Sei sulla pagina 1di 30

SUMRIO 1 INTRODUO ......................................................................................................... 2 2 CLASSIFICAO DOS MEDIDORES ..................................................................... 3 2.1 Medio Direta ................................................................................................... 3 2.1.1 Rguas e Gabaritos ....................................................................................

3 2.1.2 Visores de Nvel .......................................................................................... 4 2.1.3 Boias e Flutuadores .................................................................................... 9 2.2 Medio Indireta .............................................................................................. 11 2.2.1 Medidor de nvel tipo deslocador (DISPLACER) ....................................... 11 2.2.2 Medidor de nvel por capacitncia ............................................................. 13 2.2.3 Medidor de nvel por presso hidrosttica ou diferena de presso ......... 15 2.2.4 Medidor de nvel por ultrassom ................................................................. 17 2.2.5 Medidor de nvel por pesagem .................................................................. 18 2.2.6 Medidor de nvel radioativo ....................................................................... 19 4 REFERNCIAS BIBLIOGFICAS .......................................................................... 30

1 INTRODUO

possvel definir nvel como sendo a altura do contedo de um tanque ou reservatrio, sendo este contedo um fluido ou slido. A medio do nvel em

processos industriais possui basicamente dois objetivos principais, avaliao de estoques em tanques de armazenamento e controle de processos contnuos. O nvel, assim como a vazo, uma das principais variveis a ser medida e controlada em processos contnuos, pois permite o balano de materiais quando nesses processos existem volumes lquidos ou slidos de acumulo temporrio, reaes e misturas. O controle do nvel em processos industriais tambm uma questo de segurana e economia, impedindo o vazamento de reagentes e produtos. A medio do nvel pode ser feita basicamente de duas formas: direta, na qual medida a distncia entre a superfcie do material e um referencial previamente definido, indireta, na qual so medidas grandezas fsicas relacionadas com o nvel e a partir delas o nvel calculado. Os medidores de nvel variam muito em complexidade, eles vo desde simples visores para leitura local at sistemas de indicao remota e de controle automtico. A seguir sero listados alguns tipos de medidores de nvel e os princpios bsicos que regem o seu funcionamento, assim como alguns fornecedores deste tipo de equipamento.

2 CLASSIFICAO DOS MEDIDORES

2.1 Medio Direta

A medio de nvel direta feita atravs da distncia do plano superior do lquido em relao a um referencial previamente estabelecido. H vrias maneiras de se realizar essa medio, sendo algumas delas: a comparao visual com uma escala previamente graduada para o lquido em questo; a percepo do nvel com o auxlio de uma boia ou flutuador instalado corretamente; pela reflexo de ondas de rdio ou ultra-snicas emitidas na superfcie do lquido. A partir de agora sero citados o funcionamento e as aplicaes de cada um dos medidores de nvel utilizados comumente pelas indstrias.

2.1.1 Rguas e Gabaritos

uma das maneiras mais simples de se realizar a medio de nvel, sendo amplamente utilizada domesticamente tanto para squeezes e recipientes de laboratrio, por exemplo, quanto para medies em tanques de refinamento de petroqumicos. O funcionamento do aparelho em questo relativamente simples, o que o torna um dos equipamentos de melhor controle e segurana na medio. Trata-se de uma rgua graduada em unidades de massa, volume ou comprimento relativos ao lquido a ser medido, devendo ser previamente calibrada de acordo com a temperatura na qual ser utilizada, pois temperaturas diferentes implicam variaes volumtricas do lquido, o que, portanto, modificar as marcaes na rgua em questo. A rgua imersa no lquido, devendo ser de tamanho adequado para medir todo o volume de interesse, juntamente com um fluturador (ou prumo) e um cabo de transmisso, que conduzir a indicao do nvel para a rgua, sendo a leitura do nvel feita diretamente pela visualizao da mesma (Figura 1).

Figura 1 - Medio de nvel pela imerso de uma vareta graduada no lquido. Fonte: (Elgar, 1988).

Esse tipo de medio til em casos em que o tanque se encontra em posicionamento difcil e quando a altura excessiva do mesmo impossibilita o uso de outras maneiras de medio.

2.1.2 Visores de Nvel

So equipamentos cujo princpio de funcionamento se baseia na teoria dos vasos comunicantes. Um tubo, devidamente adaptado para as condies do lquido e do meio em que for realizada a medio, conectado juntamente poro inferior do tanque, estendendo-se at o ponto mximo de trabalho do desse, tratando-se de uma medio local, portanto. Pode ser empregado tanto para tanques abertos quanto fechados, alm de, geralmente, acompanhar uma medio graduada juntamente ao visor, o que permite, tal como na medio de nvel com rguas, uma leitura precisa e segura. Dentro da categoria de medio de nvel por tubo, encontram-se diversas variaes, as quais sero brevemente descritas a seguir.

2.1.2.1 Visores de Vidro Tubular

Os visores so normalmente fabricados com tubos de vidro reto, sendo sua espessura, comprimento e dimetro engenheirados de acordo com as condies as quais ele ser exposto. Esses tubos so fixados entre duas vlvulas de bloqueio, sendo protegidos contra choques externos por meio de duas hastes metlicas que se estendem por todo o seu comprimento. Uma das limitaes desse tipo de medio a exposio do visor a altas presses e temperaturas, no sendo recomendado para condies acima de 2,0 bar e 100C, pois h risco de quebra. Esse sistema tambm no recomendado para utilizao com lquidos txicos, inflamveis ou corrosivos. Para medies que exijam tubos com comprimento superior a 75 cm, recomenda-se o uso de visores com sobreposio (Figura 2).

Figura 2 - Visores tubulares com sobreposio. Fonte: http://www.faatesp.edu.br/publicacoes/Apostila%20%20%20%20%20%20N% C3%ADvel_1_15.pdf

2.1.2.2 Visores de Vidro Plano

Devido grande insegurana apresentada pelos vidros tubulares (em decorrncia principal da presso), uma nova forma de medio por visor foi criada, a de Vidro Plano. Trata-se de vrios mdulos de vidro fixados a sees de metal, tal como demonstra a figura 3.

Figura 3 Visor de vidro plano com trs sees. Fonte: http://www.faatesp.edu.br/publicacoes/Apostila%20%20%20%20%20%20N%C 3%ADvel_1_15.pdf

Uma das variaes desse princpio, mais amplamente empregada na indstria, o Visor Plano Reflex. Este visor apresenta vidro com ranhuras prismticas, no sentido longitudinal do visor, na rea que entra em contato com o lquido a ser mensurado, sendo sua leitura baseada na lei ptica da reflexo total da luz. Os raios de luz normais ao visor atingem a superfcie do prisma com um ngulo de 45, sofrendo reflexo total. Dessa maneira, o visor por si s demonstra uma cor prateada para o observador. Como a regio que apresenta o lquido no sofre reflexo total (devido a no ultrapassagem do ngulo crtico), este se apresenta na cor preta.

Este modelo no deve, todavia, ser utilizado com fluidos que sejam corrosivos ao vidro, fluidos excessivamente viscosos e em lugares cuja iluminao seja insuficiente para a visualizao da interface visor-lquido. A figura 4 demonstra a aparncia do Visor Reflex quando incidido por luz.

Figura 4 Esquema de visualizao da interface visor-lquido. Fonte: REFERNCIA DA ANA.

2.1.2.3 Outras Inovaes

A cada dia novas maneiras de se verificar o nvel dos tanques com maior facilidade so criadas. Dois exemplos que representam essas inovaes so apresentadas nas duas figuras a seguir.

Figura 5 Mostrador de nvel para altas presses. Fonte: REFERENCIA DA ANA

Figura 6 Visor de nvel com palhetas magnticas. Fonte: REFERENCIA DA ANA

A figura 5 mostra um visor de nvel adaptado para processos que envolvem altas presses dentro dos reservatrios. O funcionamento deste de relativa simplicidade. O tubo comunicante instalado apresenta substncias qumicas em suas paredes capazes de alternar sua cor quando em contato com diferentes componentes. A poro do tubo em contato com o ar (como pode ser visualizado na parte superior da figura, circulado em azul escuro), adquire cor avermelhada, enquanto a parcela em contato com a gua, ou outro meio sendo utilizado, adquire cor esverdeada (circulado em azul claro). Por outro lado, a figura 6 indica outro sistema de funcionamento. O visor constitudo de diversas palhetas magnticas, conectadas a uma boia magntica, localizada internamente ao reservatrio do lquido. medida que o nvel do reservatrio aumenta, a boia descola-se para cima, e sua ascenso faz com que as palhetas de movam, revelando assim sua face colorida.

2.1.3 Boias e Flutuadores

O terceiro tipo de medio direta de nvel caracteriza-se pela utilizao de boias ou outros equipamentos de flutuao capazes de reconhecer o nvel em que se encontra o produto armazenado e de transmitir essa informao. O sinal da boia pode ser recebido de diversas formas: Por sistema de roldanas, transmitindo o movimento da boia para um

contrapeso que possui uma escala graduada; Um sinal contnuo para a medio de nvel por boias pode ser feito com

um flutuador capaz de gerar um movimento angular em sistemas de medio. O movimento angular ento transmitido a um potencimetro, que variar sua resistncia em concordncia com as variaes de nvel do reservatrio. Tomadas as variaes de resistncia, um sinal eltrico ento enviado a um circuito, que traduz as informaes para uma faixa de variao de 4 a 20 mA (faixa de medida padro), podendo-se assim analisar o nvel do tanque. De acordo com a localizao e medio da boia em relao ao tanque, classificam-se as medies por flutuadores em trs categorias.

10

2.1.3.1 Medidor com Flutuador Interno

Um flutuador esfrico instalado dentro do tanque, e o movimento vertical deste, decorrente das variaes de nvel, convertido por uma alavanca em movimentos rotativos, demonstrados por um indicador externo ao tanque. O flutuador deve ser planejado de maneira que a linha do centro da esfera coincida com o nvel da superfcie do lquido, proporcionando assim maior sensibilidade medio. Tais tipos de medidos so geralmente encontrados em tanques abertos.

2.1.3.2 Medidor com Flutuador Externo

O princpio de funcionamento deste aparelho relativamente igual ao de instalao interna, salvo o fato de que este instalado em uma cmara a parte do tanque em si. A principal vantagem deste sobre o modelo anterior que ele no afetado to diretamente pelas oscilaes da superfcie do nvel, por exemplo. Este modelo de flutuador permite a anlise do nvel em sistemas sob presso ou vcuo, medir o nvel de interface de dois lquidos, alm de ser indicado para casos em que o flutuador interno no pode ser aplicado.

2.1.3.3 Medidor com Flutuador Livre

O flutuador instalado indica a variao do lquido dentro do reservatrio atravs dos movimentos ascendentes e descendentes do mesmo por meio de uma fica metlica graduada ou corrente com contrapeso. A marcao do contrapeso ou da fita graduada em cima indica diretamente o nvel do lquido dentro do tanque (figura 7).

11

Figura 7 Reservatrio com medio de nvel com utilizao de boias. Fonte: REFERENCIA DA ANA

2.2 Medio Indireta

Neste tipo de medio so utilizadas propriedades fsicas relacionadas ao nvel, como: presso, empuxo, radiao e propriedades eltricas.

2.2.1 Medidor de nvel tipo deslocador (DISPLACER)

Este tipo de medidor possui um detector baseado no princpio de Arquimedes, diz que "todo o corpo mergulhado em um fluido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima, igual ao peso do volume do fluido deslocado". Tal fora denominada empuxo e ser maior quanto maior for a densidade do lquido. Esse principio pode ser representado pelas frmulas a baixo: E=V.d Pap = W-E Onde E o empuxo, V representa o volume, d densidade e Pap e W so os pesos aparente e real do flutuador, respectivamente. O deslocador, utilizado como sensor de transmissor de nvel, oco e tem formato cilndrico, feito de materiais como ao inox 304 ou 316, monel, hastelloy,

12

teflon slido, etc. O material escolhido de acordo com parmetros relacionados ao processo, como temperatura e o poder de corroso do fluido. Quando necessrio, so colocados contrapesos granulados dentro do cilindro, a fim de ajustar o peso do deslocador. Considerando-se que o empuxo aumenta com a imerso, o peso aparente do deslocador deve reduzir com o aumento do nvel. Na figura 8, est representado um medidor de nvel deslocador, utilizado em tanques e reservatrios com ou sem presso, com lquidos corrosivos ou volteis e reservatrios profundos, acoplado diretamente ao corpo do instrumento. Em alguns casos o deslocador pode conectado a um eixo de rotao que atua como transmissor, como mostrado na figura 9.

Figura 8 - Medidor de nvel tipo chave topo com deslocador da Conaut. Fonte: http://conaut.nei.com.br/nivel/chave/chave-topo/com-deslocador-empuxo/033-rb

1 Eixo de transmisso de rotao (soldado na extremidade fechada do tubo de torque) 2 Tubo de torque 3 Brao de torque 4 Extremidade do tubo de torque soldada ao corpo do instrumento 5 Haste do deslocador 6 Corpo do instrumento 7 Movimento do deslocador quando o nvel desce 8 - Deslocador

Figura 9 - Medidor de nvel com deslocador tipo tubo de torque. Fonte: http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/SLIDES%20 INSTRUMENTACAO%20NIVEL.pdf

13

Os exemplos anteriores so de deslocadores que trabalham diretamente no interior do equipamento, mas existem, tambm, aqueles que operam dentro de um compartimento denominado cmara. A figura 10 ilustra a montagem de um instrumento do tipo displacer em um vaso de distribuio de vapor. Tais vasos possuem uma conformao especial, denominada bota, destinada a coletar o condensado, cujo nvel deve ser mantido sob controle. Para isso, neste exemplo utiliza-se um controlador com transmissor autocontido, provido de cmara para o deslocador. O nvel no interior da cmara do deslocador acompanha o nvel na bota, devido s tomadas de equalizao que interligam os dois compartimentos, atravs das duas vlvulas de bloqueio. O emprego dessas vlvulas visa permitir a retirada ou manuteno da cmara, sem a necessidade de parar ou despressurizar o vaso.

a para vlvula de extrao de condensado b tomada de equalizao c condensado d- meio de range v - vapor
Figura 10 - Instrumento tipo displacer. Fonte: http://www.faatesp.edu.br/publicacoes/Apostila%20%20%20%20%20%20N%C 3%Advel _1_15.pdf

2.2.2 Medidor de nvel por capacitncia

Medidores capacitivos so aplicados no monitoramento contnuo do nvel de tanques, reservatrios ou silos, em lquidos como gua, produtos qumicos, leos, solventes, entre outros, alguns slidos como ps e granulados

e na medio de nvel de tanques de alturas elevadas. Este medidor se utiliza de uma grandeza eltrica existente em duas superfcies condutoras isoladas entre si, conhecida como capacitncia. O medidor capacitivo (figura 11) possui uma sonda vertical inserida no lquido de tanque cujo nvel deseja-se monitorar. A sonda, feita de uma haste ou cabo flexvel de metal,

14

pode ou no ser isolada e atua como uma das placas do capacitor cuja capacidade ir depender do nvel do lquido em questo. Ela isolada, normalmente com teflon, em casos de fluidos condutores. A outra placa do capacitor formada pelas paredes do tanque e o fluido atua como dieltrico. De acordo com o aumento do nvel do lquido, a capacitncia aumenta, enquanto o dieltrico ar substitudo pelo dieltrico lquido. Como a constante dieltrica da maioria dos lquidos maior que a dos vapores, as variaes de nvel podem ser traduzidas em variaes aproximadamente lineares de capacitncia, que convertida em corrente eltrica por um circuito eletrnico que ir indicar este sinal em um medidor. Sendo assim, tais sondas podem ser utilizadas, tambm, para detectar a interface de lquidos quando suas constantes dieltricas so distintas.

Figura 11 - Medidor capacitivo. Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAs7MAG/medidores-nivel

A figura 12 ilustra a instalao de uma sonda capacitiva (figura 13) para medio de nvel de um lquido isolado em um vaso com paredes condutoras. mostrado, tambm, o circuito eltrico equivalente. No circuito, C1 representa a capacitncia parasita apresentada pelo isolador da sonda e constante. As capacitncias C2 e C3 representam os efeitos das constantes dieltricas das fases de vapor e lquido, respectivamente. O valor do resistor R deve ser muito elevado (tendendo ao infinito) e representa a resistncia efetiva entre a sonda e as paredes do vaso. As condies de presso e temperatura determinam o tipo de isolador da sonda enquanto que as condies do fluido determinam o seu revestimento.

15

Figura 12 Exemplo de instalao de sonda capacitiva. Fonte: http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/SLIDES%20 INSTRUMENTACAO%20NIVEL.pdf

Figura 13 - Sonda capacitiva. 1- cabeote; 2- sonda; 3- placa externa; 4- placa interna; 5revestimento. Fonte: http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/SLIDES%20 INSTRUMENTACAO%20NIVEL.pdf

2.2.3 Medidor de nvel por presso hidrosttica ou diferena de presso

Os medidores por presso hidrosttica utilizam a presso exercida pela altura de uma coluna lquida para medir, indiretamente, seu nvel. Isso possvel graas ao Teorema de Stevin, que diz que a presso absoluta em um ponto de um lquido homogneo, incompressvel, de densidade d e em uma profundidade h igual presso atmosfrica (exercida sobre a superfcie desse lquido) mais a presso efetiva (d.g.h), e no depende da forma do recipiente. Esse teorema pode ser representado pela frmula a seguir: PT = Patm+d.g.h Onde PT a presso hidrosttica, Patm a presso atmosfrica, d a densidade, g a fora da gravidade e h a medida de coluna de lquido acima do ponto.

16

Neste tipo de medio, utilizamos um transmissor de presso diferencial cuja cpsula sensora dividida em duas cmaras: a de alta (H) e a de baixa presso (L). Este transmissor mede a presso diferencial pela subtrao da presso da cmara alta (H) pela da cmara baixa (L), como mostrado na figura 14.

Figura 14 - Medio de nvel por diferena de presso. Fonte: http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/Material%20de%20 sala%20de%20aula/Sistemas%20de%20Medidas%20e%20Instrumenta%E7%E3o%20%20parte%20 3.pdf

Para medio em tanques pressurizados, a tubulao de impulso da parte de baixo do tanque conectada cmara de alta presso do transmissor de nvel. A presso atuante na cmara de alta a soma da presso exercida sob a superfcie do lquido e a presso exercida pela coluna de lquido no fundo do reservatrio. A cmara de baixa presso do transmissor conectada na tubulao de impulso da parte de cima do tanque, onde mede somente a presso exercida sob a superfcie do lquido. A figura 15 apresenta um esquema de um tanque pressurizado.

17

Figura 15 - Medio de nvel em tanque pressurizado. Fonte: http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/Material%20de%20 sala%20de%20aula/Sistemas%20de%20Medidas%20e%20Instrumenta%E7%E3o%20%20parte%20 3.pdf

Para realizao desta medio, preciso que a densidade seja constante. Deve-se tomar o cuidado para que a temperatura tambm seja constante, pois a densidade do lquido depende da sua temperatura. Por este motivo, a medio de nvel por presso diferencial feita apenas por motivos operacionais e no usada para medies mais precisas e exigentes.

2.2.4 Medidor de nvel por ultrassom

O ultrassom uma onda sonora com frequncia de oscilao maior que a perceptvel pelo homem, ou seja, acima de 20 Khz. Ela gerada quando uma fora externa excita as molculas de um meio elstico, esta excitao transferida de molcula para molcula a uma velocidade dependente da elasticidade e da inrcia das prprias molculas (figura 16). A propagao da onda depende, portanto, do meio.

Figura 16 - Esquema de medidor de ultra-som. Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAs7MAG/medidores-nivel

18

Estes dispositivos so destinados deteco contnua e caracterizam-se pelo tipo de instalao na qual os transdutores encontram-se totalmente submersos no produto ou instalados no topo do equipamento sem contato com o produto. So aplicados no monitoramento contnuo do nvel de tanques ou reservatrios, controle de nvel (bombas, vlvulas ou outro dispositivo), monitoramento do nvel de rios, lagos e barragens ou outros locais abertos, para lquidos como gua, produtos qumicos, leos, efluentes, esgotos, polpas, entre outros, slidos como areia, gros, ps, areia, farinha, chips de plstico, entre outros e medio de vazo em canal aberto (calhas Parshall ou vertedouros).

2.2.5 Medidor de nvel por pesagem

Esta medio consiste na instalao de clulas de carga em uma base de sustentao de um silo (que se deseja medir o nvel). Clula de carga um sensor constitudo por fitas extensiomtricas fixados adequadamente em um bloco de ao especial com dimenses calculadas para apresentar deformao elstica e linear quando submetido a uma fora. Essa deformao detectada pelas fitas

extensiomtricas atravs da variao de sua resistncia eltrica. As clulas so instaladas sob os pontos de apoio da estrutura do silo de forma que seu peso seja aplicado sobre elas, para isto, as clulas so imunes a esforos laterais e seu numero varia de acordo com a forma do silo. A figura 17 apresenta um esquema desse tipo de medidor.

Figura 17 - Esquema de medidor de pesagem. Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAs7MAG/medidores-nivel

19

Cada cdula de carga possui sua aplicao especfica, a figura 18 apresenta algumas cdulas que esto detalhadas a baixo: Clulas de carga de compresso: Geralmente tem a forma de um

boto. So ideais para montagem onde o espao restrito. Ela oferece uma excelente estabilidade. Clulas de carga de compresso/ tenso: Podem ser usada para

aplicaes onde a carga pode passar de tenso para compresso e vice-versa. So ideais para espaos restritos. O tratamento das extremidades facilita a instalao. Clulas de carga em S: Fornece um bom sinal mesmo em tenses

e compresses baixas. Aplicaes incluem medio de nvel em tanques, uso em balanas, etc. Clulas de carga de curvatura: Usadas em mltiplas aplicaes,

pesagem de tanques e em controle de processos industriais. Clula de carga tipo lata: Usadas em aplicaes simples e multi-

pesagem. So hermeticamente fechadas e seladas, podendo ser lavadas e usadas em rea molhadas.

Figura 18 - Cdulas de carga de compresso, de compresso/tenso, em S, de curvatura e tipo lata (respectivamente da esquerda para a direita, de cima para baixo). Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA-WsAJ/medidores-ni-vel

2.2.6 Medidor de nvel radioativo

O detector mais utilizado em medidores radioativos o por raios gama, formado por uma fonte de emisso de raios gama, uma cmara de ionizao contendo gs inerte (argnio, por exemplo) pressurizado, alimentado por uma

20

tenso contnua negativa (-15 VDC) e um coletor de eltrons (que so retirados da ltima camada do tomo pela incidncia do raio gama). A fonte de raios gama montada perpendicularmente a tubulao do processo ou do lado de fora da parede de um tanque e no lado oposto fica a cmara de ionizao que ir transformar a radiao gama em um sinal eltrico (ver figura 19). A corrente eltrica produzida pela passagem do raio gama diretamente proporcional a intensidade da radiao e inversamente proporcional ao nvel do produto no silo ou tanque, ou seja, a radiao captada pelo sensor menor quanto maior for o nvel.

Figura 19 - Desenho medidor de nvel radioativo. Fonte: http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/Material%20de%20 sala%20de%20aula/Sistemas%20de%20Medidas%20e%20Instrumenta%E7%E3o%20%20parte%20 3.pdf

Estes medidores so utilizados para lquidos, polpas ou slidos granulados em aplicaes onde nenhuma outra tecnologia disponvel pode ser aplicada, alm de controle de materiais de manuseio extremamente difcil e corrosivos, abrasivos muito quentes e sob presses elevadas ou de alta viscosidade.

21

3 FABRICANTES

3.1 Ametek Drexelbrook

Criada em 1960 por Frederick L. Maltby e situada em Horsham, Pensilvnia, a Drexelbrook Engineering Company faz parte da Diviso de Tecnologia de Sensores da Ametek e lder mundial em tecnologia de mensurao de nvel, resultado de mais de 40 anos de trabalho com indstrias qumicas, petroqumicas, refinarias, de energia, de abastecimento de gua e esgoto, alimentos, farmacuticas, de papel e polpa, de minerao, automotivas e muitas outras. Dentre seus produtos para mensurao de nvel destacam-se os de RF admitncia, ultrassom, magnetoestrico, presso hidrosttica, radar e

instrumentao TDR.

3.1.1 RF Admitncia

Tecnologia que realiza medies atravs da modificao da capacitncia do equipamento utilizado. A alterao da capacitncia se d atravs da entrada de lquido na sonda do equipamento, mudando a constante dieltrica do fludo entre as paredes do capacitor e a condutividade do fluido dentro da sonda. A figura 20 apresenta alguns exemplos de medidores de nvel por RF admitncia produzidos pela Drexelbrook.

Figura 20 a) medidor de nvel por RF admitncia modelo The Point; b) medidor de nvel por RF admitncia modelo Z-Tron; c) medidor de nvel por RF admitncia modelo IntelliPoint. Fonte: http://vikacontrols.com.br/web/produtos.php?subcategoria=32

22

3.1.2 Ultrassom

H dois tipos de medies de nvel por ultrassom: contnua e pontual. A medio contnua lana ondas de ultrassom dentro do vaso ou do local contendo o material de interesse e, atravs da reflexo dessas ondas, possvel medir o nvel que se encontra o material. J a medio pontual utiliza a mudana de meio entre duas placas medidoras para realizar a mensurao. Quando as duas placas apresentam ar entre elas a transmisso de ondas de ultrassom encontra-se bloqueada, no resultando em sinal eltrico, e com o aumento no nvel de fluido e consequentemente mudana no meio entre placas, h uma desobstruo do envio das ondas de ultrassom e h presena de sinal eltrico, resultando na medio do nvel de fluido. A figura 21 apresenta modelos que utilizam a tecnologia contnua e a figura 22 apresenta modelos que utilizam a tecnologia pontual.

Figura 21 a) medidor de nvel contnuo modelo USonic; b) medidor de nvel contnuo modelo USonic-R. Fonte: http://www.drexelbrook.com/products/product.cfm?ProductCategory_ID=85&Product_Id=1026

23

Figura 22 a) medidor de nvel pontual modelo VeriGAP(Line Powered); b) medidor de nvel pontual modelo VeriGAP(Two Wire). Fonte: Id = 1173 http://www.drexelbrook.com/products/product.cfm?ProductCategory_ID=85&Product_

3.1.3 Magnetoestrico

A tecnologia da magnetoestrico utiliza um im preso a uma boia, o qual intercepta um pulso eltrico enviado pela haste em seu interior e assim retorna o pulso a origem. A medio do nvel de fluido feita atravs da medio do tempo entre a propagao e o retorno do pulso eltrico, sendo que quanto mais alto o nvel do fluido no vaso, mais rpido ser o retorno do pulso eltrico. A figura 23 apresenta um exemplo de medidor de nvel por magnetoestrico.

Figura 23 Medidor de nvel por magnetoestrico modelo DM330. Fonte: http://www.directindustry.com/prod/ametek-drexelbrook/magnetostrictive-level-sensors14122-581216.html

24

3.1.4 Presso Hidrosttica

A medio por presso hidrosttica realizada continuamente por sensor de presso disposto dentro do fluido a ser medido, sendo medida a variao da presso hidrosttica e assim calculado o nvel do fluido em um vaso ou tanque. A figura 24 apresenta exemplos de medidores de nvel contnuos por presso hidrosttica.

Figura 24 a) transmissor de nvel por presso hidrosttica Srie 750; b) transmissor de nvel por presso hidrosttica Srie 750P. Fonte: _Id=1030 http://www.drexelbrook.com/products/product.cfm?ProductCategory_ID=85&Product

3.1.5 Radar

A tecnologia de medio por radar usa a diferena na frequncia de ondas eletromagnticas enviadas por uma antena at o fluido a ser medido. Ondas so enviadas em direo ao fluido e so refletidas de volta para a origem, gerando uma diferena de tempo e de frequncia. O tempo entre a gerao das ondas e o seu retorno junto da diferena nas frequncias de entrada e de sada so utilizadas juntamente para dar uma medio mais precisa possvel. A figura 25 apresenta um exemplo de medidor de nvel por radar.

25

Figura 25 Medidor de nvel por radar modelo DR7000. Fonte: http://www.drexelbrook.com/products/SKU.cfm?Product_Id=1027&SKU_ID=1074#Prod 1074

3.1.6 Instrumentao TDR

A tecnologia de instrumentao TDR (Time Domain Reflectometry) consiste no envio de pulsos eletromagnticos de baixa intensidade em direo do fluido a ser medido, onde a diferena na constante dieltrica do fluido fornecer a informao necessria para o equipamento discernir o que deve ser medido e o que no deve, no sofrendo variaes de desempenho devido a presena de poeiras, espumas, vapores, entre outros. A medio ocorre atravs da diferena no tempo de envio e recebimento do pulso eletromagntico, onde uma distncia maior acarreta em um tempo maior entre o envio e o recebimento. A figura 26 apresenta um modelo de medio de nvel por instrumentao TDR.

26

Figura 26 Medidor de nvel por instrumentao TDR modelo DR7100. Fonte: http://www.drexelbrook.com/products/SKU.cfm?Product_Id=1028&SKU_ID=1075#Prod 1075

3.2 Contech

Empresa brasileira criada em 1991, especializada em fabricar e desenvolver equipamentos eletrnicos que visam atender processos de medio de vazo e controle de nvel. A Contech mantm parceria com empresas internacionais como a Brooks e a Vortek, e atende indstrias de saneamento, siderurgia, qumica, petroqumica, acar e lcool, papel e celulose, alimentcia, entre outras.

3.2.1 Chave de Nvel tipo Bia Pendular

A chave de nvel pendular utilizada para medio de nvel nos mais diversos tipos de lquidos. Sua principal aplicao se faz em caixas dgua de grande porte ou poos, no controle de nvel, acionando e desligando comandos de bombas. Suspensa por seu prprio cabo, a bia pendular inserida no tanque, at a altura do nvel que pretende controlar. Ao flutuar, a boia inclina, deslocando uma esfera de ao em seu interior, acionando uma chave de controle. A figura 27 apresenta um modelo de chavede nvel tipo bia pendular.

27

Figura 27 Chave de nvel tipo Bia Pendular. Fonte: http://www.contechind.com.br/chave-de-nivel/chave-de-nivel-tipo-boia-pendular.php

3.2.2 Chave de Nvel tipo Bia Magntica (Lateral)

Chaves de nvel tipo bia magntica (lateral) so indicadas para utilizao em pequenos tanques e reservatrios, com o objetivo de impor segurana de nvel alto ou baixo. Dentre suas inmeras possibilidade de aplicao, destacam-se a de nvel mximo para evitar transbordo e de nvel mnimo em reservatrios de lubrificao. Os materiais empregados em sua confeco permitem o contato com diversos lquidos, como gua, leo lubrificante, solventes, combustveis, entre outros. A figura 28 apresenta um exemplo de chave de nvel tipo bia magntica (lateral).

28

Figura 28 Chave de nvel tipo bia magntica (lateral). Fonte:http://www.contechind.com.br/chave-de-nivel/chave-de-nivel-tipo-boia-lateral.php

3.2.3 Indicador e Visor de Nvel Magntico

Medidor de nvel instalado na lateral de tanques, de forma paralela ao fluido a ser medido, o indicador e visor de nvel magntico utiliza um im permanente acoplado a uma bia e entra em contato diretamente com o fluido a ser medido. Na regio onde o im est prximo h variao no campo magntico, resultando em um sinal eltrico traduzido na forma de luz no visor, possibilitando a leitura rpida e direta do nvel do fluido dentro do vaso. A figura 29 apresenta um modelo de indicador e visor de nvel magntico.

29

Figura 29 Indicador e visor de nvel magntico. Fonte: magnetico.php http://www.contechind.com.br/transmissores-de-nivel/indicador-e-visor-de-nivel-

3.3 Outros

H diversos outros fabricantes de medidores, trasmissores e chaves de nveis disponveis no mercado, como: Incontrol - http://www.incontrol.ind.br/ ; Wral do Brasil - http://www.wral.com.br/ ; AgSolve - http://www.agsolve.com.br/index.php ; Clean Environment Brasil - http://www.clean.com.br/site/ ; Warm - http://www.warme.com.br/ ; Emeco - http://www.emeco.com.br/ ; Cotergavi - http://www.cotergavi.com.br/ ; APM Automation Solutions - http://www.apm-solutions.com/ ; Berthold Technologies http://www.berthold.com/ww/en/pub/home.cfm ; Delta M Corporation - http://www.deltamcorp.com/ ; Flowline - http://www.flowline.com/ ; Pulsar Process Measurements - http://www.pulsar-pm.com/ .

30

4 REFERNCIAS BIBLIOGFICAS

Ametek Drexelbrook - http://www.drexelbrook.com. Acesso em 23 de maro de 2012.

Contech - http://www.contechind.com.br. Acesso em 25 de maro de 2012.

Medio Nvel. disponvel em http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUWIAE/medicao-nivel. Acesso em 25 de maro de 2012.

Medio De Nvel em http://www.faatesp.edu.br/publicacoes/Apostila %20%20%20%20%20%20N%C3%ADvel_1_15.pdf. Acesso em 23 de maro de 2012.

Medidores de Nvel em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAs7MAG/ medidores-nivel. Acesso em 23 de maro de 2012.

Medidores de nvel em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAWsAJ/medidores-ni-vel. Acesso em 25 de maro de 2012.

Sistemas de Medidas e Instrumentao em http://www.dca.ufrn.br/~ acari/Sistemas%20de%20Medida/Material%20de%20sala%20de%20aula/Sistemas %20de%20Medidas%20e%20Instrumenta%E7%E3o%20-%20parte%203.pdf. Acesso em 25 de maro de 2012.

Tecnicas de Medio de Nvel em http://www.dca.ufrn.br/~acari/ Sistemas%20de%20Medida/SLIDES%20INSTRUMENTACAO%20NIVEL.pdf. Acesso em 23 de maro de 2012.

Teorema de Stevin em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAs7MAG/ medidores-nivel. Acesso em 25 de maro de 2012.

Transmissor de Nvel Capacitivo em http://www.nivetec.com.br/htm/ ctransnivelcapacitivo.htm. Acesso em 25 de maro de 2012.

Transmissor de Nvel Ultra-snico em http://www.nivetec.com.br/htm/ctrans nivelultrasonico.htm. Acesso em 25 de maro de 2012.

Potrebbero piacerti anche