Sei sulla pagina 1di 4

Resumo do livro Curso de Direito Processual Civil

Autor: Humberto Theodoro Jnior Capitulo II 1 JURISDIO 01. Imperatividade da ordem jurdica O estado estabelece a imperatividade das normas por meio de sano que ser aplicada caso haja o descumprimento da norma. Dessa forma o direito e dever dos cidados so preservados, com isso, o estado busca obter em troca a paz social. 02. Justia privada e justia pblica Nem sempre fazer justia foi uma competncia do estado. Inicialmente a justia era feita pelos detentores do direito violado, o estado era incumbido apenas de definir as normas, mas no podia impor que tais normas fossem cumpridas. Com isso a justia privada era a nica opo de fazer valer o direito outrora violado, com isso o estado era fraco e no possua mecanismo que fizessem valer a norma imposta por ele. Mas com o passar do tempo foi se percebendo que a justia privada no era eficaz, pois no estabelecia a to sonhada paz social e sim era uma forma de vingana entre particulares, quem tinha um maior poder aquisitivo era privilegiado, tornando-se uma batalha desigual e muitas vezes infindvel. Eis que ento surgiu o Estado Direito, tomando para si a responsabilidade de fazer cumprir norma outrora estabelecida por ele. Com isso a justia por mo prpria foi extirpada da sociedade, em alguns casos permitida a justia pela prpria mo da parte, mas quanto se tratarem de direitos subjetivos, como legitima defesa. 03. Jurisdio Jurisdio o conjunto de normas que regem o convvio dos cidados, compete ao estado criar, impor e fiscalizar o cumprimento destas normas. A jurisdio s entra em cena se provocada pelos particulares de uma lide. Ou seja, tem que haver um conflito de interesse entre particulares ou particular e estado, mas h casos que no preciso se valer da jurisdio para fazer um direito, que o caso em que uma parte se curva diante da exigncia da outra e soluciona o conflito sem precisar recorrer ao judicirio.

Basicamente a jurisdio serve para resolver conflitos que envolvam a pretenso de algum sobre um bem e a discordncia de outrem, em ceder o bem pelo outro desejado. Para isso o juiz tem que saber de qual parte tem interesse e qual parte tem pretenso. Ao tomar cincias das alegaes das partes, o magistrado busca aplicar o princpio da verdade real, baseando-se na legislao em vigor e cedendo o direito a quem tem a melhor pretenso. 04. Caractersticas da jurisdio Como dito anterior o ato de jurisdio compete diretamente ao estado, e dividido em duas fases. A primeira fase chamada de secundria. Secundria porque deriva de um descumprimento de uma norma anteriormente imposta pelo estado, que deveria ter sido cumprida de forma espontnea, mas pela desobedincia a norma, fica o individuo a merc do estado. E a segunda fase chamada de instrumental. Instrumenta porque o meio pelo qual a norma se exterioriza, faz impor-se a obedincia outrora pedida pela norma. 05. Jurisdio contenciosa e jurisdio voluntria A jurisdio contenciosa quando h litgio entre particulares ou particular e estado. E o estado intervm para solucionar o conflito e dar o direito aqum de direito. Em quanto que jurisdio voluntria ocorre quando o judicirio age sem a precisar ser provocado por particulares, pois no h um conflito de interesse, apena a realizao de um negcio jurdico e a funo do juiz apenas para tutelar esse direito. 06. Substitutivos da jurisdio Como foi descrito anteriormente que uma lide pode ser resolvida por meios que no seja jurisdicional. Substitutivos da jurisdio um mecanismo que evita um processo longo e demorado, com simples acordos entre as partes litigiosa, que por meio de uma homologao judicial resolve todo o problema. Qualquer pessoa pode mediar um acordo diante de um conflito de interesse, independente de est ou no ligado ao meio jurdico, pois finalidade desse mecanismo a economia processual com soluo imediata.

2 PROCESSO

07. Conceito J sabemos que a funo jurisdicional compete ao estado. O estado por sua vez cria rgos especializados para garantir o cumprimento de tal competncia. Os rgos no tm autonomia para agirem como bem entenderem, para garantir imparcialidade desse mecanismo existe o devido processo legal, previsto na Constituio Federal Artigo 5 inciso LIV. Processo uma srie de atos que segue uma determinada cronologia em que cada ato regido pelos cdigos processuais competentes e so executados de acordo com o seu tempo, e que facilitam o magistrado aplicar o direito a quem esse venha a pertencer. 08. Processo e procedimento Processo ato pelo qual um particular, ou particulares se utilizam para levar ao conhecimento do judicirio uma divergncia de interesse sobre a mesma coisa, e solucionar de acordo com a lei. Procedimento a maneira que cada ato deve ser realizado para solucionar o litgio. O procedimento uma estrada que o processo tem que percorrer para ser bem sucedido. 09. Autonomia do processo Inicialmente entendia-se que o processo era vnculo material em desacordo pelos sujeitos da lide. Hoje os juristas entendem que o processo no um vnculo litigioso entre as partes, mas uma imposio legal. Isso significa que o processo no depende do direito outrora invocado pela parte. 10. Espcies de processo e suas funes Em todos os processos h um direito que foi violado, o juiz por sua vez tem a misso de definir de h uma relao jurdica entre o direito alegado para poder inici-lo. Dependendo da posio de cada parte, os atos executrios do processo podem ser alterados da maneira que a o caso concreto e a lei permitirem. Existe caso que o direito alegado apenas homologado pelo juiz, o chamado acordo.

Em caso que a parte contesta o direito uma vez alegado e no h um acordo entre estes, aplica-se a vontade concreta da lei, o chamado Processo de Conhecimento ou cognio. Quando se trata de dividas, e h uma certeza do direito do credor, a dvida pode ser cobrada atravs de penhora, o chamado Processo de Execuo. Por fim se h uma situao de emergncia e necessria uma resposta rpida muito embora no seja definitiva, apenas preventiva existe o Processo Cautelar. 11. Independncia dos processos Os trs tipos de processos citado no tpico acima, so independentes entre si, pois um no influencia no andamento do outro, nem sempre necessrio a coao do estado para se fazer cumprir uma sentena declaratria. Quanto ao processo cautelar este tambm no influencia na deciso do processo central, pois sua finalidade no dizer se uma das partes tem ou no razo e sim proteger o bem jurdico disputado pelas partes. 3AAO 12. O monoplio estatal da justia Ao tomar para se a responsabilidade fazer justia, o estado assumiu a responsabilidade de prestar socorro sempre que algum tivesse seu direito violado. Com isso o estado tem mos o monoplio da justia e o dever de proteger os diretos conferidos aos cidados. 13. A ao: direito subjetivo tutela jurisdicional O direito de ao consiste na faculdade de invocar direitos ou interesses. Direito esse que autnomo e abstrato, tanto para o ru como para o autor o que interessa a posio do estado quanto ao caso em concreto e que esclarea de a quem pertence o direito outrora discutido que gerava uma incerteza jurdica entre as partes. 14. Autonomia do direito de ao O direito de ao no vinculado ao direito material, pois nem sempre o direito alegado existe, e se o direito existe, pode ser que este no seja da parte que inicialmente o alegou. A

Potrebbero piacerti anche