Sei sulla pagina 1di 4

Porto Alegre, 26 de maro de 2012.

Orientao Tcnica IGAM n 5.222/2012.

I. O Poder Legislativo do Municpio de So Borja, RS, atravs do Sr. Cludio, solicita orientao sobre a viabilidade tcnica do Projeto de Lei n 41, de 5 de maro de 2012, que altera dispositivos na Lei Municipal n 4.462/2011, que concede gratificao especial por reunio, para os membros de comisso permanente de licitaes, e d outras providencias.

II. Em uma anlise do ponto de vista formal, o projeto de lei em tela vivel, em razo de a iniciativa ter partido do Prefeito Municipal, assim estando em conformidade com o disposto no art. 61, 1, II, a e c da Constituio Federal (aplicado simetria aos Municpios).
Art. 61 - A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio. 1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que: (...) II - disponham sobre: a) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao; (...) c) servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;

Em mbito municipal, de acordo com o disposto Lei Orgnica Municipal, art. 50, XI, a competncia do Prefeito, legislar sobre a matria, em carter exclusivo.
Art. 50 Compete, privativamente, ao Prefeito: (...) XI Prover os cargos pblicos e expedir os demais atos referentes situao funcional dos servidores; (...)

III. Merece lembrar que a legislao estatutria que regulamenta a relao de trabalho entre os servidores e a Administrao Pblica, via de regra, prev que o poder pblico pode conceder vantagens pecunirias sob a forma de indenizaes, gratificaes ou adicionais.1

IV.

Quanto ao aspecto material do Projeto de Lei n 41, de 2012:

a) As gratificaes so vantagens que tm como finalidade remunerar o servidor pelo desempenho das atividades que so de sua atribuio, seja em decorrncia do cargo ou do prprio servio pblico, mas que pelas suas peculiaridades possibilitam uma retribuio pecuniria diferenciada, que permita o aprimoramento do servidor e assuno de maiores responsabilidades. Sobre as gratificaes, Hely Lopes Meirelles leciona2:
Gratificao de servio (propter laborem) aquela que a Administrao institui para recompensar riscos ou nus decorrentes de trabalhos normais executados em condies anormais de perigo ou de encargos para o servidor, tais como os servios realizados com risco de vida e sade ou prestados fora do expediente, da sede ou das atribuies ordinrias do cargo. O que caracteriza essa modalidade de gratificao sua vinculao a um servio comum, executado em condies excepcionais para o funcionrio, ou a uma situao normal do servio mas que acarreta despesas extraordinrias para o servidor.

Portanto, o que o douto projeto, ora em anlise, requer, a concesso da gratificao especial, tambm, relativo Comisso Especial de Licitaes.

Regime Jurdico nico de So Pedro do Sul Lei Municipal n 13117 de outubro de 1990 (...) ARTIGO 75 - Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I - indenizaes; II - gratificaes e adicionais; III - auxlio para diferena de caixa. 1 - As gratificaes, os adicionais, os prmios e auxlios incorporam-se ao vencimento ou proventos nos casos e condies indicadas em lei. 2 - As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 30 ed. So Paulo: Malheiros, 2005, p.477.

V. Em vista disso, cabe ressaltar, ainda, quanto ao no acompanhamento do referido Projeto de Lei, do respectivo impacto financeiro oramentrio. Diante disso, necessrio observar, inicialmente, a previso contida no art. 169, 1 da Constituio Federal, que estabelece que a despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar.
Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar. 1. A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, s podero ser feitas: I - se houver prvia dotao oramentria suficiente para atender s projees de despesa de pessoal e aos acrscimos dela decorrentes; II - se houver autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias, ressalvadas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista.

O mesmo dispositivo condiciona a concesso de qualquer aumento remuneratrio ou criao de cargos e empregos pblicos existncia de prvia dotao oramentria suficiente para atender s projees de despesa de pessoal e aos acrscimos dela decorrentes, alm da necessidade de autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias para tanto. O Egrgio Supremo Tribunal Federal tem se manifestado que a ausncia do cumprimento deste requisito impe a inexecuo da lei:
LEI N 11.325, DE 17.5.99, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. ELEVAO DO VALOR DA GRATIFICAO DE REPRESENTAO QUE COMPE OS VENCIMENTOS DOS INTEGRANTES DA MAGISTRATURA RIO-GRANDENSE. Vantagem cujo pagamento no se acha condicionado, apenas, prvia dotao oramentria, mas tambm autorizao especfica da despesa na lei de diretrizes oramentrias, prevista no art. 169, II, da Constituio, formalidade, no caso, ainda no cumprida, encontrando-se a lei em tela, por isso, sem condies de execuo. Medida cautelar deferida. (AO 586 MC-QO / RS RIO GRANDE DO SUL QUESTO DE ORDEM NA MEDIDA CAUTELAR NA AO ORIGINRIA, Rel. Min. ILMAR GALVO, 24/06/1999)

Ainda, em observncia ao art. 17 da Lei Complementar n 101/2000, o Projeto de Lei da referida reestruturao deve estar acompanhada do demonstrativo de estimativa de impacto oramentrio-financeiro e da 3

indicao das medidas adotadas para compensao de seus efeitos financeiros, nos perodos seguintes. No obstante, imprescindvel verificar qual o percentual que est sendo gasto no Municpio com a despesa total com pessoal, nos termos do art. 18 combinado com o art. 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Nesta seara, para a criao de despesa com pessoal, preciso verificar se o Poder no est sujeito s restries do artigo 22 da LRF, no que diz respeito ao extrapolamento do limite prudencial.
Art. 22. A verificao do cumprimento dos limites estabelecidos nos artigos 19 e 20 ser realizada ao final de cada quadrimestre. Pargrafo nico. Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite, so vedados ao Poder ou rgo referido no artigo 20 que houver incorrido no excesso: I - concesso de vantagem, aumento, reajuste ou adequao de remunerao a qualquer ttulo, salvo os derivados de sentena judicial ou de determinao legal ou contratual, ressalvada a reviso prevista no inciso X do artigo 37 da Constituio; II - criao de cargo, emprego ou funo;

Caso o Poder Executivo esteja com despesa de pessoal em valor superior ao percentual de 5,7% sobre a receita corrente lquida municipal, que corresponde a 95% do seu limite legal de 6%, no poder, nos termos do art. 22 da LRF, adotar as medidas administrativas para a criao de novas despesas com pessoal, por expressa vedao legal.

V. Para tanto, conclui-se pela viabilidade jurdica da presente propositura, tendo em vista a correta iniciativa por parte do Chefe do Poder Executivo. Todavia, condiciona-se a presente viabilidade a instruo do presente pelo impacto financeiro oramentrio, nos termos do art. 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal. O IGAM permanece disposio. GABRIELE VALGOI OAB/RS 79.235 Consultora Jurdica do IGAM

Potrebbero piacerti anche