Sei sulla pagina 1di 2

Escola de Xadrez Caminho dos Reis EXCR

Dicas para uma boa partida 1: Comece com objetivos pequenos no xadrez e v aumentado gradualmente. Procure ter continuidade, aprender a cada dia, e nunca desistir. Lembre-se de praticar a melhoria contnua. No jogo de xadrez e na vida, preciso saber as regras e saber utiliz-las. Para ganhar uma partida, no preciso ter sorte, e sim, ter boa concentrao, bom raciocnio, no cometer erros, enfim, necessrio estudar ttica, final de partida e aberturas. Lembre-se de que para ser um bom enxadrista, preciso saber jogar, estudar sempre, entender o jogo e participar de torneios. Procure se associar, para no ser vencido como um peo solitrio. Por outro lado, se for um peo solitrio, tente pelo menos uma posio melhor e, com astcia e dedicao, uma promoo. Em um jogo novo, no se apresse em falar demais, em dizer que sabe tudo; seja humilde e procure aprender mais e conhecer mais. Aprenda a se posicionar melhor perante a vida, as pessoas, os colegas e amigos. Aprenda, tambm, a atingir posies melhores e agir de acordo com essas. Saiba administrar as vantagens estratgicas. Aprenda a esconder as suas armas e, nos relacionamentos com as pessoas procure no ser agressivo (a). A guia sbia esconde suas garras e s mostra no momento de pegar a vtima. Seja educado (a) e cordial. Guarde suas armas para ocasies onde as mesmas forem necessrias, isto , para os momentos de conflito direto. Na vida, tambm necessrio saber o que est acontecendo ao redor, estudar sempre e jogar bem em todas as situaes: no dia-a-dia, na escola, na famlia, na empresa, no transito, enfim, em todos os tabuleiros. Aprenda a ter um raciocnio sistmico, observando todas as partes do tabuleiro antes de fazer um lance, e as possveis influencias ou conseqncias de determinado lance,

antes de realiz-lo. Assim, voc poder avaliar qual o melhor lance e, depois, realizlo. O planejamento a base do jogo de xadrez, portanto, para um plano funcionar, ele precisa atender a vrios fundamentos bsicos, que podem ser estudados, aprendidos e aplicados. No dia-a-dia, o planejamento tambm o inicio do sucesso. Acostume-se a planejar sua vida, na famlia, no trabalho, enfim, em todas as atividades e ambientes. Seja um bom planejador. Participe de campeonatos, torneios, filie-se a um clube de xadrez e federao. Alm da famlia, cultive seus relacionamentos sociais. Integre-se sociedade, freqente a escola, um clube, uma ONG, a igreja, e busque ser feliz. Tenha em mente que o sucesso alcanado depois de muitas derrotas, com persistncia, anlise e aprendizado. Por isso, no deixe de fazer um lance por medo de perder a partida. No responda apressadamente a um lance de seu adversrio. Procure administrar bem o tempo, lembrando que este um fator de sucesso. Mantenha bons pensamentos, cultive a boa conduta, a tica, o falar bem das pessoas. Evite pensamentos negativos e voc ver que o bem atrai o bem, e a felicidade um dia vem. Mantenha-se motivado, tenha atitudes positivas perante o trabalho, o estudo, os colegas, ou seja, de tudo que h a sua volta. Lembre-se de que as atitudes motivam as pessoas. Atinja o sucesso que lhe pertence, mas saiba esperar pela sua oportunidade. Pratique o raciocnio enxadrstico na vida, nos negcios, no comercio, na escola, no dia-a-dia, e seja um vencedor.

Referencia bibliogrfica: SHITSUKA, Ricardo. Xadrez e a estratgia do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Cincia Moderna LTDA, 2004.

Potrebbero piacerti anche