Sei sulla pagina 1di 10

-- O que a Tendinite? As palavras terminadas com o sufixo ite indicam um processo inflamatrio.

. Tendinite, pois, a inflamao que acontece nos tendes. Essa inflamao pode ter duas causas, que so: 1. Mecnica esforos prolongados e repetitivos, alm de sobrecarga. Algumas pessoas Como halterofilistas e amadores que se exibem nas ruas, puxando vrios carros podem suportar traes de at 300 kg. Mas as pessoas comuns, que no so treinadas para carregar peso, podem sofrer leses diante de um movimento errado ou de uma carga de apenas 10kg de peso. 2. Qumica A desidratao, quando os msculos e tendes no esto suficientemente drenados, a alimentao incorreta e toxinas no organismo podem conduzir a uma tendinite. Como ela se Manifesta? A tendinite se manifesta inicialmente com dores e muitas vezes com a incapacidade da pessoa em realizar certos movimentos. A pessoa pode sentir dores ao subir ou descer escadas, caminhar, dobrar os joelhos, entre outras posturas ou movimentos. Ela pode ser confundida inicialmente com artrite reumatide e, portanto, existe a necessidade de que o mdico faa um bom exame no paciente para estabelecer um diagnstico diferencial. No caso da tendinite crnica, lembra Dr. Miszpunter, o diagnstico em geral mais difcil, por no haver aumento no fluido sinovial, o que requer mais cuidado nas investigaes. Exames Necessrios Exame clnico e anamnese (entrevista) so os primeiros procedimentos, em que o paciente relata suas queixas e o mdico comea a formular a hiptese diagnstica. Os mtodos de diagnstico atravs de imagem tm papel importante, afirma o doutor Miszputer. Desde o raio-x at a ressonncia magntica, cada um atua no diagnstico de determinadas leses, entre elas, uma das mais freqentes a tendinite. O mdico explica que, para o seu diagnstico, com freqncia se utiliza a ultrassonografia, quase sempre depois de feito um exame de radiografia normal. A ultrassonografia, conforme ele relata, apresenta algumas vantagens tais como boa definio de partes moles, no utiliza radiao ionizante, um mtodo no invasivo, relativamente de baixo

custo e rpido em comparao com outros mtodos. Dr. Miszpunter tambm alerta para a importncia da comunicao entre o mdico que examina o paciente e o mdico que far os exames de ultrassonografia, muitas vezes realizados em local diferente daquele da consulta. fundamental, diz ele, que o mdico ultrassonografista tenha conhecimento da histria clnica do paciente para poder identificar corretamente o local da leso, estabelecer provveis diagnsticos diferenciais e poder sugerir um diagnstico final da leso ao mdico que solicitou o exame. Quais as Profisses mais Afetadas? A tendinite tem sido alvo de preocupao tanto da medicina do esporte quanto da medicina do trabalho. H uma variedade de tipos de atletismo e de ocupaes que podem estar sujeitas ao problema, todas sempre relacionadas com esforos demasiados ou repetitivos (LER: Leses por Esforo Repetitivo). Jogadores de futebol, handebol, vlei, feirantes (que carregam pesadas caixas), estivadores e at mesmo danarinos. Ultimamente, a rea de informtica tem mostrado esse problema, com o esforo repetido dos digitadores no teclado. Sem contar os pianistas, que por estudo sistemtico de suas partituras musicais podem ser acometidos de tendinite. Formas de Tratamento Dependendo da natureza e do grau de severidade da leso, as formas de tratamento vo desde a indicao de antiinflamatrios at a imobilizao do membro afetado (por exemplo, tala ou engessamento do brao em tendinite originria de digitao). Mas, recorda o mdico francs, Dr. Marcel Morand, em primeiro lugar preciso repouso. Aps um perodo, a pessoa aconselhada a fazer fisioterapia, para acelerar o processo de cura. Uma das tcnicas indicadas para a tendinite a crioterapia, aplicao de bandagens a temperaturas muito baixas ou bolsas de gelo. Massagens tambm so indicadas como auxiliares no tratamento. No caso de tendinite de origem qumica, mdicos como o Dr. Morand indicam uma dieta alimentar especial, para prevenir a desidratao que pode resultar, nos tendes, na pouca ou nenhuma lubrificao e conseqente agravamento da doena. Essa dieta exige a retirada de alimentos cidos e graxos, incluindo-se a manteiga e o chocolate e as frutas cidas. A aplicao local de corticides apenas indicada dos casos mais graves. Possvel Haver Seqelas?

Sim, diz o mdico, se o tratamento no for feito em tempo e de maneira adequada e se a fisioterapia no for feita durante o perodo necessrio. A pessoa no tratada pode sofrer uma ruptura do tendo aps um perodo de inflamao mal cuidada. Pode continuar com as dores e se tornar incapaz para o trabalho. Por isso, importante seguir todos os passos indicados pelo mdico para um pronto restabelecimento. Quais so os Mtodos de Preveno? 1. As atividades de risco para tendinite so fceis de serem reconhecidas. Uma vez reconhecendo o tipo de atividade, dever de uma empresa ou de um clube, por exemplo, no expor o funcionrio ou o atleta a perodos ininterruptos de trabalho ou de exerccio. Uma parada, uma pausa na rotina, por alguns minutos, pode significar no um prejuzo para a empresa, mas sim, um ganho em termos de continuidade em mdio e longo prazo. 2. Alimentao balanceada vital no s para o tratamento da tendinite, mas tambm para sua preveno. 3. Instruir o digitador, o atleta, o funcionrio, o pianista, quem quer que esteja a seu servio, sobre as causas e os efeitos da doena e como preveni-la dever de todo empregador. Isso pode ser feito atravs de pequenos seminrios, aulas ou vdeos. 4. Tratamento adequado, consulta ao mdico, ateno fisioterapia e aos medicamentos so um direito e ao mesmo tempo um dever do paciente para a cura da tendinite. 5. Por ltimo, vale lembrar que os casos mal curados podem acabar necessitando de cirurgia. E que a tendinite tambm , como qualquer acidente de trabalho, passvel de indenizao. Vale a pena, portanto, a empresa se preocupar com a preveno, onde os gastos (e o desgaste emocional de ambas as partes) so muito menores e mais proveitosos.

NEUROPATIAS COMPRESSIVAS
O que so? Os nervos perifricos so estruturas tubulares compactas, que percorrem os membros superiores e inferiores em toda sua extenso. Em alguns pontos em seus trajetos, alguns nervos passam por locais em que potencialmente podem sofre compresso por estruturas prximas, como ligamentos, msculos ou ossos. As neuropatias compressivas se caracterizam por locais onde um determinado nervo apertado por outra estrutura. o que no meio leigo se diz o nervo est preso. Quando um nervo sofre compresso (fica apertado), vrios sintomas podero se desenvolver, tais como dor, formigamentos, perda de sensibilidade, perda de movimentos e atrofias musculares.

As neuropatias compressivas mais comuns so a Sndrome do Tnel do Carpo; Sndrome do Sulco Ulnar; Sndrome do Desfiladeiro Torcico; Sndrome do Tnel do Tarso; Meralgia Parestsica; Compresso do Nervo Fibular; Metastarsalgia (Neuroma) de Morton; Existem ainda muitas outras, que so raras e de difcil diagnstico.

Sndrome do Tnel do Carpo a neuropatia compressiva mais comum da espcie humana. Caracteriza-se pela compresso do Nervo Mediano na regio do punho. Nesse ponto, o nervo mediano comprimido contra um ligamento, denominado Ligamento Transverso do Carpo. Ocorre em pessoas que usam muito as mos em suas atividades de trabalho (como costureiras, digitadores, telefonistas, etc). Frequentemente est associada a outros fenmenos reumticos do ombro, brao e antebrao, tais como bursites, tendinites ou artrites. A principal queixa de pessoas com Sndrome do Tnel do Carpo o formigamento nos trs primeiros dedos da mo afetada (muitas vezes o problema acomete as duas mos). Em geral, o quinto dedo poupado desses sintomas. Os formigamentos inicialmente acontecem somente noite, mas com o tempo passam tambm a serem notados durante o dia. O paciente tambm percebe choques nas mos, e pode deixar objetos carem quando os sentem os choques. Com a evoluo da doena, passa-se a notar perda de sensibilidade nos dedos afetados e, quando a doena est em estgios muito avanados, pode ocorrer perda de fora da(s) mo(s). O melhor exame para diagnstico a Eletroneuromiografia. O melhor tratamento a cirurgia, excetuando-se casos bem iniciais, quando a correo de postura do punho para dormir o suficiente para resolver o problema. O tratamento cirrgico altamente eficaz para a resoluo dos sintomas. A cirurgia relativamente simples, podendo ser feita apenas com anestesia local. Consiste na seco completa do Ligamento Transverso do Carpo. Pode ser feita de maneira convencional (em que se faz um corte de 5 a 7 centmetros no punho) ou pela tcnica endoscpica ( quando uma cmera de vdeo inserida no punho, atravs de um pequena inciso de 1 cm, e o ligamento seccionado atravs dessa inciso). As duas tcnicas permitem a resoluo dos sintomas, porm a recuperao ps-cirrgica mais rpida aps a cirurgia endoscpica, sendo que os pacientes retornam mais precocemente s suas atividades habituais Ocasionalmente alguns pacientes notam que seus sintomas no melhoraram com a cirurgia, ou que melhoram mas logo em seguida reincidem. Em geral, essa falta de melhora ou retorno dos sintomas ocorre devido a uma seco incompleta do Ligamento Transverso do Carpo. Nesses casos, uma nova interveno cirrgica pode solucionar os problemas. Existem muitas outras complicaes que podem decorrer de cirurgia para Sndrome do Tnel do Carpo, que so observadas em 3 a 5% dos casos operados. Como o

diagnstico do tipo de complicao em alguns casos pode ser difcil, a consulta com um especialista em nervos perifricos o melhor caminho para pacientes que as desenvolvem.

FIGURA 8: Desenho esquemtico demonstrando a compresso do nervo mediano sob o Ligamento Transverso do Carpo, proporcionando a Sndrome do Tnel do Carpo.

FIGURA 9: Cirurgia Convencional para descompresso do tnel do carpo. A) Inciso empregada; B) Exposio do Ligamento Transverso do Carpo antes de sua seco.

A B

FIGURA 10: Tcnica Endoscpica para descompresso do Tnel do Carpo. A) Inciso na pele empregada; b) Visualizao endoscpica do Ligamento Transverso do Carpo.

Sndrome do Sulco Ulnar Caracteriza-se por uma compresso do nervo ulnar no ponto em que esse cruza por detrs do cotovelo. O nervo ulnar nesse ponto encontra-se bem superficial (quando batemos o cotovelo contra a mesa e sentimos um choque, foi o nervo ulnar que foi estimulado), podendo ser facilmente comprimido por estruturas ligamentares e musculares do cotovelo. A principal queixa de pacientes com esse problema a perda de fora na mo, associada formigamentos nos quarto e quinto dedos. Pode tambm sentir dor, que se inicia no cotovelo e se irradia para o quinto dedo. Em casos mais avanados, pode ocorrer a atrofia dos msculos da mo. Eletroneuromiografia o exame de eleio para o diagnstico. O tratamento consiste em correes posturais, imobilizaes e fisioterapia. Para os casos em que j existe perda muscular, o tratamento cirrgico, para descompresso do nervo, est indicado. Em casos mais avanados, pode haver a necessidade de Transposio do Nervo, ou seja, retirar o nervo ulnar de seu trajeto convencional e reposicion-lo em um local mais protegido.

B FIGURA 11: Aspecto cirrgico da Transposio do Nervo Ulnar, onde o nervo dissecado em seu local habitual (A) e reposicionado a frente do cotovelo (B). Sndrome do Desfiladeiro Torcico Caracteriza-se pela compresso do plexo braquial na regio de transio entre o pescoo e a axila. Ocorre devido a mal-formaes da regio do pescoo, como presena de uma costela cervical, uma banda tecido fibroso, uma calo sseo. Os sintomas se caracterizam pela perda de fora na mo, que inicia um processo de atrofiamento (a mo comea a secar), associado a dores que se iniciam na regio pescoo e irradiam pelo brao. O

diagnstico envolve uma srie de exames, entre eles a Eletroneuromiografia, Ressonncia Nuclear magntica da Coluna Cervical e do Plexo Braquial, alm de exame de Raios X da coluna cervical. O tratamento depende do tipo da Sndrome do Desfiladeiro Torcico, podendo ser fisioterpico ou cirrgico.

FIGURA 12: Sndrome do Desfiladeiro Torcico, caracterizado pela compresso de elementos do plexo braquial na transio entre o pescoo e o ombro. "O que tendinite? - Tendinite o nome comumente utilizado para a inflamao do tendo e de sua bainha. Os sinais e sintomas so os mesmos vistos nos processos inflamatrios (dor, calor, vermelhido e inchao), podendo evoluir para microleses, macroleses e ruptura completa do tendo. O tendo uma estrutura branca, brilhante, de grande resistncia a cargas e que liga o msculo ao osso. Ele transmite a energia e fora gerada no msculo at o osso. O conjunto msculo-tendo-osso mais a energia gerada no msculo que nos faz movimentar as articulaes e portanto nos locomovermos. Como acontece? - A inflamao pode ocorrer por excesso de fora, por movimentos reptitivos, por posies viciosas ou por variaes anatmicas do tendo (irrigao, insero, tendo extranumerrio, etc.). Com em tudo na vida, quando geramos energia liberamos calor. Nos exerccios contramos e alongamos os msculos gerando energia. Quando nos excedemos nos exerccios a liberao de calor pode atingir temperaturas de at 45 graus dentro do tendo, levando a morte e degenerao das clulas causando um processo inflamatrio e portanto uma tendinite. Isto levar a um enfraquecimento gradativo no interior do tendo podendo culminar com sua ruptura completa. Nos estgios iniciais teremos os sintomas do processo inflamatrio que nos incomodaro e nos faro diminuir ou interromper as atividades fsicas. As tendinites mais comuns no nosso meio so a do manguito rotador (ombro), e epicondilite (cotovelo), a tendinite dos extensores do punho, a tendinite patelar (joelho) e a tendinite do Aquiles (tornozelo). Como tratar? - O tratamento geralmente consiste na diminuio ou retirada da atividade fsica do local afetado, uso de antiinflamatrios (conforme indicao mdica), imobilizao e em alguns casos a reparao cirrgica. No geral os tendes sadios rompem na extremidade presa ao osso. Isso ocorre devido carga maior do que o conjunto tendo-osso pode suportar. J o tendo com processo

inflamatrio, na maioria das vezes crnico, rompe-se no meio e no so necessrios grandes esforos para isso ocorrer bastando a subida um pouco mais ngreme de uma ladeira ou um arranque para corrida. DICAS - Uma tendinite que perdure por mais de 30 dias, dever ser investigada com mais rigor, pois o tendo poder j estar apresentando ruptura de suas fibras e necessitar de um tratamento diferente do dispensado s tendinites." Informaes muito interessantes e esclarecedoras que retirei de um panfleto da Altana (www.altanapharma.com.br), sobre o medicamento Reparil. Sobre o Reparil, o panfleto ainda diz: "Reparil um antiinflamatrio tpico indicado para contuses, traumatismos, torcicolos, luxaes e leses leves secundrias prtica desportiva. Reparil tripla ao: combate a dor, o inchao e as manchas rochas das contuses. Reparil tem um aroma suave e delicado, no deixa a pele oleosa e, por isso, no mancha a roupa. Possui duas apresentaes: 30g e 100g." "Se no pode evitar acidentes, evite a dor." "Ao persistirem os sintomas, o mdico dever ser consultado." No sabia dessa da temperatura dentro do tendo subir. (O_O) Achei muito interessante e resolvi partilhar. Espero que gostem das informaes!
Tenossinovite - Uma Doena Profissional No final deste sculo tem sido freqente o surgimento de novos casos da doena que j est sendo considerada o mal do avano tecnolgico. A doena atinge a classe de trabalhadores que utilizam movimentos repetitivos das mos como por exemplo, digitadores, caixas, datilgrafos, pianistas, tricoteiras, jornalistas, trabalhadores de perfuradeiras vibratrias alm dos remarcadores de supermercados. A Tenossinovite surge do atrito excessivo do tendo que liga o msculo ao osso. Este tendo protegido por uma bainha que sempre cheia de um lquido. Estes movimentos repetitivos que provocam a inflamao do tendo, causando a doena. Os trabalhos em locais de baixa temperatura e esforos de peso acima dos seis quilos tambm podem causar o problema. Como surge Os primeiros sintomas da doena so queixas vagas de desconforto na mo mais utilizada. Uns sentem um peso no brao e uma dor localizada e no princpio da doena, sentem um simples repouso e desconforto. Mas com o passar do tempo as dores vo ficando mais fortes ao lado de uma diminuio da fora muscular. Em uma fase mais adiantada, os msculos podem se atrofiar, impedindo que os pacientes no consigam nem escrever ou mesmo segurar um copo. Muitos especialistas no acreditam na reverso da doena, e sim, em tratamento paliativo. Existem casos de trabalhadores que se aposentam aos

30 ou 40 anos, por causa das fortes dores da doena j avanada. O diagnstico da doena eminentemente clnico e baseado na histria do paciente, no exame fsico, nos antecedentes pessoais do paciente e tambm nos exames complementares como radiografias. Tratamento O repouso e uma dosagem de antiinflamatrios o procedimento que os mdicos receitam para os pacientes quando eles manifestam os primeiros sintomas da Tenossinovite. Com o conhecimento da doena mais difundido, so raros os casos de avano do problema at estgios mais comprometedores. Mas a preveno ainda o melhor remdio para a doena. Dentro destas atitudes que visam evitar o surgimento da Tenossinovite esto alguns aspectos do ambiente de trabalho. Um dos exemplos mais comuns so os digitadores. Para eles j existem normas trabalhistas que os protegem do surgimento da doena. As cadeiras, mesas e teclados devem ser projetados para darem o conforto necessrio aos digitadores. A questo da Tenossinovite nos digitadores to grave que j existe uma portaria regulamentando o assunto. As regras prevem um intervalo de 10 minutos a cada 50 de trabalho, proibio de prmios de produo, temperaturas entre 20 e 24 graus centgrados, e umidade relativa do ar que no pode ser inferior a 40 por cento.

Potrebbero piacerti anche