Sei sulla pagina 1di 2

Antropofagia O canibalismo, ritual milenar dos ndios brasileiros, j foi uma cerimnia sangrenta, que misturava bravura, dio

e at respeito pelo inimigo. Hoje, sobrevive em cerimnias misteriosas e ultra-elaboradas em que so comidos os restos dos mortos. A Histria desconhece, no passado ou no presente, uma sociedade que consumisse carne humana como alimento. O canibalismo sempre foi simblico. Ou se devoram os inimigos, como faziam os tupis do litoral brasileiro no sculo XVI, em impressionantes cerimnias coletivas, ou se pratica antropofagia funerria e religiosa. A, a ingesto das cinzas dos mortos homenageia e ajuda a alma daquele que morreu. Esse ritual faz parte, ainda hoje, dos costumes dos yanomamis. Em 1500, os Europeus se espantaram com a belicosidade dos tupinambs, que habitavam a costa brasileira de So Paulo ao Cear. Os ndios, da famlia lingstica tupi, moravam em aldeias de 2000 habitantes, mantinham relaes pacficas entre si e faziam alianas para atacar outras aldeias. Segundo Jean de Lry, logo depois que os prisioneiros chegavam aldeia, no somente eram bem alimentados, mas ainda lhe concediam mulheres (mas no maridos s prisioneiras), no hesitando os vencedores em oferecer a prpria filha ou irm em casamento. Tratavam bem o prisioneiro e satisfaziam-lhe todas as necessidades. No marcavam antecipadamente o dia do sacrifcio; se os reconhecessem como bons caadores e pescadores e considerassem as mulheres boas para tratar das roas ou apanhar ostras, conservavam-nos durante certo tempo; depois de os engordarem matavam-nos afinal e os devoravam em obedincia ao seguinte cerimonial. Todas as aldeias circunvizinhas eram avisadas do dia da execuo e breve comeam a chegar de todos os lados. O prisioneiro, apesar de no ignorar que a assemblia se rene para seu sacrifcio, longe de mostrar-se pesaroso, enfeitava-se todo de penas e salta e bebia como um dos mais alegres convivas. Depois de ter cantado e comido durante seis ou sete horas com os outros, era ele agarrado por dois ou trs dos personagens mais importantes do bando e sem que opusesse a menor resistncia, era amarrado pela cintura com cordas de algodo ou de fibra de rvore. Deixavam-lhe os braos livres e o faziam passear assim pela aldeia durante alguns momentos.

Em seguida, as cordas eram fortemente esticadas e ele era imobilizado. Traziam-lhe pedras e cacos de potes. Diziam-lhe: Vinga-te, antes de morreres. Comeava o prisioneiro a atirar projteis com todas as suas foras contra os que ali se reuniam em torno dele. Vi um prisioneiro lanar uma pedra com tanta violncia na perna de uma mulher que supus hav-la quebrado. Terminadas as pedras, o guerreiro designado para dar o golpe , e que permanecera longe da festa, saa de sua casa, ricamente enfeitado com lindas plumas, barrete e outros adornos; e armado de um enorme tacape, aps se dirigirem algumas palavras de incitao, levantava o tacape com ambas as mos e desfechava tal pancada na cabea do prisioneiro, que caa morto. Embora os selvagens temessem a morte natural, os prisioneiros julgavam-se felizes por morrerem assim, publicamente, no meio de seus inimigos, no revelando nunca o mnimo pesar.

Imediatamente depois de morto o prisioneiro, a mulher colocava-se junto do cadver e levantava curto pranto, derramava lgrimas fingidas na esperana de comer-lhe um pedao. Em seguida as outras mulheres, sobretudo as velhas, chegavam com gua fervendo, esfregavam e escaldavam o corpo a fim de arrancar-lhe a epiderme. Logo depois o dono da vtima e alguns ajudantes abriam o corpo e os espostejavam. Esses selvagens pegavam os filhos e lhes esfregavam o corpo com o sangue inimigo a fim de torn-los mais valentes. As mes besuntavam os seios de sangue para os bebs tambm provarem do inimigo. Todas as partes do corpo, inclusive as tripas depois de bem lavadas, eram colocadas numa grelha, em torno da qual as velhas se reuniam para recolher a gordura que escorria pelas varas. Quando a carne estava bem cozida, todos os que assistiam ao fnebre sacrifcio se reuniam em torno das grelhas, contemplando-as com ferozes esgares. Mas no comiam a carne por simples gulodice, seu principal intuito era causar temor aos vivos. Movia-os a vingana, por isso, para satisfazer o seu sentimento de dio, devoravam tudo do prisioneiro, com exceo dos miolos, em que no tocavam. Os hspedes retornavam s aldeias levando pedaos assados. As caveiras conservavam-nas nossos tupinambs em tulhas nas aldeias. S o carrasco no comia. Entrava em resguardo, em jejum e, aps a recluso, adotava um novo nome. O acmulo de nomes era sinal de bravura: indica o nmero de inimigos abatidos. Grandes guerreiros tinham at cem apelidos. Faziam no peito , nos braos, nas coxas e na barriga das pernas sangrentas incises. E para que perdurem toda a vida, esfregavam-nas com um p negro que as tornava indelveis. O nmero de incises indicava o nmero de vtimas sacrificadas e lhes aumentava a considerao dos companheiros. E se, aps isso, a mulher concedida ao prisioneiro engravidasse, os matadores do pai, alegando que o filho procede da semente inimiga, comiam-no ao nascer.

Potrebbero piacerti anche