Sei sulla pagina 1di 3

EDUCAO ADVENTISTA CAC/CAJE

Professora: Maura Eduarda Lopes Brando Turma: 9 A e B N Data: / / 2010

ADVENTISTA

EDUCAO

Nome:

Srie: ANO

Movimento Uniforme
Os movimentos podem ser descritos por meio de equaes matemticas. A posio que um mvel ocupa no espao em relao ao incio da sua trajetria representada matematicamente porS. medida que o mvel se desloca se aproximando ou se afastando da origem doreferencial, sua posio varia. Essa variao de posio chamada de deslocamento e representada matematicamente por S. O deslocamento igual a Sf-S0, ou seja a posio final (Sf) menos a posio inicial (S0).

S = Sf - S0
O tempo gasto por um mvel qualquer na realiza de um o movimento, tambm chamado de intervalo de tempo, representado por t e representado por t t0, em que t corresponde ao instante final, isto o instante que o movimento termina, e t0 corresponde ao instante inicial, em que o movimento se inicial. Assim:

** importante no confundir no confundir deslocamento com espao percorrido. O espao percorrido corresponde ao caminho total percorrido pelo mvel. J deslocamento pode a variao da posio do espao entre dois pontos.

t = tf - t 0

Velocidade Mdia (Vm) A razo entre o deslocamento por um mvel no espao e o tempo gasto por ele nesse movimento , por definio, a velocidade mdia (Vm) desse mvel. Ela pode ser traduzida matematicamente pela expresso:

Vm=
Em que:

S
t

Vm Velocidade media do mvel durante o movimento; S Deslocamento no espao do mvel; t Intervalo de tempo para fazer o movimento. Transformao de Unidades

Unidades de Medida: Vm: Km/h, m/s, m/min, Km/s etc... S: m, Km, cm t: s, min, h, ms, ano...

Minuto

60 60

hora

Movime to Uniforme (velocidade constante

1) Imagine que voc est em uma estrada com a velocidade mdia de 80 km/h e essa estrada acaba em uma cidade. Esta cidade est a 240 km do seu ponto de partida. a. Ache o tempo que voc gastar nesta viagem. b. Qual o tempo gasto nesta viagem em minutos ?

2) Um carro azul se deslocou com a velocidade de 60 km/h por 3h. Outro carro amarelo com a mesma velocidade se deslocou por 120 min. Ache o deslocamento dos dois carros. 3) Uma pessoa caminha numa pista de Cooper de 300m de comprimento, com velocidade mdia de 1,5m/s.Quantas voltas ela completara em 40min? 4) Um menino sai de sua casa e caminha para a escola dando, em mdia, um passo por segundo. Se o tamanho mdio de seu passo e de 0,5m e se ele gasta 5min no trajeto, a distancia entre sua casa e a escola, em metros, e de?

Movimento Variado O aume ou diminui o da ve ocidade tem um nome acelerao. Quando um mve aumenta ou diminui a ve ocidade dizemos que e e est ace e ando. E, se um mve tem ace e a o, dizemos que e e e ecuta um mov men o va ado, isto , um movimento cuja ve ocidade varia ao longo do tempo. Logo, a acelera o que faz com que os movimentos, de um modo geral no sejam uniformes, mas variados (ou acelerados . Podemos dizer que a acelerao mede a capacidade do mvel de mudar de velocidade. Podemos calcular a acelerao mdia usando uma razo matemtica:

am= V t
Em que: am: acelerao mdia; v: Variao da velocidade ( v= v-v0 ; t: intervalo de tempo total em que a variao de velocidade acontece

t = tf - t0

Observe com ateno a unidade de medida para a acelerao: m/s2. O segundo ao quadrado (s 2 e porque temos o s da velocidade (m/s e o segundo do intervalo de tempo. Ento teremos: m/ ss=m/ s2 Temos outras unidades de medida para a acelerao, como por e emplo: km/h 2, m/ min 2, cm/ s2 ... Mas essas so menos usadas.

5) Suponha que voc est em outra viagem e que seu carro est em uma velocidade mdia de 100 km/h. O seu tempo gasto nesta viagem foi de 120 min. Ache o seu deslocamento. ( CUIDADO COM AS UNIDADES DE MEDIDA.) 6) Aps chover na cidade de Belm, as guas da chuva descero rio Guam at o rio Parintins, percorrendo cerca de 1000Km. Sendo de 4Km/h a velocidade media das guas, em quantos dias ser cumprido o percurso mencionado, aproximadamente? 7) Ao fazer uma viagem de carro entre duas cidades, um motorista observa que sua velocidade mdia foi de 70Km/h, e que, em media, seu carro consumiu 1litro de gasolina a cada 10Km. Se, durante a viagem, o motorista gastou 35 litros de gasolina, quanto tempo demorou a viagem entre as duas cidades? 8) Brasileiro sofre! Numa tarde de sexta-feira, a fila nica de clientes de um banco tem comprimento de 50m. Em media, distncia entre as pessoas na fila de 1m. Os clientes so atendidos por trs caixas. Cada caixa leva cerca de 3 min para atender um cliente. Pergunta-se: a) a) Qual a velocidade mdia dos clientes ao longo da fila, em m/min? b) b) Quanto tempo um cliente gasta na fila?



Movimento Variado
1) Um carro comeou a sua trajetria com a velocidade de 10 m/s e acabou com a velocidade de 80 m/s. Sabendo que neste trajeto o tempo gasto por esse carro e de 7 s. Calcule a sua acelerao. 2) Em uma corrida, uma atleta comeou a medio de seu percurso com a velocidade de 8 m/s e depois acabou a sua medio com 2 m/s. O intervalo de tempo deste atleta e de 3 s. Ache a sua acelerao. 3) Em 2,5 segundos, a velocidade de um carro passa de 8 m/s para 18 m/s. Qual a sua acelerao? 5) Partindo do repouso, um avio percorre a pista de decolagem com acelerao constante e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. Qual o valor da acelerao em m/s2?. 6) Partindo do repouso, um certo tipo de foguete atinge a velocidade de 12 m/s em 0,5min. Determine sua acelerao escalar mdia, m/s2. 7) O anncio de um certo tipo de automvel proclama que o veiculo, partindo do repouso, atinge a velocidade de 108 m/h em 8s. Qual a acelerao escalar mdia desse automvel? 8) Caador nato, o guepardo um espcie de mamfero que refora a tese de que os animais predadores esto entre os bichos mais velozes da natureza. Afinal, a velocidade essencial para os que caam outras espcies em busca de alimentao. O guepardo capaz de, saindo do repouso e correndo em linha reta, chegar velocidade de 72 m/h em apenas 2s, o que nos permite concluir, em tal situao, ser o modulo de sua acelerao escalar mdia, em m/s2, igual a: 9) Uma bala sai de uma arma com velocidade escalar de 1800 m/h. Sabendo que ela gasta 0,4 milsimos de segundo desde a exploso at abandonar a arma, determine sua acelerao escalar mdia nesse intervalo de tempo.

4) Partindo do repouso, um avio percorre a pista de decolagem com acelerao constante e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. Qual o valor da acelerao em m/s2?.

Potrebbero piacerti anche