Sei sulla pagina 1di 3

OMARKETINGDEPRODUTOSSUSTENTVEISPARCEIROSCREDVEIS

QUE TEM O BUSINESS AS USUAL A GANHAR COM AS PREOCUPAES DE SUSTENTABILIDADE CONTEMPORNEAS?

Adotando as estratgias adequadas dimenso da empresa e seu mercado,muito.Senovejamos Um estudo da consultora Ernst&Young conclui que 44% de um universodeempresastmaumentadoosinvestimentosecofriendly desde a crise financeira de 2008, por entenderem que h investimentos verdes que fazem todo o sentido em termos comerciais1.

BENEFCIOSDEINVESTIREMSUSTENTABILIDADE
fdfdfddf fdfdf PersonalidadesreconhecidasnasreasdagestocomoSchumpeterou poltica como Al Gore, apontam uma srie de benefcios para as empresasqueadotamprticassustentveis,porexemplo1,2: Projeo da marca e posio competitiva pelodesenvolvimento de produtos e serviossustentveis,aumentandoolucro; Vantagemfaceconcorrncia,antecipandosespolticasderegulao; Reduo de custos pela reduo do desperdcio e aumento da eficincia energtica; Oportunidadedepenetraoemmercadosnovos.

Um estudo publicado no Academy of Management Journal 3 procura mostrar o porqu das empresasincorporaremaSustentabilidadenoseunegcio.Analisandoumgrandeuniversode empresasdediversossectoresdeatividade,apontaramquatrodriversprincipais:

OQUENOSMOSTRAMASATITUDESDASEMPRESASQUEPRATICAMSUSTENTABILIDADE?

Legislao:gestoderisco,antecipaoregulaoecumprimentodamesma,nos paraganharvantagenscompetitivasmasparaevitarcustosinesperados; PressesdeStakeholders(partesinteressadas):prevenodedanosdasuaimagem pblicaederelaocomoconsumidor; Oportunidades Econmicas: ganhos de competitividade pela intensificao dos processos produtivos, reduzindo impactes ambientais e custos de produo e tratamentoderesduos,oquesetraduztambmemganhosdereputao; Motivosticos:avontadedefazeroquecertoporquecerto;

PARCEIROS CREDVEIS DIZME COM QUEM ANDAS, DIRTEEI QUEM S. SAIBA EU COM QUE TE
OCUPASESABEREITAMBMNOQUETEPODERSTORNAR.JohannGoethe

OautordofamosolivroTheGreenMarketingManifesto,JohnGrant,aponta comoumfatorestratgicoparaoMarketingVerdeaassociaodasempresas aparceiroscredveis. Esteaspetorevelasefundamentalnaperceo/relaodeumamarcacomo consumidor4: ConstruodeumaimagemslidadeSustentabilidadeparaaempresa; Associaacredibilidadedoparceiroempresaquevendeoproduto; DissuadeasuspeitadeGreenWashingverlinkporpartedosconsumidoresmaiscticos; Podedeterminaradecisodeumconsumidorporumcertoproduto/servio; Transmitedeformasubtilocartersustentveldeumproduto/marcaaoconsumidor, evitandooesforoporvezesinoportunoemalterartodaacomunicaodaempresa, deixandomaiorespaoparaadivulgaodosseusatributos.

Atravs da associao a um parceiro credvel, dse uma transferncia de credibilidade e integridadeambientalcomaqualoconsumidorsepretendeidentificareenvolveratravsda compradeumproduto/servio4. Aestratgiadeparceriaconstituiassimummodomodernodeconstruirumaimagemverde, preservandoaomesmotempoaautenticidade4.

SUSTENTABILIDADEEOPCSPORTALDACONSTRUOSUSTENTVEL

sssds Se encararmos a Sustentabilidade como fator de inovao, devemos questionarospressupostospordetrsdasprticascorrentes.Foiprecisamente esseoespritoqueconduziuaomundoindustrialeeconomiadeserviosque hojetemos.precisocontinuaraevoluir.Algumperguntou5: Podemoscriarumacarruagemquesemovesemcavalosparaapuxar?

NoPortaldaConstruoSustentvellinkacreditamosquesim!Nssomosoparceirocredvel. paraissoquetrabalhamostodososdiasnaconstruodeumamarcaativanoterreno link, promovendo os produtos e servios link que contribuem genuinamente para um ambiente construdoSustentvelatravsdosnossoscanaisdecomunicaoeeventoslink.

UTILIZEOLOGOTIPODOPCSNASSUASCOMUNICAES,EVIDENCIEAPARCERIA!

Disponibilizamos a partir de agora aos nossos parceiros a possibilidade de associar s suas comunicaes (email, por exemplo), o nosso logo personalizado, mostrando assim aos seus clientes e parceiros de negcios que so uma empresa associada ao Portal da Construo Sustentvellink: Paraisso,bastautilizarologoqueremetemosemanexoparaorodappersonalizadodassuas comunicaes.
Pelaequipadoportal, BrunoDuarte bd@csustentavel.com


REFERNCIAS
[1] Schumpeter, Why firms go green Despite governments failure to put a price on carbon, more business see profits in greenery.TheEconomist,12/11/2011,http://www.economist.com/node/21538083,ultimoacessoem22/03/2012. [2]Gore,A.,Blood,D.,AManifestoforSustainableCapitalismHowbusinesscanembraceenvironmental,socialandgovernance metrics. The Wall Street Journal, 14/12/2011, http://online.wsj.com/article/SB10001424052970203430404577092682864215896.html,ultimoacessoem8/01/2012. [3]Bansal,P.,Roth,K.,WhyCompaniesGoGreenAmodelofecologicalresponsiveness,AcademyofManagementJournal,2000, Vol.43,No.4,717736. [4]Grant,J.,TheGreenMarketingManifesto,Wiley&Sons,2007. [5]Nidumolu,R.,Prahalad,C.,Rangaswami,M.,WhySustainabilityisNowtheKeyDriverofInnovation,HarvardBusinessReview, September2009,pp.310. http://www.scribd.com/doc/80636706/CapitalismoConsumoeSustentabilidade Imagensretiradasdehttp://www.dreamstime.com/royaltyfreestock.

Potrebbero piacerti anche