Sei sulla pagina 1di 44

CABOS DE AO

(notas de aula)

Prof. MSc Antnio Luiz Pinheiro

SEGURANA COM CABOS DE AO

SEGURANA COM CABOS DE AO

O QUE UM CABO DE AO? UM CONJUNTO DE ARAMES TORCIDOS E ESTIRADOS.

COMO SUA CONSTRUO? PERNA ALMA ARAME OU FIO

PARA QUE SERVE?

Iar Sustentar Fixar Tracionar

O QUE DEVEMOS CONHECER DE UM CABO DE AO

Capacidade - todo cabo de ao deve ter sinalizado a sua capacidade mxima de iamento. Ex: 12 t Qual a hora de substituio do cabo? O que inspecionar num cabo?

COMO CONFERIR O DESGASTE?

IDENTIFICAO DA HORA DA TROCA


Se os arames rompidos visveis atingirem 6 fios em um passo ou 3 fios em uma perna; se aparecer corroso acentuada no cabo; se os arames externos se desgastarem mais do que 1/3 de seu dimetro original; se o dimetro do cabo diminuir mais do que 5% em relao ao seu dimetro nominal; se houver danos por alta temperatura ou qualquer outra distoro no cabo (como dobra, amassamento ou "gaiola de passarinho") no hesite em substitu-lo por um novo.

COLOCAO CORRETA DOS GRAMPOS


Outro aspecto importante para a conservao e para um bom rendimento dos cabos de ao a correta colocao dos grampos (tambm chamados de clips) em suas extremidades. Para cabos de dimetro at 5/8" (16 mm) use, no mnimo, trs grampos. Este nmero deve ser aumentado quando se lida com cabos de dimetros superiores.

COMO INSTALAR CLIPS?

2 passo

1 passo

3 passo

MANUSEIO DE CABO
O mtodo mais eficiente de manuseio dos cabos de ao, no momento de sua retirada da bobina, a utilizao de cavaletes ou mesas giratrias, para que o cabo permanea sempre esticado durante essa operao. J o repassamento de um cabo de ao da bobina para o tambor do equipamento nunca deve ser feito no sentido inverso de enrolamento do cabo (formando um S), porque esse procedimento provoca acmulo de tenses internas que prejudicam sua vida til. Lembre-se: o melhor repassamento aquele que obedece o sentido em que o cabo estava sendo enrolado na bobina.

MANUSEIO DE CABO

FICHA DE INSPEO

ELEMENTO:

FICHA DE INSPEO DE CABOS DE AO


REFERNCIA: GERNCIA REA SUPERVISOR ANO

DESCRIO

N REF.

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

DATA DA INSPEO: VISTO DO INSPETOR:

Codificao

Anotaes

EI - Estocagem incorreta EX - Equipamento extraviado NT - No Tagueado DF - Dano fsico RS - Requisio de suprimentos EM - Em manuteno EL - Equipamento eliminado FC - Falta capacidade de carga OK - Equipamento em ordem

INSPEO NO CABO DE AO N arames rompidos:ocorre por abraso ou fadiga de flexo, deve-se anotar o n da arames rompidos e a localizao da ruptura em um passo ou em um comprimento equivalente a seis vezes o dimetro do cabo. Observar se as rupturas esto distribudas uniformemente ou se esto concentradas em uma ou duas pernas apenas.

INSPEO NO CABO DE AO
Arames gastos por abraso:
Mesmo que os arames no cheguem a se romper, o seu desgaste reduz a resistncia, tornando seu uso muito perigoso.

INSPEO NO CABO DE AO
Deformaes: mau uso a)Ondulao - ocorre quando o eixo de um cabo assume a forma de uma hlice determina desgaste prematuro e arames partidos. Amassamentos:ocasionado pelo enrolamento desordenado no tambor. Nas situaes em que o enrolamento desordenado no pode ser evitado,deve-se optar pelo uso de cabos com alma de ao.

INSPEO NO CABO DE AO
Gaiola de passarinho. Quando o cabo submetido a alvio de tenses repentinamente. OBS: esta deformidade crtica impedindo desta forma a continuidade do uso do cabo de ao.

GAIOLA DE PASSARINHO

INSPEO NO CABO DE AO Alma saltada:tambm causada pelo alvio repentino de tenso no cabo e provoca um desequilbrio de tenso entre as pernas do cabo. OBS: esta deformidade crtica impedindo desta forma a continuidade do uso do cabo de ao.

ALMA SALTADA

INSPEO NO CABO DE AO

Dobra ou n: caracterizada por uma descontinuidade no sentido longitudinal do cabo que em casos extremos diminui a resistncia trao do cabo.

DOBRA OU N

CRITRIOS PARA DESCARTES Arames partidos:


Dez arames partidos distribudos aleatoriamente em qualquer comprimento de seis vezes o dimetro do cabo.

Cinco arames partidos em uma mesma perna em qualquer comprimento de seis vezes o dimetro do cabo.

CRITRIOS PARA DESCARTES Mais de um arame partido no interior do cabo, em qualquer comprimento de seis vezes o dimetro do cabo.

FORMAS DE LUBRIFICAO DO CABO DE AO

POLIAS

Especial ateno deve ser dada as roldanas.

O QUE NUNCA DEVE SER FEITO!

N no cabo. JAMAIS FAA ISTO

O QUE NUNCA DEVE SER FEITO!

IMPROVISAO PARA SEGURAR FIOS PARTIDOS

CABOS DESGASTADOS

Potrebbero piacerti anche