Sei sulla pagina 1di 14

Tratamento e disposio final do lixo

H vrias maneiras erradas de disposio final do lixo sendo praticadas pelas cidades brasileiras:

Elas refletem o desconhecimento dos aspectos sanitrios e ambientais envolvidos, o despreparo tcnico e a falta de recursos econmicos da maioria dos Municpios para enfrentar o problema. O que se faz, nestes casos, "dar sumio" logo no lixo, se possvel, escondendo-o da vista da populao. Formas de tratamento e disposio final de lixo urbano A destinao ou disposio final, como o prprio nome sugere, a ltima fase de um sistema de limpeza urbana. Geralmente esta operao efetuada imediatamente aps a coleta. Em alguns casos, entretanto, antes de ser disposto o lixo processado, isto , sofre algum tipo de beneficiamento, visando melhores resultados econmicos, sanitrios e/ou ambientais. Quando o processamento tem por objetivo fundamental a diminuio dos inconvenientes sanitrios ao homem e ao meio ambiente, diz-se ento que o lixo foi submetido a um tratamento.

Vrias so as formas de processamento e disposio final aplicveis ao lixo urbano. Na maioria das vezes, ocorrem associadas. As mais conhecidas so: Compactao: Trata-se de um processamento que reduz o volume inicial de lixo de 1/3 a 1/5, favorecendo o seu posterior transporte e disposio final. Isto pode se dar nas estaes de transferncia, conforme j comentado. Triturao: granulometria Consiste dos na reduo atravs da de resduos

emprego de moinhos trituradores, objetivando diminuir o seu volume e favorecer o seu tratamento e/ou disposio final. Incinerao: Este processo visa a queima controlada do lixo em fornos projetados para transformar totalmente os resduos em material inerte, propiciando tambm uma reduo de volume e de peso. Do ponto de vista sanitrio excelente. A desvantagem fica por conta dos altos custos de instalao e operao, alm dos riscos de poluio atmosfrica, quando o equipamento no for adequadamente projetado e/ou operado.
Aterro (sanitrio e controlado) A rigor, o nico mtodo de disposio final propriamente dito. Consiste basicamente em:

a) compactao dos resduos em camadas sobre o solo, empregando- se, por exemplo, um trator de esteira;

b) o seu recobrimento com uma camada de terra ou outro material inerte;

c) adoo de procedimentos para proteo do meio ambiente .

Compostagem

Trata- se de mtodo para decomposio do material orgnico existente no lixo, sob condies adequadas, de forma a se obter um composto orgnico para utilizao na agricultura. Apesar de ser considerado um mtodo de tratamento, a compostagem tambm pode ser entendida como um processo de destinao do material orgnico presente no lixo. Isto porque possibilita enorme reduo da quantidade de material a ser disposto no aterro sanitrio (somente o que for rejeitado no processamento).

Reciclagem A reciclagem dos materiais recuperveis no lixo urbano tem cada vez maior aceitao no mundo. As vantagens econmicas, sociais, sanitrias e ambientais sobre os outros mtodos so evidentes.

Este processo constitui importante forma de recuperao energtica, especialmente quando associado a um sistema de compostagem. Apenas alguns componentes do lixo urbano no podem ser reaproveitados. o caso de louas, pedras e restos de aparelhos sanitrios, que at o momento, pelo menos, no tem nenhum aproveitamento econmico. Outros so considerados resduos perigosos, como restos de tinta e pilhas, por exemplo, e devem ser separados para evitar a contaminao do composto. Dependendo das caractersticas regionais, a reciclagem pode representar um fator importante de reduo de custos dentro do sistema de limpeza urbana.

Escolha do sistema adequado A deciso sobre o sistema de disposio do lixo a ser adotado para uma certa cidade ou regio dever ser precedida de uma avaliao criteriosa das alternativas disponveis. A escolha depender do contexto em que se situe o poder de deciso. Trocando em midos: se for considerada apenas como o problema de um setor com oramento limitado, est claro que a Administrao buscar a soluo mais econmica. Esta, quase sempre, ser o aterro controlado ou sanitrio, desde que exista rea adequada e disponvel. Se o problema for submetido tica mais ampla, devero ser considerados, ao lado dos custos financeiros, benefcios tais como: preservao do meio ambiente; melhoria das condies sanitrias e dos aspectos sociais envolvidos; economia de divisas com a recuperao de materiais (muitos dos quais fabric ados com matria-prima Importada); desenvolvimento da agricultura atravs do recondicionamento de solos, com aplicao de composto orgnico; gerao de energia atravs de componentes combustveis encontrados no lixo.

Aterro controlado e aterro sanitrio


O aterro controlado e o sanitrio so mtodos de disposio final de lixo no solo que podem ser amplamente empregados. A tcnica consiste na utilizao de princpios de engenharia para:

Mesmo as instalaes de reciclagem, incinerao e compostagem precisam de um local onde

sejam descartados, de forma apropriada, as sobras e os refugos provenientes do processamento do lixo. Neste caso, o aterro pode servir tambm como alternativa em situaes de emergncia motivadas por interrupes eventuais da instalao industrial. Os maiores problemas para a implantao de aterros so: a possibilidade de se poluir o solo e cursos de gua superficiais ou subterrneos; a necessidade de superviso constante de modo a garantir a manuteno das mnimas condies ambientais e de salubridade; a gerao de gases a partir da decomposio do lixo aterrado; a necessidade de terrenos disponveis para a instalao do aterro prximos aos locais de produo do lixo, j que o custo de transporte muito elevado na limpeza urbana em virtude do baixo peso especfico do lixo; a resistncia dos moradores nas cercanias do aterro que, muitas vezes, por no serem ouvidos e devidamente esclarecidos quanto ao problema, acabam por criar impasses desgastantes para a Administrao Municipal.

Escolha do local para o aterro sanitrio

Para analisar cada um dos terrenos disponveis e preciso considerar os seguintes aspectos: Propriedade - Se a rea do Governo, no h necessidade de desapropri- la ou negociar sua aquisio, arrendamento, etc. Em certas situaes, a utilizao de uma rea particular pode representar uma opo interessante, como nos casos em que o rgo d limpeza urbana e o proprietrio fazem um a contrato para aterramento da rea mediante a cesso, ao termino do contrato, de parte do terreno recuperado. Tamanho da rea - O stio selecionado para a instalao do aterro dever ser suficiente para utilizao por um perodo de tempo que justifique os investimentos, sendo usual admitir- se um mnimo de cinco anos. Algumas vezes, porm, justifica-se a utilizao de reas com menores capacidades. Localizao Quanto a este fator, a melhor rea e aquela que:

est prxima da zona de coleta (no mximo 30 km para ida e volta);

apresenta vias de acesso em boas condies de trfego para os caminhes, inclusive em pocas de chuvas, com o mnimo de aclives, pontes estreitas e outros inconvenientes; est afastada de aeroportos ou de corredores de aproximao de aeronaves, j que o lixo atrai urubus, por exemplo, que podem provocar acidentes areos; est afastada no mnimo 2 km de z onas residenciais adensadas para evitar incmodos ao bem-estar e a sade dos moradores; servida por redes de telefones, energia eltrica, gua, transportes e outros servios, o que facilitara enormemente as operaes de aterro; est afastada de cursos de gua, nascentes e poos artesianos, em virtude da possibilidade de contaminao das guas; apresenta jazidas acessveis de material para cobertura do lixo, par a revestimento de pistas de acesso e impermeabilizao do solo; apresenta posicionamento adequado em relao a ventos dominantes.

Caractersticas topogrficas - Devem ser escolhidas reas que facilitem o aterro e que naturalmente favoream a proteo a vida e ao meio ambiente. So geralmente recomendadas reas tais como: terrenos localizados em depresses naturais secas; minas abandonadas; jazidas de argila ou saibro j exploradas. Tipo de solo - A composio do lixo urbano bastante variada, podendo conter substncias perigosas ao homem e ao ambiente. A tendncia natural que tais substncias e os produtos da prpria decomposio do lixo comecem a penetrar no solo, levadas pela gua presente no lixo e pela gua das chuvas. A este tipo de fenmeno se d o nome de lixiviao. Dela resulta o chorume, um lquido de cor escura, odor desagradvel e elevado poder de poluio.

O solo de baixa permeabilidade portanto o ideal para o aterro, pois funciona como se fosse um filtro. Vai retendo as substncias medida que o chorume se movimenta atravs dele, reduzindo o seu poder contaminante.

guas subterrneas - importante que se conhea o perfil hidrogeolgico, ou seja, as caractersticas do lenol fretico da rea . Quanto mais profundo o nvel da gua subterrnea, menores sero as possibilidades de contaminao e tambm menores as medidas de proteo e controle exigidas . Considera-se, geralmente, que a cota inferior do aterro deve estar distante no mnimo cerca de 3 metros do lenol fretico. Levantamentos preliminares Escolhido o local para o aterro sanitrio, comeam as preocupaes com o projeto executivo. Para incio de conversa, sero necessrias algumas informaes que orientaro todo o trabalho, tais como: 1)Levantamento topogrfico - devem ser indicados todos os detalhes importantes (cursos de gua, caminhos, construes, etc.). 2)Levantamentos geotcnicos - sero executados para definir o tipo de solo, determinar o nvel do lenol fretico e a capacidade de suporte do terreno. 3)Levantamento da quantidade dos resduos destinados ao aterro - servir para calcular a vida til do aterro. O peso especfico do lixo compactado (varia de 500 a 700 kg/m3) ser um elemento fundamental a ser considerado nestes clculos. 4)Levantamento dos tipos de resduos - orientar as medidas de proteo e controle que se fizerem necessrias. 5)Levantamento de dados complementares - eis alguns levantamentos importantes: identificar os planos de ocupao do solo e projetos urbansticos previstos para a regio; definir o uso futuro da rea a ser aterrada; reunir dados a respeito das condies climticas da regio, uma vez que estas influiro na operao do aterro (freqncia e intensidade de chuvas e ventos, por exemplo).

Delineamento do projeto e discusso com a comunidade


Antes de iniciar o projeto executivo precise lanar as idias bsicas, a concepo geral do aterro. Aps esta fase fundamental que se informe comunidade sobre o que um aterro sanitrio, as medidas de proteo e controle de poluio que sero tomadas e os benefcios a serem alcanados com a recuperao da rea e destinao sanitariamente adequada do lixo. Assim, sero evitados problemas futuros, nas fases de implantao e operao do aterro sanitrio.

Instalaes Geralmente portaria; cercas; balana rodoviria; sede administrat iva, as instalaes

de auxiliares

apoio compreendem:

vestirio,

sanitrio

refeitrio;

setor de oficina de manuteno, borracharia e abrigo para os equipamentos; instalao de servios bsicos (gua, luz, esgotos, telefones e vias de acesso).

Obras de drenagem gua e aterro de lixo so duas coisas que no combinam. Um sistema de drenagem apropriado garante a proteo do meio amb iente e a sade dos moradores. Para tanto devem ser drenadas tanto as guas limpas superficiais (desvio de cursos de gua e guas de chuva), como as guas poludas (chorume). A drenagem do chorume pode ser feita utilizando- se: tubos de PVC, concreto ou barro perfurados; drenos cegos de brita n 1 e n 2. Entre as formas de distribuio dos drenos no terreno, a mais utilizada a espinha de peixe. Para facilitar o escoamento, os drenos devam apresentar uma inclinao de 2%.

Para evitar o bloqueio parcial ou total dos drenos pelas substncias slidas presentes no lquido percolado (chorume) costuma- se proteger os drenos com uma fina camada de capim. Uma vez captado, o chorume dever passar por algum dos seguintes processos filtros biolgicos; lagoas de estabilizao; valos de oxidao; recirculao; tanques de aerao. Na maioria dos casos suficiente, para o controle da poluio, a drenagem superficial, a boa impermeabilizao da base e a cobertura diria do lixo vazado. Com estas

providncias, o chorume produzido fica contido na massa do lixo, evit ando a contaminao dos corpos dgua. da que vem a diferenciao bsica entre os aterros sanitrios e os controlados. Requisito para o primeiro, o sistema de captao e tratamento de chorume dispensvel no segundo pressupe um terreno com caractersticas naturais favorveis (solo pouco permevel e lenol fretico profundo, em especial) Por exigir menores recursos para implantao e operao, o aterro controlado apresenta -se como a opo mais acessvel maioria das cidades brasileiras. Drenagem de gases Entre os produtos da decomposio vai aparecer o gs de aterro, constitudo por cerca de 60% de metano (CH). Este gs poder ocasionar exploses, caso sua concentrao na atmosfera seja superior a 5%. Torna- se, portanto, necessria a sua drenagem. As trs formas mais usuais de se construir drenos verticais, que devero estar instalados em diversos pontos do aterro, so: utilizando- se um tubo guia dentro do qual so colocadas pedras britadas ns 3 e 4 (ou pedras de mo de at 10 cm), com o tubo sendo elevado medida que se aumente a cota do aterro; utilizando- se tubos perfurados de concreto com dimetro de 0,5 ou 1 metro , que vo sendo sobrepostos conforme a elevao da cota do aterro; utilizando- se uma frma feita de tela, onde se colocam pedras de mo, que vai subindo medida que o aterro sobe.

O metano um gs combustvel que pode ser utilizado em cozinhas, fbricas e at para movime ntar veculos. Nos primeiros casos sua recuperao simples, bastando instalar uma rede de captao e distribuio a partir dos poos de drenagem. Para a utilizao em veculos, h necessidade de um pr-tratamento e compresso do gs, e que exige altos investimentos. Para evitar interferncia os tubos devero ser colocados, no mnimo, a uma distancia de 50 m de um para o outro.

Escolha do mtodo construtivo do aterro


Ha trs fatores a considerar: topografia da rea; tipo de solo; profundidade do lenol fretico.

A anlise desses fatores determinar o mtodo a empregar. Existem trs possibilidades: trincheira; rampa; rea. Os procedimentos para a execuo da obra so quase os mesmos, independente do mtodo seguido. Eis aqui as regras bsicas para operao em aterros sanitrios: espalhamento e a compactao do lixo devero ser efetuados, sempre que possvel, de baixo para cima, a fim de se obter um melhor resultado; para uma boa compactao, o espalhamento do lixo de ver ser feito em camadas no muito espessas de cada vez, com o trator dando de trs a seis passadas sobre a massa de resduos; a altura da clula deve ser de 2 a 3 metros para que a decomposio do lixo aterrado ocorra em melhores condies; a camada de solo de cobertura ideal de 20 a 30 cm para os recobrimentos dirios de lixo; uma nova clula ser instalada no dia seguinte em continuidade que foi includa no dia anterior; a execuo de uma clula em sobreposio outra ou o recobrimento final do lixo s dever acontecer aps um perodo de cerca de 60 dias; a camada final de material de cobertura dever ter no minimo 50 cm; a largura da clula devera ser a menor possvel (em geral, suficiente para descarga de trs a cinco caminhes coletores).

Mtodo da trincheira - a tcnica mais apropriada para terrenos que sejam planos ou poucos inclinados, e onde o lenol fretico esteja situado a uma profundidade maior em relao superfcie.

Mtodo da rampa Indicado quando a rea a ser aterrada plana, seca e com um tipo de solo adequado para servir de cobertura. A permeabilidade do solo e a profundidade do lenol fretico confirmaro ou no o uso desta tcnica.

Mtodo da rea - uma tcnica adequada para zonas baixas, onde dificilmente o solo local pode ser utilizado como cobertura. Ser necessrio retirar o material de jazidas que, para economia de transporte, devem estar localizadas o mais prximas possvel do local a ser aterrado. No mais, os procedimentos so idnticos ao mtodo da rampa.

Vias Internas

Os acessos internos tm de ser bem previstos nesta fase para facilitar a movimentao de resduos no aterro. Eles podem ser construdos com vrios materiais: saibro, rocha em decomposio, material de demolio, produtos de pedreira. A espessura recomendada para as vias internas do aterro de 30 a 50 cm, compactadas em camadas de 10 cm. Um bom aterro o que se mantm em boas condies de operao e trfego at mesmo em dias chuvosos.

Equipamentos utilizados Os equipamentos normalmente empregados nas operaes em um aterro sanitrio so: trator de esteiras - provido de lamina para espalhamento, compactao e recobrimento do lixo; caminho basculante - para transporte de material de cobertura e para acessos internos; p mecnica - para carregamento dos caminhes;

retroescavadeira - para abertura de valas maiores; carro- pipa - para abastecimento d'agua, para reduo da poeira nas vias internas e umidecimento dos resduos mais leves (papis, plsticos, etc.) evitando seu espalhamento.

A falta de recursos financeiros, a dificuldade de mode- obra especializada para manuteno e a inexistncia de um sistema de pronta reposio de peas sobressalentes so fatores que no podem deixar de ser considerados na seleo dos equipamentos. O mtodo de operao do aterro ser o principal fator determinante. H Municpios pequenos que no dispem de equipamentos especficos para operao no aterro. Uma soluo pode ser a utilizao peridica de mquinas pertencentes a outro setor da Prefeitura, como, por exemplo, as usadas para conservao das estradas.

Operao manual de um aterro sanitrio Operar o aterro atravs de ferramentas manuais de fcil aquisio pode ser uma boa opo na reduo dos custos para Municpios de pequeno porte. A escolha do terreno o fator fundament al para o sucesso deste tipo de operao. O ideal usar uma pequena depresso natural (seca) para vazamento dos resduos. Com o auxlio de enxadas, ancinhos, gadanhos e/ou forcados pode-se ir espalhando o lixo e nivelando as superfcies superior e lateral em taludes de 1:1. O recobrimento do lixo deve ser efetuado diariamente, ao trmino da jornada de trabalho. A compactao do lixo pode ser efetuada por apiloamento. A operao vivel apenas para volumes dirios de lixo no superiores a 40 m3 - aproximadamente 10 t/dia. Outra forma de operao manual seria a utilizao de uma trincheira, escavada previamente por meio de equipamento mecnico (trator, por exemplo) pertencente a outro rgo da Prefeitura. O material proveniente da escavao ser depositado em local prximo para depois servir como cobertura. O espalhamento e o nivelamento dos resduos devero ser efetuados manualmente, conforme o caso anterior. A compactao pode ser feita pelo prprio trfego dos veculos coletores sobre a rea aterrada. Para operar um aterro manualmente, fundamental que os trabalhadores encarregados de espalhar e recobrir o lixo portem, alm de ferramentas adequadas, vestimentas e luvas que lhes dem proteo e segurana. As capas plsticas so necessrias para dias chuvosos.

Potrebbero piacerti anche