Sei sulla pagina 1di 6

RELATRIO DE INSPEO TCNICA PREDIAL.

Objeto da inspeo: Dependncias do prdio comercial ocupado atualmente pela loja de utilidades domsticas Ponto Certo. Endereo: Solicitante: Nvel da vistoria:
Nvel 1, consiste na vistoria para a identificao de anomalias aparentes, elaborada por profissional habilitado, contando com orientao tcnica pertinente. Este nvel se enquadra, ordinariamente, nos imveis cuja natureza evidencia sistemas e componentes construtivos simples, tais como: casas trreas, sobrados e edifcios sem elevador.

Padro construtivo da edificao:


Edificao comercial padro mdio simples sem elevador,

Situao da edificao na quadra:


Esquina.

Descrio do terreno: O terreno identificado como parte dos lotes 11 e 12 da quadra 39, com rea de 450,00 m. Descrio da edificao:
Sobre o terreno anteriormente descrito, existe construdo um prdio comercial, sem denominao, composto por pavimento trreo e um pavimento superior, sendo o pavimento trreo composto por um salo e um compartimento administrativo ao fundo com banheiro e o pavimento superior com acesso por escada de concreto armado composto por um salo e dois compartimentos sanitrios. A edificao tem idade aproximada de 20 (vinte) anos, estando em regular estado de conservao dentro de uma escala que varia de: timo, bom regular e pssimo.

Especificaes bsicas:
Estrutura convencional de concreto armado; Alvenaria de vedao em blocos cermicos; Fachadas com revestimentos de argamassa pintada a ltex; Esquadrias metlicas em ferro; Portas e batentes de Ferro de correr frontais no pavimento trreo, de madeira nos compartimentos internos e janelas de ferro basculantes no pavimento superior; Instalaes eltricas e hidrulicas embutidas
1

1 escadaria; Pisos, trreo em granilite com juntas plstica e cermica no pavimento superior; Forro e laje pr-moldada revestida no pavimento superior.
1- INTRODUO

O presente relatrio de vistoria tcnica refere-se a um prdio comercial em alvenaria e resulta da observao de patologias, imperfeies e no conformidade com normas, todas estas que estejam visveis (exclui-se vcios ocultos) existentes na edificao, contemplando as reas de ambientes internos e externos e cobertura acessveis excluindo, portanto, as fundaes.
2- FATO GERADOR

Diante da observao de algumas manifestaes patolgicas alegadas pelo locatrio, a proprietria solicitou este relatrio de vistoria, objetivando um documento imparcial, visando os esclarecimentos das questes pela tica tcnica.
3- OBJETIVOS DA INSPEO.

Este documento tem o propsito de detectar eventuais patologias, estticas, funcionais todas aparentes, no conformidade com normas, e ainda em alguns casos omisses de servios, onde em todos esses itens denominamos PATOLOGIAS OBSERVADAS. A vistoria no tem como objetivo efetuar testes com instrumentos e ensaios para averiguao de funcionamento, nem ainda identificao de vcios ocultos, ou seja, os no detectveis visualmente na poca da inspeo.
4- METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realizao do trabalho baseou-se na inspeo visual das reas mencionadas. No foram vistoriadas as fundaes e o forro do pavimento superior sob a cobertura e tambm o reservatrio de gua, ficando tambm excludo da inspeo os sanitrios e a sala administrativa ao fundo da loja no pavimento trreo por sugesto da proprietria.
5- VISTORIA

A vistoria ocorreu no dia 09 de novembro de 2010, em uma s etapa, e foi concluda no mesmo dia, na companhia da proprietria e com permisso do locatrio sendo o mesmo convidado a acompanhar a vistoria porem no o fez e esta registrada no CREA MT, atravs da ART n.: 1050456.
6- PATOLOGIAS OBSERVADAS 6.1 Cobertura. 6.1.1 Infiltraes na laje de forro do pavimento superior:

Observamos infiltraes na laje de forro do pavimento superior, inclusive com a existncia de destacamento de pintura do teto (foto 12), essa umidade nociva estrutura por potencialmente iniciar e acelerar processo de corroso de armadura da laje e vigas adjacentes, alm da peculiaridade local devido
2

existncia de tomadas com fiao exposta e quadro eltrico aos quais a presena de gua torna-se risco eminente de danos fsicos aos operadores e a moveis e equipamentos eventualmente ali estocados.
6.1.2 Deficincia de pintura nas muretas da cobertura ou platibandas:

Na inspeo da cobertura pudemos observar a inexistncia de pintura nas faces internas da mureta de ou platibanda em todo permetro (foto 2 e 3), esse fato, alm de tecnicamente no recomendado, desaconselhvel pela facilitao de infiltrao de gua de chuva nessas paredes e facilitar a proliferao e agentes nocivos sade, at mesmo pela criao e lodos e afetando a superfcie externa deteriorando a pintura.
6.1.3 Escoamento de gua proveniente de Ar condicionado em parede de divisa:

Observamos na parede do fundo acima da platibanda da cobertura a existncia de um aparelho de ar condicionado do prdio vizinho escoando a gua de condensao sobre a pingadeira da platibanda e escorrendo pela superfcie interna da platibanda at atingir a cobertura (foto 1), o que no recomendado do ponto de vista legal, j que a parede pertence ao prdio objeto desse laudo e o aparelho est localizado em propriedade alheia. O aparelho dever ser retirado pelo seu proprietrio ou permanecer desde que devidamente autorizado e com escoamento de gua regularizado.
6.1.4 Deficincia da cobertura:

As telha da cobertura apresenta alto grau de deteriorao com telhas quebradas e sinais de reparos sem critrios tcnicos (foto 4), tais deficincias esto ocasionando infiltraes na laje de forro do pavimento trreo com o risco de comprometer as armaduras e deteriorao da pintura.
6.2 FACHADAS. 6.2.1 Infiltraes nas fachadas:

Observamos infiltraes em fachadas, em vrios pontos com a presena de bolores e descamao da pintura(foto 5, 6 e 7).
6.2.1.1Desagregao Sintoma / mecanismo de atuao:

Conforme TINTAS SUVINIL (2005) e TINTAS EUCATEX (2005), caracteriza-se pela destruio da pintura que se esfarela, destacando-se da superfcie juntamente com partes do reboco. Este problema ocorre normalmente quando a tinta foi aplicada antes que o reboco estivesse devidamente curado. Tambm ocorre por ao de infiltrao de guas de chuva ou tubulaes hidrulicas.
6.2.1.2 Janelas:

Muitas das infiltraes foram observadas nas proximidades das janelas, onde
3

pudemos observar em alguns pontos de descamao da pintura atingindo o substrato e corroso das esquadrias (fotos 9 e 10).
6.2.1.3 Pisos:

Foi constatada destacamento de piso cermico em vrios locais do pavimento superior, sendo o ponto crtico o apresentado prximo ao canto formado pela parede frontal e parede de divisa do lado direito (considerando o observador de dentro da loja olhando para a Av. Brasil) (foto 16).
6.3 SEGURANA 6.3.1 Escada de emergncia:

Conforme normas do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, se faz necessria instalao de corrimos em ambos os lados das escadas, segundo o a NBR 9077 tem 4.8.1.1. Foi observada na idificao a existncia em apenas um dos lados. (foto 21).
6.3.1 Para-raio

O sistema de proteo contra descargas atmosfricas instalado na edificao do tipo Franklin, porem possui altura insuficiente para proporcionar uma proteo efetiva pelo cone de proteo, que no caso desse preventivo de 45 e foi instalado apenas uma haste na parede lateral para a rua Sebastio Barreto, estando assim em desacordo com a NBR 5419 da ABNT.
6.4 PAVIMENTO TERREO 6.4.1 Fissuras em piso de concreto com grnulos de granito polido(granilite):

Observamos considervel grau de fissurao (fotos 21), reparo em abertura do piso executado sem tcnica resultando em aspecto desagradvel e falta de adeso entre o concreto novo e o velho.
6.4.2 Infiltraes:

possvel observar pontos com umidade e manchas de infiltrao proveniente do pavimento superior e da edificao vizinha, a exemplo das fotos 17 e 18, fundamental a resoluo da estanqueidade local, pois em geral as empresas especializadas em impermeabilizao apenas fornecem garantia quando o servio executado de forma generalizada, soluo essa que seria de grande custo para a proprietria.
6.5 PAVIMENTO SUPERIOR 6.5.1 Fissuras e destacamento em piso cermico:

A patologia no piso ocorre em vrios pontos do pavimento superior, como descolamento acompanhado de estufamentos, vincos, estilhaamentos, fissuras, sendo que tais patologias ocorrem devido a movimentaes estruturais,
4

recalques, retrao, movimentaes trmicas etc. Os deslocamentos de placas cermicas, em pisos ou paredes, ocorrem normalmente pela combinao desfavorvel de alguns fatores: aderncia inicial insuficiente, deformaes da estrutura (lajes, extremidades de balano etc.), movimentaes trmicas diferenciadas na base e no revestimento, retrao da argamassa de assentamento, expanso higroscpica das placas cermicas, espaamento insuficiente entre as placas, formao de peeling (descamao) em argamassa colante, entre outros.
6.5.2 Fissuras em paredes:

No histrico da edificao h apenas o caso da reforma executada na edificao para adapt-la ao uso bancrio, pelo Banco do Brasil S.A. no havendo sido relatado conserto de fissuras, no entanto observamos existncia de fissuras nas paredes nas limitaes com edificaes vizinhas partindo do pilar de canto na divisa com a Avenida (foto 13). A anomalia crtica encontrada se d em ngulo de 45 o que normalmente ocorre devido a deslocamento das fundaes do pilar prximo.
7- INSTALAES HIDROSANITRIAS E ELTRICAS

No geral as instalaes hidrossanitrias e eltricas esto em mau estado de conservao, embora utilizvel, no trreo apresenta fiaes pelo cho, nas paredes fios expostos fora de eletrodutos, utilizao de eletrodutos inadequados, no pavimento trreo a instalao eltrica no esta operacional, apresentando caixa sem tomadas e espelhos com fios expostos, luminrias sem lmpadas. Quanto s instalaes hidrosanitrias, comeando pelo ramal de alimentao de gua potvel foi feita uma adaptao com tubulaes aparentes de PVC fixados por abraadeiras metlicas. Os sanitrios do pavimento superior esto desativados e trancados, de forma que no temos informaes sobre as peas de utilizao, no trreo existe um sanitrio em funcionamento, porm no tivemos acesso 8- CONCLUSES Por razes tcnicas, funcionais, de segurana ou mesmo estticas, recomendamos a correo dos problemas observados neste relatrio, pois estes itens esto ligados no apenas a viabilidade de utilizao, mas tambm a durabilidade da edificao. Infiltraes aceleram o processo de corroso das armaduras, especialmente em nossa cidade que possui alto grau de umidade do ar, indicando que existe uma forte tendncia natural a esse tipo de patologia. Assim como problemas observados em revestimentos, pisos e fachadas, podem a
5

mdio ou longo prazo comprometer totalmente sua funcionalidade resultando em diminuio da vida til e conseqente agravamento das patologias resultando em aumento dos custos de manuteno. Ratificamos nossa disposio para esclarecimentos de pontos que gerarem questionamentos, como analise de projeto de impermeabilizao e da instalao ou retirada de sistema de proteo contra descargas atmosfricas (para-raios), recuperao de revestimentos de paredes, sistemas de pintura e reforo estrutural. Tangar da Serra 16 de novembro de 2010

Gilberto Silva de Paula


Engenheiro Civil CREA n 39136/D-MG CONFEA (RNP)n140530569-0

Potrebbero piacerti anche