Sei sulla pagina 1di 6

FACULDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS DE BOM DESPACHO ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUO DE TEXTOS - 2012 PROPONENTE: PROF.

MARILENE ARAJO COUTO Os textos devem ser lidos para realizao das atividades propostas.

TEXTO I - Um livro para um tempo de mltiplas vozes


1 Livros foram, at hoje, a forma mais eficaz que a humanidade encontrou para absorver, armazenar e transmitir conhecimento. Eles se tornaram, ao longo da histria, um meio de mitigar os limites de memria, inteligncia e imaginao de cada um dos nossos crebros. Lineares como o passar do tempo. Portteis como nossas roupas. ntimos como o pensamento. Houve quem quisesse queim-los em nome de crenas polticas ou religiosas, quem quisesse transform-los em tecnologia obsoleta e mesmo quem tentasse proclamar sua irrelevncia no frentico mundo moderno. Mas os livros resistiram a todo tipo de ameaa e intemprie. Nunca se publicou tanto como hoje, nunca se venderam tantos livros. 2 Eis, ento, que a to festejada revoluo digital, depois de abalar os negcios da msica, das imagens e naturalmente das notcias, se abate sobre o universo dos livros. Sim, verdade que um tablete como o iPad no tem aquele delicioso cheiro de papel. Mas, se voc tiver as mesmas limitaes oculares que o autor deste texto, sentir o indescritvel prazer de aumentar o tamanho da letra para tornar a leitura mais confortvel. Ou de comprar um livro digital sem sair de casa e, em questo de minutos, ler o maior poema do sculo XX, The Waste Land, de T. S. Eliot, ao mesmo tempo em que escolhe se prefere ouvi-lo recitado pelo prprio autor ou por alguma dentre as outras tantas interpretaes disponveis. E no futuro ainda haver, no novo formato, dezenas de compensaes de outra natureza para a falta do cheiro do papel. Pelo menos essa a promessa trazida por algo to intangvel quanto o contedo dos livros mas, ao contrrio dele, dinmico e cambiante: os programas de computador. 3 Estaramos, ento, prestes a testemunhar a lenta derrocada dos livros impressos, derrubados gradualmente pelos softwares interativos para as tabuletas digitais? Difcil fazer previses. O tempo continuar linear. O pensamento, talvez no. Mas as palavras continuaro sendo escritas e lidas, provavelmente, umas aps as outras recurso de que nem Eliot conseguiu se desfazer para fazer ecoar as mltiplas vozes de seu poema. Rupturas sero a provncia de criadores geniais como ele ou dos programadores que tornaram sua obra-prima mais acessvel s novas geraes, por meio dessa nova forma de absorver, armazenar e transmitir conhecimento. Tomara que ela perdure tanto quanto o livro.
GUROVITZ, Helio. Carta do Diretor de Redao. Revista poca. Disponvel em: http://cbld.com.br/blog/2011/07/um-livropara- um-tempo-de-multiplas-vozes/Acesso em 22 de jul. 2011. (com adaptaes)

01. Ao interpretar o contedo do texto 1, percebe-se uma argumentao acerca da leitura e a era digital. CORRETO afirmar que a) com o passar do tempo, certamente os livros impressos sero substitudos graas ao desenvolvimento e ao aperfeioamento de softwares de leitura para tablets. b) no passado, os livros foram importantes por veicularem crenas polticas ou religiosas; hoje, no frentico mundo moderno, so considerados artefatos irrelevantes. c) embora a revoluo digital tenha chegado ao universo dos livros, prticas de escrita e leitura continuaro a existir. d) alguns programas de computador conseguem imitar o cheiro do papel, tornando tablets como o iPad bastante semelhantes aos livros impressos. e) devido revoluo digital, livros digitais podem ser comprados sem precisarmos sair de casa, ao contrrio dos livros impressos. 02. Conhecer o significado das palavras conduz o leitor a aproximar-se do significado pretendido pelo autor. Observando os aspectos semnticos do vocabulrio empregado no texto 1, analise o significado que as palavras destacadas assumem no texto e marque V para verdadeiro ou F para falso. ( ) tecnologia obsoleta (1 pargrafo) tecnologia avanada ( ) as mesmas limitaes oculares (2 pargrafo) as mesmas limitaes de viso ( ) as outras tantas interpretaes disponveis (2 pargrafo) as outras tantas explicaes disponveis ( ) dezenas de compensaes de outra natureza (2 pargrafo) dezenas de compensaes de outra espcie ( ) a lenta derrocada dos livros impressos (3 pargrafo) a lenta evoluo dos livros impressos Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. A) F, V, V, V, F. B) F, V, F, V, F. C) V, F, V, F, V. D) V, V, V, F, F. E) F, V, F, V, V.

03. Interprete o texto dos quadrinhos e responda.


Assinale a afirmativa CORRETA a respeito do texto ao lado. (A) O humor do texto reside na crtica sarcstica que a garota faz ao homem; este, por no possuir o hbito de ler, no consegue dar andamento leitura do livro. (B) A principal reflexo que o texto proporciona diz respeito falta de tempo que acomete o ser humano, o que justifica as interrupes constantes do personagem durante o ato da leitura. (C) Ponto central do texto a sugesto da capacidade que os livros tm de nos deixar ausentes do mundo real, fato ilustrado quando o homem ignora a interveno verbal da garota. (D) A piada se constri com base na crtica descabida que a garota faz ao homem, revelando, dessa forma, desconhecer os modos de ler prprios de certos livros de consulta. (E) O humor do texto pode ser explicado metaforicamente valendo-se do seguinte provrbio: os melhores perfumes esto nos menores frascos.
QUINO. Toda Mafalda: da primeira ltima tira. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

TEXTO II - Uma gerao descobre o prazer de ler


Ler obras juvenis ou best-sellers apenas o comeo de uma longa e produtiva convivncia com os livros. Essa a lio que anima os jovens a se aventurarem na boa literatura atual e nos clssicos. Bruno Mier 1 Em janeiro, a universitria Iris Figueiredo, de 18 anos, anunciou em seu blog a inteno de organizar encontros para discutir clssicos da literatura. A ideia era reunir jovens que estavam cansados de ler as sries de fico que lideram as vendas nas livrarias e passar a ler obras de grandes autores. Trinta respostas chegaram rapidamente. No ms seguinte, o evento notvel de Iris comeou: vinte adolescentes procuraram uma sombra no Museu de Arte Contempornea de Niteri cada um com seu exemplar de Orgulho e Preconceito, da inglesa Jane Austen, debaixo do brao e sentaram-se para conversar. Durante duas horas, leram os trechos de sua preferncia, analisaram a influncia da autora sobre escritores contemporneos (descobriram, por exemplo, que certas frases do romance foram emuladas em dilogos da srie O Dirio de Bridget Jones, de Helen Fielding) e destrincharam os dilemas pelos quais passaram a vivaz Elizabeth Bennett e o arrogante Mr. Darcy, os protagonistas do romance. 2 Iris se entusiasma ao falar do sucesso de suas reunies que j abordaram ttulos como O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, 1984, de George Orwell, e Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca. Desde pequena, ela boa leitora. Mas foi s ao descobrir a srie Harry Potter que se apaixonou pela leitura e a transformou em parte central de seu dia a dia. Quando a saga do bruxinho virou mania entre as crianas e os adolescentes, uma dcada atrs, vrios cticos apressaram-se em decretar que esse seria um fenmeno de resultados nulos. Com o eminente crtico americano Harold Bloom frente, argumentavam que Harry Potter s formaria mais leitores de Harry Potter os livros da inglesa J. K. Rowling seriam incapazes de conduzir a outras leituras e propiciar a evoluo desses iniciantes. Jovens como Iris desmentem essa tese de forma cabal. Ler prazer. E, uma vez que se prova desse deleite, ele mais e mais desejado. Basta um pequeno empurrozinho como o que a universitria ofereceu por meio do convite em seu blog para que o leitor potencial deslanche e, guiado por sua curiosidade, se aventure pelos caminhos infinitos que, em 3 000 anos de criao literria, incontveis autores foram abrindo para seus pares. (...)
Revista Veja, edio 2217, 18 de maio de 2011, p. 98-108. (com adaptaes)

04 A estrutura do texto pode apontar o gnero e ajudar na compreenso do tipo. Sobre o modo como se organiza o texto 2 e os tipos textuais utilizados na sua composio, leia as afirmativas a seguir: I. O subttulo, recurso bastante comum em certos gneros jornalsticos, amplia a informao apresentada no ttulo e sintetiza os contedos fundamentais do texto. II. Expresses temporais ajudam a organizar as sequncias narrativas no 1 pargrafo, em que so apresentados os passos dados pela adolescente at a realizao de seu primeiro encontro literrio. III. Pode-se dizer que o texto no apresenta traos argumentativos, pois est situado entre a narrao de fatos ao longo do tempo e a descrio dos encontros literrios e da paixo de Iris Figueiredo pela leitura. IV. A tese de que leitores de Harry Potter no conseguem investir em outro tipo de literatura e evoluir em suas prticas de leitura ratificada pelo depoimento da adolescente. V. O texto tem carter eminentemente cientfico, por expor, com objetividade e rigor formal, dados sobre o comportamento do adolescente brasileiro. A) I e II. D) II, III e V. Est CORRETO o que se afirma em: B) I e IV. E) III e V. C) II e IV.

05 A gramtica normativa da lngua portuguesa culta. Considere o seguinte dilogo: I. A: Por que voc est triste? II. B: Porque ela me deixou. III. A: E ela fez isso por qu? IV. B: No sei o porqu. Tentei acabar com as causas da crise por que passvamos. V. A: Ah! Voc se perdeu nos porqus.

prescreve usos de palavras segundo a norma

Do ponto de vista gramatical, os termos sublinhados esto corretamente empregados em: a) IV somente. b) I, III e V somente. c) II e IV somente. d) I, II, III, IV e V. e) II e V somente. 06. Considerando a coeso e coerncia nos textos, leia a frase do texto publicitrio a seguir: Voc s precisa comprar a pipoca. O DVD grtis.
Assinale a alternativa que apresenta a forma correta para juntar os dois perodos da propaganda acima num s. a) Voc s precisa comprar a pipoca, entretanto o DVD grtis. b) Voc s precisa comprar a pipoca, j que o DVD grtis. c) Voc s precisa comprar a pipoca, inclusive o DVD grtis. d) Voc s precisa comprar a pipoca e o DVD grtis. e) Voc s precisa comprar a pipoca, cujo DVD grtis. 07. A concordncia verbal e nominal imprescindvel na escrita acadmica. Leia as alternativas abaixo e assinale aquela que NO est de acordo com a norma culta. a) Foi ele quem comprou o carro. b) Alguns de ns seremos vitoriosos. c) A maior parte das pessoas faltou ao encontro. d) Os Estados Unidos importa muitos produtos brasileiros. e) Cada um de ns fez o que pde. 08. Considere o seguinte anncio de jornal: No prximo dia 20/04, s 18 horas, desembarcam no aeroporto de Guarulhos a dupla sertaneja Joo e Jos, onde excursionaram pela sia, que fizeram grande sucesso se divulgando a nossa msica sertaneja. Assinale a alternativa que reescreve o texto acima de acordo com a norma culta. a) No prximo dia 20/04, s 18 horas, desembarcar no aeroporto de Guarulhos, a dupla de cantores Joo e Jos, que excursionou pela sia, com grande sucesso na divulgao da nossa msica sertaneja. b) No prximo dia 20/04, s 18 horas, desembarcam no aeroporto de Guarulhos a dupla de cantores Joo e Jos, onde excursionaram pela sia em que fizeram grande sucesso e divulgando a nossa msica sertaneja. c) No prximo dia 20/04, s 18 horas, desembarcaro no aeroporto de Guarulhos a dupla de cantores Joo e Jos, cujos excursionaram pela sia e fizeram grande sucesso, onde divulgaram a nossa msica sertaneja. d) No prximo dia 20/04, s 18 horas, desembarcam no aeroporto de Guarulhos a dupla de cantores Joo e Jos, os quais excursionaram pela sia com grande sucesso, se divulgando a nossa msica sertaneja. e) No prximo dia 20/04, s 18 horas, desembarca no aeroporto de Guarulhos a dupla de cantores Joo e Jos, que excursionaram pela sia, inclusive que fizeram grande sucesso, onde divulgou a nossa msica sertaneja. 09. O processo de comunicao verbal utiliza a funcionalidade da linguagem para elaborar o gnero textual. Identifique, nos textos a seguir, as funes de linguagem e escreva o nmero correspondente nos espaos: 1Emotiva 2-Conativa 3-Ftica 4-Metalingustica 5-Potica 6-Referencial (a) ( )"O homem letrado e a criana eletrnica no mais tm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro) b) ( ) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstrao. (...) A primeira destas operaes a exposio; a segunda, a prova." (Aristteles) c) ( )"Amigo Americano um filme que conta a histria de um casal que vive feliz com o seu filho at o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de cncer." d) ( ) "Se um dia voc for embora Ria se teu corao pedir Chore se teu corao mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra) e) ( ) "- Ol, como vai? - Eu vou indo e voc, tudo bem? -Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e voc? - Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranquilo..." (Paulinho da Viola)

Questo 10. Poeminha do Contra Todos esses que a esto Atravancando meu caminho, Eles passaro... Eu passarinho!
(Prosa e Verso, 1978 Mrio Quintana)

Ao ler o poema de Mrio Quintana, pode-se afirmar que: a)Predomina a funo conativa e ftica, pois as rimas so desencontradas; b)Predomina a funo ftica, pois h um dilogo de dois interlocutores; c)Predomina a funo referencial e denotativa; d)Predomina a funo potica, h uma metfora que recai sobre o verbo passaro; e)Predomina a funo metalingustica, pois h uma explicao em passaro e passarinho.

11. O gigol das palavras.


Lus Fernando Verssimo

Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram l em casa numa mesma misso, designada por seu professor de Portugus: saber se eu considerava o estudo da Gramtica indispensvel para aprender e usar a nossa ou qualquer outra lngua. Cada grupo portava seu gravador cassete, certamente o instrumento vital da pedagogia moderna, e andava arrecadando opinies. Suspeitei de sada que o tal professor lia esta coluna, se descabelava diariamente com suas afrontas s leis da lngua, e aproveitava aquela oportunidade para me desmascarar. J estava at preparando, s pressas, minha defesa (Culpa da reviso! Culpa da reviso !). Mas os alunos desfizeram o equvoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocs tm certeza que no pegaram o Verssimo errado? No. Ento vamos em frente. Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, um meio de comunicao e que deve ser julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras bsicas da Gramtica, para evitar os vexames mais gritantes, as outras so dispensveis. A sintaxe uma questo de uso, no de princpios. Escrever bem escrever claro, no necessariamente certo. Por exemplo: dizer escrever claro no certo, mas claro, certo? O importante comunicar. (E quando possvel surpreender, iluminar, divertir, mover Mas a entramos na rea do talento, que tambm no tem nada a ver com Gramtica.) A Gramtica o esqueleto da lngua. S predomina nas lnguas mortas, e a de interesse restrito a necrlogos e professores de Latim, gente em geral pouco comunicativa. Aquela sombria gravidade que a gente nota nas fotografias em grupo dos membros da Academia Brasileira de Letras de reprovao pelo Portugus ainda estar vivo. Eles s esto esperando, fardados, que o Portugus morra para poderem carregar o caixo e escrever sua autpsia definitiva. o esqueleto que nos traz de p, certo, mas ele no informa nada, como a Gramtica a estrutura da lngua, mas sozinha no diz nada, no tem futuro. As mmias conversam entre si em Gramtica pura. Claro que eu no disse isso tudo para meus entrevistadores. E adverti que minha implicncia com a Gramtica na certa se devia minha pouca intimidade com ela. Sempre fui pssimo em Portugus. Mas isso eu disse vejam vocs, a intimidade com a Gramtica to indispensvel que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocncia na matria. Sou um gigol das palavras. Vivo s suas custas. E tenho com elas exemplar conduta de um cften profissional. Abuso delas. S uso as que eu conheo, as desconhecidas so perigosas e potencialmente traioeiras. Exijo submisso. No raro, peo delas flexes inominveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dvida. E jamais me deixo dominar por elas. No me meto na sua vida particular. No me interessa seu passado, suas origens, sua famlia nem o que outros j fizeram com elas. Se bem que no tenho o mnimo escrpulo em roub-las de outro, quando acho que vou ganhar com isto. As palavras, afinal, vivem na boca do povo. So faladssimas. Algumas so de baixssimo calo. No merecem o mnimo respeito. Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria to ineficiente quanto um gigol que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferncia de um namorado ou a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria a sua patroa! Com que cuidados, com que temores e obsquios ele consentiria em sair com elas em pblico, alvo da impiedosa ateno dos lexicgrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjuno. A Gramtica precisa apanhar todos os dias pra saber quem que manda.
VOCABULRIO: Plantel grupo de profissionais (atletas, coristas, tcnicos, etc., que so os mais capazes em sua profisso). Cften - indivduo que vive da prostituio, seja explorando meretrizes, seja estabelecido como dono de prostbulo.

11. Lus Fernando Verssimo reconhece a existncia de diferenas entre gramtica e lngua, como tambm certa ideia pr-concebida sobre o Portugus. Mas o cronista acaba por misturar gramtica e lngua ao afirmar: Sempre fui pssimo em Portugus, quando, na verdade, deveria ter escrito: a) Sempre fui pssimo em Lngua Portuguesa. b) Sempre fui um pssimo usurio da Lngua Portuguesa. c) Sempre respeitei a intimidade gramatical das palavras portuguesas. d) Sempre tive intimidade com a Gramtica Normativa. e) Sempre fui pssimo em Gramtica Normativa. 12. Ao declarar-se escritor, Lus Fernando Verssimo se define um gigol das palavras. Nesse sentido, segundo ele, em seu ofcio, convm: a) Apenas a opo I est correta. I - submet-las b) Apenas a opo II est correta. II - trat-las bem III - respeit-las c) Apenas as opes I e IV esto corretas. IV - explor-las d) Apenas as opes IV e V esto corretas. V - ignor-las.

e) Toas esto corretas

AULA DE PORTUGUS A linguagem na ponta da lngua to fcil de falar e de entender. A linguagem na superfcie estrelada de letras sabe l o que ela quer dizer? Professor Carlos Gis, ele que sabe e vai desmatando o Amazonas de minha ignorncia. Figuras de gramtica, esquipticas atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. J esqueci a lngua em que comia, em que pedia para ir l fora, em que levava e dava pontap, a lngua, breve lngua entrecortada do namoro com a prima. O portugus so dois; o outro, o mistrio.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo II.

Questo 13. Considerando o assunto dos textos O gigol das palavras e Aula de Portugus, podemos afirmar que eles: a) so meramente informativos ou referenciais, e versam apenas sobre as diferenas entre linguagem/lngua e gramtica; b) so predominantemente metalingusticos por comportarem reflexes sobre linguagem escrita, linguagem oral e gramtica; c) so parcialmente emotivos ou expressivos por comportarem reflexes sobre o trabalho de composio literria de escritores e poetas; d) so meramente apelativos por comportarem crticas ao mtodo tradicional de ensino de portugus; e) so exclusivamente poticos por apresentarem muitas figuras de linguagem.

14. SUCESSO TEM FRMULA Cludio Moura de Castro "Serve para toda competio: qualidade valorizada, seleo dos melhores, prtica obsessiva e persistncia. Quem aplicar essa receita ter os mesmos resultados." Durante sculos, a Inglaterra dominou os mares e, dessa forma, muito mais do que os mares. Para isso tinha os melhores navios. E, para t-los, precisava de excelentes carpinteiros navais. Com a tecnologia do ferro, os navios passaram a ter couraa metlica. Impossvel manter a superioridade sem caldeireiros e mecnicos competentes. Uma potncia mundial no se viabiliza sem a potncia dos seus operrios. A Revoluo Industrial tardia da Alemanha foi alavancada pela criao do mais respeitado sistema de formao tcnica e vocacional do mundo. Da enchermos a boca para falar da engenharia alem. Mas, no fim das contas, todos os pases industrializados montaram sistemas slidos e amplos de formao profissional. Para construir locomotivas, avies, naves espaciais. Assim como temos a Olimpada para comparar os atletas de diferentes pases, existe a Olimpada do Conhecimento (World Skills International). iniciativa das naes altamente industrializadas, que permite cotejar diversos sistemas de formao profissional. Compete-se nos ofcios centenrios, como tornearia e marcenaria, mas tambm em desenho de websites ou robtica. Em 1982, um pas novato nesses misteres se atreveu a participar dessa Olimpada: o Brasil, por meio do Senai. E l viu o seu lugar, pois no ganhou uma s medalha. Mas em 1985 conseguiu chegar ao 13 lugar. Em 2001 saltou para o sexto. Alis, o nico pas do Terceiro Mundo a participar, entra ano e sai ano. Em 2007 tirou o segundo lugar. Em 2009 tirou o terceiro, competindo com 539 alunos, de sete estados, em 44 ocupaes. isso mesmo, os graduados do Senai, incluindo alunos de Alagoas, Gois e Rio Grande do Norte, conseguiram colocar o Brasil como o segundo e o terceiro melhor do mundo em formao profissional! No pouca porcaria para quem, faz meio sculo, importava banha de porco, pentes, palitos, sapatos e manteiga! E que, praticamente, no tinha centros de formao profissional. Deve haver um segredo para esse resultado que mais parece milagre, quando consideramos que o Brasil, no Programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa), por pouco escapa de ser o ltimo. Mas nem h milagres nem tapeto. Trata-se de uma frmula simples, composta de quatro ingredientes. Em primeiro lugar, necessrio ter um sistema de formao profissional hbil na organizao requerida para preparar milhes de alunos e que disponha de instrutores competentes e capazes de ensinar em padres de Primeiro Mundo. Obviamente, precisam saber fazer e saber ensinar. Diplomas no interessam (quem sabe nossa educao teria alguma lio a tirar da?). Em segundo lugar, cumpre selecionar os melhores candidatos para a Olimpada. O princpio simples (mas a logstica diabolicamente complexa). Cada escola do Senai faz um concurso, para escolher os vencedores em cada profisso. Esse time participa ento de uma competio no seu estado. Por fim, os times estaduais participam de uma Olimpada nacional. Dali se pescam os que vo representar o Brasil. a meritocracia em ao. Em terceiro lugar, o processo no para a. O time vencedor mergulha em rduo perodo de preparao, por mais de um ano. Fica inteiramente dedicado s tarefas de aperfeioar seus conhecimentos da profisso. acompanhado pelos mais destacados instrutores do Senai, em regime de tutoria individual. Em quarto, preciso insistir, dar tempo ao tempo. Para passar do ltimo lugar, em 1983, para o segundo, em 2007, transcorreram 22 anos. Portanto, a persistncia essencial. Essa qudrupla frmula garantiu o avano progressivo do Brasil nesse certame no qual apenas cachorro grande entra. Era preciso ter um timo sistema de centros de formao profissional. Os parmetros de qualidade so determinados pelas prticas industriais consagradas, e no por elucubraes de professores. H que aceitar a ideia de peneirar sistematicamente, na busca dos melhores candidatos. a crena na meritocracia, muito ausente

no ensino acadmico. Finalmente, preciso muito esforo, muito mesmo. Para passar na frente de Alemanha e Sua, s suando a camisa. E no foi o ato heroico, mas a continuidade que trouxe a vitria. A frmula serve para toda competio: qualidade valorizada, seleo dos melhores, prtica obsessiva e persistncia. Quem aplicar essa receita ter os mesmos resultados. (Revista Veja, pg. 22, 24 de fev de 2010.) 14. O artigo acima um texto da revista Veja. Que tipologia textual nele predomina? Para justificar a sua resposta, indique uma caracterstica desse tipo de texto. 15. No primeiro perodo do penltimo pargrafo, observa-se o emprego de uma expresso em um sentido conotativo. Por que o enunciador fez uso desse sentido em um texto marcado pela objetividade? Ao que se refere essa expresso? 16. Embora o texto SUCESSO TEM FRMULA apresente uma linguagem no padro culto, h momentos em que o enunciador faz uso de um outro registro. Que registro esse? Utilize duas expresses do texto para comprovar sua resposta. 17. Sobre o ttulo do texto SUCESSO FRMULA s no correto afirmar que ele: TEM 18. possvel afirmar que os argumentos utilizados no incio do texto s no tm por base: ( A ) hipteses formuladas pelo enunciador. ( B ) dados sobre os acontecimentos. ( C ) experincias de outros pases. ( D ) exemplos que servem para reflexo. ( E ) afirmaes que introduzem o tema.

( A ) est relacionado concluso. ( B) apenas tangencia a temtica. ( C ) antecipa o assunto do texto. ( D ) coerente com a temtica desenvolvida. ( E ) ser confirmado no desenvolvimento do tema.

19. correto afirmar que no texto SUCESSO TEM FRMULA predomina a: ( A ) funo potica. ( B ) funo conativa. ( C ) funo referencial. ( D ) funo ftica. ( E ) funo emotiva. 20. Textos publicitrios tm como objetivo primeiro atingir o leitor/consumidor. Leia o texto publicitrio e associe com a teoria da Arte de Argumentar para resolver a questo.

Ao ler o texto publicitrio ao lado, que associa linguagem verbal e no verbal, pode-se afirmar que o principal objetivo do texto : (a) fazer apologia ao animal referenciado no texto publicitrio.(apelativa) (b) defender a ideia de que animais so importantes e bons. (c) provocar risos no leitor para convenc-lo acerca do produto anunciado.(conativa) (d) induzir o leitor a se identificar com o enunciado, efetivando-se o convencimento. (e) causar impacto comercial, utilizando-se de uma ambiguidade textual.
Retirada de www.eitapiula.net/2009/09/aurelio.jpg

QUESTO DISCURSIVA - FALAR E ESCREVER, EIS A QUESTO! Produo de texto dissertativoargumentativo, 5 a 7 linhas, padro culto, d um ttulo. Caneta.

Saudaes acadmicas! Prof. Marilene Arajo

Potrebbero piacerti anche