Sei sulla pagina 1di 22

LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS Coordenador Prof Marcos Teodorico APRENDENDO E ENSINANDO A ADMINISTRAR O LIXO

Arte capa: Alberto Fernandes

L IX O

SUMRIO

APRESENTAO............................................................................. 02 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. O QUE LIXO ........................................................................... 03 ONDE COMEAM OS PROBLEMAS COM O LIXO ...................03 CONSEQNCIAS DA M DISPOSIO DO LIXO ..................04 CLASSIFICAO DO LIXO .........................................................05 O LIXO PODE SER! .....................................................................05 LIXO ORGNICO: UM PROBLEMA PERIGOSO ........................06 O QUE CHORUME ...................................................................07 SOLUES PARA O TRATAMENTO DO LIXO .........................08 O ACONDICIONAMENTO DO LIXO............................................09 9.1. Coleta Seletiva ................................................................10 10. A VARRIO ..........................................................................11 10.1. O Plano de Varrio ........................................................11 11. OS CATADORES DE LIXO..........................................................12 12. LIMPEZA DAS FEIRAS PBLICAS..............................................13 13. RECICLAGEM DO LIXO ....................................................14 13.1. Os materiais que podem ser reciclados ...........15 13.2. Reciclagem de papel uma boa idia .............18 14. ALGUMAS DICAS DE SADE PARA COMBATER O LIXO, NO FICAR DOENTE E MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA .......................................................................................19 15. CURIOSIDADES SOBRE O LIXO ..............................................21 16. ALGUMAS REFLEXES SOBRE O LIXO .................................. 21 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................22

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

APRESENTAO Este trabalho tem como objetivo apresentar temas importantes e atuais para os participantes sobre como administrar melhor o lixo em sua casa, em sua rua, em seu bairro e em sua cidade. A cada dia que passa os problemas gerados pelo lixo aumentam e cada vez mais preciso aprender, conhecer, ter informao e ser mais consciente sobre o tema. Dentro desta perspectiva que este curso foi pensado. Nos ltimos anos, registrou-se um crescimento acelerado da populao urbana em nosso pas, com o estado do Cear no foi diferente. Em funo dos avanos tecnolgicos a populao est mudando e aumentando seus hbitos de consumo. Com isso, o lixo produzido vem crescendo cada vez mais nos dias atuais e com diversas caractersticas, contribuindo para uma srie de problemas de ordem ambiental, sanitria, econmica e social. Para a Organizao Mundial de Sade (OMS) o saneamento o principal controle de todos os fatores do meio ambiente onde o homem habita, esse controle pode exercer efeitos positivos no bem-estar fsico, mental ou social da comunidade. Por causa de fatores diversos, como escassez de recursos financeiros, a falta de apoio tcnico e principalmente a falta de conscientizao da populao local em relao aos prejuzos que o lixo pode trazer sade da comunidade e do meio ambiente, tem-se hoje a coleta e a destinao do lixo como um dos grandes problemas de muitas cidades do Brasil. Apesar de tudo, o problema do lixo pode ser enfrentado com calma, planejamento, participao e conscientizao. As solues podem estar em medidas simples, como este curso APRENDENDO E ENSINANDO A ADMINISTRAR O LIXO que tenta trazer reflexes, discusses, informaes, sensibilizaes, propostas etc. Mas tudo isso s ter sentido se juntos, governo, prefeitura, setor privado e a comunidade local forem parceiros neste processo com medidas que vo proporcionar um crescimento econmico, um crescimento social e uma melhor qualidade de vida a toda populao do municpio. Esta apostila foi organizada pela empresa Oficina de Educao, portanto parte de seus textos foram escritos para este curso, sendo alguns outros textos transcritos de revistas, jornais ou livros. Sendo assim, trata-se de uma mistura de apostila com coletnea de textos de autores diversos, constando ao final todas as indicaes bibliogrficas. Esperamos que este material e principalmente a experincia que ser vivenciada na sala de aula sejam inesquecveis e que produzam em voc bons frutos para um futuro mais promissor. Boa Sorte.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

1. O QUE LIXO? todo e qualquer material proveniente das atividades humanas que no serve mais e, por isso, jogado fora. Pode ser tambm gerado pela natureza. O lixo produzido tanto em grandes centros urbanos como em zona rurais. Um outro conceito bsico sobre o lixo qualquer resduo que resulte das atividades dirias do homem na sociedade e que aparentemente no possui utilidade.(SEMACE, 1993). 2. ONDE COMEAM OS PROBLEMAS COM O LIXO? Os grandes problemas com o lixo comeam em nossas prprias casas. A falta de conscientizao da comunidade com relao aos cuidados com o lixo e dos problemas que ele traz para nossa sade e ao meio ambiente. Vocs sabem quais os problemas que podem ser acarretados pela m administrao do lixo? Ento preste ateno! O lixo que produzimos em nossa casa e em nossa cidade vem sendo, na maioria das vezes, depositado em locais inadequados como nos cursos dgua, em terrenos baldios ou em cu aberto em reas conhecidas como LIXES, essas condutas inadequadas de acondicionamento do lixo contaminam o meio ambiente e oferecem condies favorveis para proliferao de insetos, ratos e animais que trazem srios danos sade humana. O lixo transmite doenas como: Disenterias, febre tifide, salmonelose etc. (pela mosca) Malria, febre amarela e dengue. (murioca) Febre tifide, clera, amebase, giardase, poliomielite (paralisia infantil) etc. (barata) Tifo, paratifo, leptospirose, diarrias, disenterias etc. (rato) Animais de maior porte como porcos, ces, aves etc., podem transmitir peste suna, cistcecose, lavra migra etc. S para reforar! No Esqueam!

MUITO BICHO PARA UM LUGAR S! Mosca: pe de 120 a 150 ovos por dia. Roedores: em 1 ano de vida a fmea gera 98 novos ratos. Baratas: reproduzem-se exageradamente, em um ano e meio a barata gera 1.300 outras baratas.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

3. CONSEQNCIAS DA M DISPOSIO DO LIXONas cidades e beira de estradas:


Proliferao de vetores de doenas; Poluio ambiental e visual, comprometendo a beleza da cidade; Aumento do custo para limpeza e manuteno; Obstculos para o trnsito, provocando acidentes; Perigo para carros e pedestres com a presena de objetos cortantes.

Nas praias, rios, lagos, mangues e crregos:


Poluio da areia, prejudicando principalmente as crianas; Poluio da gua; Perigo de acidentes com materiais cortantes para freqentadores; Morte da flora e fauna aquticas (peixes e vegetao); Prejuzo ao lazer, pesca, alimentao e paisagem natural; Comprometimento de sua utilizao pelas geraes futuras etc.

4. CLASSIFICAO DO LIXO Domiciliar: originado na vida diria das residncias. Os principais constituintes so: jornais, revistas, restos de alimentos, embalagens em geral, plsticos, papel higinico, fraldas descartveis, absorventes femininos, pilhas, lmpadas, enfim material do uso cotidiano. Hospitalar: constituem resduos em geral de hospitais, farmcias, laboratrios, postos de sade e clnicas veterinrias. Formado principalmente por seringas, agulhas, luvas, gases, bandagens, rgos e tecidos removidos, filmes de raio X, medicamentos vencidos, enfim, todo tipo de material sptico potencialmente contagioso. Comercial: originado de estabelecimentos como bancos, escritrios, supermercados, lojas. Seus componentes principais so o papel e o plstico ligados diretamente com embalagens dos mais variados tipos, mveis e equipamentos obsoletos. Industrial: o tipo de lixo mais variado, podendo ir das cinzas at resduos txicos como cidos, fibras, borrachas, escrias metlicas, vidros e cermicas. Existem empresas especializadas na compra destes resduos, onde os mesmos so reciclados, ou apenas separados e vendidos para outras indstrias. Agrcola: resduos slidos provenientes das atividades agrcolas ou pecurias. Constitudo basicamente por embalagens de herbicidas, adubos, estercos (quando em excesso), animais mortos e agrotxicos. Este ltimo sendo um dos mais preocupantes quanto ao reaproveitamento indevido de embalagens e danos ao ambiente. 5. O LIXO PODE SER! Lixo Orgnico Os resduos domsticos mais destacados deste segmento so: restos de alimentos, galhos, folhas e sementes.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

Este tipo de lixo normalmente no recebe nenhum tipo de tratamento especfico. Vai para grandes depsitos os, lixes, onde ser deixado para a decomposio, servir de alimentao para ratos e urubus durante cerca de 60 dias. Aps esse perodo ser aterrado onde as reaes envolvidas na fermentao iro gerar principalmente gs metano e o chorume1. Uma pequena parte do lixo orgnico preparado para a produo de fertilizantes naturais. Atravs de aterros, o lixo deixado para decompor sob condies controladas, produzindo hmus. Lixo Inorgnico aquele que resulta de produtos industrializados. So de difcil decomposio pela natureza, mas podem ser reciclados pelo homem. Podemos citar como exemplos: vidros, plsticos, papis, metais, entulhos de construes, restos de tecidos (panos e trapos), materiais inertes (terra, areia etc.) 6. LIXO INORGNICO: UM PROBLEMA PERIGOSO Alm de todos os tipos de lixo normal, que incluem a matria orgnica do dia-a-dia, restos de alimentos, o material reciclvel, entre outros mais comuns, podemos ainda citar alguns tipos de lixo que no despertam cuidados e podem causar grandes danos ao ambiente, principalmente por conter elementos qumicos na forma inica que so absorvidos e acumulados pelo organismo: Cosmticos e maquiagem: Contm alumnio, um metal que muito freqente em outros tipos de lixo. Seu acmulo no organismo pode causar a Sndrome de Alzheimer. O Alumnio tambm est presente em pesticidas e na gua de consumo, onde um dos produtos adicionados para a purificao o sulfato de alumnio. Lmpadas: As fluorescentes possuem mercrio, um metal pesado e txico que pode contaminar o solo e as guas. Na forma de metil mercrio absorvido pelo organismo e nele se acumula. Pilhas e Baterias: O vazamento das mesmas lana no ambiente nquel e cdmio. Pastilhas e lonas de freio: Contm cimento amianto, que quando sob a forma de material particulado ao ser respirado acumula-se nos pulmes. Material de eletrnica: O tubo de televiso contm chumbo, um metal pesado que se acumula no organismo.

Ver tpico 7. LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

Fertilizantes: So levados pela gua da chuva para rios e lenis freticos, poluindo as guas. Os fertilizantes so ricos em fsforo, sendo o mesmo um elemento de reciclagem lenta e limitante em ecossistemas, pois constitui matria prima dos cidos nuclicos essenciais aos microorganismos, consumidores vorazes de oxignio. Seu excesso pode causar um desequilbrio dentro dos ecossistemas. Radiao: Descoberta em 1896 por Francis Becquerel, um dos lixos mais perigosos, pois alguns elementos radioativos podem levar milhares de anos para deixar de ser perigosos. A radiao destri as clulas humanas, matando-as ou causando-lhes mutaes. Este tipo de lixo proveniente principalmente das usinas, mquinas de radioterapia e raio X. 7. O QUE O CHORUME? o termo utilizado para se referir ao lquido escuro e turvo proveniente do armazenamento e repouso do lixo. Sua composio qumica varivel, dependendo muito do tipo de depsito de lixo, como por exemplo: 1. Se o depsito separa o lixo em: hospitalar, postos de gasolina, orgnico proveniente de cooperativas agrcolas ou pecuaristas. Estes materiais normalmente devem ser depositados em locais isolados, com a devida impermeabilizao do solo, recebendo tratamento qumico adequado. Principalmente no caso do lixo hospitalar, onde o risco de contaminao do local muito alto. 2- A chuva provoca constantemente uma "lavagem" do lixo aumentando assim o volume do chorume. 3- Em alguns depsitos, parte do lixo separado em esteiras, onde so retirados materiais de valor comercial para reciclagem, este procedimento contribui muito para uma grande variao da composio do chorume na ausncia de materiais como alumnio, pilhas, vidros e plsticos. De forma geral o chorume formado pela solubilizao de componentes do lixo na gua, principalmente da chuva, entrando em contato com as camadas de lixo que so intercaladas com aterros peridicos. Esta gua fica em contato com o lixo durante certo perodo e por ao natural da gravidade essa infiltrao ir parar normalmente em uma camada impermevel do solo, como rochas, ou mesmo superfcies previamente preparadas para receber o lixo, onde ir acumular e logicamente escoar. Nos lixes normalmente este chorume canalizado para um reservatrio, a cu aberto, onde a gua vai evaporar e deix-lo cada vez mais concentrado, causando inclusive precipitao de muitas substncias.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

8. SOLUES PARA O TRATAMENTO DO LIXO Na realidade no existe solues prontas e acabadas ou frmulas mgicas. O que existe um conjunto de aes que deve ser analisado e adequado realidade do municpio. Cada comunidade deve buscar uma soluo ou alternativas para resolver o problema do lixo. Este conjunto de aes requer a participao de todos, no s do poder pblico, a populao local deve e tem a obrigao como cidado de ser responsvel tambm pela administrao do lixo. Essa administrao do lixo comea no acondicionamento, passando pela coleta, tratamento e disposio final do mesmo. As principais alternativas so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Servio de limpeza pblica; Acondicionamento; Coleta; Transporte; Limpeza dos logradouros; Tratamento:

Aterro Sanitrio Reciclagem Compostagem Incinerao Educao Ambiental

O melhor meio para o reaproveitamento do lixo ainda a coleta seletiva, isto empresas especializadas, ou ainda, campanhas (atravs de rdio, televiso, jornal etc) de sensibilizao e de conscientizao que instruam a populao, distribuam recipientes apropriados para que cada indivduo, na sua residncia, separe o lixo nas principais categorias: vidro, papel, plstico, metais e lixo orgnico. Em algumas cidades a prpria Prefeitura se encarrega desse trabalho, obtendo o retorno financeiro do material que reaproveitado. Em alguns lixes empregado o sistema de esteiras transportadoras, nas quais os catadores tiram o aproveitvel manualmente, o que representa um melhor aproveitamento em relao aos lixes que apenas amontoam o lixo e depois o espalham com tratores pesados. Ao material orgnico pode ser aplicado o processo de compostagem (processo biolgico de decomposio da matria orgnica) onde o produto final pode ser aproveitado como adubo orgnico. Neste processo as fraes orgnicas so levadas a ptios e dispostas em pilhas de tamanhos variados, que so freqentemente revolvidas, com auxlio de tratores, ps ou removedores automticos, durante um perodo mdio de 4 meses. O processo pode ser acelerado usando-se tubulaes perfuradas para aerao sob as pilhas. A construo de aterros sanitrios ou controlados uma tcnica de disposio de resduos slidos urbanos no solo, minimizando os impactos ambientais e riscos sade pblica. Nesse processo tem-se uma poluio localizada, onde os resduos so LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

confinados em camadas cobertas com material inerte (normalmente o solo). No aterro o solo deve ser totalmente compactado na base do aterro, o que o torna impermevel, evitando assim a penetrao do chorume para os lenis freticos. 9. O ACONDICIONAMENTO DO LIXO Antes do lixo ser coletado ele deve ser acondicionado em recipientes apropriados que, por vezes, determinam o tipo de equipamento que ser utilizado:

Lata de lixo comum Saco plstico Recipiente basculante Contineres basculveis estacionrios Contineres intercambiveis

O recipiente a ser utilizado depende do volume do resduo, do tipo de material, da freqncia de coleta e das diretrizes adotadas pela administrao da cidade. Alguns condomnios adotam um modelo de lixeira simples e eficaz para a apresentao do lixo para a coleta. O girau para caladas de residncias e caamba estacionria utilizada para a coleta de lixo de reas intransitveis so equipamentos que ajudam no acondicionamento do lixo. 9.1. Coleta Seletiva A idia bsica da coleta seletiva do lixo evitar que materiais que so considerados lixo, mas que poderiam ser reaproveitados ou reciclados nas usinas de triagem, sejam perdidos. A seleo do lixo seria um dos mecanismo que poderia resolver questes sociais, educacionais, econmicas e ambientais para o problema do lixo. A coleta seletiva deve comear em nossa prpria casa e ser ampliada para nossa rua, bairro e toda a nossa cidade. importante que a comunidade pratique a coleta seletiva de lixo. Para isso, importante campanhas de sensibilizao e conscientizao de educao ambiental. A seleo do lixo antes de ser coletado deve ser separado em recipientes como mostra a figura 1. Uma outra sugesto no caso de no ter espao em sua casa separar o lixo em dois recipientes. Um para o lixo molhado (lixo orgnico) e o outro para o lixo seco ( papel, vidro, plstico e metal). No esquea separar o lixo de acordo com sua composio uma das formas de gerar recursos e principalmente melhorar nossa qualidade de vida e proteger o meio ambiente.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

Figura 1 Coleta Seletiva do Lixo

P L S TIC O

V ID R O

PA P E L

M E TA IS

O R G A N IC O S

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

10

10. A VARRIO Nunca se esqueam Uma cidade limpa no aquela que mais se limpa, mas a que menos se suja. Gasta-se mais com a varrio da cidade do que com qualquer outro servio da limpeza pblica. H ruas de determinadas cidades que so varridas mais de 10 vezes por dia e, por vezes, nem assim consegue-se um resultado satisfatrio. um verdadeiro caso de polcia!!

Por qu? Pode-se dizer que ainda no suficiente o nmero de lixeiras e de fiscais, mas a raiz do problema que jogar um papelzinho no cho ainda um dos esportes mais praticados nas cidades brasileiras, e encarado por grande parte das pessoas como um gesto socialmente aceitvel. A falta de educao da grande maioria da populao dificulta muito o trabalho da limpeza pblica. Para minimizar o problema, tm cidades que varrida 24 horas por dia, e em alguns locais como grandes avenidas e calades, com varredeira mecnica. Os servios de varrio de ruas, praas e avenidas so importantes no s para a higiene da cidade como para a sua beleza. Estes servios so planejados no plano de varrio. 10.1. O Plano de Varrio Os excrementos de animais, folhas de rvores, poeiras, embalagens e outros objetos atirados pelas pessoas constituem o lixo que precisa ser removido diariamente das ruas da cidade. A freqncia de varrio maior em ruas de grande movimentao - como centros de bairros, avenidas e calades - e menor em ruas residenciais. Na elaborao do plano de varrio levado em considerao a necessidade de varrio de:

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

11

Zonas Zonas Zonas Zonas

comerciais residenciais de trfego de concentrao de comrcio ambulante e feiras livres

A partir do reconhecimento destas reas e da disponibilidade de recursos so estabelecidas as freqncias desejadas para cada tipo de zona. O nmero de varredores necessrios calculado a partir da produtividade de cada um que varivel. 11. OS CATADORES DE LIXO Os catadores de papel, papelo, vidro, metais e plsticos so profissionais que no tm carteira assinada, so mal vistos, esto desorganizados na quase totalidade das cidades em que atuam, e no entanto, alimentam setores industriais com matria prima barata, aliviando os custos da limpeza pblica com cada tonelada de materiais que retiram das ruas. Esta economia informal, gera renda, empregos e a otimizao dos recursos pblicos. O servio pblico pode ter um bom parceiro na limpeza urbana, estabelecendo polticas e programas de apoio a esta categoria profissional, estimulando suas cooperativas ou outras formas de organizao. Coleta de lixo pode tambm ser prejudicada pela ao prvia de catadores. Deixando o lixo desorganizado para coleta.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

12

12. A LIMPEZA DAS FEIRAS PBLICAS Aps o trmino das feiras, a retirada do lixo deve ser rpida. Deve existir uma colaborao dos feirantes. Caso no exista esta cooperao por parte dos feirantes no cumprimento dos horrios de desmontagem determinados pela prefeitura, os moradores das ruas afetadas devem ligar para informar da irregularidade ao departamento responsvel pela limpeza pblica do municpio.

A montagem das barracas deve ocorre quase sempre entre 4 horas e 6 horas da manh. A populao deve se programar para fazer suas compras entre 6 e 12 horas quando ento deve comear a desmontagem das barracas e a limpeza das reas que devem estar totalmente liberadas para o incio do servio de coleta dos resduos e lavagem, com aplicao de detergente no setor de peixes e carnes, a partir do horrio determinado pela prefeitura para o trmino da feira.

13. RECICLAGEM DO LIXO

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

13

Reciclar poupar! A reciclagem de uma garrafa de vidro economiza energia suficiente para o funcionamento de uma lmpada de 100 watts, durante quatro horas. Processo de transformao de materiais usados em novos produtos. A reciclagem empregada na recuperao de uma parte do lixo slido. Os objetos mais comuns so o papel, latas de alumnio e ao, vidro, plstico e restos de jardim. Uma vez reciclados, esses materiais so reaproveitados, podendo ser encontrados em produtos como livros, fitas de udio e vdeo, lmpadas fluorescentes, concreto, bicicletas, baterias e pneus de automvel. O gerenciamento do lixo slido por meio da reciclagem, alm de ajudar na preservao dos recursos primrios existentes na natureza, permite a reduo do volume do lixo e a diminuio da poluio do ar e da gua. Traz tambm economia de energia e de gua na produo. O papel reciclado, por exemplo, requer cerca de 74% a menos de energia e 50% a menos de gua do que o papel obtido de madeira virgem. Por outro lado, a reciclagem pode contribuir para a poluio do ar e da gua se os produtos qumicos empregados no reprocessamento dos materiais no forem usados de forma apropriada. Os pases industrializados so os que mais produzem lixo e tambm os que mais reciclam. Vejam alguns nmeros:

O Japo reutiliza 50% do seu lixo slido. Neste pas, uns dos mais engajados em questes de preservao ambientais, so comuns diversos tipos de reciclagem, como o reaproveitamento da gua do chuveiro na privada. J a Europa Ocidental recupera 30% de seu lixo e os Estados Unidos reciclam 11%. Nesse pas, a produo de lixo por pessoa o dobro da de qualquer outro pas: em mdia 1,5 kg por dia. No final de um ano so 10 bilhes de toneladas de lixo. Nova York a cidade que mais produz lixo no mundo: uma mdia diria de 13.000 t. O Brasil e os EUA lideram a reciclagem de latas: reaproveitam cerca de 60% das latas produzidas.

A reciclagem a forma mais racional de eliminao de resduos, pois o material usado volta para o ciclo de produo (nas indstrias ou na terra), o que soluciona o problema de superlotao nos aterros sanitrios. Submeter uma substncia a um tratamento para alterar suas propriedades ou aproveitar melhor seu rendimento.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

14

13.1. Os Materiais que Podem ser Reciclados A reciclagem de materiais auxilia a defesa do ambiente e representa uma boa fonte de renda. Podemos reciclar praticamente tudo que nos cerca. Vivemos em uma sociedade de consumo, os pases capitalistas desenvolveram um estilo de vida que exige muitos produtos e isto consome muitos recursos naturais. Reciclando materiais pode-se encontrar soluo para vrios problemas ambientais, entre eles: devastao de florestas, poluio de rios, acmulo de lixo e escassez de matria prima. Principais materiais de interesse das indstrias de reciclagem so: Plsticos O primeiro plstico foi sintetizado em 1862 pelo ingls Alexander Parkes. Desde ento constitui um grande problema aos ambientalistas, pois no biodegradvel. Existem sete tipos diferentes de resinas plsticas, que muitas vezes no so compatveis, o que acarreta, em misturas incorretas, material de baixa qualidade e com defeitos que impedem a comercializao. Os principais tipos so:

Polietileno Tereftalato (PET), usado em garrafas de refrigerantes. Polietileno de Alta Densidade (PEAD) usado em baldes, tambores, autopeas. Cloreto de Polivinila (PVC), usado principalmente em tubos e conexes de gua e esgotos. Polipropileno (PP), usado em embalagens de massas e biscoitos, seringas descartveis, utilidades domsticas entre outros. Polietileno (PS) constitui eletrodomsticos, copos descartveis etc.

Cerca de 15% dos plsticos produzidos no Brasil so reciclados, o que equivale a cerca de 200 mil toneladas por ano. Deste total o maior contribuinte o PET com aproximadamente 22 mil toneladas ao ano. Vidro O vidro um material muito usado no setor de embalagens para alimentos e bebidas. Sua presena dificulta muito o trabalho de separao por processos manuais. O Brasil recicla cerca de 27% das embalagens de vidro, das quais 5% provm de engarrafadoras de bebidas, 10% de sucateiros, menos de 1% da coleta seletiva e o restante de refugos das prprias indstrias, o que representa em torno de 220 mil toneladas por ano. O material recolhido por sucateiros, principalmente na forma de cacos. Alm das embalagens, o vidro reciclado pode ser utilizado para produo de fibra de vidro, bijouterias, tintas reflexivas, sistemas de drenagens contra enchentes e espumas. O vidro a ser reciclado no pode conter cacos de espelhos, cristais, lmpadas e vidro plano (de janelas) ou mesmo estar sujo com terra ou metais. Estes materiais causam trincos e quebra espontnea do vidro final. um material de reaproveitamento invejvel, pois o que reciclado substitui em 100% o material virgem.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

15

No um produto biodegradvel, seu ponto de fuso em torno de 1200 C. A composio bsica do vidro de embalagem areia, calcrio, barrilha e feldspato. Latas de Alumnio um dos materiais reciclados mais valiosos. O preo da tonelada varia de US$ 500,00 a US$ 750,00. O quilo de latas - cerca de 62 latinhas - vale 10 vezes mais do que do papel. O Brasil recicla em torno de 61% de suas latinhas, superando pases como Japo, Inglaterra e Alemanha. Os sucateiros recolhem cerca de 50% do material reciclado, sendo o restante encargo de escolas, entidades filantrpicas e empresas que normalmente realizam promoes em troca de brindes (150 mil latas podem valer uma fotocopiadora). Para reciclar uma tonelada de latas de alumnio gasta-se 5% menos de energia do que para produzir a mesma quantidade a partir da Bauxita (minrio de onde se extrai o Alumnio). O alumnio pode ser reciclado infinitas vezes sem perda de qualidade. Em grandes centros, a mesma lata pode voltar a prateleira em apenas 42 dias. Papel um grande vilo da reciclagem. Apresenta um dado curioso que o fato de que, em muitos casos, o papel reciclado custa mais caro do que o obtido da celulose virgem, principalmente no Brasil, onde a produo de celulose grande e o incentivo para a reciclagem baixo. O Brasil recicla cerca de 1,7 milho de toneladas ao ano (cerca de 37%). um material biodegradvel, mas em casos de aterros com ausncia de umidade o processo se torna lento. As tintas de impresso dificultam a degradao, causam contaminao por metais (Pb e Cr por exemplo) e os papis absorventes demoram quase o triplo do tempo dos outros. O papel de fcil combusto e pode gerar at 7200 BTUs (Unidade Trmica Britnica) por quilograma. Existem diversos tipos de papel e a comercializao feita em aparas, nome genrico dado ao papel destinado reciclagem, estas por sua vez so classificadas de acordo com o maior valor comercial, onde as aparas brancas isentas de tintas de impresso e os papis de computador so os que possuem maior valor comercial. Os papis vegetais, parafinados, carbono, plastificados e metalizados no so reciclados. Outro tipo de papel de fcil reciclagem e circulao rpida so os ondulados, mais conhecidos como papelo, destinados principalmente s embalagens. Cerca de 60% do papelo consumido no Brasil reciclado. O papelo de fcil biodegradao quando cortado de forma correta e uma importante fonte de nitrognio aos microorganismos. Embalagens Longa Vida So conhecidas tambm como embalagens cartonadas - aquelas encontradas principalmente em leite e alguns derivados. So constitudas por papel duplex (75%), polietileno de baixa densidade (20%) e alumnio (5%), de forma a criar uma barreira que impede a entrada de luz, gua, ar e microorganismos, mantendo os alimentos intactos e conservados durante muito mais tempo, com a vantagem de dispensar a refrigerao na maioria dos casos. Somente o papel das embalagens biodegradvel e sua incinerao gera 21.000 BTUs por quilo, isso significa que uma tonelada equivale a 500 quilos de leo combustvel. A reciclagem inclui a formao de placas planas, semelhantes a madeira, obtidas aps serem picotadas e prensadas a uma alta temperatura e tambm o aproveitamento das LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

16

fibras que aps hidratadas podem ser utilizadas na produo de papel Kraft, papelo e embalagens para ovos.

Reciclar: uma maneira inteligente de agir e ser feliz!

SABIA QUE TEM LIXO QUE NO LIXO! PENSE SOBRE ISSO!

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

17

13.2. Reciclagem de Papel, uma Boa Idia Como surge o papel: Para se fazer papel, as toras de madeira devem passar por um processamento. Elas so cozidas, branqueadas e refinadas. Neste processo, muitos produtos qumicos so usados, o que provoca grande poluio do ar e da gua. O principal tipo de madeira para fazer papel o eucalipto. A reciclagem de papel coisa antiga. Cada tonelada de papel produzido por reciclagem evita o corte de 10 a 20 rvores adultas. Como a reciclagem: 1) 2) 3) 4) 5) Os tipos de papis so separados; misturado com gua e se transforma numa pasta; Essa massa vai para outra mquina e a gua retirada; A massa prensada, seca e recebe tinta; Cortada em folhas e vendida para as grficas.

O que voc deve fazer: O papel de jornal , provavelmente, o material de mais simples reciclagem, uma vez que no h casa onde no existam jornais velhos. Comear por a pode ser um bom mtodo para alterar os hbitos. No jogue fora os jornais velhos, embalagens de papel etc. Organize-se. O primeiro passo para um programa pessoal de reciclagem de papel criar em casa, um lugar onde se possa guard-los, sempre. Papis que podem ser reciclados Papis sem revestimentos Folhas de caderno usado Cartolina Papel de seda Papel sulfite Papel de computador Papelo Jornais Revistas Envelopes Papis que no podem ser reciclados Papis com revestimento plstico Papel carbono Papel toalha Papel higinico Adesivos Papel de bala Guardanapos de papel Embalagens de alimentos

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

18

14. ALGUMAS DICAS DE SADE PARA COMBATER O LIXO, NO FICAR DOENTE E MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA Ter higiene pessoal:

Procurar um posto de sade para tomar vacinas, antes de ficar doente; No andar descalo e s usar roupas limpas; Lavar as mos antes das refeies e depois de usar o banheiro; Cortar as unhas evitando ro-las; Escovar os dentes aps as refeies; Tomar banho todos os dias.

Ter higiene com a comida:


Lavar bem as verduras, frutas e legumes antes de com-los; Cozinhar bem carnes e ferver o leite; No plantar hortas e pomares em reas poludas, nem usar gua suja para irriglos; No comer as carnes de animais como aves e porcos que se alimentam de lixo ou gua suja.

Ter higiene em casa:


S beber gua filtrada ou fervida; No deixar o lixo aberto para no criar insetos e ratos; Colocar o lixo dentro de recipientes adequados; Fazer coleta seletiva dentro de casa, cada lixo em seu local; Jogar o lixo na lixeira; Dar descarga aps usar o vaso sanitrio. Cuidado com banheiros sujos; Abrir janelas para que o vento e a luz do sol penetrem em casa.

Ter higiene com o bairro:


No jogar lixo no cho; No colocar o lixo na rua ou na calada de forma inadequada; No jogar o lixo no cu aberto ou em terrenos baldios; Denunciar as pessoas infratoras aos rgos competentes; No sujar os riachos, rios ou deixar gua parada para no criar mosquitos; S colocar o lixo para fora de casa no dia e no horrio da coleta do lixo; Evitar queimadas.

E no esquea! Em caso de doenas procure o posto de sade mais prximo de sua casa.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

19

O problema do lixo to grave que j saiu da esfera dos governos. Voc e o resto da populao esto sendo chamados a colaborar a participar. Tanto em casa como no trabalho voc pode fazer muita coisa. Pode, por exemplo, produzir menos lixo. Se prestar ateno e pensar bem antes de responder, voc pode fazer muitas coisas para ajudar a resolver o problema do lixo, como: Em casa: 1. Na hora da compra, pense no que o produto vai render como lixo. Se puder escolher, fique com o que usa menos embalagem. 2. Prefira embalagens retornveis. 3. Sempre que possvel d preferncia a embalagens familiares em vez de consumir vrias embalagens individuais. 4. Tire a sujeira mais grossa das embalagens reciclveis. 5. Amasse as latas que vo ser recicladas, para diminuir o volume. 6. Se sua casa tiver quintal, use os resduos orgnicos para fazer compostagem. No trabalho: 1. Leve um copo de vidro ou uma xcara de casa ou use apenas um ou dois copos descartveis durante o dia. 2. Use papis com s uma das faces usada para fazer blocos de rascunho. 3. Corresponda-se via Internet, evitando o uso de papel. 4. No amasse o papel usado. As bolas de papel ocupam muito mais espao do que as folhas. 5. Selecione o modo econmico da impressora quando o trabalho no exigir alta definio. Na praia ou no campo: 1. Coloque seu lixo numa lixeira. Respeite a separao do lixo seletivo, se houver. 2. No jogue latas ou outros objetos pela janela do automvel ou do nibus. 3. Deixe o cachorrinho em casa. Mesmo vacinado, ele pode pegar e transmitir doenas. 4. Tente deixar seu cantinho de praia limpo, mesmo que no pretenda voltar mais ao local. Algumas dicas para melhorar a nossa qualidade de vida: 1. Mantenha sempre as lixeiras fechadas; 2. Quando instalar sua lixeira, prefira mant-la em local alto, ou de difcil acesso a animais de rua; 3. Evite depositar seu lixo em terrenos baldios; 4. Retire o excesso de lquido e material orgnico das embalagens, antes de joglas fora; 5. Amasse latas e recipientes volumosos, para que no ocupem espao desnecessrio em sua lixeira.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

20

15. CURIOSIDADES SOBRE O LIXO

Lixo mdio anual de uma pessoa: 90 latas de bebidas, 2 rvores transformadas em papel, 107 frascos em geral, 70 latas de alimentos, 45 kg de plstico, 10 vezes seu prprio peso em refugos domsticos. Brasil chega a produzir 240.000 toneladas de lixo por dia. Cerca de 75% do lixo vai para os grandes lixes (depsitos de lixo a cu aberto) onde nesse meio certos materiais podem levar at 400 anos para se decompor. Menos de 1% do lixo vai para usinas de compostagem, onde so transformados em adubos. Reciclar o lixo custa cerca de 15 vezes mais do que jog-lo em lixes. Apenas 0,1% do lixo incinerado. Papel carbono, papis plastificados, aluminizados e parafinados, e fitas adesivas no so reciclveis. Voc sabia? necessrio uma floresta inteira (mais de 500 mil rvores) para se produzir os jornais que os americanos consomem semanalmente. O americano mdio utiliza aproximadamente 2.600 quilos de papel por ano, enquanto o consumo de papel per capta no Brasil foi de 28 quilos em 1989. Todos os anos, 310 milhes de caixas de leno de papel so consumidas na GrBretanha (lenos de papel no so reciclveis). Se cada habitante do planeta utilizasse uma caixa de papel de leno por ms, no haveria mais rvores no mundo. Se o desmatamento persistir, at o final do sculo mais de um milho de espcies de animais sero extintos, nica ocorrncia deste tipo nos ltimos sessenta e cinco milhes de anos. O Brasil produz um milho de toneladas de embalagens de papelo por ano. Produzir papel a partir do papel "velho" consome cerca de 50% menos energia do que fabric-lo a partir de rvores; utiliza-se 50 vezes menos gua alm de reduzir a poluio do ar em 95%. Os funcionrios de escritrio, em mdia, jogam fora cada ano 500 quilos de material reciclvel de primeira qualidade. Cada tonelada de papel de escritrio reciclada, economiza 700 litros de petrleo.

16. FAA AGORA ALGUMAS REFLEXES SOBRE O LIXO 1) 2) 3) 4) 5) Qual sua opinio sobre o assunto: Lixo. Em sua opinio o que o lixo tem a ver com a cidadania? Seu comportamento em relao ao lixo vai mudar? Ficou alguma informao no compreendida sobre o lixo? Voc tem alguma sugesto para o lixo? PRESERVE O SEU AMBIENTE! JOGUE LIMPO COM SEU LIXO !

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

21

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRANCO, M. S. Natureza e Agroqumicos. Coleo Desafios, 8 edio. CANTO, E. L. Plstico - Bem Suprfluo ou Mal Necessrio. Coleo Polmica, 2 edio. CAVINATTO, V. M. Saneamento Bsico. 11 edio, Editora Moderna. MANSUR, Gilson Leite. O que preciso saber sobre limpeza urbana. Convnio IBAM/SNS-MBES. 2a. ed. Rio de Janeiro: IBAM/CPU, 1993. MANUAL DE GERENCIAMENTO INTEGRADO. Lixo Municipal, IPT. MORRISON R. Qumica Orgnica. 7 edio, Fundao Calouste Gulbenkian. FIORI, Ana Maria. Alerta Geral. Saiba o que voc pode fazer para ajudar a solucionar um dos problemas mais graves das cidades: o lixo. PROJETO CULTURA (revista da qualidade de vida) n 2, set/99. So Paulo SP: PINI, 1999, pp. 55-60. RODRIGUES, Luiz Francisco. Lixo: de onde vem?, para onde vai?. So Paulo: Moderna, 1997. SARDELLA & MATEUS. Qumica Orgnica. Vol. 3, Editora tica. SENAI/CE & PRORENDA. Para viver num ambiente legal. Fortaleza CE: FIEC/SENAI. (Cartilha de Educao Ambiental) ___. O lixo como herana. Fortaleza CE: FIEC/SENAI. SEMACE/CE. Lixo e meio ambiente. 3a. ed. Fortaleza-Ce: SEMACE e SDU, 1993. SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE. Lixo: este problema tem soluo. (srie:saneamento ambiental n 1) Belm PA:SECTAM, 19997. Esta apostila foi elaborada, alm das fontes j citadas, teve como fonte a Monografia de Especializao em Qumica para o Segundo Grau, desenvolvida por Edmilson Antonio Canesin e sob a orientao do Prof. Moiss Alves de Oliveira e da Prof. Snia Gimenez do Departamento de Qumica da Universidade Estadual de Londrina - PR e colaborao do Prof. Pedro Zumas do Departamento de Redao do Centro Educacional Senior de Apucarana - PR.

LABRINJO LABORATRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS

22

Potrebbero piacerti anche