Sei sulla pagina 1di 15

Conexes, v. 2, n.

1, 2004

20

SOBRE LAZER, TEMPO E TRABALHO NA SOCIEDADE DE CONSUMO


Ms. Cristina Borges de Oliveira Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Corpo, Infncia e Escola da FEF/UFG

Resumo
O presente texto insere-se em uma perspectiva de discusso crtica da Educao Fsica acerca da temtica, lazer, na expectativa de contribuir para a ampliao da necessria reflexo sobre a importncia, caractersticas, conseqncias e possibilidades desta temtica na sociedade de consumo. Para tanto, optamos pela abordagem dos conceitos de tempo e trabalho na sociedade moderna bem como a relao desta trilogia com o direito de participao das minorias. Estes conceitos so fundamentais para o entendimento dos aspectos caracterizadores do lazer como o aspecto da cultura. Palavras-Chave: Lazer; Tempo; Trabalho.

Nas ltimas dcadas, a indstria do entretenimento - sinnimo de lazer para muitos - seduz o consumidor, sugerindo-lhe as sesses adequadas para sua satisfao. V-se ento a idia reducionista do lazer sendo alimentada e veiculada pelos meios de comunicao de massa sendo que mal interpretada, a idia vendida, na maioria dos casos, como atividade fsica/esportiva, artstica/cultural, recreativa, ao ar livre e/ou em espaos intencionalmente construdos para tais fins, com um grande nmero de pessoas bonitas e felizes, e uma parafernlia de produtos que referenciam, socialmente, a qualidade de tal lazer. Capra (1985) comenta a ao sugestionadora dos meios de comunicao de massa, alertando que a finalidade exclusiva da mdia o condicionamento do pblico ao consumo de toda espcie de bem e/ou servio, dentre os quais destacamos o lazer. Ousando ir alm, recorro aqui a Ianni (1999), ao entender que na era da globalizao, a mdia representa a articulao entre vrias instncias hegemnicas, assumindo o papel de prncipe eletrnico. O prncipe o arqutipo que possui a capacidade de construir hegemonias, simultaneamente, a organizao, consolidao e desenvolvimento de

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

21

soberanias. Tipo ideal criado por Maquiavel1 como figura poltica, pessoa, o prncipe assume em Gramsci a identidade do partido poltico como intelectual orgnico classe trabalhadora enquanto que atualmente a mdia assume a identidade de prncipe eletrnico expressando segundo Ianni (1999, p. 9) [...] a viso de mundo prevalecente nos blocos de poder predominantes, em escala nacional, regional e mundial, habilmente articuladas. Sob esta tica, o papel assumido pela mdia amplia-se uma vez que pressupe a articulao entre vrias esferas e instncias de poder poltico que exerce influncia relevante na direo e organizao da vida social. Em especial, a televiso, como meio privilegiado - por sua penetrao e fascnio - do poder deste prncipe eletrnico assume dimenses psicossociais, scio-culturais e poltico-econmicas atingindo atividades e imaginrios individuais e coletivos, sendo um dos principais veculos de divulgao de posies alienantes sobre o lazer. Em tal contexto se estabelece um conhecimento restrito dos contedos do lazer, de seus desdobramentos, dos valores que propicia e das atitudes que o envolve para ajudar na reflexo que envolve o lazer em uma preocupao maior, recorro aqui a Gutierrez (2001, p. 98)
A discusso sobre a falncia do poder macro-sociolgico determinante da categoria trabalho, portanto, nos coloca diante da necessidade de encarar a questo do objeto lazer e procurar situ-la, o mais claramente possvel, no contexto mais amplo da compreenso das relaes sociais e polticas contemporneas.

H um escasso domnio e conhecimento sobre as possibilidades, a partir do lazer, de mudanas de atitudes e valores frente aos grandes problemas sociais como preconceito, racismo, intolerncia de ordem religiosa, sexual, cultural e poltica entre outros. Assim, apesar das crescentes discusses e sua enorme utilizao, o conceito de lazer ainda permanece restrito aos nveis de entendimento que contm em seu gnero a viso conservadora que no questiona a lgica capitalista e neoliberal de pensar o
JAPIASS, H.; MARCONDES, D., Dicionrio bsico de filosofia, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996,, p. 173 O prncipe deveria ter uma trplice misso: a: tomar o poder; b) assegurar a estabilidade poltica; c) construir a Repblica unificada. Maquiavel viu em Loureno Mdici a figura desse prncipe. Deveria ser um heri trgico, impiedoso e astucioso, resoluto e frio, porque esta era a nica maneira de controlar a instabilidade poltica e a perverso dos homens, a fim de que fosse instaurada a cidade justa.

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

22

mundo. Tal viso pode ser identificada na tica funcionalista que perpassa o conceito de lazer e est presente, especificamente, nas abordagens: > Compensatria: que objetiva compensar o que o trabalho retira do indivduo e do grupo principalmente atravs do lazer; > Utilitarista: que procura recuperar a fora de trabalho do sujeito a partir do lazer desconsiderando todas as outras variveis que influem nesta recuperao; > Moralista: atravs do lazer, objetiva-se afastar as pessoas das drogas lcitas e ilcitas e dos pensamentos e prticas consideradas perniciosas, discurso bastante difundido pelos segmentos religiosos e; > Romntica: cujo entendimento sobre o lazer resguarda um saudosismo inibidor de novas prticas a partir de uma postura conservadora e s vezes retrograda. Encaramos como necessidade essencial avanarmos no sentido de um entendimento mais amplo sobre o lazer que considere suas relaes com o mundo do trabalho e da cultura e, principalmente, suas possibilidades de transformar qualitativamente a sociedade humana a partir da perspectiva da incluso scio-cultural tambm dos grupos marginalizados como o caso dos deficientes. Em acordo com Bramante (1992), o significado do lazer deve ser debatido tanto no mbito do senso comum como no da prpria universidade para que todos possam compreender sua importncia na vida do indivduo e da coletividade na sociedade contempornea, notadamente, nos pases do terceiro mundo onde o lazer torna-se muito mais uma aspirao do que uma realidade. A partir de uma viso materialista-dialtica, o lazer, para as massas excludas, apresenta-se unicamente como uma possibilidade/aspirao e no enquanto uma realidade histrica. Faz-se mister reflexo e discusso sobre o lazer, sem que haja discriminao para que ocorra uma contraposio ao discurso hegemnico acerca da temtica. Gutierrez (2001, p. 99) chama a ateno discorrendo sobre a dificuldade de situar o lazer, enquanto objeto, em algum espao delimitado da academia.

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

23
De uma forma geral, existe uma tendncia bastante visvel da pesquisa em sociologia do lazer, seja recuperando o trabalho de autores como Norbert Elias, ou pela vertente da pesquisa de questes culturais, numa perspectiva ps-modernidade ou no. [...] trata-se, neste momento, de um objeto pesquisado multidisciplinar e que ainda no foi monopolizado por nenhum dos campos acadmicos constitudos tradicionalmente.

No intuito de apresentar uma definio escolhemos perspectivar o lazer enquanto tudo aquilo que se constitui em valor positivo, fim ou objetivo da ao humana. Como qualquer atitude e/ou atividade que proporcione bem-estar, vivenciada no tempo disponibilizado para tal. Tanto seja uma atitude/ao prtica quanto contemplativa e que, referente aos contedos que a envolve, venha abranger os propsitos que formam a globalidade do ser humano como os aspectos ldicos, intelectuais, interativos, criativos, esttico, fsico-esportivos, artsticos, scio-culturais, afetivos, poltico, econmicos e todos se inter-relacionando. Sobre o tempo disponvel reservado ao lazer, o conceito aqui utilizado aquele momento/tempo diferente do tempo dedicado ao trabalho e que est disponibilizado para uma atitude/atividade que se caracterize enquanto lazer. Consideramos, ainda, que lazer direito de qualquer cidado - inclusive daquele que considerado deficiente -, independente de classe social, crena, idade, raa, gnero, orientao sexual ou estilo de vida. Marcellino (1995) traz-nos duas grandes consideraes em torno do lazer, importantes para a ampliao de seu conceito: a especificidade abstrata e a especificidade concreta que envolve o tema. A saber, o entendimento do lazer unicamente em sua especificidade abstrata define a no considerao do conjunto de condicionantes sociais, polticas, econmicas, culturais entre outras que tendo como alicerce a questo scio-econmica, gera e estimula, mascaradamente, as desigualdades quanto apropriao pelo capital do tempo disponvel do trabalhador tanto em quantidade de tempo quanto tambm em qualidade. Tal situao refora as abordagens funcionalistas, j mencionadas neste texto, e mantm a ordem social vigente. Isto quer dizer que, existem as possibilidades do lazer enquanto opo de ao social, mas o contexto em que as opes se inserem no possibilita o acesso da grande massa populacional em funo da forte desigualdade estampada na realidade social. Estamos falando neste artigo dos deficientes que no

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

24

tem oportunidade de trabalho, dos trabalhadores/as expropriados, dos aposentados/as, dos milhes de desempregados e miserveis excludos da dinmica social. Considerando a prpria dialtica da questo, compreendemos que na sua especificidade concreta, o lazer componente da cultura historicamente construda, na qual a participao cultural e o exerccio da cidadania so a base para a renovao da sociedade. Portanto, o lazer se insere como reivindicao e direito social, uma vez que, resultado da sociedade urbana moderna sendo produto e agente de cultura. Esta viso ousada, orgnica classe excluda do poder, enquanto direito se expressa na oferta de programas e projetos mantidos pelos poderes pblicos que tm como princpio bsico possibilidade de participao democrtica. Tais aes concretas quando destinadas a grupos especficos: pessoas que so alijadas do processo de participao social como, por exemplo, as pessoas deficientes, os idosos, as crianas especialmente aquelas muito pobres que vivem em situao de risco, pessoas portadoras de HIV entre outros, so, fundamentalmente importantes enquanto aes polticas que estimulam o exerccio da cidadania. A partir da consolidao de propostas de lazer coerentes e condizentes com a especificidade concreta de cada grupo, incrementa-se o exerccio pleno da cidadania, atravs da participao ativa que buscando gerar novas possibilidades de ao, atua como um instrumento de educao, mobilizao, organizao, transformao e incluso social, operacionalizando o alcance multidimensional, por suas relaes com o mundo do trabalho, da educao e da cultura. No entanto, devemos refletir sobre trs pontos importante ao considerarmos as questes que Marcellino (1995) denomina de especificidade concreta, quais sejam: > As dificuldades e tabus scio-culturais presentes na vida humana, que conturbam o acontecimento real do lazer, tanto dentro de uma mesma classe social quanto, principalmente, entre classes sociais diferentes: > A artificializao do lazer gerada pela indstria do

entretenimento e meios de comunicao de massa; > A dominao do tempo atravs da forma capitalista neoliberal de pensar o mundo e de se posicionar diante dele. Neste sentido,

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

25

fazemos destaque ao tempo em que se pode expressar a ludicidade diferente do tempo cotidiano, como nas civilizaes ditas primitivas. Na sociedade moderna o tempo se institucionalizou em intervalos de almoo, aps o expediente, feriado, final de semana, frias e licena. Ilustrando com a mitologia grega, o tempo de Dionsio - deus grego dos ciclos vitais da alegria e do vinho, conhecido como Baco entre os romanos - entre em choque com o tempo de Prometeu, deus da civilizao, do trabalho, da cultura e da represso. Prometeu o tit que dominou o fogo e o trouxe aos homens propiciando a civilizao - e representa o princpio de desempenho, denominao que Marcuse2 (1968) d ao princpio da realidade freudiana, quando extrapola de sua dimenso individual para a dimenso histrico social. Neste contexto impossvel dissociar tempo e trabalho quando se reflete sobre o lazer e suas possibilidades de emancipao

Dualidade Entre Tempo e Trabalho


Todos os dias quando acordo, no tenho mais o tempo que passou, mas, tenho muito tempo: Temos todo tempo do mundo. Todos os dias antes de dormir lembro e esqueo como foi o dia: Sempre em frente, no temos tempo a perder. Apresento aqui o poeta e compositor Renato Russo (1982) na tentativa de traduzir a inquietao sobre o Tempo Perdido. Em uma perspectiva materialista histrico-dialtica, o trabalho a fonte de toda riqueza3, fonte tambm de prazer e de realizao humanas. A categoria ontolgica do marxismo permite entender que, ao realizar trabalho, o ser humano abandona a dependncia para com a natureza e adentra na aventura do especificamente humano. Visto assim, o trabalho produto do homem e ao mesmo tempo produtor do ser, da
2 De acordo com Segundo JAPIASS, H.; MARCONDES, D., Dicionrio bsico de filosofia, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996, p. 174. A principal contribuio de Marcuse teoria crtica frankfurtiana pode ser considerada a relao que desenvolveu entre o pensamento de Marx e o de Freud, em uma interpretao que reala o sentido libertrio tanto do marxismo quanto da teoria psicanaltica. 3 Expresso usada por Engels para definir trabalho no texto O papel do trabalho na transformao do macaco em homem.

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

26

cultura e civilizao humana. Trabalhar, ento, tem o significado de garantir as condies objetivas e subjetivas para a manuteno e o desenvolvimento da existncia do homem, o que s poderia trazer satisfao e prazer. No sistema produtivo capitalista, entretanto, o trabalho deixa de possuir tais possibilidades e expectativas e se consolida, na verdade, como fonte de desprazer, causando tenso e sofrimento, no permitindo a criatividade e at mesmo o usufruto de seus resultados. Todos estes motivos consolidam um tipo de trabalho, chamado por Marx de trabalho alienado, haja vista, que se baseia na explorao do tempo de trabalho do trabalhador e divide sua existncia em tempos distintos, porm, articulados dimenso da produo necessria ao capital. Ao institucionalizar o tempo de trabalho, tambm se institucionaliza o tempo de no trabalho, ou seja, aquele no qual o trabalhador estaria, hipoteticamente, disponvel para realizar outras atividades diferentes daquelas em que ele trabalha. Desta forma, se destila um tipo de organizao social na qual o trabalho a principal referncia de tempo usada pelo indivduo na orientao de sua vida: tudo gira em torno do trabalho e dos intervalos de tempo entre o exerccio do mesmo. Ocorre que na sociedade do conhecimento, pressupe-se que o trabalho realizado pelas mquinas e o ser humano libertado para outras possibilidades de ao e atuao. Pressupe-se que h tempo suficiente para o lazer, para a ampliao do conhecimento, para a vida familiar, etc. No entanto, como se tem comprovado a duras penas, na chamada sociedade do conhecimento, o trabalho das mquinas significa sempre desemprego e, portanto, falta de renda. Tal processo irreversvel, uma vez que, os investimentos sempre se orientam em busca de mais tecnologia, maior qualificao do trabalhador e no na ampliao/criao de mais vagas e frentes de trabalho, o que coloca definitivamente grande parte da sociedade em um mundo de no trabalho. O tempo de no trabalho pode acabar tornando-se um tempo de desconforto, uma vez, que por levar a um nada a fazer e uma conseqente falta de renda retira do indivduo o que ele acredita ser a determinante da sua condio humana. No trabalhar retira dos sujeitos possibilidade de exercerem a cidadania colocando-os margem do contexto social. Os marginas, isto , [...] aqueles que foram mutilados fsico ou

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

27

socialmente (infelizes, bandidos, desvalidos) [...] trata-se daqueles que esto fora da esfera de poder, excludos da vida econmica Menezes (2000, p. 45) como retrata nosso maravilhoso artista de todos os tempos Chico Buarque de Hollanda na cano O Que Ser? 4 Destacamos as contradies encontradas com relao ao tempo, considerando a existncia do tempo disponvel em funo de um tempo fixo obrigatrio - tempo de trabalho - que recorta as demais aes do indivduo. Observemos o Brasil, um pas de crises, que traz em seu rano a colonizao exploratria, fato que se perpetua e ainda, se agrava com a adoo da poltica neoliberal que coloca o Pas cada dia mais dependente do capital estrangeiro sendo que, nesta situao, uma grande parte da populao desfruta de vida subumana, enquanto uma pequena parte monopoliza grandes riquezas. O acesso e usufruto do lazer por parte dos que se encontram nos nveis inferiores da pirmide social se coloca como uma das problemticas fundamentais fruto da sociedade moderna. Uma reflexo crtica sobre os significados, possibilidades e limites do lazer no pode deixar de considerar as contradies e paradoxos suscitados pela dualidade tempo-trabalho. Em especial, a no existncia de trabalho que atenda a demanda da procura predispe em abundncia de tempo disponvel para algumas pessoas, quais sejam, aquelas com algum tipo de deficincia, aquelas que no conseguem se colocar ou recolocar no mercado de trabalho por falta de instruo, escolarizao e, ainda qualificao ou pela inexistncia de vagas para todos. Pessoas que cumprem pena de deteno, crianas e jovens muito pobres, a grande massa de aposentados/as, entre outros. Para estas pessoas e grupos, a abundncia de tempo disponvel - o que, para a maioria, representa no trabalho - coloca tambm a impossibilidade do usufruto pleno do lazer uma vez que sem trabalho no h renda e sem renda reduzem-se as possibilidades de acesso e usufruto de prticas de lazer no alienadas e alienantes. aqui que ganha importncia a mdia televisiva de carter comercial como espao privilegiado de lazer.
4

Uma anlise detalhada da cano O que ser? a qual aponta a convergncia do ertico com o poltico encontra-se em MENEZES, A. B., Desenho mgico: poesia e poltica em Chico Buarque, So Paulo Ateli, 1995.

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

28

A definio do tempo de trabalho e do tempo de no-trabalho como critrio que define as possibilidades de usufruto do lazer se esvaziam na chamada crise do trabalho e nas conseqentes transformaes no mundo da produo. Qual afinal o tempo para o lazer, a questo central, em um contexto marcado pela dualidade tempotrabalho. Se considerarmos que, no sistema produtivo capitalista, o trabalho por seu carter alienado - permite to somente a satisfao de certas necessidades bsicas do ser humano como aquelas ligadas manuteno e reproduo da vida material como alimentao, moradia, vesturio, pode-se concluir que o tempo de trabalho o tempo destinado a conseguir as condies para a satisfao de tais necessidades. No sistema produtivo capitalista aponta-se para o entendimento do tempo das necessidades como conceito mais abrangente que o termo tempo de trabalho. Dessa maneira busca-se incorporar ao tempo das necessidades todas as formas atravs dos quais o homem garante a manuteno de sua vida material e fsica. Tempo das necessidades , ento, aquele tempo que no possibilita o exerccio e usufruto do lazer; o tempo oposto ao lazer. Como conseqncia direta, o lazer deslocado do tempo das necessidades ocorrendo em um tempo de no-necessidade, acarretando a compreenso de que ele (lazer) no se apresenta como necessidade para a manuteno e, mais alm, desenvolvimento, da vida humana. Aceitar a idia que o lazer se apresenta como necessidade bsica do ser humano condio sine qua non para o estudo e a interveno desta temtica em qualquer que seja o espao/tempo e sua destinao. evidente alm de comprovado pelas investigaes cientficas, que para a consolidao da existncia humana faz-se mister a dimenso ldica que marca caracterstica do lazer. O ser humano no mantm sua existncia to somente pela presena de condies materiais objetivas alimentao, vestimenta, moradia -, embora tais condies sejam ponto de partida para a consolidao da sociabilidade humana. O ser humano no se mantm vivo, atuante, sujeito da prpria histria unicamente pela manuteno da vida fsica e material, mas incorpora a tal aspecto, de forma indissocivel, a dimenso impar da vida subjetiva, a qual surge e se desenvolve a partir dos dados e exigncias da matria, mas o faz ativamente, modificando a prpria matria sobre a qual incide.

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

29

Neste sentido, entender o lazer como uma necessidade menor e/ou suprflua reforar a dualidade clssica entre vida material e vida subjetiva, pois, ao no incluir as condies subjetivas - proporcionadas, entre outros, pelo lazer - como condies essenciais para a manuteno da existncia humana, se estabelece uma separao de mundos que no so opostos, mas complementares. Como se fosse possvel a existncia do ser humano e da sociedade humana apenas e to somente pela existncia de condies materiais! H, nesta perspectiva, uma preocupao com a manuteno da vida biolgica, mas no a manuteno da vida especificamente humana, portanto, vida em sociedade e repleta de interaes. Pensar a questo das necessidades subjetivas de sonho, de ldico e de imaginao no tarefa fcil no contexto de uma sociedade como a nossa onde ter muito mais importante, e tem um significado maior, do que o verbo ser. No entanto, o desafio que urge em ser superado. O critrio da prtica a partir da reflexo sobre a prtica e reformulao de valores e atitudes que a envolve, pode apresentar uma diretriz coerente na qual almejamos. preciso observar em volta e perceber o mundo humano de maneira totalizante. Sendo o ser humano uma totalidade indivisvel5, separar seu mundo em dois o equivalente a reforar os argumentos que legitimam a dominao e explorao de uns sobre outros. Voltando nossos olhares para as atividades humanas, encontramos a arte, que nesse caso, tem algo a dizer, na voz do poeta [...] a gente no quer s comida, a gente quer comida, diverso e arte, diverso, bal. O lazer, sob o nosso ponto de vista, construo moderna, decorrente dos arranjos do modo de produo capitalista, porm, dada sua concreticidade, devemos lutar pelo direito a seu usufruto por todas as pessoas, considerando-o como necessidade to bsica quanto comida, casa e vestimenta. Por tais motivaes, afirmamos que o termo tempo das necessidades no pode contemplar a abrangncia pretendida, apesar das transformaes no mundo do trabalho. Estas transformaes tm o significado do aprofundamento das desigualdades entre dirigidos e dirigentes, vale dizer, entre os que
5

GRAMSCI, A. A concepo dialtica da histria, Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1995. Escreve que todo homem filsofo - embora nem todos exeram essa atividade profissional expressando a crena em uma totalidade humana indivisvel, no fragmentria na qual os seres humanos podem ser considerados ou como prticos ou como intelectuais.

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

30

realizam o trabalho intelectual e aqueles que executam o trabalho corporal, razo pelas quais devemos ampliar nossas compreenses a parmetros no convencionais. importante salientar que o estudo antropolgico tem sido utilizado como disciplina de apoio em vrias reas de conhecimento. A percepo do homem como totalidade indivisvel, no entanto, relativo de forma quase absoluta a espaos e tempos especficos e o conhecimento detalhado sobre como distintas culturas interpretam o tempo e nele projetam sua existncia, so reas de pesquisa que tem elucidado a formulao de abordagens interdisciplinares significativas sobre a temtica em discusso. No frentico ritmo de vida capitalista, a formulao de idias sobre a realidade histrica no dissocia tempo de trabalho, pois, em funo da fora de trabalho vendida por uma determinada jornada de tempo que o capitalismo neoliberal se apropria do tempo do assalariado, recortando toda a vida do trabalhador, fazendo com que ele elimine outras possibilidades de criao. Assim, coloca-se cada vez mais longe o assalariado do que se produz, o capitalismo acumula riquezas, produz desigualdades e direciona a vida do trabalhador, a partir do tempo fixo e obrigatrio, que estabelece as demais esferas de sua existncia. A antropologia apresenta o relgio como representao simblica da existncia fragmentada do ser humano e vem denunciando, historicamente, a mentalidade capitalista que transforma tempo em mercadoria e limita a este parmetro as consideraes do pensamento comum, negando o sentido envolvente e mgico do tempo que no possibilita ser quantificado, em destaque o tempo Dionisiano.

Trabalho, Consumo e Lazer


Importante atentarmos para a posio que ocupa o trabalho para o homem moderno a partir dos diferentes contextos histricos. Fazendo uma retrospectiva histrica rpida percebemos que a Grcia Antiga valorizava o cio para seus cidados, o qual somente era possvel pela explorao do trabalho escravo. Em um determinado momento, quem sabe por oposio aos ideais Greco-romanos de cio, o cristianismo intentou recuperar o valor do trabalho, sem coloc-lo como valor maior da existncia.

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

31

Segundo especialistas, mesmo a literatura bblica apresenta o trabalho como maldio, porm, contraditoriamente a expresso o trabalho dignifica o homem de origem crist e foi exacerbada pelo protestantismo. Cristos, Calvinos e Puritanos acreditaram que a riqueza material seria demonstrao de sade espiritual, e a pobreza,

conseqentemente, doenas e males do esprito Oliveira (1997). Observamos que paralelo s transformaes nos dogmas religiosos, o sistema urbano-industrial trouxe s prticas trabalhistas da civilizao ocidental um novo sentido. O conceito de trabalho medieval que relacionava o tempo a um carter sagrado alterado para um sentido profano a partir da Idade Moderna. Tempo dinheiro - time is money - a expresso mxima do sistema produtivo capitalista. A industrializao crescente, os aspectos da produo e da mais-valia, a mercadorizao e coisificao do homem so caractersticas deste sistema econmico, gerando, progressivamente, uma sociedade que ressalta como representao maior da vida o trabalho, e inibe o ldico como direito felicidade, sustentando um discurso de atrelamento entre a felicidade almejada e o aumento de produo. A diminuio da jornada de trabalho uma luta histrica que esbarra no preconceito e na mitificao em torno da trilogia tempo/trabalho/lazer. No Brasil, apenas na segunda metade da dcada de 1920 que passa a haver alguma regulamentao sobre frias. Os trabalhadores obtiveram, em alguns perodos, estas conquistas, atendendo, porm, sempre aos interesses da acumulao capitalista. A carta Del Lavoro, elaborada pelo governo fascista de Mussolini serve, no Brasil, para a elaborao da legislao trabalhista no governo Vargas. Sob este aspecto o lazer tambm normatizado bem como as prticas desportivas. Tal fato impediria que o aumento do nmero de horas disponveis inclusive para o lazer oportunizasse o crescimento do mal estar causado pela injustia social, colocando em questo o direito preguia, que comprovadamente, contribui para o equilbrio individual e coletivo e negado maioria. O pensamento que est historicamente no poder - mesmo atualmente na sociedade ps-industrial, sociedade do conhecimento - entende que disponibilizar horas para o lazer desestabiliza os valores de felicidade e harmonia difundidos pela ideologia

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

32

capitalista. Diga-se de passagem, existe uma parcela significativa de governantes que entende lazer e consumo como sinnimos. Assim afirma Oliveira (1997, p. 968)
a desautomatizao humana s ter incio de fato quando for permitido que o homem expresse sua ludicidade nos diferentes momentos da materializao de sua existncia, sem esmagamento sistemtico do ludens pela supervalorizao imatura do faber.

O lazer , portanto, aqui entendido como resultado do tipo de organizao scio-econmica urbano-industrial e, simultaneamente, atua sobre tal organizao como implementador de novos valores, pensamentos, prticas que contestam esta mesma lgica organizacional. Para que isto acontea necessrio construo de conscincias crticas bem como de polticas pblicas que venham atender as necessidades concretas dos sujeitos na sociedade que queremos. A educao para o lazer em seu sentido amplo, que ocorre na famlia, na rua, na igreja, no sindicato, nos clubes, parques, praas entre outros espaos, e em seu sentido restrito, na escola importante referncia quando pensamos na construo e consolidao de conscincias crticas, criativas e questionadoras. Devendo ser compromisso de todos aqueles que se empenham na transformao social a assuno plena dos desafios colocados na perspectiva de contribuir para esta transformao onde a incluso scio-cultural de grupos excludos a exemplo pessoas com deficincia entre outros grupos j mencionados neste artigo, seja objetivo maior a ser alcanado.

Abstract
The present paper focuse on the perpective of a critical discussion about Physical Education targeted on leisure, aiming at contrubuting to widen the required on the significance, the characristics, the consequences and the potentialities of leisure in the consuming society, though not intending to settle the matter. With this in mind, we chose an approach of the concepts of time and work in modern society as well the relationship between this trilogy and the right of minorities to participate. These concepts are fundamental to understand the characteristics aspects of leisure from a cultura point of view. Key-Words: Leisure; Time; Work.

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

33

Referncias Bibliogrficas
BRAMANTE, A C. Recreao e lazer: o futuro em nossas mos. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educao Fsica & esportes: perspectivas para o sculo XXI. Campinas: Papirus, 1992. CAPRA, F. O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 1985. CHAU, M. Introduo. In: LAFARGUE, P. O direito a preguia. So Paulo: Hucitec: ano. p. 9-56 GUTIERREZ, G. L. A crise de paradigmas: sai de cena o trabalho e entra o lazer. In: BRUHNS, H.T.; GUTIERREZ, G. (Org.). Representaes do ldico. Campinas: Autores Associados, 2001. p. 91- 103. GRAMSCI, A. Concepo dialtica da histria. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1995. IANNI, O. O prncipe eletrnico. Revista Cultura Vozes, So Paulo, p. 05-29, 1999. JAPIASS, H; MARCONDES D. Dicionrio bsico de filosofia. 3. ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. LENHARO, A. Sacralizao da poltica. Campinas: Papirus, 1986. MARCELLINO, N. C. Lazer e educao. Campinas: Papirus, 1990. ______. O lazer, sua especificidade e seu carter interdisciplinar. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, n. 1/3, p. 314-315. ______. Lazer: formao e atuao profissional. Campinas: Papirus 1995 MARCUSE, H. Eros e civilizao. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. MENEZES, A. B. Figuras do feminino na cano de Chico Buarque. So Paulo: Ateli, 2000. ______. Desenho mgico: poesia e poltica em Chico Buarque. So Paulo: Ateli, 1995. MONAKATA, K. A legislao trabalhista. So Paulo: Brasiliense, 1981. OLIVEIRA, C. B. Reflexes acerca do lazer em suas diferentes dimenses: Da proposta terica a prtica na Universidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DO ESPORTE, 10. Goinia, 1997. Anais ... Goinia, 1997. p. 966-970.

Conexes, v. 2, n. 1, 2004

34

SILVA, T. T. Os novos mapas culturais e o lugar do currculo numa paisagem psmoderna. In: ______. Identidades terminais. Petrpolis: Vozes, 1996. ______. Polticas sociais e os trabalhadores. Debate Sindical, ano 3, n. 11, out. 1989.

Potrebbero piacerti anche