Sei sulla pagina 1di 10

Centro Educacional Etip Giovanni Souza Piacci Igor Ramos

Cartografia

Santo Andr 14/03/2012

Introduo

A cartografia e uma cincia que estuda os mapas. O termo foi usado pela primeira vez em uma carta de 1939 do historiador Manuel Francisco Carvalhosa para o historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagem. A cartografia e dividida em dois ramos. O primeiro e a cartografia matemtica, que trata da construo de mapas, e tambm projees cartogrficas. Ela foi desenvolvida por Johann Heinrich Lambert e Joseph Louis Lagrange, depois da invenao do calculo matematico. O segundo e a cartometria que trata da medio de ngulos direes, distncias, reas, volumes e contagem de nmero de objetos.

Historia

A cartografia surgiu por volta do ano de 2.500 a.C, data do mapa considerado o primeiro do mundo, feito em uma placa de barro cozido, com escrita em cuneiforme. Na pr-histria, o homem j fazia pinturas nas paredes das cavernas para marcar os caminhos dos locais de caa. Os chineses j dominavam a cartografia desde o sculo IV a.C, para se orientarem, e tambm assim ter maior controle das regies, para que os impostos fossem pagos.

A primeira tentativa de fazer o mundo foi na Babilnia, mas o modo deles de ver terra era muito limitado. Mais tarde, Pitgoras disse que a terra era esfrica, porem a sua teoria s foi aceita cientificamente alguns anos depois por causa de Aristteles. O trabalho mais importante da cartografia foi a obra de oito volumes de Claudius Ptolomeu. Sua obra Geographia contm as coordenadas de 8.000 lugares, a maioria calculada por ele mesmo. Os romanos foram muito importantes para a cartografia, porem eles a usavam mais para pequenos mapas com fins comercias, militares, e territoriais Na Idade Media, muito conhecimento de cartografia foi perdido, pois a igreja tinha muita influencia sobre todos os assuntos, e tambm dos mapas. Por causa disso muitos mapas eram feitos com informaes erradas. Atualmente, as tcnicas, e instrumentos cartogrficos esto muito mais avanados, como por exemplo, com o uso de satlites, e visualizao de mapas, e rotas pela internet.

Tipos de Mapas
Mapas fsicos Mapa geomorfolgico - representa as caractersticas do relevo de uma regio. Mapa climtico - indica os tipos de clima que atuam sobre uma regio. Mapa hidrogrfico - mostra os rios e bacias que cortam uma regio. Mapa biogeogrfico - apontam os tipos de vegetao que cobrem uma determinada localizao Mapas humanos Mapa poltico - aponta a diviso do territrio em pases, estados, regies, municpios. Mapa econmico - indica as atividades produtivas do homem em determinada regio. Mapa demogrfico - apresenta a distribuio da populao em determinada regio Mapa histrico - apresenta as mudanas histricas ocorridas em determinada regio. Mapa rodovirio - estuda as rodovias e as estradas de um pas.

Elementos do Mapa

Ttulo: indica o conteudo do mapa. Escala: indica quantas vezes o local real foi reduzido. Legenda: indica os smbolos e as cores usados no mapa. Orientao: mostra o rumo da rosa-dos-ventos. Fonte: responsavel pela construao do mapa.

Projeo Cartogrfica
Projeao cartografia e um traado sistematico de linha em uma superficie plana, que tem o objetivo de marcar a latitude, e longitude no mapa. Tipos de Projeo Cartogrfica Projeo de Robinson: E baseada em coordenadas. Foi criada para diminuir as distores, e melhorar as caracteristicas de projeao. Projeo ortogrfica: Ela projeta um determinado ponto na terra, tendo o infinito como ponto de vista. Projeo estereogrfica: E um modo de projeao geometrica, a partir de uma esfera, sobre um plano tangente. Projeo gnomnica: A projeo gnomnica utiliza como superfcie um plano tangente superfcie da Terra, no qual os pontos so projetados geometricamente, a partir do centro da Terra

Projeo azimutal: A projeao azimutal funciona sobre um plano tangente, a qualquer ponto da superficie da terra. Projeo azimutal de Lambert: A projeao azumital de Lambert serve para projetar uma esfera para um disco.

Concluso
Neste trabalho aprendemos que a cartografia e uma ciencia utilizada para o estudo dos mapas, e tambem que ela e dividida em varios ramos. A cartografia vem desde a pre historia com as pinturas rupestres em cavernas, passa pelo imperio romano o qual teve grande importancia para a cartografia, e ate os dias de hoje. A projeao cartografica e uma coisa muito util, e tem muitas finalidades, como por exemplo, o uso de coordenadas para localizaao de um determinado local, ou ate mesmo de um navio precisando de socorro no meio do mar.

Bibliografia
www.Pt.wikipedia.org www.infoescola.com

Potrebbero piacerti anche