Sei sulla pagina 1di 14

Centro de Ps- Graduao, Pesquisa e Extenso Oswaldo Cruz

EDSON SANTOS DELERR ROBERTO DE JESUS

DAS DOBRADURAS AO SOFTWARE GEOGEBRA

SO PAULO 2011

RESUMO

Pretendemos de forma prtica atravs de dobraduras no papel vegetal obter formas de elipse e de parbola para uma maior percepo do significado destes conceitos propondo na sequencia a utilizao do software GeoGebra.

Palavras - Chave: Parbolas e Elipse construo atravs das dobraduras e do software GeoGebra.

SUMRIO

1 INTRUDUO ....................................................................................................... 04 2 ATIVIDADE PRTICA ........................................................................................... 05 2.1 Construes da Parbola e da Elipse atravs da dobradura ........................ 05 2.2 CONHENDO O GEOGEBRA .............................................................................. 07 2.2.1 Menu e Comando do GeoGebra Passo a Passo .......................................... 07 2.3 Construes da Parbola e da Elipse atravs do software GeoGebra ......... 11 2.3.1 Construir uma Parbola usando o software GeoGebra .............................. 11 2.3.2 Construir uma Elipse usando o software GeoGebra................................... 12 3 CONCLUSO ........................................................................................................ 13 4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...................................................................... 14

1 INTRODUO

Explorar os softwares gratuitos no estudo dos contedos matemticos. Apresentar o software GeoGebra aos professores de matemtica para enriquecerem suas aulas. Incentivar os docentes que no tm o hbito de utilizar o computador como ferramenta de trabalho a usar este software que pode auxili-lo muito em suas aulas. Demonstrar algumas utilidades do software GeoGebra na Matemtica. Mostrar que temos softwares gratuitos, de fcil acesso, direcionados ao estudo da Matemtica. Mostrar atravs da dinmica, dentro do software GeoGebra, a formao da parbola, pela sua definio. Construir parbolas e elipse atravs das dobraduras , mostrando a relao das construes atravs do software. Mostrar aos alunos que se pode relacionar a informtica com a Matemtica. Proporcionar uma aula agradvel aos alunos, utilizando uma das coisas que eles mais se interessam hoje, ou seja, o computador. Despertar a criatividade dos alunos, ao verificar o que podemos fazer utilizando um software, trabalhando com contedos matemticos. Promover uma interao entre os alunos, utilizando a troca de informaes entre si, no mbito da informtica. Escolhemos trabalhar com GeoGebra por ser um software livre que pode ser utilizado no ensino fundamental, mdio ou mesmo superior. de grande auxlio para o ensino de geometria, principalmente o da analtica. O GeoGebra uma aplicao que permite trabalhar a geometria, e tambm a lgebra e o clculo. A grande diferena entre esta aplicao e outros softwares de geometria dinmica a possibilidade de se poderem introduzir vrios comandos de um modo rpido e eficaz. Pretendemos de forma prtica atravs de dobraduras no papel vegetal obter formas de elipse e de parbola para uma maior percepo do significado destes conceitos propondo na sequencia a utilizao do software GeoGebra e verificar estas construes. Um novo instrumento a ser utilizado para uma maior percepo do significado dos conceitos abordados, uma nova ferramenta para sala de aula.

5 2 ATIVIDADE PRATICA 2.1 Construes da Parbola e da Elipse atravs da dobradura. Parbola: 1. Desenhe uma reta horizontal d (diretriz da parbola), numa folha de papelmanteiga e marque, fora dessa reta, um ponto fixo B (foco da parbola). 2. Selecione um ponto A sobre a reta e dobre o papel-manteiga de forma a fazer coincidir os pontos B e A. A figura abaixo, ilustra a construo de uma dobra. Ela coincide com a reta t tangente parbola. 3. Repita essa operao para diferentes escolhas de pontos sobre a diretriz. Realizando esta operao um nmero suficiente de vezes, podemos observar que as dobras parecem tangenciar uma curva que uma parbola.

6 Elipse: 1. Sobre uma folha de papel-manteiga marque um ponto A (F1) mais ou menos no centro da folha. 2. Com o auxlio do compasso, desenhe um crculos centrados em A F1 e de raios (pelo menos 6 cm de raio). 3. Trace uma semi-reta horizontal com origem em A (F1) e tome o ponto B (F2) interseo da semi-reta com o crculo de raio 2c. 4. Escolha um ponto C sobre o crculo dobre o papel-manteiga de forma a fazer coincidir os pontos B(F2). A figura abaixo ilustra a construo de uma dobra. 5. Repita essa operao para diferentes escolhas do ponto C. Quando voc tiver realizado esta operao um grande nmero de vezes poder observar que as dobras parecem tangenciar uma curva. 6. O lugar geomtrico dos pontos de tangncia P quando D percorre o crculo uma elipse

7 2.2 CONHECENDO O GEOGEBRA Vamos conhecer o software GeoGebra, sua tela de apresentao, barra de menus e principais funes, a barra de ferramentas e diversos comandos. Essas informaes bsicas sero importantes para o desenvolvimento do trabalho. Na tela de apresentao do software, na parte superior aparecer uma barra de menus e na inferior barra de ferramentas. O programa e gratuito para baixa e s entre no site http://www.geogebra.org.

2.2.1 barra de menus e na inferior barra de ferramentas GeoGebra Passo a Passo. Acima dos comandos temos o menu com as seguintes funes ou sub menus: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Arquivo Editar. Exibir Opes Ferramentas Janela Ajuda

COMANDOS 1: MOVER

COMANDOS 2: TRAAR PONTOS

COMANDOS 3: TRAAR SEGMENTOS, RETAS E SEMIRETAS

COMANDOS 4: TRAAR PARALELAS, PERPENDICULARES

COMANDOS 5: TRAAR POLGONOS

COMANDOS 6: TRAAR CIRCUNFERNCIAS

COMANDOS 7: TRAAR NGULOS

COMANDOS 8: REFLEXO, TRANSLAO

10

COMANDOS 9: SELETOR, INSERIR TEXTO, INSERIR IMAGEM

COMANDOS 10: DESLOCAR EIXOS

11

2.3 Construes da Parbola e da Elipse atravs do software GeoGebra. 2.3.1 Construir uma PARBOLA usando o software GeoGebra. 1) Construir uma reta definida por dois ponta a e b. 2) Criar um novo ponto na reta c e outro ponto fora da de d. 3) Construir um segmento definido pelos pontos CD. 4) Mediatriz do segmento CD. 5) Clica com o boto direito sobre a mediatriz e Habilitar Rastro. 6) Mover o ponto C para realizar a construo da parbola.

12 2.3.2 Construir uma ELIPSE usando o software GeoGebra. 1) Criar os focos a e b 2) Circulo dados dentro e raio centrado em a de raio 6 3) Marcar o ponto c na circunferncia 4) Construir os seguimentos de reta BC e AC. 5) Mediatriz do seguimento BC. 6) Determinar a interseo da mediatriz com o seguimento AC que o ponto D. 7) Construir o seguimento BD e DC. 8) Oculta a mediatriz e o seguimento AC. 9) Habilitar rastro DC. 10) Mover para fazer a construo da ELIPSE.

13 3 CONCLUSO Observase que as tecnologias esto cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, e como tal, no poderia ser diferente no ambiente escolar. Neste contexto enfatizamos a importncia do uso de Informtica no Ensino, em particular do software Geogebra no Ensino de Matemtica, principalmente no ensino de Geometria Euclidiana Plana. E importante salientar que o uso do software em si, no prova nenhum dos teoremas, pois, a matemtica, enquanto cincia utilizase do mtodo dedutivo, no entanto tal prtica de grande valia, pois, quando bem utilizada, facilita a internalizao do conhecimento exposto por parte do educando. Conclumos que a utilizao da informtica, em particular de softwares, no a soluo para o ensino de matemtica, porm deve ser visto com bons olhos, pois de fato uma importante ferramenta em prtica das aulas.

14 4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://www6.ufrgs.br/espmat/flavia/geo_analitica/contrucao_parabola.html acesso em 01/12/2011 s 13h50min

Potrebbero piacerti anche