhos horizontais no topo. A funo de proteco ento adquirida imediatamente e dentro de poucas semanas as estacas comearo a crescer. Se bem mantido, este tipo de cerca-viva pode manter galinhas fora dos jardins. Para conseguir uma cerca densa que proteja os canteiros contra animais, as sementes devem ser plantadas a 5 cm de distncia. Plantas em falta devem ser substitudas por novas sementes. Tambm possvel plantar as sementes alternadamente em duas fileiras, a 20 cm uma da outra. As sementes devem ser plantadas a uma distncia entre elas de 10 a 15 cm. As estacas podem ser facilmente mantidas numa rea sombra por algumas semanas sem secar. Uma cobertura natural de cera nas folhas e na casca reduz a evaporao. As estacas comearo a apodrecer antes de secarem. Uma vez que as plantas jovens ainda no desenvolveram o seu odor repelente elas podem ser comidas por animais. Portanto,

Jatrophas formam uma cerca fechada dentro de 2 anos

Frutos de jatropha. As sementes contm at 35% de leo

Energia 44 - Jatropha para cercas e oleo

117

elas devem ser protegidas durante o primeiro ano com alguns galhos de rvores. Depois da estao chuvosa, as plantas esto suficientemente grandes para protegerem as plantaes.

as clulas que contm o leo, permitindo que o leo flua mais facilmente. O calor tambm liquefaz o leo, o que melhora o processo de extraco. A prensa manual Muitas aldeias tm prensas manuais para fazer leo de girassol ou gergelim. Podem tambm ser usadas para prensar sementes de jatropha. Nessas prensas um pisto cria presso e fora o leo para fora da massa prensada. Algumas vezes o pisto agarra e difcil de mov-lo. Nestes casos a prensa deve ser colocada ao lado, e o pisto e cilindro devem ser limpos completamente. A sada a parte que regula a prensa manual. Quanto mais fechada, mais difcil para prensar a massa pela frestas (as aberturas onde sai o leo do cilindro) e mais leo pode ser extrado (capacidade mais alta de extraco). A sada deve ser regulada de modo que uma pessoa possa apertar a alavanca sem fazer muita fora (sem dependurar-se na alavanca)

Uso do leo
A produo de leo de jatropha varia, segundo a variedade usada, entre 300 g e 9 kg por rvore por ano. Isto corresponde a - 2 toneladas de leo por hectare. As sementes contm aproximadamente um tero de leo. Com uma prensa manual, possvel extrair por volta de dois teros deste leo. (5 kg de sementes do aproximadamente 1 litro de leo). Devido sua composio mineral que similar do esterco de galinha, a Jatropha valiosa como adubo orgnico. Em termos prticos, uma aplicao de 1 tonelada de massa prensada de Jatropha equivale a 200 kg de fertilizante qumico. Devido ao seu contedo residual de leo, a massa prensada de Jatropha possui tambm propriedades insecticidas e pode reduzir a quantidade de nematdeos (pragas comuns) no solo. A forma mais interessante e economicamente vivel para o uso do leo de Jatropha a produo de sabo. O leo de Jatropha produz um sabonete de boa qualidade, rico em glicerina, com efeitos benficos para a pele. Veja sobre o uso do leo de Jatropha para iluminao mais adiante.

Prensa manual para produzir leo de sementes

Purificao do leo
Sedimentao Esta a maneira mais fcil de se conseguir o leo claro sem sedimentos. Este processo dura at uma semana para sedimentar 3/4 dos sedimentos (restos de cascas e outras sujidades). Fervendo com gua O processo de purificao pode ser bastante acelerado fervendo o leo com aproximadamente 20% de gua. A fervura deve

Extraco de leo
Preparao de sementes As sementes para extraco de leo, devem ser aquecidas ao sol sobre um plstico (ou lona) preto por vrias horas, ou numa panela para torrar durante dez minutos. Cuidado: as sementes devem ser aquecidas, mas no queimadas. Este processo quebra

118

40 Aces do Movimento GAIA

ser mantida at que a gua tenha evaporado (no tenha mais bolhas de vapor dgua). Depois de algumas horas o leo torna-se lmpido. leo de jatropha queima facilmente com algodo ou kapok (sumaumeira) Filtrao Passar o leo cru por um filtro um processo muito demorado e no traz nenhuma vantagem quando comparado com a sedimentao. Por isso, este processo no recomendado. Limpeza da prensa Devido toxicidade das sementes de Jatropha, aps a extraco do leo de jatropha com a prensa manual, esta deve ser completamente limpa antes de ser novamente usada para extrair leo alimentar. Pelo menos um kg de sementes comestveis devem ser prensadas (e o leo queimado) antes que ela possa ser usada novamente para leos comestveis.

Usando uma lmpada de parafina para leo de jatropha O corpo de uma lmpada normal de querosene modificado: o mecanismo para mover o pavio fixo no lado oposto ao reservatrio para reduzir a distncia entre a superfcie do leo e a chama. Este desenho promovido pela Africare em Lusaka. A lmpada Binga Um simples e muito apropriado desenho de lmpada a leo foi desenvolvido pelo Binga Trees Trust nas margens do Lago Kariba no Zimbabwe. Este modelo funciona muito bem e pode ser montado em cada vila. Veja detalhes abaixo: A lmpada de leo Binga feita com um copo simples de vidro, cheio com leo at 3-5 cm abaixo da borda. Sobre o leo, flutua um pequeno disco de cortia (ou um disco de sabugo de milho, coberto em papel-alumnio para evitar que a cortia se queime. No buraco ao centro do disco coloca-se um pavio de algodo. O pavio flutuante centrado usando palitos de fsforo ou alfinetes. Ento, a chama da lmpada de leo fica apenas a 1 ou 2 mm acima da superfcie do leo e a chama produz uma iluminao constante. Parece que o cheiro da queima do leo nas lmpadas tambm ajuda a repelir mosquitos. Um sistema ainda mais simples de tomar um pouco de algodo e torc-lo em uma forma como um cogumelo invertido. Isto ento colocada a cabea abaixo em uma lata cortada ou vidro com um pouco de leo e o fim do algodo iluminada como um pavio.

Iluminao
A iluminao uma necessidade bsica e a parafina nem sempre se encontra disponvel em zonas rurais. Ento, em vez da parafina, algumas pessoas usam o diesel. O diesel produz muito fumo e tem um cheiro desagradvel. Existem registos de problemas de sade relacionados com o fumo de diesel. Levando em conta as diferenas entre o leo de jatropha e a parafina, foram desenvolvidas duas lmpadas para leo de jatropha.

A lmpada Binga

Produo de sabo
A formao de sabo uma reaco qumica entre leo e carbonato de sdio custico (soda custica).

Energia 44 - Jatropha para cercas e oleo

119

O uso mais economicamente vivel de leo Jatropha para a produo de sabo. Com leo de Jatropha pode-se fabricar um sabo branco que d uma espuma muito boa com efeitos positivos na pele. A produo de sabo do leo um processo muito simples, onde o valor adicionado ao leo de Jatropha traz benefcios comunidade. Ele traz o maior lucro que se pode obter da colheita da semente, realizando a extraco de leo e a produo de sabo. Materiais necessrios: 1 litro ou 8 xcaras de leo 0,75 litros ou 6 xcaras de gua 150 g ou 1 xcara de carbonato de sdio custico por litro de leo Aditivos como perfumes, mel, flores, amido. 2 tigelas de pelo meos trs litros uma xcara (aproximadamente 125 ml) para medir o leo, carbonato de sdio e gua. O perigo de trabalhar com carbonato de sdio custico Trabalhar com soda custica perigoso. Algumas precaues bsicas devem ser estritamente observadas. A soluo de soda custica especialmente perigosa para os olhos. O uso de culos reduz este risco. Ateno: as gotas da soluo de soda custica fazem buracos na sua roupa. Desde que a soluo de soda custica muito agressiva, luvas de borracha devem ser usadas quando trabalhando com ela. Uma vez que o leo misturado com a soluo de soda custica, a mistura no mais perigosa. Se a soluo de soda custica molha sua pele ou cai nos seus olhos, lave imediatamente e cuidadosamente com muita gua limpa, de preferncia morna.

Ateno!!! - Perigo!!! Cuidado com os seus olhos!!! A soda custica muito agressiva e faz buracos na sua roupa!!! !!! Nunca coloque gua na soda custica. SEMPRE coloque a soda custica na gua!!! Fazendo uma soluo de soda custica: Para preparar a soluo de soda custica, calcule a quantidade de soda custica necessria e coloque-a em gua. NUNCA COLOQUE A GUA NA SODA CUSTICA! Mexa a soluo at que a soda custica esteja dissolvida. A soluo aumentar a temperatura sozinha. Para continuar o trabalho, espere at que a soluo se esfrie (voc pode acelerar isto colocando a tigela com a soluo dentro de um recipiente maior cheio com gua fria enquanto voc mistura). Mistura do leo com a soluo Coloque o leo numa tigela e do lado coloque a tigela com a soluo soda custica. Despeje lentamente a soluo de soda custica no leo, misturando continuamente. Voc ver imediatamente uma reaco: a mistura se tornar branca e logo (depois de alguns minutos) ficar cremosa. Continue misturando at que a mistura fica cremosa (se parea com maionese). Ento voc pode acrescentar perfumes ou outros aditivos para melhorar o sabo ou dar-lhe um toque individual. Colocando o sabo em moldes Enquanto a consistncia ainda cremosa, voc deve vazar a mistura em um ou vrios moldes, onde ela pode endurecer-se durante a noite. Os moldes podem ser feitos de gar-

120

40 Aces do Movimento GAIA

Treinamento de camponeses em produo de sabo

rafas plsticas onde a parte de fundo usada. Os moldes maiores podem ser feitos de madeira ou papel o co lados com uma folha plstica. O sabo ento tem de ser cortado depois de retirado dos moldes maiores. Sabo duro ou brando Um factor importante para modificar as propriedades do sabo o contedo de gua. Ela pode variar em 100 %. As quantidades acima mencionadas do um sabo mdio duro. Se a quantidade de gua for s metade da quantidade de leo, o sabo ficar muito duro. Se a quantidade de gua igual quantidade de leo, vrias colheradas de farinha e amido tero de ser acrescentadas para obter um sabo que seja duro o suficiente. Sem a farinha o sabo fica demasiado mole. Economicamente vantajoso acrescentar farinha e mais gua, porque mais pea de sabo podem ser produzidas com a mesma quantidade de leo e de soda custica. Cortando o sabo O tempo necessrio para o processo de endurecimento depende da temperatura ambiente. Com aproximadamente 30 C o sabo endurece-se durante a noite e pode ser cortado em pedaos na manh seguinte. Em temperaturas mais baixas este processo pode levar alguns dias. Se o sabo tiver ficado demasiado duro tem de ser cortado com um serrote. Quando feito para a venda as peas de sabo no devem ser demasiado grandes. 100 para 150 g parecem ser um tamanho

que se ajusta agradavelmente na mo. Uma parte do sabo de 8 cm de longitude, 5.5 cm de largura e 2 cm de espessura pesa aproximadamente 100 g. grande o suficiente para pr uma etiqueta. Armazenamento O processo de fabricao de sabo uma reaco qumica, muito rpida no comeo e continua durante algum tempo mais lentamente. Por isso, o sabo deve permanecer pelo menos 2 a 3 semanas em uma prateleira (para amadurecer) antes de ser usado. Limpeza do material Desde que o leo txico e a soda custica um produto qumico muito agressivo, todo o material deve ser limpo perfeitamente com muita gua aps a fabricao do sabo. Receitas de sabo Diferentes qualidades de sabo podem ser obtidas por: Modificao da quantidade de gua. O contedo de gua do sabo pode variar entre 50 e 100 % da quantidade do leo. Quanto mais gua, mais mole o sabo. Adicionar farinha e amido. Isto absorve a gua em excesso. Uma a duas colheradas de farinha e/ou amido acrescentado durante o processo de fabricao do um sabo duro at com leo e gua em quantidades iguais. Adio de perfumes. Isto d ao sabo um toque pessoal. Adio de mel. Isto d ao sabo um odor agradvel e uma sensao bonita na pele. Informao da manual O Sistema Jatropha publicado por GTZ. Muito mais informaes no site web: www.jatropha.de

Potrebbero piacerti anche