Sei sulla pagina 1di 6

O Sistema de Treinamento composto por alguns processos interdependentes que devem ser implementados de forma sistemtica.

. So eles: a) Plano Geral de Treinamento; b) Planejamento do Treinamento; c) Execuo do Treinamento; d) Avaliao do Treinamento. Plano Geral de Treinamento PGT O Plano Geral de Treinamento PGT: envolve o Levantamento de Necessidades de Treinamento e a Programao de Treinamento. O PGT deve ser elaborado no incio de cada ano quando se tratar de treinamentos em nvel Empresa e no incio dos servios quando se tratar de treinamentos em nvel Empreendimento especfico. O PGT deve ser flexvel para comportar a ocorrncia de treinamentos no previstos. Levantamento de Necessidades de Treinamento LNT O LNT tem por objetivo identificar os treinamentos necessrios para satisfazer as necessidades de competncia dos funcionrios/colaboradores para o exerccio de funes a eles designados e contribuir para o crescimento da empresa e a consecuo de seus objetivos. Deve ser realizado por cada Gerente/Responsveis por reas/Setores em conjunto com as lideranas dos rgos a ele subordinados. Recomenda-se ter como base o roteiro apresentado no Anexo 2. As necessidades devem ser classificadas em Desenvolvimento (D) ou Pr-requisito (P). Convm que as necessidades classificadas como pr-requisito sejam realizadas durante o ano, conforme programao do PGT. As classificadas como desenvolvimento no tem prioridade por no interferirem, diretamente, no exerccio da atividade e podem ser postergadas. A identificao ou eventual excluso do treinamento fora do perodo deve ser documentada e enviada para a rea de Treinamento. Os setores/rgos/reas da empresa que no manifestarem as suas necessidades atravs do LNT sero considerados como reas sem necessidade prvia de treinamento. Independentemente do LNT elaborado pelos Gerentes das reas, qualquer colaborador pode solicitar treinamento ao seu superior ou diretamente a rea de Treinamento, cabendo ao responsvel de cada rea prover/realizar e aprovar treinamentos de sua equipe de acordo com as necessidades de cada atividade.

Programao de Treinamento A Programao de Treinamento consolida o LNT e define os aspectos necessrios para a execuo dos treinamentos. Entre outros itens, deve ser identificado na programao o tipo de treinamento, ou seja: interno ou externo, o local da realizao, os custos previstos e outras informaes.

a)

Treinamento Interno

S deve ser realizado se houver recursos internos na empresa, como por exemplo:

Espao fsico, instrutores, equipamentos, nmeros de participantes que justifique a mobilizao desses recursos, compatibilidade de custos com treinamentos externos, etc. b) Treinamento Externo

As Gerncias envolvidas com o treinamento, que podero ser assessoradas pelo rgo de Treinamento, devem pesquisar entidades no mercado e verificar a adequao dos treinamentos s necessidades identificadas. Na anlise da adequao dos treinamentos externos deve ser levada em considerao: a credibilidade da entidade promotora do treinamento, o objetivo do treinamento, a carga horria, o pblico alvo, a metodologia, o contedo programtico, os recursos oferecidos, a capacitao dos instrutores, assim como os custos apresentados perante similares no mercado. de responsabilidade do treinando encaminhar cpia do certificado do curso externo recebido para registro junto a rea de treinamento. Cursos No Programados Para os eventos no programados, o solicitante deve preencher o formulrio Solicitao de Treinamentoe encaminh-lo para o rgo de Treinamento. Planejamento de Treinamento O Planejamento de Treinamento deve ser feito aps consolidao do PGT, e tem como objetivo sistematizar e organizar os treinamentos internos, salvo quando se tratar de treinamento calcado em um procedimento emitido. Neste caso, no requerido planejamento prvio, pois o material didtico ser o prprio procedimento e a metodologia aplicada ser a exposio oral. O Planejamento de Treinamento Externo feito pela entidade promotora e, normalmente, contm o objetivo, o pblico-alvo, o programa e demais informaes pertinentes. Execuo do Treinamento Inicialmente devem ser confirmados os dados do Plano Geral de Treinamento. A partir da confirmao, deve ser verificada, para cada tipo de treinamento, a existncia de condies necessrias para sua realizao, como indicado nos itens Treinamento Interno/Treinamento Externo descritos acima. A coordenao da execuo do Plano Geral de Treinamento responsabilidade do rgo de Treinamento. Passos para Execuo de Treinamento Interno a) Ratificar junto aos instrutores previamente estabelecidos no PGT sua disponibilidade para executar o treinamento ou estudar outras alternativas. O instrutor pode ser da prpria Empresa (instrutor interno) ou contratado (instrutor externo).

b) Verificar o local a ser realizado o treinamento e preparar a logstica da sala (arrumao, lpis, blocos de rascunho, flip-chart, retroprojetor, data show, vdeo, televiso, etc.). c) Providenciar Lista de Participantes para assinatura dos treinandos.

d) Adotar as providncias necessrias para fornecer o material didtico aos participantes. e) Comunicar, formalmente atravs de convites ou convocao, aos participantes todas as informaes pertinentes, tais como data, contedo programtico, perodo, local, etc., necessrias realizao do treinamento. f) externos. Providenciar pagamento dos instrutores, quando estes forem

g) Registrar e arquivar os documentos comprobatrios da realizao do treinamento. h) Contabilizar todos os custos de treinamento em conta especfica, conforme plano de contas da empresa.
i) Enviar cpia dos documentos comprobatrios da realizao do treinamento e a avaliao para o rgo de Treinamento.

No Posto de Trabalho Deve ser realizada no local de trabalho a avaliao de resultados do treinamento para averiguar o real alcance dos objetivos traados no PGT. Esta avaliao deve ser realizada pela chefia junto ao funcionrio ou por meios de monitoramento tais como auditorias da qualidade, indicadores de desempenho, anlise crtica do sistema e outros mecanismos de medio, anlise, monitoramento e melhorias. A eficcia dos treinamentos executados pode ser evidenciada atravs dos registros Avaliao da Competncia de Funcionrios; Solicitao de Ao Corretiva, Registros dos Resultados da Execuo de Ao Corretiva e Ao Preventiva ou qualquer documento emitido pela chefia do funcionrio para este fim. Caso os resultados desta avaliao no sejam satisfatrios, a chefia ou responsvel pelo monitoramento dever comunic-los ao rgo responsvel pelo treinamento para reanlise da adequao do curso aos objetivos propostos e, se necessrio, providenciar re-treinamento.

ANEXO 2 ROTEIRO PARA O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO (LNT) O objetivo deste roteiro auxiliar na identificao dos funcionrios que necessitam de algum tipo de treinamento. um roteiro que poder ser modificado, se houver necessidade de adequao, de acordo com a natureza de cada rea. 1- Quais so as atividades desempenhadas normalmente pelo funcionrio? Quais so as atribuies principais? 2- Dentre as atribuies principais que o funcionrio executa, quais so as que voc considera mais importantes para o bom andamento do conjunto de atividades que voc dirige? 3- Dentre as atividades principais que o funcionrio executa, quais so aquelas que, caso ele faltasse, no haveria ningum para substitu-lo ou implicaria na necessidade de voc execut-las para que o setor no parasse? (a essas atividades chamaremos de Atividades Vitais). 4- Relacione os conhecimentos, habilidades e atitudes indispensveis para a execuo de cada Atividade Vital e compare-os com os do funcionrio que a executa. 5- Ao observar as necessidades identificadas e antes de indicar o treinamento, responda as seguintes questes: a) b) Essas necessidades existem por falta de orientao da chefia? Falta a chefia, tempo ou conhecimento para orientar o funcionrio?

c) O que possvel fazer em termos de instruo, cursos, seminrios, para suprir essas necessidades, de modo que o funcionrio a partir disso seja capaz de colaborar eficientemente para a melhoria da Qualidade e da Produtividade de uma determinada Atividade Vital? 6- Feito isto, verifique: a) Se a necessidade do funcionrio realmente um problema de falta de treinamento; b) Se h mais de um funcionrio com a mesma necessidade;

c) Em que ms o treinamento dever ser realizado em funo das necessidades da rea e possibilidade de disponibilizar o(s) funcionrio(s) para o treinamento.

7- Recomendaes Complementares a) O LNT deve ser simples e claro, envolvendo basicamente as pessoas que efetivamente devem participar do processo; b) O LNT deve ser dirigido para o alcance dos objetivos da organizao e das metas da rea; c) Faa o LNT dentro de uma realidade exeqvel. No devem ser alimentadas expectativas que no podero ser cumpridas;
d) Caso necessrio, as necessidades para completar a competncia dos funcionrios na(s) funo(es) devem ser indicadas na Avaliao da Competncia de Funcionrios, conforme Procedimento.

Ferramenta 5W2H
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. What Why How Who When Where How much O que fazer? Porque fazer? Como fazer? Quem responde? Quando fazer? Onde fazer? Quanto custa? Objetivo Justificativa Tipo das aes Identificaes Prazos Local Valor de investimento

FLUXOGRAMA DE TREINAMENTOS

PGT
Plano Geral de Treinamento. (rea de Treinamento)

LNT
Levantamento das Necessidades de Treinamento. (Todas)

PT
Programao do Treinamento. (rea de Treinamento)

ET
Execuo do Treinamento. (rea de Treinamento)

AT
Avaliao do Treinamento. (rea de Treinamento)

Potrebbero piacerti anche