Sei sulla pagina 1di 17

Potencial Empreendedor: Um Instrumento para Mensurao

Tema: Empreendedorismo e novos negcios de base tcnica. Categoria: artigo cientfico Fernando Antonio Prado Gimenez Universidade Estadual de Maring E-mail: fapgimenez@uem.br Edmundo Incio Jnior Universidade Estadual de Maring E-mail: eijunior@hotmail.com Resumo O trabalho apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi verificar a confiabilidade e validade da verso em portugus do instrumento de mensurao do potencial empreendedor Carland Entrepreneurship Index/CEI. O estudo do potencial empreendedor justifica-se pela importncia que o tema adquiriu, evidenciada por polticas que objetivam o estmulo e a promoo dessa atividade como resposta ao desemprego e ao crescimento econmico. A mensurao desse fenmeno til nos meios acadmico e empresarial. No primeiro, serviria de instrumento de avaliao de aprendizado e no segundo como de seleo de projetos, por exemplo, a serem incubados. A metodologia abrangeu a reviso da literatura acerca de empreendedorismo, a traduo do instrumento pelo mtodo de backtranslation, a determinao do tamanho da amostra pelo uso de frmulas estatsticas e a anlise dos dados utilizando-se da estatstica descritiva, testes de hipteses, anlises fatoriais e de confiabilidade. A amostra foi de 671 respondentes provenientes da populao adulta em geral, de alunos de graduao e ps-graduao em administrao de duas IES e de proprietrios-gerentes das empresas residentes nas incubadoras tecnolgicas do Estado do Paran. Os resultados apontaram para uma distribuio normal e uma diferena significativa entre homens e mulheres, demonstrando a no tendenciosidade do CEI. Por fim, anlises estatsticas indicaram que a verso em portugus obteve bons nveis de validade e confiabilidade. Palavras-chave: Empreendedorismo, empreendedor, mensurao, instrumento, CEI.

  

 

 
 

   
    
   

Potencial Empreendedor: Um Instrumento para Mensurao


1. Consideraes Iniciais
O empreendedorismo tem sido entendido como um processo complexo e multifacetado, reconhecendo as variveis sociais (mobilidade social, cultura, sociedade), econmicas (incentivos de mercado, polticas pblicas, capital de risco) e psicolgicas como influenciadoras no ato de empreender (Kets de Vries, 1985; Carland e Carland, 1991; Huefner, Hunt e Robinson, 1996). Dentre as caractersticas atribudas ao empreendedorismo, as mais citadas so: lcus interno de controle1, necessidade de realizao, propenso ao risco, criatividade, viso, alta energia, postura estratgica e autoconfiana (Brockhaus, 1982; Hornaday, 1982; Carland et. al, 1984; Vesper e Gartner, 1997). Filion (1999a, 1999b) e Carland et. al (1998) concordam que o empreendedorismo o resultado tangvel ou intangvel de uma pessoa com habilidades criativas, sendo uma complexa funo de experincias de vida, oportunidades, capacidades individuais e que no seu exerccio est inerente a varivel risco, tanto na vida como na carreira do empreendedor. Colocado de outra forma, o empreendedor algum que, no processo de construo de uma viso, estabelece um negcio objetivando lucro e crescimento, apresentando um comportamento inovador e adotando uma postura estratgica (Bruyat e Julien, 2000). Segundo esses autores, no se trata de ser ou no ser empreendedor, mas de se situar dentro de um continuum de pessoas mais ou menos empreendedoras. Tambm concordam que uma tarefa difcil quantificar um atributo subjetivo, no havendo um teste ou instrumento universal que possa ser considerado o estado da arte no campo, sendo que o Carland Entrepreneurship Index CEI (Carland, Carland e Hoy, 1992; 1998), um dos mais conhecidos, tanto do ponto de vista acadmico, quanto do empresarial, no mbito dos EUA. A esse respeito Galileu (apud Pereira, 1999) j dizia que tudo passvel de mensurao e que se deve medir o mensurvel e transformar em mensurvel o que, primeira vista, no o for. Cabe salientar tambm que os possveis defeitos, imprecises e controvrsias com respeito medio do potencial empreendedor no so exclusivas das cincias sociais. Como destaca Eysenck (1999), que estudou vrios instrumentos para a medio da criatividade, esses problemas so universais cincia. O autor aponta vrios estudos, inclusive dentro das cincias exatas, que provocaram grande abalo s cincias como, por exemplo, as mudanas de medio de comprimento que se seguiram teoria da relatividade de Einstein. Neste sentido, no se devem fazer muitas reclamaes quanto ao primitivismo dos instrumentos de medidas do potencial empreendedor, uma vez que este rea tem sido considerada um campo de estudo recente, ainda em sua infncia (Brazeal e Herbert, 1999). Conseqncia disso que o empreendedorismo, como campo de pesquisa acadmica, tem sofrido de uma falta de consenso na determinao de sua definio e mtodos (Cooper,
1 Lcus interno de controle diz respeito idia de que os indivduos, e no a sorte ou o destino, controlam suas prprias vidas.

  

 

 
 

   
    
   

Hornaday e Vesper, 1997; Cooper, 2000). As razes desta falta de consenso so atribudas ao fato de que o conjunto de pesquisas em empreendedorismo , normalmente, levado a cabo por pessoas de diferentes campos de pesquisa que abordam o empreendedorismo a partir dos pressupostos de suas prprias reas de estudo (Hart, Stevenson e Dial, 1995). O crescente interesse pelo empreendedorismo se justifica pela relevncia que as pequenas e micros empresas tm tido na economia. Desde 1999, a pesquisa intitulada Global Entrepreneurship Monitor GEM (Reynolds et. al, 1999; 2000) vem analisando as relaes entre o crescimento econmico e o empreendedorismo nos pases membros da OECD2 e na ltima pesquisa de 2000, em pases em desenvolvimento. A pesquisa concluiu que a principal ao de um governo para promover o crescimento econmico consiste em estimular e apoiar o empreendedorismo, que deve estar no topo das prioridades das polticas pblicas, pois um pas com baixas taxas de criao de empresas corre o risco de estagnao econmica. A presente pesquisa vem a corroborar com esse quadro possibilitando a investigao da tendncia do comportamento empreendedor. O artigo objetiva verificar a confiabilidade e validade da verso em portugus do instrumento de mensurao do potencial empreendedor intitulado Carland Entrepreneurship Index CEI. Apesar de os mesmos j terem trabalhos empricos e anlises estatsticas na verso original, em ingls, esta a primeira vez que so aplicados no Brasil. Como Knight afirma [...] o pesquisador que assume que uma escala desenvolvida para sua casa funcionar com igual eficcia no exterior est provavelmente procurando por problemas (1997, p. 213). Para tal, utilizou-se uma amostra de 671 respondentes provenientes da populao adulta em geral, de alunos de graduao e ps-graduao em administrao de trs IES e de proprietrios-gerentes3 das empresas residentes4 nas incubadoras tecnolgicas5, todos do Estado do Paran, tendo em vista que estas desempenham um importante papel no desenvolvimento do empreendedorismo (Oliveira, 2000; Lalkaka, 2001). O artigo est estruturado em mais quatro sees adicionais. A segunda seo, intitulada O Instrumento traz uma breve descrio do CEI. Procedimentos metodolgicos e populao/amostra so apresentados na segunda seo A amostra. A quarta seo Resultados apresenta as anlises da pesquisa. Por fim, a quinta seo Consideraes Finais aponta os principais resultados e traz sugestes para trabalhos futuros.

Organization for Economic Co-operation and Development OECD. Grupo do G-7: Alemanha, Canad, Estados Unidos, Frana, Inglaterra, Itlia e Japo, mais Dinamarca, Finlndia, Israel. Na pesquisa de 2000 incluiu: Argentina, Austrlia, Blgica, Brasil, ndia, Irlanda, Coria do Sul, Noruega, Singapura, Espanha e Sucia, no total de 21 pases pesquisados. www.oecd.org 3 Proprietrio-gerente um termo utilizado por Filion (1999a, 1999b) para designar aquelas pessoas que esto envolvidas com o gerenciamento rotineiro de uma empresa. Uma pessoa pode assumir um papel empreendedor sem nunca se tornar um proprietrio-gerente de MPEs, como por exemplo, aqueles que trabalham para outros. Por outro lado os proprietrios-gerentes de MPEs podem no ser considerados empreendedores, uma vez que, em geral, administram rotinas do dia-a-dia e no fazem nenhuma mudana significativa nos produtos ou servios. 4 Empresas Residentes so aquelas em processo de incubao, ou seja, utilizam a infra-estrutura e os servios oferecidos pela Incubadora, ocupando espao fsico, por tempo limitado, na mesma. 5 O termo Incubadora de Empresas, para efeito desta pesquisa, designa empreendimentos que ofeream espao fsico, por tempo limitado, para a instalao de empresas de base tecnolgica e/ou tradicional, e que disponham de uma equipe tcnica para dar suporte e consultoria a estas empresas.

  

 

 
 

   
    
   

2. O instrumento
O CEI resultado de extensa pesquisa sobre empreendedorismo realizada pelos Professores Jim e JoAnn Carland, os quais so reconhecidos internacionalmente como especialistas neste campo. Segundo os prprios autores:
Baseamo-nos em conceitos de escritores como McClelland (1961) no estudo da realizao, Brockhaus (1980, 1982) na propenso pelo risco dos empreendedores, Drucker (1985) em inovao, Jung (1923), Keirsey e Bates (1984) e Myers e Briggs (1962) em tipologias cognitivas, nos estudos de caractersticas de personalidades empreendedoras de Borland (1974), Davids (1963), Dunkelberg e Cooper (1982), Gasse (1977), Hartman (1959), Hornaday e Aboud (1971), Liles (1974), Mancuso (1975), Palmer (1971), Sexton (1980), Timmons (1978), Vesper (1980), Welsh e White (1981) e Williams (1981) e em nossa prpria linha de pesquisa nesta rea (Carland, 1982; Carland, Hoy, Boulton e Carland, 1984, 1988; Carland, Carland, e Hoy, 1982, 1983, 1988; Carland e Carland, 1983, 1984, 1986, 1987, 1988, 1991, 1992). (Carland, Carland e Hoy, 1992, p. 1-2).

A avaliao dessa grande massa de literatura levou-os a concluir que o empreendedorismo uma funo de, principalmente, quatro elementos: (i) traos de personalidade (necessidade de realizao e criatividade), propenso a (ii) inovao, (iii) ao risco e (iv) postura estratgica. Os trabalhos que os autores tm feito durante os anos sugerem que a tendncia empreendedora melhor explicada quando olhada atravs de um continuum (Carland, Carland e Hoy, 1992). Os quatro elementos utilizados por Carland e seus colaboradores so de grande consenso na literatura. A maior ou menor presena desses elementos, em um indivduo, coloca-o, segundo a escala do CEI, entre os valores de 0 a 33 pontos, contidos em trs faixas: de Micro-Empreendedor (0 a 15) ao MacroEmpreendedor (26 a 33), passando pela faixa intermediria de Empreendedor (16 a 25). Um Macro-Empreendedor ver seu negcio como um meio de mudar a indstria e tornar-se uma fora dominante. Para ele, o sucesso medido em termos do crescimento de seus negcios. Um Micro-Empreendedor, por outro lado, cria um negcio o qual nunca crescer, mas que se torna uma referncia em sua cidade ou comunidade. Ele v sua iniciativa de negcio como a fonte primria para a renda familiar ou para estabelecer emprego familiar, mas ele no espera nem aspira tornar-se nada alm de seu negcio familiar. Enquanto o Macro-Empreendedor v, geralmente, seu negcio como o centro de seu universo, o MicroEmpreendedor considera o negcio como uma fonte de renda, uma importante parte de sua vida, mas certamente no a principal delas. Certamente, muitos empreendedores caem em algum lugar entre essas duas posies (Carland, 2001). O CEI consiste de um questionrio de auto-resposta com trinta e trs frases afirmativas em pares, no formato de escolha forada. O instrumento requer menos de 10 minutos para ser respondido, e possui uma fcil tabulao. Ele uma escala preferencial, indicando onde, baseada em sua personalidade e preferncias, o respondente mais confortavelmente est como um empreendedor. Ele no deve ser usado como palavra final, mas como uma ferramenta, um forte indicador que pode auxiliar o indivduo a alcanar uma postura empreendedora. O Anexo 1 traz a verso em portugus do CEI utilizado na pesquisa.

  

 

 
 

   
    
   

Como a utilizao deste instrumento indita no Brasil, foi necessria sua traduo. Para tal, adotamos o mtodo Backtranslation (Douglas e Craig, 2000), que compreende a traduo do instrumento original source para o idioma alvo target, e sua re-traduo para o idioma original, novamente. A, comparam-se os resultados e, caso necessrio, refazse o mesmo processo at que o instrumento resultante contenha o mesmo significado em todo seu contexto. Normalmente recomenda-se utilizar para a traduo uma pessoa que tenha como lngua me o idioma alvo e para a re-traduao uma pessoa que tenha com lngua me a do idioma original.

3. A Amostra
A populao compreendeu os alunos de graduao e ps-graduao de trs IES do Estado do Paran, da populao adulta em geral e dos proprietrios-gerentes das micros e pequenas empresas residentes nas Incubadoras Tecnolgicas do Paran. A amostra de respondentes caracterizou-se como de convenincia, suficientemente grande para eliminar dvidas quanto a sua representatividade. Uma vez que o Teorema do Limite Central (Steverson, 1986; Silver, 2000) assegura que para uma grande populao a mdia amostral representa a mdia populacional, sendo que uma de amostra n  30 j seria estatisticamente significativa, com um nvel de confiana de 95%. Conjuntamente com o IE foram includas, na pesquisa, trs perguntas sobre a idade, o sexo e se o respondente j possua ou no uma empresa. Dos 671 questionrios retornados, 63% dos respondentes tem menos de 30 anos de idade, sendo a menor idade encontrada de 16 e a maior de 67 anos, resultando em uma mdia de 28 anos aproximadamente. A quantidade de respondentes entre os grupos de anlise no teve uma distribuio uniforme, sendo que 54% foram de alunos de graduao e 25% da populao adulta em geral. Proprietrios-gerentes de empresas incubadas e alunos de psgraduao obtiveram 11% e 10%, respectivamente. Predominantemente, como j era esperado, somente uma pequena parcela (28%) disse j possuir empresa. Com relao ao sexo, tambm houve equilbrio, sendo 50% dos respondentes do sexo feminino e 46% do sexo masculino. Com relao s empresas incubadas, obteve-se 73 questionrios respondidos englobando 38 empresas diferentes de todas as oito incubadoras do Paran. A grande maioria das empresas (75%) trabalha na rea tecnolgica, de agribusiness, produo de software comercial e de entretenimento, automao industrial e solues para Internet. Em geral, as incubadoras so recentes com menos de trs anos de existncia. Do total dos respondentes 42 no informaram suas idades, 24 no informaram se tinham ou no empresa e 27 tambm no informaram seu sexo. Esses questionrios foram excludos em suas respectivas anlises. As caractersticas descritas acima podem ser vistas no Quadro 1. A anlise dos dados utilizou-se da estatstica descritiva, testes de hipteses, anlise fatorial e anlises de confiabilidade, a partir do software Statistics 5.5. A pesquisa, portanto se caracteriza por ser um estudo interrogativo, ex post facto, descritivo, cross-sectional e quantitativo.

  

 

 
 

   
    
   

Quadro 1 Caractersticas da amostra (n = 671)


n % 102 15 214 32 110 16 56 9 58 9 46 7   43 6 N/I* 42 6 Sexo n % Feminino 338 50 306 46 Masculino N/I* 27 4 Empresas por Incubadora Localizao n % Maring 9 24 Curitiba 9 24 Pato Branco 6 16 So Mateus do Sul 4 10 Cascavel 3 8 Londrina 3 8 Curitiba 2 5 Foz de Iguau 2 5 Idade < 20 [20, 25) [25, 30) [30, 35) [35, 40) [40, 45) Possui Empresa n Sim 188 No 459 N/I* 24 Grupo de Anlise n Graduao 361 Ps-graduao 66 Populao adulta e geral 171 Incubadoras 73 Tipo de Empreendedor n Micro-Empreendedores 102 Empreendedores 533 Macro Empreendedores 36 Respondentes por Tipo e IES Origem n Graduao UEM 313 Graduao UNIOESTE 48 Especializao UEM 7 Especializao UEL 18 Mestrado UEM 25 Mestrado UEL 16 % 28 68 4 % 54 10 25 11 % 15 79 5 % 47 7 1 3 4 2

N/I = no informado.

4. Resultados
Segundo Cooper e Schindler (1998) existem trs principais critrios para avaliao de um instrumento de medio. O primeiro deles a validade que diz respeito extenso com que um instrumento mede aquilo que se desejaria medir. O segundo, confiabilidade, tem a ver com a acurcia e a preciso de um procedimento de medio. O ltimo, a praticidade, est preocupada com vrios fatores de economia, convenincia e interpretabilidade. Sero discutidos, a seguir, alguns conceitos sobre os dois primeiros critrios. 4.1 Validade de Construo Apesar de a literatura identificar dois tipos de validade, a externa e interna (Menezes, 1998), este estudo focou somente a validade interna. Neste sentido, reporta-se a validade de construo que diz respeito maneira pela qual os itens de um dado instrumento se correlacionam em seus devidos fatores. O principal mtodo estatstico usado para a validade de construo a Anlise Fatorial (Artes, 1998). Ela uma anlise multivariada que se aplica busca de identificao de fatores em um conjunto de medidas realizadas ou para verificar se os itens de uma escala comportam-se segundo uma estrutura pr-definida (Pereira, 1999).

  

 

 
 

   
    
   

De maneira a verificar a validade de construo foi realizada uma anlise fatorial com 671 respondentes. Entretanto, antes disso, foi checado se a distribuio de freqncia da pontuao do CEI se comportou como uma curva normal. Como mostrado no Grfico 1, a distribuio teve uma aproximao quase perfeita normalidade. Grfico 1 Histograma do CEI
140 130 120 110 100 No de observaes 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 Micro-Empreendedor Empreendedor Macro-Empreendedor

Obs: n = 761 (X= 19,57; D.P.: 3,93

CEI

Seguindo o artigo original do CEI (Carland, Carland e Hoy, 1992) quatro fatores foram extrados na anlise fatorial. Apesar da literatura reportar diferentes formas de se determinar o nmero de fatores a serem extrados, tais como, critrio Kaiser, screen test e mtodos infernciais (Kline, 1994), decidiu-se em favor de quatro fatores devido ao modelo conceitual, e tambm aos resultados do critrio do screen test (ver Grfico 2 e Tabela 1). Grfico 2 Distribuio dos autovalores do CEI
4,0 3,5 3,0 2,5
Valor

2,0 1,5 1,0 0,5 0,0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21


Nmero de Autovalores

  

 

 
 

   
    
   

Tabela 1 Autovalores do CEI


(n= 658, Varimax raw, Principal Componentes) Auto Valor 3,53 2,19 1,74 1,44 1,38 1,33 1,23 Explic. Explic. Var. da (%)1 Acum.2 Explic.3 10,71 6,65 5,28 4,38 4,19 4,03 3,72 10,71 17,36 22,64 27,01 31,20 35,23 38,96 Auto valor Explic. (%) Explic. Acum. Var. da Explic. 0,07 0,06 0,10 0,04 0,06 0,10 0,11 0,23

Fator 1 2 3 4 5 6 7

Fator

26 0,62 1,88 89,06 27 0,60 1,82 90,88 28 0,57 1,72 92,60 29 0,55 1,68 94,28 30 0,53 1,62 95,90 31 0,50 1,52 97,41 32 0,46 1,41 98,82 33 0,39 1,18 100,00 1 100 * autovalor / nmero de fatores. 2 soma das explicaes da linha atual e das anteriores. 3 diferena entre as explicaes de dois fatores consecutivos. 4,06 1,37 0,90 0,19 0,16 0,31

Como mostrado na Tabela 2, seis questes (destacadas em vermelho) no produziram cargas fatoriais significantes (  


  
 
  
o cobertos por mltiplas questes. Comparaes entre as cargas fatoriais deste estudo com o original mostraram que muitas das questes no carregaram no mesmo fator, como seria esperado. Estes resultados indicam que a verso em portugus do CEI necessita de alguns refinamentos no futuro. Na seo consideraes finais retornar-se- a esta discusso. Tabela 2 Matriz fatorial do CEI
(n= 658, Varimax raw, Principal Componentes) Qustes1 Q2 Q3 Q6 Q7 Q10 Q13 Q14 Q15 Q16 Q18 Q29 Q32 Q17 Q19 Q22 Q25 Q33 Fator 12 0,08 -0,08 0,20 0,15 0,08 -0,11 0,09 0,10 0,55 0,08 -0,14 0,08 0,26 0,02 0,06 0,25 0,59 Fator 22 0,27 0,21 -0,45 0,01 -0,41 -0,07 0,38 0,49 0,03 -0,54 -0,07 -0,20 0,30 0,35 0,56 0,10 0,08 Fator 32 0,24 0,07 0,04 0,46 0,25 -0,10 0,19 0,05 0,01 -0,04 -0,08 -0,05 0,18 0,30 0,04 0,20 0,04 Fator 42 0,10 -0,04 -0,13 0,07 0,15 0,62 0,04 -0,08 -0,22 -0,02 0,48 0,36 -0,23 -0,20 -0,17 0,10 -0,17
2

Inovao

Qustes1 Q1 Q4 Q5 Q8 Q9 Q11 Q12 Q20 Q21 Q23 Q24 Q27 Q28 Q26 Q30 Q31

Fator 12 0,57 0,72 0,51 0,65 -0,12 0,14 0,46 0,41 -0,60 0,03 0,22 0,00 0,15 0,03 0,04 0,07

Fator 22 0,02 -0,01 0,17 -0,14 -0,07 -0,17 0,13 0,29 0,10 -0,08 -0,03 0,12 0,12 0,07 0,02 0,14

Fator 32 -0,04 0,18 -0,07 -0,02 0,31 0,35 -0,04 -0,03 -0,03 0,33 0,19 0,47 0,07 0,54 0,66 0,27

Fator 42 0,14 -0,06 0,18 0,06 0,36 0,23 0,34 0,25 0,21 -0,10 0,29 0,02 0,11 -0,09 -0,10 0,03

questes em vermelho indicam carga fatorial < 0,30. cargas fatoriais em negrito indicam o fator que o item mais carregou

Risco

Postura Estratgica

Personalidade

  

 

 
 

   
    
   

4.2 Confiabilidade A anlise de confiabilidade do CEI envolveu duas etapas. A primeira consistiu do teste de confiabilidade split-half (mpar-par). Na segunda etapa, o ndice foi examinado com relao sua consistncia interna utilizando o teste de Alfa de Cronbach para questes dicotmicas (Kuder-Richardson Formula 20). Os resultados so apresentados nas Tabelas 3 e 4. Apesar de um certo nmero de itens na anlise fatorial no ter carregado significativamente em nenhum dos quatro fatores, ambos os ndices de confiabilidade interna (split-half e Alfa de Cronbach) mostraram bons nveis de significncia. Alm disso, a estatstica para cada item do CEI demonstrou que o Alfa de Cronbach no melhoraria se algumas das questes fossem eliminadas. O ndice Alfa se removido (4 coluna) variou de 0,66 a 0,73. Tabela 3 Consistncia Interna Split-half do CEI
Correlao entre a 1 e 2 metade = 0,56 Split-half = 0,75 Confiabilidade Guttman split-hal = 0,69 Confiabilidade Questes Q1, Q2, Q3, Q4, Q5, Q6, Q7, Q8, Q9, Q10, Q11, Q12, Q13, Q14, Q15, Q16 e Q17. Q18, Q19, Q20, Q21, Q22, Q23, Q24, Q25, Q26, Q27, Q28, Q29, Q30, Q31, Q32 e Q33.

Metades 1 2

Tabela 4 Consistncia Interna Alfa de Cronbach do CEI


Resumo para escala: Mdia = 19,57 D. P. = 4,73 Vlidos N:658 Alfa de Cronbach: 0,70 Alfa Padronizado: 0,71 / Mdia corr. corrig. entre item e total: 0,07 Corr. Corr. Mdia se Varincia corrig. Alfa se Mdia se Varincia corrig Alfa se QusQusitem se item entre item item se item . entre item tes tes removido removido item e removido removido removido item e removido total total Q1 18,95 20,14 0,41 0,68 Q18 19,11 22,23 -0,06 0,71 Q2 18,94 20,83 0,25 0,69 Q19 18,94 20,99 0,21 0,69 Q3 19,18 21,95 0,00 0,70 Q20 18,93 20,26 0,39 0,68 Q4 18,77 19,58 0,68 0,66 Q21 19,32 23,95 -0,46 0,73 Q5 18,95 20,14 0,41 0,68 Q22 19,16 21,30 0,14 0,70 Q6 19,03 21,52 0,09 0,70 Q23 18,78 21,51 0,13 0,69 Q7 18,86 20,47 0,37 0,68 Q24 18,96 20,80 0,26 0,69 Q8 18,85 20,39 0,39 0,68 Q25 18,92 20,55 0,32 0,68 Q9 19,15 21,51 0,09 0,70 Q26 18,72 20,98 0,32 0,68 Q10 18,83 21,39 0,15 0,69 Q27 18,99 20,76 0,26 0,69 Q11 18,84 20,75 0,30 0,68 Q28 18,96 21,10 0,19 0,69 Q12 18,94 20,13 0,42 0,68 Q29 19,15 22,34 -0,09 0,71 Q13 19,16 22,17 -0,05 0,71 Q30 18,68 20,70 0,48 0,68 Q14 19,16 20,75 0,27 0,69 Q31 18,93 21,02 0,21 0,69 Q15 19,22 21,09 0,20 0,69 Q32 19,08 21,92 0,00 0,70 Q16 18,85 20,65 0,32 0,68 Q33 18,83 20,25 0,44 0,67 Q17 18,96 20,64 0,29 0,68

  

 

 
 

   
    
   

4.3 Anlises Adicionais Outra forma de se aprofundar a anlise da confiabilidade e validade da verso em portugus do CEI foi verificar a possvel associao entre a pontuao do CEI e as variveis sexo, propriedade de empresa e grupo de anlise (origem). Pesquisadores concordam que h diferenas psicolgicas e sociais entre homens e mulheres com relao maneira de agir e pensar no processo de empreender, mas no com relao capacidade e potencial de iniciar um negcio (Carland e Carland, 1991; Fleenor e Taylor, 1994; Gartner e Shane, 1995). A Tabela 5 indica que a diferena na mdia da pontuao do CEI entre homens e mulheres foi estatisticamente significativa ao nvel de 5%, apesar de as mesmas estarem praticamente muito prximas. Este resultado leva a crer que a verso em portugus do CEI tambm est considerando um componente ligado a maneira de agir e pensar no ato de empreender. Entretanto, como a diferena muito pequena, pode-se considerar que a verso em portugus do CEI um bom instrumento para diferenciao do potencial empreendedor dos indivduos. Por outro lado, a validade da verso em portugus do CEI poderia ser confirmada tambm pela verificao da existncia de diferena entre respondentes que j tinham iniciado um negcio e aqueles que ainda no. Entretanto, esta diferena de potencial pode ser no significativa porque o CEI foi planejado para diferenciar entre diferentes tipos de empreendedores (micro a macro) e no entre empreendedores e no empreendedores. Os resultados, como mostrados na Tabela 6 evidenciam um pequena diferena entre as mdias, porm sem significncia estatstica ao nvel de 5%.

Tabela 5 Mdia do CEI por Sexo Mdia do D.P. n CEI Feminino 19,21 3,89 338 Masculino 20,34 3,75 306 P = 0,00018 (significativa ao nvel de 5%) Sexo

Tabela 6 Mdia do CEI por Propriedade de Empresa Propriedade de Mdia do D.P. N Empresa CEI Sim 20,03 3,95 188 No 19,54 3,90 459 p = 0,15542 (no significativa ao nvel de 5%)

Por fim, levou-se a cabo um teste ANOVA para testar a hiptese de que as mdias dos grupos de origem poderiam ser diferentes. Com respaldo da literatura, poderia se supor que a populao adulta em geral obtivesse uma menor pontuao, seguida pelos alunos (graduao e ps) e com os proprietrios-gerentes de empresas incubadas atingindo a maior pontuao (Kuratko, 1995). Como pode ser visto na Tabela 7, os resultados caminharam para essa distribuio com significncia estatstica ao nvel de 5%.

10

  

 

 
 

   
    
   

Tabela 7 Anova entre Grupos de Origem


Fonte da variao Entre grupos Dentro dos grupos Total SQ 1.486,2 8.899,7 10.385,9 gl 3 667 670 MQ 495,4 13,3 F 37,13 valor-P 3,38E-22 F crtico 2,62

Resumo
Grupo Populao adulta em geral Proprietrios-gerentes de empresas incubadas Alunos de graduao Alunos de ps-graduao Cdigo ADT INC GRD PGR Contagem 171 73 361 66 Mdia 17,07 21,09 20,40 19,88 Varincia 14,74 9,73 12,18 20,11

Apesar de haver diferena estatisticamente significativa ao nvel de 5% (F= 37,13 > 2,62) entre as mdias das pontuaes do diferentes grupos, o Teste Scheff, que um procedimento de comparao mltipla (post hoc test), evidenciou que somente o grupo ADT obteve diferenas estatisticamente significativas com relao aos demais grupos, como pode ser visto na Tabela 8. Tabela 8 Teste Scheff probabilidades para Post Hoc Test
ADT ADT INC GRD PGR 0,000000 0,000000 0,000005 INC 0,000000 0,526771 0,279268 GRD 0,000000 0,526771 0,772461 PGR 0,000005 0,279268 0,772461

Obs: valores em vermelho estatisticamente significativos ao nvel de 5%.

Uma palavra de cuidado na interpretao destes resultados deve ser mencionada. Mais de 70% dos respondentes possuem formao superior e tiveram contatos prvios com teorias e modelos sobre empreendedorismo. Este contato pode ter acontecido em um ambiente favorvel, visto que muitos dos cursos de graduao no Brasil tm enfatizado a necessidade de se reforar o comportamento empreendedor. Alm disso, o atual clima social no Brasil para o empreendedorismo tem sido encorajado por polticas governamentais. Isto, provavelmente, influencia o potencial em direo a uma orientao empreendedora dos respondentes, mesmo daqueles que no iniciaram um negcio (Fiet, 2000a; 2000b).

5. Consideraes Finais
A inteno desse trabalho foi discutir a confiabilidade e validade da verso em portugus do Carland Entrepreneurship Index. Como discusses preliminares de estudos em andamento, este artigo indicou que a verso traduzida provou ser til para a mensurao do potencial empreendedor, e de maneira geral, alcanou bons nveis de validade e confiabilidade. Um potencial benefcio de se ter um instrumento bem projetado e validado para se medir a orientao empreendedora no Brasil que isto pode contribuir para polticas

11

  

 

 
 

   
    
   

governamentais mais eficientes e eficazes em direo ao empreendedorismo. Este instrumento pode ser usado, por exemplo, como uma ferramenta adicional de anlise dos possveis empreendedores com seus respectivos planos de negcio pelas agncias pblicas e privadas, tais como as incubadoras de empresas de base tecnolgica. Estas reportaram recentemente em suas pesquisas que o principal elemento usado para a seleo de candidatos a serem incubados o perfil empreendedor dos mesmos (ANPROTEC, 2001). Novos estudos tero, em primeiro lugar, que retornar anlise da relao entre os itens do instrumento e seu modelo terico. Isto necessrio porque, como mencionado anteriormente, um nmero razovel de itens no se relacionaram com seus devidos fatores como deveriam. Em segundo lugar, alguns itens tero que ser revistos contra uma possvel preferncia cultural Brasileira. Por exemplo, alguns itens mostraram uma distribuio muito irregular com uma alta concentrao em umas das alternativas da afirmativa. Isto aconteceu, por exemplo, nas afirmativas 04 e 30. Por fim, temos que mencionar que a amostra contm vis para estudantes de administrao. Para estudos futuros, seria aconselhvel verificar como a verso em portugus do CEI se comportaria com uma populao maior e mais diversificada.

Referncia Bibliogrficas
ANPROTEC Associao Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avanadas. Panorama 2000. Disponvel em: www.anprotec.org.br. Acesso em: 08 de abril 2001. ARTES, Rinaldo. Aspectos estatsticos da anlise fatorial de escalas de avaliao. Revista de Psiquiatria Clnica, v. 25, n. 5, edio especial, p. 223-28, 1998. BRAZEAL, Deborah V; HERBERT, Theodore T. The genesis of entrepreneurship. Entrepreneurship. Theory and Practice, v. 23 n. 3, p. 29-45, spring 1999. BROCKHAUS, Robert H. The psychology of the entrepreneur. Chapter III, p. 39-71. In: KENT, Calvin. A.; SEXTON, Donald. L.; VESPER, Karl. H. (Ed.) Encyclopedia of Entrepreneurship. Englewood Cliffs: New Jersey, Prentice-Hall, 1982. BRUYAT, Chirstian; JULIEN, Pierre-Andr. Defining the field of research in entrepreneurship. Journal of Business Venturing, v. 16, p. 165-180, 2000. CARLAND, James W. et. al. Differentiating Entrepreneurs from Small Business Owners. Academy of Management Review, v. 9, n. 2, p. 354-9, 1984. CARLAND, James W; CARLAND, Jo Ann. An empirical investigation into the distinctions between male and female entrepreneurs and managers. International Small Business Journal, v. 9, n. 3, p. 62-72, Apr./Jun., 1991. CARLAND, James W; CARLAND, Jo Ann; HOY, Frank S. An entrepreneurship Index: an empirical validation. Frontiers of Entrepreneurship Research, 1992 Edition. CARLAND, James W; CARLAND, Jo Ann; HOY, Frank S. Who is an Entrepreneur? Is a question worth asking? American Journal of Small Business, p. 33-39, spring 1998.

12

  

 

 
 

   
    
   

CARLAND, James W. et. al. A proclivity for entrepreneurship: a comparison of entrepreneurs, small business owners, and corporate managers. Journal of Business Venturing, v. 14, p. 189-214, 1998. CARLAND, James W. Carland Entrepreneurship Index Report. Business Development Test, Inc. North Carolina, 2000. Disponvel em: www.biztest.com Acesso em: 28 junho 2001. COOPER, Arnold C. Entrepreneurship: the past, the present, the future. Disponvel em: www.sbaer.uca.edu/docs/publications/Entrep.txt. Acessado em: 18 agosto 2000. COOPER, Arnold C; HORNADAY, John A; VESPER, Karl H. The field of entrepreneurship over time. Frontiers of Entrepreneurship Research, 1997 Edition. COOPER, Donald R; SCHINDLER, Pamela S. Business Research Methods. EUA: Irwin McGraw-Hill, 6th edition, 1998. DOUGLAS, S. P; CRAIG, C. S. International marketing research. Englewood Cliffs: New Jersey: NJ, Prentice-Hall, 2000. EYSENCK, Hans J. As formas de medir a criatividade. Cap. 8. In: BODEN, Margaret A. Dimenses da criatividade. Porto Alegre: Ed. Artes Mdicas Sul, 1999. FIET, James O. The Pedagogical side of entrepreneurship theory. Journal of Business Venturing, v. 16, p. 101-17, 2000a. FIET, James O. The Theoretical side of teaching entrepreneurship. Journal of Business Venturing, v. 16, p. 1-24, 2000b. FILION, Louis J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietrios-gerentes de pequenos negcios. Revista de Administrao, So Paulo, v. 34, n. 2, p. 5-28, abr./jun. 1999a. FILION, Louis J. Diferenas entre sistemas gerenciais de empreendedores e operadores de pequenos negcios. Revista de Administrao de Empresas. So Paulo, v. 39, n. 4, p. 6-20, out./dez. 1999b. FLEENOR, John W; TAYLOR, Sylvester. Construct validity of three self-report measures of creativity. Educational and Psychological Measurement, v. 54, n. 2, p. 464-70, summer 1994. GARTNER, William B; SHANE, Scott A. Measuring entrepreneurship over time. Journal of Business Venturing, v. 10, p. 283-301, 1995. HART, Myra H; STEVENSON, Howard H; DIAL, Jay. Entrepreneurship: a definition revisited. Frontiers of Entrepreneurship Research, 1995 Edition. HORNADAY, John A. Research about living entrepreneurs. Chapter II, p. 20-34. In: KENT, Calvin. A.; SEXTON, Donald. L.; VESPER, Karl. H. (Ed.) Encyclopedia of Entrepreneurship. Englewood Cliffs: New Jersey, Prentice-Hall, 1982. HUEFNER. Jonathan. C; HUNT, H. Keith; ROBINSON, Peter. B. A comparison of four scales predicting entrepreneurship. Academy of Entrepreneurship Journal, v. 1, n. 2, p. 5680, Fall 1996.

13

  

 

 
 

   
    
   

KETS de VRIES, Manfred. F. R. The dark side of entrepreneurship. Harvard Business Review, v. 63, n. 6, p. 160-7, Nov./Dec. 1985. KLINE, Paul. An Easy Guide to factor Analysis. UK: Routledge, 1994. KNIGHT, G. A. Cross-cultural reliability and validity of a scale to measure firm entrepreneurial orientation. Journal of Business Venturing, 12, p. 213-25, New York: 1997. KURATKO, Donald F; HODGETTS, Richard M. Entrepreneurship: a contemporary approach. third edition, EUA: The Dryden Press, 1995. LALKAKA, Rustam. Business Incubator Progress and Performance: Overview of international experience. World Conference on Business Incubation - WCBI, ANPROTEC, Rio de Janeiro, out. 2001. MENEZES, Paulo R. Validade e confiabilidade das escalas de avaliao em psiquiatria. Revista de Psiquiatria Clnica, v. 25, n. 5, edio especial, p. 214-16, 1998. OLIVEIRA, Marcos de. Do laboratrio para o mercado. Pesquisa FAPESP, n. 56, p. 40-6, agosto 2000. PEREIRA, Julio Csar R. Anlise de dados qualitativos: estratgias metodolgicas para as cincias da sade, humanas e sociais. So Paulo: Ed. Universidade Estadual de So Paulo, 1999. REYNOLDS, Paul. D; et al. Global Entrepreneurship Monitor: 1999 Executive Report. London: London Business School, 1999. REYNOLDS, Paul. D; et al. Global Entrepreneurship Monitor: 2000 Executive Report. London: London Business School, 2000. SILVER, Mick. Estatstica para administrao. So Paulo: Atlas, 2000. STEVERSON, W. J. Estatstica aplicada administrao. Harbra. 1 ed. 1986. VESPER, Karl H; GARTNER, William B. Measuring progress in entrepreneurship education. Journal of Business Venturing, v. 12, p. 403-21, 1997.

14

  

 

 
 

   
    
   

Anexo 1 Verso em Portugus do CEI


Por favor, preencha os seguintes dados:
Empresa:

Data: Idade: Sexo:

/ M

/ F

Nome: Formao Acadmica (Grau e rea):

Por favor, responda todos os itens abaixo to honestamente quanto puder.


1) Assinale com um (X) qual alternativa melhor descreve seu comportamento ou maneira de ser para cada um dos 33 pares de afirmaes apresentadas a seguir.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13

             


suficiente saber a direo geral em que voc est indo .

Eu gosto de pensar em mim mesmo como uma pessoa habilidosa.

                                      
Eu nunca terei certeza se este negcio dar certo ou no. Eu quero que este negcio cresa e torne-se poderoso. O real propsito deste negcio dar suporte a minha famlia. A coisa mais importante que eu fao para este negcio planejar. Sou mais importante no gerenciamento do dia-a-dia deste negcio. Eu gosto de abordar situaes de uma perspectiva otimista. Eu gosto de abordar situaes de uma perspectiva analtica. Meu objetivo primrio neste negcio sobreviver. Eu no descansarei at que ns sejamos os melhores. Um plano deveria ser escrito para ser efetivo. Um plano no escrito para desenvolvimento suficiente. Eu provavelmente gasto muito tempo com este negcio. Eu divido meu tempo entre este negcio, famlia e amigos. Eu tendo a deixar meu corao governar minha cabea. Eu tendo a deixar minha cabea governar meu corao. Minhas prioridades incluem um monte de coisas fora este negcio. Uma das coisas mais importantes em minha vida este negcio. Eu sou aquele que tem de pensar e planejar. Eu sou aquele que tem que fazer as coisas. As pessoas que trabalham para mim trabalham duro. As pessoas que trabalham para mim gostam de mim.

15

  

 

 
 

   
    
   

14 15

                 


Se gerenciar ficar muito simples, eu iniciarei outro negcio. Eu penso que eu sou uma pessoa prtica. Eu penso que sou uma pessoa imaginativa.

16

O desafio de ser bem sucedido to importante quanto o dinheiro. O dinheiro que vem com o sucesso a coisa mais importante.

Eu sempre procuro por novas maneiras de se fazer s coisas. 17 Eu procuro estabelecer procedimentos padres para que as coisas sejam feitas certas. 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Eu penso que importante ser otimista. Eu penso que importante ser lgico. Eu penso que procedimentos operacionais padres so cruciais. Eu aprecio o desafio de inventar mais do que qualquer coisa. Eu gasto tanto tempo planejando quanto gerenciando este negcio. Eu gasto a maior parte do meu tempo gerenciando este negcio. Eu tenho percebido que gerenciar este negcio cai na rotina. Nada sobre gerenciar este negcio sempre rotina. Eu prefiro pessoas que so realistas. Eu prefiro pessoas que so imaginativas. A diferena entre os concorrentes a atitude do proprietrio. Ns temos alguma coisa que fazemos melhor do que os concorrentes. Meus objetivos pessoais giram em torno deste negcio. Minha vida real fora deste negcio, com minha famlia e amigos. Eu adoro a idia de tentar ser mais esperto que os concorrentes. Se voc mudar muito, voc pode confundir os clientes. A melhor abordagem evitar o risco tanto quanto possvel. Se voc quer exceder a concorrncia, voc tem que assumir alguns riscos. Eu odeio a idia de pegar dinheiro emprestado. Emprstimo somente outra deciso de negcios. Qualidade e servios no so suficientes. Voc tem que ter uma boa imagem. Um preo justo e boa qualidade tudo o que qualquer cliente realmente deseja. As pessoas pensam em mim como um trabalhador esforado. As pessoas pensam em mim como algum fcil de se relacionar.

Os nicos empreendimentos que este negcio faz so aqueles relativamente 30 seguros. Se voc quer que este negcio cresa, voc tem que assumir alguns riscos.
16

  

 

 
 

   
    
   

31 32 33

A coisa que eu mais sinto falta em trabalhar para algum a segurana. Eu realmente no sinto falta de trabalhar para algum. Eu me preocupo com os direitos das pessoas que trabalham para mim. Eu me preocupo com os sentimentos das pessoas que trabalham para mim. mais importante ver possibilidades nas situaes. mais importante ver as coisas das maneiras que elas so.

17

Potrebbero piacerti anche