Sei sulla pagina 1di 3

Questes:

01. As formigas, principalmente as cortadeiras, apresentam uma sofisticada rede de comunicaes, dentre as quais a qumica, baseada na transmisso de sinais por meio de substncias volteis, chamadas feromnios, variveis em decomposio, de acordo com a espcie. O feromnio de alarme empregado, principalmente, na orientao de ataque ao inimigo, sendo constitudo, em maior proporo, pela 4-metil-3-heptanona, alm de outros componentes secundrios j identificados, tais como: 2-heptanona, 3-octanona, 3-octanol e 4-metil-3-heptanol. (Cincia hoje, v. 6, n 35) a) Quais os grupos funcionais presentes na estrutura da 2-heptanona e do 3octanol, respectivamente? b) Quais as funes orgnicas representadas pelos compostos 4-metil-3heptanona e 4-metil-3-heptanol, respectivamente?

02. O etanoato de butila o responsvel pelo odor das bananas. Sabes so sais de sdio de cidos carboxlicos de cadeia longa (exemplo C15H31COOH). D a frmula estrutural do etanoato de butila e de sal sdico com quatro tomos de carbono em sua molcula.

03. D as funes presentes no composto fenolftalena:

04. Quando um dos hidrognios da amnia substitudo por um radical arila, o composto resultante : a) sal de amnio b) imida c) amina d) nitrila e) amida

05. (UNIMEP) As funes: ArOH; RCOCl;RH; ROR; RNH2 so, respectivamente: a) lcool, cloreto de alquila, hidrocarboneto, ster e amida; b) fenol, cloreto de alquila, cido, ster e amida; c) fenol, cloreto de cido, hidrocarboneto, ter, amina; d) lcool, cloreto de cido, cido, ster e amina; e) fenol, cloreto de alquila; hidrocarboneto, ter e amina.

06. (FMTM / 2000)

Tit, a lua de Saturno, ser o nico corpo celeste do sistema solar, alm da Terra, a possuir um oceano em sua superfcie. Nesse caso, de se supor que tenha tambm cataratas, rios e lagos formados de etano, propano e outras substncias orgnicas. Ainda mais interessante, do ponto de vista dos cientistas, a atmosfera do satlite, rica em hidrognio molecular, gs carbnico, metano e outros hidrocarbonetos, o que faria chover gasolina. (Revista Galileu, n 104, maro / 2000) D as frmulas dos hidrocarbonetos, cujos nomes foram dados no texto, e da substncia simples mencionada.

07. (UNICAMP) A frmula C3H8O representa um certo nmero de compostos ismeros. a) Escreva a frmula estrutural de cada ismero e identifique-o pelo nome. b) Alguns desses ismeros apresenta atividade ptica? Justifique.

08. O bactericida FOMECIN A, cuja frmula estrutural apresenta as funes: a) cido carboxlico e fenol. b) lcool, fenol e ter. c) lcool, fenol e aldedo. d) ter, lcool e aldedo. e) Cetona, fenol e hidrocarboneto.

Resoluo:
01. a) R-CO-R ; R-OH b) cetona ; lcool 02.

03. As funes presentes na fenolftalena so fenol e ster. 04. C 05. C

06. H3C - CH3 ; H3C - CH2 - CH3 ; H2 07. a) H3C CH2 CH2 OH H H3C C CH3 | OH H3C O C CH3 H2 1 propanol 2 propanol

metoxietano

b) No, pois nenhum possui tomo de carbono assimtrico. 08. C

Potrebbero piacerti anche