Sei sulla pagina 1di 5

Radiobiologia

A radiobiologia dominio da fsica e da biologia e embora o tcnico e radiologista devam estar devidamente informado dos seus aspectos bsicos, no seu interesse limitado, porquanto a faixa de irradiao com que lidam no diagnstico est mito abaixo dos limites mnimos para pesquisa e para radioterapia. A radiobiologia trata das radiaes ionizantes , aquelas que so capazes de produzir ions, pela ejeo de eletrons nas rbitas de um tomo. As radiaes ionizantes so os raios x, e gama, os neutrons e as partculas alfa (Helio) etc. Trataremos aqui dos efeitos malficos das radiaes ionizantes sobre o corpo humano. O seu efeito est na dependencia da quantidade e da qualidade dos fotons utilizados, ou seja, da mAs e da kVp. No seu curso, atravs da estrutura do corpo humano os raios x determinam uma reao em cadeia dos tomos e molculas, criando uma atmosfera de instabilidade, com quebra de cadeias qumicas e biolgicas vitais, levando danos aos rgos, isto, naturalmente, mais uma vez preciso que se diga, na dependncia da dosagem utilizada. Os danos causados aos diversos tecidos depende em grande parte da especializao do tecido ou, mais precisamente, de seus tipos celulares. Assim, as clulas ditas parenquimatosas, ou clulas diferenciadas em determinado sentido funcional, que no apresenta multiplicao por diviso, so muito sensveis. Ao contrrio, as clulas denominadas matrizes, que se desenvolvem, se multiplicam e se diferenciam progressivamente no sentido de uma determinada funo, estas so muito mais sensveis aos efeitos das radiaes ionizantes. No interior da clula, o efeito se faz sobre o ncleo e no sobre o citoplasma, j que o ncleo que dodato de capacidade reprodutiva. Assim, basicamente o que interessa no estudo da radiobiologia a perda da integridade reprodutiva da clula, muito mais do que os efeitos menos importantes sobre as clulas maduras, parenquimatosas. exatamente deste fato que nos beneficiamos na radioterapia, para tratamento de tumores, pois as clulas que os constituem so dotadas de grande capacidade de reproduo, multiplicando-se desordenadamente, o que o fundamento do crescimento tumoral. Mesmo aqui necessrio distinguir aqueles tumores que apresentam acentuada capacidade de reproduo de suas clulas, os dito tumores de clulas de clulas indiferenciadas, daqueles tumores em que as clulas so mais diferenciadas, em que a reproduo menor e que portanto o crescimento mais lento. Os primeiros tumores so sensveis aos efeitos da radioterapia, enquanto os segundos pouco ou nada sofrem com a irradiao. Nossos conhecimentos sobre os efeitos das radiaes ionizantes sobre os organismos vivos decorrem fundamentalmente de:

1 - Efeitos de irradiao de colonias de clulas em culturas de tecidos; 2 - Irradiao de animais de experimentao, particularmente moscas e ratos; 3 - Anlise dos acidentes ocasionados por exploses de bombas atmicas e em usinas nucleares e de urnio; 4 - Anlise dos efeitos colaterais em aplicao teraputicas de raios x em seres humanos; 5 -Estudo das reaes decorrentes do uso incorreto dos raios x em radiodiagnstico. No estudo dos efeitos das radiaes ionizantes sobre as culturas de clulas, a dose crtica est em torno de 200 Rd, ou seja, abaixo desta dose praticamente nenhum efeito detectado. Quando essas colonias so irradiadas a um nvel de 800 Rd, os seguintes efeitos so observados: a. algumas clulas no mais se reproduzem; b. algumas apresentam reprodues isoladas, porm no continuam sua reproduo at se desenvolverem em colonias; c. finalmente, algumas clulas aparentemente no sofrem qualquer dano e conseguem se reproduzir at formar colonias. A rigor, apenas as clulas do grupo C, isto , que conseguiram formar colonias, sobreviveram. Como j mencionamos, o dano celular se faz ao nvel do ncleo e no do citoplasma. no ncleo, ou mais precisamente, nos cromossomos, que se produzem as quebras de integridade do chamada DNA, as quais vo determinar a parada de reproduo da clula. Vale lembrar que as caractersticas individuais dos seres vivos esto codificadas nos genes, que se compem de DNA e protena. Assim, a quebra da estrutura desses cdigos genticos se faz em quatro fases, ou, seja pr-fase, metfase, anfase e telfase, todas elas relacionadas com a orientao, o agrupamento, a diviso e a separao dos cromossomos dentro do ncleo. As radiaes ionizantes quebram essa cadeia de eventos de vrias maneiras, interrompendo a reproduo. No que diz respeito aos estudos dos efeitos das radiaes ionizantes sobre os animais de laboratrio, as moscas e os ratos so, como dissemos, os animais mais estudados, porque apresentam reproduo bastante acelerada, permitindo a um s pesquisador, no curso de seus vida, analisar uma grande quantidade de geraes. Isto no seria possvel se o pesquisador estivesse utilizando animais que se reproduzem mais lentamente, e lamentavelmente o que ocorre com o homem, j que desde a descoberto dos raios x, nos fins do sculo passado at agora poucas geraes foram submetidas aos efeitos dos raios x, tornando impossvel a avaliao dos eventuais efeitos genticos que isso possa acarretar.

Particularmente as pesquisas em camundongos vieram demonstrar que a irradiao de fmeas prenhas pode causar os seguintes efeitos: a. ausncia de desenvolvimento do ovo; b. aparecimento de camundongos com ausncia de crebro, com crebros rudimentares e ausncia de crnio sseo, grandes malformaes de coluna, ausncia de saco peritoneal, malformaes cardacas etc. Naturalmente os efeitos esto na dependncia de dois fatores: a. a dose de irradiao; b. o perodo da gestao em que se faz a irradiao. Quanto maior a dose, e quanto mais precoce na gestao se fizer a irradiao, mais intenso sero os efeitos. Transplantados estes resultados para o ser humano, e feitas as devidas compensaes para o tempo de sobrevivencia mdia de um camundongo e de um ser humano, o tempo de gestao de uma rata e de uma mulher, o colume corporal e o desenvolvimento, chega-se concluso que na gestao devem ser distinguidos trs perodos mais ou menos bem definidos: 1. Primeira semana de gestao. Nesse perodo uma irradiao suficientemente grande lever interrupo da concepo. 2. Da primeira at a stima semana de gestao. Aqui uma irradiao suficientemente grande poder causar profundas alteraes congnitas de rgos, principalmente crebro, raqui, corao e peritnio, slteraes estas que determinaro o aborto ou o nascimento de crianas com malformaes congnitas graves. 3. Da stima semana at o final da gestao, j no se produzem alteraes congnitas graves, porque o embrio j est bem definido, e as alteraes se farm sobre o desenvolvimento dos diversos rgos, causando retardo de crescimento. O que difcil de precisar, entretanto, a dose necessria para causar essas malformaes, e de qualquer maneira, essa dose est aparentemente muito acima daquela usualmente empregada em exames de radiodiagnstico. Ademais, necessrio lembrar que a dose, para produzir seus efeitos mximos, deve ser aplicada diretamente sobre o tero, j que irradiaes de reas mais distantes sofrero uma reduo acentuada de seus efeitos em virtude de apenas os chamados raios secundrios atingirem o feto. Em resumo, embora se consiga demonstrar nitidamente os efeitos sobre animais de laboratrio, a transplantao destes resultados para o ser humano difcil, j que nos

primeiros so utilizadas doses elevadas, de interesse de pesquisa, enquanto naqueles as doses so muito menores, apenas de interesse de diagnstico, por razes bvias. Nas exploses atmicas de Nagazaki e Hiroshima, o que se pode constatar que crianas nascidas de mes grvidas poca das exploses apresentavam hipotrofia, com diametro craniano abaixo do usual para aquele agrupamento humano. Os acidentes com material radioativo, por sua vez, demonstraram alteraes que podem ser classificadas grosseiramente em trs grupos, na dependncia dos nveis de irradiao, a saber: a. Quando h uma irradiao de toda a superfcie corporal por uma dose de 10.000 a 15.000 Rd, a morte se processa em horas, em virtude do choque neurognico e cardiovascular que se instala de maneira irreversvel; b. Se a dose estiver situada a nvel de 500 a 1.200 Rd, a morte se faz em dias, pela chamada sndrome gastrointestinal: instala-se diarria sangnea, desidratao, anemia, desnutrio e choque levando morte; c. Se a irradiao , sobre todo o corpo se mantiver entre 250 a 500 Rd, a morte ocorrer em semanas ou meses, em virtude de uma sndrome hematopoitica, com destruio de hemacias e particularmente das chamadas clulas brancas, ou leuccitos, com uma perda total da capacidade de resistncia s infeces. Para que que se possa entender como isto ocorre, necessrio compreender a reao agora do tecido e no mais da clula isoladamente, embora obviamente uma coisa esta j intimamente relecionada com a outra. A reao do tecido depende de dois fatores: 1. A sensibilidade da clula isolada; 2. Seu comportamento no conjunto do tecido. Os tecidos so populaes de clulas de diferentes naturezas, interessando-nos, aqui, aquelas que do a caracterstica funcional do tecido, e que de acordo com sua atividade cintica, podem ser assim classificadas: 1. Clula de transito simples - um exemplo tpico o do reticulcito, que sofre uma diferenciao progressiva at se transformar em hemcea na medula ssea. 2. Clula do ovrio adulto ou seja, os vulos - trata-se de uma populao em decrscimo, ou seja, todos os vulas esto presente quando nasce a mulher, e no curso de sua vida vo diminuindo progressivamente. 3. Clulas estticas - como o caso das clulas nervosas, que no se reproduzem nem se regeneram, e apenas so submetidas a uma morte contnua, que se acelera na velhice. 4. Clulas dotadas de transito e diviso - como o caso dos reticulcitos na medula, se dividindo e se diferenciando em novas clulas. 5. Clulas matrizes da pele e do intestino delgado e do sistema hematopoitico.

6. Clulas tumorais, que sofrem uma diviso contnua, na dependncia do suprimento de oxignio e outros metablitos indispensveis.

Potrebbero piacerti anche