Sei sulla pagina 1di 7

Manualde degustao:issosimvinhobom!

Conhea os principais tipos de uva, suas caractersticas e combinaes mais comuns

Estrear na degustao de um bom vinho no tarefa simples. Mas tambm est longe de ser a complicao que muita gente pensa. Existem muitas opes, verdade, e talvez isso dificulte um pouco a escolha. Mas algumas informaes bsicas so suficientes para voc identificar se aquela garrafa linda vale mesmo cada centavo que esto cobrando por ela. O acerto uma questo que combina as variveis comprar, guardar, servir e saborear na medida ideal. Parece complicado? Pense na famosa cervejinha: se voc um apreciador, sabe identificar quando a loira das boas, no sabe? Com o vinho basicamente a mesma coisa. Quanto mais voc provar, mais ir aprender. Aqui, montamos um manual bsico para voc iniciar a prtica e no errar na escolha.

1. Em primeiro lugar, apague da memria aquele tabu de que os vinhos mais velhos so os melhores. Nem sempre isso uma verdade. A regra vlida para vinhos sofisticados, como Bordeaux, Barolos e Riojas e, mesmo nesse caso, atende um limite de tempo. recomendvel no levar nada que tenha sido produzido h mais de quatro anos, pois s os grandes vinhos sobrevivem h mais tempo e, iniciando no assunto, voc nem tem o paladar aguado para saborear as notas que eles oferecem. 2. Sendo assim, prefira uma garrafa da safra mais recente, principalmente se for um vinho branco. Tambm examine bem a garrafa antes de compr-la. O nvel do lquido nunca deve estar abaixo do normal, e a rolha deve estar em boas condies. 3. Uma boa ttica observar a garrafa contra uma luz amarela. Se o vinho branco estiver muito dourado e um tinto estiver muito acastanhado, quer dizer que a bebida est sofrendo oxidao. Ou seja, as caractersticas visuais, olfativas e gustativas do vinho so alteradas pelo contato com o ar. A cor fica mais escura e a acidez menos acentuada 4. Se voc no dispe de uma adega climatizada para armazenar o vinho, guarde a garrafa em um lugar da casa que seja arejado, de pouca luminosidade e com pouca variao de temperatura. 5. As garrafas devem ser colocadas deitadas, evitando o ressecamento das rolhas, que vedam a entrada na embalagem. Os vinhos brancos so colocados na parte inferior e os tintos, na superior, pois resistem melhor s temperaturas mais altas. E nada de exageros: caso no conhea ainda um determinado vinho, leve apenas uma garrafa e, depois de experiment-lo e aprov-lo, volte para buscar mais.

6. Compre sua bebida em locais que ofeream uma boa variedade de rtulos e que garantam a rotatividade de estoque. Isso reduzir as chances de escolher um vinho oxidado. Prefira fazer a compra nos setores de bebidas dos grandes supermercados, lojas especializadas ou v direto as importadoras. Ir at as vincolas, quando o vinho for brasileiro, traz boa garantia de qualidade na conservao e preo mais acessveis. 7. No se impressione com o rtulo dos vinhos carssimos. Pode apostar nos mais baratos tambm. Para encontrar aqueles com tima relao qualidade versus preo, leia com ateno as informaes do rtulo. No caso dos brasileiros, atente para a palavra reserva , que uma denominao dada a um vinho de qualidade no mnimo mediana. O bom francs tem a anotao AOC (appellation d origine controle), um indicador de que foi produzido na regio descrita no rtulo de acordo com as regras exigidas por lei. Nos italianos, a sigla DOC (denominazione di origine controllata) ou DOCG (denominazione di origine controllata e garantita). Vinhos de mesa franceses (vin de table) so sofrveis, fuja deles. Em qualquer caso, recomendvel no levar nada que tenha sido produzido h mais de quatro anos. 8. Outro clich posto abaixo a velha regra do vinho branco com peixe e os tintos com carnes. O que conta harmonizao da bebida com a comida. Um prato delicado pede vinho leve, frutado. J aqueles que levam molho mais elaborado exigem a companhia de algo mais encorpado. Comidas agridoces combinam com vinho menos seco, enquanto frutos do mar so um convite bebida mais cida da os espumantes secos carem to bem com as ostras. 9. Para facilitar a busca da uva ou da mistura de cepas adequada a sua ceia, leia o contra-rtulo das garrafas, que sugere pratos e descreve algumas qualidades marcantes do vinho em questo. 10. As clssicas combinaes regionais tambm contam pontos. Vinhos produzidos num determinado local esto historicamente relacionados aos seus pratos tpicos. Assim, a comida da italiana Toscana o par perfeito para vinhos Chianti. E a parrillada argentina faz dupla com um tinto Malbec. 11. Mas os opostos tambm se atraem. Queijos salgados, como roquefort e gorgonzola, e vinhos doces do tipo late harvest (tambm chamado de colheita tardia) fazem uma tima parceria. J o adocicado e mais gorduroso ementhal pede um branco cido, como um sauvignon blanc ou gewurztraminer. 12. s vezes a regra vlida. Os portugueses costumam dizer que bacalhau no carne nem peixe, bacalhau. Ento, siga a tradio: v de tintos com pouca acidez e pouco tanino, como os portugueses da regio da Bairrada ou o vinho verde (branco ou tinto). 13. Mas a idia principal, seja voc iniciante ou no, esquecer a obedincia cega s regras: o gosto pessoal o mais importante. Experimente. A seguir, voc confere um glossrio com os principais tipos de uva, suas caractersticas e combinaes mais comuns. Mas, como dizem os bons apreciadores da bebida, so apenas sugestes -- e, como tal, podem muito bem ser contrariadas pelo seu paladar. Uvas para vinhos tintos

Alicante (ou monastrell, mataro, mourvdre): espanhola, essa uva tambm conhecida como Monastrell, em outras regies da Espanha. Produz bons vinhos, secos e equilibrados, com sabor marcante de frutas vermelhas, como cereja, amora, framboesa. No sul da Frana, essa mesma uva conhecida como Mourvdre. Geralmente misturada a outras uvas, como shyrah, grenache e cinsault. Pases: Frana, Espanha e Austrlia Harmonizao: carnes, sopas, chourio e salame. Queijos amarelos e pes salgados. Barbera: tpica do Piemonte, noroeste da Itlia uma das variedades mais cultivadas do pas. Resulta em vinhos leves, ideais para o dia-a-dia do vero e da primavera. Tem exemplares escuros e frutados, com alta acidez. Pases: Itlia (Piemonte), Estados Unidos (Califrnia) e Argentina. Harmonizao: massas com molho de tomates frescos, queijos amarelos (gruyre itlico), carnes leves e aves. Cabernet Franc Originria da regio Bordeaux, na Frana, mais leve e com menos taninos que a cabernet sauvignon, amadurecendo mais cedo. muito usada junto a outras uvas, como a cabernet sauvignon, merlot e petit verdot. Pases: Frana (Bordeuax, Loire), Argentina, Austrlia, Estados Unidos (Califrnia) e Nova Zelndia Harmonizao: uma boa opo para sanduches e refeies rpidas. Vai bem com carnes leves, aves defumadas e sopas. Cabernet Sauvignon Resultado do cruzamento cabernet franc com a sauvignon blanc, a cabernet sauvignon considerada a rainha das uvas. a mais difundida em todo o mundo e responsvel pelos melhores rtulos do planeta. Aparece em grandes vinhos de Bordeaux (Latour, Mouton-Rothshild, Lafite, Latour, Margoux, entre outros). Aposte nos Cabernet Sauvignon com safra acima de 4 anos, pois eles precisam de um tempo de amadurecimento no produtor, a fim de afinar os taninos agressivos, e dar corpo ao vinho. A sim aparece o valor da variedade, sua estrutura, seu corpo, seus aromas de cassis e ameixas pretas, tabaco, tons de cacau, baunilha. Enriquece quando misturada merlot, cabernet franc, shiraz, petit verdot ou malbec. Na Austrlia geralmente mesclado ao shiraz. Produz os melhores tintos do Brasil e do Chile. Pases: Frana (Bordeaux), Estados Unidos (Califrnia), Chile, Argentina, Austrlia, frica do Sul, Itlia e Brasil.

Harmonizao: carnes vermelhas, goulash, strogonoff, soufls de queijo e batatas; carne seca com pur de mandioca Carmenre Hoje pode-se dizer que trata-se de uma uva chilena, mas originria de Bordeaux, na Frana, e aparece tambm na Califrnia e na Argentina. Seus vinhos no devem ter consumo imediato, pois antes de trs anos estaro desequilibrados devido acidez e aos taninos agressivos. Pas: Chile Harmonizao: carnes vermelhas, feijoada e assados. No deve ser utilizada para acompanhar pratos com molho de tomate ou pratos leves e saladas.

Malbec Sua terra hoje Mendoza, na Argentina. Embora, seja originria de Bordeaux, onde muito tnica e usada somente misturada a outras cepas. Garrafas que apresentam safras menores do que trs anos abrigam vinhos desequilibrados, com lcool, acidez e taninos acentuados. Pases: Frana, Argentina e Chile Harmonizao: carnes vermelhas, churrasco, feijoada, e queijos fortes. No combina com saladas, defumados, queijo gorgonzola, nem molhos base de tomates. Merlot Seu bero de produo em Bordeaux, na Frana, mais precisamente em Saint-Emilion, da onde nascem os famosos Chateau Cheval Blanc e Chateau Petrus. Espalha-se por todo o mundo, com destaque para os produzidos no Chile, Califrnia e Nova Zelndia. Pode desenvolver aromas de chocolate e frutas vermelhas maduras quando colhidas com a maturao correta. Pases: Frana (Bordeaux), Norte da Itlia, Estados Unidos, Chile, Austrlia, Nova Zelndia, Argentina, Brasil. Harmonizao: faz boa dupla com carnes, caas e aves, exceto o frango e queijos amarelos. Tambm combinam com carne de porco, batatas, mandioca frita e ervilhas. Nebbiolo Originria do Piemonte, na Itlia, a me dos melhores e mais valorizados tintos italianos: Barolo e o Barbaresco. So bebidas intensas, frutadas, com alta acidez, o que torna obrigatrio seu envelhecimento. Esses sim, quanto mais velho, melhor. Geralmente, espera-se no mnimo quatro anos para abrir uma garrafa. Pas: Itlia Harmonizao: assados (coelho, javali, vitela) com molhos expressivos (rti e funghi).

Periquita Produz o mais famoso vinho de Portugal, fora o Porto. Leva o mesmo nome de Periquita. Pas: Portugal Harmonizao: aves e assados de carne suna (pernil e lombinho). Tortas salgadas, de queijo, frango com catupiry, bacalhau ou palmito. Pinot Noir Uva tpica da Borgonha, produz os vinhos mais admirados do mundo. Os exemplos mais clssicos so os renomados (e caros) vinhos de Romane-Conti, Volnay, Clos de Vougeat e outros tantos da Borgonha. A uva tambm faz parte da receita que compem os vinhos da Champagne. Pases: Frana, Califrnia, Chile, Itlia, frica do Sul. Harmonizao: perfeito para aves, caa, vitela, javali e carna suna. Carnes vermelhas bem preparadas e queijos Sangiovese a base dos grandes vinhos da Toscana, boa parte da mbria, e Lazio (prximo a Roma), como Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobilo de Montpulciano. Pases: Itlia, Estados Unidos e Argentina Harmonizao: salada de radicce com tomates ao vinagrete de ervas, capeletti in Brodo, ossobuco e risoto Milans, terrine de pato, fettuccine com almndegas e molho de tomates ou uma pizza ao molho de tomates. Syrah/Shiraz Trazida para o Ocidente, criou razes "modernas" no sul da Borgonha e na Provence (Frana), onde conhecida como uva do Rhone, que resulta vinhos de colorao intensa, bem encorpados e aromas de frutas vermelhas. Hoje casta principal dos Ctes-du-Rhne, do famoso Chateauneuf-du-Pape, e dos Ctes-de-Provence. responsvel pelos grandes rtulos da Austrlia. Pases: Frana (Rhne), Austrlia, frica do Sul e Argentina Harmonizao: carnes, aves e queijos amarelos, fondues, crepes e souffls. Tannat Original de Bordeaux (Frana), hoje a variedade que reina no Uruguai, altamente tnica e com perfume de amora e framboesa. Pases: Uruguai e Frana. Harmonizao: pato assado, presunto cru ou cozido, pizza margherita ou calabresa. Costela no bafo ou um prato de frango assado, com polenta e agrio. Tempranillo Considerada a melhor uva tinta espanhola, cultivada nas regies de Rioja e Ribeira del Duero. Resulta um vinho colorido, com baixa acidez, pouco tnico e que envelhece bem no carvalho

que lhe confere aromas de tabaco. Pases: Espanha, Portugal e Argentina Harmonizao: carnes grelhadas Uvas para vinhos brancos Chardonnay Tem origem nas regies de Champagne e Borgonha (Frana), mas hoje est espalhada pelo mundo todo por sua facilidade de cultivar e vinificar. usada na produo de clssicos de alta qualidade e reputao na Borgonha, como Chablis, Montrachet e Poully-Fuss, alm de ser um importante ingrediente do champanhe. Pases: Frana (Borgonha), Estados Unidos (Califrnia), Austrlia, Nova Zelndia, Chile, frica do Sul, Argentina, Brasil Harmonizao: peixes leves, carne branca, pratos simples e saladas. Ou mesmo acompanhando frutas e queijos num final de tarde de outono. Chenin Blanc Original do vale do Loire (norte da Frana), j prximo do Atlntico, responsvel pelo famoso Vouvray, d vinhos secos ou doces Pases: Frana (Loire), EUA, frica do Sul (conhecida como steen), Austrlia e Nova Zelndia. Harmonizao: peixes leves, carne branca, pratos simples e saladas, sendo uma boa pedida para fondues de queijo. Gewrztraminer famosa uva branca da Alscia (nordeste Frana), j na fronteira com a Alemanha. A palavra alem "gewrz" significa aromtico, temperado e "wrz" quer dizer tempero, especiarias. Da a produo de vinho frutado, muito aromtico, com sabor complexo. Pases: Frana (Alscia), Alemanha, Itlia, Chile, frica do Sul, Estados Unidos, Austrlia, Nova Zelndia. Harmonizao: comida regional da Alemanha e da Alscia, como um kassler (carr de porco) com repolho roxo maturado, batatas cozidas amanteigadas e pur de mas. Queijos brie e camembert, com gelias de pimenta e torradas so outras boas combinaes. Muscat (Moscato e Moscatel) Usada para vinhos secos na Alssia e para espumantes italianos do tipo Asti Espumante e Moscato Bianco, esta uva plantada no mundo todo prpria de vinhos doces perfumados. Pases: Frana (Alascia), Portugal, Espanha e Itlia Harmonizao: bolos e doces. Pinot Gris

Uva da famlia pinot noir do nordeste e leste da Frana. No norte da Itlia a Pinot grigio. Produz vinhos brancos leves, jovens e secos na Itlia e mais ricos e perfumados, na regio francesa da Alscia. Pases: Frana (Alscia), Itlia, Alemanha, Hungria e Nova Zelndia Harmonizao: acompanha bem saladas e pratos leves, queijo de cabra e bruschetta. Prosecco Encontrada na regio de Vneto, na Itlia, resulta em espumantes frescos, frutados, com pouco acidez. Pases: Itlia, Brasil Harmonizao: com canaps, saladas, mousses salgadas e salmo fresco ou defumado e comida japonesa.

Riesling Considerada a melhor uva branca do mundo ao lado da chardonnay. Original do vale do Reno, na Alemanha (Baden) e na Frana (Alscia), produz vinhos com acidez elevada e teor alcolico baixo, aromas delicados e florais.Os melhores riesling so encontrados na Alemanha. Pases: Alemanha, ustria, Austrlia, Nova Zelndia, Frana (Alscia) e EUA. Harmonizao: comida alem, como salsichas, batatas sout, carr de porco, kassler, chucrutes, maionese de batatas e arenque. Saladas, queijos amarelos, frios, cogumelos, salmo fresco ou defumado e aspargos. Sauvignon Blanc Apresenta acidez aguda e aromas frutados. Uva de tima qualidade, tambm comparada a chardonnay. Pases: Frana (Loire, Bordeaux), Nova Zelndia, Chile, ustria e frica do Sul. Harmonizao: peixes, ostras, carne branca, pratos simples e saladas.

Potrebbero piacerti anche