Sei sulla pagina 1di 3

Bolinho de Arroz da Lurdinha | Acompanhamentos | Mai...

http://www.receitas.com/maisvoce/bolinho-de-arroz-da-lu...

Bolinho de Arroz da Lurdinha

Bolinho que leva jil, apresentado no quadro Tem que ir na Ana Maria
ingredientes
800 g de jil Vinagre limo espremido Fio de leo Pitadas de sal 1 kg de arroz de segunda linha 2 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de pimenta do reino moda 1 colher (sopa) de pimenta calabresa 1 xcara (ch) de salsinha bem picada 2 colheres (sopa) de organo 200 g de queijo canastra ralado 1 mao de espinafre fresco aferventado em pouca gua e depois batido no liquidificador formando uma pasta homognea. 6 gemas 1 colher (sopa) de sal 4 colheres (sopa) de fermento em p 50 g de queijo canastra em cubos (para recheio)

modo de preparo
MODO DE PREPARO DO JIL 1 - Lave os jils em gua corrente e, em uma vasilha, coloque um pouco de vinagre e limo espremido. 2 - Separe deles e pique em cubinhos com casca deixando direto na mistura de vinagre e limo. Passe pelo escorredor, deixe secar um pouco e em seguida refogue na frigideira com um fio de leo e pitadas de sal. 3 - Pique a parte restante em quadrados de mais ou menos 1 cm e deixe em outra vasilha com gua, vinagre e limo. 4 - Escorra e refogue tambm com pitada de sal e coloque gua aos poucos para refogar e amaciar. Estes cubos serviro para fazer parte do recheio do bolinho, portanto no deixe

1 de 3

28-03-2012 10:04

Bolinho de Arroz da Lurdinha | Acompanhamentos | Mai...

http://www.receitas.com/maisvoce/bolinho-de-arroz-da-lu...

desmanchar (rapidamente eles estaro macios). Retire do fogo e deixe esfriar. MODO DE PREPARO DA MASSA: O arroz deve estar bem frio, todo soltinho em uma assadeira (de preferncia arroz dormido); 1 - Nessa assadeira, acrescente, aos poucos, os ingredientes a seguir apenas misturando no arroz, sem amassar: parte da farinha de trigo, pimenta do reino, pimenta calabresa, salsinha, organo. Misture bem. 2 - Repita a operao com o restante dos ingredientes acima e misture. 3 - Acrescente parte do queijo ralado e misture. 4 - Acrescente o espinafre e as gemas de ovos. Neste momento, comece a amassar com as mos, revirando bem toda a massa para que fique bem homognea. 5 - Coloque metade do jil em cubinhos e acrescente mais farinha de trigo e metade do fermento em p. Amasse. 6 - Coloque o restante do queijo e do jil em cubinhos. Amasse e verifique se j deu o ponto para enrolar. Obs: se necessrio, pode acrescentar um pouco de leite caso a massa esteja muito seca. 7 - Prepare tampas plsticas forradas com plstico como base para colocar os bolinhos. Unte as mos com leo e comece a enrolar em forma de pelotas (tamanho de limo Taiti mdio). Quando estiver neste formato, abra uma cavidade no centro e coloque um pedao (quadrado) do jil e outro de queijo. 8 - Termine de enrolar e coloque na tampa plstica (ao encher esta tampa, cubra com plstico e se quiser pode colocar direto no freezer para congelar). Para fritar: Se o bolinho estiver fresco, basta colocar em leo (de mdio para quente) e deixar fritar, sempre com o fogo alto. S mexa quando comear a dourar e com garfo para no desmanch-lo. Se congelado, coloque em leo mais frio, porm no fogo alto, pois a medida que for esquentando o bolinho vai descongelando e fritando ao mesmo tempo. Quando estiver dourado, use um espeto de madeira para verificar se descongelou por dentro e escorra em papel toalha. DICA: Sirva com mais queijo ralado por cima e salsinha. Sequinho e crocante so as melhores caractersticas deste bolinho. Apesar de ser de jil, a mistura de espinafre e organo suaviza bastante o amargor natural deste fruto.

2 de 3

28-03-2012 10:04

Bolinho de Arroz da Lurdinha | Acompanhamentos | Mai...

http://www.receitas.com/maisvoce/bolinho-de-arroz-da-lu...

3 de 3

28-03-2012 10:04

Potrebbero piacerti anche