Sei sulla pagina 1di 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAAO CAMPUS XIV DOCENTE FLVIA ANINGER DISCENTE OSVALDO LOPES DA SILVA JNIOR

IOR No primeiro captulo do livro Literatura Comparada de Tnia Carvalhal, intitulado Literatura Comparada: os primrdios, a autora faz um panorama tanto da origem da literatura quanto das acepes que este campo de estudo ganhou. Carvalhal salienta tambm que o conceito de literatura comparada esguio, mas esta pode ser facilmente entendida como uma forma de investigao literria que confronta duas ou mais literaturas. A autora afirma que a comparao faz parte da natureza humana, ou seja, o homem compara para eleger um e depreciar outro ou para perceber fragmentos de um em outro. Desse modo, Carvalhal aponta que os estudos de carter comparativo devem tomar a comparao como recurso principal, mas no nico de interpretao. Outro questionamento importante acerca da essncia da literatura comparada a discusso sobre a distino entre literatura geral e comparada. Porm, o que Carvalhal frisa a possibilidade de interao entre as literaturas e no sua dissociao, afinal a validade das comparaes literrias dependem da existncia de um contato real e comprovado entre autores e obras. Em virtude disso podemos perceber que toda literatura tem razes em outras literaturas ou como Barbosa mostra que no importa quanto dois autores esto distantes temporalmente quando um escreve uma obra ainda que longinquamente, estar ecoando aquilo que fez um grande poeta do passado. Foi este carter dialgico da literatura que permitiu o despontar da literatura comparada. Partindo do pressuposto que toda obra guarda resqucios de outras, ou seja, h uma comunicao entre as obras devido comunicao cultural entre os seus respectivos autores. Isso faz com que a literatura comparada tenha uma notoriedade incrvel j que esta pode determinar se houve imitaes ou emprstimos de outros autores.

No entanto o que o estudo comparado busca no a simples constatao da interconexo dos textos, mas sim a compreenso de como esses textos se relacionam, qual o objetivo do autor ao fazer tal referncia em seu texto. Visa compreender tambm o contexto sociocultural no qual a obra foi escrita e quais so suas implicaes para o entendimento da obra e suas relaes. Assim, comparando duas obras pode compreender quais as intenes do autor ao conectar a obra pai na obra filha. Contudo no to fcil estabelecer essas relaes visto que o relacionamento das literaturas nem sempre to objetivo. O autor ao fazer meno a uma obra pode querer melhorar, criticar, subverter ou atualizar determinada poesia.

Potrebbero piacerti anche