Sei sulla pagina 1di 12

VOC HOMEM com mais de 40 anos e tem algum destes sintomas?

Tem dor ou ardor ao urinar? Dificuldade para urinar ou fluxo fraco? noite acorda com frequncia para urinar? Sente que sua bexiga est cheia, evidenciado por um gotejamento? Desempenho sexual fraco ou doloroso? Ereces fracas ou impotncia ocasional? Tem histria familiar de aumento da prstata?

Se respondeu que sim a algum destes sintomas sobre a prstata, possvel que j esteja com problemas.

Aps 40 anos a prstata aumentada afeta 80% dos homens * (1) e um em cada quatro normalmente precisa de tratamento * (2). A prstata um pequeno orgo do sistema reprodutor masculino que pode causar grandes problemas medida que envelhecemos. Um aumento da prstata significa que a glndula se tornou maior e isto acontece com a maior parte dos homens a partir dos 40 anos * (2). Como consequncia drstica, a vida sexual afectada, entre muitos outros sintomas.

* De acordo com relatrios do Grupo de Urologia: (1) (2) (3) HPB (Hiperplasia Prostatica Benigna) Walter M. O'Brien, MD, urologista. O Grupo de Urologia Virginia, U. S.

A prstata uma parte importante do sistema reprodutor masculino. Para mant-la saudvel importante exercitla. Como? Ora, faa mais sexo! Sim, com mais sexo, a prstata funciona melhor e ajuda a proteg-la contar as prostatites. Ejaculaes frequentes so muito importantes para a sade da sua prstata. H evidncias de que os homens com mais atividade sexual so menos propensos a sofrer de problemas na prstata. A atividade sexual benfica. Conselhos alimentares, para manter a Prstata saudvel (e tambm outros rgos): - Evite as gorduras alimentares (excepto o azeite), - Evite os doces - Evite o lcool (1 copo de vinho refeio suficiente) - No coma po branco. Coma po escuro. - No coma arroz branco, prefira o INTREGRAL - Evite o caf (no ultrapassar 1 por dia) - No fumar - No comer carnes vermelhas - Evitar comer a carne de Porco e derivados (enchidos, por exemplo) - Evitar as carnes processadas, como o fiambre e o presunto - No beba leite, a no ser que seja puro e biolgico. - Evite os queijos E ainda: - Faa exerccio fsico com regularidade. - Leia as bulas dos frmacos que compra na farmcia, porque muitos deles causam problemas na prstata, com efeitos secundrios prejudiciais. Que Voc Deve Saber Sobre a Prstata. 1. O que a prstata? 2. Problemas da prstata. 3. Prostatite. 4. Prstata Aumentada. 5. Um aumento da prstata no um sinal de cncer. 6. Triagem ao Alargamento da prstata. 7. Tratamento da Hiperplasia Prosttica Benigna (HPB) Remoo de tecido da Prstata no significa remover a prstata inteira. Efeitos colaterais dos tratamentos do cncer de prstata. 1- O que a prstata? A prstata faz parte do aparelho reprodutor masculino. Tem o tamanho de uma noz e envolve a uretra, um tubo abaixo da bexiga. A uretra tem duas funes. 1. A primeira para levar a urina da bexiga para fora do corpo durante a mico. 2. A segunda levar o esperma durante clmax sexual ou ejaculao. 2- Problemas da prstata. O problema da prstata em homens mais jovens que os cinquenta anos normalmente uma prostatite. Em homens com mais de 50 anos, o problema mais comum o aumento da prstata. Esta condio tambm conhecida como hiperplasia prosttica benigna (HPB). Os homens mais velhos tambm esto em risco do cncer de prstata , mas isso doena muito menos comum do que a HPB. 2

3- Prostatite "Prostatite" significa inflamao da prstata. Com o aumento da prstata, esta pode ficar inchada, vermelha e quente. Se voc tem prostatite, voc pode ter um ou mais destes seguintes sintomas: - Ardor ao urinar. - Necessidade de urinar com mais frequncia. - Febre. - Fadiga. A inflamao , geralmente, um sinal que o seu organismo est lutando contra corpos estranhos ou a reparar algum problema. Alguns tipos de prostatite so causados por micrbios, especialmente bactrias. Se tiver prostatite bacteriana o seu mdico poder identificar a bactria causadora atravs da anlise microscpica sua urina. Se tem infeces constantes, ento voc pode ter algum problema na prstata que permite que as bactrias se desenvolvam com frequncia. Geralmente, este tipo de problema pode ser corrigido com cirurgia. Na maior parte das vezes os mdicos no encontram bactrias nos homens com prostatite. Se voc tiver problemas urinrios, o mdico deve procurar outras causas possveis, como pedras nos rins ou como o cncer. Antibiticos no tm efeito neste tio de prostatite (no bacteriana). Voc pode ter de analisar com o seu mdico para determinar o melhor tratamento. Mudar sua alimentao diria. Tomar banhos quentes ou pode ser uma parte do tratamento. possvel tambm que o seu mdico d-lhe um medicamento chamado bloqueador alfa para relaxar o tecido muscular da prstata. Neste caso quase certo que ter efeitos secundrios, alguns prejudiciais sua actividade sexual. Por isto, leve em considerao o SSP3 FORTE. Ele tem ingredientes naturais na sua frmula que fazem essa funo, sem efeitos secundrios. 4- Aumento da prstata Se voc um homem na casa dos cinquenta e que comeou a ter problemas em urinar, isto pode ser devido a um aumento da prstata. Enquanto os homens envelhecem, a prstata continua a crescer. medida que cresce, ela comprime a uretra. Como a urina sai da bexiga atravs da uretra, a presso causada por um aumento da prstata pode afectar o controle de sua bexiga. Se sua prstata est aumentada, voc pode ter um ou mais dos seguintes problemas: - Frequente e urgente necessidade de urinar ( noite levanta-se com frequncia para urinar). - Dificuldade para comear a urinar - Reduo da fora de fluxo de urina. - Pequena quantidade de urina, cada vez que voc ivai urinar. - Sensao de que no esvazia por completo a bexiga. - Gotejamento depois de urinar. - Presena de pequenas quantidades de sangue na urina. Alguns homens percebem que tm algum destes sintomas. Outros sentem que a dificuldade de mico controlar suas vidas.

5- Um aumento da prstata no um sinal de cncer. verdade que alguns homens com cncer de prstata tambm tm a prstata aumentada (HPB). Isso no significa que estas duas condies estejam sempre ligadas. A maioria dos homens com HPB (prstata aumentada) no desenvolve cncer de prstata. Contudo, porque os sintomas iniciais so os mesmos em ambas as condies, voc deve consultar o seu mdico para avaliao. At que ponto srio? Como determinar a gravidade do aumento da prstata? 3

Um aumento da prstata no em si uma doena grave ( uma deficincia nutricional), a menos que os sintomas sejam to incmodos de tal modo que voc no possa viver descansado. Contudo, a HPB pode causar srios problemas! Umas delas so as infeces do trato urinrio. Se voc no consegue urinar tudo, deve procurar ateno mdica imediatamente. s vezes isso acontece por causa de certos medicamentos, por exemplo para a hipertenso, calmantes, diurticos, anti-histamnicos. Em casos raros, um aumento da prstata e constantes problemas em urinar, podem causar danos nos rins.

6- Triagem para as doenas da prstata Exame retal: Normalmente este a primeira coisa a fazer. O mdico insere um dedo enluvado no reto e sente a prstata. Este exame mdico d a idia geral do tamanho e da condio da prstata. Exame de sangue: O seu mdico pode querer fazer um teste de sangue para detectar o antgeno prosttico especfico (PSA). Nveis elevados de isso pode indicar suspeita de cncer de prstata. Contudo, este teste no perfeito. Existem casos de homens com o PSA elevado, mas no tm cncer, tm apenas a prstata aumentada No entanto, sempre um bom indicador. Ecografia ou radiografia na prstata: O mdico pode querer obter um raio-x ou ultra-sonografia da prstata. O IVP (Urografia excretora, urografia retrgrada, pielograma intravenoso ou pielografia) um raio-X do trato urinrio. Este procedimento envolve a injeo de um fluido em uma veia. Mais tarde, quando o lquido transferido para o sangue a partir da urina, pode ser visto na radiologia. Usando uma sonda de ultra-som transretal no reto para enviar ondas sonoras reflectidas na prstata. Urofluxometria: a urofluxometria a determinao no invasiva da mico. Isto , a urina que acaba de ser expulsa livremente pelo canal da uretra passa por um processo de aferio (automtica ou manual) que tem como fatores analisados o fluxo urinrio e o tempo. Nada mais do que urinar livremente em um vaso semelhante ao da foto acima. Cada paciente deve urinar na posio que habitualmente realizam a mico, urinar apenas quando estiver com vontade e ainda se possvel, no urinar diretamente no orifcio do funil. Deve-se ainda evitar o esforo abdominal. Preste ateno durante a mico e informe ao mdico se a forma como acabou de urinar a maneira como normalmente se urina. Um fluxo de urina reduzido, pode indicar a dilatao da prstata. Cistoscopia: Outra maneira de identificar um problema a partir do interior com o citoscpia. Esse exame faz parte do arsenal propedutico de todo urologista e utilizado frequentemente, principalmente antes da cirurgia de resseco transuretral de prstata (RTU de prstata).Consiste na passagem de um aparelho rgido ou flexvel, no canal da uretra, para visualizao tanto desse ltimo como da bexiga. Esse exame desconfortvel e doloroso principalmente em homens, necessitando em muitos casos a realizao de uma internao hospitalar para oferecer ao paciente um conforto maior. O cistoscpio um tubo fino com lentes como um microscpio. O tubo inserido na bexiga pela uretra e o mdico olha atravs do cistoscpio.

7- Tratamento da prstata com hiperplasia benigna. Existem vrios tratamentos, que passam pela medicina convencional ou pela medicina alternativa nutricional.. Para a cura na prstata com HPB, voc vai precisar de estar em sintonia com o seu mdico para determinar o melhor tratamento para o seu problema na prstata A Espera Vigiada: Se os sintomas no incomodam o muito, voc pode escolher para morar com eles em vez de tomar remdios todos os dias ou submetidos a cirurgia. Contudo, voc deve fazer exames regulares para certificar-se se a sua condio no est piorando. Esta a altura certa de usar o SSP3 FORTE , o melhor suplemento alimentar, para dar a um bom suporte nutricional sua prstata, a fim de que ela recupere o seu tamanho normal. 4

Os suplementos nutricionais, a espera vigiada com atitude: - Nos ltimos anos, os cientistas desenvolveram vrios medicamentos, mais correctamente chamados de drogas medicamentosas. Estes medicamentos so utilizados para reduzir o tamanho da prstata ou para relaxar, para no obstruir a abertura da bexiga urinria. No em tanto, por serem produtos qumicos sintticos, apresentam sempre efeitos secundrios prejudiciais, como a impotncia sexual. Alm disto, s eliminam os sintomas e no as causas do problema. importante dizer que, como alternativa, existem bons resultados tambm com as terapias de sade natural (medicina Alternativa, Nutricional e complementar). O SSP3 Forte tem provado ser uma excelente alternativa natural. Procedimentos no cirrgicos: Existem dispositivos inventados para remover vrias partes da prstata. Normalmente estes procedimentos podem ser realizados num hospital ou clnica sem a necessidade de pernoitar. D-se o nome de transuretral. Isto significa que o mdico alcana a rea em questo, atravs da uretra. Um tubo fino inserido atravs da uretra com um microondas para aquecer e destruir o tecido da prstata em excesso. Usa-se a aplicao de um gel (pomada) na uretra para evitar dor ou desconforto. No necessrio administrar anestesia geral. Este procedimento chamado de Termoterapia transuretral por microondas (TUMT). A Ablao transuretral com agulha (TUNA): este procedimento utiliza uma agulha aquecida para queimar as pequenas quantidades de tecido da prstata. Como o TUMT, este procedimento menos oneroso do que o TURP e tem menos complicaes. Alm disso, necessrio passar a noite no hospital. O tratamento com cirurgia: Prostatectomia (Resseco transuretral de prstata) atravs de Ultra-som TULIP : Atravs do uso de um ultrasom, o cirurgio remove o excesso de tecido da prstata com um feixe de laser. O laser visual assistido prostatectomia (VLAP) uma variante deste processo, mas usa um telescpio, ao invs de uma ultra-sonografia. Cirurgia aberta: Ocasionalmente, uma prstata muito grande ou outros fatores complicadores, como danos bexiga, necessitam de uma inciso acima do osso pbico para remover o tecido da prstata excessivo. Remover tecido da Prstata no significa remover toda a glndula. Procedimentos para a RTUP e BPH remover apenas tecido suficiente para eliminar o bloqueio urina. Em alguns casos, a prstata continua a crescer em tamanho e h a possibilidade de ter de repetir a cirurgia passado algum tempo. Hemorragias e problemas urinrios podem ocorrer. O procedimento para remover a prstata inteira chamada de prostatectomia radical. Normalmente s feito para parar a propagao do cncer de prstata. Tem frequentemente como consequncia a impotncia sexual e a incontinncia urinria.

Efeitos colaterais de tratamentos cirrgicos na prstata. A cirurgia para tratar o aumento da prstata pode ter um efeito temporrio sobre a funo sexual. A maioria dos homens nem sempre recupera capazmente a funo sexual aps a cirurgia. O tempo exato de recuperao depende do tipo de cirurgia e quanto tempo voc teve sintomas antes do procedimento. Aps RTUP, alguns homens ficam a sofrer de ejaculao retrgrada. Em vez de ir atravs do pnis, o esperma vai para trs, para a bexiga. Eis o que cirurgia prstata pode causar, segundo as estatsticas: 1. 2. 3. 4. 5. Cinco a Dez porcento dos homens deixam de ter ereces e tornam-se impotentes. 8% dos operados iro parar de novo no hospital dentro de 3 meses. 20% tero de repetir esta cirurgia 2% iro, na verdade morrer. Os que removem a prstata (prostatectomia total), cerca de 90% ficam IMPOTENTES 5

Muitos tambm iro ficar INCONTINENTES, que outra consequncia da cirurgia. Podem ter de ficar a usar fraldas! , de facto, uma maneira horrvel de viver, sob qualquer circunstncia. Tambm podero ter de usar fraldas para o resto da sua vida, devido ao embaraoso pingar constante de urina. Sua prstata s deve ser removida para parar completamente o cncer. Caso contrrio, no h necessidade de correr riscos, para no lhe acontecer o que descrevemos acima.

A pesquisa continua. Existem muitos programas de pesquisa destinados busca de tratamentos para os problemas urinrios, prostatites e aumento da prstata, tanto na Medicina Convencional como na Medicina Alternativa, Nutricional e Natural Mas para uma prstata aumentada (HPB), acreditamos que a melhor soluo que pode ajudar a evitar todos estes problemas com a prstata, incluindo os problemas ps-operatrios, a alternativa oferecida pela Medicina Nutricional. Tendo em conta que a HPB uma deficincia nutricional esta , na opinio de muitos, a melhor opo para tratar e diminuir o tamanho da prstata. Neste rea, o SSP3 FORTE tem provado ser muito eficaz, como uma excelente soluo nutricional e natural. Todos os problemas relativos bexiga e impotncia sexual podero ser evitados. SSP3 FORTE a ajuda que pode (e tem) ajudado milhares homens. Normalmente, a grande parte dos tratamentos convencionais para a Hiperplasia Prosttica Benigna, no resolvem o problema. Porqu? Porque so tratamentos voltados para eliminar os sintomas (consequncias) e no as causas que esto na origem dos problemas da prstata aumentada.

Medicina Alternativa Terapia Nutricional


Tratamento e alivio do aumento da prstata, atravs do suplemento alimentar SSP3-FORTE, para suprimir a deficincia nutricional e evitar a cirurgia.

O que o SSP3Forte? SSP3-FORTE tem sido considerado por muitos homens como a melhor alternativa de base Natural, para ajudar a tratar do aumento da prstata (Hiperplasia ou Hipertrofia, Benigna da Prstata), evitando a cirurgia e os problemas ps-operatrios como hemorragias, incontinncia (pode vir a ter de usar fralda) e impotncia sexual (nada de ereces). SSP3-FORTE no um frmaco, um Suplemento Alimentar de base Natural, especificamente criado para ajudar a manter a Prstata de boa sade e funcional. Mais segurana e garantia de qualidade: SSP3-Forte um produto certificado. O fabrico SSP3-Forte obedece s normas GMP (Good Manufacturing Practice) e o laboratrio europeu que o produz tem a Certificao ISO 9001. A maioria dos produtos que esto no mercado para o mesmo fim, valem muito pouco, porque no so fabricados com GMP nem tm o ISO 9001. No tm garantia de qualidade (que fundamental para que haja eficcia a tratar a Prstata). A ISO 9001 de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida (). Como se usa? SSP3FORTE tomado no meio refeies (almoo e jantar), 1 cpsula, duas vezes ao dia. Tomado com regularidade pode evitar todos estes problemas relacionados com o aumento da prstata. Deve-se tomar por 90 6

dias seguidos. Depois, desaparecendo os sintomas, a manuteno deve ser feita com 2 cpsulas por dia, mas dia sim, dia no. Mas como o SSP3-Forte actua na prstata? Veja voc mesmo a composio de frmula natural do SSP3-FORTE e o que estes ingredientes podem fazerem por si e pela sua Prstata: - Ingrediente I, rico em Beta-Sitosterol, que impede a converso da Testosterona em Dehidrotestosterona (DHT), diminuindo assim as causas do aumento da prstata. - Ingrediente II , refora eficcia do Ingrediente I, porque tambm contm Beta-Sitosterol. Mais, estudos recentes demonstraram que tem um efeito anti-estrognico, o que benfico, pois sabe-se que o estrognio contribui para os problemas da Prstata ao inibir a eliminao do DHT. - Ingrediente III, outra planta medicinal muito utilizada pelos antigos no tratamento dos males da prstata, rins e bexiga. Ajuda na melhoria do jacto urinrio. - Ingrediente IV, uma das vitaminas mais importantes para a sade e bem-estar do aparelho reprodutor masculino, do qual a prstata faz parte. - Ingrediente V, um Mineral que elemento essencial a muitas funes do organismo humano, sendo que uma das mais importantes a de promover o bom funcionamento da prstata e do sistema reprodutor masculino. Ajuda a reduzir o tamanho porque est relacionado com a diminuio da produo da DHT. Tem ainda um efeito anti-bacteriano, ajudando a evitar as infeces urinrias. - Ingrediente VI, que faz a grande diferena nesta frmula e que podemos revelar; o Licopeno, um potente antioxidante que ajuda preveno do cancro da prstata. Sendo assim, SSP3-Forte pode ajudar a: - Alvio seguro e eficaz dos problemas da prstata que est a ter, podendo evitar a cirurgia. - Reduo do tamanho - Reduo do PSA - Proteco dor que poder estar a afect-lo. - Retoma e Melhoria da Actividade Sexual. - Melhores noites de sono, porque no se vai levantar frequentemente para ter de ir urinar. SSP3-FORTE, o suporte nutricional mais avanado para a Prstata. Todos estes ingredientes naturais (sem conservantes, sem amidos, sem sintticos, sem acar, sem sal, sem aditivos, cores ou sabores artificiais) desta frmula, actuam ou ajudam a actuar positivamente sobre a Prstata. Por analogia, podemos dizer com segurana que o SSP3-Forte contm uma composio SUPERIOR para ajudar a sua Prstata. Com tantos produtos no mercado, que garantia de qualidade e eficcia tem o SSP3-FORTE e porqu que ele a melhor alternativa natural para o tratamento da prstata inchada? O SSP3-FORTE o suporte nutricional muito eficaz para a Prstata. Inquritos realizados aos utilizadores provam isso. Todos estes ingredientes naturais (sem conservantes, sem amidos, sem sintticos, sem acar, sem sal,, sem aditivos artificiais, cores ou sabores) desta frmula, actuam ou ajudam a actuar positivamente sobre a sade da Prstata. Portanto, por analogia, SSP3-Forte contm uma composio SUPERIOR para ajudar a sua Prstata a ficar do tamanho normal, a manter-se saudvel e a prevenir os problemas que abordmos.

Possvel Avaliao Provisria dos Sintomas do Aumento da Prstata


(no despensa os exames convencionais prstata ) Responda para si a estas questes. Durante o ms passado, voc: 1. Teve a sensao de no esvaziar completamente a bexiga depois de urinar? 2. Teve de urinar em menos de 2 em 2 horas? 3. Acha que pra e recomea a urinar novamente, vrias vezes? 4. Teve dificuldade em reter a vontade de urinar? 5. Teve fraco fluxo ao urinar? 6. Teve de fazer esforo para comear a urinar? 7. Teve de se levantar para urinar, desde que o fez ao deitar? 8. Teve Dor ou ardor ao urinar? 9. Teve Desempenho sexual fraco e/ou doloroso? 10. Teve Ereco fraca ou impotncia ocasional? Quais foram as suas respostas? Se respondeu a todas as perguntas NO, ento deve significar que a sua Prstata est bem. Se respondeu uma a duas perguntas SIM - significa que voc pode sofrer de leves sintomas de Hiperplasia (aumento) Prosttica ; Se respondeu a 3 ou 4 perguntas SIM - pode significar est com uma Hiperplasia da Prstata moderada; Se respondeu a 5 ou a todas as perguntas SIM - pode significar que tem uma severa Hiperplasia da Prstata. Medidas a ter em conta e que voc deve saber: PSA - Um estudo conduzido pelo Dr. Claus Roehrborn, publicado no Journal of Urology, afirma que homens com nvel de PSA en torno de 3,3 nanogramas por litro, ou acima, tm uma taxa de crescimento da prstata quatro vezes maior do que indivduos com nveis iguais a, ou abaixo de, 1,3 nanogramas por litro do mesmo num perodo de quatro anos. Valores do PSA em nanograma por mililitro (ng/ml): 0 a 2,5 ng/ml considerado um valor baixo 2.6 a 9,9 ng/ml considerado um valor ligeiro a moderado 10 a 19,9 ng/ml considerado um valor moderadamente elevado 20 ng/ml ou mais considerado um valor significativamente elevado Peso normal da prstata - entre 15 a 20 gramas.

Glossrio de termos relacionadas com a Prstata


8

Aguda: uma doena caracterizada por um incio sbito de sintomas e um forte aumento nos sintomas. Durao normalmente curto. Andrognios: hormonas (ou hormonas) responsveis pelo desenvolvimento e manuteno das caractersticas sexuais masculinas. A testosterona um andrgeno. Uma ausncia de andrgenos costumam fazer com que a glndula da prstata encolha; isto tambm causar impotncia sexual Atrofia: desperdcio ou encolhimento do tamanho dos tecidos ou rgos. Antgeno prosttico especfico (PSA): uma protena do sangue produzida pelo crescimento das clulas da prstata. Um teste de sangue PSA geralmente pode ajudar detectar cncer de prstata atravs de medies desta protena no sangue. Tambm ajuda a controlar a HBP cidos graxos essenciais: so os cidos nutricionais que ajudam a manter a elasticidade dos tecidos celulares. Benigna: um termo usado para descrever um crescimento no maligno, que no invade e destri tecidos vizinhos. Biopsia: remoo de uma pequena quantidade de tecido de um rgo ou glndula para o estudo e diagnstico. Muito usado para determinar se o cncer est presente. Bexiga: um saco elstico que armazena a urina antes de ser eliminada do corpo atravs da uretra. Braquiterapia: a terapia de radiao que usa implantado bolinhas radioativas ou "sementes". tambm chamada de radiao intersticial. Cancergenas, substncias: agentes causadores de cncer. Cateter: um tubo oco flexvel que passado atravs da uretra para a bexiga para drenar a urina. Ele usado durante e aps a cirurgia, ou sempre que um paciente no consegue urinar normalmente. Crnica: um termo que descreve uma condio que dura ou se repete ao longo de um tempo. Algumas doenas so crnicas, porque eles progridem lentamente ou porque os sintomas persistem por um longo tempo. Corpos cavernosos: dois cilindros localizados ao longo do pnis, que se enchem de sangue e fornecer rigidez durante a ereo. Corpo esponjoso: um canal cilndrico que passa entre os corpos cavernosos. Ele fornece um canal para o feixe de nervos que d a sensibilidade na cabea do pnis Cistoscopia: exame do trato urinrio atravs de um tubo de visualizao especial. usado para ajudar a encontrar obstrues urinrias. Citometria de fluxo: um procedimento usado para medir a quantidade de material gentico dentro de uma amostra de clulas biopsiadas. Estas amostras ajudam os mdicos nos planos de tratamentos contra o cancro. Disria: mico difcil ou dolorosa. ser um sintoma de distrbios da prstata. Dutos ejaculatrios: tubos que ligam as vesculas seminais para a prstata e da uretra. Dilatao com balo: um tratamento de hipertrofia benigna da prstata tambm chamado de dilatao transuretral, onde se usa um cateter com um balo especial. Quando dentro da prstata, o balo inflado para ampliar a passagem para o fluxo de urina.

Ejaculao: expulso do smen do pnis, geralmente acompanhada de um orgasmo. O lquido ejaculado, ou smen, consiste no esperma e outras secrees. Estril: incapazes de produzir descendentes Epiddimo: O epiddimo um pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozides produzidos pelo testculo. Localiza-se atrs do testculo, no saco escrotal, e desemboca na base do ducto deferente, o canal que conduz os espermatozides at a prstata. Os espermatozides so armazenados no epiddimo at atingirem a maturidade. Ereo: o alargamento e enrijecimento do pnis como um resultado de simulao sexual. Escroto: o saco de pele externa que contm os testculos. Espermatozides ou espermatozides: a clula sexual masculina ou gameta que carrega a informao gentica do sexo masculino e se esfora para fertilizar o vulo feminino e criar uma nova vida. um componente do smen ejaculado do pnis. Estrognio: um nome genrico para os hormonas (ou hormonas) femininos, que so responsveis pelo desenvolvimento dos rgos reprodutivos e caractersticas sexuais secundrios na mulher. Foi utilizado para o tratamento do cncer de prstata. Frteis: capaz de conceber filhos. Glndula da prstata: uma glndula do tamanho de castanhas localizado directamente abaixo da bexiga masculino e em torno de uma poro da uretra. Ela secreta um componente lquido do smen, que expelido durante a ejaculao. Hipertermia: outra palavra para "calor". A Terapia de hipertermia usa o calor de microondas, aplicada a todo o corpo da prstata ou a uma rea especfica, para encolher as clulas cancerosas. Hipertrofia: desenvolvimento ou crescimento excessivo de um rgo ou glndula. Hipertrofia prosttica benigna (BPH): alargamento, aumento ou crescimento do tecido glandular da prstata, que normalmente comea por volta dos 40 anos. Isto no cncer, no invade nem ataca as clulas vizinhas. A condio pode causar o crescimento da prstata contra a uretra e comprimir a sada da bexiga, causando dificuldade para urinar. Impotncia: incapacidade do homem para alcanar e manter uma ereo suficiente para penetrao de uma vagina feminina. Incontinncia: incapacidade para controlar as funes da bexiga ou intestino. Lquido seminal (smen): um lquido branco-amarelado espesso que contm esperma. uma mistura de secrees dos testculos, vesculas seminais, prstata e glndula de Cowper , concebido para fornecer espermatozides saudveis para o sistema reprodutor feminino. Macrobitica: um mtodo para estender o prazo de vida e evitar a doenas atravs da dieta e estilo de vida em harmonia com o meio ambiente. Masturbao: estimular ou manipulao de genitais prpria para a gratificao sexual. Metstase: a disseminao de clulas cancerosas para outras partes afetadas do corpo.

10

Nefrite: inflamao renal aguda ou crnica. s vezes um resultado da estagnao da urina devido a problemas de prstata no tratados. Nervos pudendos: nervos responsveis pela realizao sexual sensaes do pnis para a medula espinhal e, em seguida, para o crebro. Esses nervos so frequentemente cortados durante cirurgias de prstata abdominal, o que causa a impotncia permanente. Noctria: um desejo ou necessidade de urinar durante a noite, com frequncia. Ndulo: uma pequena massa de tecido ou de um tumor, geralmente malignos. Nervos parassimpticos: o sistema de nervos responsveis pela ereo peniana. Oncogene, terapia: terapia do cncer em potencial que substitui genes defeituosos por outros saudveis. Orgasmo: o clmax do ato sexual. acompanhado por contraes musculares, liberao de tenso e sensaes prazerosas. Nos homens, o orgasmo geralmente acompanhado pela ejaculao. O orgasmo pode ocorrer sem uma ereo. Prteses penianas: implantes colocados no pnis que permitem a simulao de uma ereo natural. Eles normalmente so usados por homens impotentes por doena, cirurgia, hormonas ou tratamentos com radiao. Pnis: rgo sexual masculino excretor e urinrio. Potncia: a capacidade de atingir e manter uma ereo suficiente para penetrao vaginal. Potncia poupada, Tcnica: uma variao da prostatectomia radical aberta, na qual os nervos e vasos sanguneos responsveis pela ereo so deixados no local. Pode ser invivel quando o tumor grande ou se espalhou por toda a prstata. Prostatite: inflamao aguda ou crnica da prstata, geralmente causada por uma infeco, ou congestionamento ou irritao. Radiao de alta energia: uma terapia que usa aceleradores de radiao, como os neutres, protes e es de hlio para irradiar tumores de cncer. Ressectoscpio: um instrumento cirrgico inserido no pnis durante a prostatectomia transuretral. Retrgrada: um termo que descreve uma condio na qual o esperma vai para trs para a bexiga ao invs de ser movido para a frente e para fora da extremidade do pnis. Isto frequentemente um resultado incuo de algumas operaes de prstata. Selnio: um oligoelemento necessrio para preservar a elasticidade das clulas e melhorar o suprimento de oxignio para o corao. Sigmoidoscpio: um instrumento de visualizao de cerca de 10 centmetros de comprimento. s vezes, introduzido no nus como parte do exame retal. Stent: um pequeno dispositivo tubular feita de metal ou plstico cirrgico. Cirurgies utilizam este implante experimental para aliviar a prstata, obstruo e escorar o colo da bexiga. Suprapbica / retropbica, Prostatectomia: procedimentos cirrgicos pelo qual a totalidade ou parte da prstata removida atravs de uma inciso abdominal. 11

Testculos: duas glndulas reprodutoras masculinas que so colocadas na bolsa escrotal. Os testculos ou testculos, produzem espermatozides e andrgenos. Terapia biolgica: uma terapia experimental do cncer, baseada no aumento da resistncia do prprio organismo ao cncer. Substncias em estudo incluem o fator estimulante de colnia (que estimula a produo de glbulos brancos) e interferonas e interleucinas (protenas do corpo que combatem as infeces). Terapia hormonal: um tratamento de cncer de prstata que usa hormonas femininas para reduzir a produo de testosterona que necessrio para a reproduo do cncer de prstata. ( Obs.: Terapia muito usada pela medicina convencional. Tem a impotncia sexual como uma das principais consequncias. Sabe-se hoje que, reduzir a testosterona no o melhor caminho.) Vesculas seminais: so duas glndulas que produzem um lquido viscoso, o lquido seminal, que vai se misturar secreo prosttica e aos espermatozides vindos do duto ejaculador, para formar o smen. o local onde se produz a maior quantidade (80%) do lquido seminal. Esse lquido nutre os espermatozides e facilita sua mobilidade.

Este texto se destina apenas a informar e alertar, no tem inteno de diagnosticar ou de prescrever.

12

Potrebbero piacerti anche