Sei sulla pagina 1di 14

As Sete Leis Naturais

Parte 1
Em maro de 2004 a revista feminina CLAUDIA publicou um artigo sobre as Sete Leis da Sabedoria, com o intuito de fornecer aos leitores alguns conselhos que podem ajudar as pessoas a melhor enfrentar os percalos que permeiam os caminhos da vida. A jornalista o escreveu sob minha orientao e creio que, apesar da abrangncia do assunto no poder ser resumida em to poucas linhas, tenho a certeza que muitas pessoas puderam se beneficiar dos conselhos ali contidos. Neste artigo, e nos que publicaremos nas prximas semanas, tentarei explicar melhor o que eles significam e como podemos utiliz-los em nosso dia-a-dia. Hermes Trismegisto, o Trs Vezes Grande, era considerado pelos Egpcios o Mensageiro dos Deuses, por ter transmitido os ensinamentos a este grande povo da antigidade e ter implantado a tradio sagrada, os rituais sagrados, e os ensinamentos das artes e cincias em suas Escolas da Sabedoria. A medicina, a astronomia, a astrologia, a botnica, a agricultura, a geologia, a matemtica, a msica, a arquitetura, a cincia poltica, tudo isso era ensinado nessas Escolas e em seus livros, que segundo os gregos somavam 42. Entre eles se encontra O Livro dos Mortos que tambm chamado de O Livro da Sada da Luz. A Cincia Hermtica baseada em seus ensinamentos e comprova com seus preceitos, que o Grande Hermes veio transmitir para a humanidade uma Sabedoria Divina, at hoje mal compreendida apesar de amplamente comprovada. A Filosofia Hermtica se baseia nos Princpios Hermticos includos no livro O Caibalion, (Trs Iniciados Livraria Pensamento) e parece destinada a plantar uma semente de Verdade no corao dos sbios, que perpetuam e transmitem os seus ensinamentos. Em todas as civilizaes sempre existiram ouvidos atentos a estes preceitos. Como diz o prprio Caibalion:

Em qualquer lugar que se achem os vestgios do Mestre, Os ouvidos daqueles que estiverem preparados para receber O seu Ensinamento, se abriro completamente. Quando os ouvidos do discpulo esto preparados para ouvir, Ento vm os lbios para ench-los de sabedoria.
Porm o Caibalion nos ensina tambm que:

Os lbios da Sabedoria esto fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento.


O Caibalion nos foi transmitido pela Tradio Hermtica e rene os ensinamentos bsicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na lngua hebraica significa tradio ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Qabala (Cabala), ou Qibul, ou Qibal, que em hebraico, significa tradio. A maior das Lojas dos Msticos (Templos de Iniciao) foi estabelecida no antigo Egito e foi por suas portas que entraram os Nefitos que, mais tarde, como Hierofantes, Adeptos e Mestres, se espalharam por todas as partes da terra, levando consigo o precioso conhecimento que possuam, afim de ensin-lo queles que estivessem preparados para compreend-lo. dessa mesma fonte que os Essnios beberam, e portanto Jesus tambm. Em nossos dias o termo hermtico significa secreto, fechado de tal maneira que nada escapa,

significando que os discpulos de Hermes sempre observavam o princpio do segredo nos seus preceitos. Os antigos instrutores pediam este segredo, mas nunca desejaram que os ensinamentos no fossem transmitidos. No instituram uma religio, de forma que estes princpios pudessem ser aproveitados por todos mas no pertencessem a nenhum credo. De fato, os Princpios Hermticos so baseados nas Leis da Natureza, e como tais pertencem somente Ordem Divina. As doutrinas sempre foram transmitidas de Mestre Discpulo, de Iniciado Hierofante, dos lbios aos ouvidos. Ainda que esteja escrita em toda parte, sua verdade foi propositadamente velada com os termos da alquimia e da astrologia, de modo que s os que possuem a chave podem-na ler bem. (O Caiblion). Os Sete Princpios (ou Sete Leis) em que se baseia a Filosofia Hermtica so os seguintes: I O princpio de Mentalismo II O princpio de Correspondncia III O princpio de Vibrao IV O princpio de Polaridade V O princpio de Ritmo VI O princpio de Causa e Efeito VII O princpio de Gnero A Primeira Lei revela o Principio do Mentalismo:

O TODO MENTE; o Universo Mental


Este sem dvida o mais importante de todos os princpios, j que nele esto contidos todos os outros. O TODO (ou seja a realidade que se oculta em todas as manifestaes de nosso universo material) Esprito, Incognoscvel e Indefinvel em si mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente Vivente Infinita Universal. Compreendendo a verdade da Natureza Mental do nosso Universo o discpulo estar bem avanado no Caminho do Domnio, escreveu um velho mestre do Hermetismo. Estas palavras continuam atuais e verdadeiras e so a chave para a nossa compreenso das regras e Leis que regem nosso universo material. Observaremos que, se o Universo Mental e ns existimos na Mente do Todo, como tais, ns somos seres mentais e criamos com a nossa mente, imagem e semelhana do Todo, conforme explica o Segundo Princpio. A mente nada mais que um complexo aglomerado de impulsos energticos, capazes de enviar mensagens, no somente ao nosso prprio corpo, mas tambm fora dele. Todos j experimentamos aquela sensao de sermos observados mesmo se nada podemos ver com nossos olhos fsicos. bem possvel que essa sensao seja a conseqncia de um olhar mental (de impulsos energticos) enviado por outra pessoa que naquele momento desconhecemos. Por outro lado, a sabedoria popular nos ensina que a inveja mata. Como possvel? O que pode fazer um olhar invejoso? A energia negativa gerada pela mente de uma pessoa maldosa pode interferir em nossa prpria energia mental e fsica. Quem j no experimentou isso? Podemos ento compreender que nossa mente, feita imagem e semelhana do TODO, pode tambm criar, coisas positivas e coisas negativas. A criao de uma imagem gerada por nossa mente, captada pelo crebro fsico como sendo REAL. dessa forma que funcionam as imagens mentais que so elaboradas para auxiliar as pessoas que desejam superar alguma

dificuldade num sistema de auto-ajuda. A imagem positiva criada precisa de uma repetio at que ela seja fixada pelo crebro que afinal precisa reconhec-la como real. A partir da (normalmente os exerccios so feitos em 21 dias) o crebro j reconhecendo a imagem mental como real, comea a modificar a estrutura energtica ao redor da pessoa atraindo o similar ou seja, atraindo aquilo que foi criado por nossa mente. O similar atrai o similar, assim como o amor atrai o amor, o dio atrai o dio, o dinheiro atrai o dinheiro, etc... claro que entre a criao da imagem e a materializao existe um lapso de tempo (tempo esse que existe somente na matria) e muitas vezes justamente esse lapso de tempo que faz as pessoas desistirem de sua criao. Todos os terapeutas so unnimes em aconselhar pensamentos positivos aos seus pacientes! Ento porque no comeamos a controlar as imagens mentais que criamos? Projetarmos em nossa mente imagens de paz, harmonia, amor, abundncia, felicidade e alegria, a soluo. Mas lembrem-se, nada conseguido sem o duro trabalho da perseverana!

Parte 2
Segunda Lei Hermtica: O Princpio da Correspondncia Esta semana continuaremos com nossas reflexes sobre as Leis Hermticas, que podemos chamar de Leis da Sabedoria, j que nos ensinam muito sobre os mistrios de nosso universo. Aconselho aos estudantes de hermetismo que no parem na superfcie, na simples leitura do artigo, mas que procurem se aprofundar no conhecimento para poder beber da fonte dessa grande sabedoria. O princpio da Correspondncia nos ensina que:

verdadeiro, completo, claro e certo. O que est em cima como o que est embaixo, e o que est embaixo como o que est em cima, e por estas coisas fazem-se os milagres de uma coisa s. E como todas as coisas so e provm de UM, pela mediao do UM, todas as coisas so nascidas dessa nica coisa por adaptao. O Sol seu Pai, a Lua sua Me, o Vento a trouxe em seu ventre e a Terra sua nutriz e receptculo.
Essa somente uma parte do princpio que na realidade bem mais complexo e serve de base para o estudo do Hermetismo e da Alquimia. Mas aqui queremos somente compreender como fazer dessa Lei Hermtica uma ferramenta para nosso dia-a-dia. Este Segundo Princpio explica a verdade que existe na correlao e correspondncia dos diferentes planos de Manifestao, Vida e Existncia. Tudo o que est includo no Universo emana de uma mesma fonte (SOMOS TODOS UM) e est sujeito s mesmas leis, princpios e caractersticas que, aplicadas cada unidade, nos mostram a manifestao dos fenmenos que existem em cada plano. A Filosofia Hermtica considera o Universo dividido em trs Grandes Planos de Manifestao:

1 - O Grande Plano Espiritual.

2 - O Grande Plano Mental. 3 - O Grande Plano Fsico.


claro que essas divises so bastante arbitrrias, e os hermetistas consideram que existem, entre esses trs Planos maiores, mais sete outros sub-planos entre cada um. Mas para nosso estudo basta compreender que, para se manifestar na matria, uma energia primordial primeiro precisa ser gerada no plano Espiritual, ser forjada no plano Mental e se materializar no plano Fsico. Quando falamos de plano tambm devemos compreender que no uma dimenso ordinria de espao, mas sim uma mudana de densidade no princpio de Vibrao (Terceiro Princpio Hermtico). Desde as manifestaes mais elevadas at as mais baixas, todas as coisas vibram em diferentes coeficientes de movimento em diferentes direes e de diferentes maneiras. Os graus de medio na Escala de Vibrao constituem a Quarta Dimenso. Ns j ouvimos algum dizer (a sabedoria popular nunca erra) aquela pessoa tem uma vibrao ruim, ou j nos aconteceu dizer: Esse lugar est carregado, sinto uma vibrao ruim. Ruim quer dizer inferior. O mais elevado grau de vibrao constitui a mais elevada manifestao da Vida que ocupa um determinado plano. O tomo da matria, a unidade de fora, a mente do homem e a existncia do arcanjo so graus de escala e fundamentalmente a mesma coisa em diferentes planos: a diferena est somente no grau e no coeficiente de vibrao. Afinal, todas so manifestao da Mente do Todo. No Grande Plano Fsico temos sete manifestaes menores de energia: o mais sutil tm analogia com os fenmenos mentais, os mais densos so aqueles fsicos visveis a olho nu. A Astrologia usa com sabedoria essa lei; de que forma? Vamos imaginar que seu astrlogo lhe diz que voc est passando por uma quadratura de Saturno. Isso mete medo, no ? Nada mais hermtico que a linguagem astrolgica! Vamos ver: Saturno fecha um ciclo completo do Sol em cerca de 29,5 anos, formando a cada sete anos um aspecto consigo mesmo. Cada vez que ele fecha um ciclo completo, ele nos brinda com uma fase de amadurecimento. Mas antes de fechar completamente um ciclo ele nos brinda com trs pequenos perodos de crise: duas quadraturas e uma oposio (aos 7 14 21). Sabemos como essas idades so marcantes na nossa vida, no ? Bem, as quadraturas e oposies servem de vestibulares que nos ajudam a examinar os conhecimentos adquiridos nos ltimos sete anos. No fechamento do ciclo (ou anel), aos 28,5 29,5 anos, acontece o encerramento de um momento crucial de crescimento na nossa vida. 29 anos, 59 anos, e 72 anos so momentos importantes na vida de cada um de ns. Os ciclos se fecham, inexoravelmente, sob a ao do Deus do Tempo. Bem, mas o que isso tem a ver com o Princpio da Correspondncia? Bem, o Astrlogo (aquele que lhe falou da quadratura de Saturno) vai lhe dizer tambm: Cuidado, a quadratura de Saturno provoca, dor nos joelhos ou dentes, sensao de empobrecimento, preocupaes com o futuro, preocupaes com a famlia, preocupaes profissionais, etc. etc.. No plano fsico, estas so todas manifestaes da energia de Saturno (entre outras). O que podemos fazer para evitar ou minimizar estas manifestaes negativas no plano fsico onde vivemos? Primeiro: compreender sua natureza e suas correspondncias nos vrios planos Segundo: mudar de vibrao sempre em sua correspondncia em cada um dos planos

Parece fcil, mas no . Podemos aplicar o Princpio de que Tudo Mente e usar nossa mente para faz-lo. Mas isso requer muito estudo, muita compreenso e muita fora de vontade. Ao compreender em que energia voc est inserido neste momento de sua vida, voc poder mais facilmente fazer a analogia da Correspondncia (sozinho ou com a ajuda de um bom astrlogo ou hermetista); depois voc aprender a aplicar o Princpio da Vibrao, mudando essa energia se negativa de plano e plano, de estado em estado, do mais denso ao mais sutil. Pelo contrrio, se ela for positiva, aprender a us-la a seu favor aproveitando em tudo e por tudo aquilo que o TODO est lhe proporcionando. A correspondncia, correlao e harmonia que existe entre os planos de manifestao da energia da Mente do Todo se manifesta atravs da Lei da Vibrao que explicaremos na prxima semana.

Parte 3
Terceira Lei Hermtica: O Princpio da Vibrao Vocs j entraram num lugar onde a vibrao no estava boa? J saram de uma festa porque o ambiente estava pesado? O que na realidade essa vibrao? Algo visvel? No, absolutamente, mas trata-se de algo perceptvel especialmente s pessoas mais sensveis. (Em astrologia os signos de gua so naturalmente os mais sensveis, e os signos de Terra os menos sensveis a essas vibraes). Este princpio hermtico declara: Nada est parado, tudo se move, tudo vibra. O movimento que manifestado em todo o Universo um movimento vibratrio. A cincia j no sculo IX fazia suas primeiras descobertas a respeito desse princpio de vibrao, somente corroborado pelas descobertas mais recentes do sculo XX. O sculo XXI trar ainda mais confirmao daquilo que o Grande Hermes j afirmara e que est explicado nas Leis Hermticas. A Telepatia ser desenvolvida na Era de Aqurio como ferramenta de comunicao atravs da vibrao da mente. Agora ns ainda precisamos de um celular (matria fsica) para nos comunicarmos distncia. E quem sabe chegar um dia em que poderemos mudar a vibrao do nosso corpo at podermos nos desmaterializar num lugar e nos materializar em outro. Mas isso est ainda muito longe de nossa realidade, pelo menos da grande maioria da humanidade. Para compreendermos o Princpio da Vibrao precisamos entender que O TODO se manifesta atravs de vibrao. Mas esta vibrao acontece em escala to sutil e rpida que nos praticamente imperceptvel. Assim podemos concluir que o Esprito se manifesta atravs da vibrao mais rpida e sutil e se propaga atravs do ter (O Quinto Elemento). Consequentemente a Matria possui uma vibrao mais lenta e mais grosseira. Entre esses dois plos de vibrao, existem outros modos de vibrao, numa escala com milhes e milhes de graus. Diz o Caiblion: A cincia moderna j descobriu que o que chamamos de Matria e Energia simplesmente um modo de movimento vibratrio, e j se estudam os fenmenos da Mente como sendo fenmenos vibratrios. Se lembrarmos que o Primeiro Princpio Hermtico o Princpio do Mentalismo - Tudo Mente, o Universo Mental - podemos concluir que a Mente

se manifesta atravs da vibrao, desde a mais sutil e rpida, at a mais densa e lenta. Outra coisa que a cincia nos ensina que as vibraes so procedentes da temperatura ou calor. No importa se um objeto quente ou frio, ao vibrar ele manifesta calor. O movimento vibratrio circular, ou seja, gira em volta de um ncleo central. Assim com o tomo e assim com os planetas. As molculas das quais so compostas as espcies particulares da matria se encontram em constante vibrao e movimento, umas ao redor das outras. Ns j vimos um desenho ou representao do tomo, no ? E ele no parecido com um sistema solar? O Micro no igual ao Macro? Aqui podemos ento aplicar o Princpio da Correspondncia: O que est em cima como o que est em baixo. Portanto, podemos aplicar este princpio em nossa prpria vibrao energtica, na vibrao de nossa mente e de nosso corpo fsico. A cincia moderna explica que a luz, o calor, o magnetismo e a eletricidade so formas de movimento vibratrio, provavelmente emanadas do ter. Mas ela ainda no consegue explicar o princpio da coeso, ou seja, o princpio da atrao molecular, e nem a afinidade qumica que o princpio da atrao atmica. E nem ela explica o principio da gravitao que o princpio de atrao pela qual uma partcula ou massa de matria atrada por outra partcula. Agora podemos fazer uma analogia: se ns temos pensamentos negativos, nossa mente estar emitindo sinais vibratrios negativos, ento, que tipo de vibraes estaremos atraindo para ns? Negativas, sem dvida. Estamos cansados de ouvir isso, mas nossa mente continua a emitir sinais de dio, raiva, inveja, frustrao, etc., etc. Todas elas so vibraes negativas. Na realidade bem fcil de comprovar este princpio: a guerra atrai a guerra, o dio atrai o dio e o dinheiro atrai dinheiro, no ? Pois , mas amor atrai amor, bondade atrai bondade, prosperidade atrai prosperidade. Como fazer ento para atrair tanta coisa boa para a nossa vida? Penso que muito difcil termos somente pensamentos e vibraes positivas o tempo todo! Ningum de ferro e todos temos frustraes, limitaes, medos. Eles so como mecanismos de defesa que levantamos para nos defendermos das agresses do mundo exterior e esses mecanismos so forjados j primeira infncia, no ambiente onde fomos criados. O nosso Mapa Astral indica onde e como, na fase lunar principalmente, preparamos as barricadas que iro nos defender no futuro e das quais iremos atirar nossas pedras contra as agresses exteriores. Vimos que a vibrao se propaga atravs do ter, e os ensinamentos dos ocultistas e das filosofias orientais principalmente, nos ensinam a mudar e purificar essa substncia, atravs de cerimnias: externas, com velas, incensos e aromas, cores suaves, ambientes harmnicos e em contato com a natureza; e internas, como meditaes e vibraes de tranqilidade, florais e aromaterapia, alinhamentos de chakras, mantras, e oraes. Mesmo a homeopatia funciona atravs deste princpio. Os movimentos vibratrios mais rpidos sempre correspondem a energias mais sutis. Vocs j viram uma roda ou um pio girando? Quando ele gira muito rpido ele parece at estar parado, mas medida que sua rotao diminui, podemos ver sua rotao, notar seu movimento. Da mesma forma acontece com os sons: os sons mais agudos so dificilmente ouvidos por seres humanos, mas so perceptveis aos ouvidos de certos animais. A mesma coisa acontece com os graus ascendentes de calor. Vocs sabem como funciona o forno de Microondas que vocs tm em casa? J pararam para pensar como ele esquenta? Com ondas que vibram de forma muito rpida!

Eu acredito piamente que o fenmeno chamado de Ressurreio de Cristo aconteceu por um movimento de vibrao: na realidade Jesus no subiu ao cu, mas desmaterializou-se pois seu corpo vibrou to rapidamente at se tornar to sutil que foi transportado pelo ter e se confundiu com ele, j que o prprio ter o veiculo de manifestao do Esprito. Ele se tornou esprito ou substncia etrea. Sem matria e portanto invisvel. O Hermetismo nos ensina que a manifestao de pensamento, raciocnio, vontade, desejo no nada mais que uma vibrao manifestada: ela pode assim afetar a mente de outras pessoas! Por esta razo devemos ter muita cautela com nossos pensamentos pois, mesmo involuntariamente, estaremos espalhando vibraes similares quelas que esto em nossa mente. Vibremos amor, receberemos amor, vibremos harmonia e estaremos em harmonia. Com esforo e vontade podemos mudar nossas vibraes negativas, compreendendo quo poderoso esse instrumento chamado de Mente: aplicar o Princpio da Vibrao para atrair prosperidade, paz, bem estar, harmonia requer domnio da mente e disposio mental. Os Hermetistas, em seu estgio mais evoludo, tornam-se Magos, por ter adquirido o domnio das Vibraes atravs da Vontade. A Arte da Transmutao Mental chamada de Alquimia Mental. Vamos terminar esse artigo com uma frase para reflexo:

Aquele que compreende o Princpio da Vibrao alcanou o Cetro do poder.

Parte 4
Quarta Lei Hermtica: O Princpio da Polaridade Quando sento no computador para escrever mais um artigo para a comunidade Vidanova o fao sempre com muito carinho e dedicao. claro que ao transmitir um pouco do conhecimento que adquiri nesses anos de estudo, minha inteno compartilh-lo com vocs todos. Assim, mais uma vez, nesse frio dia bem paulista, vou tentar conversar um pouco com vocs, e hoje, para continuar nosso estudo sobre As Leis Hermticas, ou Leis da Sabedoria, tentarei explicar o Principio da Polaridade que constitui a Quarta Lei Hermtica. No devemos - porm - perder de vista as leis anteriormente explicadas porque uma decorrente da outra e o raciocnio deve ser contnuo e holstico para alcanar o TODO. A Lei da Polaridade declara:

Tudo duplo, tudo tem dois plos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante so uma s coisa; os opostos so idnticos em natureza, mas diferentes em graus; os extremos se tocam, todas as verdades so meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados O Caibalion
Esta lei transmite noes bastante variadas e complexas, mas todas elas facilmente compreensveis e verificveis. Primeiramente devemos compreender que tudo o que manifestado possui dois lados, dois aspectos, dois plos opostos com muitos graus de diferena entre os dois extremos. No hermetismo se considera que a diferena entre coisas que se parecem diametralmente opostas simplesmente uma questo de graus de vibrao (Ver a Lei da Vibrao). Todos ns sabemos que, para que a eletricidade se manifeste, ela precisa ter dois

plos, um negativo e o outro positivo. Assim para a natureza, que se manifesta em feminino e masculino, nos reinos animal e vegetal, e, creia-me, at no reino mineral. A escala de cores que perceptvel aos nossos olhos uma vibrao em diferentes graus da emisso da luz, e suas manifestaes vo desde o violeta superior at o vermelho inferior. O termmetro marca os graus da temperatura, chamando-se o plo mais baixo de frio e o plo mais elevado de calor. Entre estes dois plos existem muitos graus de vibrao que ns oferecem a sensao de calor ou frio. Mas interessante notar que no h uma demarcao absoluta (mesmo se existe uma conveno que indica o 0 como linha de demarcao - e de congelamento - da gua). De fato, se para ns a sensao de frio pode ser sentida quando o termmetro alcana os 10, para os esquims a mesma temperatura pode representar Um quente dia de vero, no ? A Luz e a Obscuridade tambm so manifestaes da mesma realidade com muitos graus entre elas. A escala musical tambm, e tambm o rudo e o silncio, o duro e o flexvel, o doce e o amargo. No plano mental podemos afirmar que o Amor e o dio so simplesmente manifestaes de uma mesma essncia, pois so manifestaes diferentes em graus de um mesmo sentimento. Com este fato em mente, e sabendo que podemos aplicar o Princpio da Vibrao, possvel transmutar um estado mental de um plano inferior para um plano superior conforme as linhas de Polarizao. Elevando sua vibrao na linha do medo, pode-se alcanar a coragem, e elevando sua vibrao na linha do sentimento, pode-se alcanar o amor universal. No plano fsico tambm possvel modificar o frio em calor, a inquietude em tranqilidade, com algumas tcnicas especiais que foram desenvolvidas especialmente pelos orientais. Conheci pessoalmente um mestre Zen que podia at mudar a freqncia cardaca deixando pasmados os mdicos ocidentais! Podemos tambm acrescentar que podemos mudar a freqncia mental de outra pessoa atravs da Influncia Mental. Talvez seja dessa forma que age O poder da orao quando, mesmo a distncia, pode curar uma pessoa que desconhece completamente que existem outras pessoas que esto orando (E vibrando positivamente) em seu favor. Dessa mesma forma pode se obter a cura fsica e mental atravs da cromoterapia, por exemplo, pois sabemos que as cores so vibraes em diferentes graus. Uma inflamao (que se manifesta no vermelho e tem analogia com o planeta Marte) pode ser curada com a imposio de uma luz azul (mais fria e com vibrao superior em graus), ou verde ou violeta, dependendo do rgo atingido. Assim acontece na escala dos chakras onde sabemos que o vermelho tem correspondncia com o chakra bsico (cuja vibrao inferior) e o violeta com o chakra coronrio (cuja vibrao superior). claro que para induzirmos a nossa prpria mudana de vibrao precisamos de muito exerccio, estudo e meditao. E os resultados so obtidos to lentamente que muitas vezes nos desanimam! difcil para uma pessoa naturalmente nervosa viver de forma tranqila, retirando completamente a ansiedade de seus pensamentos. Mas com as tcnicas apropriadas isso pode ser conseguido, se no completamente, pelo menos Um grau por dia at conseguir alcanar o resultado desejado. O astrlogo usa essa lei de maneira especfica quando analisa os trnsitos planetrios (vibraes planetrias atuantes sobre a pessoa num determinado momento e lugar) e pode indicar tambm a forma mais adequada para mudar de grau em grau uma vibrao negativa em positiva para minimizar seus efeitos, se no for possvel elimin-los completamente. Vejamos, por exemplo, como funciona a manifestao que chamamos de RAIVA:

O CAMINHO ENERGTICO DA RAIVA E SUAS MANIFESTAES As Frias (eram assim chamadas na antiga Grcia) so frustraes guardadas interiormente no nosso subconsciente e prontas para explodir e se manifestar. No Mapa Natal so indicadas pelos aspectos dos seguintes planetas que influenciam o carter da pessoa e sua conseqente manifestao: Quente = Grau vibratrio inferior: (Marte) = Explode de forma visceral, animal e verbal. Fria = Grau vibratrio intermedirio: (Saturno) = esfriamento = implode em ressentimento. Controla e inibe esta emoo, no a expressa e se torna mordaz. H dor e bloqueio. Mais Frio, Gelado = Grau vibratrio superior: (Pluto) = gelado = cristalizado = torna-se dio. destrutivo e incontrolvel. Pode at provocar cncer. A sensao transmitida por Pluto de medo e terror. Ele representa o ba inconsciente onde guardamos a raiva, e seu caminho se manifesta quando este planeta est em contato com a Lua e sobe conscincia quando em contato com o Sol. A negao do sentimento de raiva (dio-amor-frustrao) serve de proteo contra o medo e abre o mecanismo de defesa. Os plos se manifestam em: Poder <> Controle Controle <> Entrega

Parte 5
Lei do Ritmo.

Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas mars; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilaes compensadas; a medida do movimento direita a medida do movimento esquerda; o ritmo a compensao - O Caibalion
Este princpio nos revela uma grande verdade: um movimento num sentido ter um outro movimento proporcional no outro sentido. O principio do Ritmo est em relao direta com o princpio da Polaridade, explicado na Quarta Lei Hermtica. O ritmo se manifesta entre os dois plos, de um lado para outro e seu movimento oscilatrio sempre proporcional. Vocs j ouviram falar do Pendulo de Foucault? Esse enorme pndulo (uma esfera de cobre dependurada num fio, na experincia do fsico francs Foucault e descrita no romance homnimo do italiano Umberto Eco) foi dependurado na voluta de uma igreja e sua ponta inferior desenhava um movimento oscilatrio sobre uma base de areia: isso demonstrava claramente o movimento rtmico do nosso globo terrestre. O Pndulo Universal sempre est em movimento; ele vibra dia aps dia, para frente e para trs, num sentido do outono e inverno e no sentido inverso na primavera e vero. E o principio do Ritmo tambm compreendido e explicado pela cincia considerando-se essa lei universal aplicada s coisas materiais. Os hermetistas porm levam o princpio muito alm, e conhecem as manifestaes dessa Lei, no somente nas coisas fsicas, mas tambm nos estados emocionais e mentais do Homem. Isso explica a sucesso de contnuas mudanas nas condies, estados e emoes que podemos observar em ns mesmos. Se hoje nos encontramos num enorme estado de euforia,

podemos esperar uma grande depresso amanh. Se um dia cometemos um exagero, qualquer que ele seja, no dia seguinte estaremos sentindo o resultado desse exagero! Um enorme esforo, causa um enorme cansao, etc. etc. Analisando este princpio podemos compreender que ele se manifesta na criao e destruio dos mundos, na elevao e queda de regimes polticos, no poder e destruio de ditadores e de naes poderosas. Tudo tem fluxo e refluxo, seja no Macrocosmo que no Microcosmo. Na manifestao do Esprito Puro que chamamos O TODO, existem a Efuso e a Infuso, ou a Expirao e a Inspirao de Brahma como dizem os hindus. Os Universos so criados, se expandem at chegar no seu ponto mximo, e depois que atingem sua maior fora, se tornam massa inerte, esperando outro impulso para comear novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. Da mesma forma faz o ser humano que ao nascer enche os pulmes de ar comeando o eterno fluxo e refluxo da respirao. Este um reflexo instintivo, no comandado pelo crebro, porque ele submetido Lei Natural do Ritmo. Na nossa vida experimentamos perodos de vacas gordas e de vacas magras, de grandes alegrias e grandes tristezas, de expanso e retrao. Isso acontece em todos os campos fsicos. Mas como escapar dessa Lei implacvel? Os hermetistas conhecem a Lei do Ritmo e a neutralizam no plano mental para poder escapar vibrao constante desse Pndulo rtmico que se manifesta nos planos inferiores. Eles usam a Lei da Neutralizao para conseguir chegar a um estado de no vibrao, de neutralidade. Esse um estado mental que conseguido atravs de exerccios de meditao e harmonizao, controle da respirao e outras tcnicas. A Ioga, por exemplo, nos oferece uma tima ferramenta para alcanar essa harmonia, no realmente neutralizando o ritmo, mas compreendendo seu fluxo e refluxo e controlando os estados alterados mais importantes para procurar alcanar a harmonia. Mantendo a mente acima da vibrao inferior (a vibrao mais grosseira), podemos neutralizar as foras negativas que nos influenciam. Para que isso ocorra necessrio o uso da Vontade, do Equilbrio e da Firmeza, e isso no se consegue num s dia! A compreenso deste controle dar pessoa uma ferramenta magnfica para poder neutralizar os efeitos negativos dos ritmos emocionais extremos, levando ao domnio das emoes e a um conseqente equilbrio interior. Desta forma alcanamos a tranqilidade, a harmonia e a sade, fsica e mental. Sabemos que a medida do movimento direita a medida do movimento esquerda: o ritmo a compensao. Vemos isso no movimento das mars, na mudana das estaes, e em outros fenmenos da natureza: um inverno rigoroso anuncia um vero ardente, uma rvore que d muitos frutos num ano, no ano seguinte no dar nenhum! A Lei do Ritmo sempre seguida pela Lei da Compensao. Podemos tambm continuar nossa reflexo falando da cadeia das encarnaes. Os hermetistas consideram que uma encarnao de sofrimento seguida de uma encarnao de felicidades, ou seja, o grau de sofrimento precedentemente experimentado ser compensado pelo grau de alegrias da encarnao subseqente. E vice-versa. Podemos assim compreender melhor muitos acontecimentos que seriam de outra forma difceis de explicar e aceitar. Mas ao nos elevar espiritualmente no Plano Superior, compreendendo espiritualmente os efeitos da Lei, podemos ns mesmos neutralizar sua ao, com a Lei da Compensao. A Lei da Compensao est sempre em ao, esforando-se para balanar e contra-balanar o efeito do Ritmo e sempre vir no tempo certo, mesmo sendo necessrias vrias vidas para acionar o movimento de volta do Pndulo.

O astrlogo hermetista pode aplicar a Lei do Ritmo para explicar os ciclos planetrios (por exemplo, o ciclo de sete anos do planeta Saturno) e tambm pode orientar o seu cliente a utilizar a Lei da Compensao assimilando os princpios correspondentes ao signo oposto ao seu, de forma a neutralizar os aspectos mais difceis de seu prprio signo. Alcanar o TAO, ou a energia do Caminho do Meio a meta principal.

Parte 6
Lei de Causa e Efeito. Essa Lei tambm chamada de Lei do Carma. A Lei diz:

Toda Causa tem seu Efeito; todo o Efeito tem sua Causa; todas as coisas acontecem de acordo com a Lei: o Acaso simplesmente um nome dado a uma Lei no reconhecida. Existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa Lei.
Este princpio hermtico contm uma grande verdade que torna possvel a compreenso de todas as leis que regem o nosso Universo: ele explica que nada acontece por acaso, que no existe o acaso, e que acaso simplesmente um termo dado a um fenmeno existente e do qual no conhecemos a origem e portanto no reconhecemos nele a Lei qual se aplica. Este Princpio Hermtico um dos mais polmicos, pois tambm implica no fato de sermos responsveis por todos os nossos atos. No entanto, este princpio aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. No reconhecer esta Lei torna nulos os pensamentos filosficos antigos ou atuais que subtraem os fenmenos do universo de uma Ordem csmica imutvel. A cincia s vezes no explica um determinado fenmeno, pois no sabe em que Lei ele se aplica, mas reconhece, no entanto, que precisa existir uma ordem para ele. No reconhecer a Lei de Causa e Efeito como dizer que algo (qualquer coisa materializada e existente) pode ser independente, pode ser subtrada de forma inexplicvel desse universo fenomenal, pode no ser submetido Lei Universal. Tal coisa seria ento superior ao TODO? Ou seria o prprio TODO que se subtrairia a esta Lei? A existncia de tal coisa tornaria ento sem efeito todas as Leis Naturais e mergulharia o universo na desordem e no caos. Vocs imaginam o que aconteceria se de repente as galxias, os sistemas solares, os planetas, tudo o que existe se subtrasse de repente a esta Ordem Invisvel e comeasse a enlouquecer? Mas vamos falar do ACASO. Esta palavra tem em sua raiz a palavra cair, (do latim ad-cado, verbo cadere=cair) que d a idia de que um acontecimento fruto do acaso cai de repente, assim do nada, sem nexo nem ordem. nesse sentido que normalmente empregamos este termo. Assim, podemos dizer que se voc jogar os dados ao acaso eles caem de qualquer maneira, sem nexo nem ordem. Mas sabemos que jogadores experientes (e mesmo matemticos) conseguem prever com uma certa lgica a seqncia na prpria queda dos dados. Existe uma espcie de seqncia que faz que eles caiam de uma determinada maneira. Difcil de se compreendida, mas existente. Ento, no existe acaso. Tudo obedece Lei. Sempre h uma Causa e um Porqu para todos os acontecimentos. Bem, mas no nosso caso, vamos examinar o que chamamos de Lei do Carma, qual atribumos todos nossos males e que tanto nos faz sofrer, inutilmente. Muitas vezes escuto a pergunta: Mas para que serve a Lei de Causa e Efeito se a Causa acontece numa encarnao e o Efeito na outra? No vou me lembrar mesmo! Bobagem! Ns lembramos, ou melhor, nosso esprito lembra. Nossa mente racional no quer acreditar na intuio, intuio essa que fruto da sugesto que o esprito nos transmite. E o esprito SABE! Ns que no escutamos! Nossa mente (que os cabalista chamam de Lcifer pois ela nos trai com seus pensamentos racionais) no quer dar ouvidos nossa intuio, vinda do nosso EU INTERIOR.

Assim, nada acontece sem uma Causa, ou mesmo sem uma cadeia de causas. Nossos atos ordenam a eventualidade dos futuros acontecimentos, assim como eles so o fruto dos acontecimentos precedentes. Nenhum evento cria outro; ele faz parte simplesmente de um elo precedente na grande cadeia ordenada de eventos procedentes da energia criativa do TODO (O Caibalion). Vamos raciocinar, nenhum evento cria outro quer dizer que h uma continuidade em todos os acontecimentos (anteriores e posteriores) mesmo no diretamente ligados a um determinado ato. Exemplo: Uma pedra cai de um lugar montanhoso elevado e quebra o teto de uma cabana l no vale. A principio podemos considerar este acontecimento como um fato casual, mas podemos, com um pouco de raciocnio, perceber que ele fruto de uma cadeia de fatos: a chuva que amoleceu a terra, que deslocou a pedra, a falta de arvores para sustentar a terra, a eroso, etc. etc. uma cadeia de acontecimentos ou no? Da mesma forma acontece na cadeia das encarnaes. No absolutamente correto dizer que o que acontece nesta encarnao conseqncia da precedente! No acontece tudo de forma to direta! Inmeras so as variantes, mas todas se submetem Lei. Esta uma Verdade. Tudo tem um Propsito, lembram? E, de qualquer maneira, nossos atos podem ser tambm subseqentes a atos procedentes NESTA MESMA ENCARNAO e no na precedente, no mesmo? Sabemos que aprendemos com nossos erros, pelo menos se formos um pouquinho inteligentes! E se cuidarmos para no cometer erros nos livraremos de sofrimentos futuros. Quando trabalhamos com conscincia nossa encarnao atual nos tornamos mais atuantes quanto ao nosso destino individual. O Conhecimento nos leva a atuarmos de forma direta, a nos tornarmos responsveis pelos nossos atos. Ao fazer uma anlise de Mapa Astrolgicos Cabalstico costumo dizer aos meus clientes que devemos sair do Destino Coletivo para ingressarmos no Destino Individual e, se possvel, desenvolvermos nossa Conscincia Individual para no final, como o Cristo, o Buda e outros Mestres, chegarmos a encontrar a Conscincia Csmica. Este o Caminho, essa a Senda. Quando tomamos as rdeas de nosso destino, quando evolumos de forma consciente, sem querer nos esquivar das Leis Universais, estamos de alguma forma cumprindo o Propsito do Plano Superior. No quero me alongar sobre o assunto do Livre Arbtrio que entra em jogo quando falamos de evoluo csmica consciente. Mas um fato que, se cuidarmos de nossa palavras, de nossos atos e de nossos pensamentos, se nos tornarmos Senhores de nosso Destino, podemos tomar as rdeas de nossa vida para no nos tornar simples pees ou dados jogados ao acaso pela Lei de Causa e Efeito. Os Mestres no escapam Causalidade dos planos mais elevados, mas concordam com as Leis Superiores, as reconhecem e agem de acordo, dominando assim as circunstncias nos planos inferiores. Eles, os Mestres, conhecem as regras do jogo e no procuram se esquivar (nem o Cristo se esquivou de seu martrio na cruz!) e se propem a seguir o Grande Plano sem fugir s conseqncias como simples instrumentos do TODO. Quando servimos o Plano Superior podemos atuar e governar o Plano Inferior ou Material. Quantas verdades esto contidas nessa Lei! Quantos questionamentos! Como vemos a aplicao dessa Lei em nosso dia a dia? Como podemos atuar para nos adequar a esta Lei? Podemos melhorar nosso destino? Envie sua opinio por e-mail.

Parte 7
Nesta semana abordaremos a Stima Lei Hermtica, a Lei do Gnero. Diz o Caibalion: O Gnero est em tudo: tudo tem seus princpios Masculino e Feminino; o

gnero se manifesta em todos os planos da criao.


Este princpio lembra e complementa a Lei da Polaridade, Quarta Lei Hermtica. Ele nos explica que tudo o que manifestado na natureza est sujeito ao gnero, no seu sentido hermtico. A palavra Gnero derivada da raiz latina generare que significa gerar, procriar, produzir. Assim podemos compreender que, se esta Lei nos explica algo sobre o sexo, ela nos explica tambm toda a vida orgnica do jeito que a conhecemos, mas tambm nos explica toda a manifestao criativa, ou seja, relativa criao. A base da matria, como a cincia a conhece, tambm est sujeita a este princpio hermtico: ao estudarmos as combinaes entre os corpsculos, ons e eltrons, compreendemos que para que uns girem em torno dos outros eles precisam ser de alguma forma de dois gneros: alguns negativos e outros positivos. Assim, o plo negativo identificado com o feminino e o positivo identificado com o masculino. O primeiro atrai e o segundo repele. assim com os plos terrestres. Os termos positivos e negativos no podem ser entendidos de maneira errada: numa bateria eltrica o plo negativo aquele que na realidade gera e produz as novas formas de energia. importante salientar que no devemos a princpio considerar que o negativo tenha um sentido pejorativo. Os termos positivo e negativo nada tm de bom ou de ruim, pois sua manifestao de igual necessidade para a criao. Por essa razo os cientistas usam a palavra catdico, para que no aja um subentendido de valor negativo nesta ao de gerar. O plo catdico ou negativo o Princpio Materno dos fenmenos eltricos e das formas sutis da matria, assim como o plo negativo do sexo, o feminino, o princpio gerador da forma. O plo negativo possui o impulso natural de buscar a unio com o plo positivo para poder criar novas formas. Nenhum dos dois plos capaz de criar sem o outro. de suas unies e combinaes que se manifestam os diversos fenmenos da luz, do calor, da eletricidade, do magnetismo, da atrao e repulso, da afinidade ou inverso qumica, e outros fenmenos semelhantes. Esta a Lei. E ela pode e deve ser aplicada ao sexo, ao gnero humano, mas no somente a ele. O Gnero est em ao constante e se manifesta atravs da matria inorgnica e atravs da matria orgnica. Atravs da Teoria Eltrica do Universo explicamos como as partculas se atraem e repelem constantemente criando novos fenmenos da eletricidade. Da mesma forma que os princpios de atrao e repulso no existem por si s, mas somente um em relao ao outro, podemos concluir que o amor e o dio tambm no podem existir um sem o outro. Vrias so as formas de manifestao dessas energias, mas elas so sempre duplas e complementares. Vamos examinar como esta Lei Hermtica funciona no Plano Mental. A antiga filosofia hermtica conhecia os fenmenos da mente dual. No princpio masculino da mente temos a mente consciente, a mente voluntria, a mente ativa, ou seja, todas as manifestaes mentais relacionadas com o lado Yin da nossa atividade mental. No princpio feminino temos a mente subjetiva, a mente subconsciente, a mente involuntria, a mente passiva, etc., ou seja, todas as manifestaes relacionadas com o lado Yang de nossa atividade mental. Se considerarmos este princpio no plano mental, podemos deduzir que os pensamentos tambm podem ser negativos ou positivos: sabemos que o crebro possui dois lados, um mais positivo e ativo e outro mais feminino e receptivo, e por esta razo precisamos mudar a

polaridade de nossos pensamentos para atrair as coisas que precisamos. Na realidade, vocs podem observar que a lei do gnero faz com que o gnero feminino atraia o masculino, mas todos ns sabemos que no existe feminino absoluto ou masculino absoluto. Dentro do feminino (Yin) existe uma pequena parcela de masculino (Yang) e vice-versa. Assim, aquela pequena parcela de masculino contida no feminino ir atrair o masculino por similaridade, ao mesmo tempo em que o feminino ir atrair o feminino pela mesma razo. Em muitas manifestaes orgnicas o masculino e o feminino existem, coabitam e se manifestam ao mesmo tempo. No estudo da Cabala consideramos que cada Sefira possui ambas as energias em manifestao, a negativa e a positiva, ou seja: uma sefira negativa para a sefira superior (ou anterior) e positiva para a sefira inferior (ou posterior), permitindo a atrao e o fluir da energia de uma para a outra. Sem este princpio no haveria manifestao em Malkuth, o Reino. Vamos ento considerar que no Plano Mental, (lembrem-se do Primeiro Princpio Hermtico link ao final) podemos usar sempre essas duas foras: isto , podemos aplicar a Lei do Gnero para encontrar dentro de ns aquela parcela que est em menor quantidade, e atravs dela, atrair uma energia similar. Este princpio muito aplicado nas cerimnias mgicas e cabalsticas para neutralizar as energias indesejadas e atrair as desejadas. Vamos ento comear a controlar nossos pensamentos, dirigindo-os conscientemente para as energias que desejamos atrair em nosso dia a dia. Por outro lado, controlemos tambm as palavras, que nada mais so que energia manifestada atravs do verbo e que exercem um poder de atrao enorme atravs da Lei do Gnero.

Potrebbero piacerti anche