Sei sulla pagina 1di 5

1

Aspectos de Comunicao da Norma IEC 61850


E. C. Gurjo, U. A Carmo, Member, IEEE, B. A. Souza, Senior Member, IEEE
Neste trabalho feito um apanhado de alguns aspectos de como essa troca de informaes universal realizada sob o ponto de vista de redes de comunicao. Para tanto, descrita a pilha de protocolos utilizada. Tambm mostrado como as diversas mensagens previstas so manipuladas nessa pilha de protocolos, segundo essa norma. O trabalho est dividido da seguinte forma, na Seo II feita uma descrio da norma IEC 61850. Na Seo III so apresentadas a pilha de protocolos e as mensagens trocadas na comunicao e como elas so manipuladas nas camadas do protocolo. Na seo IV apresentado o modelo de dados que representa os atributos e funes dos dispositivos fsicos de uma subestao do sistema eltrico. A seo V descreve a arquitetura da linguagem de configurao ECL e sua composio de arquivos. Finalmente na Seo IV so feitas as concluses e algumas perspectivas de oportunidades que essa norma fornece. II. A NORMA IEC 61850 Para possibilitar a comunicao entre dois sistemas normalmente utiliza-se um conjunto de regras que define o tipo das mensagens e ordem que elas devem ser trocadas. Esse conjunto de regras conhecido como um protocolo [3]. Quando a comunicao exige um grande nmero de protocolos esses so agrupados em funcionalidades formando uma camada e o conjunto de camadas forma uma pilha de protocolos [3], [4]. O objetivo principal de um protocolo (ou uma pilha de protocolos) fazer com que sistemas (ou equipamentos) mesmo que tenham arquiteturas internas distintas falem a mesma lngua e assim consigam trocas informaes e se entenderem [3]. Porm, se no houver um consenso que defina regas bsicas que os protocolos de uma determinada aplicao devam seguir (modelo de referncia), possvel que solues proprietrias sejam propostas, ou seja, cada fabricante pode definir um protocolo especfico para os seus produtos e isso pode impedir a comunicao com equipamentos de outros fabricantes. O fato acima descrito ocorreu quando do surgimento das primeiras redes de computadores e foi resolvido pela adoo dos modelos OSI/ISO [4] e do TCP/IP [3]. Sendo esse ltimo um melhor exemplo, pois resultou na Internet. O problema da profuso de protocolos proprietrios tambm ocorre nas subestaes de energia eltrica. Atualmente cada fabricante utiliza o seu protocolo, o que dificulta a interligao entre equipamentos de fabricantes distintos. Essa interligao pode ser feita utilizando

Resumo Neste artigo so apresentados os aspectos do modelo de dados, linguagem de configurao e da comunicao, em termos de pilhas de protocolos e tipos de mensagens, entre equipamentos de automao da proteo de subestaes de energia eltrica que seguem a norma IEC 61850. mostrada a pilha de protocolos utilizada nessa norma e como feita a troca de mensagens nessa pilha. Palavras Chaves IEC 61850, automao, subestao, protocolos, modelo de dados, N Lgico.

I. INTRODUO

s sistemas atuais de automao de subestaes de energia eltrica normalmente consistem de equipamentos de diferentes fabricantes e de diferentes geraes. A comunicao entre esses equipamentos difcil, pois a maior parte deles usa protocolos especficos, o que leva ao uso de um equipamento para converso entre os protocolos especficos (gateway) ou a imposio de usar equipamentos com o mesmo protocolo de comunicao, o que possivelmente implica no uso de equipamentos de um mesmo fabricante [1]. No comeo dos anos 90 o projeto Utility Communications Architecture (UCA) comeou a ser desenvolvido nos Estados Unidos no EPRI (Electric Power Reserch Insitute) com o objetivo de desenvolver uma estrutura de comunicao em tempo real comum a todas as empresas. Em 1995, trs grupos de trabalho do Comit Tcnico TC57 da IEC (International Electrotechnical Comision) foram estabelecidos para preparar um padro para comunicao de sistemas em subestaes. A parte do trabalho americano foi chamada de UCA 2.0. Reconhecendo que estavam tentando atingir o mesmo objetivo, EPRI e UCA decidiram unir esforos para obter um padro que seja internacionalmente aceito [1], esse padro conhecido com IEC 61850 Redes de Comunicao e Sistemas em Subestaes (do ingls, IEC 61850 Communication Networks and Systems in Substation) [2]. Apesar de ainda estar em desenvolvimento, a norma IEC 61850 define dentre outras coisas o modelo de dados e a pilha de protocolos para a comunicao entre equipamentos e tem despertado interesse das empresas, pois pode solucionar o problema da comunicao entre equipamentos de diferentes fabricantes e geraes.

E. C. Gurjo e B A. Souza so professores da Universidade Federal de Campina Grande, R. Aprgio Veloso, 882. Campina Grande, PB, Brasil. U. A. do Carmo engenheiro da Companhia Hidro Eltrica do So Francisco Chesf , Recife, PE, Brasil. (e-mails: {ecandeia, benemar}@ee.ufcg.edu.br, acarmo@chesf.gov.br).

conversores de protocolos (gateways), mas esses equipamentos tm um atraso inerente e para sistemas em tempo real, como o caso da proteo de uma subestao, atrasos na troca de mensagens podem gerar atuaes indevidas provocando distrbios no fornecimento de energia eltrica. Na busca em obter um padro nico de comunicao entre equipamentos numa subestao de energia eltrica alguns esforos forma iniciados. Uma dessas iniciativas so protocolos como IEC-870-5-101/104 que fazem a comunicao entre centro de controle e subestaes, outra iniciativa foi o protocolo IEC-870-5-103 projetado especificamente para comunicao dos dispositivos de proteo. Este protocolo utiliza o modelo de mestre-escravo, apresentando a restrio de um pequeno nmero de funes e de modelo de dados padronizado [5]. Como j foi citado, o projeto UCA e os grupos de trabalho do IEC iniciaram esses esforos e em seguida se uniram para obter um padro nico o IEC 61850 Redes de Comunicao em Sistemas e Subestaes (do ingls, IEC 61850 Communication Networks and Systems in Substation) [2]. Esse padro est definido em uma norma que define o modelo de dados e a pilha de protocolos que possibilita a troca desses dados e tem como premissas bsicas a interoperabilidade para permitir a troca de informaes entre equipamentos de fabricantes distintos, a possibilidade de configuraes de funes com as necessidades dos usurios e que ela seja a prova de futuro possibilitando a utilizao dos progressos nas tecnologias de comunicao e nas necessidades dos usurios [2]. A norma est dividida em 10 partes, conforme representado na Figura 1, sendo que cada uma das partes consiste em um documento que define as caractersticas que uma determinada implementao deve ter para estar em conformidade com a norma.

III. MODELO DE DADOS A norma do protocolo IEC-61850 define e padroniza o modelo dos dados que representam os atributos e funes dos dispositivos fsicos de uma subestao ou usina do sistema eltrico. Este modelo voltado para a orientao a objeto OO e utiliza todos os conceitos associados a este tipo de estrutura de dados. Formado por uma hierarquia de componentes de hardware e software. O dispositivo eletrnico inteligente - IED formado por um hardware e por um conjunto de funes residentes que caracterizam o seu comportamento. As funes utilizam classes de dados e as respectivas instncias de dados. Um conjunto de funes ou sub-funes interna do IED que trocam informaes formam um N Lgico NL. Um conjunto de NL forma um dispositivo lgico DL. O dispositivo lgico est residente no dispositivo fsico (IED). A Figura 2 ilustra a estrutura hierrquica do modelo de dados interno ao dispositivo fsico. Os ns lgicos contem uma lista de dados baseado em sua funcionalidade com os respectivos atributos. Os dados tm uma semntica bem definida dentro do contexto de sistema de automatizao de subestao [7]. O n lgico que representa a funo de um disjunto denominado XCBR. Um dos dados associados ao n lgico XCBR POS (posio) que diferente de um simples ponto de estado do disjunto. POS tem vrios atributos que so categorizados como: Controle (estado, medidas/valores medidos e configurao), Substituio, Configurao, descrio e extenso.

Fig. 2 Modelo de dados embutido no dispositivo fsico O atributo de dado Pos.ctlVal representa um controle e pode ser um comando de abertura ou fechamento. O Pos.stVal representa a posio real do disjunto podendo assumir os seguintes estados: transio, aberto, fechado ou defeito. A norma IEC-61850 padronizou um conjunto de treze grupos de ns lgicos que tem como finalidade agrupar funes afins do tipo proteo, controle e automao de subestaes e usinas. Podemos citar como exemplo os grupos de funes de proteo, de medio e de monitoramento dentre outros. Em cada grupo de ns lgicos existem classes de ns lgicos associada. Por exemplo, no grupo de funes de proteo existem vinte e sete classes e o total de classes associadas a todos os grupos de 86. A classe de n lgico

Fig. 1 Arquitetura da norma IEC 61850. O modelo de dados orientado a objetos e os dados so trocados entre funes e sub-funes que esto nos dispositivos inteligentes eletrnicos (IED, do ingls Intelligent Eletronic Devices). Na prxima seo so apresentados a pilha de protocolos a as mensagens trocadas entre os IEDs.

atingiu o nmero de 377 Classes de Dados. A Tabela 1 ilustra as Classes de Dados normalizadas para um N Lgico.
TABELA 1 CLASSES DE DADOS DO IEC-61850 Classe de Dados Informao do Sistema Informao do dispositivo fsico Medio Valores medidos Dados controlveis Informaes do estado Configurao Total Quantidade 13 11 66 14 36 85 130 355

A - Corrente fase terra fase 1, 2, 3. Amps Corrente trifsica; Ang ngulo entre tenso e corrente. Anln Entrada analgica para I/O genrico; ChAnVal matriz de canais analgicos e valores atuais ; CircA medida da corrente de circulao em transformadores paralelos; ..................................Etc. ..

Fig. 3 Arquitetura do sistema de configurao que utiliza linguagem SCL A linguagem SCL utiliza vrios arquivos para realizar a descrio formal dos modelos. O arquivo System Specificatio Description SSD descreve o diagrama unifilar, as funes alocadas a este diagrama e dados que eventualmente sero suportados por esta descrio. A capacidade de cada IED descrita no arquivo IED Capability Description ICD. A Figura 3 ilustra a arquitetura de um sistema de configurao utilizando a linguagem SCL. Nesta figura temos uma estao de engenharia rodando o aplicativo de gerenciamento de configurao, o configurado do sistema que baseado no arquivo SSD realiza as operaes necessria para configurar o sistema, o configurador de IED que utiliza o arquivo ICD para configurar os IEDS. O aplicativo de gerenciamento de configurao transfere atravs do gateway os arquivos contendo a configurao para os IED. V. PILHA DE PROTOCOLOS E TIPOS DE MENSAGENS PREVISTOS PELA NORMA A pilha de protocolos est representada na Figura 4 e composta de um servio que gera mensagens e das camadas de transporte, rede e enlace. Pode-se observar que somente a camada de enlace comum a todas as mensagens e utiliza o protocolo Ethernet com prioridade. As mensagens que no tem restrio de tempo, aqui denominadas comunicao clienteservidor, utilizam toda a pilha de protocolos enquanto as demais, que precisam tem restries quanto a atrasos, so mapeadas diretamente na camada de enlace. As mensagens so classificadas em classes desempenho como est apresentado na Tabela 2. Por utilizarem todas as pilhas do protocolo, as mensagens cliente-servidor tm um atraso inserido pelo processamento em cada camada, e por esse motivo devem estar necessariamente relacionadas a servios com restries crticas de tempo como, por exemplo, sincronizao, leitura e escrita de atributos e transferncia de arquivos.

IV. LINGUAGEM DE CONFIGURAO A norma IEC-61850 parte 06, define uma linguagem de descrio formal de configurao para os sistemas de automao de subestao - AS. Esta linguagem conhecida como Substation Configuratio Languagem SCL baseada em eXtender Markaup Language (XML) [5] e tem como objetivo principal padronizar os atributos de configurao de maneira a permitir configuraes de IEDs com maior segurana e confiabilidade. A linguagem composta pelos arquivos descrio de configurao de IED (ICD), descrio de configurao de sistema (SCD) e Especificao do sistema (SSD). Estes arquivos contem os dados da subestao, das relaes dos equipamentos de manobras, da funcionalidade dos IEDs e de todos os servios de comunicao. Os arquivos so utilizados para a troca de informaes de configurao entre ferramentas de fabricantes diferentes. A linguagem de configurao em seu escopo completo descreve os seguintes modelos [6]: Estrutura do sistema de potencia primrio: descreve como os equipamentos esto conectados e quais as funes que sero utilizadas; Sistema de comunicaes: Como os IEDs sero conectados nas redes e nas sub-redes e quais os pontos de acesso de comunicao; O nvel de aplicao das comunicaes: como os dados sero agrupados para serem enviados, como os IEDs disparam o envio dos dados e quais os servios escolhidos; A configurao de cada dispositivo lgico, os ns lgicos com as suas classes e tipos pertencentes a cada dispositivo lgico. As definies de tipo para cada instncia de n lgico. O relacionamento entre cada instancia de n lgico com o IED hospedeiro.

estrutura fixa de dados enquanto as mensagens GOOSE transportam estruturas de dados configurveis. As mensagens GOOSE contm informaes que permitem ao receptor conhecer que um status foi modificado e o instante em que ele foi modificado. Os valores amostrados, como corrente e tenso do transformador, so enviados nas mensagens SV que requerem ateno a restries de tempo, pois o conjunto de valores amostrados ser usado no receptor para reconstruir o valor original da grandeza medida. C. Mecanismo de envio de mensagens Mapear as mensagens com restries crticas de tempo diretamente na camada de enlace resolve o problema do atraso inserido pelas demais camadas no envio das mensagens, porm retira a confiabilidade que seria garantida por meios de estabelecimento de sees e confirmaes de recepo pelas camadas que no foram utilizadas. Para garantir a confiabilidade so inseridos outros mecanismos de retransmisso, descritos a seguir. Antes de apresentar o mecanismo de envio vale salientar que todos os servios de envio de dados so feitos de forma espontnea, ou seja, sem a necessidade de serem solicitados por outro equipamento. Para definir o que deve ser transmitido, um conjunto de dados relacionados a todas as mensagens (cliente-servidor, GOOSE ou SV) e um evento que define o incio da transmisso definido em bloco de controle. Uma mesma mensagem GOOSE enviada continuamente a cada Tmax = 1024ms. Quando um evento ocorre uma nova mensagem gerada e o perodo de envio diminuiu para Tmin = 2ms, em seguida esse perodo e incrementado at que o Tmax seja atingido ou que outro evento ocorra, gerando uma nova mensagem, conforme est ilustrado na Figura 5. Observe que caso um no ocorra novos eventos uma mensagem repetida em perodos de tamanho Tmax.

Fig. 4 Representao da Pilha de Protocolos IEC 61850


TABELA 2 TIPOS DE MENSAGENS E CLASSES DE DESEMPENHO

Tipo 1 1A 2 3 4 5 6

Classe Mensagens rpidas Trip Velocidade mdia Baixa velocidade Dados em rajada (raw data) Transferncia de arquivos Sincronizao de tempo

As mensagens com restries crticas a atraso, como bloqueios, so denominados de transferncia de objetos genricos de eventos do sistema (GOOSE, do ingls generic object oriented system events) (tipos 1 e 1A) como e transferncia de valores amostrados SV (sampled (analog) values) (tipo 4). Essas mensagens alm de no utilizam todas as camadas da pilha de protocolos tm prioridade mais alta. A. Mensagens Cliente-Servidor So definidos trs tipos de mensagens cliente-servidor: Sincronizao de tempo (tipo 6), Servios ACSI (Abstract Communication Service Interface) (tipos 2, 3 e 5) e Eventos genricos do status da subestao - GSSE (Generic Substation Staus Event) (tipos 1 e 1A). As mensagens ACSI provem uma interface abstrata de comunicao entre um cliente e um servidor remoto e para distribuio de eventos entre uma aplicao em um equipamento e aplicaes remotas em outros equipamentos. Apesar dos IEDs poderem ter um relgio interno, para garantir a sincronizao entre os IEDs mensagens de sincronizao de tempo so envidas pela rede. Essas mensagens utilizam o protocolo SNTP (Simple Network Time Protocol) [4]. B. Mensagens GOOSE e valores amostrados As mensagens GSSE e GOOSE pertencem classe de mensagens GSE (Generic Substation Event) sendo que as primeiras transportam informaes de status e so dos tipos 1 e 1A, como as mensagens GOOSE, mas s suportam uma

Fig. 5 Repetio de Mensagens GOOSE. No caso das mensagens por valores amostrados considera-se que a perda de algumas delas possa ser recuperada pelos algoritmos que rodam nas funes de recepo. Portanto no h mecanismos de reconhecimento ou envio contnuo para esse tipo de mensagem. D. Topologia da rede de comunicao de dados Em um sistema de automatizao de subestaes normalmente existem duas redes de suporte comunicao de dados. Uma rede ao nvel de subestao e outra ao nvel de processo. Um dos elementos bsicos na composio desta rede a switch. Esse tipo de componente introduz retardo na

rede que, dependendo da topologia, torna-se critico, principalmente para as mensagens GOOSE e de valores amostrados. Os projetistas de sistema de automatizao de subestao devem levar em considerao este retardo de tempo para definio da topologia da rede e dos requisitos da switch. Considere uma subestao de transmisso de mdio porte com vinte bays, conforme ilustrado na Figura 6, e um switch com os requisitos necessrios para atender a norma IEC61850. Isto , um switch com um retardo na ordem de 5ms. Suponha que esteja em uso uma rede em anel e que houve uma falha de disjuntor no bay i central da subestao, portanto a mensagem GOOSE de falha de disjuntor levar 50 ms, aproximadamente dois ciclos, para atingir o bay mais distante isto sem se considerar o atraso devido ao tempo de transmisso e decorrente a congestionamento de mensagens.
T=50ms

VII. REFERNCIAS
[1] F. Hohlbaum, L. Hossenlopp and G. Wing. Concecpt and First Implementation of IEC 61850. Cigr Brasil Comit de Estudos B5. Disponvel em http://sage.cepel.br/ceb5/artigos_bienal_2004.htm IEC 61850 Communication Networks and Systems in Substations http://www.61850.com/ Visitado em 02 de maio de 2006. K. W. Ross e J. F. Kurose, "Redes de Computadores e a Internet: Uma Nova Abordagem". Pearson do Brasil, 3a Edio, 2005. A. S. Tanenebaum. Redes de Computadores. Campus, 4a Edio, 2003. Brand, Klaus-Peter. How to Use IEC 61850 in Protection and Automation. Electra-Cigre, October 2005. IEC, part 6: Configuration Description Language for Communication in Electrical Substation related to IEDs, First edition 2004-03. IEC, part 7-1: Basic communication structure for substation and feed equipments- principle and models, First edition 2003-7.

[2] [3] [4] [5] [6] [7]

VIII. BIOGRAFIAS
E. C. Gurjo nasceu em Campina Grande, PB em fevereiro de 1974. Doutor em Engenharia Eltrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atualmente professor dessa instituio e tem trabalho na rea de Telecomunicaes em especial com Redes de Comunicao e Teoria da Informao. U. A. Carmo, Mestre em Cincia da Computao pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente engenheiro da CHESF, instituio que tem trabalhado na rea automao dos processos de superviso e controle do sistema de energia eltrica. B. A. Souza, (M02SM05) Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Eltrica, ttulos que recebeu da Universidade Federal da Paraba, Campina Grande, em 1977, 1981 e 1995 respectivamente. Atualmente professor da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. Suas reas de interesse so mtodos de otimizao e tcnicas de inteligncia artificial aplicados a sistemas de potncia. Transitrios eletromagnticos, qualidade da energia, planejamento e operao de sistemas de distribuio e, mais recentemente, automao de sistemas de energia eltrica.

bay 1

bay i

bay 20

Fig. 6 Retardo das mensagens GOOSE e SV provocado pelo switch. Observa-se que no projeto de sistemas de automatizao de subestao utilizando a norma IEC 61850 se faz necessrio uma anlise e negociao dos tempos envolvidos nas mensagens GOOSE e SV e os tempos de disparo das protees. Esta anlise dos tempos serve de insumo para a definio da topologia e quantitativos de redes e sub-redes tanto ao nvel de processo como ao nvel de subestao. VI. CONCLUSES Neste artigo foi realizada uma reviso do modelo de dados, da linguagem de descrio formal SCL e dos protocolos e das mensagens trocadas entre equipamentos que obedecem norma IEC 61850, e assim poderem realizar troca de informaes mesmo que sejam de fabricantes distintos. Dependendo do dado a ser enviado, um tipo de mensagem utilizado e, mensagens com restries a atrasos no utilizam todas as camadas do protocolo e para garantir confiabilidade tm um mecanismo especial de retransmisso.

Potrebbero piacerti anche