Sei sulla pagina 1di 3

Disciplin a: Segment o: Edio: Assunto:

Histria Ensino Fundamental Anos Finais Ano 6

3 Bloco / 2010 Maia, Asteca e Inca: Antigos imprios da Amrica

1. Ao estudar a cultura asteca, deve-se prestar especial ateno a trs aspectos: a religio, a tecnologia avanada e a vasta rede de comrcio e sistema de administrao tributria. ESCOLHA um dos trs elementos citados e DISCORRA sobre a cultura asteca. Resposta: Religio: Os astecas eram politestas. A religio Asteca era uma sntese de crenas e cultos. Valorizavam os sacrifcios humanos. Sacrifcios humanos eram realizados em grande escala; algumas centenas em um dia s no era incomum. Os coraes eram arrancados de vtimas vivas, e levantados ao cu em honra aos deuses. Os sacrifcios eram conduzidos do alto de pirmides para estar perto dos deuses Tecnologia avanada: os chinampas eram construdos a partir de pilares martelados no fundo do lago e interligados com esteiras de vime e galhos de rvores, os chinampas permaneciam presos ao fundo com a ajuda de pesadas pedras. A lama do prprio lago era utilizada para preencher os canteiros. Para evitar que os jardins fossem levados pela gua, chores eram plantados em sua volta, de forma que suas razes impediam o deslizamento da terra. Comrcio: Os astecas utilizavam a semente do cacau como moeda corrente. Era interligado por uma rica rede de estradas que facilitava a integrao de alimentos, artesanato entre os principais centros econmicos. 2. A civilizao inca foi uma cultura andina pr-colombiana e um Estadonao, o Imprio Inca que existiu na Amrica do Sul de cerca de 1200 at invaso dos conquistadores espanhis e a execuo do imperador Atahualpa em 1533. A) B) NOMEIE 2 (duas) cidades do Imprio Inca. DESCREVA aspectos militares da civilizao incaica.

Resposta: A) Cuzco, Macho Picchu B) Os incas tinham um exrcito muito bem treinado e organizado. Quando os incas conquistavam um lugar, o povo era submetido a tributao pela qual prestavam servios designados pelos

conquistadores. Os incas encorajavam as pessoas a se juntarem ao Imprio e quando isto ocorria eram sempre bem tratadas. Servios postais eram ento estabelecidos por mensageiros (chasquis) que entregavam mensagens oficiais entre as maiores cidades. Notcias tambm eram veiculadas pelo sistema Chasqui na velocidade de 125 milhas por dia. Os incas tambm promoviam a mudana de populaes conquistadas como parte da criao a "Rodovia Inca", que foi idealizada para ser usada nas guerras, para o transporte de bens e outros propsitos.

3. Os "ndios" encontrados pelos espanhis ao "descobrirem" a Amrica formavam um contingente numeroso com caractersticas culturais variadas, tais como: I - A maioria era constituda de grupos tribais em estgios diversos de desenvolvimento - nmades ou sedentrios; II - Astecas e Incas constituam verdadeiras civilizaes, com estruturas polticas e sociais complexas; III - No caso dos Maias, a sedentarizao possibilitou a constituio de uma sociedade agrcola e o surgimento de cidades; IV - Predominavam as comunidades de guerreiros, que dividiam com os sacerdotes a posse das melhores terras. ASSINALE se esto corretas apenas: A) B) C) D) II, III e IV I, II e III I, III e IV Todas so corretas.

Resposta: B 4. "(...) Assim, no pense ningum que foram tirados o poder, os bens e a liberdade: e sim que Deus lhes concedeu a graa de pertencerem aos colonizadores, que os tornaram cristos e que os trata e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e cincias, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, so verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)" GMARA, Francisco Lpez de. Coletnea de Documentos para a Histria da Amrica. So Paulo: CENP, 1978 O trecho refere-se A) B) C) conquista espanhola nas reas da mesoamrica. dominao egpcia sobre os povos hebreus. expanso comercial dos fencios.

D)

valorizao da cultura militar dos babilnios.

Resposta: A

Potrebbero piacerti anche