Sei sulla pagina 1di 13

1

INSTRUES PARA A PREPARAO E SUBMISSO DE ARTIGOS CIENTFICOS: aparncia do documento Nome do Primeiro Autor1 Nome do Segundo Autor2 RESUMO Este documento apresenta instrues detalhadas para a preparao e submisso de artigos cientficos. Lembre-se das seguintes diretrizes: a) digite o corpo do texto em uma nica coluna; b) utilize um mximo de 10 pginas tamanho A4 (21 x 29,7 cm), cada qual com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm ou seguir regras estipuladas por cada peridico no caso de publicao; c) use a fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12 pt em todo o documento; d) prepare um resumo utilizando no mximo 250 palavras em pargrafo nico (sem recuo) e espao simples entre linhas; e) As partes textuais devem conter introduo, desenvolvimento e concluso digitados usando espao 1,5 e alinhamento justificado; f) referncias devem ser citadas no texto no formato Autor (ano) ou (AUTOR, ano) no caso de citao indireta e (AUTOR, ano, pgina) ou Autor (ano, pgina) no caso de direta e listadas em ordem alfabtica no final do trabalho. Pode ser utilizada a referncia numrica e todas devem obedecer a NBR 10520/2002; g) as figuras, fotos, tabelas e grficos devem ser de boa qualidade e identificados com ttulo e a sua fonte; h) todos os smbolos devem ser definidos, conforme apaream no texto; i) devero ser utilizadas unidades do Sistema Internacional (SI) (outras unidades podem ser citadas entre parnteses). O trabalho dever ser preparado em portugus e dever ter no final do mesmo e antes das referncias o resumo e palavras-chave em uma lngua estrangeira. Palavras-chave: Primeira palavra. Segunda palavra. Terceira palavra. (mximo de 5)

1 INTRODUO As instrues presentes neste artigo tm como finalidade definir um modelo para produo de artigos cientficos, com o objetivo de auxiliar aqueles que pretendem redig-los e posteriormente submet-los para avaliao ou publicao. As orientaes detalhadas para a redao da introduo do artigo cientfico esto contidas no corpo deste texto.

Graduando do ... perodo do Curso de Licenciatura em Fsica do Instituto Federal de Educao, Cincias e Tecnologia do Maranho - Campus Imperatriz fulano@ifma.edu.br. 2 Informaes + e-mail.

2 INSTRUES PARA DIGITAO (CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 12) O trabalho deve ser escrito em portugus. A traduo para uma lngua estrangeira (ingls, francs, alemo, espanhol, etc.) do ttulo, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada ao fim do trabalho (antes da lista de referncias). 2.1 Tamanho do trabalho (seo secundria: Caixa baixa, negrito, tamanho 12) O trabalho completo, incluindo figuras e tabelas, deve ser limitado a 10 (dez) folhas em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm). Atenda a esta limitao escrevendo de forma concisa e no reduzindo figuras e tabelas a tamanhos que sacrifiquem o entendimento dos smbolos e legendas nelas includos. 2.2 Formato de pgina Cada pgina tamanho A4 deve ser configurada de modo a apresentar margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm ou seguir regras estipuladas por cada peridico no caso de publicao. Estas margens definem a rea a ser utilizada. Dentro desta rea o texto deve ser formatado em uma nica coluna. No inclua moldura no texto e inclua numerao de pginas a 2 cm das margens superior e direita, observando se deve ou no aparecer na primeira pgina. A aparncia final do trabalho deve ser a deste documento. 2.3 Especificaes gerais para a formatao do texto O trabalho deve ser totalmente digitado em fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12 pt. Esta diretriz inclui, portanto, o ttulo do trabalho, ttulos de sees, subsees e tabelas que so identificadas na parte superior das mesmas. Legendas de figuras, fotos e grficos devem ser colocadas na parte inferior, em fonte Times New Roman tamanho 10 pt. 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTFICO O artigo deve conter: Ttulo e subttulo, autoria, resumo, palavras-chave, corpo do texto (introduo, desenvolvimento e concluso), resumo e palavras-chave em lngua estrangeira, referncias, agradecimentos (opcional) e anexos (opcional).

3.1 Ttulo e subttulo do trabalho Ttulo e subttulo devem ser digitados no alto da pgina em negrito, em CAIXA ALTA (ttulo) e caixa baixa (subttulo), com alinhamento centralizado, separados por dois pontos e na lngua do texto, no devendo exceder 3 linhas. Deixe uma linha de espao (espaamento 1,5) entre o final do ttulo e o primeiro autor. 3.2 Autor(es) Digite o nome completo dos autores, alinhados direita, um por linha, digitados usando espaamento 1,5. Em nota de rodap devem aparecer a descrio de funo e nome da instituio ao qual pertencem e endereo eletrnico. O nome dos autores deve ser digitado em negrito, caixa baixa, enquanto que todas as informaes restantes devem ser digitadas em estilo normal (nem negrito, nem itlico). Deixe um espao de uma linha (espaamento 1,5), digite o resumo. 3.3 Resumo e palavras-chave 3.3.1 Resumo (Seo terciria. Caixa baixa, itlico, negrito, tamanho 12) Digite o ttulo RESUMO em caixa alta, negrito e centralizado. Deixe um espao de uma linha (espaamento 1,5) e digite o resumo, com alinhamento justificado e em espao simples (espaamento 1,0). O resumo no deve conter mais de 250 palavras. O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcanados. No deve conter citaes e as frases devem ser sequencialmente concisas e embora o artigo possa ter sido escrito por vrios autores, o uso dos verbos deve ser na terceira pessoa do singular (voz ativa). 3.3.2 Palavras-chave Termos que indicam o contedo do artigo. Aps o resumo pule uma linha (espaamento 1,5), e ento digite o ttulo Palavras-chave: (no se esquea dos dois pontos) em negrito, alinhado esquerda. Digite ento de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto, com somente a

primeira letra de cada palavra-chave em maiscula. Deixe um espao de 2 linhas (espaamento 1,5) entre as palavras-chave e o corpo do texto. 3.4 Ttulos da seo Digite o ttulo das sees primrias em letras maisculas, em negrito, alinhado esquerda. Inicie digitando sua identificao em algarismos arbicos, deixe um espao simples e ento digite o ttulo da seo. Deixe uma linha de espao (espaamento 1,5) acima e abaixo deste ttulo. Use somente dois nveis para subsees, conforme apresentado nestas instrues. Para o primeiro nvel de subseo, somente a primeira letra do ttulo deve ser maiscula, sendo todas em negrito, com o ttulo alinhado esquerda. Inicie pela digitao de sua identificao (dois algarismos arbicos separados por ponto), e ento digite o ttulo da seo aps deixar um espao simples. Deixe uma linha de espao (espaamento 1,5) acima e abaixo deste ttulo. Para o segundo nvel de subseo, somente a primeira letra do ttulo deve ser maiscula, sendo todas em negrito e itlico, com o ttulo alinhado esquerda. Inicie pela digitao de sua identificao (trs algarismos arbicos separados por pontos), e ento digite o ttulo da seo aps deixar um espao simples. Deixe uma linha de espao (espaamento 1,5) acima e abaixo deste ttulo. Evite terminar uma pgina com um ttulo sem texto abaixo do mesmo. 4 CORPO DO TEXTO O texto deve ser digitado em estilo normal, usando espao 1,5 e alinhamento justificado. Comece cada pargrafo a 1 cm da margem esquerda, no deixando espao entre dois pargrafos subseqentes. 4.1 Introduo Na introduo deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho para que o leitor tenha uma viso geral do tema abordado. A introduo deve apresentar e delimitar a dvida investigada (o qu), os objetivos (para qu) e a metodologia usada (como). Ela precisa ser bem elaborada para prender o seu leitor quanto ao assunto a ser abordado, seja esse leitor leigo, ou no, neste assunto.

Dusilek (1983 apud COSTA, 2003) sugere que a introduo contenha o assunto a ser tratado, delimitando-o, justificando-o e por fim esclarecendo os objetivos da pesquisa e hipteses, caso tenham. Mesmo sendo a introduo um dos primeiros elementos a ser visualizado pelo leitor, Costa (2003) recomenda que deve ser um dos ltimos a ser elaborado para no haver desacertos entre o que foi introduzido e desenvolvido, principalmente com relao a concluso, fator a ser analisado para aceite nos peridicos. 4.2 Desenvolvimento Parte principal e a mais extensa do trabalho em que o autor deve fazer, de forma ordenada, uma exposio e uma discusso das teorias que foram utilizadas, apresentando-as e relacionando-as com a dvida investigada. Por ser o corpo do trabalho (artigo), pode ser dividido em sees e subsees. Deve conter citaes diretas ou indiretas, com indicao dos autores conforme a norma vigente NBR 10520 do ano de 2002. 4.2.1 Equaes, smbolos e unidades As equaes devem estar indentadas de 2 cm da margem esquerda. Numere as equaes em seqncia com algarismos arbicos entre parnteses e alinhados direita. Deixe uma linha de espao (espaamento 1,5) antes e depois de cada equao includa. Por exemplo: dT q r = 4 r 2 k dr

(1)

Sempre que for feita referncia a uma equao no texto, deve ser escrito Eq. 1, exceto no incio de uma sentena, onde Equao 1 deve ser usado. Smbolos devem estar em itlico. Sua definio dever ser feita quando mencionado pela primeira vez no texto, com unidades. Uma seo de definies de smbolos no se faz necessria. Todos os dados constando no trabalho, inclusive aqueles em tabelas e figuras, devem estar em unidades do Sistema Internacional (SI) (outras unidades podem ter seus valores correspondentes aps as unidades SI, entre parnteses). A vrgula dever ser o separador entre a parte inteira e a parte decimal de nmeros fracionrios.

4.2.2 Ilustraes Ilustraes (figuras, tabelas, grficos, entre outros) devem ser posicionadas o mais prximo possvel de sua citao no texto. As ilustraes, legendas e suas fontes devero estar centradas no texto deixando uma linha de espao simples (espaamento 1,0) entre elas. Texto e smbolos nelas includos devem ser de fcil leitura, devendo-se evitar o uso de smbolos pequenos. Deve ser evitado tambm o uso de siglas e abreviaturas que no sejam de uso corrente; quando necessrias devem ser grafadas por extenso como nota na tabela. Todas as ilustraes transcritas de outros documentos (ou mesmo produes do prprio autor), devem necessariamente ter a indicao da fonte. Numere ilustraes e tabelas em sequncia usando algarismos arbicos (ex: Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2). Faa referncia a elas no texto como Tab. 1 e Fig. 1 (exceto no incio de uma sentena, onde Figura 1 e Tabela 1 devem ser usados). Qualquer que seja o tipo de ilustrao, sua identificao aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (tabela, figura desenho, esquema, fluxograma, fotografia, grfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, imagem, entre outros), seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, travesso e do respectivo ttulo. Aps a ilustrao, na parte inferior, indicar a fonte consultada (Fonte:), legenda, notas e outras informaes necessrias sua compreenso (se houver). Deixe uma linha de espao (espaamento 1,5) entre a ilustrao e o texto antecedente e subsequente. Solicita-se a incluso de ilustraes e fotos de boa qualidade. A Tab. 1 e Fig. 1 seguem como exemplos.
Tabela 1- Coeficientes nas equaes constitutivas

Equaes constitutivas Tensor turbulento Tensor turbulento Presso interfacial Fora de arrasto Sustentao lateral Massa virtual

Nomenclatura C Cb Cpi CD CL CVM

Valor 0.09 0.69 CVM/2 Kuo & Wallis (1974) 0.08 0.8

Fonte: http://www.bibcir.fsp.usp.br

Figura 1 - Variao da presso ao longo dos esguichos: dados experimentais.

- 1 0 0 0

P re s su re (N /m 2 )

- 2 0 0 0

u t l e t

s e c t i o n

- 3 0 0 0

- 4 0 0 0

y m

b o

l s

r e p r e s e n t

e a s u r e d

a l u

e s

- 5 0 0 0 0 2 0 4 0 6 0 8 0

o z z l e

a x i a l

d i s t a n c e

( m

Fonte: (CASTRO, 2003)

4.2.3 Citaes As citaes so sempre bem-vindas, pois elas do grande credibilidade ao artigo, mas devem aparecer preferencialmente na etapa do desenvolvimento do mesmo. Na introduo voc deve dar uma viso geral daquilo que foi abordado, alm da motivao que o levou a escrever o artigo, sendo, portanto algo pessoal. Na concluso faz-se uma discusso dos resultados obtidos na pesquisa, ou seja, devem constar observaes pessoais do autor acerca das concluses finais da pesquisa. Portanto, baseados no bom senso sugere-se que as citaes no sejam usadas na introduo nem na concluso, exceto se for extremamente necessrio. Constitui uma das maiores dvidas na elaborao de um artigo saber citar os autores que junto com o pesquisador do credibilidade ao seu pensamento. Conforme a NBR 10520 (2002) citao a "meno de uma informao extrada de outra fonte." Serve para esclarecimento do assunto em discusso ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma. Pode ser resultante de fonte escrita ou oral. A indicao de autoria poder ser inserida no texto em letras maisculas e minsculas ou com letras maisculas quando estiverem entre parnteses, ou seja, Autor (ano, pgina) ou (AUTOR, ano, pgina). No caso de citaes sem autoria, a indicao feita pela entrada de referncia, ou seja, pela Instituio ou primeira palavra do ttulo seguido de reticncias. Em notas de rodap as citaes devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao e um filete de 3 cm a partir da margem esquerda. Na dvida, consulte a NBR 10520. De forma geral, existem dois tipos de citaes:

Direta, quando se transcreve, tal qual, como consta no livro ou texto retirado; Indireta, quando se utiliza o pensamento lgico do autor, porm com outras palavras.

Alm dessa classificao as citaes diretas podem tambm ser:

Longas, quando o contedo a ser transcrito passa de trs linhas. Nesse caso, deve-se deixar um espao de uma linha (espaamento 1,5) antes e aps a citao, fazer um recuo de 4 cm, a partir da margem esquerda, por fonte 10, justificado, com espao simples (espaamento 1,0) e sem aspas.

Por exemplo:
Os seres vivos, como organismos biolgicos e sociedades equipadas com determinadas bagagens culturais, possuem um comportamento e um instrumental para transformar o meio ambiente de forma qualitativamente diferente daquela usada pelo restante dos seres vivos. (FOLADORI, 2001, p. 61).

De acordo com Foladori (2001, p. 61):


Os seres vivos, como organismos biolgicos e sociedades equipadas com determinadas bagagens culturais, possuem um comportamento e um instrumental para transformar o meio ambiente de forma qualitativamente diferente daquela usada pelo restante dos seres vivos.

Curtas, quando o contedo de at trs linhas. Aqui, inserem-se as aspas e a frase fica dentro do contexto do autor. Caso tenha supresses utiliza-se o colchete [...].

Por exemplo: Para Ricklefs (1996) a Ecologia a cincia atravs da qual estudamos como os organismos (animais, plantas e microorganismos) interagem dentro do e no mundo natural. Enquanto que para Burnie (2001) Ecologia o estudo cientfico da vida em seu ambiente natural [...] fornecendo informaes sobre como a destruio afeta os seres vivos e ajuda a descobrir como isso pode ser corrigido.

Citaes de citaes nesse caso usa-se a expresso apud, que significa citado por. Isso bastante utilizado quando no se tem acesso ao material original de um autor X, e ao ler um autor Y, que fala do X, atravs do Y, o cita. Apesar de parecer complicado, bem mais fcil, do que se pensa: sobrenome do autor que no se tem a obra em mo, (ano dessa obra apud sobrenome do autor, ano da obra lida, pgina). Veja o exemplo, abaixo, que uma citao de citao direta e longa. Isso porque se leu o autor Ksten, que em sua obra citou Viola e Leis, devido a no ter o acesso obra de Viola e Leis, cita-o atravs de Ksten.
No Primeiro Mundo encontra-se a poluio da riqueza. Usinas nucleares, chuva cida, consumo sunturio, montanhas de lixo, doenas provocadas pelo excesso de

9 alimentos, lcool, drogas e medicamentos. No Terceiro Mundo concentra-se a poluio da misria: subnutrio, ausncia de gua potvel e esgotos, lixes a cu aberto, ausncia de ateno mdica e de medicamentos, consumo de lcool e drogas. No Primeiro Mundo h uma perda progressiva do sentido da vida motivada por uma concepo unilateralmente materialista da vida humana. No Terceiro Mundo h uma degradao generalizada do sentido da vida, provocada por uma concentrao extrema da riqueza, que deixa sem horizontes as maiorias miserveis. (VIOLA; LEIS, 1991 apud KSTEN, 2004, p. 18).

4.3 Concluses (= Consideraes finais) Discusso dos resultados obtidos na pesquisa, onde se verifica as observaes pessoais do autor. Poder tambm apresentar sugestes de novas linhas de estudo. A concluso no deve apresentar citaes ou interpretaes de outros autores. Elas devem ser breves e responder s questes da pesquisa. 5 CONCLUSES O trabalho contm instrues seguras para preparao de artigos cientficos. Porm, alm do que foi exposto nele, deve-se consultar as normas existentes ou procurar auxlio de pessoas capacitadas para sanar dvidas que porventura apaream. 6 RESUMO E PALAVRAS-CHAVE EM LNGUA ESTRANGEIRA O resumo e palavras-chave em uma lngua estrangeira devero ser colocados no final do artigo e antes das referncias e devem seguir as orientaes para resumo e palavras-chave em portugus. ABSTRACT The purpose of this paper template is to serve as a model of a typical paper to be published in the Proceedings. For those papers wrote in Portuguese or Spanish, it is necessary the title and abstract in English following the references. The corresponding abstract should describe the objectives, the methodology and the main conclusions in no more than 200 words. It should not contain either formulae or mathematical deductions. Keywords: keyword 1. keyword 2. keyword 3. keyword 4. keyword 5. (up to 5) 7 REFERNCIAS

10

Referncias devem ser listadas em ordem alfabtica (sistema autor data) ou na ordem de citao no texto (sistema numrico) ao final do trabalho, alinhadas somente margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento. Para tal, digite a palavra REFERNCIAS em letras maisculas, em negrito e alinhada esquerda, deixe uma linha de espao (espaamento 1,5) e digite as referncias. As referncias devem ser digitadas, usando espao simples entre as linhas e espao duplo para separ-las. O recurso tipogrfico (negrito) utilizado para destacar o elemento ttulo da publicao, e deve ser uniforme em todas as referncias de um mesmo documento e as abreviaturas devem seguir a NBR10522. Toda referncia includa na lista deve ter sido citada no texto e vice-versa. Segue-se um exemplo com modelos de referncias e caso seja necessrio, consulte a NBR-6023/2002 REFERNCIAS 7.1 Livros AUTOR(es) DA OBRA. Ttulo da obra: subttulo (se houver). Nmero da edio (se houver). Local de publicao: Editor, ano da publicao. AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Mania de Bater: a punio corporal domstica de crianas e adolescentes no Brasil. So Paulo: Iglu, 2001. BURNIE, David. Fique por dentro da Ecologia. So Paulo: Cosac & Naify Edies, 2001. COSTA, A. F. G. Guia para elaborao de monografias relatrios de pesquisa: trabalhos acadmicos, trabalhos de iniciao cientfica, dissertaes, teses e editorao de livros. 3 ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 2003. FALADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentvel. Campinas. So Paulo: Editora da Unicamp, 2001. KSTEN, A. Democracia e sustentabilidade: experincias no Cear, Nordeste do Brasil. Fortaleza, Expresso Grfica e Editora, 2004. RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. 7.2 Dissertao ou tese

11

AUTOR(es). Ttulo: subttulo (se houver). Ano da defesa. Total de folhas. Categoria (Grau e rea de concentrao)-Instituio, local, ano. RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180f. Dissertao (Mestrado em Administrao)Faculdade de Cincias Econmicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989. 7.3 Captulo de livro AUTOR(es). Ttulo: subttulo (se houver) do captulo. In: AUTOR(es) do livro (tipo de participao do autor da obra). Ttulo do livro: subttulo (se houver). Local de publicao: Editor, ano. Paginao referente ao captulo. GRIZE, J. B. Psicologia gentica e lgica. In: BANKS, L. (Org). Percursos piagetianos. So Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76 7.4 Artigo de Peridico AUTOR(es). Ttulo: subttulo (se houver). Nome do peridico, Local de publicao, volume, nmero ou fascculo, paginao, perodo da publicao do peridico. SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanlise: produo cientfica internacional (1996-1998). Psicologia: Teoria e Prtica, So Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul/dez. 2010. 7.5 Artigo publicado em peridico eletrnico AUTOR(es). Ttulo: subttulo (se houver). Nome do peridico, local de publicao, volume ou fascculo, perodo da publicao do peridico. <endereo da URL>. Data do acesso. PAIVA, G. J. Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia no Brasil. Psicologia USP, So Paulo, v. 11, n. 2, jul./ago. 2000. Disponvel em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 7 fev. 2011. 7.6 Documento publicado na Internet AUTOR(es). Ttulo: subttulo (se houver). Disponvel em: <endereo da URL>. Data do acesso. COELHO, J. B. Manual de referncias bibliogrficas. Disponvel em: <http://www. ifma.edu.br/>. Acesso em: 7 fev. 2011.

12

7.7 Autoria desconhecida ou no identificada A entrada feita pelo ttulo. A mesma regra se aplica a outros tipos de documento sem autoria, como artigos de revistas, de jornais e outros. Ttulo. Cidade: Editora; ano de publicao. CORDEL em So Paulo. So Paulo: Secretaria Municipal de Cultura; 1983. 7.7.1 Documento da Internet sem autoria. TTULO (primeira palavra em maisculas). Disponvel em: <endereo da URL>. Acesso em: data do acesso (com ms abreviado). WINDOWS 7 a melhor opo. Disponvel em: <http://www.idg.com.br/abre.htm>. Acesso em: 10 set. 1998.

7.8 Com indicao de tradutor A indicao de tradutor opcional, sendo mais utilizada na rea de Cincias Humanas. CONI, N.; DAVIDSON, W. ; WEBSTER, J. O envelhecimento. Traduo de Y. S. Toledo. So Paulo: Experimento, 1996. 7.9 Com indicao de subttulo AUTOR(es). Ttulo: subttulo. Cidade: Editora; ano de publicao. PELIANO, A. M. T. M. A iniciativa privada e o esprito pblico: um retrato da ao social das empresas no Brasil. Braslia, DF: IPEA, 2003. 8 AGRADECIMENTOS Agradecimentos dos autores, limitados a rgos de fomento e instituies, devem aparecer em nota editorial no final do artigo. Digite somente Agradecimentos em negrito e itlico, com alinhamento esquerda, pule uma linha e digite o texto regularmente. 9 ANEXOS (Elemento Opcional)

13

Textos ou documentos no elaborados pelo autor, que servem como comprovao de sua argumentao. Exemplos: Relatrios de circulao interna, folder institucional, etc. Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: ANEXO A Relatrio Interno da Polcia Militar; ANEXO B Formulrio de cadastramento na Receita Federal. ANEXO A Referncia numrica. As notas de citao ou de referncia devem conter a referncia do autor, o ttulo da obra, local de publicao, editora, a data de publicao e o nmero da pgina. Deve-se fazer a entrada pelo SOBRENOME e no pelo nome do autor.3 Quando vrias notas de rodap se referem a uma mesma obra4 e mesmo autor5, deve ser usada a expresso ibidem ou a sua abreviao, ibid. A expresso IDEM substitui s o autor6 e no as diferentes obras7. Quando a chamada no texto feita junto ao nome do autor, este deve ser mencionado em sua ordem natural, remetendo para a nota de rodap sua referncia, indicando a pgina, caso seja uma citao direta. Exemplo: Para Joseph Buber, "[...] as linhas das relaes, se prolongadas, entrecruzam-se no TU eterno."8 Quando se quer fazer referncia genrica a vrias passagens do texto nas quais um elemento abordado, usa-se a expresso latina passim, que significa "em diversas passagens"9 do texto referido. Quando for citar novamente uma obra de um mesmo autor, usa-se op.cit.10 Op. cit. abreviao de opus citatun, obra citada. As expresses mencionadas s podem ser usadas na mesma pgina ou folha da citao a que se refere. Palavras estrangeiras devem estar em itlico.

GOLDMANN, Lucien. Cincias humanas e filosofia. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1980. p. 36. (Se for uma citao livre cuja sua escrita compreende mais paginas, coloque o intervalo das paginas. Ex.: p. 36-37; ou, 36, 37 e 45) 4 Ibid., p. 30. 5 Ibid., p. 12 6 IDEM, O socialismo utpico. So Paulo: Ed. Cortez, 1987, p. 201. 7 IDEM, O problema do homem. Petrpolis: Ed. Vozes, 1985, p. 56. 8 BUBER, Joseph. Eu e tu. Rio de Janeiro: Zahar, 1983, p. 87. 9 SOUTO, Cludio; FALCO, Joaquim. Sociologia e Direito. So Paulo: Companhia das Letras,1999. passim. 10 GOLDMANN, L. Op.cit. 1987, p. 210

Potrebbero piacerti anche