Sei sulla pagina 1di 115

Caderno de Atividades Administrao Disciplina Matemtica Aplicada Coordenao do Curso Fernando Conter Cardoso Autora Andrea Hamazaki Feitosa

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitor Guilherme Marback Neto Vice-Reitor Leocdia Agle Petry Leme Pr-Reitores Pr-Reitor Administrativo: Antonio Fonseca de Carvalho Pr-Reitor de Extenso, Cultura e Desporto: Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Graduao: Leocdia Agle Petry Leme Pr-Reitora de Pesquisa e Ps-Graduao: Eduardo de Oliveira Elias

Diretor-Geral de EAD Jos Manuel Moran Diretora de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Anhanguera Publicaes Diretor Luiz Renato Ribeiro Ferreira Ncleo de Produo de Contedo e Inovaes Tecnolgicas Diretora Carina Maria Terra Alves Gerente de Produo Rodolfo Pinelli Coordenadora de Processos Acadmicos Juliana Alves Coordenadora de Ambiente Virtual Lusana Verssimo Coordenador de Operao Marcio Olivrio

Como citar esse documento: Feitosa, Andrea Hamazaki. Matemtica Aplicada. Valinhos, pp. 1-115, 2011. Disponvel em: <www. anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 01 fev. 2012.

2012 Anhanguera Publicaes Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica,resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma. Diagramado no Brasil 2012

Legenda de cones
Leitura Obrigatria Agora a sua vez Vdeos Links Importantes Ver Resposta Finalizando
i
g

lf h

t sv ud r i e l

b mq nc p x w

x y
i

z j

Glossrio
Referncias
Incio

Nossa Misso, Nossos Valores


Desde sua fundao, em 1994, os fundamentos da Anhanguera Educacional tm sido o principal motivo do seu crescimento. Buscando permanentemente a inovao e o aprimoramento acadmico em todas as aes e programas, ela uma Instituio de Educao Superior comprometida com a qualidade do ensino, pesquisa de iniciao cientfica e extenso, que oferecemos. Ela procura adequar suas iniciativas s necessidades do mercado de trabalho e s exigncias do mundo em constante transformao. Esse compromisso com a qualidade evidenciado pelos intensos e constantes investimentos no corpo docente e de funcionrios, na infraestrutura, nas bibliotecas, nos laboratrios, nas metodologias e nos Programas Institucionais, tais como:

Programa de Iniciao Cientfica (PIC), que concede bolsas de estudo aos alunos para o desenvolvimento de pesquisa supervisionada pelos nossos professores. Programa Institucional de Capacitao Docente (PICD), que concede bolsas de estudos para docentes cursarem especializao, mestrado e doutorado. Programa do Livro-Texto (PLT), que propicia aos alunos a aquisio de livros a preos acessveis, dos melhores autores nacionais e internacionais, indicados pelos professores. Servio de Assistncia ao Estudante (SAE), que oferece orientao pessoal, psicopedaggica e financeira aos alunos. Programas de Extenso Comunitria, que desenvolve aes de responsabilidade social, permitindo aos alunos o pleno exerccio da cidadania, beneficiando a comunidade no acesso aos bens educacionais e culturais.

A fim de manter esse compromisso com a mais perfeita qualidade, a custos acessveis, a Anhanguera privilegia o preparo dos alunos para que concretizem seus Projetos de Vida e obtenham sucesso no mercado de trabalho. Adotamos inovadores e modernos sistemas de gesto nas suas instituies. As unidades localizadas em diversos Estados do pas preservam a misso e difundem os valores da Anhanguera. Atuando tambm na Educao a Distncia, orgulha-se de oferecer ensino superior de qualidade em todo o territrio nacional, por meio do trabalho desenvolvido pelo Centro de Educao a Distncia da Universidade Anhanguera - Uniderp, nos diversos polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. Sua metodologia permite a integrao dos professores, tutores e coordenadores habilitados na rea pedaggica com a mesma finalidade: aliar os melhores recursos tecnolgicos e educacionais, devidamente revisados, atualizados e com contedo cada vez mais amplo para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos alunos. A todos bons estudos! Prof. Antonio Carbonari Netto Presidente do Conselho de Administrao Anhanguera Educacional

Sobre o Caderno de Atividades


Caro (a) aluno (a), O curso de Educao a Distncia acaba de ganhar mais uma inovao: o caderno de atividades digitalizado. Isso significa que voc passa a ter acesso a um material interativo, com diversos links de sites, vdeos e textos que enriquecero ainda mais a sua formao. Se preferir, voc tambm poder imprimi-lo.

Este caderno foi preparado por professores do seu Curso de Graduao, com o objetivo de auxili-lo na aprendizagem. Para isto, ele aprofunda os principais tpicos abordados no Livro-texto, orientando seus estudos e propondo atividades que vo ajud-lo a compreender melhor os contedos das aulas. Todos estes recursos contribuem para que voc possa planejar com antecedncia seu tempo e dedicao, o que inclusive facilitar sua interao com o professor EAD e com o professor tutor a distncia.

Assim, desejamos que este material possa ajudar ainda mais no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Um timo semestre letivo para voc!

Jos Manuel Moran Diretor-Geral de EAD Universidade Anhanguera Uniderp

Thais Sousa Diretora de Desenvolvimento de EAD Universidade Anhanguera Uniderp

Caro Aluno,
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Matemtica Aplicada Administrao, Economia e Contabilidade, do autor Afrnio Murolo e Gicomo Bonetto, Editora Cengage, 2004, PLT 59.

Roteiro de Estudo
Prof. ANDREA HAMAZAKI FEITOSA Matemtica Aplicada
Este roteiro tem como objetivo orientar seu percurso por meio dos materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, para que voc faa um bom estudo, siga atentamente os passos seguintes: 1. Leia o material didtico referente a cada aula. 2. Assista s aulas na sua unidade e depois disponvel no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc; (sugesto: Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem). 3. Responda s perguntas referentes ao item Habilidades deste roteiro. 4. Participe dos Encontros Presenciais e tire suas dvidas com o tutor local. 5. Aps concluir o contedo dessa aula, acesse a sua ATPS e verifique a etapa que dever ser realizada.

Tema 1
REVISO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar: Os conceitos bsicos de lgebra elementar, atravs da resoluo de equaes, fatorao e produtos notveis. Representar geometricamente a reta dos nmeros reais para futura apresentao de grficos. Como realizar de forma correta as operaes aritmticas fundamentais.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Um grupo de pessoas saiu para almoar em um restaurante, sendo que trs delas so mulheres. A conta, dee R$72,00, foi inicialmente dividida entre todos, mas depois os homens resolveram que , por gentileza, as mulheres no deveriam pagar. Ento cada homem contribuiu com mais R$4,00 e a conta foi paga. Quantas pessoas haviam no grupo? Em uma sala h 100 pessoas, sendo que 26 delas usam culos. Sabe-se que 20% dos homens e 40% das mulheres dese grupo usam culos. Quantos homens h na sala? A planta de um terreno est na escala . Se a frente desse terreno mede 4,5 cm, quanto vale na realidade?

AULA 1
Assista s aulas na sua unidade e depois disponvel no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc.

Leitura Obrigatria
REVISO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
No estudo deste tema, so abordadas situaes-problema que contm expresses numricas envolvendo as operaes aritmticas nos diversos conjuntos numricos. Os conceitos da lgebra elementar so tratados a partir de expresses algbricas, produtos notveis e fatorao. As equaes sero abordadas em situaes simples de fcil compreenso. Para alcanar os objetivos propostos, acompanhe a seguir os conceitos matemticos fundamentais: I. Para que a reviso das operaes aritmticas fique completa, necessrio, inicialmente, identificar

os principais conjuntos numricos:

conjunto dos nmeros naturais. = {2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,} 0, 1, conjunto dos nmeros inteiros. = { 1, 0, 1, 2, } , 2, p Q = , p, q , sendo q

q 0

conjunto dos nmeros racionais (so os nmeros que podem ser

escritos como uma frao).

conjunto formado pelos nmeros racionais e irracionais.

Todos os nmeros que no podem ser escritos como forma de frao, isto , aqueles que tm infinitas casas decimais no peridicas conjunto dos nmeros irracionais. II. A realizao das operaes aritmticas fundamentais torna-se possvel pela aplicao das seguintes regras: Adio e subtrao de nmeros inteiros 1. Se os nmeros tm o mesmo sinal, somam-se os valores absolutos das parcelas, e conservase o sinal. Exemplos: 2+6 = 8 8-9=17 2. Se os nmeros tm sinais diferentes, subtraem-se os valores absolutos, e o sinal do resultado o mesmo do maior valor absoluto. Exemplos: 5+7=2 23=1 Multiplicao e diviso de nmeros inteiros 1. Se os nmeros tiverem o mesmo sinal, o produto e o quociente sero positivos.

Exemplos: Para a multiplicao ( ( +30 e +5 )6 ) + =

5 )4 ) = para a diviso ( ( +20

Para a multiplicao ( ( +20 e 5 )4 ) = para a diviso ( ( +4 12 )3) = 2. Se os nmeros tiverem os sinais contrrios, o produto e o quociente sero negativos.

Exemplos: Para a multiplicao ( ( 10 e 5 )2 ) + =

5 )2 ) + = para a diviso ( ( 10
para a diviso ( ( 2 12 )+6 ) =

Para a multiplicao ( ( 10 e 5 )2 ) + =

Potenciao de nmeros inteiros 1. 2.


2

Se o expoente for par, a potncia ser positiva. Se o expoente for mpar, a potncia ser negativa.

Exemplos:

+3) (= +9 2 3) (= +9 5 +3) (= +243 5 3) (= 243


Operaes com nmeros racionais - Nmeros que podem ser representados por fraes Duas fraes so denominadas equivalentes quando representam a mesma quantia do todo considerado. Exemplos:

2 1 = ; 4 2
Fraes equivalentes so aquelas em que Para encontrar fraes equivalentes: Operaes com fraes

a c = , com b d

b 0, d 0

a c b b = , sendo d = x e d = x b d

Adio e Subtrao

a c ac = ,b 0 b b b
Exemplos: 1)
1 3 5 + 18 23 + = = 6 5 30 30

a c ac = , b 0, d 0 b d b d 1 3 5 + 18 23 + = = 6 5 30 30 1 3 5 18 13 = = 6 5 30 30

2)

3)

Multiplicao

a c a c = , b 0, d 0 b d b d

10

Exemplo: 1 3 3 = 5 5 25

Diviso

a c a d ad = = , b 0, c 0 b d b c bc
Exemplo:

2 3 2 4 8 = = 5 4 5 3 15

Potenciao

a m a n = a m + n a m a n = a m n

a ) = (a
m

m+n

Propriedades de potncia de mesma base:

a m a n = a m + n a m a n = a m n a ) = (a
m n m+n

Lembrando: Todo nmero elevado a zero igual a um: a 0 = 1 Se o expoente for negativo:

Expresses numricas Ordem das operaes: quando existem vrias operaes em uma mesma expresso numrica, a primeira operao a ser realizada a potenciao; depois, multiplicao; seguida de diviso; e, por ltimo, a adio e a subtrao (na ordem em que aparecem). Exemplo:

11

3 + 6 2 + 4 = 3 + 30 2 + 4 = 3 + 15 + 4 = 16 5
Sinais de associao: so sinais de associao os parnteses ( ), os colchetes [ ] e as chaves { }. Esses sinais indicam as prioridades das operaes; isto , devero ser resolvidas primeiramente as que estiverem dentro dos parnteses, seguidas das que estiverem dentro dos colchetes e, finalmente, as que estiverem dentro das chaves. Exemplo:

8) 32 = 4 2 = 2 24 2 (

= 1 + ( 3) 2 4

6 ) 32 ( [

16] =

III. Para a compreenso dos fatos da lgebra elementar, necessrio entender que um nmero pode ser representado por uma letra com as mesmas propriedades operatrias. Portanto, uma expresso algbrica toda sentena matemtica que contenha letras, nmeros ou ambos. Exemplos: 2 x; 2 x + 5; 8 x 4 3; 15 xy 7 z Para se simplificarem as expresses, devem ser obedecidas as seguintes regras operatrias:

Para se somarem ou subtrarem as expresses algbricas, reduzem-se termos semelhantes (so semelhantes os termos que possuem a mesma parte literal).

Exemplo: 5 xy + 2 x + 7 y 3 z + 6 xy + 3 x + 20 y + 8 z = 11xy + 5 x + 27 y + 5 z

6

Multiplicao

4 y 2 y 3 = 8 y 9 Multiplicam-se os nmeros (conhecidos como coeficientes da expresso), conservase a varivel e somam-se os expoentes.
3x + 4 y + = 12 (2 )(5)xy + 15 x + 8 y + 10

Aplica-se a propriedade distributiva.

Diviso

15 x 4 3 x 2 = 5 x 2 Dividem-se os nmeros (coeficientes) e conserva-se a varivel, subtraindo-se seus


expoentes. Produtos Notveis Alguns casos de produtos notveis:

Quadrado da soma/diferena de dois termos:

12

a+b = a ()2 + 2ab + b2

termo, mais o quadrado do segundo termo).

(quadrado do primeiro termo, menos a multiplicao do primeiro pelo segundo termo, mais o quadrado do segundo termo). Produto da soma pela diferena de dois termos: a + b a b = ()() a 2 b2 (quadrado do primeiro termo, menos o quadrado do segundo).

(quadrado do primeiro termo, mais a multiplicao do primeiro pelo segundo

()

Fatorao Significa transformar em fatores uma determinada expresso. Casos de fatorao: Fator comum em evidncia: ay + by = y () a+b Agrupamento: ax + ay + bx + by = a ( x + y ) + b( x + y ) = (a + b)( x + y ) Trinmio do quadrado perfeito: a 2 + 2ab + b 2 = () a+b Diferena de quadrados: a 2 b 2 = () b) a + b (a
2

IV. Equaes. Resolver uma equao significa encontrar o valor da varivel em uma sentena aberta. O que determina o grau da equao o valor do maior expoente nela contido. Assim, se o expoente for 1, a equao ser do primeiro grau, se o expoente for 2, a equao ser do segundo grau, e assim sucessivamente. Uma equao do primeiro grau, em sua forma genrica, dada por: ax + b = 0 e sua resoluo dada por: x =

b . a
Exemplo:

5 x + 1 = 0 5 x = 1 x =

1 5

A equao em que o expoente 2, conhecida como equao do segundo grau, tem em sua forma genrica: ax 2 + bx + c = 0 . Pode ser resolvida pela frmula de Bskara:

x2 4x + 3 = 0
Exemplo:

x 2 4 x + 3 = 0 . Temos: a=1; b=4 e c=3. Aplicando na frmula:

13

x= x1 =

( ( 4 3 4 ) 4 )1 2 1

4+2 =3 2 4 2 =1 x2 = 2

4 4 42 = 2 2

14

Agora a sua vez


INSTRUES Para uma aprendizagem eficiente sero necessrios estudos individuais. Para facilitar a reviso do contedo, retome a leitura do item Leitura Obrigatria que resume conceitos importantes da disciplina e apresenta exemplos prticos que servem de roteiro para elaborar as atividades propostas. Ponto de Partida Para solucionar problemas como o que segue, necessrio o conhecimento de regras bsicas operatrias para o conjunto de nmeros racionais, resoluo de equaes e a discusso de suas solues. Caso sinta dificuldade em resolv-lo, retome os passos da reviso proposta e, ao final, tente novamente, comparando a sua soluo com as respostas corretas que o tutor presencial apresentar. Situao-problema: O Lucro L na venda de um produto dado por L =

Questo 01
Calcule o valor das expresses exponenciais: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j)

23
2 ) (
25
3

25
2 3
3
3

2 ) (
1 2
37 34
1 43 34 2
3

1 43 34 2

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

p 2 20 p 4 (em 5 5

Questo 02
Calcule: a)

milhares de reais), sendo p o seu preo. Sabendo que o lucro, em determinado ms, foi de R$ 24 (em milhares de reais), descubra a que preo foi comercializado o produto no referido ms.

5 ) (* 5
1

52

1 5 2
2 12

* 52
25 * 28

b)
Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

2 ) ( 1 8 2 4
1

* 22

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

15

Questo 03
Calcule o valor das expresses numricas, expressando, ao final, a resposta em forma de frao, simplificando-a sempre que possvel: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n)

ASSUNTO: SUBSTITUIO NUMRICA


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

3 4 5 7
3 4 5 7 112 9 3 + +3 7 5 5

Questo 04
Calcule o valor da expresso numrica de acordo com o x dado: a) b) c) d) e)

y = x 3 2 x + 1 ; x = 1
y= x3 x 4 + 1 ; 5 6
3

x =1
2

3 31 * 5 4
3 31 * 5 4

y = ( + ( +1 ; x 1) x ) 1

x = 1
2

y=
y=

4 * 1 x3 3

( + 1 ( ; x = 1 ) x 1) 2
2

1 3 3 * 1 4 7
1 3 3 * 1 4 7
4 1 5 2

4 x3 2 x + 1 ; x = 2 3x 2

ASSUNTO: FUNO DE 1 GRAU


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

4 1 5 2 5 1 2 4

Questo 05
Duas pessoas, distantes 30 m, caminham uma em direo outra. Uma pessoa caminhou 12 m para o sul; a outra, 5 m para o norte. Qual a

8 9 7 * * 4 7 2 3
1 1 1 + * 5 2 6 5 2 3

distncia que separa essas duas pessoas? a) b) c) d) e) 7m 13 m 17 m 60 m 119 m

5 3
5 3

2 2 *

5 6

5 + 2 2 * 6

o) 4 * 2 3 * 25 1 8 7 2 7

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

16

Questo 06

O valor inicial de um carro de R$ 25.000,00 e, a cada ano, esse depreciado em R$ 1.562,50. Dado pela expresso V = 25.000 1.562,50 t, em que t o nmero de anos passados aps a compra. Aps quanto tempo o carro vale a metade do valor inicial?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

por ms, a produo da fbrica B superar a produo de A a partir de qual ms? ASSUNTO: PERFEITO
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

TRINMIO

DO

QUADRADO

Questo 07
A receita R definida como preo de venda multiplicado pela quantidade vendida. Se uma determinada fbrica vende o seu produto ao preo de R$ 56,00, qual a receita se so vendidas 40 unidades?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Assinale a resposta correta onde a expresso 16x 49 equivalente: a) b) c) d) e) (4x + 7) (4x 7) (4x + 7) (4x +7) (4x 7) (4x +7) 4x(4x + 7) 4x(4x 7)

Questo 08
Na produo de peas, uma indstria tem um custo fixo de R$ 8,00, mais um custo varivel de R$ 0,50 por unidade produzida. Sendo x o nmero de unidades produzidas, determine o custo total de 100 peas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
Duas pequenas fbricas de calados, A e B, tm fabricado, respectivamente, 3.000 e 11.009 pares de sapatos por ms. Se, a partir de janeiro, a fbrica A aumentar sucessivamente a produo em 70 pares por ms, e a fbrica B aumentar sucessivamente a produo em 290 pares

17

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse o site <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fundam.htm>. Nesse link, voc encontra um resumo conceitual de todos os temas relacionados Matemtica necessrios para os assuntos desenvolvidos neste curso. Acesso em 23/11/2011. Visite o site <http://www.somatematica.com.br/soexercicios.php>. Esse site traz diversos exerccios de aritmtica e lgebra elementar. Acesso em 23/11/2011.

FINALIZANDO
Nessa aula, voc viu os conceitos das operaes fundamentais, os conceitos bsicos de lgebra elementar, assim como a resoluo de equaes , fatorao e produtos notveis. Entendeu que todos os conceitos estudados tm aplicaes no nosso cotidiano, e para uma melhor compreenso e fixao dos exerccios e exemplos, resolva os exerccios propostos no Livro-Texto.

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

lgebra Elementar: uma forma bsica e fundamental da lgebra. Enquanto na aritmtica se usam apenas os nmeros e suas operaes (como +, , , ), na lgebra tambm se usam smbolos (como x e y, ou a e b) para designar nmeros. Esses smbolos so chamados variveis. Expresses Algbricas: so expresses matemticas que apresentam letras e podem conter nmeros. So tambm denominadas expresses literais. Produtos Notveis: no clculo algbrico, algumas expresses representadas por produtos de expresses algbricas aparecem com muita frequncia. Pela importncia que tm no clculo algbrico, essas expresses so denominadas Produtos Notveis.

18

Fatorao: termo usado na lgebra para designar a decomposio que se faz de cada um dos elementos que integram um produto; ou seja, o resultado de uma multiplicao. Assim como parcela cada uma das partes que integram uma adio, o fator como se chama cada elemento que integra o produto. Com a fatorao, busca-se a simplificao das frmulas matemticas em que ocorre a multiplicao, especialmente das chamadas equaes. Expresses numricas: sequncia de nmeros associados por operaes.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 2
Conceito de Funo e Funo de Primeiro Grau

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar:

O conceito de funo matemtica como uma relao estabelecida entre duas grandezas ou variveis e a sua aplicao para a resoluo de situaes prticas nas reas financeiras e administrativas.

Por meio de exemplos prticos, os tipos e as caractersticas de uma funo como funo crescente, decrescente, limitada e composta. As funes de primeiro grau.

19

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Numa loja, o salrio fixo mensal de um vendedor R$ 500. Alm disso, ele recebe de comisso R$ 50 por produto vendido? O valor que iremos pagar no final do ms na conta de gua e energia de nossas casas est em funo (est dependendo) de quanto iremos gastar de m 3 de gua e quantos KW de energia consumidos durante o ms? Uma empresa de planos de sade prope a seus clientes as seguintes opes de pagamentos mensais: Plano A: um valor fixo de R$110,00 mais R$20,00 por consulta dentro do perodo. Plano B: um valor fixo de R$130,00 mais R$15,00 por consulta dentro do perodo. Analisando os planos qual seria o mais vantajoso?

AULA 2
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc.

Leitura Obrigatria
Conceito de Funo e Funo de Primeiro Grau Para se compreender o conceito de funo, necessrio entender que essa ferramenta permite analisar o comportamento de duas grandezas ou variveis interdependentes. Em um exemplo simples, o vendedor de materiais eltricos Carlos recebe salrio de R$ 1.200,00 mais uma comisso de R$ 3,00 por material vendido. A funo matemtica que representa o salrio de material. As grandezas ou variveis relacionadas so salrio e quantidade, sendo que o salrio dado em funo da quantidade vendida de material. Carlos dada por S = 1200 + 3 x , onde S representa o salrio de Carlos e x , a quantidade vendida de

20

Analisando-se esse exemplo, percebe-se que a funo crescente, pois quanto maior a quantidade de material vendida por Carlos (ou seja, x ) maior ser o salrio S de Carlos.

Outro exemplo: O valor inicial de um carro de R$ 25.000,00 e, a cada ano, esse valor depreciado em 10% do valor pago. A funo matemtica que representa o valor do carro V = 25.000 2500t , onde V representa o valor do carro e t , o tempo de uso do carro. As grandezas ou variveis relacionadas so valor e tempo, sendo que o valor do carro dado em funo do tempo. Analisando esse exemplo, percebe-se que a funo decrescente, pois, medida que o tempo aumenta, o valor deste carro tende a diminuir. Uma funo pode ser limitada, ou seja, o estudo pode ser realizado em um determinado perodo de tempo, ou a partir de um determinado custo, ou da limitao de capacidade produtiva. Exemplo: Em um posto de combustvel, o preo da gasolina de R$ 2,59 por litro. A funo matemtica que representa o valor a ser pago de combustvel V = 2,59q , onde V representa o valor a ser pago e q , a quantidade de litros abastecidos pelo consumidor. As grandezas ou variveis relacionadas so: valor e quantidade, sendo que o valor a ser pago pelo combustvel dado em funo da quantidade de gasolina abastecida pelo consumidor. Supondo que o tanque de combustvel de um carro comporte somente 52 litros e que o consumidor pretenda encher o tanque, mas sabe de antemo que no tanque existe de combustvel, quanto seria o gasto deste consumidor para completar o tanque? Voc poder perceber que o consumidor ir gastar somente R$ 101,01. Analisando-se esse exemplo, percebe-se que a funo limitada, pois o tanque de combustvel tem uma capacidade mxima de armazenagem. Para a aplicao de funes em reas financeiras, administrativas ou contbeis, torna-se necessrio conhecer o conceito de oferta, demanda, receita, custos, lucros, ponto de equilbrio (break-even point), alm de clculos de juros simples. DEMANDA: Seja U uma utilidade qualquer (bem ou servio), e seja D a demanda ou procura de mercado desta utilidade a um preo P , isto , a soma das quantidades que todos os compradores de mercados esto dispostos e aptos a adquirir ao preo P em determinado perodo de tempo (que

21

pode ser um dia, uma semana, um ms etc.). Vale reforar que a demanda ou procura a que se refere o texto a de todos os compradores da utilidade, e no a de um comprador individual. Geralmente, uma funo do tipo D = b aP , onde P corresponde demanda ou procura da utilidade P ao seu preo. J analisada anteriormente, tem-se uma funo do tipo decrescente, pois um aumento nos preos faz com que a demanda ou procura da utilidade diminua. OFERTA: Seja U uma utilidade qualquer (bem ou servio) e seja S a oferta de mercado desta utilidade a um preo P , isto , a soma das quantidades que todos os produtores esto dispostos e aptos a vender ao preo P em determinado perodo de tempo (que pode ser um dia, uma semana, um ms etc.). Vale ressaltar que a oferta a que se refere o texto a de todos os produtores da utilidade e no a de um produtor individual. Geralmente, uma funo do tipo S = aP + b , onde S corresponde oferta da utilidade P ao seu preo. J analisada anteriormente, tem-se uma funo do tipo crescente, pois um aumento nos preos faz com que a oferta da utilidade tambm tenda a aumentar. PONTO DE EQUILIBRIO (break-even point): o ponto onde a oferta e a demanda de uma determinada utilidade so iguais, ou seja, onde toda utilidade oferecida vendida. Determina-se aqui o preo de equilbrio de mercado (PE) para a dada utilidade. Portanto, o preo para o qual a demanda e a oferta de mercado desta utilidade coincidem. A quantidade correspondente ao preo de equilbrio denominada quantidade de equilbrio de mercado (QE). RECEITA: Seja U uma utilidade qualquer (bem ou servio) cujo preo de venda seja um preo unitrio p . A funo dada para a receita , RT = pq onde p o preo e q a quantidade da utilidade. CUSTO: No exemplo a seguir, a tabela traz o custo para a produo de calas.
Quantidade (q) Custo (C) R$ 0 120 10 150 20 180 40 240 100 420

Nota-se que, com um aumento de 10 unidades na quantidade, o custo aumentar R$ 30,00; se h um aumento de 20 unidades na quantidade, o custo aumenta em R$ 60,00; ou, ainda, com um aumento de 60 unidades, o custo aumenta em R$ 180,00. Conclui-se que uma variao na varivel independente gera uma variao proporcional na varivel dependente. isso o que caracteriza uma funo do 1 grau. Para uma melhor compreenso, podemos calcular a taxa de variao mdia, que consiste em dividir a variao em C pela variao em q. Isto , m =

30 60 180 = = = = 3 . 10 20 60

Neste exemplo, a razo m = 3 d o acrscimo no custo correspondente ao acrscimo de 1 unidade

22

na quantidade. Nota-se, ainda, que, se no for produzida qualquer quantidade de calas, haver um custo fixo de R$120,00. Tal custo atribudo manuteno de mquinas, impostos, despesas com folha de pagamento etc. De modo geral, a funo custo pode ser determinada com a frmula C = Cv + C f , onde Cv o custo varivel e C
f

o custo fixo. Do exemplo aqui apresentado, a funo custo relacionada

C = Cv + C f = 3q + 120 .
LUCRO: para obter-se a funo lucro de uma determinada utilidade (bem ou servio) deve-se fazer:

L = R C , ou seja, o lucro receita menos custo.

23

Agora a sua vez


INSTRUES Observe no enunciado de cada questo as atividades que devero ser realizadas de forma individual. Para auxiliar na resoluo dos problemas propostos retome os conceitos especficos necessrios em cada situao. Ponto de Partida O proprietrio de uma fbrica de brinquedos verificou que o custo fixo da empresa era de R$ 5.600,00, e o custo unitrio para a produo de cada unidade era de R$ 6,10. Determine a funo custo C , dada por uma funo de primeiro grau em relao ao nmero x de brinquedos fabricados. O que se pede neste problema a relao matemtica entre o nmero de brinquedos fabricados e seu custo. Caso ainda no lhe seja possvel, sugere-se acompanhar as atividades a seguir propostas e, ento, tentar novamente a sua resoluo.

unidade. Quantas unidades, aproximadamente, so o ponto de equilbrio da empresa? a) b) c) d) e) zero. 200. 300. 600. 3.000.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
Uma empresa fabrica e vende um produto. O Departamento de Marketing da empresa trabalha com a Equao da Demanda apresentada a seguir, onde YD e XD representam, respectivamente, o preo e a quantidade da demanda. YD = 2XD + 10.100 Como um primeiro passo para a elaborao do Plano de Produo dessa empresa, indique a opo que responde pergunta: Quantas unidades produzir, para o preo de $ 2.000,00? a) b) c) d) e) 5.000. 4.050. 5.100. 5.150. 5.200.

Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Questo 01
Suponha que o Guaba Pster, um pequeno varejista de psteres, tenha custos operacionais fixos de R$ 3.000,00, que seu preo de venda por unidade (pster) seja de R$ 15,00, e seus custos operacionais variveis sejam de R$ 5,00 por

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
O grfico a seguir descreve o estoque de blusas de uma loja:

24

42 44 46

70 60 30

e)

Tamanho da blusa 40 42 44 46

Quantidade 40 42 44 46

Observe: Para construir esse grfico, o gerente fez inicialmente uma tabela com o resultado do levantamento do nmero de blusas de cada tamanho que havia no estoque. Assinale a alternativa que apresenta a tabela que o gerente pode ter feito. a)
Tamanho da blusa 40 42 44 46 Quantidade 30 40 60 70

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
O grfico a seguir representa o valor (em R$) de uma ao negociada na bolsa de valores no decorrer dos meses.

b)

Tamanho da blusa 40 42 44 46

Quantidade 30 60 70 40

Considerando-se t = 1 o ms de janeiro, t = 2 o ms de fevereiro, e assim sucessivamente, a mdia dos valores das aes de: a) 2,90. 2,78. 3,01. 2,96. 2,99. b)

c)

Tamanho da blusa 40 42 44 46

Quantidade 30 60 40 70

c) d) e)

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

d)

Tamanho da blusa 40

Quantidade 40

25

Questo 05
Pipoca, em sua ltima partida, acertou x arremessos de 2 pontos e y arremessos de 3 pontos. Ele acertou 25 arremessos e marcou 55 pontos. Quantos arremessos de 3 pontos ele acertou? Qual seria a traduo dessa situao por meio de duas equaes: a) b) c) d) e)

Questo 07
Uma pesquisa realizada com pessoas com idade maior ou igual a sessenta anos residentes na cidade de So Paulo, publicada na revista Pesquisa/Fapesp de maio de 2003, mostrou que, entre os idosos que nunca frequentaram a escola, 17% apresenta algum problema cognitivo (perda de memria, de raciocnio e de outras funes cerebrais). Se, entre 2.000 idosos pesquisados, um em cada cinco nunca foi escola, o nmero de idosos pesquisados nessa situao e que apresentam algum tipo de problema cognitivo : a) b) c) d) e) 168. 60. 40. 68. 50.

x + y = 25 2 x + 3 y = 55 x y = 25 2 x 3 y = 55 2 x + 3 y = 25 x + y = 55 2 x + 3 y = 25 x + y = 55
n.d.a.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Entre 9h e 17h, Rita faz uma consulta pela internet das mensagens de seu correio eletrnico. Se todos os instantes desse intervalo so igualmente provveis para a consulta, a probabilidade de ela ter iniciado o acesso ao seu correio eletrnico em algum instante entre 14h35min e 15h29min igual a: a) b) c) d) e) 13,25%. 10,25%. 11,25%. 19,58%. 23,75%.

Questo 08
Um botnico mede o crescimento de uma planta, em centmetros, todos os dias. Ligando os pontos colocados por ele num grfico, resulta a figura a seguir. Se for mantida sempre a relao entre o tempo e a altura, a planta ter, no 30 dia, uma altura igual a:

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

26

a) b) c) d) e)

4 cm. 5 cm. 3 cm. 6 cm. 30 cm. funo da quantidade q.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
Um pintor de uma casa pretende comprar tinta e verniz e dispe de R$ 1.800,00. Na loja de Tintas Dois Irmos, o litro da tinta custa R$ 40,00 e do verniz, R$ 30,00. Obtenha expresso da restrio oramentria e a represente graficamente.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Um comerciante compra produtos ao preo unitrio de R$ 5,00, gasta sua conduo diria de R$ 45,00 e vende seu produto a R$ 8,00. Determine seu custo dirio C em funo da quantidade comprada q. Determine tambm a sua receita R em funo da quantidade vendida q, que se supe igual quantidade comprada. Alm disso, expresse seu lucro dirio L em

27

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse o site <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/financeira/matfin.htm>. Acesso em: 13 dez. 2011. Nesse site, voc encontrar dicas e explicaes detalhadas e exemplos sobre a matemtica financeira. Acesse o site <http://www.somatematica.com.br/financeira.php>. Acesso em: 13 dez. 2011. Nesse site, voc encontrar definies detalhadas sobre o estudo da matemtica financeira.

FINALIZANDO
Nessa aula, voc viu os conceitos e aplicaes das funes e da funo de primeiro grau. Viu tambm como realizar a representao grfica de uma funo. Aprendeu como analisar, por meio de situaes prticas, os conceitos de taxas de variao, funo de receita, custo e lucro; ponto de equilbrio, restrio oramentria e juros simples. Entendeu que todos os conceitos estudados tm aplicaes no nosso cotidiano. Para uma melhor compreenso e fixao das questes e exemplos, resolva os exerccios propostos no Livro-Texto.

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

Demanda: seja U uma utilidade qualquer (bem ou servio) e seja D a demanda ou procura de mercado desta utilidade a um preo P , isto , a soma das quantidades que todos os compradores de mercados esto dispostos e aptos a adquirir ao preo P , em determinado perodo de tempo (que pode ser um dia, uma semana, um ms etc.). Oferta: seja U uma utilidade qualquer (bem ou servio) e seja S a oferta de mercado desta utilidade a um preo P , isto , a soma das quantidades que todos os produtores esto dispostos e aptos a vender ao preo p , em determinado perodo de tempo (que pode ser um dia, uma semana, um ms etc.). Ponto de Equilbrio: (break-even point): o ponto onde a oferta e a demanda de uma determinada

28

utilidade so iguais. Receita: seja U uma utilidade qualquer (bem ou servio) cujo preo de venda seja um preo unitrio
p.

Custo: de modo geral, a funo custo pode ser determinada por meio da frmula C = Cv + C f , onde C f o custo varivel e C f o custo fixo. Do exemplo anterior, a funo custo relacionada

C = Cv + C f .
Lucro: para obtermos a funo lucro de uma determinada utilidade (bem ou servio), fazemos:

L = R C , ou seja, o lucro receita menos custo.


Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 3
Funo de Segundo Grau

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar:

A funo do segundo grau, suas caractersticas e a sua aplicao para a resoluo de problemas e situaes nas reas financeiras e administrativas. Como construir e analisar o grfico da funo de segundo grau. Por meio de situaes prticas, aplicadas s reas de administrao, os conceitos de receita,

29

custos, lucros, ponto de equilbrio (break even point), alm de outras situaes, cujos modelos podem ser determinados por uma funo de segundo grau. Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

Ache um nmero que tenha sua raiz quadrada maior ou igual a dele mesmo? Elevei um nmero positivo ao quadrado, subtra do resultado o mesmo numero e o que restou dividi ainda pelo mesmo nmero.O resultado que achei foi igual ao numero menos 1.

Um azulejista usou 2000 azulejos quadrados e iguais para revestir 45m 2 de parede. Qual a medida do lado de cada azulejo.

AULA 3
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc.

Leitura Obrigatria
Funo de Segundo Grau Ao estudar a funo de segundo grau por meio de suas caractersticas, voc poder resolver problemas prticos, como o do conhecimento da receita, que relaciona o preo e a quantidade de produtos comercializados. Pela interpretao do grfico da funo de segundo grau, denominada parbola (curva), voc observar aspectos importantes, como sua concavidade, que depende do sinal de a , seus vrtices e razes. Uma das situaes prticas a obteno da funo receita, quando consideramos o preo e a quantidade comercializada. Sabe-se que a receita R dada por R = p q , onde p representa o preo unitrio e q , a quantidade comercializada do produto. Por exemplo: se o preo das bolas de uma marca variar de acordo com a relao p = 4q + 400 , pode-se, ento, obter a receita para a venda de bolas pela equao R = (4q + 400)q 4q 2 + 400q . Nessa parbola, convm observar alguns

30

aspectos importantes associados funo R = 4q 2 + 400q : Como o coeficiente de q 2 , o nmero 4 , que, por ser negativo, implica ter a concavidade voltada para baixo. O ponto em que a curva corta o eixo R obtido fazendo q = 0 , o que nos d R = 4 02 + 400 0 = 0 . Os pontos em que a curva corta o eixo q , ou razes da funo, so obtidos fazendo R = 0 :

R = 0 4q 2 + 400q = 0 q = 0 ou q = 100 .
O vrtice V = ( Rv ) 10.000 ) q v. =( 50, da parbola em que qv = 50 a mdia aritmtica das razes e

Rv = 10.000 a receita correspondente:


0 + 100 50 50 = 50 . Substituindo em R , obtemos: Rv = 4 2 + 400 = 10.000 . 2

qv =

Especificamente para esta funo, o vrtice importante, pois informa a quantidade qv = 50 que deve ser comercializada para que se tenha a receita mxima Rv = 10.000 . Embora se tenha obtido a coordenada qv = 50 q =pela mdia aritmtica das razes da funo, existem outras maneiras de se 50
v

encontrar tal coordenada. importante lembrar que a coordenada qv = 50 determina o eixo de simetria da parbola, isto , quantidades maiores que demanda q aumenta. Outra aplicao muito usada da funo de segundo grau a determinao do Lucro de uma empresa. Por exemplo: considerando-se a receita R = 4q 2 + 400q da venda de bolas e supondo-se o custo de produo C dado por C = 80q + 2.800 , ento o Lucro L da comercializao de bolas
Rv = 10.000

proporcionam receitas menores que Rv = 10.000

. Isto natural, pois a receita est associada ao preo p = 4q + 400 , que decresce medida que a

L = R C L = 4q 2 + 400q ( 2800 ) = 4q 2 + 320q 2.800 . 80q + L


Para a obteno do grfico, nota-se que: Como o coeficiente de q 2 o nmero 4 , que, por ser negativo, implica ter a concavidade voltada para baixo. O ponto em que a curva corta o eixo L obtido fazendo q = 0 , o que nos d

L = 4 02 + 320 0 2.800 = 2.800 .


Os pontos em que a curva corta o eixo q , ou razes da funo, so obtidos fazendo L = 0 :

L = 0 4q 2 + 320q 2.800 = 0 q = 70 ou q = 10 .

31

O vrtice V = ( Lv ) 3.600 ) q v. =( 40, da parbola em que qv =

coeficiente de q , ou seja, 2 coeficiente de q 2

qv =

320 = 40 e Lv o lucro correspondente, Lv = 4 402 + 320 40 2800 = 3.600 . 2 4 ) (

Com esses dados, pode-se verificar que o lucro positivo L > 0 quando se vendem entre 10 e 70 bolas. O lucro zero quando se vendem 10 ou 70 bolas, e o lucro negativo L < 0 quando se vendem entre 0 e 10 bolas ou quantidades superiores a 70 bolas. A partir do vrtice e do eixo de simetria, nota-se que, para a quantidade de 40 bolas, o lucro mximo de 3.600 e que o lucro cresce para quantidades menores que 40 e decresce para quantidades maiores que 40. A caracterizao geral de uma funo de segundo grau dada por: y = f (a x 2 + b x + c , onde x) =

a 0.

Para a obteno do grfico, conhecido como parbola, observam-se os seguintes passos: O coeficiente a determina a concavidade da parbola; se a > 0 (positivo), a concavidade voltada para cima e se a < 0 (negativo), a concavidade voltada para baixo. O termo independente c d o ponto em que a parbola corta o eixo y , e pode ser obtido fazendo

x = 0 y = f ( 02 + b 0 + c y = c . 0) =a
Se existirem, os pontos em que a parbola corta o eixo x so dados pelas razes da funo, que so obtidas fazendo y = 0 . Para a resoluo dessa equao, utiliza-se a frmula de Bskara, em que:

x=

b , onde = b 2 4 a c . 2 a

O nmero de razes, ou pontos em que a parbola corta o eixo x , depende do : Se = b 2 4 a c for positivo, > 0 , tm-se duas razes reais e distintas x2 =

b b e x2 = . 2 a 2 a

Se = b 2 4 a c for nulo, = 0 , tm-se duas razes reais e iguais x = Se = b 2 4 a c for negativo, < 0 , no existem razes reais.

b + 0 b . = 2 a 2 a

32

b O vrtice da parbola dado por V = ( yv ) , xv , = 2 a


Exemplos de Funes de Segundo Grau

. 4 a

1. O consumo de energia eltrica para uma residncia no decorrer dos meses dado por

E = t 2 14t + 32 , onde E dado em kWh, e ao tempo associa-se t = 0 a janeiro, t = 1 a fevereiro, e


assim sucessivamente. Determine a quantidade de energia mxima consumida pela residncia. Soluo: Os coeficientes da funo so a = 1 , b = 14 e c = 32 . A concavidade voltada para baixo, pois a < 0 . A parbola corta o eixo E em c = 32 , pois quando t = 0 , temos E = 1 02 14 0 + 32 = 32 . A parbola corta o eixo t quando E = 0 , o que nos leva a: E = t 2 14t + 32 = 0 , cujas razes, se existirem, so obtidas por Bskara: = b 2 4 a c = ( 4 1) 324 > 0 . 14 )( = 32 Vamos obter duas razes reais e distintas:
2

t2 =

14 ) 14 ) b + ( 324 b + ( 324 = = 2 = = 2 e t2 = 2 a 2 1) 2 a 2 1) ( (

Ou seja, a parbola corta o eixo t nos pontos t1 = 16 e t2 = 2 .

b O vrtice da parbola dado por V = ( yv ) , xv , = 2 a

, isto : 4 a

b V =( v) , tv , E = 2 a

14 ) 324 ( , 7, 81 . = ( ) = 2 1) 1) 4 a ( 4 (

Para esse exemplo, a concavidade voltada para baixo associada ao eixo de simetria tv = 7 indica que o consumo crescente para os meses entre 0 e 7, e decrescente para os meses superiores a 7. Da mesma forma, o consumo mximo desta residncia de 81 kWh. 2. Um vendedor anotou as vendas de carro nos 30 dias em que trabalhou na loja, e notou que o nmero de vendas deste carro, dado por V em funo de t (nmero de dias), pode ser obtido por

V = t 2 2t + 1 . Vamos estudar como essa funo se comporta.


Os coeficientes da funo so a = 1 , b = 2 e c = 1 . A concavidade voltada para cima, pois a > 0 . A parbola corta o eixo V em c = 1 , pois, quando t = 0 , temos V = 02 2 0 + 1 = 1 .

33

A parbola corta o eixo t quando V = 0 , o que nos leva a: V = t 2 2t + 1 = 0 , cujas razes, se existirem, so obtidas por Bskara: = b 2 4 a c = ( 4 = 0 = 0 . 2 )1 1 Vamos obter duas razes reais e iguais: t =
2

2 ) + b + ( 0 = = 1. 2 a 2 1

Ou seja, a parbola corta o eixo t nos pontos t = 1 .

b O vrtice da parbola dado por V = ( yv ) , xv , = 2 a

, isto : 4 a

b V =(v) , tv , V = 2 a

2 ) ( 0 , 1, 0 = () = 4 a 2 1 4 1

Para esse exemplo, a concavidade voltada para cima associada ao eixo de simetria tv = 1 , ou seja, ao se esboar o grfico, ele ir tocar o eixo t neste ponto. 3. Em um ano, o valor v , de uma ao negociada na bolsa de valores no decorrer dos meses, indicados em t , dado pela expresso v = t 2 10t + 30 . Sabendo que o valor da ao dado em R$, como ficaria a anlise do comportamento desta funo? Veja a seguir: Os coeficientes da funo so a = 1 , b = 10 e c = 30 . A concavidade voltada para cima, pois a > 0 . A parbola corta o eixo v em c = 30 , pois, quando t = 0 , temos

v = 0 10 0 + 30 = 30 .
A parbola corta o eixo t quando v = 0 , o que nos leva a:

v = t 10t + 30 = 0 , cujas razes, se existirem, so obtidas por Bskara:

= b 2 4 a c = ( 4 = 20 < 0 . 10 )1 30
No existem razes reais, pois o discriminante negativo, ou seja, a parbola no corta o eixo t .

b O vrtice da parbola dado por V = ( yv ) , xv , = 2 a

, isto : 4 a

10 )( ( 20 ) b V = (v ) , tv , v = , 5, 5 . = () = 1 4 1 2 a 4 a 2
Para esse exemplo, a concavidade voltada para cima associada ao eixo de simetria tv = 5 , indicando que o valor da ao decrescente do momento em que a ao negociada () t = 0 ao final do 5 ms ( , e crescente, do final do 5 ms ( ao final do 12 ms ( ) t = 5) t = 5) t = 12 .

34

Agora a sua vez


INSTRUES Observe, no enunciado de cada questo, as atividades que devero ser realizadas de forma individual. Para auxiliar na resoluo dos problemas propostos, retome os conceitos especficos necessrios em cada situao. Ponto de Partida Alm das aplicaes anteriormente mencionadas, a anlise financeira de um investimento pode ser realizada a partir de um modelo em que a funo representa determinada aplicao, como uma funo de segundo grau, como mostra o problema a seguir. Situao-problema: Uma pessoa investiu em aes na bolsa durante um determinado perodo de tempo, em meses. O valor das aes variou de acordo com a funo V ( t 2 8t + 20 . Considere t = 0 t) =2 o momento da compra das aes; t = 1 aps 1 ms, e assim por diante. Considere tambm o valor em milhares de reais. A partir desses dados, auxilie o investidor a acompanhar os movimentos das suas aes, analisando as seguintes questes:
a) b)

d)

De quantos meses o investidor necessita para recuperar o capital empregado?

Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Questo 01
O nmero N de aplices vendidas por um vendedor de seguros pode ser obtido pela expresso N = 2t 2 + 28t + 64 , onde t representa o ms da venda. Qual o ms em que foi vendido o nmero mximo de apostas? a) b) c) d) e) 5. 4. 1. 7. 6.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
O valor em reais (R$) de uma ao negociada na bolsa de valores no decorrer dos dias de prego dado pela expresso v = t 2 3t + 2 . Considere t = 0 o momento inicial de anlise,

t = 1 aps 1 dia, t = 2 aps 2 dias, e assim


sucessivamente. Para quais dias as aes so crescentes? a) b) c) d) e) 1,5 a 2. 1 a 1,5. 1 a 2. 0,25 a 1. 0,25 a 2.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Qual o valor desembolsado na compra? Se ele vender as aes depois de dois meses ter lucro ou prejuzo? Em que meses as aes tiveram seus maiores e menores valores?

c)

35

Questo 03
O lucro na venda, por unidade, de um produto depende do preo p em que ele comercializado, e tal dependncia expressa por l = p 2 + 9 . Qual o lucro para o preo, variando de 0 a 5? a) b) c) d) e) 9, 8, 5, 0, 7 e 16. 9, 10, 13, 18, 25 e 34. 9, 10, 13, 18, 25 e 34. 9, 8, 5, 0, 7 e 16. 9, 8, 5, 0, 7 e 16.[

produo mxima desse trabalhador? a) b) c) d) e) 500. 400. 100. 700. 600.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo06
O preo de uma garrafa de vinho varia de acordo com a relao p = 2q + 400 , onde
q representa a quantidade de garrafas

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
O valor em reais (R$) de uma ao negociada na bolsa de valores no decorrer dos dias de prego dado pela expresso v = t 3t + 2 . Considere t = 0 o momento inicial de anlise,
2

comercializadas. Sabendo que a receita R dada pela relao R = p q , obtenha a funo receita. Qual a quantidade de garrafas a ser comercializada para que a receita seja mxima?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

t = 1 aps um dia, t = 2 aps dois dias, e assim


sucessivamente. Qual a variao percentual do valor da ao aps 20 dias? a) b) c) d) e) 90%. 88%. 98%. 100%. 89%.

Questo07
Um comerciante de cosmticos compra sabonetes e creme para revenda, e tem um oramento limitado para a compra. A quantidade de sabonetes representada por x , a de creme por y , e a equao que nos d a restrio oramentria 20 x 2 + 20 y = 2000 . Expresse a quantidade de cremes em funo da quantidade de sabonetes comprados. Em seguida, responda: se forem comprados seis sabonetes, quantos cremes possvel comprar?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
A produo de um funcionrio, quando relacionada ao nmero de horas trabalhadas, leva funo P = 4t 2 + 48t + 256 . Qual a

36

Questo08
Para a comercializao de parafusos, um lojista nota que a receita dada por R = 9q 2 + 360q e o custo dado por C = 6q 2 + 60q + 1125 . Determine a equao do lucro e qual a quantidade comercializada de parafusos para que o lucro seja mximo.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
O preo do trigo varia no decorrer dos meses, de acordo com a funo p = t 2 10t + 240 para o perodo de um ano; e t = 0 o momento inicial de anlise; t = 1 aps um ms; t = 2 aps dois meses; e assim sucessivamente. Determine o ms em que o preo mnimo e qual seria esse preo.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo10
Uma empresa produz detergente e sabonete lquido em uma das suas linhas de produo, sendo que os recursos so os mesmos para tal produo. As quantidades de detergentes e sabonetes lquidos produzidos podem ser representadas, respectivamente, por x e y . A interdependncia dessas variveis dada por

45 x 2 + 45 y = 405 . Aproximadamente, quanto se deve produzir de detergente para que tal quantidade seja igual metade da quantidade de sabonete lquido? Considere que as quantidades so dadas em milhares de litros.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

37

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse o site <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/medio.htm>. Acesso em: 13 dez. 2011. Nesse site, voc encontrar definies dos conceitos da teoria de conjuntos e relaes e funes, alm de uma srie de exerccios com exemplos de aplicaes. Acesse o site <http://quimsigaud.tripod.com/equacaodo2grau/>. Acesso em: 13 dez. 2011. Nesse site, voc encontrar definies dos conceitos das equaes de segundo grau, alm de uma srie de exerccios com exemplos de aplicaes. Acesse o site <http://www.matematicadidatica.com.br/EquacaoSegundoGrauExercicios.aspx>. Acesso em: 13 dez. 2011. Nesse site, voc encontrar exemplos e exerccios resolvidos das equaes de segundo grau.

FINALIZANDO
Nessa aula, voc viu os conceitos e aplicaes das funes e da funo de segundo grau. Viu tambm como realizar a representao grfica de uma funo. Aprendeu como analisar, por meio de situaes prticas, os conceitos de receita, custos, lucros, ponto de equilbrio (break-even point), alm de outras situaes cujos modelos podem ser determinados por uma funo de segundo grau. Entendeu que todos os conceitos estudados tm aplicaes no nosso cotidiano. Para uma melhor compreenso e fixao dos exerccios e exemplos, resolva os exerccios propostos no Livro-Texto.
i
g

lf h

t sv ud r i e l

b mq nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

Funo de segundo grau: a funo de segundo grau tem como caracterstica ter a sua varivel elevada ao quadrado. A funo de segundo grau definida por f (ax 2 + bx + c , onde a 0 . x) = Vrtice: o valor onde a funo de segundo grau atinge seu mximo ou seu mnimo, dependendo do

38

b sinal de a . O clculo do vrtice se d pela frmula : V = , 2 a

4a

Bskara: No sculo XII, o matemtico Bhaskara Akaria se disps a resolver esta equao e publicar ao mundo suas descobertas. O maior problema dos matemticos que tentavam achar valores para equao era o fato de haver um x de expoente 2 junto a um x de expoente 1. Sabiamente, Bhaskara aplicou princpios bsicos, porm inteligentes, para finalmente achar um valor definitivo de x. A partir da descoberta de sua frmula, diversas outras frmulas se derivaram, como as frmulas de Soma e Produto, Relaes entre as Razes ou os valores dos Vrtices de uma funo quadrtica.

rea financeira: finanas, corresponde ao conjunto de recursos disponveis circulantes em espcie que sero usados em transaes e negcios com transferncia e circulao de dinheiro. Analisandose apuradamente verifica-se que as finanas fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisies, tal como no gerenciamento e prpria existncia da empresa, nas suas respectivas reas, seja no marketing, na produo, na contabilidade e, principalmente na administrao geral de nvel estratgico, gerencial e operacional em que se toma dados e informaes financeiras para a tomada de deciso na conduo da empresa.

Tal rea, pode ser considerada como o sangue ou a gasolina da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistmica e sinrgica, passando o oxignio ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realizao das atividades necessrias, objetivando o lucro, maximizao dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e sada de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, emprstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negcios, que proporcionem no somente o crescimento mas o desenvolvimento e estabilizao.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

39

Tema 4
Funo Exponencial

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar:

A funo exponencial a partir do fator multiplicativo e em sua forma geral. As aplicaes da funo exponencial no clculo de juros compostos, na depreciao de uma mquina e no crescimento populacional. O logaritmo como uma operao inversa da potenciao e que permite conhecer o valor desconhecido do expoente.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

Qual o montante gerado sobre um capital aplicado a uma determinada taxa de juros compostos. Qual o crescimento populacional de uma cidade em determinado perodo de tempo Quanto vale uma mquina aps 10 anos de uso, com uma taxa depreciao de 2% ao ano, cujo valor pago no ato da compra foi de R$ 50.000,00?

AULA 4
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc.

40

Leitura Obrigatria
Funo Exponecial Ao estudar a funo exponencial por meio de suas caractersticas, voc poder resolver problemas prticos, como clculo de juros compostos. Nesta modalidade, o valor apurado a cada ms incorporase ao capital. Assim, se um capital de R$ 1.200,00 for aplicado a juros de 10% ao ms, ao final de um ms, o valor de R$ 120,00 ser incorporado ao capital para o clculo dos juros no ms seguinte. Portanto, os juros sero calculados sobre R$ 1.320,00, gerando um valor de R$ 132,00. E assim, sucessivamente, os valores podem ser calculados ms a ms. No entanto, para um perodo indefinido, torna-se importante conhecer a funo matemtica que possibilite estabelecer a relao entre o montante, o capital, a taxa de juros acumulados em um perodo de tempo. Essa funo dada por M = C 1 + i ) M definimos como montante, C ( , onde exemplo citado, pode-se obter a funo exponencial por: M = C 1 + i ) 1 + 0,12 ) ( = 1200 ( n . De uma forma geral, a funo exponencial definida por f ( a x , x) =b
n n

o capital inicial, n a taxa (escrita de forma decimal) e n o tempo (perodo) de aplicao. Voltando ao

a>0 (

e a 1)sendo que ,

a varivel o expoente. Podem-se determinar os coeficientes a e b por meio de razes entre dois valores conhecidos da funo. J a funo exponencial pode ser determinada a partir de um fator multiplicativo, para se obter o aumento percentual em uma quantidade. importante ressaltar sua utilidade nos aumentos sucessivos, na caracterizao da base da funo exponencial, bem como nos decrscimos sucessivos, e a sua utilidade para estabelecer a depreciao de uma mquina no decorrer do tempo. O fator multiplicativo, que a base da funo exponencial, obtido simplesmente

i , onde i 100 a taxa. E, para a obteno da diminuio, basta diminuir 1 da porcentagem de diminuio escrita na i forma decimal, isto , base = 1 , onde i a taxa. 100
pela soma de 1 porcentagem de aumento escrita na forma decimal, isto , base = 1 + Um exemplo de funo exponencial dado quando se considera uma mquina cujo valor depreciado no decorrer do tempo a uma taxa fixa que incide sobre o valor da mquina no ano anterior. Nessas condies, se o valor inicial da mquina de R$ 35.000,00 e a depreciao de 12% ao ano,

41

vamos obter o fator multiplicativo e, na sequncia, a funo que representa o valor da mquina ao longo do tempo. Usando o fator multiplicativo, obtemos: base = 1

i 12 = 1 = 0,88 . 100 100

Como o valor inicial da mquina de R$ 35.000,00, define-se, ento, a funo exponencial como:

f ( a x = 35.000 0,88 x . x) =b
Outro exemplo de aplicao o aumento populacional. Considere que uma cidade tem uma populao de 550.000 habitantes e cresce a uma taxa de 1,45% ao ano. Considerando como tempo t, podemos encontrar a funo que determina o aumento populacional P em funo do tempo, isto , i 1, 45 . Usando o fator multiplicativo base = 1 + P= f ( t) = 1+ = 1, 01 , conseguimos determinar a funo 100 100 exponencial: P = 550.000 01t . 1, Existem outras maneiras de obteno da funo exponencial: 1 Caso: Identificando a evoluo exponencial Quando so fornecidos dados relativos s variveis independentes ( s correspondentes e x) variveis dependentes ( perodo a perodo (isto , dia a dia, ms a ms, ano a ano), deve-se dividir y) a varivel dependente pela varivel dependente do perodo anterior e comparar os resultados.

Se os quocientes

y2 y3 y4 = = = forem iguais, tem-se um fenmeno que pode ser representado y1 y2 y3

x por uma funo exponencial, sendo a base a da funo y = b a o resultado das divises assim x) ( substituem-se tais valores em realizadas. Para a obteno de b , utiliza-se um dos valores de ,e x y = b a , e, assim, se obtm b .

42

Considere este exemplo: a populao de uma cidade nos anos de 2008 a 2011 dada na tabela a seguir.

Realizando-se as divises, obtm-se:

960.159 = 1, 017879916 1, 02 943.293 960.159 = 1, 017879916 1, 02 943.293 977.361 = 1, 017915783 1, 02 960.159


Verificando-se que os resultados so iguais, tem-se neste exemplo uma funo exponencial cuja base dada por a = 1, 02 ; o coeficiente b ser obtido substituindo-se em y = b a x o valor de a = 1, 02 em um dos pares de valores de x e y dados, por exemplo, (= ( , onde x, y ) 8,926.758 ) 8 representa o ano de 2008.

926.758 = b 028 1, b = 790.979, 0294 790.979


Assim, a funo exponencial da populao dada por y = 790.979 02 x . 1, 2 Caso: Funo Exponencial a partir de Dois Pontos O procedimento consiste em substituir os dois pares de valores y = b a x em que y = b a x , formando um sistema de duas equaes e duas variveis, cuja soluo nos fornece os coeficientes b e b . Por exemplo, em um armazm, os gros de milho armazenados, com o tempo, comeam a estragar, sendo que a quantidade de gros ainda em condies de consumo comea a decair segundo um modelo exponencial. A tabela a seguir relaciona os dois momentos e as respectivas quantidades de gros em condies de uso.

43

Tambm possvel obter-se uma funo exponencial que relaciona a quantidade de gros em funo do ano de estocagem. Pela tabela, verifica-se que o modelo exponencial e que os pontos e ( =( satisfazem equao x, y = ( 2, x 5, ( ) 760 ) , y ) 580 )

y = b a x ; ento, substituindo:

x = 2 e y = 760 em y = b a x 760 = b a 2 x = 5 e y = 580 em y = b a x 580 = b a 5


5 Com isso, obtido o sistema b a = 580 , que se resolve dividindo a primeira equao pela segunda: b a 2 760

b a 5 580 = b a 2 760

a 3 = 0, 763158 a = 3 0, 763158 a = 0,91


Substituindo-se a = 0,9 em b a 2 = 760 , tem-se b: b 0,912 = 760 b 918 . 1 Assim, a funo exponencial que fornece a quantidade de gros sem funo do tempo dada por

y = 918 0,91x .

44

Agora a sua vez


INSTRUES Observe, no enunciado de cada questo, as atividades que devero ser realizadas individualmente. Para auxiliar na resoluo dos problemas propostos, retome os conceitos especficos necessrios em cada situao. Ponto de Partida Alm das aplicaes anteriormente

e)

R$ 1.308.083,64.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
Uma mquina copiadora, aps a compra, tem seu valor depreciado a uma taxa de 10,6% ao ano. Sabendo que o valor pode ser expresso por uma funo exponencial e que o valor da compra de R$ 97.000,00, obtenha o valor V como uma funo dos anos x aps a compra, e o valor da mquina aps cinco anos. a) V = 97.000 6 x e R$197.277,53 10, b) V = 97.000 6 x e R$57.277,53 9, c) V = 97.000 0,1060 x e R$96.277,53 d) V = 97.000 0,90 x e R$77.277,53 e) V = 97.000 0,90 x e R$57.277,53
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

mencionadas, a anlise exponencial pode ser feita para a simulao do lucro obtido em uma aplicao financeira. Supondo que um investidor far uma aplicao no valor de R$ 25.000,00 a juros compostos, com taxa de 2,5% ao ms, pergunta-se: aps quantos meses essa aplicao dobrar o valor do capital?

Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Questo 03
Uma pessoa faz emprstimo de R$ 40.000,00, que ser corrigido a uma taxa de 2,5% ao ms a juros compostos. Qual seria a equao que determina o montante M da dvida em funo dos meses (tempo) x , isto , M = f ( qual .E x) seria o montante da dvida aps 16 meses? a) b) c) d) e)
M = 40.000 025 x ; 59.380, 22 1,

Questo 01
O montante de aplicao financeira no decorrer dos anos dado por M ( x) = 120.000 09 x , onde 1, x representa o ano aps a aplicao, e x = 0 o momento em que foi realizada a aplicao. Qual o montante, 10 anos aps a aplicao? a) b) c) d) R$ 284.083,64. R$ 130.000,00. R$ 1.200.000,00. R$ 130.800,00.

M = 40.000 025 x ; 59.380, 22 1, M = 40.000 25 x ; 1.421.085, 22 1, M = 40.000 025 x ; 1.059.380, 22 1, M = 40.000 025 x ; 51.203,34 1,
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

45

Questo 04
O preo mdio dos componentes de um remdio aumenta conforme uma funo exponencial. O preo mdio inicial de R$12,50, e a taxa percentual de aumento de 1,10% ao ms. A funo que determina o preo em funo do tempo dada por P = 12,50 1.011t . Aps quanto tempo o preo mdio dos componentes duplicar? a) b) c) d) e) 10 meses. 50,36 meses. 65,36 meses. 63,36 meses. 73,36 meses. Com base nesses dados, responda: a) Qual a funo exponencial que relaciona a quantidade consumida de gua em funo do tempo (ano)? b) Qual o aumento percentual anual no consumo de gua?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
A populao de uma cidade no decorrer dos anos de 2005 a 2008 dada pela tabela a seguir:

Questo 05
Dada uma funo exponencial V = 46,98 1,56 x , determine qual o aumento percentual desta funo. a) b) c) d) e) 50%. 40%. 56%. 76%. 98%.

Obtenha uma funo que fornea a populao como uma funo do ano, considerando que o ano de 2001 foi o ano inicial e que, em 2001 a 2005, o crescimento da populao foi similar ao da tabela.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
O montante de uma dvida, no decorrer de

Questo 06
Estudos mostram que exponencial o consumo de gua em uma cidade. Foram computados os valores de consumo aps o incio do estudo, e dois desses valores so dados na tabela a seguir:

t meses, dado por M ( t) = 25.000 03t . 1, Determine depois de quanto tempo o montante ser de R$ 68.000,00
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

46

Questo 09
O valor de uma conta de celular dado por uma tarifa fixa, mais uma parte que varia de acordo com o nmero de ligaes. A tabela a seguir fornece os valores das contas dos ltimos meses:

a) Determine a expresso que relaciona valor em funo das ligaes. b) Identifique qual a tarifa fixa e o preo por ligao.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Uma cidade, no ano de 2006, tem 870.500 carros e, a partir de ento, o nmero de carros cresce de forma exponencial a uma taxa de 10% ao ano. a) Determine a funo que relaciona o nmero de carros C em funo do ano t , isto , C = f ( . t) b) Determine em quanto tempo vamos ter a quantidade de 1.100.000 carros, para o Governo poder estruturar-se para que o sistema rodovirio no entre em colapso.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

47

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse o site <http://www.brasilescola.com/matematica/funcao-exponencial-1.htm>. Acesso em: 23 nov. 2011. Nesse site, voc encontrar os conceitos de funo exponencial de forma didtica. Acesse o site <http://www.alunosonline.com.br/matematica/funcao-exponencial.html>. Acesso em: 13 dez. 2011. Nesse site, voc encontrar definio da funo exponencial e uma srie de exerccios com exemplos de aplicaes.

VDEOS IMPORTANTES
Assista ao vdeo sobre funo exponencial, disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=VTIXdWSJ_u0>. Acesso em: 13 dez. 2011. Nesse vdeo, voc encontrar a definio de funo exponencial, alm de alguns exemplos.

FINALIZANDO
Nessa aula, voc viu os conceitos e aplicaes da funo exponencial. Viu tambm como identificar a funo exponencial por meio de um fator multiplicativo. Aprendeu como analisar, com situaes prticas, os conceitos de juros compostos, depreciao de uma mquina e crescimento populacional. Entendeu que todos os conceitos estudados tm aplicaes no nosso cotidiano. Para uma melhor compreenso e fixao das questes e exemplos, resolva os exerccios propostos no Livro-Texto.
t sv ud r i e

i
g

a
lf

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

Funes Exponenciais: so aquelas que crescem ou decrescem muito rapidamente. Chama-se

48

funo exponencial a funo :RR+*, tal que f (a x , em que f (a x , 0<a1. O a chamado x) = x) = de base e o x de expoente. Logaritmo: sejam a e b nmeros reais positivos diferentes de zero e b 1 , chama-se logaritmo de a na base b o expoente x tal que bx = a

log b a = x x . b
Juros Compostos: aps cada perodo, os juros so incorporados ao principal e passam, por sua vez, a render juros. Tambm conhecidos como juros sobre juros. Depreciao: podemos entender como sendo o custo ou a despesa decorrente do desgaste ou da obsolescncia dos ativos imobilizados (mquinas, veculos, mveis, imveis e instalaes) da empresa. Taxa: a exigncia financeira pessoa privada ou jurdica para usar certos servios fundamentais, ou uma das formas de tributo. Montante: Tambm conhecido como valor acumulado, a soma do Capital Inicial com o juro produzido em determinado tempo.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 5
Funo Potncia, Polinomial, Racional e Inversa

cones:

49

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar:

Os conceitos matemticos e seus desenvolvimentos na prtica do dia a dia. As Funes Potncia, Polinomial, Racional e Inversa. As funes racionais explorando algumas ideias relacionadas teoria do limite.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

ngela resolveu criar coelhos e comprou quatro casais. Na primeira gestao, cada um dos quatro casais gerou outros quatro casais, totalizando 16 coelhos. Qual seria o nmero de coelhos aps quatro gestaes?

Qual a produo de um determinado produto, por exemplo, a produo de bolsa de uma determinada fbrica, considerando P a quantidade de bolsas produzidas e q a quantidade de capital aplicado na compra de equipamentos? Qual a receita obtida se aplicarmos certa quantia de valores em propaganda, onde a receita dada

100 x + 400 = por R ( x) ? x+5

AULA 5
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc.

Leitura Obrigatria
Funo Potncia, Polinomial, Racional e Inversa

50

FUNO POTNCIA De uma forma geral a funo potncia definida por y = f (k x n , x) = real, interessante estudar trs casos: 1 caso. Potncias inteiras e positivas.

k 0 ()

, onde k e x so constantes. Embora o expoente possa assumir qualquer valor

y = 24 x8 , y = 90 x 7 y = 0, 44 x3 , e y = 600 x 2 Ao analisar o comportamento das potncias inteiras e positivas de x nota-se que:


Exemplos: y = 40 x, A) Potncias mpares:( y = x,

y = x 3 , y = x 5 , y = x 7 , ) so funes crescentes para todos os valores do domnio e seus grficos so simtricos em relao origem dos eixos. Nota-se ainda
que para y = x 3 , y = x 5 , os grficos tm concavidade voltada para baixo (taxas decrescentes) quando x < 0 e concavidade voltada para cima (taxas crescentes) quando x > 0 . Para x = y , cujo grfico uma reta, a taxa constante (no h concavidade).

B) Potncias pares: ( y = x 2 ,

y = x 4 , y = x8 , y = x10 , ) so funes decrescentes para x < 0 e crescentes para x > 0 e seus grficos so simtricos em relao ao eixo y.

2 caso. Potncias fracionrias e positivas. Exemplos: y = 6 x ,


1 3

y = 4x ,

2 5

y = 9 x

4 7

y = 0,12 x , e

1 5

y = 60 x

2 7

Voc deve lembrar que a caracterizao geral da funo potncia dada por

n=

p ,q 0 e q

p > 0; q > 0

, onde n =

p ,q 0 e q

p > 0; q > 0 , para tanto, lembre-se de que pode


n p q q

escrever a potncia fracionria em forma de raiz, isto , y = f (k x y = k x y = k x p . x) = Por exemplo: y = x y = x ou ainda y = x y = 2 x1 y = x , lembre-se de que este ltimo exemplo tambm conhecido como raiz quadrada e definida somente para x 0 . De modo anlogo, inmeras potncias fracionrias de x so definidas somente se x 0 . As potncias fracionrias so crescentes a taxas decrescentes se o expoente maior do que 0 e menor do que 1 (concavidade para baixo) e crescente a taxas crescentes se o expoente maior do que 1 ( concavidade para cima). 3 caso. Potncias inteiras e negativas.
5 3 3 5 1 2

51

Exemplos: y = 10 x 2

ou

y=

1 , 10 x 2

y = x 3

ou

y=

1 x3

As potncias inteiras e negativas x so definidas para x 0 , pois ao escrev-las na forma de frao tem-se x como denominador. Tais funes so conhecidas como hiperblicas, pois seus grficos no domnio x e x 0 so hiprboles. Potncias negativas impares y = x 1 ,

y = x 3 , y = x 5 , y = x 7 , so funes decrescentes para todos os valores do domnio e, nos grficos, os ramos de hiprbole so simtricos em relao origem dos eixos. Note ainda que tem concavidade voltada para baixo (taxas decrescentes) quando x < 0 e concavidade voltada para cima (taxas crescentes) quando x > 0 .
Potncias negativas pares y = x 2 ,

y = x 4 , y = x 6 , y = x 8 , so funes crescentes para x < 0 , decrescentes para x > 0 e, nos grficos, os ramos de hiprbole so simtricos em relao ao eixo y . Por ser a concavidade voltada para cima, as taxas so crescentes tanto para o crescimento como para o decrescimento da funo.
Algumas aplicaes das funes potncia: no processo de produo de um produto so utilizados vrios fatores como matria-prima, energia, equipamentos, mo de obra e dinheiro. Tais fatores so chamados de insumos de produo. Na anlise matemtica da produo de um produto, interessante estabelecer a quantidade produzida em correspondncia com a quantidade de apenas um dos componentes do insumo, considerando fixas as demais quantidades de outros insumos. Por exemplo, a quantidade produzida P , dependendo apenas da quantidade q de matria-prima utilizada na produo, considerada fixa a quantidade de mo de obra disponvel, de energia utilizada, de dinheiro disponvel etc. Resumindo, a quantidade produzida P depende apenas da quantidade q de um insumo, isto , a produo pode ser escrita como funo da quantidade de um insumo, P = k q n . Em situaes prticas, para alguns processos de produo nota-se que a produo proporcional a uma potncia positiva da quantidade de insumo, ou seja, P = k q n , onde k e n so constantes positivas. Por exemplo: em uma determinada fbrica, na produo de sacolas plsticas, considerando P a quantidade de sacolas produzidas e q a quantidade de capital aplicado na compra de equipamentos,

52

estabeleceu-se a funo da produo P = 0, 03q 3 ( P medida em milhares de unidades e q em milhares de reais). Pode-se construir uma tabela que d a produo para alguns valores de insumos aplicados na compra de equipamentos.

A partir da tabela acima, nota-se que aumentos de R$ 5.000,00 acarretam diferentes aumentos em P , portanto:

Analisando mais detalhadamente, percebe-se que para aumentos iguais em q , os aumentos em P so cada vez maiores, ou seja, os aumentos em P so crescentes. Nessa situao, pode-se dizer que a funo P cresce a taxas crescentes. Em outro exemplo, verifica-se o crescimento a uma taxa decrescente: em uma determinada linha de produo, o nmero P de aparelhos telefnicos produzidos por um grupo de operadores que trabalham uma quantidade q de horas, estabeleceu-se uma funo desta produo por P = 2.000q . A partir dessa funo consegue-se determinar uma tabela que nos d a quantidade produzida em funo de algumas horas trabalhadas.
3 4

53

Observa-se que a funo P = 2.000q 4 crescente e que os aumentos de 2 horas em q acarretam diferentes aumentos em P , como se v na tabela a seguir:

Analisando mais detalhadamente, percebe-se que para aumentos iguais em q , os aumentos em P so cada vez menores, ou seja, os aumentos em P so decrescentes. Nessa situao, diz-se que a funo P cresce a taxas decrescentes. Outro exemplo prtico da funo polinomial denominado Lei de Pareto, na qual se estuda a distribuio de rendas para os indivduos de uma populao de tamanho a . Notou-se que, na maioria dos casos, o nmero y de indivduos que recebem uma renda superior a x dado aproximadamente a por y = , onde r a menor renda considerada para a populao e b um parmetro positivo b x r () que varia de acordo com a populao estudada. Por exemplo, se a populao estudada de 1.500.000 habitantes , a renda mnima considerada for de R$ 250,00 e o parmetro b = 1,3 , ento o nmero de indivduos y que tem renda superior a x dado por y =

a
b

x r ()

y=

1.500.000
1,3

x 250 ( )

Se quiser uma estimativa de quantos indivduos tm renda superior a R$ 1.200,00, basta fazer

x = 1.200 , assim:

y=

a
b

x r ()

y=

1.500.000 202 habitantes. 1.200 ( 250 ) 7431


1,3

1.500.000

FUNO POLINOMIAL

54

De um modo geral, pode-se definir a funo polinomial da seguinte maneira:

y = f (an x n + an 1 x n 1 + a n 2 n 2 + + a2 x 2 + a1 x + a0 , onde n N e an 0 . x) = x
Caractersticas: O nmero n denominado o grau da funo polinomial. Os coeficientes Exemplos:
y = 5 x 6 + 7 x5 2 x 4 + 9 x3 10 x 2 + 8 x + 9

so nmeros reais.

y = 5 x 6 + 7 x5 2 x 4 + 9 x3 10 x 2 + 8 x + 9 funo polinomial de grau 6. y = 5 x 4 + 17 x 3 2 x 2 8 x + 10 funo polinomial de grau 4. p (3 7t 2 + 9t + 20 funo polinomial de grau 3. t) =t


Aplicao: o preo de um produto foi analisado no decorrer dos meses e constatou-se que pode ser aproximado pela funo p (3 7t 2 + 9t + 20 , onde t representa o numero de meses. Construindo t) =t uma tabela para alguns meses, conseguiu-se:
Tempo t Preo p 0 20 1 23 2 18 3 11 4 8 5 15

Note que para t = 1 , tem-se o preo mximo do produto e em t = 4 tem-se o preo mnimo. Mais adiante, voc ver que esses pontos so denominados pontos de mximo local e mnimo local. FUNO RACIONAL

P( x) x ) , onde P ( Q ( polinmios e = Definio de uma funo racional dada por: y = f ( x) x) e so Q( x) Q (0 . Para analisar esta funo, siga os seguintes passos: x) P( x) x) = 1 passo. Analisar onde y = f ( definida, investigando assim se h assntotas verticais. Q( x)
Se h assntota vertical em x = a , analisar o comportamento da funo quando x a , ou seja, estudar os limites laterais lim x a+ e lim x a .

55

P( x) x) = 2 passo. Descobrir onde y = f ( corta o eixo y fazendo x = 0 . Q( x) P( x) x ) corta o eixo x fazendo y = 0 . = 3 passo. Descobrir onde y = f ( Q( x) P( x) x ) quando x . = 4 passo. Analisar o comportamento de y = f ( Q( x) P( x) x ) quando x + . = 5 passo. Analisar o comportamento de y = f ( Q( x)
Exemplo: Considerando a funo que d a receita R para certo produto em funo da quantia x

200 x + 500 = investida em propaganda, foi estabelecido que: R ( x) . So apresentados os seguintes x+5 passos:
1 passo. Analisar onde

x + 5 0 x 5

definida, isto : x + 5 0 x 5 ,

Assim, R ( x ) para x 5 , analise o comportamento de R( existe x) quando x 5 , ou seja, analise os limites lim x 5+ R(lim x 5 R ( x) e x ) estimar os valores de lim x 5+ R ( . Para x ) uma tabela , monte tomando valores prximos a 5, porm maiores que 5.

Pela tabela, percebe-se que, quando x 5 , tem-se R ( x) assumindo valores cada vez maiores. Conclui-se, ento que lim x 5+ R ( . x) = menores que 5. Para estimar os valores de lim x 5 R ( x ) uma tabela tomando valores prximos a 5, porm , monte

56

Pela tabela, percebe-se que, quando x 5 , tem-se R( x) assumindo valores cada vez maiores. Conclui-se, ento que lim x 5+ R (+ . x) = Conclui-se que, a partir dos limites calculados, em x = 5 tem-se duas assntotas verticais.

200 x + 500 = 2 passo. Descobrir onde R ( x) corta o eixo y fazendo x = 0 x+5 200 x + 500 200 0 + 500 = R( = = 100 , assim R ( Isto , R ( x) 0) x ) o eixo R em R( , corta 0) = 100 x+5 0+5 em
termos prticos R$ 100.000,00 representa a receita quando nada investido em propaganda.

200 x + 500 = 3 passo. Descobrir onde R ( x) corta o eixo x fazendo R ( . x) =0 x+5


Isto ,

200 x + 500 = 0 200 x = 500 x = 2,50 . Assim, R ( x ) o eixo x em x = 2,50 . corta x+5

200 x + 500 = 4 passo. Analisar o comportamento de R ( x) quando x . x+5

57

Monte uma tabela para investigar o limite lim x R ( x) :

Pelos clculos, observa-se que, se x assume valores cada vez menores, R( x) assume valores cada vez mais prximos de 200, ento para lim x R (200 . x) =

P( x) x) = 5 passo. Analisar o comportamento de y = f ( quando x + . Q( x)


Monte uma tabela para investigar o limite lim x + R ( x) :

Pelos clculos, observa-se que, se x assume valores cada vez maiores, R ( x) assume valores cada vez mais prximos de 200, ento para lim x + R (200 . Em termos prticos, por maior que seja a x) = quantidade investida em propaganda a receita obtida no ultrapassa o valor de R$ 200.000,00.

58

FUNO INVERSA No incio do Tema 2, a funo de primeiro grau foi estudada em uma situao que relaciona o custo para a produo de q calas , onde conseguiu-se a funo C = 3q + 120 . Se for dada a quantidade q produzida, obtm-se o custo de produo. A partir de tal funo pode-se obter outra funo, em que, de maneira inversa, se dado o custo C , obtm-se a quantidade q produzida. Para isso, basta isolar q na relao:

C = 3q + 120 3q + 120 = C 3q = C 120 C 120 q= 3 C 120 conhecida como a funo da funo C = 3q + 120 . Simbolicamente: q = f 1 ( C) 3

A funo q =

59

Agora a sua vez


INSTRUES Observe no enunciado de cada questo as atividades que devero ser realizadas de forma individual. Para auxiliar na resoluo dos problemas propostos retome os conceitos especficos necessrios em cada situao. Ponto de Partida Veja a importncia do conhecimento do ponto de mximo e de mnimo de um polinmio. Imagine que uma empresa venda seus produtos de modo que o preo unitrio dependa da quantidade de unidades adquiridas pelo comprador. Por exemplo, se, sob determinadas restries, para cada x unidades vendidas o preo unitrio de ( ) ento a receita 50 x reais, total obtida pela venda de R ( x x 2 x) = 50 . Em economia, R ( chamada funo x) receita (preo unitrio versus quantidades vendidas). Uma anlise da funo receita permite tomar decises acertadas no sentido de aperfeioar a lucratividade da empresa. Por acima, qual seria a receita mxima obtida com a venda de seus produtos?

Questo 01
O custo varivel Cv = 20q 4 , onde q representa a unidade de um produto e Cv medidos em reais. Quais so os custos de produo para as quantidades de 0, 2, 3, 5, 9 ? a) 0, 320.000, 1.620.000, 12.500.000, 131.220.000 b) 0, 40.960.000, 12.960.000, 100.000.000, 1.049.760.000 c) 0, 32.000, 1.620.000, 1.2500.000, 131.200.000 d) 0, 40.960, 12.960, 100.000, 1.049.760 . e) 0, 40.960, 12.960, 100.000, 1.049.760 .
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
Em uma empresa, no decorrer do expediente, para um grupo de colaboradores, nota-se que o nmero P de telefones montados de aproximadamente P = 520 q 7 , onde q representa o numero de horas trabalhadas a partir do inicio do expediente. Quantas horas devem se passar, aproximadamente, desde o incio do expediente para que sejam produzidos 5.200 telefones? b) 6,31 horas. c) 10 horas. d) 20 horas. e) 3, 73 horas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.
4

exemplo, de acordo com a na funo R ( x ) a) 19 horas.

Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

60

Questo 03
Em uma safra, a quantidade q ofertada pelos produtores e o preo p de uma fruta esto relacionados de acordo com q = 50.000 p 2 , onde q dada em quilos e p em reais por quilo (R$/kg). Qual o preo da fruta quando os produtores esto dispostos a ofertar 54.678 kg? a) R$ 1,45. b) R$ 1,25. c) R$ 1,09. d) R$ 1,04. e ) R$ 1,25.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.
5

indivduos com renda superior a x dado por

y=

1.000.000 , onde x dado em reais por dia x1,5

(R$/dia). Qual o nmero de pessoas que tem renda entre R$ 25,00 e R$ 100,00 por dia? a) 100 pessoas. b) 1.000 pessoas. c) 700 pessoas. d) 7.000 pessoas. e ) 8.000 pessoas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Dada a funo M = 60.000 1,10 x , M = montante de uma aplicao financeira e x = ano aps o ano de aplicao. Obtenha a funo inversa explicando o seu significado.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
Em uma fbrica, o nmero
() x=0

de peas

produzidas por um operrio depende do nmero de horas trabalhadas a partir do incio do turno

y = 2 x + 15 x Quantas peas foram produzidas na primeira e na terceira hora de trabalho? a) 13 e 31 peas. b) 13 e 37 peas. c) 31 e 37 peas. d) 13 e 44 peas. e) 44 e 81 peas.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

() funo e dada por x = 0 e tal

Questo 07
O custo C na produo de um produto depende da quantidade q produzida e tal custo dado por C = q 5 15q 3 + 90q + 20 , em que o custo medido em milhares de reais e a quantidade em milhares de unidades. Construa uma tabela que d o custo quando so produzidas 0, 1,2,...,9 e 10 unidades e depois determine as diferentes variaes do custo C para variaes de mil unidades produzidas (q = 1) , com q de 0 a 1, 1 a 2, 2 a 3, ..., 9 a 10.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Analisando a distribuio de rendas para um grupo particular, pela Lei de Pareto, estabeleceu-se que o nmero

x de

61

Questo 08
Os colaboradores de uma empresa recebem um salrio mensal de acordo com a expresso S=900+15n, onde S representa o salrio e n o nmero de horas extras mensais. Determine

n = f 1 (para que um colaborador dessa S) e empresa consiga um salrio mensal de R$ 1.680,00 quantas horas extras ele dever trabalhar?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
A receita R para certo produto, em funo da quantia x investida em propaganda, dada por 10 x + 400 = R( x) , onde tanto receita quanto x+2 quantia investida em propaganda so medidas em milhares de reais. Determine para quais valores de x a funo existe e qual o valor de

lim x e lim x + .
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Em uma fbrica, o nmero y de peas produzidas por um operrio depende do nmero de horas x trabalhadas a partir do incio do turno () x=0 e tal produo dada por y = x 3 + 20 x 2 , onde x dada em horas e y em unidades. Quais so os intervalos de crescimento (diferentes taxas) para a produo, de acordo com o tempo trabalhado a partir do inicio do turno, considerando a produo nas dez primeiras horas ?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10

62

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Leia o artigo de Carlos Ramos de Souza-Dias, The intimate nature of oculomotor muscles contracture, que trata sobre as caractersticas das clulas musculares e suas influncias. Disponvel em: <http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492010000200022>. Acesso em: 20 dez. 2011.

FINALIZANDO
Nessa aula, foram tratados os conceitos relacionados Funo Potncia, Polinomial, Racional e Inversa. No Livro-Texto (Matemtica Aplicada Administrao, Economia e Contabilidade, do autor Afrnio Murolo e Gicomo Bonetto, Editora Cengage, 2004 , PLT 59), esses conceitos encontramse no Captulo 5. O Livro-Texto e os sites de pesquisa indicados ajudaro voc a resolver, alm dos problemas propostos, os demais.

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO
, onde y= f( x) n um nmero natural, chamada Funo

Funes potncia: toda funo do tipo Potncia.

Funo polinomial: uma funo dada por um polinmio, ou seja, para todo x pertencente ao domnio da funo, encontra-se o valor de y na imagem da funo calculando o valor de um polinmio no valor de x do domnio. Funo racional: y = f ( uma funo que pode ser expressa como uma razo (quociente) x) , de dois polinmios P (Q ( x) x) e P( x) f( x) = Q( x) Estimativa: aproximao, arbtrio, avaliao, clculo, considerao, cmputo e parecer.

63

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 6
Conceito de Derivada

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar:

O conceito de taxa de variao mdia e instantnea. O conceito de derivada como a inclinao da reta tangente curva num determinado ponto, ou mesmo, como taxa de variao instantnea. Como encontrar a equao da reta tangente curva em um de seus pontos, bem como aplicar o conceito de derivada em seus clculos.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:


Qual a taxa de variao da produo para intervalos de tempo? Qual a taxa de variao instantnea da funo produo em um determinado instante? Estimar numericamente a demanda de um determinado produto.

AULA 6
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc.

64

Leitura Obrigatria
Conceito de Derivada
TAXA DE VARIAO

TAXA DE VARIAO MDIA Seja C o custo para a produo de uma quantidade q de bolsas, estabelecida por C = f ( q ) tal . Para funo uma variao na quantidade q de bolsas determina uma variao correspondente nos custos de produo e, portanto, pode-se definir a taxa de variao mdia, ou simplesmente, taxa de variao da varivel dependente C , em relao a varivel independente

q , dada pela razo: m= var iao em C var iao em q

Em tal exemplo, por se tratar de uma funo de primeiro grau, importante salientar que a taxa de variao mdia representa o coeficiente angular da reta que representa graficamente essa funo. A equao de tal reta dada por y = mx + b . De fato, o conceito de taxa de variao mdia no exclusividade da funo de primeiro grau; ela pode ser obtida para qualquer funo. Se y representa a varivel dependente e x a varivel independente, ento a taxa de variao mdia de y em relao ao x calculada pela razo:
taxa de var iao mdia = var iao em var iao em y y = x x

TAXA DE VARIAO EM UM INTERVALO Seja P a quantidade de alimentos produzidos por operrios em uma indstria em relao s horas

x trabalhadas a partir do incio do expediente e tal produo dada por P = x 2 , onde P dada em toneladas.

O inicio do expediente representado por x = 0 , ou seja, 0 h. Determina-se, ento, a taxa de variao

65

mdia da produo para o intervalo de 2 h at as 3 h e tambm das 3 h at as 4 h. Isto , para

2 x 3 e 3 x 4 . De acordo com a definio dada anteriormente, pode-se dizer que a taxa de


variao mdia dada por:

taxa de var iao mdia =

var iao em P P = var iao em x x

Para o intervalo de 2 h a 3 h ( 2 x 3 ).

taxa de var iao mdia =

f (f (32 22 3)2 ) = = 5ton / h 32 1

Para o intervalo de 3 h a 4 h ( 3 x 4 ).

f (f (42 32 4 )3) taxa de var iao mdia = = = 7ton / h 32 1

Note que, com o passar do tempo, as taxas de variao mdias da produo aumentam e como a produo crescente, conclui-se que a produo crescente s taxas crescentes. A taxa de variao mdia sempre calculada para intervalos da varivel independente. Se escrever de maneira geral um intervalo a at b , a taxa de variao mdia dada por:

taxa de var iao mdia =

f (f ( b )a ) b a

Para esse modo de definir a taxa de variao mdia, pode-se ainda considerar o tamanho do intervalo como sendo h , ou seja, h = b a . Ao isolar

a, obtm-se

b = a + h e o intervalo a at b ,

passa a ser de a at a + h . Ento, pode-se escrever a taxa de variao mdia como:

taxa de var iao mdia =


TAXA DE VARIAO INSTANTANEA

f ()a ) a+h f ( h

Voc estudou at agora a variao da produo para intervalos de tempo, como 2 h at as 3 h ou ainda das 3 h at as 4 h, e a taxa de variao mdia em um intervalo foi til para analisar o comportamento da produo, pois dizer que a produo est variando a uma taxa de 5ton/h, significa

66

que em uma hora, foram produzidas 5 toneladas. De modo anlogo, dizer que a produo varia a uma taxa de 7ton/h significa que em uma hora, so produzidas 7 toneladas produes essas referidas a intervalos de tempos distintos do processo de produo. Mas, pode-se calcular taxa de variao em determinado instante? Por exemplo, pode-se calcular a produo exatamente para 5 horas? Sim, possvel e ser feito da seguinte forma: calculando vrias taxas de variao mdias para intervalos de tempo muito pequenos, cada vez mais prximos do instante x = 5 . Considere o instante x = 5 , tome clculos das taxas de variao mdia o intervalo de 5 at 5 + h , onde

h representa o tamanho do intervalo, ento:

taxa de var iao mdia =


Fazendo h = 0,1 , tem-se o intervalo 5 at 5 + 0,1 .

f ()5 ) 5+ h f ( h

taxa de var iao mdia =

f ( )5 ) 2 52 5 + 0,1 f (5,1 = = 10.10 h 0,1

Fazendo 5 + 0, 01 , tem-se o intervalo

5 + 0, 01

at 5 + 0, 01 .

taxa de var iao mdia =

f ( 01)5 ) 2 52 5 + 0, f (5, 01 = = 10.01 h 0, 01

Fazendo h = 0,001 , tem-se o intervalo 5 at 5 + 0, 001 .

taxa de var iao mdia =

f ( 001)5 )0012 52 5 + 0, f (5, = = 10.00 h 0, 001

Assim, calcula-se as taxas de variao mdia para os intervalos de 5 at um instante pouco maior do que 5. Note que todos os valores encontrados para h variando dentre 0,1, 0,01 e 0,001 os valores da taxa de variao esto cada vez mais prximo de 10. J para calcular as taxas de variao mdia para os intervalos de 5 at um instante pouco menor do que 5, sero considerados valores negativos para h . Isto : Fazendo h = 0,1 , tem-se o intervalo 5 at 5 0,1 .

67

f ( )5 ) 2 52 5 0,1 f (4,9 taxa de var iao mdia = = = 9.90 h 0,1

Fazendo h = 0, 01 , tem-se o intervalo 5 at 5 0, 01 .

taxa de var iao mdia =

f ( 01)5 ) 2 52 5 0, f (4,99 = = 9,99 h 0, 01

Fazendo h = 0, 001 , tem-se o intervalo 5 at 5 0, 001 .

taxa de var iao mdia =

f ( 001)5 ) 2 52 5 0, f (4,999 = = 9,999 h 0, 001

Voc pode perceber que a taxa de variao mdia tambm se aproxima de 10. Ento, para o instante x = 5 tem-se:

taxa de var iao ins tan tnea = 10, 00ton / h


Considerando a taxa de variao instantnea assim definida, os trs primeiros clculos da taxa de variao mdia, com h > 0 , resumem a tentativa de determinar o limite lateral

lim h 0+

f ()5 ) 5+ h f ( = 10 h

Os trs ltimos clculos da taxa de variao mdia, com h < 0 , resumem a tentativa de determinar o limite lateral:

lim h 0

f ()5 ) 5+ h f ( = 10 h

Conclui-se ento que:

lim h 0

f ()5 ) 5+ h f ( = 10 h

Caso os limites laterais resultem em nmeros diferentes, diz-se que o limite que d origem aos limites laterais no existe, ou seja, a taxa de variao instantnea no existe.

68

DERIVADA DE UMA FUNO EM UM PONTO DERIVADA DE UMA FUNO COMO TAXA DE VARIAO INSTANTANEA A taxa de variao instantnea da funo produo no instante x = 5 muito importante e tambm recebe o nome derivada da funo produo no ponto x = 5 . A taxa de variao instantnea simbolizada, ou derivada, no ponto x = 5 por f ' ( 5) . Assim, de um modo geral, a derivada de uma funo em um ponto a taxa de variao instantnea da funo no ponto, ou seja,

f ' (lim h 0 a) =

f ()a ) a+h f ( h

69

Agora a sua vez


INSTRUES Para auxiliar na resoluo dos problemas propostos retome os conceitos especficos necessrios em cada situao. Ponto de Partida Uma fbrica tem seu custo total representado pela funo

d) 300. e) 700.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
O custo C para a produo de uma quantidade

C ( q 3 4q 2 40q + 10.000 , onde q q) =5


representa a quantidade produzida e

q de componentes eltricos representado pela funo C = f ( custo dado em reais q) .O (R$) e a quantidade dada em milhares de unidades. Qual o significado de f ' ( 5 ? 10 ) =
a) Significa que a taxa de variao do custo de R$ 5,00 milhares de reais para uma produo de 10 mil unidades. b) Significa que a taxa de variao do custo de R$ 10,00 milhares de reais para uma produo de 5 mil unidades. c) Significa que a taxa de variao das unidades

C o custo total em reais. Para obter a


equao do custo marginal, voc deve encontrar a derivada dessa funo. Determine o custo marginal assim como o custo marginal para uma produo de mil unidades?

Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

de 5 milhares para um custo de R$ 10.000,00. d) Significa que a taxa de variao do custo decrescente para uma variao crescente nas unidades e) N.d.a.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01
Em uma indstria qumica, considerou-se a produo de sabo como funo do capital investido em equipamentos e estabeleceu-se

P ( q 2 , onde a produo P dada em q) =5 milhares de litros e o capital q investido dado em milhares de reais. Determine a taxa de variao mdia para a produo no intervalo 6 q 8. a) 350. b) 35. c) 70.

Questo 03
Para um produto, a receita R , em reais (R$), ao se comercializar a quantidade q , em unidades, dada pela funo R = 5q 2 + 3.000q . Determine a taxa de variao mdia para os intervalos 100 q 200 ; 200 q 300 .

70

a) Para o intervalo de 100 q 200 , a taxa de variao mdia de 1.500 unidades; para o intervalo de 200 q 300 , a taxa de variao mdia de 500 unidades. b) Para o intervalo de 100 q 200 , a taxa de variao mdia de 500 unidades; para o intervalo de 200 q 300 , a taxa de variao mdia de 1.500 unidades. c) Para o intervalo de 100 q 200 , a taxa de variao mdia de 1.450 unidades; para o intervalo de 200 q 300 , a taxa de variao mdia de 1.500 unidades. d) Para o intervalo de 100 q 200 , a taxa de variao mdia de 5.500 unidades; para o intervalo de 200 q 300 , a taxa de variao mdia de 500 unidades. e) Para o intervalo de 100 q 200 , a taxa de variao mdia de 14.500 unidades; para o intervalo de 200 q 300 , a taxa de variao mdia de 15.500 unidades.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Em uma linha de produo, o nmero P de aparelhos eletrnicos montados por um grupo de funcionrios depende do nmero q de horas trabalhadas em P = 2.000q 4 , onde P medida em unidades montadas aproximadamente por dia. Estime numericamente a derivada da funo para q = 1 . a) 2.000. b) 500. c) 8.000. d) 7.000. e) 125.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.
1

Questo 06
Dada a funo M = 50.000 08 x , na qual M = 1, montante de uma aplicao financeira e x = ano aps o ano de aplicao. Determine a taxa de variao mdia para o intervalo 2 q 6 ? a) R$ 5.000,00. b) R$ 5.255,93. c) R$ 4.847,44. d) R$ 8.307,66. e) R$ 6.985,60.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
Determine a equao da reta tangente curva

y = 2 x 2 + 5 x 7 no ponto ( 7 ) 0, . a) y = 5 x + 7 . b) y = 5 x + 7 . c) y = x 7 . d) y = x + 7 e) y = 7 .
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
A produo de um funcionrio quando relacionada ao nmero de horas trabalhadas leva a funo

P = 4t 2 + 48t + 256 . Utilizando P ' ( que t) , em

71

momento a produo mxima e qual o valor dessa produo?


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Em uma fbrica, o nmero

Questo 08
Em uma safra a quantidade q demandada pelos consumidores e o preo p de uma fruta esto relacionados de acordo com q = 160.000 p
2

y de peas produzidas por um operrio depende do nmero de horas x


trabalhadas a partir do inicio do turno tal produo dada por y = x 3 + 20 x 2 , onde x

x=0 e ()

dada em horas e y em unidades. Determine algebricamente a funo de derivada de y em funo de x .


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

, onde a demanda dada em quilos e o preo em reais por quilo (R$/kg). Estime, numericamente, a derivada da demanda para

p = 2, 00 . (Utilize para as estimativas do limite h = 0,1, h = 0, 01, h = 0, 001 ; para tais clculos, considere todas as casas decimais da sua calculadora.)
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
O preo do trigo varia no decorrer dos meses de acordo com a funo p = t 2 10t + 240 para o perodo de um ano, onde t = 0 representa o momento inicial de anlise, t = 1 aps um ms,

t = 2 aps dois meses e assim por diante.


Determine, numericamente, a taxa de variao instantnea do preo para t = 10 meses.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

72

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse o link <http://condigital.unicsulvirtual.com.br/conteudos/TaxasVariacao/saibamais.html>. Acesso em 12 dez. 2011. O site mostra dicas e explicaes detalhadas sobre o estudo das taxas de variao mdias. Acesse o link< http://wwwp.fc.unesp.br/~arbalbo/arquivos/derivadas.pdf>. Acesso em 30 nov. 2011. O site traz dicas e explicaes detalhadas sobre o estudo das taxas de variao instantnea, assim como exemplos de aplicaes.

VDEOS IMPORTANTES
Assista ao vdeo sobre deverivada. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=Nwy4NILJDxw>. Acesso em 30 nov. 2011. Este vdeo mostra uma aula de derivada que ir auxili-lo nas resolues dos exerccios.

FINALIZANDO
Nessa aula, voc viu o conceito de taxa de variao mdia e instantnea, assim como o conceito de derivada e estudou tambm o conceito de derivada como a inclinao da reta tangente curva num determinado ponto. Aprendeu como encontrar a equao da reta tangente curva em um de seus pontos, bem como aplicar o conceito de derivada em seus clculos. O Livro-Texto e os sites de pesquisa indicados complementam-se para que voc possa resolver todos os problemas propostos e os demais tambm.
t sv ud r i e

i
g

a
lf

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

Derivada: representa a taxa de variao instantnea de uma funo. Ponto tangente: em matemtica, a palavra tangente tem dois significados distintos, mas epistemologicamente relacionados: um em geometria, sendo o que toca uma curva ou superfcie sem cort-la, compartilhando um nico ponto, e o outro em trigonometria, onde a tangente o coeficiente

73

angular de uma reta (y = ax + b, a o coeficiente angular ou inclinao e b o coeficiente linear). Equao da reta: pode-se representar uma reta r do plano cartesiano por meio de uma equao. Essa equao pode ser obtida a partir de um ponto A(xA, yA) e do coeficiente angular m dessa reta. Considere uma reta r no vertical, de coeficiente angular m, que passa pelo ponto A(xA, yA). Obtm-se a equao dessa reta, tomando um ponto P(x, y) tal que P A.

A equao fundamental da reta :

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 7
Conceito de Derivada

cones:

74

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar:

As tcnicas de derivao e suas aplicaes. Os vrios tipos de funes e suas maneiras de derivao. Como analisar as aplicaes da derivada.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

Qual a produo em toneladas de um cereal por hectare, em funo da quantidade de um fertilizante usado no plantio?

Qual a Elasticidade Preo da Demanda ou a Elasticidade Preo da Procura? Qual o montante de uma aplicao financeira aps determinado ano de aplicao?

AULA 7
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc.

Leitura Obrigatria
Conceito de Derivada REGRAS DE DERIVAO FUNO CONSTANTE Seja a funo f (k , onde k uma constante; ento a sua derivada ser f ' ( . De modo x) = x) =0 simplificado tem-se: y = k y ' = 0

75

Exemplo: Derive as funes: a) y = 10.000 b) y = 23 Soluo: a) y = 10.000 y ' = 0 b) y = 23 y ' = 0 FUNO DE PRIMEIRO GRAU Seja a funo f (mx + b , onde m uma constante diferente de zero; ento a sua derivada ser x) =

f ' (m . De modo simplificado, tem-se: y = mx + b y ' = m x) =


Exemplo: Derive as funes: a) y = 10 x + 7 b) y = 2 x + 9 Soluo: a) y = 10 x + 7 y ' = 10 b) y = 2 x + 9 y ' = 2 CONSTANTE MULTIPLICANDO FUNO Seja a funo f (k ( x )u x ) m uma constante diferente de zero. = , onde

Sendo u ( x) derivvel, ento a sua derivada ser f ' (k ' ( modo simplificado tem-se: x )u x ) = . De

y = k ( y' = k ' ( u x) u x)

Exemplo: Dada a funo f ( ( x ) x ) u (4 x + 5 , obtenha f ' ( =6 u , onde x) = x) .

76

Soluo: Se f ( ( x) x) =6 u , ento f ' ( ' ( x ) x ) u (4 x + 5 , tem-se u ' (4 . Logo, =6 u Para x) = x) =

f ' (k ' ( 4 = 24 x )u x ) = =6
SOMA OU DIFERENCA DE FUNES Seja a funo f ( x ) pela soma das funes u ( v ( : f ( ( ( obtida x) x) e , isto x )x ) ) =u + v x , sendo

v(v( x) x) e derivveis, ento: f ' ( ' ( ' ( x ) x )x ) =u +v .


.

De modo simplificado

possvel proceder de modo anlogo para a diferena de funes, ou seja, f ( ( ( x )x ) ) =u v x , sendo

u( v( x) x) e derivveis, ento: f ' ( ' ( ' ( x ) x )x ) =u +v .

x )x ) ) =u +v x . De modo simplificado f ( ( (
Exemplo: Dada a funo f ( ( ( x )x ) ) u ( x + 9 e v ( x + 8 , obtenha f ' ( =u + v x , onde x ) =7 x) =3 x) . Soluo: Se f ' ( ' ( ' ( , ento f ' ( ' ( ' ( u ( x + 9 , ento u ' ( e se x ) x )x ) x ) =u +v . Se =7 x) =7 x ) x )x ) =u +v

v ( x + 8 a sua derivada v ' ( . Portanto f ' ( ' ( ' ( f ' ( + 8 = 15 . x) =3 x) =3 x ) x )x ) x ) =u +v =7


POTNCIA DE x Seja a funo f (x n , onde n um nmero real; ento a sua derivada ser x) = modo simplificado tem-se: y = x y = n x Exemplo 01: Derive as funes: a) y = x 5 b) y = 15 x 3 c) y = 2 x 4
n ' n 1

y = x n y ' = n x n 1 .

De

77

d) y = 5 x 6

Soluo : a) y = x 5 y ' = 5 x 51 y ' = 5 x 4 b) y = 15 x 3 y ' = 15 x 31 y ' = 45 x 2 3 c) y = 2 x 4 y ' = 2 4 x 41 y ' = 8 x 3 d) y = 5 x 6 y ' = 5 6 ) y ' = 30 x 7 (x 61 Exemplo 02: Derive o polinmio p (4 x 6 + 3 x 4 + 5 x 2 3 x 2 + 10 x + 5 . x) = Soluo:

p (4 x 6 + 3 x 4 + 5 x 2 3 x 2 + 10 x + 5 x) = p ' (4 6 x 61 + 5 2 x 21 3 2 ) + 10 + 0 x) = (x 21 p1 (24 x 5 + 10 x + 6 x 3 + 10 x) =
FUNO EXPONENCIAL Seja a funo f (a x , onde a > 0 e a 1 ento a sua derivada ser f ' ( x l a . De modo x) = x) n =a simplificado, tem-se : y = a x y ' = a x ln a Exemplo: Derive as funes: a) y = 2 x b) M (20.000 08 x x) = 1, Soluo: a) y = 2 x y ' = 2 x ln 5

78

b) M (20.000 08 x M ' (20.000 1, 08 x ln1, 08 x) = 1, x) = FUNO EXPONENCIAL NA BASE e

Seja a funo f ( x , ento a sua derivada ser f ' ( x . De modo simplificado tem-se: x) =e x) =e

y = ex y' = ex

Exemplo: Derive as funes: a) y = 20e x b) y = 4e x + x e + 4e

Soluo: a) y = 20e x y ' = 20e x b) y = 4e x + x e + 4e y ' = 4e x + ex e 1 + 0 y ' = 4e x + ex e 1 LOGARITMO NATURAL

1 Seja a funo f ( x , ento a sua derivada ser f ' ( . De modo simplificado tem-se: x) = ln x) = x y = ln x y ' = 1 x

Exemplo: Derive as funes: a) y = 10 ln x b) y = 45,999 ln M 200, 23

Soluo:

1 10 a) y = 10 ln x y ' = 10 y ' = x x

79

1 45,999 b) y = 45,999 ln M 200, 23 y ' = 45,999 y ' = M M


PRODUTO DE FUNES Seja a funo f ( x ) pela multiplicao das funes u (v( : f ( (( obtida x )x ) e , isto x )x )) =u v x , sendo u (v( x )x ) e derivveis, ento: f ' ( ' (( ( ( x ) x )) ) ) =u v x + u x v ' x . De modo simplificado y = u v y ' = u ' v + u v ' Exemplos: Derive: a) f ( 6 x + 1)3 + 9 x) =( x b) f ( x x 4 x) =e Soluo: a) Considerando f ( (( x )x )) u ( v( =u v x , com x ) x ) e derivveis, ento:

()

f ' ( x3 + 9 + ( ) x) =6 6 x + 1 x2 3

()

2 f '( 3 + 18 x3 f ' ( ' (( ( () + u ( 6 x + 1) x ) x )) ) ) 6 x 54 x )+ 3 x , ento u ' ( e =u v x + u x v ' x . x = Fazendo =( x) =6 ' 3 2 ' 2 x) = v ( x . Substituindo em f (24 x + 3 x + 54 x) =3 , voc obtm:

v ' ( x 2 , ento x) =3

=6 f ' ( x3 + 9 + ( ) x) 6 x + 1 x2 3 =6 f ' ( x3 + 54 + 18 x3 + 3 x 2 x) = f ' (24 x3 + 3 x 2 + 54 x)


b) Considerando f ( (( x )x )) u ( =u v x , com x ) e
f ' ( ' (( ( ( x ) x )) ) ) =u v x + u x v ' x

()

derivveis, ento :

f ' ( ' (( ( ( x ) x )) ) ) =u v x + u x v ' x . Fazendo u ( x , ento u ' ( x e v (x 4 , ento v ' (4 x 3 . x) =e x) =e x) = x) = ' ' ' Substituindo em f ( (( ( ( x ) x )) ) ) obtm: =u v x + u x v x , voc f ' ( x x 4 + e x 4 x3 x) =e f ' ( x x 4 + 4 x3 x) =e

( )

80

QUOCIENTE DE FUNES Seja a funo f ( x ) pela multiplicao das funes u (v( : obtida x )x ) e , isto

u ' (( ( ( x )) ) ) v x u x v ' x u (v( x )x ) e derivveis, ento: f ' ( x) = . 2 v ( x)


De modo simplificado y = u v y ' = Exemplos: Derive:

u( x)
, sendo

u ' v u v ' v2

6 x + 90 f( x) = x +8

6 x + 90 = a) f ( x) x +8 3.000 b) f ( 7,5 x) = x
Soluo:

u( x) x ) , com u (v( = a) Considerando f ( x )x ) e derivveis, ento : v( x)

u ( x + 90 . x) =6

Fazendo u ( x + 90 , ento u ' ( e v (x + 8 , ento v ' ( . Substituindo em x) =6 x) =6 x) = x) =1

u ' (( ( ( x )) ) ) v x u x v ' x f ( x) = , voc obtm: 2 v ( x)


'

x + 8 ( 6 () + 90 ) 6x 1 = f '( x) 2 x +8 () 6 x + 48 6 x 90 = f '( 2 x) x + 16 x + 64 42 = f '( 2 x) x + 16 x + 64

b) Considerando

) u (( ( x) )

, com u x e v x derivveis, ento:

u( x) = 3.000

Fazendo u ( x ) , ento u ' ( e v' (7,5 x6,5 , ento v ' ( x 6,5 . Substituindo em = 3.000 x) =0 x) = 7,5 x) =

81

u ' (( ( ( x )) ) ) v x u x v ' x f '( x) = , voc obtm: 2 v ( x)


0 x 7,5 3.000 7,5 x 6,5 f '( x) = 2 x 7,5

( )

22.500 x 6,5 f '( x ) 15 = x ' f (22.500 x 8,5 x) =


FUNO COMPOSTA

x ) pela composio das funes u (v( : f (v u (sendo , Seja a funo u ( obtida x )x ) e , isto x) x) =
u v(v( x )x ) e derivveis, ento: f ' ( ' ( ' ( x )u x ) x ) =v .

De modo simplificado y = v ( y ' = v ' (' u) x) u Exemplo: Derive f ( 3 x + 5 ) x) =( . Soluo: Primeiramente, identifique a composio das funes em
f( ( x )u x ) = v
3

, , de tal forma que, f ( (ento: f x )u x ) = v

'

u ( x + 5 , sendo u (3x + 5 x) =3 x) =
' ' 3

u x ) x )x ) = . (v u ( (

Calculando

v ' ( u 2 . Lembrando que u) =3 v' ( 3 3x + 5) u = x) ( .


2

v ' (seja, obtendo v (partir de v (u , ento: u) ' , ou u) a u) =

v( u)
'

, escreve-se v ' ( funo de x : u) em

u Deve calcular u ' ( . Portanto, substituindo em f ' ( ' ( ' ( x) =3 x )u x ) x ) =v , tem-se: f ' ( 3x + 5) x) =3 ( 3 f ' ( 9 x 2 + 30 x + 25 x) =9
2

f ' ( x 2 + 270 x + 225 x) = 81

82

A NOTAO DE LEIBNIZ Para representar a derivada de y = f ( x ) utilizou at o momento a notao y ' ou , voc

. Ser

apresentada agora outra notao, que foi desenvolvida primeiramente pelo matemtico alemo Gottfried Wilhelm Leibniz (1646 1716) e que, por esse motivo, conhecida como notao de Leibniz. A derivada de y em relao a x ser representada por: Voc deve entender

smbolo, no deve ter significado se escrito isoladamente. O smbolo

d como um nico smbolo e no como uma diviso de dy por dx . Por ora, tal y

d. y

dy sugestivo, pois remete a diviso de uma pequena variao em x por uma dx pequena variao em x : dy lembra dx
reescreve-se

y(com y e x pequenos).
f ' ( h 0 x) = lim y x

x) = lim De fato, na derivada f ' ( h 0


por:

f ()x ) x+h f ( , ao considerar y = f ()x )x = h , x+h f ( e h

= lim f ' ( h 0 x)

y . x

A notao de Leibniz til, pois, de certa forma, lembra que a derivada obtida pela diviso de uma variao de y associada a uma variao em x quando a variao em x tende a zero. Exemplo: Considere o custo C como funo de uma quantidade produzida represente a derivada do custo em relao quantidade produzida. variao da quantidade q , quando , ou seja, C = f ( q) , na

C= f( q)

qual o custo dado em reais (R$) e a quantidade dada em unidades. Usando a notao de Leibniz,

dC Soluo: a derivada do custo ser obtida pelo limite do quociente da variao do custo dq

q pela
dC . dq

, pela notao de Leibniz ser escrita como

DERIVADA SEGUNDA E DERIVADAS DE ORDEM SUPERIOR Dada uma funo f ( x ) obtm a derivada f ' ( tal funo representa a taxa de variao de , voc x) e palavras, a derivada segunda a derivada da derivada da funo. Simbolicamente: y '' = f '' ( x) . Observao:

' .A x) x) , ou, f (derivada segunda de f (obtida simplesmente derivando a derivada f ( em outras x)

f '( x) conhecida como derivada primeira, ou derivada de primeira ordem de f ( x) .

83

f '' ( x) conhecida como derivada segunda, ou derivada de segunda ordem de f ( x) . ''' f ( x) conhecida como derivada terceira, ou derivada de terceira ordem de f ( x) . n f ( x) conhecida como derivada n-sima, ou derivada de ordem n de f ( x) .
Exemplo: Dada a funo f (x 7 , obtenha a derivada de quarta ordem. x) = Soluo: Voc deve derivar f ( 7 quatro vezes, ou seja, vai obter a sequncia das derivadas de x) =x primeira, segunda, terceira e quarta de
f (x 7 f ' ( x 6 x) = x) =7

f (x 7 f ' ( x 6 x) = x) =7 '' 6 '' f ( x f ( 6 x 5 f '' (42 x 5 x) =7 x) =7 x) = ''' 5 ''' 4 ''' f (42 x f (42 x f (210 x 4 x) = x) 5 = x) = '''' 4 '''' 3 '''' f (210 x f (210 4 x f ( x3 x) = x) = x) = 840

84

Agora a sua vez


INSTRUES Para auxiliar na resoluo dos problemas propostos retome os conceitos especficos necessrios em cada situao. Ponto de Partida Determine a equao da reta tangente curva da equao f (x 3 , no ponto x = 2 . x) = Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

3x 2 + 2 x = 10. f ( 2 x) x +1
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02
Qual a taxa de variao da reta tangente curva f ( x 3 , no ponto x = 5 ? x) =7 a) 525. b) 875. c) 42.875. d) 1.728. e) N.d.a.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01
Aplicando as regras de derivao, encontre a derivada das funes: 1. f ( x 3 4 x 2 + 5 x + 10 x) =6 2. f ( x 5 + 3 x 4 8 x x) =5 3. f ( x 8 x + 20 x x) =6 4. f (( x 2 ) 3x ) x ) 4 5 4 x5 = 2x ( 5. f ( 2 x 4 5 x 2 4 x 5 3 x x) =
7 2

Questo 03
Sabendo que o preo de um produto dado por

P = 45q , onde q dado em reais(R$) e q em unidades. Determine a segunda derivada da funo preo.
a) P = 50q
'' '' 1 3 2 3

5 3

( ) ) (

6. f ( x 5 + 1 7 x 2 3 x 4 ) x) = () ( 7. f ( x 5 + 1 7 x 2 3 x 4 x) =

b) P = 75q . c) P = 50q . d) P = 75q


'' '' 1 3 1 3 '' 2 3

() ) (
9

2x + 7 = 8. f ( 2 x) x +1 2x + 7 x) = 9. f ( 2 x +x

e) P = 45q .
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

85

Questo 04
Para funo y = 5 x 3 + 2 x , determine a derivada, usando a regra da cadeia.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
4

( )

A equao da reta tangente dada por

y = f ( f ' (x x0 ) tal reta x0 )x0 ) , onde + (

) passa pelo ponto P = ( f (Determine x0 , x0 ) .


a equao da reta que passa pelo ponto

P = () 2, 4 da funo f ( 2 . x) =x
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Usando as regras de derivao, encontre a derivada das seguintes funes: 1. M ( x) = 5.000 1,10 2. f ( e x + 4 ln x x) =5
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.
6

Questo 08
Dada a definio de elasticidade como dy x E = . Calcule o valor da elasticidade dx y da procura q = 12 0, 4 p ao nvel de preo

p = 5, 00 .
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Dada a funo M = 50.000 08 x ,na qual 1,

Questo 09
A funo y = 4 x 0, 2 x 2 + 5 mede a produo em toneladas de um cereal por hectare, em funo da quantidade de um fertilizante usado no plantio. Calcular e interpretar o valor da elasticidade da produo em relao ao uso do fertilizante, ao nvel atual de 0,25 ton/ha.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

= montante de uma aplicao financeira e x = ano aps o ano de aplicao. Determine a derivada da funo e quanto ser o montante aps cinco anos de aplicao? a) M ( x) = 50.000 ( ) e R$ 5.654,05. ln1, 08 08 1, b) M ( x) = 50.000 ( ) e R$ ln1, 08 08 1, 10.654,05. c) M ' ( x) = 50.000 ( )x e R$ 4.155,90. ln1, 08 08 1, d) M ' ( x) = 50.000 ( )x e R$ ln1, 08 08 1, 55.654,05. e) M ' ( x) = 50.000 ( )x e R$ ln1, 08 08 1, 50.654,05.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.
' x x ' x

Questo 10
Seja P = 1, 05 K 2 + 10 K 0, 02 K 3 a produo

P) de ( uma empresa em funo do insumo


capital
dP dK

. Calcule o produto marginal

interprete em valor o nvel K = 10 .


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

dP e dK

86

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse o site <http://www.somatematica.com.br/superior/derivada.php>. Acesso em 30 nov. 2011. Nesse site, voc encontrar dicas e explicaes detalhadas sobre o estudo das derivadas. Acesse o site <http://www.colegioweb.com.br/matematica/derivada-de-funcoes.html>. Acesso em 30 nov. 2011. Nesse site, voc encontrar dicas e explicaes detalhadas sobre o estudo das derivadas de funes assim como mais alguns exemplos de aplicaes. Acesse o site <http://www.mundodosfilosofos.com.br/leibniz.htm#ixzz1fBLtCO5z>. Acesso em 30 nov. 2011. Nesse site, voc encontrar mais detalhes da vida do matemtico e filsofo Leibniz assim como a sua importante contribuio para a matemtica.

VDEOS IMPORTANTES
Assista ao vdeo <http://www.youtube.com/watch?v=Nwy4NILJDxw>. Acesso em 30 nov. 2011. Esse vdeo mostra uma aula de derivada que ir auxili-lo nas resolues dos exerccios.

FINALIZANDO
Nessa aula, voc viu as tcnicas de derivao e suas aplicaes, reconheceu vrios tipos de funes e suas formas de derivao e aprendeu a analisar as aplicaes da derivada. O Livro-Texto e os sites de pesquisa indicados ajudaro voc a resolver, alm dos problemas propostos, os demais.

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

Derivao: O termo derivao se refere a um conjunto de diversos processos de formao de novas palavras a partir de um nico radical.

87

Leibniz: Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu em Leipzig, 1 de julho de 1646, filho de um professor de filosofia moral. Desde muito cedo, teve contato, na biblioteca paterna, com filsofos e escritores antigos, como Plato (428-347 a.C.), Aristteles (384-322 a.C.) e Virglio (c. 70-19 a.C.), e com a filosofia e a teologia escolsticas. Ainda aluno da Universidade de Leipzig, escreveu, em 1663, a Dissertao Sobre a Arte Combinatria. Nesse trabalho procurou encontrar para a filosofia leis to certas quanto as matemticas e esboou as premissas do clculo diferencial, que inventaria ao mesmo tempo que Newton. Por outro lado, no estudo da lgica aristotlica, Leibniz encontrou os elementos que o levaram ideia de uma anlise combinatria filosfica, vislumbrando a possibilidade de cria um alfabeto dos pensamentos humanos, com o qual tudo poderia ser descoberto.

Polinmio: entende-se por polinmio em C funo: P(x) = aoxn + a1xn-1 + a2xn-2 + ... + an-1x + an, onde os nmeros reais ao , a1 , ... , an so os coeficientes, n um nmero natural denominado grau do polinmio e x a varivel do polinmio.

Funo exponencial: so aquelas que crescem ou decrescem muito rapidamente. Chama-se funo exponencial a funo :RR+* tal que (x)= ax em que a R, 0<a1. O a chamado de base e o x de expoente.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

Tema 8
Aplicaes das Derivadas no Estudo das Funes

cones:

88

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar: Como identificar pontos crticos e estabelecer a relao de mximo e mnimo de uma funo. Como relacionar o conhecimento s reas administrativas e contbeis tendo uma viso de custos, receitas, demandas e elasticidade. Como aplicar o aprendizado de forma segura nas prticas do dia a dia.

Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Qual o custo marginal de uma funo Custo? Qual a receita marginal de uma funo Receita? Ou Qual o lucro marginal dada uma funo Lucro? Qual a propenso marginal considerando como Poupana = Renda Consumo?

AULA 8
Assista s aulas nos plos presenciais e tambm disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para voc.

Leitura Obrigatria
Aplicaes das Derivadas no Estudo das Funes
MAXI E MNIMOS No estudo de situaes prticas ou fenmenos econmicos, administrativos e contbeis, muito comum surgirem perguntas como: qual a quantidade que devo comercializar para que o lucro seja

89

mximo? Qual a quantidade que devo estocar para que o custo de estoque seja mnimo? Quanto devo aplicar em propaganda para que a receita seja mxima? Nas perguntas citadas, se o lucro, custo, receita, forem funes, ento as respostas dessas perguntas envolvem pontos especiais, como os pontos de mximo, de mnimo e ponto de inflexo. MXIMO E MNIMOS LOCAIS

x ) que o ponto c o ponto de mximo local se o valor f ( o maior c) Para uma funo f ( , diz-se for
para todo x na vizinhana de c .

c)x) valor que a funo assume para x em uma vizinhana de c . Se c mximo local, ento f (f ( x ) que o ponto c o ponto de mnimo local se o valor f ( o menor c) Para uma funo f ( , diz-se for
para todo x na vizinhana de c .

c)x) valor que a funo assume para x em uma vizinhana de c . Se c mnimo local, ento f (f (

MXIMO E MNIMOS GLOBAIS

x ) que o ponto c o ponto de mximo global se o valor f ( o maior c) Para uma funo f ( , diz-se for c) , diz-se que o ponto x o ponto de mnimo global se o valor f ( o menor valor que a funo for c)x) assume para x do domnio da funo. Se c mnimo local, ento f (f ( todo x na para
vizinhana de c . DERIVADA E CRESCIMENTO/DECRESCIMENTO DE UMA FUNO Uma propriedade muito importante que ser utilizada para a anlise das funes e construo de seus grficos relaciona o sinal da derivada de uma funo e o comportamento de tal funo em um intervalo. Resumidamente voc ter: Se f ' ( em um intervalo, ento f (crescente nesse intervalo. x) >0 x) Se f ' ( em um intervalo, ento f (decrescente nesse intervalo. x) <0 x) Se f ' ( em um intervalo, ento f (constante intervalo. x) =0 x) PONTOS CRITICOS Note que os pontos de mximo ou de mnimo ocorrem em pontos especficos chamados pontos crticos.

x) valor que a funo assume para x do domnio da funo. De modo anlogo, para uma funo f (

90

Um ponto c chamado ponto crtico se f ' ( ou se f ' ( existir. c) =0 c) no TESTE DA DERIVADA PRIMEIRA 1 Passo: determine os pontos crticos de f (0 - resolvendo a equao f ' ( ou encontrando os x) =0 x) = ' pontos onde f ( existe. x) no
'

2 Passo: Marque os pontos crticos em uma reta numrica. Nos diferentes intervalos obtidos, escolha pontos para teste direita e esquerda de cada ponto crtico. Calcule a derivada primeira nos diferentes pontos de teste, determinando seu sinal ( f ' > 0 ) ou ( f ' < 0 ). Nos pontos de teste

x) x) onde ( f ' ( ) tem-se f ( crescente e, nos pontos de teste onde f ' ( ) tem-se f ( x) >0 x) <0
decrescente. 3 Passo: Analisando o crescimento ou decrescimento de esquerda e direita de cada ponto crtico conclui-se que o ponto : Mximo local se nele a funo passa de crescente para decrescente medida que x aumenta. Mnimo local se nele a funo passa de decrescente para crescente medida que x aumenta. Nem Mximo e nem Mnimo local se antes e depois dela a funo permanecer crescente ou decrescente. Exemplo: Para usar o teste da derivada primeira na busca de mximos ou mnimos de

p (3 6t 2 + 9t + 100 , deve-se primeiramente encontrar p ' ( t 2 12t + 9 . Seguindo o teste da t) =t t) =3 derivada primeira:

x) 1 Passo: determine os pontos crticos de f (resolvendo a equao p ' ( , isto : t) =0


p ' ( t 2 12t + 9 = 0 t = 1 ou t = 3 t) =3
Logo os pontos t = 1 e t = 3 so os pontos candidatos a mximo ou mnimo. 2 Passo: Marque os pontos crticos em uma reta numrica. Nos diferentes intervalos obtidos, escolha pontos para teste direita e esquerda de t = 1 e t = 3 . Aqui, sero escolhidos para teste os pontos

t = 0, t = 2 e t = 5 , pois esto direita e esquerda dos pontos crticos.

t = 0 : p ' ( 02 12 0 + 9 p ' ( p ' ( p ( crescente em t = 0 0) =3 0) =9 0) >0 t)

91

t = 2 : p ' ( 22 12 2 + 9 p ' ( 3 p ' ( p ( 2) =3 2) = 0) <0 t) decrescente em t = 2 t = 5 : p ' ( 52 12 5 + 9 p ' ( p ' ( p ( 5) =3 5) = 24 0) >0 t) crescente em t = 5

3 Passo: Analisando o crescimento ou decrescimento esquerda e direita de cada ponto crtico conclui-se que o ponto : O ponto t = 1 mximo local, pois a funo dele passa de crescente para decrescente medida que t aumenta. O ponto t = 3 mnimo local, pois a funo dele passa de decrescente para crescente medida que t aumenta. O valor de mximo local conseguido substituindo t = 1 na funo
p( t) :

p ( 6t + 9t + 100 p ( 6 + 9 + 100 = 104 t) =t 1) 1 =1 1 O valor de mnimo local conseguido substituindo t = 3 na funo p (3 6t 2 + 9t + 100 p ( 3 6 2 + 9 + 100 = 100 t) =t 1) 3 =3 3
FUNES MARGINAIS CUSTO MARGINAL

p( t) :

Note que para cada nvel de produo h um custo marginal, o que motiva a determinao da funo Custo Marginal. Assim, em anlises econmicas e administrativas, define-se a Funo Custo Marginal
' q) como a derivada da funo custo e denota-se por: Cmg = C ( .
2 q )3 = Exemplo: Se o custo dado por C (2q + 7 q 15q + 100 , ento a funo custo marginal ser C ' (6q 2 + 14q 15 . q) =

Em diversas anlises, economistas e administradores tm o interesse em lidar com o custo marginal, pois interessante saber como variam os custos em determinados nveis de produo na medida em que ocorrem variaes nas quantidades produzidas. Em outras palavras, alm de conhecer os custos envolvidos em um nvel de produo, tambm importante saber a que taxa tal custo est variando nesse nvel de produo. RECEITA MARGINAL A receita marginal nos d a variao da receita correspondente ao aumento de uma unidade na venda

92

de um produto. A funo Receita Marginal obtida pela derivada da Funo Receita e denotada por:

Rmg = R ' ( q)

LUCRO MARGINAL O lucro marginal nos d a variao do lucro correspondente ao aumento de uma unidade na venda de um produto. A funo Lucro Marginal obtida pela derivada da Funo Lucro e denotada por:

Lmg = L' ( q)
.

CUSTO MDIO MARGINAL Considerando Custo Mdio como Cme =

C( q) q

, o custo mdio marginal obtido por meio da derivada

' q) do custo mdio e denotado por Cmemg = Cme ( .

Exemplo: Em um fbrica de mveis, o custo ao produzir q unidades de uma cadeira dado C (2q 2 + 500q + 300 . Obtenha as funes custo marginal, custo mdio e custo mdio marginal: q) = Soluo: a) Custo marginal ser obtido derivando a funo custo: b) Custo mdio obtido dividindo-se a funo custo por q :

Cmg = C ' ( Cmg = 4q + 500 q)

Cme =

c) Custo mdio marginal obtido derivando a funo custo mdio:

C (2q 2 + 500q + 300 q) 300 = = 2q + 500 + q q q


300 q2

Cmemg = C 'me Cmemg = 2 300q 2 = 2

93

Agora a sua vez


INSTRUES Para auxiliar na resoluo dos problemas propostos retome os conceitos especficos necessrios em cada situao. Ponto de Partida Toda quantidade comercializada gera uma receita que dada por uma funo. No caso, h R ( q 25q . Por intermdio q) = 500 dessa funo, possvel encontrar uma quantidade a se comercializada para que a receita seja mxima. Observao: faa os testes da primeira e segunda derivada. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!
2

b) 0 e 0. c) 10 e 2.000. d) 30 e 6.000. e) 15 e 3.000.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
Na fabricao de um produto, o custo em reais, para produzir q unidades dado por C (0,30q 3 9q 2 + 108q + 300 . Determine o q) = custo marginal para produo de 12 unidades. a) R$21, 60 b) R$300, 00 c) R$300, 00 d) R$216, 00 e) R$31, 60
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01
Dada a funo f (2 x 3 18 x 2 + 30 x + 100 , x) = usando teste da primeira derivada identifique os pontos de mximo e mnimo (local), se existirem, bem como os valores da funo nesses pontos.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
Em uma fbrica de ventiladores, a receita da venda de um tipo de ventilador dada por

R (4q 2 + 1600q , onde 0 q 800 . Suponha q) =


que o custo para a produo dos ventiladores

q) = seja dado por C (400q + 50.000 . Qual seria


a quantidade que daria o lucro mximo? a) 250

Questo 02
Dada a equao do lucro L (q + 30q lucro q) = o lucro mximo seriam respectivamente: a) 20 e 4.000.
3 2

b) 600 c) 200 d) 200 e) 150


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

para quantidade q vendida, onde. A quantidade e

94

Questo 05
O custo de para produzir x unidades

Questo 08
Para certo produto, a demanda p e o preo p so relacionados por q = 50 p , com 0 p 50 . Obtenha os intervalos de preos para os quais a demanda inelstica, elstica e tem elasticidade unitria.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

C ( 03 x 2 + 0, 02 x + 55 reais, sendo a x) = 0, produo diria igual a 20 unidades. Qual seria o custo adicional quando o nvel de produo aumentar de 20 para 21 unidades? a) R$2,50 b) R$6, 00 c) R$3, 00 d) R$2, 00 e) R$1, 25
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
A demanda para certo produto dada por

Questo 06
A demanda para certo produto dada por
q = 500 25 p , onde p varia no intervalo 0 p 20 . Determine a equao da elasticidade-

q = r 2 + 180.000 , onde r renda do consumidor. Obtenha a elasticidade para as rendas r = 300 , r = 600 e r = 600 e, conforme as elasticidades obtidas, interprete os resultados.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

preo demanda para cada preo, obtenha a elasticidade para os preos p = 5 e p = 10 e interprete os resultados.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Em uma fbrica de peas automotivas, o preo de um tipo de pea dado por p = 20q + 8.000 , onde 0 q 4.000 . Encontre os intervalos nos quais a receita marginal positiva ou negativa.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
Para certa populao, a funo consumo dada por c = 7 y + 2.100 , onde y a renda dos consumidores. Considerando como Poupana = Renda Consumo, determine a funo poupana
s . Em seguida determine a propenso marginal a

consumir e a propenso marginal a poupar.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

95

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse o site Wikilivros. Disponvel em: <http://pt.wikibooks.org/wiki/C%C3%A1lculo_(Volume_1)/ Aplica%C3%A7%C3%B5es_das_derivadas>. Acesso em 30 nov. 2011. O site mostra dicas e explicaes detalhadas sobre as aplicaes dos estudos das derivadas. Assim como alguns exemplos explicativos. Leia o estudo Aplicaes das derivadas ao estudo do grfico de Funes. Disponvel em: <http://www. aim.estt.ipt.pt/~manuela/AnMatI/Acetatos/ApliDerF.pdf>. Acesso em 30 nov. 2011. O site traz dicas e explicaes detalhadas sobre a aplicao das derivadas nos estudos de grficos de funes, assim como alguns exemplos explicativos. Consulte o Blog Estudando Fsica. Disponvel em: <http://elisiofisica.blogspot.com/2010/05/derivadasexercicios-resolvidos.html>. Acesso em 30 nov. 2011. O site rene dicas e exerccios resolvidos no estudo das derivadas.

FINALIZANDO
Nessa ula, voc viu como identificar pontos crticos e estabelecer a relao de mximo e mnimo de uma funo. Viu tambm como relacionar o conhecimento s reas administrativas e contbeis, tendo uma viso de custos, receitas, demandas e elasticidade. O Livro-Texto e os sites de pesquisa indicados ajudaro voc a resolver, alm dos problemas propostos, os demais.

i
g

a
lf

t sv ud r i e

b mq l nc p x w

x y
i

z j

GLOSSRIO

a, b , ao Vizinhana: x est numa vizinhana do ponto c se x pertence ao intervalo aberto ][qual


c tambm pertence.

Domnio da funo: seja f : D CD uma funo, o conjunto D , chamado de domnio da funo, o conjunto onde a funo definida, ou seja, ele contm todos os elementos x para os quais a funo deve ser definida ou existir.

96

Contra domnio de funo: seja f : D CD uma funo, o contradomnio representado por CD, o conjunto que contm os elementos que podem ser relacionados a elementos do domnio. Em outras palavras, o conjunto no qual a funo toma valores. Dentro do contradomnio, define-se o conjunto imagem como o conjunto de valores que efetivamente f(x) assume. O conjunto imagem , pois, sempre um subconjunto do contradomnio.

Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

REFERNCIAS
Equao do Segundo Grau. Disponvel em: <http://quimsigaud.tripod.com/equacaodo2grau/>. Acesso em: 13 dez. 2011. Matemtica Didtica. Disponvel em: <http://www.matematicadidatica.com.br/ EquacaoSegundoGrauExercicios.aspx>. Acesso em: 13 dez. 2011. Matemtica Essencial. Site. Disponvel em: <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/ medio.htm>. Acesso em: 13 dez. 2011. MUROLO, Afrnio Carlos; BONETTO, Gicomo Augusto. Matemtica Aplicada Administrao, Economia e Contabilidade. So Paulo: Cengage Learning, 2008. SILVA, Sebastio Medeiros da; SILVA, Elio Medeiros da; SILVA, Ermes Medeiros da. Matemtica: para os cursos de economia, administrao, cincias contbeis. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999.

97

GABARITO TEMA 1
Ponto de partida Resposta: No referido ms, o preo comercializado foi de R$40,00. ASSUNTO: POTNCIA DE NMEROS Questo 1 Resposta: a) 8 b) 8 c) 1 d) e) f) g) h) i) j)
1 3 2
8 2 7

6 4

10289 162

5 1 2 5

8 2 7

Questo 2 Resposta: a) b)
9 2

5
2

929 3 2

ASSUNTO: FRAES Questo 3 Resposta: a)

113 1 0
1 3 5

b)

98

c)

581 3 5

d)

2
9 3 2 0

e)

f)

5 3
5 3 2 8 1 5 1 6
8 5

g)

h)

i)

j)

1 0 8
9 7 145 3

k)

l)

m)

n)

1 5
1 9 2401

o)

99

ASSUNTO: SUBSTITUIO NUMRICA Questo 4 Resposta: a) 2

b)

1 9 3 0

c) -3

d) 0

e)

2 7 8

ASSUNTO: FUNO DE 1 GRAU

Questo 5 Resposta: B.

Questo 6 Resposta: 8 anos.

Questo 7 Resposta: R$ 2.240,00.

10 0

Questo 8 Resposta: R$ 58,00.

Questo 9 Resposta: setembro.

ASSUNTO: TRINMIO DO QUADRADO PERFEITO

Questo 10 Resposta: A.

TEMA 2
Ponto de partida Resposta:

R( ,1 x + 5600 x) = 60

Questo 1 Resposta: C.

Questo 2 Resposta: B.

Questo 3 Resposta: B.

Questo 4 Resposta: D.

11 0

Questo 5 Resposta: A.

Questo 6 Resposta: B.

Questo 7 Resposta: D.

Questo 8 Resposta: D.

Questo 9 Resposta: 40x+30y = 1800.

Questo 10 Resposta: C = 5q+45; R = 8q; L = 3q 45.

TEMA 3
Ponto de partida Resposta: a) b) c) d) O valor desembolsado na compra foi de R$ 20 milhares de reais. Se ele vender as aes depois de 2 meses, ter lucro de R$ 12 milhares de reais. As aes tiveram seus maiores valores em abril, e os menores valores em fevereiro. O investidor necessita de 4 meses para recuperar o capital empregado.

Questo 1 Resposta: D.

12 0

Questo 2 Resposta: A.

Questo 3 Resposta: E.

Questo 4 Resposta: E.

Questo 5 Resposta: B.

Questo 6 Resposta:

R = 2q 2 + 400q e a receita mxima de R$ 40.000,00.

Questo 7 Resposta:

2000 2 x 2 0 y= = 100 x 2e 64 cremes. 2 0

Questo 8 Resposta: e 5 L = 1 q 2 + 300q 1125 Lucro mximo para a quantidade de 10 parafusos.

Questo 9 Resposta: Ms 5, e valor mnimo de R$ 215,00.

Questo 10 Resposta: Devem-se produzir aproximadamente 2,76 milhares de litros.

13 0

TEMA 4
Ponto de partida Resposta: Aps 23,45 meses. Questo 1 Resposta: A.

Questo 2 Resposta: E.

Questo 3 Resposta: B.

Questo 4 Resposta: D.

Questo 5 Resposta: C.

Questo 6 Resposta: a) b)

C = 9 .506,2 4 x 1 5
300%

14 0

Questo 7 Resposta:

P = 277.938,6 ,0 7 15

Questo 8 Resposta: Aproximadamente 34 meses.

Questo 9 Resposta: a) b)

L = 3,9 ,0 4 16

tarifa fixa de 6% e preo por ligao de R$ 3,94.

Questo 10 Resposta: a) b)

C. = 870.500 ,1t 1
2,46 anos.

TEMA 5
Ponto de partida Resposta : receita mxima de R$ 625 milhares de reais

Questo 1 Resposta : A

Questo 2 Resposta: E

15 0

Questo 3 Resposta: E

Questo 4 Resposta: B

Questo 5 Resposta: D

Questo 6

Resposta :

dever durar a aplicao para obter um montante M .

x = 1 ,4 l M 115,4 0 9 n 3

e seu significado : essa funo fornece o tempo

que

Questo 7 Resposta :

q ( milh.. unid.)
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

C ( milh. De R$ )
20 96 112 128 1.148 1.720 5.096 12.312 25.828 48.944 85.920

q
1-0=1 2-1=1 3-2=1 4-3=1 5-4=1 6-5=1 7-5=1 8-5=1 9-5=1 10-5=1

C
9 2 = 7 6 0 6
112 9 = 1 6 6 128 112 = 1 6 1148 128 = 1.020

1.720 1.148 = 572

5.096 1.720 = 3.376


1 .312 5.096 = 7.216 2 2 .828 1 .312 = 1 .516 5 2 3
4 .944 2 .828 = 2 .116 8 5 3
8 .920 2 .828 = 6 .092 5 5 0

16 0

Questo 8 Resposta : Questo 9

n=

S 900 e dever fazer 52 horas extras. 1 5

Resposta : A funo existe para x 2 . Para calcular lim x , monte a tabela:


x -100 -1.000 -1.000.000 -1.000.000.000 -1.000.000.000

1 x + 400 0 = R( x) x+2
6,12 9.62 9,999620 10,000000 10,000000

Veja que para valores cada vez menores de x , R assume valores prximos de 10, ento

lim x = 1 0
x -100 -1.000 -1.000.000 -1.000.000.000 -1.000.000.000

1 x + 400 0 = R( x) x+2
13,725490 10.379242 10,000380 10,000000 10,000000

Veja que para valores cada vez maiores de x , R assume valores prximos de 10, ento lim .

=1 0

Questo 10 Resposta:

17 0

x ( horas )

y ( unidades )

y ( produo a cada hora )

0 0 1 19 19 2 72 53 3 153 81 4 256 103 5 375 119 6 504 129 7 637 133 8 768 131 9 891 123 10 1.000 109 O intervalo de crescimento de 0 < x <, 7 pois com aumentos em x houve aumentos em y E intervalo de decrescimento para x > 7 , pois aumentos em y , os valores de y esto cada vez menores.

TEMA 6
Resposta : Custo marginal:

C ' ( q 2 8q 4 q) =1 5 0

Custo marginal de 1000 unidades :

C ' ( q 2 8q 4 q) =1 5 0 C ' () 1000 = 14991960

Questo 1 Resposta: C

Questo 2 Resposta: A

Questo 3 Resposta: A

18 0

Questo 4 Resposta: A

Questo 5 Resposta: B

Questo 6 Resposta: B

Questo 7 Resposta: Valor mximo de 400 unidades em 6 horas de trabalho.

Questo 8 Resposta: Estimativa de -40.000.

Questo 9 Resposta: A taxa de variao instantnea para


Taxa d e var iao inst. e m 0 x =1

t =1 0

dada por
1 +h f( 0 1 0 f() ) h

= lim h 0

Para calcular tal taxa, o aluno deve estimar os limites laterais de acordo com: Fazendo , h = 0,1 obtm-se :

Taxa d e

var iao inst. =

f ( ,1) ) 1 +0 f( 0 1 0 = 1 ,1 0 0 0,1

Fazendo , h = 0,0 obtm-se : 1

19 0

Fazendo ,

h = 0,001obtm-se :
var iao inst. = f ( ,001) ) 1 +0 0 f( 1 0 = 1 ,001. 0 0,001

Taxa d e

Fazendo h = 0,1 , obtm-se :

Taxa d e
Fazendo ,

var iao mdia =


obtm-se : h = 0,001

1 0 f ( 0 1 0 f ( ,1) ) = 9,9 0 0,1

Taxa d e

var iao mdia =

f ( ,0 ) ) 1 0 1 f ( 0 1 0 = 9,9 1 0,0

Fazendo h = 0,001 , obtm-se :

Taxa d e

var iao mdia =

f ( ,001) ) 1 0 0 f( 1 0 = 9,999 0,001

Isto significa que a variao instantnea para t=10 de R$ 10,00.

Questo 10 Resposta : Por definio obtm-se

= lim y ' ( h 0 x)

.Aplicando x+h e y () ) a funo em () h , x + h y( x h


2

= lim y ( h 0 x)
'

2 () x 2 0 x + h 2 0 y () ) x + h y( x = lim h 0 h h
2 x 2 + 2x + h2 2 x 2 0 h 0 2x + h 2 h = lim h 0 = lim h 0 2 x + h h h

Logo :

y ( h 0 x) = lim
'

Como

lim h 0

ento

y'( x x) =2

10 1

TEMA 7
Ponto de partida

Resposta :

y = 1 x 1 2 6

Questo 01 Aplicando as regras de derivao, encontre a derivada das funes: 1) Resposta:

f ' ( x 2 8x + 5 x) =1 8 f ' ( x4 +1 x3 8 x) =2 5 2
f ' ( x 6 1 x + 2 x) =4 2 6 0
f ' ( 1 x8 + 1 x 6 6 x) = 8 4
f ' ( x 8 4 x 6 1 x 4 + 4 x 2 x) = 178 6 8 5

2) Resposta:

3) Resposta:

4) Resposta:

5) Resposta:

6) Resposta:

f ' ( x 3 6 x 2 1 x) =3 2
f ' ( 2 x 4 + 3 x 2 1 x 3 + 1 x x) = 1 2 4

7) Resposta:

8) Resposta:

2 x 2 1 x + 2 4 f ( 4 x) = x +2 x 2 + 1
'

9) Resposta:

2 x 8 2 x 9 1 x 7 0 4 f '( x) = 4 3 2 x +2 x + x
6x 2x 2 + 2 f '( 4 x) = x +2 x 2 + 1

10) Resposta:

11 1

Questo 2 Resposta: A

Questo 3 Resposta: A

Questo 4 Resposta:

f ' ( .500 x1 + 1.900 x 9 + 1.560 x 7 + 528 x 5 + 6 x 3 x) =7 4

Questo 5 1) Resposta:

M ' ( .000 ( ) x) =5 l 1,1 ,1 x n 0 10

2) Resposta:

f ' (ex + x) =5

4 x

Questo 6 Resposta: A

Questo 7 Resposta: y = 4 x 4

Questo 8 Resposta:

E = 0,2 0

12 1

Questo 9 Resposta: E = 0,1628 ; interpretao : um aumento no uso do fertilizante corresponde a um aumento percentual menor na produo ( 16% )

Questo 10 ) Resposta: ; interpretao : ao nvel , d P K = 1 a tendncia da produo aumentar 25 vezes o 0 =2 5 d K acrscimo em K .

TEMA 8
Ponto de partida Resposta : quantidade que tornaria a receita mxima 10 unidades.

Questo 1 Resposta: Pontos so t = 1 e t = 5 os candidatos

t = 5 Ponto de mximo e valor mximo local 114.

t = 5 Ponto de mnimo e valor mnimo local 50.

Questo 2 Resposta: A

Questo 3 Resposta: A

Questo 4 Resposta: E

13 1

Questo 5 Resposta: E

Questo 6 Resposta: E = ,

2 p ; p = 5 E = 0,333 significa que, para um aumento de 1% para o preo de 5 500 2 p 5

a p = 5 demanda diminuir 0,33%.

diminuir 1%.

p = 1 E = 0,333 significa que, para um aumento de 1% para o preo de p = 1 , a demanda 0 0

Questo 7 Resposta: s = 6 y 2.100 ; propenso marginal a consumir: c = 7propenso marginal a poupar . m g

s m = 6 g
Questo 8 Resposta: 0 p < 2 Inelstica para , elstica para 2 < p < 5 , elstica unitria p = 2 5 5 5 0 Questo 9 Resposta:

r
300 400 600

0,67 0,94 1,33

E( R)

Para r = 300, tem-se a elasticidade r = 400 significa que para um aumento de 1% para a renda a demanda aumentar 0,67%.

Para r = 400 , tem-se a elasticidade demanda aumentar 0,94%.

E = 0,9 4

significa que para um aumento de 1% para a renda a

14 1

Para

demanda aumentar 1,33%.

r = 600

, tem-se a elasticidade

E = 1,3

significa que para um aumento de 1% para a renda a

Questo 10 Resposta: em 0 q < 200 e Rm > 0 g em Rm < 0 200 < q 4.000 . g

15 1

Potrebbero piacerti anche