Sei sulla pagina 1di 4

Etapa n 1 Jurisdio e Competncia

Caso: A contratou a empresa de nibus V com a Gente para viagem de Ribeiro Preto/SP cidade de Jundia/SP. Durante a viagem, na cidade de Pirassununga/SP, o nibus envolveu-se em um acidente e A teve vrios ferimentos, estando internado em hospital h mais de 3 meses. A pretende ingressar com ao de indenizao pelos prejuzos que sofreu. A reside em Jundia/SP, a empresa de nibus v com a gente tem sua sede situada na cidade de Bauru/SP e Pirassununga/SP o local onde ocorreu o fato j citado. A ingressou com a Ao Sumria de Indenizao na Comarca de Pirassununga/SP em face da empresa V com a Gente local onde ocorreu o fato. Tendo em vista que o autor ingressou com uma Ao de Indenizao por Danos Morais e Materiais na cidade de Pirassununga/SP, lugar onde ocorreu o fato. J foi verificada que havia para o autor a possibilidade de entrar com a petio inicial em 3 foros diferentes, em razo da matria suscitada: 1) foro comum (do ru) 2) do foro especial do local do acidente e 3) do segundo foro especial (do autor), sendo escolhido o foro especial local onde ocorreu o fato.

Exceo de incompetncia Se nos basearmos somente no pargrafo nico do art. 100 do CPC, nos traz o fato que no h erro algum em se propor a ao no local do acidente, mas, em se verificando outros fatores, veremos que no bem assim. O fato de a r ser pessoa jurdica, bem como a regra geral do caput do art. 94 do CPC, podem ser utilizados para uma nova possibilidade mais benfica ao ru.

Etapa n2 Competncia. Ao

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA CVEL DA COMARCA DE PIRASSUNUNGA/SP Ao Sumria n... Autor: A R: V com a gente

V com a gente, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ ....., devidamente qualificada nos autos em epgrafe, vem respeitosamente a presena de Vossa Excelncia propor a presente

Exceo de incompetncia

com fulcro no art. 94, caput, e art. 100, IV, a) e b), ambos do CPC. Com os fatos e fundamentos a seguir:

DOS FATOS:

A insurge-se contra a empresa de nibus V Com a Gente para receber indenizao por (...) em viagem de Ribeiro Preto/SP cidade de Jundia/SP, na cidade de Pirassununga/SP, o nibus envolveu-se em um acidente (...) A reside em Jundia/SP, V com a Gente tem sede em Bauru/SP e o acidente ocorreu em Pirassununga/SP. (...).

DO DIREITO:

O juzo escolhido no o adequado para a proposio da ao, sendo legtimo o direito de o ru responder pela causa no seu domiclio, qual seja, a cidade de Bauru/SP, conforme demonstrado a seguir:

O art. 94, caput, do CPC, traz que as aes fundadas em direito pessoal (...) sero propostas no domiclio do ru.. Sendo este o caso dos autos, somente pelo exposto j h a previsibilidade da proposio no domiclio do ru.

O fato de o pargrafo nico do art. 100 do CPC trazer a possibilidade da proposio da ao em trs locais diferentes no afasta a regra geral de competncia territorial no caso de pessoa jurdica, sendo aquela uma faculdade do demandante, para a facilitao do acesso prestao jurisdicional.

Humberto Theodoro Jnior (pg. 190), apresenta que como rs, as pessoas jurdicas devem (...) ser demandadas no foro: a) da respectiva sede ou b) agncia ou sucursal (...). e que A previso legal do art. 100, IV, b, representa uma faculdade para o demandante e no uma imposio legal.

Posicionamento igual possui o STJ, no RECURSO ESPECIAL 2008/0109368-7 - REsp 1059330 / RJ:

EMENTA - PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. ACRDO ALVEJADO QUE, DE OFCIO,

DECLINA DA COMPETNCIA IMPOSSIBILIDADE. SMULA

PARA

COMARCA

DIVERSA.

33/STJ. DEMANDA DE NATUREZA PESSOAL. COMPETNCIA DO FORO DO DOMICLIO DO RU. ART. 94, CAPUT, E ART. 100, PARGRAFO NICO DO CPC. RECURSO ESPECIAL PROVIDO PARA ANULAR O ACRDO RECORRIDO.

1. O foro competente para o ajuizamento da ao no definido ao nuto do julgador, mas sim em conformidade com as regras de fixao e prorrogao de competncia entabuladas na Lei Instrumental.

2. "A incompetncia relativa no pode ser declarada de oficio"

(Smula 33/STJ).

3. A demanda objetivando o recebimento do seguro DPVAT de natureza pessoal, implicando a competncia do foro do domiclio do ru. ALM DISSO, A REGRA CONTIDA NO ART. 100 DO CPC MERA FACULDADE QUE VISA A FACILITAR O ACESSO JUSTIA. (grifo nosso).

4. Recurso especial provido.

DOS PEDIDOS:

Pelo exposto, o presente para requerer:

a) seja recebida a presente exceo de incompetncia, julgando-a procedente

b) declinar de competncia em favor da comarca de Bauru/SP.

c) no sendo este o entendimento desse douto juiz, requer seja a parte contrria intimada para, querendo, contestar a presente exceo.

Pede Deferimento.

______________ Advogado

BIBLIOGRAFIA FILHO,Vicente Greco.Direito atualizada,Saraiva,2007 Processual Civil brasileiro 20 ed,revista e

Potrebbero piacerti anche