Sei sulla pagina 1di 52

Aminocidos 1. Os aminocidos so "blocos de construo" das protenas. 2.

Como mostrado no diagrama, os aminocidos tm uma mesma estrutura geral, contendo um grupo amina, um grupo carboxila e uma cadeia lateral de tamanho varivel, chamada grupo R. 3. 20 aminocidos diferentes so usados para fazer as protenas. Eles diferem um do outro pela estrutura e propriedades do grupo R, o qual pode ser polar e carregado, polar e no-carregado, ou hidrofbico

Ligao peptdica As cadeias polipetdicas das protenas so polmeros lineares, constitudos por aminocidos ligados por ligaes peptdicas. Cada aminocido tem um grupo amina (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH) que so usados para formar a ligao peptdica.

Como mostrado no diagrama, a ligao peptdica se forma entre o tomo de carbono (C) do grupo carboxila e o tomo de nitrognio (N) do grupo amina. Os elementos que compem a gua so removidos como um co-produto da reao. A gua (H2O) se forma a partir do -OH do grupo carboxila de um dos aminocidos e de um tomo de hidrognio do grupo -NH2 do outro aminocido.

Cadeias polipeptdicas

No diagrama abaixo, possvel separar visualmente os aminocidos nos pontos em que h ligaes peptdicas. Note que o esqueleto do peptdeo formado por um padro repetitivo de tomos N-C-C, que correspondem, respectivamente, aos tomos N-amino, C-alfa e C-carbonlico dos aminocidos individuais. Os grupos mostrados como R1, R2, R3, etc., representam as cadeias laterais dos diferentes aminocidos.

Frmulas estruturais de amino cidos

alanina

glutamina

cido amino butrico serina

arginina asparagina

fenilalanina cido asprtico

cido glutmico cistena

glicina

leucina

histidina

lisina

homocistena

serina 3

valina

tirosina

metionina triptofano

norvalina

As protenas tambm so chamadas de polipeptdeos, porque os aminocidos que as compe so unidos por ligaes peptdicas (uma ligao peptdica a unio do grupo amino (-NH2) de um amino cido com o grupo carboxila (-COOH) de outro amino cido, atravs da formao de uma amida. A ligao C-N, em um peptdeo, especial: 10% mais "curta" do que uma ligao C-N normal, e o ngulo de ligao tambm diferente do esperado para um carbono sp2. Isto porque a ligao peptdica, na verdade, apresenta uma estrutura de ressonncia, tendo um forte carter de dupla ligao - explicando, tambm, a rigidez desta ligao e sua planaridade. Atravs destas ligaes, os amino cidos formam cadeias longas; a maioria das protenas tem mais de 200 amino cidos. Todos os amino cidos tem, em comum, um carbono (chamado de carbono alfa) ligado a um grupo amino e a um grupo carboxila. Este carbono alfa um centro estereognico e, com excesso da glicina (porque no assimtrica), todos os amino cidos, em todos os organismos vivos terrestres, s sob a forma L . aparecem

Cadeias Laterais dos Aminocidos (grupos R)

Vinte tipos diferentes de aminocidos so encontrados nas protenas. As cadeias laterais (grupos R) diferem nas propriedades qumicas. Algumas delas so polares, mas no tm carga eltrica. Outras so polares e tm uma carga eltrica positiva ou negativa em soluo aquosa. Os aminocidos com cadeias laterais polares so ditos hidroflicos (tm afinidade pela gua), porque estabelecem interaes fracas com as molculas da gua. Os grupos R dos aminocidos hidroflicos contm tomos eletronegativos como O e N. Alguns aminocidos so apolares (hidrofbicos) porque suas cadeias laterais so constitudas principalmente por cadeias de hidrocarbonetos.

Exemplos de diferentes classes de aminocidos:

Protenas

diferentes

tm

estruturas

propriedades

diferentes devido localizao especfica de aminocidos hidroflicos ou hidrofbicos.

Identificao de um aminocido hidrofbico

Qual dos aminocidos abaixo tem uma cadeia lateral hidrofbica?

Aminocidos hidrofbicos

H 20 aminocidos diferentes nas protenas. Suas cadeias laterais (grupos R) diferem em suas propriedades qumicas. Algumas so polares, mas sem carga. Outras so polares, e possuem normalmente uma carga positiva ou negativa quando em soluo aquosa. Os oito aminocidos mostrados abaixo tm cadeias laterais que so claramente hidrofbicas. Note que essas cadeias laterais so compostas quase que exclusivamente por ligaes C-C e CH, constituindo ou um hidrocarboneto puro ou um hidrocarboneto contendo um nico tomo polar.

Protenas

Somos seres proticos: a vida est intimamente ligada s protenas. Estas molculas especiais realizam as mais variadas funes no nosso organismo, desde o transporte de nutrientes e metablitos catlise de reaes biolgicas. Apesar da complexidade de suas funes, as protenas so relativamente simples: repeties de 20 unidades bsicas, os amino cidos. As protenas so macromolculas complexas, compostas de aminocidos, e necessrias para os processos qumicos que ocorrem nos organismos vivos. So os constituintes bsicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as protenas 7

correspondem a cerca de 80% do peso dos msculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as protenas esto presentes. conveniente descrever a estrutura de uma protena segundo 4 aspectos relacionados estrutura covalente e s formas de enovelamento da cadeia. Esses diferentes nveis de descrio da estrutura protica so conhecidos como estruturas primria, secundria, terciria e quaternria. Embora sejam quase inmeras, todas as protenas so formadas exclusivamente por apenas 20 amino cidos, que se repetem numa seqncia caracterstica para cada protena. Esta seqncia, conhecida como estrutura primria, que, de fato, determina a forma e a funo da protena. A estrutura primria somente a seqncia dos amino cidos, sem se preocupar com a orientao espacial da molcula. As interaes intermoleculares entre os amino cidos das protenas fazem com que a cadeia protica assuma uma estrutura secundria e, algumas vezes, uma estrutura terciria.

Estrutura Primria das Protenas

A estrutura primria a seqncia de aminocidos que compem a cadeia polipeptdica. 20 aminocidos diferentes so encontrados nas protenas. A ordem exata dos aminocidos em uma protena especfica a estrutura primria dessa protena.

A estrutura secundria uma funo dos ngulos formados pelas ligaes peptdicas que ligam os amino cidos. Segundo a IUPAC, "The secondary structure of a segment of polypeptide chain is the local spatial arrangement of its main-chain atoms without regard to the conformation of its side chains or to its relationship with other segments". A conformao espacial mantida graas as interaes intermoleculares (ligao hidrognio) entre os hidrognios dos grupos amino e os tomos de oxignio dos outros amino cidos. Estrutura Secundria das Protenas

A estrutura secundria diz respeito aos padres regulares e repetitivos que ocorrem localmente no enovelamento do esqueleto da protena. Os dois arranjos locais mais comuns nas protenas so a alfa-hlice e a folha-beta.

Alfa-Hlice Numa alfa-hlice, o esqueleto polipeptdico se enrola em torno do eixo de uma hlice imaginria, no sentido horrio. Nesta ilustrao, esto mostrados apenas os tomos do esqueleto N-CCO. Observe o enrolamento em espiral do esqueleto em torno de um eixo imaginrio que passa pelo centro da hlice. 9

Em geral, estas ligaes foram a protena a assumir uma forma helicoidal, como uma corda enrolada em torno de um tubo imaginrio. Esta forma, a mais comum, chamado de alfa hlice.

Outras duas formas na estrutura secundria so as beta-sheets e turns. Nas beta-sheets, um segmento da cadeia interage com outro, paralelamente. Folha-beta

Na estrutura secundria denominada folha-beta, o esqueleto polipeptdico est quase completamente estendido. Os grupos R (no exibidos na figura) se alternam para cima e para baixo ao longo do esqueleto estendido. 10

Turns" so o terceiro tipo das estruturas secundrias clssicas, e so responsveis pela reverso da direo da cadeia polipeptdica. Eles so localizados na superfcie polar da protena, e contm resduos com carga. Os stios de reconhecimento dos anticorpos, da fosforilao, glicosilao e da hidroxilao so encontrados, freqentemente, nos ou prximos dos turns.

Estrutura Terciria das Protenas A estrutura terciria diz respeito forma tridimensional especfica assumida pela protena como resultado do enovelamento global de toda a cadeia polipeptdica. A estrutura terciria das enzimas toma geralmente uma forma globular compacta.

Estrutura terciria da molcula de triose fosfato isomerase (TPI). 11

A estrutura terciria relaciona-se com os loopings e dobraduras da cadeia protica sobre ela mesma. a conformao espacial da protena, como um todo, e no de determinados segmentos particulares da cadeia protica. A forma das protenas est relacionada com sua estrutura terciria. Existem, por exemplo, protenas globulares (que tem forma esfrica). O que determina a estrutura terciria so as cadeias laterais dos amino cidos; algumas cadeias so to longas e hidrofbicas que perturbam a estrutura secundria helicoidal, provocando a dobra ou looping da protena. Muitas vezes, as partes hidrofbicas da protena agrupam-se no interior da protena dobrada, longe da gua e dos ons do ambiente onde a protena se encontra, deixando as partes hidroflicas expostas na superfcie da estrutura da protena. Regies como "stio ativos", "stios regulatrios" e mdulos so propriedades da estrutura terciria.

Estrutura Quaternria das Existe, finalmente, a estrutura

Protenas quaternria: certas 12

protenas, tal como a hemoglobina, so compostas por mais de uma unidade polipeptdica (cadeia protica). A conformao espacial destas cadeias, juntas, que determina a estrutura quaternria. Esta estrutura mantida pelas mesmas foras que determinam as estruturas secundrias e tercirias. A figura ao lado mostra uma imunoglobulina que , na verdade, um tetrmero, isto , constituda por 4 cadeias proticas (polipeptdeos). Muitas protenas so constitudas por mais de uma cadeia polipeptdica. A estrutura quaternria descreve a forma com que as diferentes subunidades se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da protena. Por exemplo, a molcula da hemoglobina humana, mostrada abaixo, composta por quatro subunidades.

As protenas podem ser simples (constitudas somente por amino cidos) ou conjugadas (que contm grupos prostticos, isto , grupos no amino cidos, tais como carboidratos, ons, pigmentos, etc., como na figura ao lado). A hemoglobina um exemplo de protena conjugada: contm 4 grupos prostticos, cada um consistindo de um on de ferro e a porfirina. So justamente estes grupos que habilitam a hemoglobina a carregar o oxignio 13

atravs da corrente sangunea. As liproprotenas, tal como LDL e HDL, so tambm exemplos de protenas conjugadas - neste caso, com lipdeos. Uma outra forma de classificar as protenas baseado na sua funo. Sobre este prisma, elas podem ser divididas em dois grupos: protenas estruturais e protenas biologicamente ativas. Algumas protenas, entretanto, podem pertencer aos dois grupos. A maioria das protenas estruturais so fibrosas - compostas por cadeias alongadas. Dois bons exemplos, nos animais, so o colgeno (ossos, tendes, pele e ligamentos) e a queratina (unhas, cabelos, penas e bicos). A grande maioria das protenas biologicamente ativas so globulares, e sua atividade funcional intrnseca a sua organizao espacial. Exemplos so as enzimas, hormnios proticos (que atuam como mensageiros qumicos), protenas de transporte (como as lipo-protenas, que podem carregar o colesterol) e imunoglobulinas (ou anticorpos), que protegem o corpo de microorganismos invasores. Muitas protenas biologicamente ativas ficam na regio da membrana celular, e atuam de diversas maneiras. A figura abaixo uma protena trans-membrana, que atua como um canal inico em bactrias. Existe um "buraco" na estrutura protica, de cerca de 11 angstrons de dimetro, onde os ons passam, seletivamente. As enzimas so uma classe muito importante de protenas biologicamente ativas. Elas so responsveis pela catlise de diversas reaes em nosso organismo. Reaes que, sem o auxlio das enzimas, jamais aconteceriam ou, ainda, gerariam indesejados produtos colaterais. Em uma protena enzimtica, existe um certo domnio chamado de "stio ativo", que liga-se ao substrato - a molcula reagente - e diminui a energia do estado de transio que leva ao produto desejado. A ligao entre o stio ativo e o substrato extremamente especfica: a molcula precisa ter certas caractersticas eletrnicas e espaciais que permitam o seu "encaixe" com a protena. Por isso esta relao tem sido chamada de lock'n'key, ou seja, chave14

fechadura. No exemplo da figura ao lado, uma determinada regio da protena o mdulo SH2 - liga-se tirosina fosfatada, que se adapta ao stio ativo da enzima tal como uma chave faz a sua fechadura.

A atividade de uma enzima pode ser bloqueada pela ao de outra molcula, um inibidor. Quando um inibidor interage com uma determinada regio da enzima, chamado de stio regulatrio, provoca uma alterao na sua conformao e uma desativao do stio cataltico. A atividade enzimtica, portanto, pode ser controlada, pelo organismo, atravs da liberao ou captao de inibidores.

15

Cozinhando protenas

A Reao de Maillard Como saber quando uma pizza est pronta, o bolo est no ponto ou o frango est assado? Basta, talvez, olhar: aquele aspecto corado, dourado, um forte indcio de que a comida est cozida. Sabe de onde vem esta cor?! da reao de Maillard. So vrias as reaes qumicas que deixam o alimento marrom, ou escurecido. Pirlise, por exemplo, um dos mais comuns: quando deixamos o po por muito tempo na torradeira, ele volta preto, queimado; ocorre uma desidratao termicamente induzida do amido, resultando carbono (carvo) e gua. O acar, a 200oC, carameliza, atravs de uma desidratao, uma condensao e uma polimerizao. Entretanto, nem a pirlise ou caramelizao inclui o que acontece com o constituinte alimentar mais importante, as protenas. Em altas temperaturas, os aminocidos das protenas interagem com acares redutores, produzindo as cores, aromas e sabores caractersticos do alimento cozido. Esta reao entre protenas e carbohidratos foi primeiramente descrita em 1912, por Louis-Camille Maillard - da o nome da reao. Durante o cozimento, a reao de Maillard (que envolve uma srie de etapas) inicia com uma condensao entre amino cidos e acares. Estes compostos, incolores, se rearranjam e desidratam para formar intermedirios amarelados que, finalmente, so convertidos para polmeros vermelhos e marrons. Um dos efeitos positivos da reao de Maillard o aspecto visual de bolos, pizzas e lasanhas quando cozidas; um negativo o escurecimento do leite, quando aquecido por muito tempo (tal como no doce de leite). A cor deriva das melanoidinas formadas pela reao de Maillard. A reao de Maillard tambm responsvel pelo envelhecimento de nosso organismo. Muitos qumicos vm pesquisando drogas que interrompam as reaes de Maillard numa tentativa de minimizar os efeitos do envelhecimento em nosso corpo.

16

Biomolculas: Introduo H quatro classes principais de pequenas molculas biolgicas nas clulas. So os carboidratos, os lipdeos, os aminocidos e os nucleotdeos. Os compostos pertencentes s diferentes classes podem ser identificados por suas caractersticas estruturais particulares.

Carboidratos

1. Os carboidratos podem ser acares simples (monossacardeos) como a glicose, dissacardeos como a sacarose, ou ento uma srie de monossacardeos unidos por ligaes glicosdicas. 2. Os monossacardeos mais comuns nas clulas tm 4, 5, ou 6 tomos de carbono e vrios grupos OH polares. 3. Nos acares comuns, a proporo entre C, H e O de 1 : 2 : 1. 4. Os acares de 5 e 6 carbonos normalmente existem nas clulas como estruturas contendo um anel de 5 ou 6 tomos, com um tomo de oxignio no anel. 5. A abundncia de grupos OH, a razo C : H : O de 1 : 2 : 1 e a estrutura com um O no anel so caractersticas-chave para a identificao dos carboidratos.

17

Carboidratos O acar que utilizamos em casa contm a sacarose: um dos vrios compostos orgnicos de sabor doce, incolores, solveis em gua, encontrados na seiva de vrias plantas (como a cana-de-acar) e no leite de mamferos. O acar mais comum justamente a sacarose, que, puro, utilizado na indstria de alimentos e bebidas. Os acares pertencem a uma classe de compostos orgnicos chamada carbohidratos*, ou hidratos de carbono. O nome deriva da reao de fotossntese que ocorre nas plantas, com a ao cataltica da clorofila: o dixido de carbono se combina com a gua e formam a glucose. As molculas de glucose podem se combinar e formar outros dois componentes caractersticos das plantas: a sacarose, a celulose e o amido. As molculas de celulose garantem a sustentao da planta, e as de amido servem como um armazenamento de alimento para servir nova planta, durante o crescimento inicial. Tanto a sacarose, amido ou celulose so vitais para as necessidades bsicas do homem. Todos os livros, jornais e revistas que lemos so impressas em papel - feito de celulose. O po nosso de cada dia feito com amido e adoado com sacarose. Mesmo a cervejinha gelada deve a sua existncia sacarose: a fermentao desta que produz o lcool e o CO2.

18

glucose frutose Os carbohidratos so, provavelmente, os compostos orgnicos mais abundantes nos organismos vivos. Estruturalmente, podem ser vistos como aldedos poli-hidroxilados ou cetonas polihidroxiladas; ou, ainda, compostos que, pela hidrlise, podem se transformar nestes. Eles podem sem divididos em quatro grandes grupos: monossacardeos, dissacardeos, oligossacardeos e polissacardeos. Os monossacardeos so os mais simples: apenas uma unidade de acar em cada molcula. A glucose, a frutose e a galactose so os monossacardeos mais comuns, e possuem a mesma frmula molecular: C6H12O6. A frutose e a glucose so encontradas em frutas e no mel e a galactose no leite dos mamferos. Embora tenham a mesma frmula molecular, estes compostos tem estruturas qumicas diferentes, isto , so ismeros. O sabor de cada um tambm diferente. Sabe-se que o doce do acar depende grandemente da posio dos grupos -OH que compe a estrutura molecular. Quando duas molculas de um acar simples se unem elas formam um dissacardeo. A sacarose, por exemplo, um dissacardeo formado por uma unidade de frutose e outra unidade de glucose. A energia contida nas ligaes qumicas na frutose, glucose ou sacarose a resposvel por suprir, na maioria dos seres vivos, a energia necessria para suas atividades. Os monossacardeos podem, tambm, se combinar e formar macromolculas, 19

com longas cadeias de unidades de frutose, glucose ou galactose repetidas. Estes so os polissacardeos: molculas com mais de 10.000 unidades de acares. Mais de uma centena de espcies foram identificadas, mas as mais comuns so a celulose e o amido.

Os carbohidratos so muito importantes para os seres vivos. O mecanismo de armazenamento de energia, para quase todos os seres vivos de nosso planeta, baseia-se em carboidratos ou lipdeos - os carboidratos so uma fonte de energia imediata, enquanto que os lipdeos queimam em uma velocidade menor, servindo para longo prazo. O ciclo metablico da glucose, por exemplo, vital para os organismos vivos, tal como o homem: falhas neste ciclo acarretam vrios males, tal como os desencadeados pelo diabetes. Os seres ruminantes, tal como o boi, so capazes de converter os polissacardeos como a celulose (indigesto para o homem) em acares menores e protenas; e so justamente estes seres a maior fonte protica para a humanidade. Vrios antibiticos, tal como a streptomicina, so derivados de carbohidratos. O iogurte tambm deve sua existncia aos carbohidratos: os lactobacilos (bactrias que habitam o leite) convertem o acar em cido ltico, gerando o iogurte. A quantidade total de energia (ou, como a mdia normalmente chama, "caloria") requerida para um indivduo depende da idade, ocupao e outros fatores, mas geralmente gira em torno de 2.000 a 4.000 calorias (uma caloria, por definio, a quantidade de calor necessria para aumentar a temperatura 20

de 1,000 grama de gua de 15o para 16o C). Um grama de carboidrato produz cerca de 4 calorias, quando metabolizado, no homem. Para efeito de comparao, um grama de gordura produz cerca de 9 calorias e 1 grama de protena produz tambm 4 calorias. Como so rapidamente metabolizados e altamente energticos, os carboidrato so, geralmente, os pratos principais dos atletas antes das competies. Esta alta capacidade calrica pode ser, para alguns, um problema: muitas pessoas, por motivo de sade ou esttica, precisam evitar o consumo de acar.

Lipdeos - as biomolculas hidrofbicas.

Embora difamadas pela mdia, estas biomolculas so essenciais para a manuteno de vrias estruturas dos seres vivos e atuam e diversos processos metablicos.

Mais um caso de termo qumico que se incorpora ao senso comum: os lipdios, h tempos, extrapolaram os livros de qumica. Definem um conjunto de substncias qumicas que, ao contrrio das outras classes de compostos orgnicos, no so caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgnicos e baixa solubilidade em gua. Juntamente com as protenas, cidos nuclicos e carboidratos, os lipdios so componentes essenciais das estruturas biolgicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomolculas. Os lipdios se encontram distribuidos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas clulas de gordura.

21

Triglicerdeos

O trao mais facilmente reconhecvel destas molculas a presena de trs cidos graxos com suas longas caudas hidrofbicas constitudas principalmente por grupos -CH2. Os trs cidos graxos esto covalentemente ligados a uma molcula de glicerol. Este composto uma gordura neutra, do tipo que utilizado para armazenar reservas de energia no nosso tecido adiposo.

1. Os lipdeos ou gorduras caracterizam-se por sua insolubilidade em gua e sua solubilidade em solventes orgnicos ou em detergentes.

2. Os lipdeos so as molculas mais eficientes como reserva energtica das clulas.

3. Boa parte da estrutura dos lipdeos muito apolar, sendo formada quase exclusivamente por tomos de carbono e hidrognio.

4. Os triglicerdeos, usados como reserva energtica no tecido adiposo, so compostos por uma molcula de glicerol condensada com trs cidos graxos. Os cidos graxos tm longas caudas hidrofbicas que consistem essencialmente em repeties de grupos -CH2..

22

5. Os diglicerdeos, que ocorrem principalmente nas membranas celulares, so compostos de um glicerol, dois cidos graxos de cadeia longa e uma "cabea" contendo um grupo mais hidroflico.

6. A presena de longas cadeias de cidos graxos uma caractersticachave para a identificao de muitos lipdeos importantes.

23

A estrutura mostrada no diagrama um exemplo de lipdeo. Existem diversos tipos de molculas diferentes que pertencem classe dos lipdios. Embora no apresentem nenhuma caracterstica estrutural comumm todas elas possuem muito mais ligaes carbono-hidrognio do que as outras biomolculas, e a grande maioria possui poucos heterotomos. Isto faz com que estas molculas sejam pobres em dipolos localizados (carbono e hidrognio possuem eletronegatividade semelhante). Uma das leis clssicas da qumica diz que "o semelhante dissolve o semelhante": da a razo para estas molculas serem fracamente solveis em gua ou etanol (solventes polares) e altamente solveis em solventes orgnicos (geralmente apolares). Ao contrrio das demais biomolculas, os lipdios no so polmeros, isto , no so repeties de uma unidade bsica. Embora possam apresentar uma estrutura qumica relativamente simples, as funes dos lipdios so complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definio das estruturas celulares. Os qumicos podem separar os lipdios de uma amostra biolgica atravs de uma tcnica conhecida como extrao; um solvente orgnico adicionado a uma soluo aquosa da amostra e, com um auxlio de um funil de separao, obtm-se a fase orgnica rica em lipdios. Com a evaporao do solvente orgnico obtm-se o lipdio. desta maneira que, em escala industrial, se obtm o leo vegetal. Como veremos a seguir, alguns lipdios tm a habilidade de formar filmes sobre a superfcie da gua, ou mesmo de formar agregados organizados na soluo; estes lipdios possuem uma regio, na molcula, polar ou inica, que facilmente hidratada. Este comportamento caracterstico dos lipdios que compe a membrana celular. Os lipossomos so "microenvelopes" capazes de envolverem molculas orgnicas e entregarem-nas ao "endereo biolgico" correto.

24

No existe grupos funcionais: em comum, apenas a hidrofobicidade! 25

Classificao dos lipdios cidos Graxos A hidrlise cida dos triacilglicerdios leva aos correspondentes cidos carboxlicos - conhecidos como cidos graxos. Este o grupo mais abundante de lipdios nos seres vivos, e so compostos derivados dos cidos carboxlicos. Este grupo geralmente chamado de lipdios saponificveis, porque a reao destes com uma soluo quente de hidrxido de sdio produz o correspondente sal sdico do cido carboxlico, isto , o sabo.

Os cidos graxos possuem um pKa da ordem de 4,8. Isto significa que, em uma soluo onde o pH 4,8, metade da concentrao o cido est ionizada; a um pH maior (7, por exemplo) praticamente todo o cido encontra-se ionizado, formando um sal com o seu contra-on; num pH menor (3, e.g.) todo o cido encontra-se protonado.

26

A natureza do ction (contra-on) determina as propriedades do sal carboxlico formado. Em geral, sais com ctions divalentes (Ca2+ ou Mg2+) no so bem solveis em gua, ao contrrio do formado com metais alcalinos (Na+, K+, etc.), que so bastante solveis em gua e em leo - so conhecidos como sabo. por este motivo que, em regies onde a gua rica em metais alcalinos terrosos, necessrio se utilizar formulaes especiais de sabo na hora de lavar a roupa. Na gua, em altas concentraes destes sais, ocorre a formao de micelas - glbulos microscpicos formados pela agregao destas molculas. Nas micelas, as regies polares das molculas de sabo encontramse em contato com as molculas de gua, enquanto que as regies hidrofbicas ficam no interior do glbulo, em uma pseudofase orgnica, sem contato com a gua.

A adio de HCl a uma soluo aquosa de sabo provoca a precipitao do cido graxo, que pouco solvel em gua e, em soluo aquosa, tende a formar dmeros atravs de fortes ligaes hidrognio.

27

Os cidos graxos tambm podem ser classificados como saturados ou insaturados, dependendo da ausncia ou presena de ligaes duplas carbono-carbono. Os insaturados (que contm tais ligaes) so facilmente convertidos em saturados atravs da hidrogenao cataltica (este processo chamado de reduo). A presena de insaturao nas cadeias de cido carboxlico dificulta a interao intermolecular, fazendo com que, em geral, estes se apresentem, temperatura ambiente, no estado lquido; j os saturados, com uma maior facilidade de empacotamente intermolecular, so slidos. A margarina, por exemplo, obtida atravs da hidrogenao de um lquido - o leo de soja ou de milho, que rico em cidos graxos insaturados.

Triacilglicerdios Conhecidos como gorduras neutras, esta grande classe de lipdios no contm grupos carregados. So steres do glicerol - 1,2,3-propanotriol. Estes steres possuem longas cadeias carbnicas atachadas ao glicerol, e a hidrlise cida promove a formao

28

Nos animais, os TAGs so lipdios que servem, principalmente, para a estocagem de energia; as clulas lipidinosas so ricas em TAGs. uma das mais eficientes formas de estocagem de energia, principalmente com TAGs saturados; cada ligao C-H um stio potencial para a reao de oxidao, um processo que libera muita energia.

Os TAGs provindo de animais terrestres contm uma maior quantidade de cadeias saturadas se comparados aos TAGs de animais aquticos. Embora menos eficientes no armazenamento de energia, as TAGs insaturadas oferecem uma vantagem para os animais aquticos, principalmente para os que vivem em gua fria: elas tm uma menor temperatura de fuso, permanecendo no estado lquido mesmo em baixas temperaturas. Se fossem saturadas, ficariam no estado slido e teriam maior dificuldade de mobilidade no organismo do animal.

29

Os TAGs podem ser chamados de gorduras ou leos, dependendo do estado fsico na temperatura ambiente: se forem slidos, so gorduras, e lquidos so leos. No organismo, tanto os leos como as gorduras podem ser hidrolisados pelo auxlio de enzimas especficas, as lipases (tal como a fosfolipase A ou a lipase pancretica), que permitem a digesto destas substncias.

________________________ Fosfolipdios 30

Os fosfolpideos so steres do glicerofosfato - um derivado fosfrico do glicerol. O fosfato um dister fosfrico, e o grupo polar do fosfolipdio. A um dos oxignios do fostato podem estar ligados grupos neutros ou carregados, como a colina, a etanoamina, o inositol, glicerol ou outros. As fostatidilcolinas, por exemplo, so chamadas de lecitinas.

31

Os fosfolipdios ocorrem em praticamente todos os seres vivos. Como so anfiflicos, tambm so capazes de formar pseudomicrofases em soluo aquosa; a organizao, entrentanto, difere das micelas. Os fosfolipdios se ordenam em bicamadas, formando vesculas. Estas estruturas so importantes para conter substncias hidrossolveis em um sistema aquoso - como no caso das membranas celulares ou vesculas sinpticas. Mais de 40% das membranas das clulas do fgado, por exemplo, composto por fosfolipdios. Envolvidos nestas bicamadas encontramAs membranas celulares so elsticas e resitentes graas s fortes interaes hidrofbicas entre os grupos apolares dos fosfolipdios. Estas membranas formam vesculas que separam os componentes celulares do meio intercelular - dois sistemas aquosos!

32

Esfingolipdios

rol, eles so derivados de um amino lcool. Estes lipdios contm 3 componentes fundamentais: um grupo polar, um cido graxo, e uma estrutra chamada base esfingide - uma longa cadeia hidrocarbnica derivada do deritro-2-amino-1,3-diol. chamado de base devido a presena do grupo amino que, em soluo aquosa, pode ser convertido para o respectivo on amnio. A esfingosina foi o primeiro membro desta classe a ser descoberto e, juntamente com a di-hidroesfingosina, so os grupos mais abundantes desta classe nos mamferos. No di-hidro, a ligao dupla reduzida. O grupo esfingide conectado ao cido graxo graas a uma ligao amdica. A esfingomielina, encontrada em muitos animais, um exemplo de esfingolipdio.

Os vrios tipos de esfingolipdios so classificados de acordo com o grupo que est conectado base esfingide. Se o grupo hidroxila estiver conectado a um acar, o composto chamado de glicosfincolipdio. O grupo pode ser, tambm, um ster fosffico, como a fosfocolina, na esfingomielina. Gangliosdios so glicosfingolipdios que contm o cido N-acetilneurmico (cido silico) ligado cadeia oligossacardica. Estas espcies so muito comuns no tecido cerebral.

33

________________________ Esterides Os esterides so lipdios derivados do colesterol. Eles atuam, nos organismos, como hormnios e, nos humanos, so secretados pelas gnadas, crtex adrenal e pela placenta. A testosterona o hormnio sexual masculino, enquanto que o estradiol o hormnio responsvel por muitas das caractersticas femininas.

O colesterol, alm da atividade hormonal, tambm desempenha um papel estrutural - habita a pseudofase orgnica nas membranas celulares. Muitas vezes chamado de vilo pela mdia, o colesterol um composto vital para a maioria dos seres vivos.

34

________________________ Prostaglandinas Estes lipdios no desempenham funes estruturais, mas so

importantes componentes em vrios processos metablicos e de comunicao intercelular. Segundo o qumico Michael W. Davidson, da Florida State University, "prostaglandins act in a manner similar to that of hormones, by stimulating target cells into action. However, they differ from hormones in that they act locally, near their site of synthesis, and they are metabolized very rapidly. Another unusual feature is that the same prostaglandins act differently in different tissues". Um dos processos mais importantes controlados pelas prostaglandinas a inflamao.

35

Nucleotdeos

1. Os nucleotdeos so os "blocos de construo" do RNA e do DNA. 2. Eles so constitudos por um acar de 5 carbonos (ribose ou desoxirribose, um grupo fosfato e uma base nitrogenada prica ou pirimidnica. As pirimidinas tm anis de 6 tomos com dois tomos de nitrognio no anel. As purinas contm anis de 4 e de 6 membros reunidos, com 3 tomos de nitrognio nos anel. 3. Para identificar um nucleotdeo, procure pela poro acar-fosfato, ligada a um anel complexo contendo tomos de nitrognio.

Os nucleotdeos so as unidades monomricas do RNA e do DNA. Eles so constitudos por uma pentose (ribose no caso do RNA e desoxirribose no caso do DNA), um grupo fosfato e uma base nitrogenada. Como o nome indica, uma pentose acar que possui um anel com 5 tomos. Ligado ao anel h um grupo fosfato, composto de um tomo de fsforo ligado covalentemente a 4 tomos de oxignio. Os nucleotdeos tambm tm uma base nitrogenada ligada pentose.

36

Bases nitrogenadas: purinas e pirimidinas Pirimidinas so anis planos com 5 tomos de carbono e 1 tomo de nitrognio. As purinas so anis planos fusionados, contendo tomos de nitrognio. As bases pricas e pirimidnicas do RNA e do DNA esto mostradas abaixo.

37

DNA e RNA O RNA e o DNA so polmeros de nucleotdeos. O esqueleto do polmero uma seqncia repetitiva de acar-fosfato-acar-fosfato- etc. Esses polmeros tm "polaridade", no sentido de que possuem uma direo definida: o fosfato da posio 5' de um nucleotdeo liga-se posio 3' do prximo nucleotdeo. No modelo do DNA ( esquerda), a fita da esquerda tem a direo 5'-3' (de cima para baixo), e a outra fita tem a polaridade inversa. Diz-se que as duas fitas de DNA so "antiparalelas".

No modelo do RNA, note o grupo -OH extra na pentose, alm do uso da base uracila (U) no lugar da timina (T) usada no DNA.

38

A estrutura mostrada no diagrama um exemplo de DNA. :

O polmero mostrado no diagrama pode ser identificado como um cido nuclico porque em seu esqueleto covalente se alternam um acar e um fosfato.

Qual cido nuclico? DNA ou RNA ? H duas diferenas principais na estrutura da cadeia de DNA quando comparada do RNA.

39

1.

O acar presente no esqueleto de DNA no possui um grupo hidroxila (-OH) na posio 2'. O RNA tem uma hidroxila na posio 2';

2. As bases do DNA so A, G, C e T. As bases do RNA so A, G, C e U.

40

Significado Clnico dos Nveis de pH Introduo

O bicarbonato como tampo


Os principais sistemas-tampo que agem no corpo so as protenas (por causa de aminocidos como his, asp e glu), o fosfato e o bicarbonato. Todos eles tm valores de pKa menores que o pH fisiolgico. Como conseqncia, sua capacidade de tamponamento aumenta medida que o pH diminui e sai da faixa fisiolgica. A maioria dos desvios do pH sangneo ocorrem para a direo cida. Assim, o baixo valor do pKa desses sistemas-tampo os torna adequados para resistir acidose metablica. Dos trs, apenas o bicarbonato tem a caracterstica de ser continuamente produzido e retirado do sangue, o que tem conseqncias importantes. Assim, a variao da concentrao de seus componentes confere ao sistema do bicarbonato uma influncia mais dinmica sobre o pH (e a capacidade de tamponamento) do que a das protenas e do fosfato, sistemas cuja composio mais esttica. Produo de Bicarbonato Os componentes do sistema-tampo do bicarbonato so produzidos metabolicamente em grande quantidade. Portanto, o corpo no depende da ingesto de compostos exgenos ou de snteses complexas para a manuteno desse sistema-tampo. Remoo de Bicarbonato Atravs da respirao, o sistema-tampo do bicarbonato mantm um equilbrio direto com o meio externo (pulmes e ar). Isso permite que ele responda rapidamente a alteraes endgenas. Por outro lado, ele pode ser positivamente (ou negativamente) afetado pela manipulao das condies do ambiente. Os componentes cidos do sistema do bicarbonato (i.e. H+ e CO2) atravessam rapidamente as membranas biolgicas, sem depender, portanto, de uma cintica de transporte complexa.

41

O componente aninico (bsico) do sistema (HCO3-) transportado rapidamente em todas as clulas por um sistema de troca de ons. Conseqentemente, o sistematampo do bicarbonato ajuda tambm a manter o pH do meio intracelular, alm do pH extracelular. Os componentes cidos do sistema do bicarbonato so transportados dos tecidos para os pulmes pela hemoglobina. Assim, essa importante protena participa tanto na produo como na remoo da acidez metablica.

Importncia Clnica: Acidose e Alcalose


A produo de CO2 pelo metabolismo normalmente equivalente quantidade de CO2 expirada nos pulmes, sem resultar, portanto, em produo lquida de H2CO3. Entretanto, algumas circunstncias podem desbalancear essa equao, criando situaes de relevncia mdica.

Condio

Causas possveis

Condio

Causas possveis

42

Condio alcalose respiratria alcalose metablica

Causas possveis hiperventilao, produzindo diminuio do CO2 no sangue.

ingesto de lcali (base), vmitos prolongados (perda de HCl) ou desidratao extrema levando a reteno de bicarbonato pelos rins. (O aspecto comum a perda de H+ no decorrente de uma baixa do CO2 sangneo)

Tratamento
Como os desequilbrios de origem respiratria so causados por alteraes no CO2, o melhor tratamento o que envolve ventilao. Se fosse utilizada a administrao de bicarbonato para aumentar o pH em casos acidose respiratria, o resultado poderia ser fatal, pois os mecanismos de compensao tambm esto trabalhando para aumentar a concentrao de bicarbonato. Como os problemas de origem metablica envolvem o HCO3-, o melhor tratamento uma infuso de bicarbonato (na acidose) ou de NH4Cl (na alcalose). O NH4Cl se dissocia em NH4+ e Cl-. O NH4+ (on amnio) est em equilbrio com NH3 (amnia) e H+. Por ser voltil, a amnia expirada nos pulmes, deixando para trs H+ e Cl- (cido clordrico), o que diminui o pH do sangue. A acidose metablica est freqentemente associada a uma alcalose respiratria compensatria. Essa situao delicada, pois a capacidade de tamponamento do sangue fica sensivelmente diminuda.

43

REGULAO RESPIRATRIA DO pH OBJETIVOS: Descrever a ventilao pulmonar, a produo e o transporte de dixido de carbono para os alvolos pulmonares. Analisar a presso parcial do dixido de carbono e a eliminao pulmonar na regulao do pH do sangue. Descrever o mecanismo de ao do centro respiratrio.

CONCEITOS GERAIS
Os principais mecanismos reguladores do equilbrio cido-base do organismo so os sistemas tampo, a regulao respiratria e a regulao renal. Esses mecanismos atuam em conjunto e, em circunstncias normais, mantm inalterada a concentrao de ons hidrognio dos lquidos orgnicos, assegurando as condies ideais para a funo celular. A alimentao e a atividade fsica produzem desvios do pH que so prontamente compensados, quando as funes respiratria e renal so adequadas. Em determinados estados patolgicos ou em certas alteraes pulmonares ou renais, a produo de cidos ou a reteno de bases no organismo, podem ser to intensos que os mecanismos de compensao tornam-se incapazes de manter o equilbrio adequado. Nessas condies, o sistema regulador colapsa e o pH dos lquidos orgnicos se altera; as funes celulares deterioram e quando a condio persiste, em geral, ocorre a morte do indivduo. Os sistemas tampo e os mecanismos respiratrios so os principais reguladores do pH dos lquidos do organismo diante de alteraes bruscas do equilbrio entre os cidos e as bases.

VENTILAO PULMONAR
O pulmo humano possui cerca de 300 milhes de alvolos, que equivalem a uma superfcie de aproximadamente 70 metros quadrados, destinada a trocar gases com o ar atmosfrico. A funo respiratria se processa mediante trs atividades distintas, mas inter-relacionadas e coordenadas: 44

ventilao, que consiste no processo atravs do qual o ar atmosfrico alcana os alvolos, para as trocas gasosas; perfuso, que consiste no processo pelo qual o sangue venoso alcana os capilares dos alvolos, para as trocas gasosas; difuso, o processo pelo qual o oxignio da mistura gasosa alveolar passa para o sangue, ao mesmo tempo em que o dixido de carbono (CO2) contido no sangue passa para o gs dos alvolos.

O sistema respiratrio pode ser representado simplificadamente, por uma membrana com enorme superfcie em que, de um lado existe o ar atmosfrico e do outro lado o sangue venoso. Atravs desta membrana, ocorrem as trocas gasosas. A enorme superfcie disponvel para as trocas gasosas permite que em um minuto o organismo possa eliminar at 200 mL de dixido de carbono (CO2). Por esta grande capacidade de eliminar o CO2 do sangue, o pulmo o mais importante regulador do equilbrio cido-bsico do organismo. O mecanismo regulador respiratrio pode manter o pH na faixa normal, variando a quantidade de dixido de carbono eliminada nos alvolos.

PRODUO DO DIXIDO DE CARBONO (CO2)


As etapas terminais do metabolismo celular consistem na combusto da glicose e de outros metablitos, com liberao de energia qumica e produo de dixido de carbono e gua. O dixido de carbono formado no organismo difunde-se para os lquidos intersticiais e destes para o sangue. O dixido de carbono (CO2) combina-se com a gua (H2O), para formar o cido carbnico (H2CO3); uma pequena parte se dissocia nos ons bicarbonato (HCO3-) e hidrognio (H+), conforme esquematizado na figura. A maior parte do cido carbnico existe no sangue como CO2 dissolvido e gua, em equilbrio. pulmonares, sob trs formas: Gs dissolvido - Cerca de 5% do CO2 transportado simplesmente dissolvido na gua do plasma. 45 O dixido de carbono transportado pelo sangue venoso para os capilares

on bicarbonato - Cerca de 75% do total de CO2 transportado sob a forma de on bicarbonato, produto da reao com a gua das hemcias, catalisada pela enzima anidrase carbnica, que torna a reao 5.000 vezes mais rpida. O on hidrognio resultante da reao captado pela hemoglobina (sistema tampo das hemcias).

Combinado hemoglobina - Os restantes 20% do CO2 ligam-se hemoglobina em local diferente do que se liga o oxignio, mediante uma ligao qumica facilmente reversvel, para transporte pelo sangue (carbamino hemoglobina).

ELIMINAO DO DIXIDO DE CARBONO

Figura 8 . Representa a eliminao do CO2, muito voltil, ao nvel da membrana alvolo-capilar.

46

A produo dria de dixido de carbono elevada e depende da atividade metablica dos indivduos. O ndice metablico o fator determinante da produo do CO2 e, portanto, da sua eliminao pelos pulmes. Os gases tem um comportamento especial quando esto em soluo. A quantidade de gs existente em uma soluo medida pela sua presso parcial, ou seja, a presso ou a tenso exercida pelo gs na soluo, independente da presena de outros gases. A presso parcial proporcional quantidade de gs existente na soluo. Por essa razo, a quantidade de CO2 existente no sangue medida pela sua presso parcial. A presso parcial do dixido de carbono representada pelo smbolo
PCO2.

Nos capilares alveolares, o dixido de

carbono do sangue venoso se difunde para o gs dos alvolos. A difuso do CO2 para os alvolos comandada pela diferena de presso parcial (PCO2) entre o sangue venoso e o gs alveolar; esta difuso rapidamente equilibra a pCO2 do sangue com a PCO2 do gs dos alvolos pulmonares. A eliminao do CO2, reduz a quantidade de cido carbnico, conforme representado na figura 8. A reduo do CO2 do sangue, elimina cido e eleva o pH. O aumento da quantidade de dixido de carbono no sangue, altera o pH para o lado cido; a reduo da quantidade (ou da tenso parcial) do dixido de carbono no sangue, altera o pH para o lado alcalino. com base nessa relao que o sistema respiratrio modifica o pH.

47

MECANISMO DA AUTO-REGULAO DO pH

Figura Mecanismo de regulao respiratria do pH, atravs da variao da eliminao do CO2. A concentrao de ons hidrognio do sangue ou, em outras palavras, o pH do sangue, modifica a ventilao alveolar, atravs do centro respiratrio. Esta estrutura do sistema nervoso central se comporta como um sensor do pH do sangue. Quando a concentrao de ons hidrognio do sangue est elevada (pH baixo) o centro respiratrio aumenta a freqncia dos estmulos respiratrios, produzindo taquipneia. Com o aumento da freqncia respiratria, aumenta a eliminao do CO2 do sangue; a reduo dos nveis sanguneos do CO2 eleva o pH. A concentrao de H+ no sangue permanentemente acompanhada pelo centro respiratrio, que regula seus estmulos de acordo com ela, conforme demonstra o diagrama da figura 9. Ao contrrio, quando a concentrao de ons hidrognio (H+) est baixa (pH elevado), o centro respiratrio diminui a freqncia dos estmulos respirao e ocorre bradipneia, que reduz a eliminao do CO2 tentando corrigir o pH do sangue. 48

Na realidade, a regulao respiratria do pH, por estmulos do centro respiratrio, no normaliza o pH do sangue, porque, medida que a concentrao do on hidrognio se aproxima do normal, o estmulo que modifica a atividade respiratria vai desaparecendo. Apesar disso, a compensao respiratria extremamente eficaz para impedir grandes oscilaes do pH.

RESUMO
A funo respiratria se processa mediante trs mecanismos interligados: a ventilao pulmonar, atravs da qual o ar atmosfrico alcana os alvolos; a perfuso pulmonar, atravs da qual o sangue venoso alcana os capilares alveolares para as trocas gasosas e a difuso pulmonar, atravs da qual o dixido de carbono do sangue eliminado para os alvolos e o oxignio do ar inspirado captado pelo sangue venoso. O dixido de carbono (CO2) o produto final do metabolismo aerbico. O CO2 alcana o lquido extracelular e o sangue para eliminao nos alvolos. A quantidade de CO2 expressa pela sua presso parcial, representada pela sigla
PCO2.

Como a PCO2 do sangue venoso maior que a PCO2 do gs alveolar, o alvolos.

CO2 se difunde do sangue para os

Quando o CO2 deixa o sangue, diminui a quantidade de cido carbnico e em conseqncia o pH tende a se elevar. Se, ao contrrio, a eliminao do CO2 for reduzida, haver acmulo de cido carbnico no sangue, com conseqente reduo do pH. A concentrao do on hidrognio no sangue ou, em outras palavras, o pH do sangue, modifica a ventilao pulmonar, atravs de estmulos do centro respiratrio. Quando o pH do sangue est baixo (acidose), o centro respiratrio aumenta a freqncia respiratria e, desse modo, acentua a eliminao do CO2. Quando o pH do sangue est elevado (alcalose), o centro respiratrio diminui a freqncia respiratria e, desse modo, acumula CO2 no sangue, reduzindo a sua eliminao.

49

Bioqumica Questionrios

(Profa. Karem)

Tampes Fisiolgicos 1. Descrever o funcionamento do sistema tampo HCO3-/H2CO3, presente no plasma sanguneo. 2. Explique o efeito da adio de H+ e de CO2 sobre o pH do plasma. 3. Faa um esquema representando a eliminio de CO2 junto aos alvolos pulmonares. 4. Como o CO2 transportado pelo sangue venoso para os capilares pulmonares? 5. Explique o que acidose e alcalose. Como uma respirao mais rpida ou mais lenta influencia nesses dois casos? 6. Como atua a enzima anidrase carbnica? 7. O que significa pCO2? Como a pCO2 atua nos nveis onde se realizam as trocas gososas ? 8. Como o centro respiratrio realiza a regulao respiratrio do pH? O que significa taquipnia e bradipnia? 9. Quais os principais sistemas tampes que agem no organismo? 10. Qual o pH do sangue? Uma queda no pH de 7,4 para 7,2 representa um aumento de 60% na concentrao de H+. Explique isso. Aminocidos 1. Explique o que so aminocidos. Dar a estrutura geral de um aminocido. 2. Num aminocido o grupo R pode ser polar carregado, polar no carregado e apolar. Explique e d um exemplo de cada um. 3. Explique os termos hidrofbico e hidroflico. Dar um exemplo de grupos R que representem essas duas categorias. 4. O que uma ligao peptdica. Exemplifique. 5. Quantos so os aminocidos essenciais. Em que eles diferem? 6. Explique a estrutura de ressonncia em uma ligao peptdica. 7. Como podem ocorrer as interaes entre as protenas?

50

8. Explique os tipos de atraes: eletrostticas, hidrofbicas, ligaes de hidrognio e de Van der Waals.

9. Numa seqncia de aminocidos como estes so representados. Dar exemplos. 10. Classifique os aminocidos a seguir, em polar carregado, polar no carregado e apolar, de acordo com seus grupos R: Ala Arg Cys Gly His Leu Phe Tyr Glu Ser Protenas 1. O que so protenas? Como so formadas? 2. O que estrutura primria de uma protena? 3. O que estrutura secundria de uma protena? 4. Qual a diferena entre alfa-hlice e folha-beta. Dar um exemplo de cada. 5. O que estrutura terciria de uma protena? Cite um exemplo. 6. O que determina a estrutura terciria de uma protena? 7. O que estrutura quaternria de uma protena? Cite um exemplo. 8. Qual a diferena entre protenas simples e conjugadas? Dar exemplos. 9. Qual a diferena entre protenas estruturais e biologicamente ativas? Dar exemplos. 10. O que so enzimas? Explique o seu mecanismo de atuao. Lipdeos 1. Faa um organograma contendo todos os lipdeos. 2. Quais as caractersticas comuns dos lipdeos? 3. Defina ceras. D exemplos. 4. Defina triglicerdeos. D exemplos. 5. Qual a diferena entre leos e gorduras? 6. O que uma reao de saponificao? 7. O que um sabo? Qual o seu mecanismo de ao? 8. O que so fosfolipdeos? Dar um exemplo destacando os aspectos estruturais mais importantes.

51

9. O que so esfingolipdeos? Dar um exemplo destacando os aspectos estruturais mais importantes. 10. O que so esterides? Dar um exemplo destacando os aspectos estruturais mais importantes. 11. O que o colesterol. Qual sua funo biolgica? E suas desvantagens? 12. O que so hormnios esterides. Cite trs exemplos. Carboidratos 1. Defina carboidratos. Quais suas funes biolgicas. 2. O que so monossacardeos, oligossacardeos, polissacardeos? Dar um exemplo de cada. 3. O que so acares? Dar exemplos. 4. Quais as diferenas entre aldoses e cetoses? 5. Explique a classificao dos monossacardeos de acordo com o nmero de carbonos. 6. Qual a importncia biolgica das pentoses ? Cite as duas pentoses mais importantes. 7. Qual a importncia biolgica das hexoses ? Cite a hexose mais importante. 8. Como se forma um hemiacetal ? O que um anmero? 9. Quais as diferenas entre as frmulas de Fischer, Haworth e Conformacional ? Represente a glicose usando essas trs frmulas, inclusive os seus ismeros. 10. O que so enantimeros? O que so substncias dextrgiras e levgiras? 11. Como se formam os dissacardeos? Cite 2 dissacardeos importantes e onde so encontrados. 12. Como se formam os polissacardeos? Cite 3 polissacardeos importantes e onde so encontrados. dissacardeos e

52

Potrebbero piacerti anche