Sei sulla pagina 1di 24

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Guia Prtico, de utilizao da Metodologia Basic Methodware, no Serena OpenProj verso 1.4
Aplicao no Projeto exemplo: Treinamento em Gerenciamento de Projetos
Colaborao: Flvio Giovani Brasil de Carvalho Alternativa Jr Assessoria e Consultoria Empresarial O presente guia tem o objetivo de trazer, para o projeto exemplo do livro Metodologia Simplificada de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware, a aplicao de algumas funcionalidades do software Serena OpenProj verso 1.4, um software de gerenciamento de projetos, gratuito e de cdigo aberto, utilizado por vrias empresas como alternativa aos softwares comerciais, verstil e compatvel com arquivos gerados no MS Project e Oracle Primavera. O OpenProj utiliza a plataforma Java, portanto para rod-lo necessrio ter o Java Runtime Environment (JRE) instalado em seu computador.

A3.1 Criando um Projeto no Serena OpenProj


Uma vez iniciado um projeto, temos condies de comear a utilizar o OpenProj. Quando abrimos o OpenProj, a primeira coisa que ir aparecer ser a tela de dicas.

Clique em Next tip para continuar vendo as dicas ou em Close para sair desta tela. Voc pode ainda escolher se quer ver dicas a cada vez que abrir o programa, marcando ou desmarcando a caixa Show tips on startup. Aps fechada a tela de dicas, aparecer outra tela, perguntando se queremos criar um projeto novo ou abrir um j existente.
Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br Pgina 1

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Clique em Abrir projeto para abrir um projeto j salvo no computador, ou em Criar projeto para criar um projeto novo. Clicando em Criar projeto surgir outra tela, com alguns campos a preencher:

Nome do projeto: defina um nome para o seu projeto. Ex: Treinamento em Gerenciamento de Projetos. Gerente: Insira o nome do Gerente do Projeto. Data de incio/trmino: Se quisermos comear um planejamento baseado na data de incio do projeto, devemos marcar a opo Planejamento adiantado, e inserir a data de incio do Projeto. Caso a opo Planejamento adiantado esteja desmarcada, o sistema pedir a data limite para o trmino do projeto. Notas: Neste campo insira os detalhes de seu projeto que julgar relevantes. Clique em OK para finalizar. As informaes sobre o Projeto podem ser ajustadas atravs do menu Projetos > Informaes do Projeto.

A3.2 O ambiente do Open Proj


Ao iniciarmos um novo projeto no OpenProj, surgir a tela principal do programa, que consta basicamente de barra de ttulo, barra de menus, barra de ferramentas, barra de modos de exibio e grfico de Gantt, como mostra a figura:

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 2

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Barra de Menus Barra de ttulo

Barra de Ferramentas

Grfico de Gantt

Barra de modos de exibio

A3.3 Inserindo a EAP do Projeto


Para inserir a EAP do Projeto necessrio estar visualizando o Grfico de Gantt do Projeto. Para isso clique no cone (grfico de Gantt), localizado na barra de modos de exibio. Uma vez nesta tela, insira as atividades na coluna nome, uma atividade por linha. Ainda, possvel copiar e colar a lista de atividades de um processador de texto ou planilha. Uma vez inseridas as atividades, estruturaremos a EAP em tarefas e sub-tarefas. Para isso selecione uma tarefa ou grupo de tarefas e usaremos os comandos Recuo direita ou Recuo esquerda . Selecionando todas as atividades que queremos recuar, com exceo do ttulo do Projeto ou fase, damos o comando de recuo direita para torn-los subtarefas. Para voltar situao anterior damos o comando de recuo esquerda. Ao contrrio do MS Project, no possvel importar uma EAP diretamente do WBS Chart Pro.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 3

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

A3.4 Inserindo os Cdigos da EAP


A partir da estruturao da EAP, podemos inserir a numerao para cada item, de acordo com as hierarquias presentes, chamada de Cdigo da EAP. Para inserirmos esse cdigo, iremos visualizar uma nova coluna, j existente que ainda est oculta.

A3.5 Visualizando Colunas Ocultas


Clique com o boto direito do mouse no ttulo de alguma coluna, e selecione o comando Inserir Coluna. Agora podemos visualizar quaisquer campos existentes. Buscaremos ento em Campo o campo EAP e clicaremos em OK.

Tambm podemos ocultar as colunas que no queremos ver, clicando com o boto direito do mouse em uma coluna e selecionando Ocultar coluna. No h como fazer essa operao pelo teclado. A coluna selecionada ser ocultada e pode ser visualizada posteriormente. Ao ocultar uma coluna, no estamos apagando seu contedo, apenas no o veremos momentaneamente. Quando inserirmos uma coluna, ela sempre ficar posicionada esquerda da coluna marcada. Para mover a coluna, clique sobre o nome dela e mantenha pressionado o boto, arrastando-a para a direita ou esquerda, at o local desejado. Abaixo podemos ver a EAP do projeto do treinamento, elaborada conforme descrio anterior.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 4

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

A3.6 Descrio das entregas


Para a descrio dos pacotes de trabalho (produtos e servios no nvel mais baixo da EAP) podemos utilizar o campo Notas.. Podemos acessar o campo Notas por quatro modos: Atravs do menu Projeto, Notas da tarefa/recurso; Pela barra de ferramentas, atravs do cone Acessando a janela Informaes da Tarefa, com duplo clique na linha da tarefa; Inserindo a coluna Notas.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 5

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Quando inserirmos alguma informao no campo Notas, aparecer o mesmo desenho presente na barra de ferramentas, na coluna Indicadores. Isso significa que aquele item apresenta alguma anotao. Parando o cursor do mouse sobre a figura que surgiu possvel ler o texto presente no campo Notas.

A3.7 Seqenciando as tarefas da EAP


Assim como no MS Project, para o OpenProj todas as linhas so chamadas de tarefas. Desta forma, ele no distingue se uma fase, um produto, um servio ou uma atividade. Daqui para frente estaremos trabalhando nas tarefas no ltimo nvel de decomposio da estrutura, podendo ser um pacote de trabalho ou uma atividade Depois de listada e estruturada a EAP, iremos sequenciar as tarefas do projeto. Para tal, movemos a coluna Predecessoras para o lado da coluna Nome da Tarefa, facilitando a visualizao. Utilizando a coluna Predecessoras na linha da tarefa desejada, indicaremos o nmero da linha correspondente tarefa que a antecede. Outras maneiras de indicar as precedncias: Selecionar com o mouse, primeiro a tarefa mandatria, manter pressionada a tecla ctrl, e em seguida a tarefa subordinada. Em seguida utilizar o comando

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 6

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Link, atravs da barra de ferramentas, atravs do menu Editar, Vincular Tarefas. Pelo Grfico de Gantt (caso ele no esteja visvel, basta arrastar a diviso para a esquerda), clicando sobre a barra correspondente tarefa mandatria, mantendo pressionado o mouse e arrastando o cursor at a tarefa seguinte.

Para desfazer as ligaes, podemos utilizar a funo Desvincular Tarefas , disponvel na barra de ferramentas ou acessvel atravs do menu Editar, Desvincular Tarefas. necessrio que as tarefas, onde se deseja desfazer a ligao, estejam selecionadas. Alm disso, tambm podemos apagar o nmero da tarefa predecessora, na coluna Predecessoras.

A3.8 Identificando Tarefas do Tipo Etapa, como por exemplo os marcos ou milestones
As tarefas do tipo Etapa no exigem esforo da equipe do projeto, no sendo, portanto, alocados recursos fsicos s mesmas. Existem dois tipos de tarefas do tipo etapa:

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 7

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Com durao: so aquelas externas ao projeto, de modo que no fazem parte do escopo, porm influenciam no seu andamento (por exemplo, a emisso de uma licena para construo pela Prefeitura). Sem durao: so os marcos ou milestones (pontos de controle), que podem ser contratuais (por exemplo, de um cronograma fsico-financeiro) ou marcos definidos pela equipe de planejamento com objetivo de melhor controlar o andamento do projeto. Para designar uma tarefa como sendo do tipo etapa, podemos inserir a durao igual a 0 dias (somente para os marcos). No h como marcar tarefas como etapas. Se necessrio coloque durao igual a 1 dia e insira uma anotao..

A3.9 Diagrama de Rede do Projeto


Iremos agora utilizar a visualizao Diagrama de Rede, acessada pelo menu Exibir > Rede, ou atravs do cone na barra de modos de exibio. Nessa viso observamos os itens da EAP de outra maneira. Aqui h a opo de filtrar determinados tipos de tarefas atravs dos menus Filtro e Ordenar.

Nesta viso tambm possvel indicar as precedncias, clicando em uma tarefa e arrastando o cursor para a tarefa seguinte.
Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br Pgina 8

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

A qualquer momento podemos desfazer a ligao, clicando duas vezes na seta que indica a ligao e em seguida na funo Remover. Nessa mesma janela possvel alterar o tipo de ligao entre as tarefas, podendo ser Trmino-a-Incio (TI), Incio-a-Incio (II), Trmino-a-Trmino (TT) ou Incio-a-Trmino (IT). Podemos tambm inserir algum valor de tempo de espera entre as tarefas no campo Latncia.

possvel visualizar no Diagrama de Rede o caminho crtico do projeto. Esse calculado automaticamente pelo software, a partir da durao das tarefas, precedncias, calendrios e latncias. O caminho crtico representado pelas tarefas com caixas vermelhas.

A3.10 Inserindo a Durao das Tarefas


Para definir a durao das tarefas utilizaremos a coluna Durao. Ao inserirmos as duraes de todas as tarefas necessrias ao trmino do projeto, a durao deste calculada automaticamente.

Atravs da janela Informaes da Tarefa tambm possvel inserir sua durao, na aba Geral. No caso de tarefas onde no existe certeza sobre a durao planejada, marcamos a caixa Estimado. Assim, a durao ser acompanhada de um ponto de interrogao, ficando visvel que no se tem a real idia da durao da tarefa.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 9

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Podemos ainda inserir duraes em diferentes unidades de tempo, bastando inserir a unidade depois do valor. Podem ser em Minutos (min), Horas (hr), Dias (d), Semanas (sem), meses (ms) ou anos (a). Porm, na visualizao de tarefas a durao vai aparecer com base em dias.

A3.10a Tipo de Tarefa


Acessamos o Tipo de Tarefa atravs da janela Informaes Sobre a Tarefa, na aba Avanado. Esse tipo ser utilizado para fins de clculos. O OpenProj utiliza uma frmula para calcular a durao das tarefas, o trabalho necessrio e os recursos (unidades) necessrios para sua realizao: Trabalho = Durao x Unidades Assim, devemos definir como cada tarefa ir se comportar. Tipo Trabalho Fixado: uma vez definido o trabalho necessrio para realiz-la, se modificarmos os recursos nela alocados, sua durao tambm se altera, e vice-versa. 40hrs = 5 dias x 1 unidade 40hrs = 2,5 dias x 2 unidades Tipo Durao Fixada: definimos inicialmente a durao desejada e ao modificarmos os recursos alocados tarefa, o trabalho necessrio se modifica automaticamente, de modo que a durao no se altera. 24hrs = 3 dias x 1 unidade 48hrs = 3 dias x 2 unidades Tipo Unidades Fixadas: definimos a quantidade de unidades (recursos) necessrias. Ao modificarmos a durao, o trabalho necessrio tambm se modificar. Ao modificarmos o trabalho necessrio, sua durao tambm ser alterada. 80hrs = 5 dias x 2 unidades 64hrs = 4 dias x 2 unidades

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 10

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Durante o planejamento, utilizaremos somente tarefas do tipo Durao Fixada, mas posteriormente trabalharemos com outros tipos. Devemos, portanto, considerar todas as tarefas do tipo Durao Fixada

A3.11 Ajustando os Calendrios


Para alterar o calendrio (perodos de trabalho) acessamos Ferramentas, Alterar Perodo de Trabalho, ou atravs do cone localizado na barra de ferramentas. possvel cri-los a partir de um calendrio existente, como o calendrio padro do software. Assim, podemos inserir feriados, perodos de trabalho diferentes ou dias de folga.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 11

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Depois de criados, devemos alocar os calendrios s tarefas especficas, ou ao projeto. Pelo menu Projeto, Informaes sobre o Projeto, indicaremos o calendrio padro para todo o projeto. Uma vez definido esse calendrio, s devemos definir calendrios para tarefas quando forem diferentes do calendrio padro definido para o projeto.

A3.12 Criando uma Planilha de Recursos


Atravs do menu Exibir, Recursos ou do cone recursos da barra de modos de exibio, podemos acessar o banco de dados de recursos do nosso projeto. Temos agora condies de descrever os recursos humanos, materiais, equipamentos ou at contratos disponveis para o projeto. Descreveremos o Nome do Recurso, Tipo, Rtulo do Material, Grupo, Unidades Mximas Disponveis, Taxa Padro, Taxa de Hora Extra, Custo/Uso, Acumulao dos Custos e Calendrio Base. Nome do Recurso: pode ser o nome prprio do recurso, nome de uma equipe de recurso ou mesmo um nome genrico para o recurso. Tipo: Pode ser de dois tipos: Trabalho ou Material. Os

recursos do tipo Trabalho so caracterizados por contribuir para o esforo de produo: pessoas (mo-de-obra) ou equipamentos. Estes recursos tm como atributo uma taxa padro de custo por tempo decorrido (ex: R$ 100,00/hora).
Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br Pgina 12

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

J os recursos do tipo Material geralmente so itens consumveis, tais como: concreto, madeira, folhas de papel ou cartuchos de tinta. Estes recursos tm como atributo uma taxa padro de custo por unidade consumida (ex: por item, por Kg, por metro, por litro).

Para acessar as informaes de recurso, d um duplo clique sobre um recurso na Planilha de Recursos.

Rtulo do Material: Somente disponvel para os recursos do tipo Material. Indica a unidade de medida do material. Grupo: O recurso deve ser classificado dentro de grupos. Esses grupos podem ser divididos por especialidade, reas de trabalho, ou qualquer tipo de grupo que for importante. Mximo de unidades: Somente utilizado para os recursos do tipo Trabalho. Indica a quantidade de recursos existentes. Os recursos tipo Material no possuem essa informao, pois so tratados como produtos de prateleira sem limite de disponibilidade. Taxa Padro: Representa o custo do recurso por perodo de tempo. Ser utilizado para gerar o oramento do projeto. Taxa de Hora Extra: Representa o custo do recurso por perodo de tempo, quando alocado em hora extra. Custo/Uso: Indica o dinheiro gasto a cada vez que o recurso utilizado no projeto, independente do tempo de utilizao. Acumulao: Pode conter trs valores: Incio indica que os custos do recurso sero despendidos no incio do seu uso; Rateado custos rateados ao longo do seu perodo de uso; Fim custo somente ao trmino da tarefa em que o recurso estiver alocado. uma importante entrada para o oramento, pois indica em que momento os custos sero utilizados.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 13

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Calendrio Base: Utilizado apenas para os recursos do tipo Trabalho que possuem calendrios especficos. Quando, com o valor Padro, ser utilizado o calendrio padro do projeto. Depois de criado um recurso do tipo Trabalho, iremos ao menu Ferramentas, Alterar Perodo de trabalho. Selecionando o calendrio com o nome de Instrutor (observe que o calendrio j foi criado, mas no alterado), vamos inserir os feriados do Rio Grande do Sul, definindo esses dias como Perodo de Folga na marcao correspondente. Depois de modificado, esse calendrio ser utilizado para definio do cronograma, nas tarefas onde o recurso Instrutor estiver alocado.

A3.13 Alocando Recursos ao Projeto


Uma vez criada a planilha de recursos do projeto, podemos alocar recursos nas tarefas. Voltando para a viso do Grfico de Gantt e selecionando a tarefa, temos quatro maneiras de fazer a alocao: 1. Atravs do menu Ferramentas, Alocar Recursos;

2. Pela tecla de atalho Alt+F10;

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 14

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

3. Pela barra ferramentas atravs do cone ; 4. Na janela Informaes sobre Tarefa/Recurso, na aba Recursos.

Uma vez chamada a funo Atribuir Recursos, iremos agora indicar a quantidade de cada recurso que ser utilizada na tarefa atravs da coluna Unidades. Os recursos sero alocados a cada tarefa do projeto individualmente, ou em grupos, atravs da seleo de vrias tarefas. Nesse caso, o processo o mesmo, porm deve ser utilizado para tarefas que utilizem recursos comuns.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 15

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

A3.14 Recursos Superalocados Visualizao atravs do Histograma de Recursos


Depois de alocados os recursos nas tarefas do projeto, poderemos nos deparar com a necessidade de mais recursos do que dispomos no momento. Esse fato pode ser verificado acessando a viso Histograma. Essa superalocao acontece quando alocamos o mesmo recurso em diferentes tarefas que possuem perodo de realizao simultneo. Nesses casos, caso no haja recursos suficientes para trabalhar em diferentes tarefas simultneas, o software mostrar que o recurso est alocado em mais atividades do que ele est disponvel.

Neste software no h mudana de cor do recurso na visualizao de recursos quando este est superalocado. Uma soluo imediata seria a disponibilizao de mais recursos, aumentando o valor da coluna Unidades. Porm, nem sempre isso possvel. Alm disso, poderiam ser alocados manualmente recursos diferentes s tarefas problemticas.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 16

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Atravs do Histograma, acessado atravs do cone na barra de modos de exibio, poderemos visualizar a alocao dos recursos de forma grfica. No lado esquerdo, atravs da barra de rolagem, selecionaremos o recurso que desejamos visualizar. Os recursos que se encontram com a colorao verde ultrapassando a linha que delimita a disponibilidade esto superalocados, exigindo medidas do Gerente de Projeto.

A3.15 Cronograma do Projeto


Podemos agora visualizar o cronograma do projeto de trs maneiras: Tabela: atravs de uma tabela, inserindo as colunas Durao, Incio e Trmino;

Grfica: atravs do Grfico de Gantt, disponvel ao lado direito no modo de visualizao Grfico de Gantt;

Cronograma de Marcos: utilizando o filtro disponvel no modo de visualizao Grfico de Gantt> Marcos, visualizando somente os Marcos e Etapas do projeto.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 17

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

A3.16 Fechando o Oramento do Projeto


Depois de alocados os recursos ao projeto, o OpenProj calcular automaticamente os custos associados utilizando as taxas inseridas na planilha Recursos e as duraes das tarefas. Alm disso, podemos complementar o planejamento, inserindo custos fixos relacionados s tarefas e independentes da alocao de recursos. No modo de visualizao viso Grfico de Gantt inserimos a coluna Custo Fixado e inserimos o valor de R$ 500,00, correspondente a cobertura de direitos autorais para a tarefa Reproduo e Montagem Material, contribuindo para o custo total do projeto de R$ 17.400,00. Podemos observar tambm que os custos das tarefas so totalizados na linha do subproduto imediatamente superior. Da mesma forma, os custos dos subprodutos so totalizados na linha do Projeto, obtendo o custo total do mesmo.

No menu Exibir, escolhemos a viso Detalhe do uso dos Recursos. Ento, selecionamos o filtro Agrupar por, utilizando Grupo como primeiro critrio e Tipo como segundo critrio.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 18

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

O agrupamento possibilita a consolidao do planejamento de custos anterior anlise de riscos. Recomenda-se fazer a anlise de riscos para o clculo dos valores a serem acrescentados aos custos planejados, a ttulo de reserva de contingncia. Para simplificao, neste exemplo, consideramos o valor de 10% como reserva de contingncia.

A3.17 Visualizando o Oramento do Projeto


Ainda na viso Uso da Tarefa, temos a possibilidade de verificar informaes que vinculam recursos e tarefas distribudas ao longo do tempo, no lado direito do biombo. Clicando com o boto direito, temos a opo de visualizar informaes como Trabalho,Custo e Custo Atual. Marcaremos apenas a opo Custo.

Assim, temos uma estrutura parecida com uma planilha construda em Excel, descrevendo o custo dirio do projeto devido a cada recurso utilizado de cada tarefa. Podemos ainda ordenar essas informaes da maneira que nos for mais conveniente atravs do filtro Ordenar.

A3.18 Salvando a Linha de Base


Depois de concludos os processos de planejamento do projeto, podemos salvar a linha de base do projeto. Isso ser fundamental quando tratarmos de execuo e controle do projeto. Acessando o menu Ferramentas, Acompanhamento, Salvar linha de Base, podemos salvar a linha de base. H possibilidade de salvar a linha de base para apenas algumas tarefas selecionadas ou para todo o projeto.
Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br Pgina 19

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Para os casos de mudana no escopo no projeto, ou mudanas significativas no planejamento, temos a opo de salvar at 10 linhas de base em um mesmo arquivo.

A3.19 Acompanhando a Execuo do Projeto


Depois de planejado o projeto, partiremos para a execuo do mesmo. O OpenProj possibilita a utilizao de algumas ferramentas para controlar o desempenho do projeto, em relao ao cumprimento do prazo e do oramento, estabelecidos na linha de base. Antes de inserirmos os dados sobre a execuo, temos que ajustar alguns parmetros: 1 Pelo menu Projeto, Informaes sobre o Projeto devemos ajustar os campos Data Atual e Data de Status. Essas representam, respectivamente, as datas do dia e a referente ao dia da medio. Escolhemos o dia 19 de novembro de 2010 como: Data atual e Data de status.

2 Se durante o planejamento previmos a tarefa para o tipo Durao Fixada ou Trabalho fixado, nesse momento teremos que alter-la para Unidades Fixadas, garantindo que os clculos resultantes do controle sejam corretos. Essa alterao realizada porque durante a execuo j temos os recursos alocados e, portanto, fixos.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 20

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

A3.20 Inserindo o Avano Fsico


Para inserir o avano fsico necessrio adicionar colunas especficas para o acompanhamento do projeto, como Incio Atual, Trmino Atual, Durao Atual, % Completa e %Trabalho Completa.. Enquanto estamos executando o projeto e medies para registrar o andamento fsico, podemos inserir esses dados, utilizando os campos descritos a seguir. Incio Atual para tarefas que j comearam, inserir a data real de incio; Trmino Atual no caso da tarefa j ter sido concluda, inserir a data real de trmino; % Completa para tarefas que j comearam, porm ainda no terminaram, inserir o valor percentual do perodo efetivamente trabalhado em relao durao da tarefa; % Trabalho Completa para tarefas j iniciadas, inserir o percentual relativo ao andamento fsico da tarefa. Utilizar quando a porcentagem de avano fsico no corresponder ao igual percentual de trabalho necessrio ao trmino da tarefa. Durao Atual: ser calculada automaticamente depois de inseridos dados de Incio Real e % Concludo; e Durao Restante ser tambm calculada automaticamente, como funo da durao real e do % Concludo.

A3.21 Inserindo informaes financeiras


Em paralelo ao andamento do projeto, poderemos ter um controle financeiro do mesmo. Da mesma forma que o item anterior, vamos inserir as colunas Custo Atual, Custo Fixado Atual e Custo Restante

A3.22 Visualizando o Grfico de Gantt de Controle


Agora que j iniciamos a execuo do projeto, fizemos medies e inserimos dados relativos aos prazos e custos reais, iremos visualizar o andamento comparativo do projeto.
Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br Pgina 21

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Acessando o modo de exibio, Grfico de Gantt veremos o Gantt de Controle, ao lado direito da janela. Atravs do Gantt de Controle podemos ter informaes sobre o cronograma planejado, o cronograma que realmente foi executado e um replanejamento automtico em funo das dependncias e de possveis adiantamentos ou atrasos durante a execuo. Assim, podemos planejar aes futuras para minimizar os atrasos anteriores e garantir o cumprimento de metas e marcos. As barras de cor cinza representam o cronograma planejado. As barras azuis e vermelhas representam o cronograma realizado ou replanejado (azuis como tarefas fora do caminho crtico e vermelhas como tarefas do caminho crtico). Os losangos pretos representam os marcos reais ou replanejados, j atualizados.. Dentro de cada barra no completada vemos uma barra preta com o percentual completo da tarefa.

No projeto exemplificado antes, a Data de Status utilizada foi 19 de novembro de 2010. Tivemos algumas tarefas com durao real maior do que a durao prevista durante o planejamento, tendo assim barras azuis e vermelhas desalinhadas s barras cinzas. Atravs desse controle possvel projetar a nova data de trmino do projeto. No exemplo, a data de trmino do projeto foi transferida para 10 de dezembro.

A3.23 Resumindo as Informaes sobre o Projeto


Atravs do menu Projeto, Informaes do Projeto, temos acesso janela Estatsticas. Aqui temos de maneira resumida informaes comparativas entre a linha de base, dados reais, variaes, planejamento atual, custos, datas, trabalho e duraes.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 22

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

A3.24 Alterando o Planejamento


Alteraes no escopo podem surgir, e com elas mudanas no planejamento. Essas mudanas devem ser tratadas de maneira cautelosa junto ao time do projeto, obedecendo ao plano integrado de mudanas. Uma vez confirmadas as mudanas e repensado o planejamento, devemos alterar nosso arquivo do OpenProj. Segue um guia para processar as alteraes: 1 Alterar a EAP. No caso em questo, ser inserido um pacote de trabalho chamado de Coquetel de Encerramento junto de Fechamento do Projeto. Para tal, iremos inserir uma nova linha no planejamento (clicar com o boto direito do mouse sobre item Relatrio do Projeto e selecionando Novo) e inserir Coquetel de Encerramento como Nome da Tarefa; 2 A estrutura na EAP ser ajustada automaticamente. 3 Agora devemos definir suas Predecessoras e suas Sucessoras. Sua predecessora ser Aplicar as Provas e ter como sucessora Gerar o Relatrio; 4 Definiremos sua Durao em 1 dia; 5 Na janela Informaes sobre a Tarefa definiremos seu Tipo como Durao Fixa; 6 Acessando nossa Planilha de Recursos acrescentaremos os recursos novos. No caso em questo ser apenas o item Coquetel do Tipo Material, Grupo Servios, Taxa Padro R$700,00, Acumular Fim; 7 Voltando ao Grfico de Gantt alocaremos o recurso previamente criado no pacote de trabalho Coquetel de Encerramento com a Unidade 1; 8 No caso em questo, os recursos inseridos foram adicionados agora ao projeto, no gerando superalocao, dispensando a necessidade de uma redistribuio de recursos; 9 Agora, inserindo a coluna Custo Fixado atribuiremos um valor de R$200,00 ao novo pacote de trabalho.

Depois de feitas as alteraes, teremos um novo cronograma e um novo oramento. Devemos observar que, com um novo planejamento, as alteraes no cronograma devidas aos atrasos de tarefas j concludas, no devem fazer parte da nossa nova linha de base, preservando o planejamento do incio do projeto. Assim, no teremos distores nos nossos indicadores de desempenho.

A3.25 Salvando a Nova Linha de Base


Com o fechamento do novo planejamento, devemos salvar uma nova linha de base. Porm, no devemos salvar toda linha de base, pois assim perderemos informaes sobre o nosso planejamento inicial.
Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br Pgina 23

Metodologia de Gerenciamento de Projetos Basic Methodware

Com a nova tarefa selecionada, acessaremos o menu Ferramentas, Acompanhamento, Salvar Linha de base. Selecionando a opo Para: Tarefas Selecionadas estaremos apenas incluindo no nosso planejamento uma nova tarefa.

Acessando agora o Gantt de Controle veremos que surgiu uma nova barra cinza referente s mudanas no planejamento. Porm as barras cinza referentes ao planejamento inicial continuam iguais.

Basic Methodware Todos os direitos reservados www.methodware.com.br

Pgina 24

Potrebbero piacerti anche