Sei sulla pagina 1di 5

Processos gerais de separao de misturas

Mistura a reunio de duas ou mais substncias que no reagem entre si. As misturas so classificadas em Heterogneas (apresentam mais de uma fase) e Homogneas (apresentam uma nica fase). Em geral as misturas no tem propriedades fsicas prprias, em lugar disso, as propriedades das misturas so propriedades das substncias que a compem. Para se desdobrar uma mistura em seus componentes, necessrio que se tenha um conhecimento prvio dos mesmos, para que se possa utilizar o processo mais adequado, j que os processos dependem das propriedades fsicas das substncias que formam a mistura. Em uma separao, podemos usar os seguintes processos: * Para Misturas Heterogneas

* Para Misturas Homogneas

Comentaremos, resumidamente, quatro dos principais processos acima citados: Decantao e Sifonao: Baseia-se nas propriedades fsicas de slido-lquido (para decantao e sifonao) e lquido-lquido (para o funil de decantao), mas nem sempre um dos mtodos mais eficientes, porque na maioria das vezes no se consegue obter uma separao completa das substncias ao utilizar o mtodo de sifonao (se for slido-lquido), porque durante o mesmo pode ocorrer de vir algumas partculas slidas junto com o lquido. Uma maior eficincia deste processo observada quando utilizado em mistura de lquido-lquido, usando para isto o funil de decantao.

Filtrao Simples e Presso Reduzida (Vcuo): Neste processo podemos separar misturas heterogneas de slido-lquido. O lquido que passa pelo filtro denominado como filtrado ou resultante e o slido que fica retido no filtro denominado como resduo. A maior finalidade da filtrao presso reduzida (vcuo) acelerar o processo de filtrao de uma soluo pela diminuio da presso.

Decantao (Funil): Neste processo deve ser usado apenas misturas heterogneas de lquido-lquido, pois, este processo se baseia em diferenas de densidade e solubilidade. Durante o escoamento do lquido do funil de decantao a torneira deve ser controlada com a mo esquerda para que se possa controlar o fluxo do escoamento com maior facilidade e, vlido lembrar tambm que a soluo deve ser escoada at a interface que separa o lquido mais denso do menos denso, chegue prximo a torneira.

Destilao Simples e Presso Reduzida (Vcuo): Nos dois tipos de destilaes (presso normal e reduzida) podem ser separadas misturas homogneas de slidolquido. Deve-se montar o esquema de aparelhagem de destilao (em laboratrio) com muito cuidado, observando-se que a entrada de gua deve ser feita pela parte inferior do condensador para que ela circule ocupando todo o espao, porque se ocorrer um erro na montagem e a entrada de gua for colocada na parte superior, ela "descer" pelo condensador sem circular e completar o volume do mesmo, logo, ser impossvel haver a condensao pelo resfriamento dos gases.

Destilao Simples

SEPARAO DE MISTURAS HOMOGNEAS


Destilao simples (slido + lquido) Por aquecimento, s o lquido entra em ebulio, vaporiza-se e a seguir condensa-se, separando-se do slido. Ex.: destilar soluo de permanganato de potssio. Destilao fracionada (lquido + lquido) utilizada quando temos lquidos que tenham diferentes pontos de ebulio (P.E.) que passam atravs de uma coluna de fracionamento. Por aquecimento, os lquidos vaporizam-se e a seguir condensam-se, separadamente, medida que vo sendo atingidos os seus P.E. Ex.: fracionamento do petrleo Liquefao fracionada (gs + gs) Por resfriamento da mistura, os gases se liquefazem separadamente, medida que vo sendo atingidos os seus P.E. Ex.: mistura de O2 e N2 Aquecimento simples (gs + lquido) Por aquecimento abaixo do PE do lquido, o gs dissolvido expulso. Ex.: gua com CO2

Evaporao - o componente lquido separado do slido aps se deixar evaporar o lquido presente. Ex.: separar o sal da gua do mar.

SEPARAO DE MISTURAS HETEROGNEAS


Todas as fases so slidas Catao - Os fragmentos so catados com a mo ou pina. Ex.: separar arroz do feijo. Ventilao - Separao do componente mais leve por corrente de ar. Ex.: separar a casca do arroz. Levigao - Separao do componente mais leve por corrente de gua que arrasta o componente menos denso. Ex.: separao de minrios. Flotao - Separao por um lquido de densidade intermediria entre dois slidos de densidades diferentes. O slido menos denso flutua no lquido. Ex.: separao do ouro do seu minrio com o auxlio de mercrio lquido. Dissoluo fracionada - Separao por meio de um lquido que dissolve apenas um componente e no dissolve os outros. Necessita de um mtodo auxiliar para retirar o lquido adicionado, geralmente filtrao e evaporao. Ex.: mistura de areia e sal. Separao magntica - Apenas um componente atrado pelo m, geralmente ferro, nquel e cobalto. Ex.: areia com limalha de ferro Fuso fracionada - Separao por aquecimento da mistura at a fuso do componente de menor P.F. Cristalizao fracionada - Adiciona-se um lquido que dissolva todos os slidos. Por evaporao da soluo obtida, os componentes cristalizam-se separadamente. Peneirao ou tamizao - separa-se gros menores de maiores com o auxlio de uma peneira (conhecido tambm como tamis). O gros maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha. Ex.: separar areia de pedregulhos.

Pelo menos uma das fases no slida Sedimentao - Separao de duas ou mais camadas devido a diferentes densidades, sendo que a fase mais densa se deposita no fundo do recipiente em que se encontra. Decantao - Aps a sedimentao a fase lquida escoada ou retirada por intermdio de um sifo. Sifonamento - necessita que se estabelea um diferena de altura entre o frasco que contm a mistura e a ponta do sifo para que haja escoamento da fase superficial da mistura.

Filtrao - Separa a fase lquida ou gasosa da slida por meio de uma superfcie porosa que retm o slido.Usam-se papel filtro ou filtro de porcelana. Ex.: coar o caf, filtrar a gua, aspirar o p com aspirador. Funil de decantao - separa dois lquidos imiscveis (no se misturam entre si) com o auxlio de um funil de decantao (chamado tambm de pra de decantao). Ao se abrir a torneira o lquido mais denso escoa separando-se do outro lquido. Ex.: gua e azeite Centrifugao - Decantao acelerada por um centrfuga. utilizado quando as partculas slidas so muito pequenas, o que demoraria para decantar. A centrfuga origina uma fora que desloca as partculas para o fundo dos tubos do aparelho. Cmara de poeira - passar um mistura slido-gs no interior de uma cmara subdividida em tabiques (chicanas) onde a poeira fica retida o gs sai purificado. Ex.: ar com poeira. Sublimao - possvel separar slidos que sublimam a temperatura ambiente ou com leve aquecimento. Ex.: separar iodo de outros slidos Importante: no esquecer que na mistura no h reao qumica, por isso, podemos separar o sistema por um processo fsico.

Potrebbero piacerti anche