Sei sulla pagina 1di 13

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

O QUE A CERTIFICAO DA QUALIDADE?

A globalizao dos mercados torna cada vez mais evidente as questes da qualidade. De facto a maioria dos nossos parceiros econmicos no admite a no qualidade. Por outro lado, a qualidade j uma filosofia de actuao nas empresas modernas e competitivas, tornando-se cada vez mais numa questo de acesso a mercados mais exigentes. O interesse crescente em produzir com Qualidade e demonstr-lo uma diferenciao positiva, que se tem vindo a afirmar em todas as reas de actividade. A actividade de normalizao, documentos voluntrios, tem-se tornado cada vez mais intensa e tem por objectivo reflectir e tornar do domnio pblico metodologias relacionadas com a permuta dos produtos / servios. Para isso, a comunidade europeia desenvolveu uma srie de normas que servem de guia para a implementao de um sistema de gesto da qualidade e sua possvel certificao por uma entidade terceira. A certificao de uma empresa consiste no reconhecimento por um organismo idneo e independente de que a empresa dispe de um Sistema de Qualidade implementado de acordo com as normas da srie ISO 9001. O processo de certificao um processo voluntrio, podendo recorrer a este servio qualquer entidade, independentemente do seu estatuto ou domnio de actividade. Uma empresa que esteja certificada de acordo com a ISO 9001:1994, tem de actualizar o seu sistema de gesto da qualidade a fim de satisfazer os novos requisitos ISO 9001:2000.
GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

18 de Abril de 2008

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

UMA ESTRATGIA PARA A COMPETIVIDADE

Nos ltimos anos, a Gesto da Qualidade tornou-se um factor chave na deciso de comprar um produto em detrimento de outro. Para os produtores de bens e para os fornecedores de servios, as tcnicas de gesto centradas na melhoria contnua da Qualidade oferecem uma via de inovao, uma maior eficincia da gesto e menores custos.

INFLUNCIA DA ISO 9001 NOS MERCADOS INTERNACIONAIS

Em todo o mundo, as normas da srie ISO 9001 constituem referncias fundamentais para a produo de bens e servios comerciais, industriais, sociais, pblicos e mesmo militares. So cada vez mais frequentes os requisitos contratuais de que os fornecedores tm de ser certicados de acordo com o modelo da srie ISO 9001. Isto verdade principalmente em indstrias com regulamentao especfica, tais como as indstrias farmacuticas, automvel, de brinquedos, de equipamento de segurana e de telecomunicaes. De acordo com o modelo da srie ISO 9001, podemos resumir os benefcios da adopo de um sistema da qualidade nos seguintes:

A uniformizao de normas da Qualidade em todo o mundo proporciona vantagens competitivas aos fornecedores dos pases que as adoptem.

As normas da srie ISO 9000 facilitam o acesso a mercados globais e abrem novos mercados reduzindo as influncias de barreiras comerciais e de alianas polticas.
GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

18 de Abril de 2008

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

A certificao de acordo com as normas ISO 9001 reduz ou evita custos adicionais e atrasos associados a processos de qualificao de fornecedores, a concursos de fornecimento, a auditorias da Qualidade a fornecedores, a inspeces na origem e a outros aspectos relacionados com a garantia da Qualidade de fornecedores.

Aspectos como fiabilidade, segurana, sanidade, compatibilidade ambiental, termos e condies do comrcio internacional, e procedimentos de embalagens e expedio, so mais facilmente reconhecidos por fabricantes e fornecedores que seguem as referncias e orientaes da ISO 9001. A reputao da ISO - International Organization for Standardization e o reconhecimento internacional do Sistema de Gesto da Qualidade de acordo com a ISO 9001:2000 prestigiam a imagem de qualquer Organizao. Simultaneamente, proporcionam a melhoria contnua dos processos e Sistemas de Gesto de Qualidade. Isso traduz-se na melhoria geral da performance e na influncia positiva dos resultados da Organizao.

INFLUNCIA NA CULTURA DA EMPRESA E NOS COLABORADORES

Implementar um Sistema da Qualidade de acordo com a ISO 9001 causa sempre um profundo efeito na organizao e no modo como a empresa funciona. A disciplina associada com o desenvolvimento e com a documentao de procedimentos faz com que todos os colaboradores estejam conscientes da importncia de cada tarefa e de como esta tem que ser realizada para garantir a Qualidade. Demonstrar um real compromisso com a Qualidade poder transformar a cultura de uma Organizao, uma vez que os colaboradores reagem positivamente a melhorias constantes.
18 de Abril de 2008

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

EFEITO NOS CLIENTES

Os clientes tm tendncia a preferir fornecedores que esto a implementar um Sistema de gesto da Qualidade de acordo com a ISO 9001 e que tencionam obter a certificao. Um fornecedor j certificado tem uma vantagem competitiva imediata sobre outros fornecedores que no esto ainda certificados. A certificao d confiana ao cliente de que o fornecedor j demonstrou a uma terceira entidade independente e objectiva (a entidade certificadora) que o seu sistema da Qualidade est em conformidade com os requisitos de uma norma internacionalmente reconhecida.

EFEITO EM FORNECEDORES E SUBCONTRATADOS

Os fornecedores e subcontratados so afectados pelos clientes que adoptam as normas da srie ISO 9001 e que tm regras claras para garantir a qualidade e os processos ou produtos a fornecer. So frequentes os casos em que os fornecedores e os subcontratados so encorajados ou mesmo compelidos a cerem certificados de modo a constiturem uma fonte de fornecimento qualificada a considerar em futuros fornecimentos

FACTORES CHAVE PARA O SUCESSO

Qualquer empreendimento que envolva mudanas significativas na forma como uma organizao conduz as suas operaes de rotina e no modo como organiza e gere procedimentos e instrues de trabalho, demora tempo e necessita de esforos

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

18 de Abril de 2008

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

adicionais. Existem numerosos exemplos de desistncias, assim como de avanos e recuos na implementao de Sistemas da Qualidade, especialmente em empresas no habituadas a procedimentos escritos, a formao, a auditorias e manuteno de registos. So reconhecidos os seguintes factores de sucesso na implementao de Sistemas da Qualidade: Liderana, comprometimento e envolvimento da gesto de topo. Acompanhamento e superviso por uma equipa dinamizadora da Qualidade designada pela gesto de topo. Existncia de equipas de implementalo com a qualificao adequada Prtica efectiva de auditorias da Qualidade, de aces correctivas e de melhorias do processo Organizao, trabalho em equipa e disciplina para seguir sistematicamente mtodos de implementao j testados.

OBJECTIVOS DA IMPLEMENTAO DA NORMA ISO 9001

Os objectivos que se pretendem atingir com a implementao sria de um Sistema da Qualidade, de acordo com a ISO 9000, so entre outros, : Penetrao em novos mercados, ou manuteno dos existentes,
18 de Abril de 2008

Aumento da confiana, interna e externa, nos mtodos de trabalho,. Reorganizao da empresa, Aumento da motivao dos colaboradores, Prestigio, Maior controlo dos custos de no qualidade e sua diminuio, Aumento da satisfao dos clientes.

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008 :

Reconhecimento quase mundial. Integrao na lista de empresas lideres do mercado mundial.

O principal objectivo da ISO 9001 a satisfao do cliente, conforme se pode ver na rincipal figura seguinte:

Responsabilidade da direco

Exigncias e necessidades do cliente


Medio, anlise e melhoria Gesto de recursos

Satisfao do cliente

Realizao do produto

PRINCIPAIS FASES
18 de Abril de 2008

O desenvolvimento, implementao e melhoria da eficcia do sistema de gesto da qualidade segue a metodologia P.D.C.A. (plan, do, check and act) a seguir resumida:

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008 :

Em que : Planear estabelecer objectivos e metodologias para os atingir com vista satisfao do cliente. Fazer Implementar as metodologias anteriores. Verificar Monitorizar e medir os processos / produtos e relatar os resultados. Actuar Exercer aces de melhoria sobre o processo / produto.

Alm disso pode-se dizer que a implementao de um Sistema de Gesto da se Qualidade / Ambiente passa pelas seguintes fases:
18 de Abril de 2008

Documentar o que se faz Fazer o que est documentado Registar o que se fez

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE QUALIDADE: ISO 9001

A adopo de um Sistema de Gesto da Qualidade deve ser uma deciso estratgica e voluntria por parte da organizao. A concepo, planeamento e implementao do Sistema influenciado por vrias variveis como a dimenso da empresa, o tipo de produto produzido, os processos empregues, etc. Esta norma no tem como objectivo uniformizar os sistemas de gesto da qualidade. As exigncias referidas na norma ISO 9001 so complementares s exigncias em relao aos produtos. A ISO 9001 refere as exigncias de um sistema de gesto da qualidade com vista eficcia na satisfao do cliente. Ela no inclui sistemas de gesto ambiental, sade, higiene e segurana no trabalho, responsabilidade social, ou outros sistemas de gesto. Uma organizao pode implementar um sistema de gesto da qualidade para melhoria interna e estar, ou no, interessada no reconhecimento externo (certificao). Mas, normalmente, quem implementa um SGQ porque est

interessado na sua certificao. A certificao do sistema de gesto da qualidade de uma empresa o reconhecimento por uma entidade externa e independente de que a empresa satisfaz o cliente e as exigncias legais e regulamentares, de uma forma eficaz.

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

18 de Abril de 2008

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

METODOLOGIA DE ACTUAO

A metodologia de actuao proposta para implementao de Sistemas da Qualidade (ISO 9001) consta das seguintes fases, as quais podem existir sobrepostas:

Auditoria de diagnstico ao Sistema da Qualidade e elaborao do respectivo relatrio Definio dos processos e produtos e seus indicadores, Formao e sensibilizao dos colaboradores da empresa em preparao para a mudana e para o processo de certificao da empresa Elaborao de uma proposta inicial para o Manual de Gesto da Qualidade, e consequente definio do organigrama da empresa, funes dos

colaboradores, constituio de um grupo da qualidade, etc Anlise da legislao aplicvel, Elaborao da restante documentao Implementao da documentao Formao / Sensibilizao dos membros do Ncleo da Qualidade para o Sistema da Qualidade e a normalizao associada Formao em auditorias internas da qualidade Auditoria de pr-certificao por um auditor reconhecido e que no esteja envolvido no processo Anlise das constataes desta auditoria interna e pedido de concesso Anlise do relatrio da equipa auditora e resposta ao mesmo
18 de Abril de 2008

O perodo mdio de durao de um projecto de certificao de uma empresa varivel de acordo com vrias caractersticas da organizao, nomeadamente a sua dimenso, podendo, no entanto, ser apontado como prazo mdio cerca de 12 meses.

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

10

PROCESSO DE REVISO DO SISTEMA DE QUALIDADE

1. De acordo com o referencial ISO 9001:2000, antes de iniciar o processo de reviso do sistema da qualidade de uma empresa ou de implementar de raiz um sistema da qualidade, indispensvel fazer uma anlise do referencial normativo. Assim, aconselhvel a leitura das normas: ISO 9000:2000 - Sistemas de gesto da qualidade - Fundamentos e vocabulrio ISO 9001:2000 - Sistemas de gesto da qualidade - Requisitos ISO 9004:2000 - Sistemas de gesto da qualidade - Linhas de orientao para melhorias de desempenho.

2. Caso a empresa j tenha um sistema da qualidade implementado, o prximo passo desenvolver um processo de adequao do sistema de qualidade aos novos requisitos normativos atravs da Reviso pela Direco (requisito 4.1.3 da ISO 9001:1994). Ser aconselhvel proceder a um planeamento das actividades a desenvolver. Se a empresa no tem qualquer sistema da qualidade implementado e pretende implementar um sistema de gesto da qualidade segundo o referencial ISO 9001:2000, deve ser escolhido o momento mais oportuno, de maneira a que as condies para o arranque estejam reunidas, nomeadamente, no que diz respeito ao envolvimento de todos os colaboradores da organizao e disponibilidade de recursos. Antes de iniciar o processo de implementao do sistema da qualidade, convm planear o projecto, com o objectivo de programar no tempo as fases de realizao do mesmo e identificar os recursos necessrios e as pessoas chave.
18 de Abril de 2008

3. O gestor da qualidade no o nico responsvel pela definio e implementao de um sistema de qualidade. Sendo assim, sugerido reunir um grupo de trabalho
GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

11

que represente os vrios sectores da empresa, de forma que estes sejam parte activa na definio e implementao do sistema. A formao deste grupo no referencial normativo ISO 9001:2000 condio essencial para o incio do processo. Porm, em alternativa, podero ser criadas vrias equipas de trabalho em que o respectivo animador ou coordenador, aps ter recebido formao, providencia a formao da equipa.

4. A norma ISO 9001:2000 promove a adopo da abordagem por processos. Segundo esta abordagem, o sistema de gesto da qualidade ter que ser um sistema de processos devidamente identificados. A gesto dos processos tambm um factor a considerar para garantir a melhoria contnua. Caso o sistema da qualidade de uma empresa no esteja estruturado em processos, ter todas as vantagens em providenciar formao em gesto de processos, sendo esta dirigida ao grupo de trabalho.

5. O grupo de trabalho dever comear por desenvolver a estrutura de processos da organizao. A estrutura dos processos ter que ser a mais aproximada possvel realidade da organizao. A estrutura poder ser constituda por vrios nveis como por exemplo: macroprocessos, processos e subprocessos.

6. Caso a organizao j possua um sistema da qualidade estruturado por processos, ter que proceder ao diagnstico do sistema da qualidade, com o objectivo de
18 de Abril de 2008

identificar os processos que porventura ainda no estejam definidos e que correspondem a requisitos normativos da ISO 9001:2000.

7. Aps ter sido identificada a estrutura de processos da organizao h que fazer um planeamento mais detalhado do trabalho a desenvolver, pelos vrios elementos do

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

12

grupo. importante que este planeamento contemple as actividades a desenvolver, responsabilidades e prazos para concluso. Uma outra alternativa poder passar por fazer o desdobramento em vrios planos de trabalho, consoante as responsabilidades envolvidas ou as equipas de trabalho.

8. Tendo como base a estrutura dos processos, h que comear a definir os processos propriamente ditos. No caso de optar por uma estrutura de trs nveis (macroprocessos, processos e subprocessos) o trabalho dever ser feito ao nvel dos subprocessos. Nesta fase, muito importante no s definir os processos, mas tambm identificar as sua interaces. Os processos a definir tero que necessariamente contemplar os requisitos da norma de referncia ISO 9001:2000.

9. A fase de implementao dos processos deve ser iniciada, sempre que possvel, medida que os processos vo sendo definidos.

10. Aps o sistema de gesto da qualidade estar implementado, devero ser realizadas auditorias da qualidade internas, afim de aferir do grau de conformidade do sistema da qualidade. Todas as no conformidades detectadas devero tratadas a fim de garantir a sua eliminao.

11. Caso o objectivo seja obter a certificao do sistema da qualidade dever, nesta fase, ser solicitada a certificao a um organismo certificador.

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

18 de Abril de 2008

UMA CONTROLO DE QUALIDADE CERTIFICAO DA QUALIDADE: ISO 9001 2007/2008

13

Para a elaborao deste trabalho, foi consultada a seguinte bibliografia:

http://www.aeportugal.pt/

http://www.pt.sgs.com/pt/iso90012000.htm?serviceId=10954&lobId=24178

http://www.praxiom.com/

Aplicaes da Qualidade na Industria de MIRANDA, R M

Este trabalho foi elaborado pelos elementos do Grupo 5. Maria Irene Gonalves Caires 2015407 Lus David Lus Rodrigues 2031207 Diogo Wilson Grosse Fernandes 2057907 Joo Andr Correia de Caires 2035407

GRUPO 5: MARIA CAIRES, LUS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOO CAIRES

18 de Abril de 2008

Potrebbero piacerti anche