Sei sulla pagina 1di 25

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAO DA BAIXADA FLUMINENSE MESTRADO EM EDUCAO, CULTURA E COMUNICAO EM PERIFERIAS URBANAS

HIBRIDISMO E PS-MODERNIDADE PROF. HENRIQUE SOBREIRA

Rdio Multido
agenciando vozes diferentes e interesses comuns em um projeto de Rdio-Escola

Adriana Gomes Ribeiro FEVEREIRO 2008

1. Da massa multido
Imagine um rdio que, ao invs de nos entorpecer a capacidade de ouvir sons, nos fortalecesse a imaginao e a criatividade; ao invs de nos manipular para aceitar um trabalho mais rpido e um consumo maior, nos inspirasse a inventar; (...) ao invs de transmitir sempre as mesmas coisas, no se repetisse; ao invs de nos silenciar, nos encorajasse a cantar e a falar, para fazer do rdio um pouco de ns mesmos; ao invs de meramente transmitir para ns, ouvssemos atravs dele. Hildegard Westcamp O ambiente sonoro no rdio(159).

As reflexes da audioartista alem Hildegard Westcamp sobre uma produo para rdio que despertasse os sentidos dos ouvintes ao invs de embot-los, comearam a partir da fundao da Vancouver Co-operative Radio. A proposta da equipe fundadora da rdio era envolver a comunidade no processo de produo. (...) Qualquer ouvinte poderia ser tambm um radiomaker, podendo, ento, se tornar um ouvinte cada vez mais ativo (...). Westcamp procurava desenvolver seu trabalho captando sons do ambiente acstico cotidiano dos ouvintes e os veiculando no rdio, na tentativa de despert-los para o mundo de sons de seu entorno. A Vancouver Co-operative Radio foi fundada na dcada de 70, porm, o clamor por um rdio que seja mais do que um simples veculo transmissor quase to antigo quanto suas primeiras transmisses. Um outro alemo, o dramaturgo Bertold Brecht, escreveu entre 1927 e 1932 uma srie de pequenas reflexes que, reunidas, passaram a ser conhecidas com o ttulo de Teoria do Rdio. Esses textos de Brecht, atuais at hoje, so constantemente revisitados quando o assunto a demanda por democratizao e pluralidade de atores produzindo rdio. Principalmente o trecho em que ele afirma que preciso transformar o rdio, convert-lo de aparelho de distribuio em aparelho de comunicao, para tal, afirmava Brecht, faz-se necessrio converter os radio-ouvintes em abastecedores. Quero aqui refletir sobre quais estratgias podem ser seguidas para que uma rdioescola atinja esse rdio sonhado por Westcamp e por Brecht promotor de curiosidade e criao, aberto participao dos ouvintes como produtores. Sem tratar diretamente do contedo da programao, tento pensar uma estrutura de rede radiofnica que tenha como paradigma a arquitetura da informao na internet, e que seja capaz de lidar com a demanda contempornea por igualdade e diferena.

1.1 Mutaes da mdia rdio No foram poucas as vezes ao longo do sculo XX que o veculo rdio teve sua morte decretada. O vaticnio, no entanto, ocorreu de maneira mais contundente em dois momentos: com o surgimento da TV e, mais recentemente, com o advento da internet. Eduardo Meditsch, pesquisador e professor de rdio, apresentou assim a questo: O velho fantasma da extino do rdio ronda mais uma vez nossos estdios (...) As previses mais precavidas do ano 2000 imaginam que o rdio vai mudar tanto em funo da internet que dificilmente vai dar para cham-lo pelo mesmo nome. Procurando mostrar uma outra leitura do problema, Meditsch afirma que a internet como todos os demais avanos nas telecomunicaes, no representa uma ameaa, mas uma extraordinria ferramenta para o desenvolvimento do rdio(pg3). Para reforar sua argumentao ele cita algumas caractersticas do novo meio que podem ser entendidas como potencializadores do rdio, como, por exemplo, o fato de a internet permitir a transmisso de som ao vivo ou gravado, de qualquer parte do mundo para qualquer parte do mundo. Alm da possibilidade de qualquer um montar sua prpria emissora, sem necessidade de autorizao estatal. Um dos argumentos daqueles que apregoam a obsolescncia do veculo justamente o fato de que, via internet, as ondas hertzianas, ondas de rdio, no sero mais necessrias. Contra esse argumento Meditsch destaca que h o rdio meio de transmisso e o rdio meio de comunicao: O rdio meio de transmisso o das ondas de radiofrequncia deixou de ser referncia para definir o rdio meio de comunicao. Este, o do radialista, passou a ser transmitido tambm por cabo, internet, satlite (pg. 4). Para melhor distinguir os dois, assim como demarcar um terreno de ao para o rdio em relao aos outros meios (principalmente a internet), Meditsch procurou definir o que caracteriza o rdio meio de comunicao : aps muito matutar, arrisquei definir sua especificidade a partir de trs caractersticas indissociveis: um meio de comunicao sonoro, invisvel e que emite em tempo real (pg.5)1. Se certo que a internet ao invs de enterrar o rdio o potencializa, podemos dizer que to certo quanto o fato dela modificar a forma de fazer e ouvir rdio. Essa afirmao
1

Essa classificao, embora bastante til para fazer a distino do veculo rdio para os outros meios, me parece ser incompleta, na medida que deixa de fora do conceito programas pr-produzidos e programas que, armazenados em websites, podem ser ouvidos a qualquer hora pelo interessados. O tempo real tornase assim uma caracterstica discutvel. Para Meditsch a produo de mdia sonora que no est dentro das trs caractersticas citadas fonografia.

toma como base alguns pressupostos, tais como a modificao de linguagem e percepo trazida por qualquer nova tecnologia; as transformaes sofridas pela produo radiofnica quando a TV chegou ao mercado etc. Somadas a esses pressupostos h algumas questes em relao ao rdio em tempos de internet j presentes na reflexo cotidiana de produtores e pesquisadores do meio, como, por exemplo: sendo o rdio veculo com caractersticas de meio local e prestador de servios, em qu se converte quando a emissora pode ser ouvida no mundo inteiro? A histria do veculo, no entanto, confirma sua capacidade de adaptao segundo as demandas de cada perodo histrico ao mesmo tempo em que reafirma funes adquiridas, como, por exemplo, a prestao de servios2. Um carter maior de prestao de servios, ou de utilidade pblica, justamente uma das tnicas do que demandava Bertold Brecht quando escreveu sobre o rdio ainda na dcada de 20. Brecht ironizava a programao veiculada nos primeiros anos do rdio, apontando a distncia dessa programao em relao vida e problemas cotidianos dos ouvintes. Essa ironia era uma crtica ao que considerava uma falta de viso do potencial do rdio por parte dos burgueses detentores de estaes, e pode ser sentida em trechos como: era um triunfo colossal da tcnica, poder colocar por fim, ao alcance do mundo inteiro, uma valsa vienense e uma receita de cozinha (p35). Muito do que Brecht sugeria se tornou de fato prtica corrente. Para ele era necessrio fazer do rdio uma coisa realmente democrtica e, para tanto, dava uma receita: aproximar-se dos acontecimentos reais. O dramaturgo sugeria que o rdio veiculasse disputas entre especialistas, debates, sesses do judicirio. E que essa programao fosse divulgada previamente dentre a cinzenta uniformidade do menu dirio de msica caseira e cursos de idiomas.

2 H uma histria exemplar que ajuda a esclarecer o que quero afirmar. O fato se deu em uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos. O pas tinha passado pelo que chamam de desregulao de seus meios de comunicao durante o governo Reagan. Isso permitiu a formao de cadeias de rdio entre outras brechas legais. Muitas cidades de pequeno porte acabaram tendo apenas estaes repetidoras de grandes redes. Isso somado automao tcnica possibilitava que a estao ficasse no ar sem que houvesse sequer um funcionrio na sede para oper-la. Em uma dessas pequenas cidades ocorreu um acidente de trem e alguns vages que carregavam substncias txicas romperam. Quando policiais tentaram informar s rdios para que essas alertassem a populao do perigo que corria, no encontraram nenhum funcionrio nas estaes. Esse fato desencadeou a criao de algumas obrigatoriedades legais para as estaes que, a partir da, tiveram que garantir um responsvel de planto que pudesse colocar no ar imediatamente, se necessrio, um informe de utilidade pblica. Histria narrada pelo pesquisador Steve Spencer disponvel em http://www.soarmec.com.br/stevespencer.

O rdio repetidor dos programas dos sales burgueses conheceu uma faceta radicalmente diferente durante a Segunda guerra. O prprio Brecht faria um poema revelador dessa mudana de paradigma:
Pequena caixinha que carreguei quando em fuga Para que suas vlvulas no pifassem Que levei de casa para o navio e o trem Para que os meus inimigos continuassem a falar-me Perto de minha cama, e para minha angstia, As ltimas palavras de noite e as primeiras da manh Sobre suas vitrias e sobre seus problemas Prometa-me no ficar muda de repente (Em Meditch 2005:144)

Aps a Segunda guerra outros acontecimentos so apontados como determinantes de mudanas radicais no contedo do rdio e na relao dos ouvintes com o veculo. Um deles o advento dos transistores. Os pesados aparelhos receptores valvulados que determinavam um lugar e modo de ouvir o rdio (geralmente nas salas principais das casas, circundando o aparelho), so substitudos por aparelhos menores, que permitiram a multiplicao das formas de escuta. A chegada da TV foi outro grande marco para o rdio. A partir da dcada de 60 o veculo perdeu verbas publicitrias e consequentemente qualidade e diversidade em suas produes. Por outro lado, suas caractersticas de agilidade de cobertura e portabilidade foram reforadas, tornando-o fonte de informao obrigatria nos grandes centros. Para a pesquisadora argentina Maria Cristina Matta: A rdio-necessidade, no sentido informativo, uma inveno moderna: expressa as crescentes complexidades da vida urbana com seus nibus que mudam de trajeto (pg.287). Ao lado das funes de entreter e fazer companhia, e, talvez, mais importante do que elas, a funo informativa do meio rdio o consagra como prestador de servios e aproxima a produo atual dos desejos de Brecht para o veculo. No entanto, o carter interativo proposto pelo dramaturgo est muito mais prximo das formas de operar de outro meio de comunicao: a internet. Quando a internet surgiu no foram poucos os que viram no novo meio a concretizao do sonho de Brecht para o rdio. Ainda que o rdio lance mo do telefone, ou mesmo de mensagens via internet em tempo real (e-mail, msn) como ferramenta para ampliar a participao de ouvintes, so os profissionais das estaes que determinam o que ser pautado, a pergunta do dia etc. Haveria ento alguma estratgia para o rdio se aproximar do potencial multiplicador de vozes que tem a internet?

1.2 Mdia de massa x mdia de multido Quando pensamos em rdio e TV e na estrutura de veiculao desses meios, no h dvidas que so meios que operam o que se chama de comunicao um-muitos, ou seja, um nico centro produtor emissor para uma srie de receptores, padro que podemos identificar como comunicao de massa. Ecla Bosi, em seu livro Cultura de Massa e Cultura Popular leitura de operrias buscou vrios autores para melhor conceituar cultura de massa. Em Larsen ela encontrou a seguinte definio:
refere-se exposio relativamente simultnea de uma audincia ampla, dispersa e heterognea, a estmulos transmitidos por meios impessoais, a partir de uma fonte organizada, para qual os membros da audincia so annimos (pg. 21).

Para Bosi a comunicao de massa se desenvolve significativamente na sociedade industrial do sculo XX, que tem entre seus traos definidores a democratizao da informao (pg.22). Alguns autores citados por Bosi, como Wright, se preocupam em apresentar caractersticas tanto negativas quanto positivas (a democratizao da informao uma delas) desses meios de massa. Outros, como Adorno, apontam principalmente os malefcios da concentrao e homogeneizao de mensagens. Seguindo o raciocnio de Adorno, Bosi explica que, para ele, o resultado da indstria cultural e, por conseguinte, da cultura de massas :
apoucador na medida em que no a comunidade de receptores (o pblico concreto, a sociedade) que se exprime atravs dos meios, mas a mentalidade dos detentores desses meios, os quais supe uma certa viso do mundo na massa dos consumidores. (Pg 47).

Ainda tratando de Adorno, Bosi destaca a seguinte advertncia: Uma sociedade que se quer democrtica no deve delegar aos meios de massa tais poderes de persuaso e transmisso cultural (Pg 49). Em Wright (pgs. 29 e 30) encontramos uma reflexo menos maniquesta. Ele aponta que h caractersticas dos meios de comunicao de massa que podem ser positivas ou negativas, dependendo de seu uso. Caractersticas essas que ele chama de funes. Wright destaca trs funes dos meios de massa: instrumento informativo; instrumento interpretativo e instrumento socializador. Como instrumento informativo, os meios podem promover certos temas (por exemplo, a necessidade de cuidado com o meio ambiente) ou causar confuso e ansiedade

(por exemplo, a tnica diluviana de algumas matrias sobre o efeito estufa). Como instrumento interpretativo os meios ajudam na seleo, avaliao e explicao de uma grande massa de informao que poderia chegar catica ao indivduo, por outro lado, essa facilidade pode produzir conformismo no espectador (ele no faz sua prpria anlise da relevncia das informaes), como tambm pode ser um vetor de censura, na medida em que o meio opera como filtro do mundo. Como instrumento socializador aproxima os indivduos dentro de um campo comum de imagens, de idias e de experincias. A desvantagem dessa caracterstica seria a despersonalizao do processo de socializao. Mesmo sem demonizar os meios massivos, fica claro que necessrio tecer estratgias para fugir dos riscos de alienao, embotamento, concentrao da produo de mensagens e padronizao dessas. Para tratar dessas estratgias quero utilizar o conceito de multido. Para Hardt e Negri a massa representa um conjunto de pessoas que no so singulares, uma configurao onde as diferenas desaparecem. Para eles os indivduos da massa so passivos, no sabem agir por si e precisam ser conduzidos. J a multido plural e mltipla. (...) composta de um conjunto de singularidades. (...) Designa um sujeito social ativo, que age com base naquilo que as singularidades tm em comum (pg.139). Se para a massa homogeneizada, indiferente e passiva temos os meios de massa com a estrutura um-muitos um emissor, muitos receptores , para a multido plural, singular e ativa melhor se aplicam os meios muitos-muitos, ou ainda, todos-todos, onde cada receptor imediatamente um emissor e vice-versa. Em Negri & Hardt h uma avaliao relacional, destacada por Alita S Rego Costa, indicando as potencialidades sociais dos meios de comunicao. O rdio, por exemplo, ajudaria a formar o povo3; a TV est mais ligada efetivamente massa indivduos passivos; computadores e internet seriam as mdias da multido; e aparelhos portteis de comunicao sem fio seriam as mdias das multides espertas, quer dizer, daquelas que conseguem usar seu potencial coordenando aes coletivas, sem que haja um centro ordenador4.
3

Os autores classificam povo como a unidade que uniformiza a populao e reduz as diferenas criando uma identidade coletiva. 4 Um exemplo muito citado de ao desse tipo foi o protesto organizado em 2001, por ocasio da reunio do G8, em Gnova. Usando aparelhos portteis de comunicao (celulares por exemplo) e estratgias de mudana de lideranas, os manifestantes conseguiram evitar que a ao policial impedisse o protesto.

Pretendo aqui concentrar minha reflexo em apenas dois desses meios, tecendo um contraponto entre um considerado meio de massa o rdio, e um considerado meio de multido a internet. Essa escolha se deve a alguns motivos, dentre os quais o rdio ser meu objeto de estudo preferencial, alm do fato de que rdio e TV tm algumas caractersticas em comum como, por exemplo, a limitao fsica do espectro. A escolha da internet e no dos outros meios de multido se deve em parte ao pouco uso que os outros meios tm, pelo menos no Brasil, como recursos de mdia. Antes de proceder comparao rdio/internet quero estabelecer algumas distines rdio/TV e tratar do que especfico do veculo rdio. Como meios de massa rdio e TV tm muito em comum, mas h tambm diferenas fundamentais. Diferenas muitas vezes sutis como a apontada por Negri & Hardt, entre mdia para o povo e mdia para a massa. Marshall McLuhan no texto Rdio: O tambor tribal aponta que algumas das diferenas de funo do rdio e da TV foram operadas pelo prprio advento da televiso:
Um dos muitos efeitos da televiso sobre o rdio foi transform-lo de um meio de entretenimento numa espcie de sistema nervoso da informao. Notcias, hora certa, informaes sobre o trfego e acima de tudo, informaes sobre o tempo agora servem para enfatizar o poder do rdio de envolver todas as pessoas por igual (pg.144).

Alm dessa caracterstica de sistema nervoso da informao Mcluhan apresenta outras particularidades do rdio. Para o pesquisador o rdio afeta as pessoas como que pessoalmente, sendo uma experincia particular. O padro de texto e conduta de muitos apresentadores e locutores, principalmente das rdios AM nos faz entender perfeitamente o que quer dizer Mcluhan. H uma grande proximidade e intimidade estabelecida com a audincia, em contraste com o tom mais impessoal da TV. Esse carter mais ntimo pode ser uma das explicaes para o fato da mdia rdio ser apontada em pesquisas como a de maior credibilidade. BIANCO (2005:154), analisando as reflexes de Mcluhan, aponta que, para o pesquisador, os meios eletrnicos abalaram os fundamentos da civilizao ocidental letrada, essa sim homognea, uniforme, uniderecional. Para Mcluhan o rdio estabelece uma conexo ntima com a cultura oral. Conexo que chama de fora arcaica e que para ele est na prpria natureza tecnolgica do meio, antes e mais importante do que o contedo das mensagens especificamente. Segundo Nlia Del Bianco, para Macluhan o rdio resgata, pela fora de seu contedo tecnolgico, o vnculo das pessoas com a sua comunidade. Esse vnculo coletivo atuaria no sentido contrrio homogeneizao

quando ressuscita arcasmos e revivencia o poder da identidade. Essa caractersticas tornam o rdio veculo ao mesmo tempo coletivo e pessoal. H ainda uma outra importante e verificvel reflexo de Mcluhan (pg.145) mais atingidas pelo impacto do rdio so as comunidades que no possuem seno uma breve e superficial experincia de cultura letrada. Segundo o pesquisador para aqueles cuja existncia social constitui uma extenso da vida familiar, o rdio continuar a ser uma experincia violenta. De fato, notria a concentrao da audincia radiofnica nas camadas sociais com menor poder aquisitivo e menor tempo de escolaridade. O pblico preferencial feminino de muitos programas tambm refora a reflexo sobre uma existncia social como extenso da vida familiar. Tomadas essas reflexes sobre as especificidades da mdia rdio, quero pensar as distines entre mdia de massa e mdia de multido a partir dos seguintes assuntos: espectro (limitado x ilimitado); produo (centralizada x descentralizada) e estrutura da informao (linear x rizomtica). Pretendo verificar o quanto essas caractersticas concorrem para a maior ou menor democratizao da informao. Em relao ao espectro rdio e tv tm limitaes fsicas que determinam um nmero finito de estaes por localidade. O advento da transmisso por cabo ampliou o nmero de canais, no entanto as redes abertas, de acesso gratuito, funcionam numa faixa de onda que permite poucos canais. O espectro aberto entendido como um bem pblico, e quem decide a distribuio de canais pelas frequncias disponveis o Estado. Atualmente o processo feito por meio de licitao. O candidato tem que comprovar, entre outras coisas, que tem recursos financeiros suficientes para desenvolver uma programao (recursos para compra de equipamentos, pagamentos de funcionrios etc). H tambm percentuais de programao obrigatria (para informao jornalstica, programas educativos, produo local) e h um prazo para renovao. A questo das concesses um dos temas mais polmicos da atualidade. H diversas organizaes, entre elas o Coletivo Intervozes, que dioturnamente denunciam irregularidades nas concesses de rdio e TV. Para se ter uma idia, das FMs de So Paulo mais de 90% esto com suas outorgas vencidas. O carter eminente de favorecimento poltico nesse campo (para mais exemplos ver www.intervozes.org.br) torna ainda mais excludente o processo de concesses. Se a determinao de condies econmicas j exclui boa parte dos atores sociais interessados em possuir uma emissora o favorecimento escuso agrava a falta de democracia no setor. Como pressupostos legais, alm dos j citados percentuais de jornalismo, programas educativos e produo regional,

h a determinao constitucional de que o sistema de comunicao seja complementar com estaes privadas, estatais e pblicas. Alm dessa complementaridade no ser observada tampouco os percentuais obrigatrios de programao no h uma poltica de promoo de diversidade de contedo, o que determina que h assuntos, pblicos e gneros de programas simplesmente inexistentes em nosso dial. Dramaturgia, programas para crianas, para jovens, cursos, documentrios, histria etc so alguns exemplos. Vejamos abaixo um retrato da programao do dial de AM, no Rio de Janeiro, em 23 de Julho de 2007. Das 17 estaes sintonizadas algumas no foram encontradas por conta do sinal fraco 10 tinham contedo religioso:
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) Religiosa msica Religiosa - pregao Religiosa - pregao Musical - entrevista sobre tamanho dos ttulos de sambas-enredo Musical - Jazz Notcias - esporte Religiosa pregao Religiosa pregao Msica pop Religiosa pregao Religiosa pai Geremias Jornalismo notcias Revista entrevistas curtas e msica Jornalismo Notcias Religiosa msica Religiosa pregao Religiosa - msica

Em relao capacidade de canais a internet praticamente ilimitada. Mesmo tendo ainda sua base fsica pertencente aos Estados Unidos (o que est sendo avaliado e modificado em alguns pases), qualquer um, em qualquer parte do mundo, com recursos bsicos e cada vez mais acessveis, pode montar sua estao de rdio (para ficarmos em um s assunto) via internet. A promoo de diversidade temtica no obrigatria e nem estimulada, mas sim espontnea. A limitao de banda do espectro de radiofrequncia jamais permitir ao rdio ser to democrtico quanto a internet, a menos que no futuro as transmisses das emissoras sejam feitas por outras vias e que os usurios tenham aparelhos portteis com o acesso gratuito a qualquer estao. Enquanto isso ainda fico cientfica, uma mudana radical na poltica de concesses de estaes o caminho para aproximar o veculo do ideal de pluralidade e democratizao de informao.

Quanto produo. O item tratado anteriormente tem influncia direta neste. Se temos, no rdio, poucos detentores de canais, teremos poucos falando para toda potencial audincia. O rdio brasileiro tambm no trabalha com produo independente, o que poderia ser uma maneira de diversificar e ampliar as possibilidades de olhares e contedos. H uma outra questo tambm em relao a quem pode produzir: geralmente apenas profissionais formados em universidade (para programas jornalsticos), ou com curso tcnico (para operadores de udio e programadores). Em contrapartida a internet, com um potencial contedos. Algumas ressalvas no entanto em relao ao acesso efetivo a essa produo devem ser feitas. Um delas nos leva de volta ao modelo de recepo que ainda fico cientfica aparelhos portteis com acesso gratuito ao contedo. Se bem que os celulares esto muito prximos de se converter nesse aparelho desejado, isso ainda no ocorre. A necessidade de um computador, provedor, linha telefnica, todos custando significativamente, dificulta, quando no impossibilita o acesso aos contedos da internet. Se h problemas ainda no tocante ao acesso, h um outro n em relao ao que podemos chamar de sucesso da mensagem. Ainda h grande diferena de impacto se uma notcia veiculada pelos meios abertos ou via internet. Outra ressalva em relao ao comportamento padro da maioria dos usurios, que buscam, preferencialmente, websites de relacionamento ou grandes portais (que se assemelham, em certo aspecto, aos veculos de massa). Quanto estrutura da informao, nos meios de massa ela linear o mximo de mobilidade do usurio trocar de canal/emissora ou desligar o aparelho. Na internet a possibilidade de escolhas do usurio vai variar segundo a arquiteura dos websites visitados, mas grosso modo quase imensurvel para no dizer infinita, uma vez que ele mesmo pode criar contedo e plataformas para a rede. Uma ltima observao comparativa que os meios de massa abertos, principalmente o rdio, veiculam uma programao ligada s horas do dia. J na internet estamos desconectados dessa cronologia. Com base nas reflexes acima podemos ento apontar algumas aes possveis para que o rdio se aproxime do que chamamos de mdia de multido. Primeiro, a reviso do sistema de concesso de canais, com critrios que permitam a diversificao dos detentores e do contedo da programao. A obrigatoriedade de percentual para a amplo de produtores o lugar propiciador da diversidade de

produo independente, como h para a TV, seria tambm um critrios a ser incorporado pela legislao. Mas isso ainda representa uma incorporao limitada. Uma outra ao que concorreria para a democratizao do veculo tem sido levada a cabo por algumas instituies escolares e organizaes sindicais. Trata-se de promover cursos de capacitao em produo e no que se chama de leitura do mdia. Uma vez conhecendo a linguagem do veculo o usurio pode no necessariamente tornar-se um produtor mas, certamente, torna-se um consumidor de mdia mais consciente e menos manipulvel. Encontramos outras pistas sobre possveis aes para pluralizar o acesso e a produo radiofnica na ao das chamadas rdios livres. Tomamos aqui dois exemplos: a Rdio Alice e a Rdio Setagaya MaMa. A Alice teve, por exemplo, papel preponderante nos motins de maro de 1977. A rdio, munida de informao por alguns militantes, atravs de sua linha telefnica, alertava os ouvintes sobre os movimentos da polcia, auxiliando os manifestantes. Para Guattari (2005: 207) rdios livres como a Alice podem ser :
um instrumento de experimentao de novas modalidades de democracia, (...) capaz no apenas de tolerar a expresso das singularidades sociais e individuais, mas tambm de encorajar sua expresso, de lhes dar a devida importncia no campo social global.

A Alice unia pessoas com interesses poltico-culturais em comum, mas que eram marginais, minorias, em relao s identidades inclusive da esquerda socialmente aceitas. Para Guattari s uma minoria de marginais consegue se manter fora do consenso reacionrio. Eram esses os agentes da Alice, uma rdio no movimento, uma rdio linha de fuga. Exerccio para a entrada dos movimentos de emancipao numa era psmdia, na qual ocorrer, segundo o autor, a reapropriao coletiva dos meios de trabalho e dos meios de produo subjetivos. Guattari considerava as rdios livres uma utopia concreta, suscetvel de ajudar os movimentos de emancipao (...) a se reinventarem. A Alice um exemplo bem-sucedido de agenciamento de atores sociais a princpio dispersos, por apresentar-se como lugar para exerccio de um discurso comum. Se para a Rdio Alice foram os interesses poltico-culturais o referencial do comum, para a Setagaya MaMa foram as relaes j existentes na comunidade o referencial do comum.

O pesquisador e professor Tetsuo Kogawa, fundador, com alguns alunos, de uma FM de curto alcance na Wako University, a Radio Polybucket, teceu algumas interessantes consideraes sobre as rdios livres no Japo, entre elas a Setagaya MaMa, rdio montada por donas de casa num pequeno barraco que tambm faz as vezes de loja de varejo.
Esta estao est totalmente livre de uma programao profissional e est aberta a todos que queiram falar sobre rdio.Mesmo balbucios, rudos e estrondos do estdio-loja vo ao ar. Houve uma vez, em que quando vrias pessoas comearam a falar sobre poltica comunitria, alguns ouvintes correram para a estao para participar da discusso. (1997:89)

Sobre a rdio que fundou narra Kogawa: os ouvintes frequentemente visitavam a nossa estao, que se tornou, em consequncia, um ponto de encontro. Ele afirma que dada a sua diferena essencial em relao aos meios de comunicao de massa, esta deveria ser a funo mais positiva das rdios livre. Kogawa desenvolve, a partir dessas experincias, o conceito de rdio centrpeta:
Em um ntido contraste com os meios de comunicao de massa, cuja funo de transmisso centrfuga, as estaes como Setagaya MaMa tm uma funo centrpeta. A sua relevncia enquanto meio alternativo depende fortemente das relaes mtuas j existentes entre os membros da comunidade, que so reativadas atravs de uma rdio centrpeta.

Temos ento, tanto no caso da Alice quanto da Setagaya MaMa, um campo comum de interesses um no nvel do discurso, outro das relaes sociais pr-existente ao veculo difusor. O que d ao veculo funes de aglutinador, divulgador, potencializador, mas no formador. O que nos leva seguinte questo: como conciliar um projeto de estao de rdio escolar, que teria, por princpio, uma ao formadora, com a constatao de que para atingir um grau elevado de potencial democrtico a emissora deve estar atenta aos territrios comuns pr-existentes a ela.

2. Um projeto de Rdio-Escola para o sculo XXI Em 1928 criada, no Rio de Janeiro, a Rdio-escola Municipal (Decreto Municipal n.0 2.940, Reforma Fernando de Azevedo). O decreto determinava, entre outras coisas, a instalao de aparelhos de rdio receptores nas escolas municipais. Concomitantemente criava, sob a dependncia imediata do Diretor Geral de Instruo Pblica, uma Rdio-escola destinada irradiao diria para as escolas e para o pblico de todos os assuntos de intersse do ensino, de conferncias, lies e sesses artsticas de carter educativo. A criao da Rdio-escola vinha ao encontro do anseio de vrios educadores da poca, que enxergavam no cinema e no rdio poderosos aliados para multiplicar o acesso educao. Em sua inaugurao oficial, em 1934, Loureno Filho, ento diretor do Instituto de Educao fez um discurso onde parabenizava a iniciativa e antevia seus resultados:
O microfone centuplicar o poder de extenso da obra civilizadora das escolas; dir aos pais, como e porque se educam as crianas, em novos caminhos; levar a todos, indistintamente, nas horas de lazer, a educao musical e literria; propiciar ao magistrio num mesmo instante e na hora precisa, o esclarecimento da tarefa a cumprir, para maior solidariedade de propsitos. (Em SALGADO, 1946:63)

Em 1946 lvaro Salgado publica o livro A Radiodifuso Educativa no Brasil. No captulo que trata sobre a Rdio-escola Municipal ele dava conta de que, at aquela data, ou seja, 12 (doze) anos aps sua inaugurao, a potncia da estao era menor do que 1Kw, o que impedia a prevista recepo escolar de seus programas mesmo nas escolas do permetro urbano. Mesmo com poucos documentos que contem a contento sua histria, todos os que tratam dos trabalhos da emissora levam a crer que houve um investimento muito menor do que seu projeto necessitava em termos de equipamento, pesquisa, profissionais etc. Depois da segunda metade do sculo XX, a Rdio-escola, j rebatizada de Rdio Roquette Pinto, alterou bastante seus propsitos, tendo, ao longo dos anos, assumido os mais diversos perfis ora com nfase em msica brasileira; ora com nfase em jornalismo; ora executando apenas ritmos como funk e pagode. Em meados de 2007 o atual Governador do Estado do Rio de Janeiro, Srgio Cabral, realizou a cerimnia de posse do novo diretor da emissora, o radialista e poltico Artur da Tvola. Na ocasio ele lembrou o projeto original da emissora e manifestou o desejo de que a idia de uma Rdio-escola fosse retomada.

Atualmente a Roquette Pinto opera em FM, na frequncia 94,1. No dial AM h uma fatia do espectro destinada ela, porm, ela foi ao ar pela ltima vez em entre 2002 e 2003 durante a gesto de Benedita da Silva como Governadora do Rio de Janeiro. Na ocasio muitos representantes de movimentos sociais ficaram responsveis por tocar uma programao voltada para os interesses da populao, com dicas de ofertas de emprego, programas sobre hip-hop, entre outros. Essa programao durou apenas 8 meses. O atual diretor da Roquette Pinto cr que sua frequncia de FM deve continuar realizando a funo de veicular msica e notcias. Para a demanda proposta por Srgio Cabral, de retomar a funo original da emissora, Artur da Tvola pensou em reativar a frequncia de Amplitude Modulada da Roquette. Em novembro de 2007 os transmissores da estao foram levados para reparo. Ao que tudo indica, h uma forte inteno de retomar o projeto da Rdio-escola. Como seria uma estao com essa funo nos dias atuais? Como identificar as demandas reais da populao assistida por um projeto como esse? Existiria ainda audincia interessada em rdio-aulas? Como motivar a participao da atual audincia? Pensar esse projeto luz das reflexes contemporneas o que estou propondo. Pens-lo, por exemplo, tendo em conta a demanda por democratizar o acesso aos meios e produo de mdia. Como uma estrutura capaz de se aproximar da democratizao permitida pela internet. Pens-lo tambm luz das reflexes sobre currculos, cujo dilema considero similar, uma vez que hoje identificamos que o saber a ser difundido no pertence apenas aos professores e tcnicos. Que o saber precisa ser construdo em conjunto. Pensar uma estrutura que permita sua modificao segundo as demandas apresentadas por aqueles a que se destina a estrutura. Uma rdio que possa abrigar vrias identidades culturais, que, conforme indica LACLAU, citado por MACEDO (2006) marcam a incompletude de um certo horizonte universal, que ser sempre redefinido de modo que nele possam ser negociadas as suas demandas particulares.

2.1 Narrativas totalizantes x narrativas hbridas

Segundo BIANCO (2005:160) o termo hibridizao foi cunhado na dcada de 60 para caracterizar as mudanas provocadas pela grande penetrabilidade da televiso. A autora, analisando a acepo do termo proposta por Mcluhan, prossegue: Por esse conceito possvel entender hoje que as mutaes emergentes por hibridizao desencadeiam um realinhamento do sistema de comunicao, abrindo caminho para a convergncia de processos e prticas. Entendo que h, nesta concepo de hibridizao, duas maneiras de transformar que o termo tenta abarcar: uma em relao a valores e signos novos trazidos pela TV; outra em relao aos desenhos das tecnologias, que nos leva a tratar, por exemplo, da chamada convergncia de mdia. Se o conceito til para pensar em universos simblicos e tecnolgicos que se imbricam e interpenetram, para tratar da confluncia de universos culturais de nossa contemporaneidade ele me parece insuficiente. Se bem que no haja outro para tratar das fisses e fuses culturais que o termo hbrido, emprestado da biologia, comporta. Sendo assim, mesmo o considerando insuficiente, lano mo do conceito para contrapor a um padro homogneo. Especificamente, contrapor o projeto de educao via rdio proposto tanto por Fernando de Azevedo quanto por Capanema, ao pontencial que temos hoje, com a descentralizao e absoro multiculturais como pressupostos. Aqui tratarei um pouco do contedo da programao, como ponto para reflexo sobre as metas dos projetos de radioeducao. Em pesquisa realizada sobre o ensino de histria pelo rdio nas dcadas de 30 e 40, Dngelo encontrou uma srie de documentos que comprovam a existncia de uma meta maior quando se pensava o contedo da radiodifuso educativa: formar a Nao. Segundo ele:
Como princpios reguladores das emisses, destacam-se, (...) os apelos sua uniformizao e o desejo de convencimento dos ouvintes (escolares ou no), via recursos sonoros, para uma audio e absoro voluntria de valores morais e imagens mentais de autodisciplina e de amor ptria e ao trabalho.

O desejo de uniformizao e fomento de absoro de valores pode ser tambm percebido nas motivaes para o estabelecimento de um Sistema nacional de rdio escolar, apresentadas por Gustavo Capanema Educao e sade:
O rdio ser mesmo o nico meio de se fazer essa comunho de esprito, pois tudo (a dificuldade de transportes, as longas distncias, a escassez da populao) (...) concorre para separar e isolar as nossas escolas, que so aqui e ali colmias autnomas, cada qual com uma mentalidade, e todas distantes do sentido que ns c do centro desejamos imprimir-lhes.

quando Ministro da

Capanema (1938) Voltando a Dngelo, encontramos a descrio de uma das gravaes de aulas de histria pesquisada pelo autor. Trata-se da gravao do livro A histria do Brasil em cinco lies, de Roberto Macedo. Segundo Dngelo, na gravao o autor, utilizando-se de um conjunto de metforas, trata a formao da nao como algo conquistado coletivamente. Nesse percurso, todos os sujeitos, com funes e atos devidamente ordenados, corroboram para o triunfo do progresso, com o estabelecimento do Estado Novo no sculo XX. A insero de temas que exaltassem a poltica do perodo e que forjassem uma idia de nao estava presente, sem meias palavras, nas determinaes de contedo dos currculos na reforma educacional de Capanema. No prefcio do livro Tempos de Capanema, Afonso Arinos Filho confirma essa determinao por parte da poltica do Ministrio em vrias fontes. Uma delas, uma carta de Capanema a seu pai, Afonso Arinos, na qual dizia a verdade do presente o nacionalismo; ou formamos a nao contra os lricos da fraternidade universal e contra os loucos da hegemonia (...) ou desapareceremos. Afonso Arinos Filho cita ainda a Reforma do ensino secundrio destinado a formar nos estudantes, atravs de um ensino patritico por excelncia, a conscincia humanstica e a conscincia patritica; e as Diretrizes para programas didticos: nas finalidades frisar a nota patritica em cada programa. A escola do perodo foi tomada por bandeiras, hinos, brases. O Estado brasileiro, um tanto tardiamente, se compararmos com outras naes, estava criando seus smbolos. A Rdio escolar no escaparia dessa demanda. Mesmo Fernando de Azevedo responsvel por uma reforma no sistema educacional do Rio de Janeiro considerada de

vanguarda, internacionalmente , quando determinou os contedos que a Rdio escola municipal deveria veicular, confirmou a regra. O texto do Decreto5, no artigo 637, determina o que seriam esses assuntos de interesse do ensino:
1) os programas dirios de informao e orientao organizados pela Direo Geral de Instruo Pblica; 2) o Boletim da Diretoria de Instruo Pblica; 3) a hora certa; 4) o Hino Nacional na abertura de solenidades cvicas nas escolas pblicas; 5) as conferncias e palestras organizadas pela Diretoria de Instruo Pblica; 6) as notcias e informaes de intersse pblico que lhe forem remetidas pelo Gabinete do Prefeito; 7) o boletim do tempo; 8) instrues sbre pomicultura, indstrias rurais e outras, organizadas pelas reparties competentes; 9) os concertos do Instituto Nacional de Msica; 10) as peras do Teatro Municipal; 11) discursos proferidos nas solenidades oficiais ordenadas pelo Prefeito.

Forjar o homem brasileiro essa uma das demandas claras dos projetos educacionais. O movimento da informao era, eminentemente, unilateral. No caso especfico da Rdio escola, havia uma emissora central e aparelhos receptores nas escolas. O mximo de interao possvel se dava no envio de cartas e exerccios pelos alunosouvintes. Se a configurao conformadora e homogeneizadora do discurso e dos projetos dos intelectuais da educao clara nesse perodo, em dcadas posteriores podemos observar uma diluio paulatina dessas prticas. Sem julgar mritos, longe vai o tempo da obrigatoriedade de hinos e bandeiras; da sisudez das datas cvicas. Essa diluio do discurso ptrio formador e padronizado porm, no significou, ainda, a emergncia de discursos plurais e concomitantes, convivendo democraticamente. As tentativas de abertura da produo de discurso por outros atores nos tm revelado a grande dificuldade de promoo de projetos e aes que abarquem interesses os mais diversos e amplos. Dificuldade que ora se revela como falta de norte, ora como promoo de separatismos e preconceitos. Hall (1997) chama a esse trao contemporneo, de mltiplas identidades concorrentes, de supermercado cultural. Para ele somos confrontados por uma gama de
5

SALGADO, lvaro. A Radiodifuso educativa no Brasil. Ministrio da Educao e Sade, Servio de documentao, 1946.

diferentes identidades, dentre as quais parece possvel fazer uma escolha. Escolha essa que oscila entre fundamentalismos e cosmopolitismos universalistas, ou ainda, identidades cambiantes. Como pensar um projeto que, fugindo a esses extremos, d conta de abarcar o maior nmero possvel de pessoas dentre o pblico a que se destina? Que no seja segregador nem promova padronizao? Que esteja aberto s influncias de um pblico tambm produtor de contedo e, ao mesmo tempo, seja capaz de produzir contedo que promova valores universais, valores comuns? Tratando de dificuldades similares no campo do currculo Macedo (2006) sugere que ele seja tomado como uma performance cultural, e que essa leitura nos impele a operar uma contextualizao que no lana mo de causalidades ou origens dadas. No naturalizar os dados, permitir o estranhamento para que diferentes vises venham tona, se interpenetrem e apontem outras direes. 2.2. Um proposta de rede Podemos trabalhar com pressupostos e abstraes para formular teorias, mas, se estivssemos operando com uma metodologia cientfica que partisse da observao emprica para tirar suas concluses, o exemplo do que ocorreu com o projeto da Rdio escola municipal do Rio de Janeiro seria perfeito para corroborar as leituras de um processo contemporneo de descentralizao. Se de 1928 at, pelo menos, meados da dcada de 406, a estrutura da Rdio Escola era uma estao central para servir a todas as escolas, hoje temos justo o contrrio: diversas escolas com suas estaes de rdio e nenhuma estao central. No se sabe ao certo o nmero de escolas municipais e estaduais que possuem aparatos necessrios para a produo de programas de rdio, mas o montante sem dvida significativo. Nas escolas municipais a produo de programas costuma estar a cargo dos professores responsveis pelas salas de leitura. Geralmente os programas so rdiorevistas, com 20 a 30 minutos de durao, veiculadas por sistema de poste interno uma vez por semana. A temtica dos programas costuma estar atrelada cronologia prevista pelo projeto poltico-pedaggico da escola. Quando isso ocorre os programas servem para estimular a curiosidade e pesquisas por parte dos alunos.

Citado por SALGADO (1946:68), o Regimento Interno da Rdio Escola, de 1941, determinava que as aulas sero obrigatoriamente ouvidas nas escolas, estabelecimentos de ensino e cursos a que se destinem, e mais, que essa obrigatoriedade se estendia a estabelecimentos particulares fiscalizados pela Secretaria Geral de Educao e Cultura, a partir de 1 de maro de 1942.

A produo de mdia pelas escolas ainda tem outras funes, atualmente bastante estudadas por um campo de conhecimento que se intitula educomunicao, unindo saberes especficos da educao e da comunicao. Essas prticas costumam ser apontadas como estmulo para as j citadas pesquisa e curiosidade, e tambm aprimoram a leitura, desenvolve maior capacidade de comunicao alm de capacitar os alunos a ler a mdia que recebem em casa e na rua. Uma vez produtores de mdia no seriam mais presas indefesas de tcnicas de comunicao persuasivas e saberiam avaliar melhor a qualidade dos programas que ouvem, no caso do rdio. Essas rdios internas so tambm potentes integradoras da comunidade escolar. As escolas estaduais no apresentam estruturas de uso dos aparatos de rdiocomunicao to definidas. Algumas fazem transmisses nos intervalos dirios entre aulas, porm no parecem ter um propsito de integrao temtica com projetos mais amplos das escolas. Recentemente, em meados de 2007, Secretaria Estadual de Educao, atravs de projeto chamado Escola em Sintonia: Estao Rdio distribui para 109 escolas mesas de som, microfones, aparelhos de CD e caixas de som, comprados pelo Ministrio da Educao, para a implantao de projetos que utilizem o rdio como ferramenta pedaggica. Conforme narra o radialista Wallace Herman, um dos instrutores contratados para trabalhar no citado projeto, alunos selecionados dessas 109 escolas tiveram aulas de locuo e de introduo produo radiofnica. Ao mesmo tempo realizaram debates sobre questes ambientais. Essa capacitao foi operada no decorrer do segundo semestre de 2007 aos sbados. No final de cada dia os alunos produziam programas sobre ecologia e meio ambiente. Grande parte dessa produo feita ao vivo, sem que ocorra um registro delas. Em poucas escolas, que j possuam computadores, est sendo possvel gravar esses programas. Utilizada apenas uma vez por semana e veiculada somente por sistemas de alto-falantes, a capacidade do equipamento doado s escolas est sub-utilizada. Podemos pensar essa produo local como uma espcie de blog no perene h a produo de contedo por cada unidade escolar que tem os equipamentos, mas esse contedo fica circunscrito quela escola e queles que esto presentes no momento da veiculao. Se houvesse uma Rdio Escola central ela poderia funcionar como multiplicadora dos contedos dessa produo, dando maior visibilidade aos programas. Continuando a comparao com a internet, seria como um website colaborativo, como o Overmundo (www.overmundo.com.br), por exemplo. Aqueles que escrevem para o

Overmundo poderiam simplesmente escrever em blogs pessoais, mas o website permite justamente visibilidade. Funciona como um ponto de encontro virtual. claro que, conforme j exposto, uma estrutura de rdio jamais ter a capacidade de interatividade que tem a internet. No Overmundo no h filtro para as informaes, enviadas pelos prprios usurios e a visibilidade de um texto determinada pela quantidade de pessoas que o acessam. Uma estao de rdio, mesmo que disponha de mecanismos para envio dos udios via internet, precisar que algum leve ao ar a informao. Esse algum ter que escolher o que vai veicular, e dar uma ordem a veiculao pois apenas um programa por vez pode ir ao ar. Na internet a questo foi resolvida com um desenho de programao colaborativa tornando desnecessria a interveno de um mediador. Isso, no rdio, quase impossvel. Seguindo essa linha de raciocnio, quero aqui, luz das reflexes trabalhadas nesse texto, pensar quais seriam ento as caractersticas de um modelo de Rdio Escola central. Tento me aproximar da internet como paradigma, conforme j expus, e tambm do que prope Bhabha, citado por Macedo (2006) pensar uma nova forma de agncia. Agncia que requer uma fundao, mas no requer que a base dessa fundao seja totalizada. Entendo com isso que princpios de ao norteadores so necessrios, tanto quanto uma grande capacidade de mutao segundo as demandas insurgentes. Uma das primeiras perguntas que se deve fazer a quem se destina tal estao. Uma rdio escola pode ter por finalidade auxiliar a alfabetizao de jovens e adultos; promover uma maior ilustrao de universitrios; dedicar-se aos primeiros segmentos do primeiro grau; cuidar da formao continuada dos professores etc. A necessidade de definir uma audincia padro uma das limitaes do veculo frente internet. Se h um nico espectro ele tem que ser pensado de maneira a servir o mais amplamente possvel, porm no pode esperar servir a todos.

Quando foi criada a Rdio Escola Municipal do Rio de Janeiro tinha a clara funo de ser complemento e fonte de informao nas escolas do ento Distrito Federal. No meio do sculo XX o Rio de Janeiro deixa de ser capital federal. Na dcada de 70, com a fuso do Rio de Janeiro e Guanabara, a estrutura jurdica da Rdio, que ento j se chamava Rdio Roquette Pinto, passou a pertencer ao Estado do Rio de Janeiro. Na diviso de obrigaes entre Estado e Municpio pela lei brasileira, os municpios so responsveis pelas escolas de primeiro grau e os estados pelas de segundo grau. Se se ativer s obrigaes do Estado, a Rdio Roquette Pinto AM deveria voltar-se para as escolas secundrias apenas. Esse um primeiro impasse que tem de ser resolvido. Esta deciso no pode ser arbitrria. Para tom-la faz-se necessrio consultar todos aqueles que podem vir a se beneficiar com a estao. Secretarias de Educao envolvidas, professores, alunos, associaes de pais. Resolvido este ponto e definido seu pblico, deve-se procurar mapear todos os atores que j produzem ou podem vir a produzir, para que a programao seja construda contando com essa participao. O fomento produo e a capacitao tambm devem ser funes dessa unidade central. Essa capacitao deve ter em conta que cada unidade escolar precisa ser autnoma tanto em relao ao contedo como s tcnicas narrativas e as tecnologias. Prerrogativas bsicas como a constituio de um conselho com representantes de pais, professores e alunos no podem ser esquecidas, mas os mecanismos de identificao e absoro das demandas no podem se limitar a um conselho consultivo, nem a um perodo especfico. Alm das ferramentas tradicionais de interao como o telefone e cartas, e, mais recentemente, e-mails e mensagens instantneas via celular ou msn, a estrutura dever ter dispositivos presenciais de consulta, estimulando a participao opinativa de seu pblico. Realizar debates entre as unidades escolares, com conferncias ao vivo, veicular programas das unidades, promover concursos, promover o intercmbio. O ideal que se consiga atingir um grau de apropriao tal, por parte dos usurios, que o fluxo da informao se torne multidirecional. A realizao de programas ao vivo por uma escola diferente a cada vez um dos mecanismos aos quais se pode lanar mo. A internet pode e deve ser utilizada como aliada. O rdio veculo linear, geralmente atrelado cronologia do dia (programas mais dinmicos durante o dia, mais reflexivos durante noite). Na internet todos os programas produzidos e veiculados pela estao devem estar disponveis para fruio individual ou para utilizao das estaes escolares. Que podem se tornar repetidoras, cada qual com sua programao.

Por exemplo, vamos supor que uma rdio situada em uma escola estadual, associada aos pais e moradores locais, estabelea que tipo de programas os interessa, e que o perfil ou os horrios preferenciais no coincidam com a grade definida para a estao central. Essa estao pode se tornar uma repetidora de pequeno porte da programao, baixando os programas pela a internet e os veiculando segundo sua prpria demanda. Como produtora de contedo ela pode tambm enviar seus programas para a internet, permitindo que outras rdios usufruam dele. Outra funo auxiliar da internet seria abrigar material complementar para cursos veiculados pela rdio. Entendo que as consideraes que teo aqui so primrias, e que talvez no sejam suficientes para a transformao completa de uma estao de rdio de mdia centrfuga mdia centrpeta. Mas creio que a aplicao desses princpios pode ajudar a clarear o caminho que nos aproximar do Rdio-Multido. Referncias: ANTOUN, Henrique. A multido e o futuro da democracia na cibercultura. ARQUILLA, John & RONFELDT, David. Redes de comunicao guerras em rede e a luta pelo futuro. Traduo de Gisela Madureira. BIANCO, Nlia R. Del. O tambor tribal de Mcluhan. Em Teorias do Rdio textos e contextos. Volume I. MEDITSCH, Eduardo (org). Florianpolis: Insular, 2005. BOMENY, Helena Maria Bousquet, COSTA, Vanda Maria Ribeiro & SCHWARTZMAN, Simon. Tempos de Capanema. 2. Edio, Fundao Getlio Vargas e Editora paz e Terra, 2000. BOSI, Ecla. Cultura de massa e cultura popular leituras de operrias. Petrpolis, Vozes, 1977. BRECHT, Bertold. Teoria do rdio (1927-1932). Em Teorias do Rdio textos e contextos. Volume I. MEDITSCH, Eduardo (org). Florianpolis: Insular, 2005. BROWN, Nicholas & SZEMAN, Imre. O que a multido? Questes para Michael Hardt e Antonio Negri. Novos estudos75. Julho de 2006. CABELLO, Ana Rosa Gomes & DIAS, Carlos Eduardo de Moraes. Interatividade na mdia radiofnica. (www.eco.ufrj.br/semiosfera/expressao/txtpens2.htm) CALABRE, Lia. O rdio na sintonia do tempo: radionovelas e cotidiano (1940 1946). Rio de Janeiro: Edies Casa de Rui Barbosa, 2006.

CORAZZA, Sandra Mara. Currculos alternativos/oficiais: o(s) risco(s) do hibridismo. Revista Brasileira de Educao No. 17, 2001. CUNHA, Magda. A era ps-mdia desenhada nas rdios livres: o pensamento de Felix Guattari. Em Teorias do Rdio textos e contextos. Volume I. MEDITSCH, Eduardo (org). Florianpolis: Insular, 2005. DNGELO, Newton. Ouvindo o Brasil: o ensino de histria pelo rdio dcadas de 30/40. Verso modificada do 3 captulo da dissertao de mestrado Escola sem professores o rdio educativo nas dcadas de 1920-1940, defendida em 1994 na PUCSP. GUATTARI, Felix. Milhes e milhes de Alices no ar. Em Teorias do Rdio textos e contextos. Volume I. MEDITSCH, Eduardo (org). Florianpolis: Insular, 2005. HALL, Stuart. Identidades Culturais na Ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. HARDT, Michael & NEGRI, Antonio. Multido. Rio de Janeiro: Record, 2005. KISCHINHEVSKY, Marcelo. O Rdio sem onda convergncia digital e os novos desafios na radiodifuso. Rio de Janeiro. E-papers, 2007. KOGAWA, Testsuo. O Rdio livre no Japo. Em Rdio Nova, constelaes da radiofonia contempornea 2. Zaremba, Lilian & Bentes, Ivana (orgs).Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, Publique, 1997. MACEDO, Elizabeth. Currculo como espao-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educao v.11, n.32. 2006. MATTA, Maria Cristina. Rdio: Memrias da recepo: Aproximao identidade dos setores populares. Em Teorias do Rdio textos e contextos. Volume I. MEDITSCH, Eduardo (org). Florianpolis: Insular, 2005. MCLUHAN, Marshall. Rdio: o tambor tribal. Em Teorias do Rdio textos e contextos. Volume I. MEDITSCH, Eduardo (org). Florianpolis: Insular, 2005. MEDITSCH, Eduardo (org). Teorias do Rdio textos e contextos. Volume I. Florianpolis: Insular, 2005. MEDITSCH, Eduardo. O ensino do radiojornalismo em tempos de internet. XXIV Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Intercom 2001. MENEZES, Jos Eugenio de O. Processos de mediao: da mdia primria mdia terciria. Em Communicare Revista de Pesquisa, Faculdade Csper Lbero vol 4 n.1, 1o semestre 2004. NEGRI, Antnio & ZOLO, Danilo. El imperio y la multitud. Un dilogo sobre el nuevo orden de la Globalizacin. SALGADO, lvaro. A Radiodifuso educativa no Brasil. Ministrio da Educao e

Sade, Servio de documentao, 1946. SANZ, Luiz Alberto. Tempo e espao do real ao imaginrio. Em Rdio Nova, constelaes da radiofonia contempornea. Zaremba, Lilian & Bentes, Ivana (orgs).Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, Publique, 1996. SCHWINGEL, Carla. A arquitetura da informao e o sistema de publicao do independent media center. V Congreso Iberoamericano de periodismo en internet. 2004. VAZ, Paulo. Mediao e tecnologia. Revista FAMECOS, n 16, dezembro de 2001. VAZ, Paulo. Agentes na rede. Em Lugar Comum Estudos de Mdia, Cultura e Democracia, Rio de Janeiro: NEPCOM, n.7. 1999. WESTERKAMP, Hildegard. O ambiente sonoro no rdio. Em Rdio Nova, constelaes da radiofonia contempornea 2. Zaremba, Lilian & Bentes, Ivana (orgs).Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, Publique, 1997. ZAREMBA, Lilian & BENTES, Ivana (orgs). Rdio Nova, constelaes da radiofonia contempornea 2. Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, Publique, 1997. ZAREMBA, Lilian & BENTES, Ivana (orgs). Rdio Nova, constelaes da radiofonia contempornea. Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, Publique, 1996. ZUCULOTO, Valci Regina Mousquer. Debatendo com Brecht e sua Teoria do Rdio. Em Teorias do Rdio textos e contextos. Volume I. MEDITSCH, Eduardo (org). Florianpolis: Insular, 2005.

Potrebbero piacerti anche