Sei sulla pagina 1di 3

Questionrio Aula Doc de rede e Normas Cab Estr

Tpicos: Roteiro para documentao da rede Identificao das necessidades e objetivos do cliente da rede 1 Qual a importncia para o administrador e seus auxiliares da existncia de algum tipo de documentao da rede? R: Para que os mesmos possam recuperar a funcionalidade da rede no menor tempo possvel quando da ocorrncia de algum problema na mesma. 2 Como incio de uma documentao de rede, importante ter uma descrio do que o cliente (corporao) necessita e quais so seus objetivos. Dentro deste contexto importante destacar: R: os objetivos e restries do negcio, os objetivos e restries tcnicos e caracterizar o trfego projetado para a rede, incluindo principais fluxos. 3 Cite 3 exemplos de requisitos tcnicos que devem ser descritos em um incio de documentao de rede. R: Escalabilidade, Disponibilidade, Adaptabilidade e Custo-benefcio Desempenho, Segurana, Gerenciabilidade, Usabilidade,

4 Em se tratando de documentao de rede, outro ponto dentro da corporao que deve ser bem definido, inclusive com destaque de localizao o escopo da rede e de servios.

Projeto Lgico 5 - No projeto lgico busca-se documentar a organizao lgica da rede. Por organizao lgica costumase entender: (cite 3 tpicos) R: A topologia lgica da rede; Uma descrio dos protocolos de nvel 2 (comutao) e nvel 3 (roteamento), incluindo qualquer recomendao sobre o uso desses protocolos; Um esquema de endereamento e atribuio de nomes; Um esquema de roteamento; Os mecanismos e produtos recomendados para a segurana, incluindo um resumo de polticas de segurana e procedimentos associados (um plano completo de segurana pode ser includo como apndice); Recomendaes sobre arquitetura e produtos para a gerncia; Explicaes sobre o porqu de vrias decises tomadas, relacionando as decises aos objetivos do cliente.

6 V ou F. No de grande importncia incluir esquemas e desenhos no projeto lgico. R: F

7 Em um esquema de endereamento e atribuio de nomes como ficaria a atribuio de nomes para dois servidores DNS e um servidor de E-mail pertencentes a uma empresa XYZ. R: Sv-DNS-1, Sv-DNS-2 e Sv-MAIL 8 Em um esquema de endereamento e atribuio de nomes como ficaria a atribuio de nomes para uma Estao de trabalho localizada na tomada 05, do segundo espelho, da Sala 12 do terceiro pavimento pertencente a uma empresa XYZ. R: 03S12-02-05

Projeto Fsico 9 - No projeto fsico costuma-se documentar a organizao fsica da rede. Por organizao fsica costumase entender: (cite 3 tpicos) R: A topologia fsica da rede, destacando pontos de interconexo, centros de fiao etc.; A especificao das tecnologias de cabeamento e de transmisso utilizadas, com justificativas para cada escolha; A especificao dos equipamentos utilizados mquinas clientes, mquinas servidoras, mquinas de armazenamento de dados (data stores), mquinas de backup (backup), dispositivos de interconexo (concentradores, comutadores, roteadores etc.) com justificativas para cada escolha; A escolha do provedor de acesso Internet e a forma de conexo ao mesmo; Os custos de manuteno mensal (ou anual) de equipamentos e servios.

10 V ou F. Informaes sobre os provedores de acesso Internet utilizados no devem ser documentadas em um projeto fsico. R: F 11 Em um projeto fsico os custos de manuteno mensal da rede so divididos em: R: custos de provimento de servio Internet, custos de contrato de manuteno preventiva e custeio geral (pequenas despesas diversas).

Configurao de equipamentos 12 - Uma parte importante da gerncia de uma rede a configurao dos equipamentos que a compe. Servidores e estaes clientes devem ter seus procedimentos de instalao e configurao bem definidos e impressos, para que possam ser localizados e usados rapidamente.

Documentao adicional 13 - Alm dos itens j elencados, importante anexar documentao da rede os seguintes elementos: (cite pelo menos 3 elementos). R:

Planta baixa de infra-estrutura, indicando as dimenses de tubulao e/ou eletrocalhas utilizadas; Planta baixa com o encaminhamento dos cabos, indicando o nmero de cabos UTP e/ou fibra por segmento da tubulao; Relatrio dos testes de certificao de todos os pontos instalados; Relatrio de testes dos segmentos de fibra ptica; Layout dos Armrios de Telecomunicaes; Mapa de interconexo dos componentes ativos e passivos, isto , lista de todas as tomadas RJ45 de cada painel de conexo e das portas dos equipamentos; Termos de garantia dos elementos ativos e passivos da rede.

14 - Declarao de desempenho assegurado para as aplicaes para as quais a rede fsica foi proposta, com indicao de possveis restries para outras aplicaes ou para as aplicaes introduzidas no futuro pelos principais organismos internacionais (IEEE, ANSI/TIA/EIA, ISO/IEC, ATM FORUM etc.), tambm deve ser fornecida.

Normas para Cabeamento Estruturado 15 Defina Cabeamento Estruturado. R: Um conjunto de opes para projeto e instalao adequada de cabeamento de uma rede Um conjunto de cabos e produtos de conectividade que integra servios como voz, dados, vdeo e outros sistemas de administrao de edifcio, tais como alarmes, sistemas de segurana, sistemas de energia e de controle de ambientes. Deve possibilitar encaminhamentos de dados e voz entre quaisquer pontos da rede.

16 O cabeamento estruturado em conjunto com a padronizao do mesmo possibilita: R: Aumentar o tempo de vida de projetos de cabeamento Melhorar o processo de aquisio de cabos D suporte integrado a trfego multimdia

17 As principais normas de cabeamento estruturado foram editadas por quais instituies? R: EIA / TIA 18 As revises dessas normas so feitas em quanto tempo? R: de 5 em 5 anos 19 Qual foi o primeiro documento sobre normas de cabeamento em telecomunicaes? R: ANSI / EIA / TIA 568 Norma para cabeamento de edifcios comerciais. 20 Qual o nome da Norma Brasileira de julho 2000: Procedimento bsico para elaborao de projetos de cabeamento de telecomunicaes para redes internas estruturadas, baseada nas normas internacionais ANSI / EIA / TIA 568A, 569A e 606A. R: ABNT / NBR 14565

Potrebbero piacerti anche