Sei sulla pagina 1di 8

Direito Penal I

Goinia, 10 de Fevereiro de 2012. Penal: crime material Processo penal: normas com que se admite um crime Tipos de lei: Leis ordinrias O Brasil um Estado democrtico de direito, ou seja, regido por uma constituio federal, que uma carta poltica que regulariza e descreve como o Estado brasileiro deve se organizar e reger com seus cidados. Unio: 1. Presidente: poder executivo 2. Camaras: poder legislativo 3. Tribunais: poder judicirio Estado: 1. Governador: poder executivo 2. Assembleias: poder legislativo 3. Tribunal do Estado: poder judicirio Municpio: 1. Prefeito: poder executivo 2. Vereadores: poder legislativo S.T.F: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: protege a Constituio S.T.J: SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIA: protege as leis ordinrias O direito penal regido pelo Cdigo Penal Brasileiro Jurisprudncia: so decises reinteradas dos tribunais que ao serem repetidas vrias vezes tornam-se ento uma jurisprudncia.

Goinia, 14 de Fevereiro de 2012. Juspiniendi: Justia punio S o direito tem o direito de punir Fase de Justia Fase privada: no existia leis, eram punidas pela prpria vitima, ou famlia, cada um fazia justia pelo seu entendimento. Lei de Talio: foi a base do cdigo de Hamurabi, n ao exclua justia privada no cdigo de Hamurabi, trouxe para o sistema jurdico a proporo Vingana privada vingana divina vingana publica

Monarca: 1. Legislar 2. Julgar 3. Executar ESTADO

No existe nada absoluto no direito. A toda lei cabe uma exceo. Leis de carter genrico: aplicada a todos de forma igual Lei posterior a conduta: no pode ser regulamentada a atos posteriores, s pode ser aplicada anteriormente se beneficiar o ru. Projetando sempre o futuro (passado). Ilcito civil: no crime e atinge s ao patrimnio. Lei no pode ter carter individual. Goinia, 24 de Fevereiro de 2012. Fontes do Direito Penal O que fonte o local de onde se origina algo. 1. Fonte mediata costumes 2. Fonte imediata a lei Conclui-se que as normas de direito penal e seus contedos esto na lei.

O Estado Brasil= ESTADOS+MUNICIPIOS+D.F.+TERRITRIOS FEDERAIS=FEDERAO=UNIO FEDERAL Quem legisla sobre o direito penal a Unio. Fontes formais: maneira de como o direito se exteriza. Conceito de fontes formais: so fontes que exteriorizam o direito podendo ser : 1. Mediata 2. Imediata: lei FONTES IMEDIATAS LEI Preceito primrio: descreve a conduta proibitiva. Preceito secundrio: previso da sano Norma penal incriminadora a juno do preceito primrio e preceito secundrio Conceito: direito a reunio das normas jurdicas pelas quais o Estado probe determinadas condutas sob ameaa de uma sano penal, estabelecendo ainda os princpios gerais e os pressupostos para aplicao das penas e medidas de segurana. Direito Penal

Norma jurdica Agente

Sano penal

O que direito e qual a sua utilizao O objetivo do direito garantir as condies indispensveis coexistncia dos elementos que compe o grupo social. O que ilcito todo e qualquer fato que contraria a norma de direito ofendendo ou colocando em risco um bem alheio ou a prpria sociedade. Penal: a conseqncia uma sano penal.

Ilcito Civil: a conseqncia uma sano civil. O direito penal tem carter fragmentrio.. o carter fragmentrio no encerra um sistema exaustivo de proteo aos bens jurdicos, mas apenas elege, conforme critrio do merecimento da pena determinados pontos essenciais. Finalidade do direito penal: proteo da sociedade e mais precisamente a defesa dos bens jurdicos fundamentais (vida, integridade fsica e mental, honra, patrimnio e etc.) Conceito 01- Direito penal o conjunto de normas jurdicas que o Estado estabelece para combater o crime atravs de penas e medidas de segurana. Basileu Garcia. Conceito 02- direito penal o conjunto de normas jurdicas que regulam o poder primitivo do Estado tendo em vista os fatos de natureza criminal e as medidas aplicveis a quem os pratica. Magalhes Nogueira. Conceito 03- Direito penal o conjunto de normas e disposies jurdicas que regulam o exerccio do poder sancionador e preventivo do Estado, estabelecendo o conceito do crime com pressuposto da ao estatal, assim como a responsabilidade do sujeito ativo e associando a infrao da norma uma pena ou medida de segurana. Luis Asu. Termos comuns aos trs conceitos: Normas Agente Sano a) Pena b) Medida de segurana Direito privado: relaes privadas/convencionadas. Direito penal Direito publico.

Direito penal comum: aplica-se a todas as pessoas e a todos os delitos em geral. Direito penal especial: aplica-se a determinadas classes e delitos.

Goinia, 28 de Fevereiro de 2012. Norma penal imperfeita (incompleta/secundariamente repetidas): aquela em que se encontra prevista to somente a hiptese ftica (preceito primrio) sendo que a conseqncia jurdica (preceito secundrio) localiza-se em outro dispositivo legal. Fontes mediatas: Costumes: uma regra de conduta praticada de modo geral, constante e uniforme com a conscincia de sua obrigatoriedade. Os costumes so apenas fonte de interpretao. a) Contra legem = contra Lei, que so inaceitveis, ou seja, por buscar tornar a lei ineficaz, por irem contra o prprio dispositivo legal so desqualificados b)Secundum legem: aceitvel pois orienta a aplicao da lei penal auxiliando o interprete a traduzir os conceitos permitindo o melhor enquadramento do fato a descrio tpica ou legal. Princpios gerais do direito: constituem premissas ticas extradas do ordenamento jurdico positivo, so fundamentais estruturantes e tem carter generalssimos. Os pilares das normas jurdicas tm por pilares os princpios, ou seja, so lgicas que esto ligadas a gnese das normas.

Conflitos aparentes de norma 1. Principio da especialidade: a norma especial afasta aplicao da norma geral. Obs.: a norma especial possui um detalhe a mais plus.

2. Principio da subsidiariedade: considerado um soldado de reserva, isto , na ausncia ou na impossibilidade de aplicao da norma principal mais grave, aplica-se a norma subsidiaria menos grave. 3. Principio da consuno: 1 hiptese: quando um crime meio necessrio ou uma fase de preparao ou execuo de outro crime. (O crime fim justifica o crime meio) Exemplo: porte ilegal de arma e esta arma usada em um assassinato. 2 hiptese: nos casos de antefato e ps fato impunveis: Existem alguns crimes que acorrem antes ou depois de um crime principal [Ex.: Invaso de domicilio (antefato) Furto (crime principal) estelionato (ps fato)]. Antefatos e ps fatos so impunveis. S se pune pelo crime principal. Goinia, Aplicao da lei penal A lei penal sempre estar sujeita ao principio da legalidade (ou reserva penal) O que o principio da legalidade O principio da legalidade tem um significado poltico, no sentido de ser uma garantia constitucional dos direitos do homem. Constitui a garantia fundamental da liberdade civil que no consiste em fazer tudo o que se quer, mas somente aquilo que a lei permite. Jurdica Poltica: a lei penal tem a sua aplicabilidade para garantir os direitos do homem. Para que algum seja punido preciso que exista uma lei que defina a sua ao como crime, caso contrario, no h crime. Funes do principio da legalidade: Proibir a retroatividade de lei penal; Proibir a criao de crimes e penas por meio de costumes; Proibir a criao de tipos penais vagos;

Lei tem a data de publicao e um prazo para entrar em vigor. A lei s valida apartir do momento que entra em vigor. O prazo entre a publicao da lei e a sua entrada em vigor denominado com vacatio leges. A lei penal se aplica durante o prazo da sua vigncia. O ato regido pela lei do seu tempo, ou seja, do tempo em que praticado TEMPUS REGIT ACTUM A lei penal no volta retroage, salvo quando pra beneficiar o ru. Tempo do crime: como determinar o tempo do crime o tempo da ao ou da omisso, ou seja, adota-se a teoria da atividade. Para se descobrir o tempo do crime usa-se trs teorias 1. Teoria da atividade: segundo essa teoria o tempo do crime ser o da ao ou omisso no importando o momento do resultado. 2. Teoria do resultado: pela teoria do resultado no importa o momento da ao nem da omisso e sim o momento do resultado. 3. Teoria da ubiguidade: tanto faz o momento da ao ou da omisso nem to pouco do resultado. Goinia, 06 de Maro de 2012. Lei penal temporria: aquela em que o legislador fixa o seu prazo de vigncia, ou seja, uma lei com prazo certo de existncia. Leis penais excepcionais: so leis criadas para regulamentar situaes de emergncia, cessadas essas situaes ela perde a vigncia. A lei penal no espao O lugar do crime pela lei brasileira no importa se ocorreu no lugar da ao, do resultado ou da omisso. Adota-se no Brasil a teoria da ubiguidade.

Teoria da ubiguidade: tanto faz o momento da ao ou da omisso nem to pouco do resultado. Territorialidade: a lei penal brasileira via de regra aplicada dentro do territrio brasileiro. Entende-se por territrio as extenses martimas, terrestres, areo e pluvial(12 milhas aps a costa).Salvo as convenes e tratados internacionais. Extenses do territrio brasileiro (fico jurdica): embarcaes e aeronaves publicas ou a servio do poder publico so extenses do territrio brasileiro. Lei penal quanto pessoa Imunidade diplomtica: so representantes de outros pases e suas respectivas famlias, chefes de Estado. Imunidade parlamentar: prerrogativa que assegura aos deputados federais, deputados estaduais e senadores a mais ampla liberdade de expresso sem que isso seja imputado como crime. Trata-se de uma imunidade material e a imunidade formal que impede que qualquer uma dessas pessoas sejam presas sem a autorizao prvia de suas casas legislativas. OBS.: quanto ao vereador ele s tem imunidade material e apenas aonde exerce seu mandato. Extradio: o ato pelo qual uma nao entrega a outra, autor de crime para ser julgado ou punido.

Potrebbero piacerti anche