Sei sulla pagina 1di 5

ARTIGO: INDICAES PARA O USO DA MSCARA LARNGEA

RESUMO
A mscara larngea (ML) pode ser usada no lugar da mscara facial (MF) em anestesias/cirurgias, bem como pode substituir com vantagens, o tubo endotraqueal (TE), desde que respeite as limitaes da mesma.

Uso prtico e vantagens

-Desde que no haja contra-indicao, a ML usada em cirurgias eletivas com anestesia geral. Tambm pode ser empregada em cirurgias com anestesias regionais e narcose mantida, que por ser pouco reflexgena, necessita de uma narcose menos profunda em relao a MF e ao TE.

-A ML menos invasiva que uma IT, de mais fcil controle que uma MF, tem menor resistncia ventilao em relao ao TE (boa opo em estenose traqueal) e mais segura e conveniente que o emprego da MF. Tambm apresenta menor incidncia de desconforto local e rpida recuperao da funo ciliar e da tosse; evita o trauma da laringoscopia, e tem menor incidncia de complicaes ps-operatrias, alm de permitir despertares mais suave. Tais vantagens permitem o uso da ML em anestesias peditricas para procedimentos longos, anestesias para cirurgia plstica, cirurgias e procedimentos ambulatoriais (curativos em queimados, sesses mltiplas de radioterapia, exames oculares em crianas); alm de ser vantajosa em anestesias para procedimentos oftlmicos, pois a presso intra-ocular sofre menor variao com o uso da ML em comparao a IT.

-A ML pode ser inserida e mantida em posies desfavorveis (pescoo em flexo, decbito lateral). Casos estes, restritos para IT ou MF. Alm disso, possibilita que o anestesiologista fique afastado do campo cirrgico e ainda assim, mantm uma ventilao mais segura do que a MF. Sendo, portanto, til em cirurgias de cabea e pescoo; em exames diagnsticos (radiolgicos, tomogrficos, ressonncia magntica); em procedimentos que o paciente posicionado em decbito lateral (bipsia de medula, puno lombar, mielograma) onde a boa ventilao difcil com a MF. Alm de ser uma boa opo para a

Broncofibroscopia ou como via para a Intubao Traqueal visto que, permite o acesso do fibroscpio ou tubo s vias areas, ao mesmo tempo em que a ventilao mantida; alm de permitir a visualizao da dinmica das cordas vocais e o uso de fibroscpios mais espessos devido um maior dimetro interno da ML. -A ML oferece melhor proteo contra a entrada de sangue e detritos na traquia que o TE devido seu tamanho e conformao, sendo boa vantagem para o uso em procedimentos odontolgicos, cirurgias otorrino-laringolgicas (amigdalectomia/adenides) e procedimentos otolgicos.

-Pelo risco de trauma durante manobras de laringoscopia e passagem do tubo endotraqueal, a ML se torna uma opo interessante para casos especiais como cirurgias em cantores ou locutores profissionais.

-O uso da ML em centros obsttricos deve ser considerado como parte do equipamento de suporte avanado de vias areas, pois pode ser uma alternativa vivel em casos potencialmente fatais em dificuldade de IT, anxia e aspirao pulmonar.

Uso da ML em Via Area Difcil pode ser considerado de acordo com o algoritmo da Via Area Difcil da ASA, includa nas situaes propostas por Benumof: 1) como conduto para intubao traqueal com fibra ptica no paciente acordado; 2) na situao de no emergncia (paciente anestesiado que no pode ser intubado, mas pode ser ventilado), como via area definitiva para prosseguir o caso; 3) como conduto para intubao traqueal com fibra ptica no paciente anestesiado que Pode ser ventilado, mas no intubado; 4) na situao de emergncia no intubo, no ventilo, como um dispositivo salvavidas; 5) como conduto para intubao traqueal nos casos no intubo, no ventilo.

O uso da ML recomendado pela Sociedade de Anestesia Americana (ASA) como suporte transitrio da ventilao, por pessoal mdico e paramdico em situaes onde a manuteno da via area livre no foi possvel por outros meios tradicionais. H vrios relatos na literatura onde o uso da ML foi fundamental para garantir vias areas permeveis, aps vrias tentativas frustradas de IT ou ventilao por MF.

FONTE:
Representante Exclusivo LARYNGEAL MASK COMPANY para o Brasil

MEDTECH - Tecnologia Mdica


Av. Washington Lus, 364 11055-000 - SANTOS, SP INTERNET: http://www.medtech.com.br Fax.:13-32235436 Tel.: 13-32341130 E-mail: medtech@mectedh.com.br

INDICAES PARA O USO DA MSCARA LARNGEA (ML)

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROF. JOS DE SOUSA HERDY (UNIGRANRIO)

APH (ATENDIMENTO PRHOSPITALAR)

Resumo de artigo
INDICAES PARA O USO DA MSCARA LARNGEA (ML)

Autor: GETLIO DUTRA ELEUTRIO - 4504417

DUQUE DE CAXIASRJ 2011

Potrebbero piacerti anche