Sei sulla pagina 1di 16

GOVERNO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO BSICA E PROFISSIONAL GERNCIA DE ENSINO MDIO

FORMULRIO DO CBC DE FILOSOFIA CONCEPO DE REA/CAMPO DE CONHECIMENTO A rea de Cincias Humanas e suas tecnologias que inclui a filosofia, a histria, a geografia, a sociologia e o ensino religioso deve se manter como referncia de uma construo de saberes que respeitem a pluralidade de olhares sobre a realidade. A experincia humana rica em seus conhecimentos, linguagens, aes e afetos. Existem humanidades. A abertura terico-valorativa preponderante para o exerccio formativo nessa rea do conhecimento; as posturas doutrinrias, ao contrrio, so sufocantes para o pensamento e impedem o dilogo com as outras disciplinas. Por isso, cada disciplina, entendendo-se como parte desse construto coletivo de se pensar as humanidades, teriam maior coerncia didtica ao abrirem-se para os novos desafios de um saber mltiplo que incorpore em seus currculos e, sobretudo, na sala de aula essa multiplicidade de pontos de vista. Eis o grande desafio para a rea de humanas. Compreender o humano exige um pensamento complexo, transversal e dialgico que se efetiva na considerao pelo outro em sua diferena cultural, formando uma conscincia da multiplicidade de modos de existncia, como produto e processo culturais, e que se vincula a um compromisso com a sustentabilidade da vida em todas as suas dimenses: do sujeito, das relaes sociais e do meio ambiente. As humanidades, nessa perspectiva, no se encerram numa concepo excludente das cincias ditas naturais e fsicas porque a humanidade tambm natural e fsica, tanto quanto depende, lida e se relaciona com estas dimenses. Da que, elegendo o cuidado de no absolutizar produes dos saberes e fazeres sociais, polticos e culturais, a rea de humanas considera cada vez mais importante as relaes do ser humano consigo mesmo, com o outro e com o meio em que se insere, produz e produzido. Ento, vale pensar tambm as relaes do local com o global e deste com aquele, entre os diferentes espaos/tempos, em especial o do Esprito Santo. DISCIPLINA CONTRIBUIO DA Filosofia A contribuio da Filosofia para a formao humana vincula-se sua caracterstica de anlise, problematizao e reconhecimento dos

FILOSOFIA NA FORMAO HUMANA

diferentes saberes; realidades; valores; poderes e, at mesmo, das diversas expresses do prprio pensamento filosfico em vista de uma atitude tica e poltica dos processos sociais, culturais e histricos de significao. A especificidade da atitude filosfica consiste num pensamento autnomo, inovador, crtico e comprometido cultural e historicamente a partir das relaes entre o si-mesmo e o outro como exerccio de liberdade e de vivncia democrtica, racional e sustentvel no que se refere aos aspectos tnicos, culturais e ambientais; sobretudo pela discusso rigorosa de conceitos em sua interpretao, elaborao e produo de textos e/ou imagens.

OBJETIVOS DA FILOSOFIA

Proporcionar aos educandos uma atitude filosfica que dialogue, problematize e confronte os processos de significao em geral; Favorecer ao educando a compreenso e ressignificao de tais processos, de modo a assumir um posicionamento crtico e transformador; Contribuir para que os educandos sejam produtores, autores e construtores de novas significaes e no simples reprodutores de um processo j constitudo; Problematizar, por meio do dilogo, os processos de significao produzidos pelo senso comum e pelas artes, letras, filosofias e cincias, visando o aprimoramento de sua articulao conceitual para uma mais consistente interveno cultural e histrica.

PRINCIPAIS ALTERNATIVAS METODOLGICAS NO CAMPO (LINHAS GERAIS)

O horizonte de abordagem das competncias/habilidades, e os contedos a elas relacionados, devem permitir ao educando um pensar filosfico, conjuntamente, a partir da vida cotidiana (as opes de aplicabilidades) e da leitura de textos da tradio filosfica (as sugestes de referenciais tericos). A competncia fundamental da aprendizagem filosfica a elaborao rigorosa de conceitos. Reconhecendo-se a importncia da subdiviso da filosofia em cinco sub-reas Histria da Filosofia; Teoria do Conhecimento; tica; Lgica e Filosofia Geral: Problemas metafsicos , ousamos propor uma abordagem da cultura filosfica que priorize a capacidade de crtica e de reelaborao conceitual do educando. Processo a ser construdo e operacionalizado a partir dos universos investigativos de questionamentos e debates que perpassam as subreas da filosofia. Seria a possibilidade de se dividir o contedo programtico a partir de universos ou eixosinvestigativos, tais como: a) Sentir, existir, relacionar-se e fazer: metafsica, ontologia, antropologia filosfica; b) Pensar e conhecer: epistemologia, teoria do conhecimento, lgica; esttica/filosofia da arte; filosofia da religio; c) Agir e transformar: tica, filosofia poltica e social, filosofia do direito. Em que pese a aparncia de certo enxugamento temtico ou uma simples reorganizao de temas, subjaz propriamente em cada ponto das competncias e de seus respectivos contedos, mais do que temas, uma srie de questes conceituais para se estabelecer uma discusso e formao filosfica. Nos passos de um paradigma educacional democrtico, no haveria temas exclusivamente filosficos, mas estilos de problematizao da realidade. Condizentes a esta proposta pedaggica, devem s aulas de filosofia centrar-se num processo de assimilao, contextualizao, confronto e ressignificao ampla dos processos culturais e histricos por meio de uma produo crtica e criativa de reelaborao conceitual, pessoal e/ou coletivamente, por meio de: a) dinmicas de grupo; b) mdias; c) projetos interdisciplinares; d) textos da tradio filosfica.

Para no se estabelecer uma univocidade conceitual ou qualquer outro tipo de doutrinao terico-valorativa que desrespeite a pluralidade de pontos de vista filosficos, os eixos visam oferecer diretrizes claras e objetivas para a prtica docente e trazem uma abertura para opes tericas, conceituais e de aplicabilidades conforme a escolha do educador de filosofia. Cabe a este fazer continuamente uma checagem de qual a melhor estratgia didtico-metodolgica para o processo de aprendizagem do filosofar. Um currculo de filosofia deve contemplar as diferenas sem desconsiderar o educador em suas prprias opes tico-polticas, sem impedir que as defendam; da o elenco opcional de autores de referncias para os tpicos do CBC. Existem filosofias. Por isso a extrema relevncia de que a proposta curricular deve contemplar as grandes linhas das perspectivas metafsicas e ps-metafsicas das questes filosficas, num mtuo e enriquecedor tensionamento entre si. Uma abordagem investigativa do pensamento filosfico uma questo sobre o aprender a filosofar. Dever-se-ia discutir acerca da no-neutralidade na escolha dos chamados temas filosficos. A filosofia uma disciplina de forte vis valorativo. A liberdade de opo terico-valorativa no restringe seu papel formador, muito pelo contrrio, as doutrinaes que podem sufocar a prpria possibilidade do filosofar e, paradoxalmente, impedir um dilogo com as outras disciplinas; principalmente com as da rea de humanas. Lembremos, por fim, de que o critrio de seleo bibliogrfica, em sintonia com o que apresentamos, deveria se basear num ambiente investigativo, evitando textos fechados em si, extremamente esquemticos e empobrecedores diante da complexidade das questes filosficas. Um salutar texto didtico de filosofia aquele que conduz o educando discusso conceitual, como mostram os textos clssicos da Histria da Filosofia. Assim, no que concerne ao material didtico para as aulas de filosofia, dever-se-ia privilegiar a interpretao de textos e de imagens que exijam do educando uma atitude crtica e conceitual em consonncia com as orientaes e princpios aqui sucintamente desenvolvidos.

COMPETNCIAS /HABILIDADES (TPICOS E DESCRITORES) POR SRIE

1. Srie Pensar e conhecer PRINCIPAIS CONTEDOS RELACIONADOS S COMPETNCIAS/HABILIDADES:

COMPETNCIAS: Espera-se que a formao em Filosofia ao longo do Ensino Mdio faa o educando ser capaz de: Comuns: Valorizar o pensamento autnomo, inovador, crtico e comprometido cultural e historicamente pela interao com as diferentes opinies e pelo estmulo capacidade de investigao, raciocnio, conceitualizao, interpretao, elaborao e produo de textos e/ou imagens; Apresentar um modo especificamente filosfico de se formular e propor solues a problemas, resguardando o valor da pluralidade de concepes filosficas, contextualizando a sua tradio e interrelacionando-a com as diversas reas do saber como constitutivo da prxis educativa.

HABILIDADES:

Comuns: Estimular a elaborao rigorosa de conceitos por meio da apresentao, anlise e confronto de opinies e/ou correntes de pensamento, num reconhecimento da dialogicidade como valor humano e social; Pesquisar, ler, interpretar e contextualizar textos da tradio filosfica em vista de uma produo crtica, pessoal e/ou coletiva, desse processo de investigao. Fomentar uma cidadania ativa pela participao crtica e conseqente por meio de: a) debates, seminrios temticos, organizao de jri simulado; b) do uso das diversas mdias (msica, poesia, literatura, crnicas, jornal, internet, documentrio e filme em vdeo); c) da elaborao e produo de projetos interdisciplinares ou transdisciplinares cujo foco seja a comunidade do entorno das unidades educacionais.

1. Tpico: Pensamento, conhecimento e filosofia

Conceitos: Indagao. Pensamento. Interpretao. Linguagem. Racionalizao. Verdade. Formas do conhecimento. Senso comum. Atitude filosfica. (Aplicabilidades: Exigncias do pensamento. Aprender a aprender. Uso ordinrio da linguagem: grias e expresses regionais. Psmodernidade. Sociedade do conhecimento. Interdisciplinaridade). Referenciais tericos: Filsofos prsocrticos, Plato, Aristteles, Epicuro, Agostinho de Hipona, Toms de Aquino Descartes, Hume, Kant, Pascal, Hegel, Marx, Husserl, Frege, Russell, Wittgenstein, Bakhtin, Jaspers, Popper, Bachelard, Khn, Dilthey, Heidegger, Gadamer, Ricoeur, Deleuze, Rorty, Derrida, Morin, Rubem Alves.

Especfica para esta srie: Compreender que o conhecimento como uma construo social e histrica implica numa viso crtica, comprometida e transformadora perante as diferentes formas de conhecimento.

Especfica para esta srie: Identificar, relacionar, problematizar e interpretar os diferentes discursos sobre a realidade, sejam eles o senso comum ou as interpretaes religiosas, artsticas, filosficas e cientficas, analisando os paradigmas e fronteiras epistemolgicas dessas interpretaes em confronto com suas implicaes, impactos e dilemas ticos atuais, a exemplo da diferena cultural, da igualdade econmica e da temtica ambiental.

2. Tpico: Religio

Conceitos: Sagrado. Smbolo. Rito. Espiritualidade. Secularizao. (Aplicabilidades: Sincretismo. Fundamentalismo religioso. Religiosidade popular. Novos movimentos religiosos. Religies indgenas. As religies afrobrasileiras. As responsadeiras de Vila Valrio/ES). Referenciais tericos: Hesodo, Sfocles, Agostinho de Hipona, Toms de Aquino. Voltaire, Feuerbach, Malebranche, Schleimeier, Hegel, Mounier, Maritain, M. Eliade, Maritain, Buber, Ricoeur, Vattimo.

3. Tpico: Arte

Conceitos: O gosto, o belo e o sublime. Belo artstico e belo natural. Tipos de arte. Arte de elite e arte popular. (Aplicabilidades: Arte e engajamento poltico e social. Literatura. Indstria do entretenimento: padronizao e consumo cultural. Manifestaes artsticas do Esprito Santo: congo e culinria capixaba). Referenciais tericos: Plato, Aristteles, Toms de Aquino, Schiller, Kant, Nietzsche, Adorno, Benjamin, Heidegger.

4. Tpico: Cincia e tcnica Conceitos: Mtodo. Verificao. Paradigma. Crise de paradigma. (Aplicabilidades: Artesanato, tcnica, tecnologia e produo industrial. Informtica. A cincia como produo social. Neutralidade cientfica. Consumismo. Agenda 21. A situao do Esprito Santo: os impactos do agro-negcio e da monocultura da cana e do eucalipto). Referenciais tericos: Plato, Bacon, Descartes, Kant, Comte, Dilthey, Bachelard, Popper, Kuhn, Gadamer.

2. Srie Agir e transformar PRINCIPAIS CONTEDOS RELACIONADOS S COMPETNCIAS/HABILIDADES:

COMPETNCIAS: Espera-se que a formao em Filosofia ao longo do Ensino Mdio faa o educando ser capaz de: Comuns: Valorizar o pensamento autnomo, inovador, crtico e comprometido cultural e historicamente pela interao com as diferentes opinies e pelo estmulo capacidade de investigao, raciocnio, conceitualizao, interpretao e elaborao rigorosa de textos e/ou imagens; Apresentar um modo especificamente filosfico de se formular e propor solues a problemas, resguardando o valor da pluralidade de concepes filosficas, contextualizando a sua tradio e interrelacionando-a com as diversas reas do saber como constitutivo da prxis educativa.

HABILIDADES:

Comuns: Estimular a elaborao rigorosa de conceitos por meio da apresentao, anlise e confronto de opinies e/ou correntes de pensamento, num reconhecimento da dialogicidade como valor humano e social; Pesquisar, ler, interpretar e contextualizar textos da tradio filosfica em vista de uma produo crtica, pessoal e/ou coletiva, desse processo de investigao. Fomentar uma cidadania ativa pela participao crtica e conseqente por meio de: a) debates, seminrios temticos, organizao de jri simulado; b) do uso das diversas mdias (msica, poesia, literatura, crnicas, jornal, internet, documentrio e filme em vdeo); c) da elaborao e produo de projetos interdisciplinares ou transdisciplinares cujo foco seja a comunidade do entorno das unidades educacionais.

1. Tpico: tica

Conceitos: Moral, imoral e amoral. Bem. A universalidade e relatividade dos valores. Crise de valores. Virtudes. Normas morais e normas jurdicas. (Aplicabilidades: Moralismo. Cidadania. Biotica: eutansia, aborto, drogas, eugenia, meio ambiente, etc. Direito de ter direito. Direito de associao. Direitos civis, polticos, sociais, econmicos e culturais). Referenciais tericos: Aristteles, Sneca, Ccero, Agostinho de Hipona, Montaigne, Spinoza, Rousseau, Kant, Nietzsche, Scheler, Maritain, Kelsen, Reale.

Especfica para esta srie: Identificar e estimular uma atitude tica e poltica no tocante dignidade humana em seus diferentes aspectos e contextos, bem como valorizao e proteo do ambiente natural.

Especficas para esta srie: Distinguir, considerar, reconhecer e confrontar as mltiplas interpretaes e expresses acerca das normas e dos valores humanos em sua historicidade, tanto em sua dimenso pessoal e existencial, quanto em relao aos diferentes grupos sociais, principalmente com os que so discriminados por sua condio tnica, sexual, etria, fsica, econmica e/ou geogrfica;

2. Tpico: Poltica

Conceitos: Poder e fora. Legitimidade. Hegemonia. Sociedade civil. Sociedade poltica. Estadonao. Formas de governo.

(Aplicabilidades: Vnculos comunitrios. Ideologia. Aparelhos ideolgicos: escola e meios de comunicao social. Partidos Construir um ambiente participativo e polticos. Nacionalismo. Autoritarismo e engajado em favor da tradio dos Direitos Humanos e do Estado democrtico de Direito; totalitarismo. Capitalismo e socialismo. Terceiro setor. Governo municipal, estadual e federal. Globalizao neoliberal, movimentos Analisar as causas das vrias manifestaes antiglobalizao e Frum Social Mundial). sociais da violncia para uma ao tica e poltica transformadora e em prol de uma Referenciais tericos: Sofistas, Plato, sociedade sem excluses sociais. Aristteles, Agostinho de Hipona, Toms de Aquino, Morus, La Botie, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Hegel, Marx, Althusser, Arendt, Bobbio.

3. Tpico: Democracia

Conceitos: Origem. Prxis. Democracia direta, participativa, representativa e como valor universal. Fragilidade da democracia. Crise de representao poltica. A tradio dos Direitos Humanos. (Aplicabilidades: Criana e adolescente em situao de risco pessoal e social. Movimentos sociais: estudantis, ecolgicos, feministas, anti-racistas, de pessoas com deficincia, de terceira idade, pela paz, pela terra e outros. Sistema prisional no Esprito Santo). Referenciais tericos: Sofistas, Plato, Aristteles, Agostinho de Hipona, Toms de Aquino, Morus, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Montesquieu, Hegel, Marx, Benjamin, Althusser, Arendt, Rawls, Bobbio, Habermas, Foucault, Agamben.

10

3. Srie Sentir, existir, relacionar-se e fazer PRINCIPAIS CONTEDOS RELACIONADOS S COMPETNCIAS/HABILIDADES:

COMPETNCIAS: Espera-se que a formao em Filosofia ao longo do Ensino Mdio faa o educando ser capaz de: Comuns: Valorizar o pensamento autnomo, inovador, crtico e comprometido cultural e historicamente pela interao com as diferentes opinies e pelo estmulo capacidade de investigao, raciocnio, conceitualizao, interpretao e elaborao rigorosa de textos e/ou imagens; Compreender as construes sociais e histricas das diferentes formas de conhecimento em vista de uma atitude tica e poltica em relao produo dos diferentes tipos de conhecimento, sobretudo no tocante dignidade humana em suas diferenas e valorizao e proteo do ambiente natural; Apresentar um modo especificamente filosfico de se formular e propor solues a problemas, resguardando o valor da pluralidade de concepes filosficas, contextualizando a sua tradio e interrelacionando-a com as diversas reas do saber como constitutivo da prxis educativa.

HABILIDADES:

Comuns: Estimular a elaborao rigorosa de conceitos por meio da apresentao, anlise e confronto de opinies e/ou correntes de pensamento, num reconhecimento da dialogicidade como valor humano e social; Pesquisar, ler, interpretar e contextualizar textos da tradio filosfica em vista de uma produo crtica, pessoal e/ou coletiva, desse processo de investigao.

1. Tpico: Ser humano e sensibilidade

Conceitos: Percepo. Dualismo corpo e alma. Amor. Desejo. Eroticidade. Amizade. Caridade. Solidariedade. (Aplicabilidades: Papis sexuais e hierarquias de gneros. Autoimagem. Prticas sociais e delimitao de diferenas etrias. As manifestaes da violncia: psicolgica, fsica, domstica e outras. Individualismo e vida gregria).

Fomentar uma cidadania ativa pela participao crtica e conseqente por meio de: a) debates, seminrios temticos, organizao de jri simulado; b) do uso das Referenciais tericos: Plato, Agostinho de diversas mdias (msica, poesia, literatura, Hipona, Spinoza, Kant, Merleau-Ponty, crnicas, jornal, internet, documentrio e filme em vdeo); c) da elaborao e produo Fromm, Rorty. de projetos interdisciplinares ou transdisciplinares cujo foco seja a comunidade do entorno das unidades educacionais.

11

Especficas para esta srie: Estimular aes individuais e coletivas para a melhoria do conjunto da sociedade, em especial, no tocante ao consumo racional, tendo em vista uma atitude responsvel em relao sade e ao meio ambiente; Compreender o sentido e significado da prpria existncia e da produo simblica a partir da relao entre o si-mesmo e o outro como exerccio de liberdade e de vivncia democrtica.

Especficas para esta srie: Reconhecer, valorizar, fortalecer e fomentar manifestaes culturais locais e regionais, bem como problematizar setores das indstrias da cultura, analisando criticamente a ambigidade de seus parmetros de produo a partir de critrios miditicos e de mercado; Identificar, analisar e se posicionar diante das opes de trabalho e de atuao profissional numa escolha tica e sustentvel; Identificar, problematizar e denunciar comportamentos inautnticos e desumanizantes em nvel pessoal e coletivo, na esfera social, cultural, histrica, em especial quanto ao consumo e no tocante ao mundo do trabalho.

2. Tpico: Ser humano: existncia e temporalidade

Conceitos: Sentido. Cotidianeidade. Finitude. Liberdade. Natureza humana. (Aplicabilidades: Autenticidade. Crises existenciais. Determinismo e as condies da liberdade. Compromisso. Projetos de vida. Escolha profissional. Mortalidade). Referenciais tericos: Agostinho de Hipona, Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Farias Brito, Sartre, Heidegger, Mounier, Jaspers, Buber, Levins.

12

3. Tpico: Ser humano: identidade e cultura

Conceitos: Subjetividade. Alteridade. Pessoa. Processo civilizatrio. Etnocentrismo. Multiculturalismo. Interculturalidade: inculturao, enculturao, aculturao e transculturao. (Aplicabilidades: Identidade pessoal e relaes interpessoais. Identidade social e relaes intergrupais. Identidade cultural. Mito. Cultura local e a defesa da pluralidade contra a globalizao. Preconceito, discriminao e aes afirmativas. Cultura de massa e cultura popular. Senso comum. Folclore. As comunidades indgenas e quilombolas do Esprito Santo). Referenciais tericos: Plato, Hegel, Gramsci, Cassirer, G. Marcel, M. Eliade, Heidegger, Sartre, Mondin, Levins, Lima Vaz, Habermas.

13

4. Tpico: Ser humano e trabalho

Conceitos: A dimenso do cuidado. Trabalho manual e intelectual. Dignidade e alienao. Progresso. Desenvolvimento. Urbanidade. Industrializao. (Aplicabilidades: Capitalismo. Socialismo. Urbanizao industrial. Automao. Cooperativismo. Economia solidria. Cdigos de tica profissional. Movimento sindical. Terceirizao. Desemprego. xodo rural. Mobilidade urbana. A produo industrial do Esprito Santo e o meio ambiente: minrio, rvores/gua, petrleo, mrmore). Referenciais tericos: Aristteles, Locke, Adam Smith, Hegel, Marx, Escola de Frankfurt, Heidegger, Boff. INDICAO BIBLIOGRFICA ARANTES, P. & FAVARETTO, C. (orgs.) A filosofia e seu ensino. So Paulo: EDUC, 1993. BRASIL. Lei n 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.304, de 20 de dezembro de 1996. Dirio Oficial da Unio, Poder Executivo, Braslia, 10 de janeiro de 2003, Seo I. ______. Orientaes Curriculares do Ensino Mdio. Braslia: Ministrio da Educao, 2004. ______. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Mdio. Braslia, MEC/SE-MTEC, 2002. CARTOLANO, M. T. P. Filosofia no ensino de 2 grau. So Paulo: Cortez, 1985. FVERO, A. A.; KOHAN, W. O.; RAUBER, J. J. (orgs.), Um Olhar sobre o Ensino de Filosofia. Iju, Ed. Uniju, 2002.

14

GALLO, S. (org.). tica e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas, SP: Papirus, 1997. _______. & CORNELLI, G. Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. _______. & KOHAN, W. (orgs.). Filosofia no Ensino Mdio. Petrpolis, Vozes, 2000. KOHAN, W. O. & WAKSMAN, V. Filosofia para crianas na prtica escolar. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. ____________ (org.). Filosofia na escola pblica. Petrpolis: Vozes, 2000 (Srie Filosofia na Escola, 5). ____________ . Ensino de Filosofia Perspectivas. Belo Horizonte: Autntica, 2002. ____________ (org.). Filosofia: Caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. NIELSEN NETO, H. (org.). O Ensino de Filosofia no 2. Grau. So Paulo: SEAF/SOFIA, 1986. PIOVESAN, A. et alli. Filosofia e Ensino em Debate, Iju: Uniju, 2002. ROCHA, R. P. da. Ensino de Filosofia e Currculo. Petrpolis: Vozes, 2008. VALLS, A. et alli. Diretrizes Curriculares aos Cursos de Graduao em Filosofia. Braslia: MEC-SESU, 1999. SITES DE FILOSOFIA Portal Brasileiro da Filosofia http://www.filosofia.pro.br/ Escola on line de Filosofia http://www.ghiraldelli.pro.br ANPOF http://www.anpof.org.br/ Filosofia e Idias http://www.geocities.com/Athens/4539/ Projeto Simpozio http://www.cfh.ufsc.br/~simpozio/portugue.html Filosofia Educao e Cultura http://www.geocities.com/cobra_pages/ Filosofia na Internet http://www.filonet.pro.br/ Filosofia Virtual http://www.filosofiavirtual.cjb.net/ Estudante de Filosofia http://www.estudantedefilosofia.hpg.com.br/ As Mulheres e a Filosofia http://www.asmulhereseafilosofia.hpg.ig.com.br/ Crtica - Revista de Filosofia e ensino http://www.criticanarede.com Filsofos - temas e fruns sobre autores e assuntos de Filosofia http://www.filosofos.com.br/ Iniciao Filosofia http://pages.madinfo.pt/filosofia/ Conscincia Home Page http://www.consciencia.org/ Biblioteca Virtual Revolucionria

15

O Cortio filosfico http://www.geocities.com/amarilla11/principal1.html Antigos Filsofos - Pensamentos e Mximas http://www.cris.bigardi.nom.br/filosofia/ Mundo dos Filsofos http://www.mundodosfilosofos.com.br/ Discursus: A filosofia e seus meios http://geocities.yahoo.com.br/discursus/ Pausa para a Filosofia http://www.pfilosofia.pop.com.br/ Frum de Ensino de Filosofia www.forumfilosofia.com

http://www.geocities.com/autonomiabvr/ Pgina do Professor Joo Virgilio Tagliavini (Depto. Educao UFSCar) http://www.virgilio.com.br Estudante de Filosofia http://www.premierpropaganda.com.br/filo/ O ensino da filosofia no Brasil (estudo) http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830.pdf Filosofia na escola http://www.unbbr/fe/tef/filoesco/histbrasil.html Associao de Professores de Filosofia do Esprito Santo http://br.geocities.com/apf_es/ Filosofia para crianas www.cbfc.com.br e http://www.centrofilos.org.br/

16

Potrebbero piacerti anche