Sei sulla pagina 1di 101

TABELAS BRASILEIRAS PARA A NUTRIO DE TILPIAS

Editor Wilson M. Furuya

TABELAS BRASILEIRAS PARA A NUTRIO DE TILPIAS


Editor Wilson M. Furuya

2010

Dados Internacionais de Catalogao-na-Publicao (CIP)

639.3774 Tabelas brasileiras para a nutrio de tilpias / T113 Editor Wilson M. Furuya. -- Toledo: GFM, 2010. 100 p. ISBN: 978-85-60308-14-9 1. Tilpia Nutrio - Tabelas. I. Furuya, Wilson M., ed. CDD 21. ed.

Autores
Wilson Massamitu Furuya
Prof. Dr., Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual de Maring, Maring, PR, Brasil.

Luiz Edivaldo Pezzato Prof. Dr., Departamento de Zootecnia, Faculdade de Medicina Veterinria e
Zootecnia/Unesp, Botucatu,SP, Brasil.

Prof . Dr ., Departamento de Zootecnia, Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia/Unesp, Botucatu,SP, Brasil.

Margarida Maria Barros

Wilson Rogrio Boscolo


Prof. Dr., Curso de Engenharia de Pesca, Universidade do Oeste do Paran, Toledo, PR, Brasil.

Jos Eurico Possebon Cyrino


Prof. Dr., Departamento de Zootecnia, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, SP, Brasil.

Prof . Dr ., Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil.

Valria Rossetto Barriviera Furuya

Aldi Feiden
Prof. Dr., Curso de Engenharia de Pesca, Universidade do Oeste do Paran, Toledo, PR, Brasil.

CAPA Mrio Westin COORDENAO EDITORIAL Fbio Andr Manz DIAGRAMAO Juliane Manz Fagotti IMPRESSO GFM Grfica e Editora Ltda (45) 3055-3085 Toledo - PR REVISO LINGISTICA Eliane Regina Giunta Guimares Maria Dolores Machado NORMALIZAO Marinalva Aparecida de Oliveira REVISO PR-PUBLICAO Ana Lcia Salaro Carla Canzi

Aos filhos, Leonardo e Henrique Barriviera Furuya, pais, Massaru Furuya e Mitsue Kussuda Furuya , irmos, Massao Furuya , Isidoro Furuya e Vitrio Furuya, e esposa, Valria Rossetto Barriviera Furuya.

Wilson M. Furuya

COLABORADORES
Edgar Ishikawa Eduardo Nogueira Luiz Vitor Oliveira Vidal Mariana Michelato Valria Rossetto Barriviera Furuya

PREFCIO
A expanso da produo de peixes no mundo e no Brasil, para atender a crescente demanda dos ltimos anos, com mais sade, segurana alimentar, alm da sustentabilidade na produo, tem exigido grande investimento em pesquisas e aplicao de profissionais competentes para atender aos nveis de produo. Grandes aportes tm sido emanados pela contribuio deste Grupo de Pesquisa que, sob a bandeira do "AquaNutri", um dos mais consolidados que h muito se encontra focado na busca de melhores resultados nutricionais (desempenho) e sade para a tilpia. Sem dvida, o trabalho apresentado por essa equipe, da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia da Unesp, Botucatu, da UEM- PR, da ESALQ-USP e da Unioeste- PR, cumpre plenamente a sua finalidade que pesquisar e disponibilizar informaes sobre a nutrio da tilpia, facilitando a atividade dos tilapicultura, sejam que se envolvem com a

professores, extensionistas, empresrios ou

estudantes, num aprendizado coerente, na busca constante de maior eficincia e competitividade, lembrando, ainda, que essa equipe se encontra em perfeita sintonia com grandes Institutos e Universidades que se preocupam com a nutrio e sade dos peixes, j tendo organizado trs Simpsios Internacionais sobre esses temas, em Botucatu-SP.

Cumpre, finalmente, destacar nesta grande contribuio que, de forma geral, ainda no esto plenamente definidas as exigncias da tilpia em todas as fases do seu crescimento e, como sempre muito ainda est por ser feito e que, na nutrio animal, a eficincia no aporte da energia, que viabiliza o aproveitamento dos ingredientes alimentares e que pode proporcionar os rendimentos econmicos da atividade. Exemplificando, no a protena, mas os seus aminocidos, os mais importantes nutrientes, o container que transfere ao organismo animal, o seu contedo nutricional, para atender s diferentes exigncias pelo seu desempenho e, com toda certeza, ser muito grande a contribuio do trabalho de equipe, para tornar cada vez mais competitiva a criao de tilpias. Finalmente, consideramos que o esforo dessa equipe se constitui em fonte segura de orientao para a formulao de dietas para tilpias em um dos trabalhos mais srios realizados, abaixo da linha do Equador, regio em que essa espcie cultivada mais intensamente.

Newton Castagnolli

APRESENTAO
A criao de peixes a rea da produo animal que mais se desenvolve no Brasil. Para atender expanso desta agroindstria, as tcnicas de produo demandam maior nvel de intensificao. As tilpias so os telesteos mais bem-sucedidos na piscicultura brasileira. Podem ser criadas em ambientes abertos ou fechados com gua doce, salobra ou marinha, com diferentes nveis tecnolgicos. A criao de tilpias e o nmero de pesquisas realizadas com a espcie vm se expandindo a cada ano. As informaes obtidas em pesquisas so a base da formulao de raes que atendem s exigncias dos peixes, visto que somente o alimento balanado permite a mxima resposta produtiva e a higidez dos peixes em confinamento. Entretanto, h a necessidade de mais informaes sobre as exigncias nutricionais das tilpias, bem como do valor nutritivo dos alimentos que compem suas raes. Alm disso, parte das recomendaes utilizadas na indstria da alimentao de peixes baseia-se em investigaes realizadas em condies climticas que no condizem com a atual realidade da criao de tilpias em nosso pas.

Para proporcionar sade aos peixes confinados e minimizar impactos ambientais, fundamental reunir informaes sobre o valor nutritivo dos alimentos e as exigncias nutricionais, para permitir a elaborao de raes para diferentes fases de criao. Em funo do aumento da criao intensiva de tilpias nos ltimos anos, tem-se procurado nutrir os peixes de forma a sustentar rpido ritmo de crescimento e do estresse a que esto constantemente expostos, minimizando desta forma as possveis perdas. Dada a grande extenso territorial, com disponibilidade de solo, gua, condies climticas favorveis para a criao da espcie e alimentos para elaborar raes, um grande nmero de pesquisadores tem contribudo para o desenvolvimento do setor, realizando grande variedade de estudos sobre a nutrio de tilpias. Essa obra foi elaborada com o intuito de reunir as informaes disponveis sobre a nutrio de tilpias no Brasil, objetivando disponibilizar as informaes resultantes dos projetos de pesquisa para os profissionais da rea de nutrio de peixes como um todo, das tilpias em particular.

Os autores

68

PATROCINADOR
AGRADECIMENTO especial Ajinomoto do Brasil Indstria e Comrcio de Alimentos Ltda, So Paulo, Brasil, que viabilizou a publicao deste livro.

AGRADECIMENTOS
Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq, pelo financiamento das pesquisas em nveis de Graduao e Ps-graduao, Bolsas de Produtividade em Pesquisa, apoio de projetos e Programas de Ps -graduao no setor de Aquicultura. Coordenadoria de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior Capes, pelo auxlio na concesso de bolsas de estudo para alunos de Ps-graduao e pesquisadores. Fundao Araucria, Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo Fapesp e demais fundaes estaduais, pelos recursos que proporcionaram a possibilidade de elaborao dos projetos, concesso de bolsas e auxlio para viagens em eventos no exterior. Ao Departamento de Zootecnia da Universidade

Estadual de Maring e Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia/Unesp, Botucatu-SP, Curso de Engenharia de

Pesca/Unioeste, Toledo-PR e Departamento de Zootecnia ESALQ/USP, Piracicaba, e Programas de Ps-graduao das referidas Instituies de Ensino Superior, pela oportunidade de trabalho, aprendizado e amizade.

Ajinomoto do Brasil Indstria e Comrcio de Alimentos Ltda, pelo patrocnio na elaborao do livro e pesquisas realizadas na rea de Aquicultura. Professora Valria Rossetto Barriviera Furuya e aos Ps-graduandos: Luiz Vitor Oliveira Vidal e Mariana Michelato, pelo auxlio na coleta, organizao, anlise e reviso dos dados e reviso dos textos. Aos Professores da Unesp: Luiz Edivaldo Pezzato, Margarida Maria Barros, da Esalq/USP Jos Eurico Possebon Cyrino, da Unioeste Wilson Rogrio Boscolo e Aldi Feiden, pelo auxlio na redao, reviso dos textos e sugestes. Aos meus orientados de Graduao e Ps-graduao que contriburam para o desenvolvimento de parte dos trabalhos utilizados na confeco deste livro. s Instituies e Empresas que contriburam de alguma forma para as pesquisas realizadas. A todos que, de alguma forma, colaboraram para a publicao do livro, nossos sinceros agradecimentos.

SUMRIO
PREMBULO ...................................................................................... 19 CAPTULO 1 EXIGNCIAS NUTRICIONAIS ......................................... 25 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Introduo ............................................................................... 27 Energia e Carboidratos ........................................................... 31 Protena e Aminocidos .................................................. 32 Lipdios e cidos Graxos ......................................................... 40 Minerais e Vitaminas .............................................................. 42

CAPTULO 2 VALOR NUTRITIVO DOS ALIMENTOS ........................... 49 2.1. Alimentos Concentrados ........................................................... 51 2.1.1. Alimentos concentrados energticos ................................. 53 2.1.2. Alimentos concentrados proticos .................................... 54 2.1.2.1. Alimentos proticos de origem animal ......................... 54 2.1.2.2. Alimentos concentrados proticos de origem vegetal ....... 56 2.2. Coeficientes de Digestibilidade de Aminocidos ....................... 57 2.2.1 Alimentos energticos ......................................................... 57 2.2.2. Alimentos proticos ........................................................... 58 CAPTULO 3 TABELAS DE COMPOSIO E VALOR NUTRITIVO DOS ALIMENTOS, ADITIVOS E PROCESSAMENTO ............... 61 CAPTULO 4 TABELAS DE EXIGNCIAS NUTRICIONAIS DE TILPIAS ....... 79 CAPTULO 5 REFERNCIAS ................................................................ 83

NDICE DE TABELAS
Tabela 1 - Valores de matria seca total, energia bruta, protena bruta, matria seca digestvel, energia digestvel e protena digestvel de alimentos para a tilpia-do-Nilo (base na matria natural). .............................. 63 Tabela 2 - Composio de aminocidos essenciais (incluindo cistina e tirosina) dos alimentos (base na matria natural). ................................................. 66 Tabela 3 - Contedo de aminocido essencial digestvel (incluindo cistina e tirosina) dos alimentos (base na matria natural). ........................... 68 Tabela 4 - Coeficientes de digestibilidade verdadeiro da protena e de aminocidos essenciais e no-essenciais de alguns alimentos para a tilpia-do-Nilo. ................................................................................... 70 Tabela 5 - Valores de clcio e fsforo total e disponvel de algumas fontes de minerais para a tilpia-do-Nilo. ......................................................... 71 Tabela 6 - Valores de fsforo total e disponvel de alimentos para a tilpia-do-Nilo (base na matria natural). ................................................................. 72 Tabela 7 - Composio mineral e mineral disponvel da levedura ntegra e autolisada para a tilpia-do-Nilo (base na matria natural). ...... 73 Tabela 8 - Valores de fsforo total e disponvel de alguns alimentos sem ou com fitase para a tilpia-do-Nilo (base em matria seca). ........................ 74 Tabela 9 - Equaes para estimar os valores de protena digestvel de alimentos proteicos e de protena e energia digestveis da farinha de carne para a tilpia-do-Nilo. ................................................................................ 75 Tabela 10 - Valores mximos ou recomendados de incluso de alimentos em raes para a tilpia-do-Nilo. ............................................................ 76 Tabela 11 - Excreo de protena e aminocidos endgenos pela tilpia-do-Nilo. 77 Tabela 12 - Composio de aminocidos essenciais e no-essenciais (incluindo cistina e tirosina), como porcentagem da protena e relao aminocido/lisina, corporal e do fil da tilpia-do-Nilo (base na matria natural). ............................................................................... 78 Tabela 13 - Estimativa das exigncias de energia digestvel, protena bruta, protena digestvel e aminocidos essenciais (incluindo cistina e tirosina) para tilpias (base na matria natural). .......................... 81 Tabela 14 - Exigncias de minerais e vitaminas para tilpias (base na matria natural ............................................................................................ 82

PREMBULO

Este volume concentra as informaes geradas no Brasil, publicadas na forma de Dissertaes, Teses, ou artigos publicados em peridicos nacionais e internacionais, com foco nas exigncias nutricionais e composio de alimentos tradicionalmente utilizados na formulao de raes para tilpias. Os dados foram extrados de trabalhos realizados em sua maioria com a tilpia-do-Nilo, considerando-se principalmente o desempenho dos peixes

alimentados com raes com nveis variados de nutrientes. Enfatiza-se que para tilpias, ainda, no existe unanimidade em termos de classificao comercial ou cientfica de acordo com o peso ou idade. As exigncias nutricionais dos peixes, das tilpias como grupo monofiltico, podem ser alteradas por diversos fatores, destacando-se a linhagem, sexo, fatores ambientais, condies experimentais, sade, nvel energtico e de nutrientes da rao. Em adio, a tilapicultura utiliza populaes monossexo masculinas, obtidas pelo processo de inverso de sexo durante a fase larval, diferenciadas em desempenho produtivo em relao s populaes naturais. Dentre os fatores ambientais que influenciam o desempenho dos peixes confinados, destaca-se a temperatura, que possui grande influncia sobre a taxa metablica e o consumo. Outros fatores, como os nveis de oxignio dissolvido, o pH, a alcalinidade, nveis de amnia,

nitrato e nitrito, gs carbnico e a transparncia da gua, podem afetar de forma direta e indireta o crescimento e a sade dos peixes. Os dados compilados resultaram de experimentos realizados em condies de temperatura de conforto para tilpias, geralmente variando de 25 a 28oC. Em condies prticas, so utilizadas tabelas de correo para estimar o consumo em funo da temperatura da gua. Em adio, a densidade de estocagem influencia de forma direta e indireta o consumo e o crescimento das tilpias. Desta forma, foram detectadas interaes entre os efeitos dos tratamentos e o crescimento e acmulo de biomassa em determinadas condies experimentais. O delineamento experimental e a anlise estatstica utilizados em um particular experimento podem influenciar a interpretao dos resultados obtidos, principalmente em experimentos dose-resposta com nveis crescentes de energia ou nutrientes. Em muitas situaes, verificou-se que a anlise dos dados de desempenho associados s variveis econmicas e/ou de sade alterou os resultados obtidos, quando somente os dados de crescimento foram considerados. As exigncias em lisina foram determinadas considerando as propores de lisina digestvel/protena digestvel registradas nos experimentos dose-resposta. Posteriormente, estabeleceu-se a

porcentagem de lisina da rao de acordo com nvel de protena digestvel.


20

As exigncias de metionina + cistina foram em geral determinadas considerando-se que no mnimo 55% dos aminocidos sulfurados so constitudos por metionina, no havendo pesquisas nacionais sobre a proporo mnima de fenilalanina dentro das exigncias de fenilalanina + tirosina. De forma geral, as raes elaboradas com os alimentos convencionais atendem s exigncias de fenilalanina + tirosina, uma vez satisfeitas as exigncias em protena da espcie, considerando-se a fase de criao. Em funo do nmero reduzido de informaes sobre as exigncias em metionina + cistina e treonina digestveis, as exigncias desses aminocidos foram determinadas com base em valores mdios dos resultados das pesquisas, a partir do conceito de protena ideal, no levando em considerao o peso mdio dos estoques. As informaes sobre as exigncias em triptofano, arginina e demais aminocidos essenciais ou de importncia na suplementao de aminocidos essenciais para tilpias so ainda mais reduzidas. De forma geral, em experimentos considerando as exigncias de protena, lisina, metionina+ cistina ou treonina, os demais aminocidos foram considerados como adequadamente supridos de acordo com as exigncias previamente estabelecidas para tilpias. Ao contrrio das raes de aves e sunos, formuladas base de milho e farelo de soja, as raes para tilpias so elaboradas com grande variedade de alimentos, exigindo ainda que sejam

considerados os valores de energia e nutrientes digestveis, os


21

minerais disponveis, bem como o processamento destes alimentos na formulao das raes. O nvel diettico e a composio da fibra dos alimentos, bem como a presena de diversos fatores antinutricionais, podem influenciar o consumo, a utilizao da energia e nutrientes e a sade dos peixes. As exigncias em minerais e vitaminas foram, em geral, determinadas em experimentos dose-resposta visando determinar nveis que satisfizessem s exigncias para desempenho produtivo e higidez. Particularmente, as exigncias em vitamina C, que so mais elevadas quando so consideradas as variveis que indicam a condio de higidez, foram determinadas em situaes de desafios contra agentes estressores e/ou etiolgicos. Os valores de aminocidos totais e digestveis dos alimentos foram determinados a partir dos valores mdios dos trabalhos em que foram obtidos os coeficientes de digestibilidade da protena e aminocidos essenciais (mais cistina e tirosina) dos alimentos, sendo os valores expressos com base na matria natural. Destacam-se, neste particular aspecto, os esforos no sentido de padronizar as metodologias que envolvem pesquisas com digestibilidade em tilpias, quer seja a padronizao dos nveis, tipos e metodologias de anlises de indicadores, ou o manejo dos peixes para coleta de fezes. Em uma anlise final, os esforos dos pesquisadores brasileiros tm sido bastante profcuos e, neste aspecto, deve-se reconhecer a
22

importncia do Prof. Dr. Newton Castagnolli, que organizou e publicou o volume Fundamentos de Nutrio de Peixes (Editora Livroceres, Piracicaba, SP, Brasil, 1979), em que compilou, traduziu e editorou na forma de um livro as revises e palestras apresentadas por nutricionistas reconhecidos (e.g. C.B. Cowey, J.E. Halver, O.R. Braekkan, entre outros), que participaram da sesso sobre Nutrio de Peixes no XI Congresso Internacional de Nutrio, realizado no Rio de Janeiro. Por longo tempo, esta foi a principal referncia e guia para nutricionistas de organismos aquticos e piscicultores brasileiros, servindo ainda de base para o treinamento e titulao do primeiro grupo de profissionais dedicados pesquisa em nutrio de peixes no pas, orientados pelo prprio Prof. Castagnolli. Finalmente, registre-se aqui o reconhecimento ao papel fundamental das Fundaes Estaduais de pesquisa, do CNPq e da CAPES que, a partir da outorga de auxlios para pesquisa e bolsas de estudo, tm possibilitado a formao de novos pesquisadores, bem como o auxlio das empresas privadas, cada vez mais importantes na gerao de informaes e formao de recursos humanos que tm contribudo para o desenvolvimento da aquicultura nacional.

23

CAPTULO 1

EXIGNCIAS NUTRICIONAIS

1.1 Introduo
Em ambientes confinados, os peixes no dispem de alimento em quantidade e de qualidade que atendam s exigncias nutricionais para desempenho produtivo e reprodutivo timos. Em funo disto, faz-se necessrio o uso de raes comerciais que atendam s exigncias em energia e nutrientes para garantir adequado desempenho produtivo, higidez e retorno econmico. Diversos fatores relacionados com a linhagem, fase de crescimento, manejo, estado fisiolgico, parmetros fsico-qumicos da gua, mtodos de determinao e, principalmente, o tipo de alimento e sua proporo na composio das raes, podem influenciar as exigncias nutricionais dos peixes. Tais fatores fazem com que ocorram diferenas nos resultados de pesquisas relativas determinao das exigncias nutricionais. A tilpia-do-Nilo, Oreochromis niloticus, uma espcie economicamente importante em diversos pases, principalmente aqueles de clima tropical e subtropical, e a produo global da espcie vem crescendo a cada ano no Brasil em vrios sistemas de produo, principalmente em viveiros e tanques-rede. A criao em viveiros caracterizada pela menor densidade de estocagem, e a produo em

27

tanques-rede caracterizada por elevada concentrao de biomassa por unidade de volume. Em sistemas intensivos de produo, as tilpias se destacam pelo rpido ritmo de crescimento em comparao s demais espcies utilizadas na piscicultura brasileira. As tilpias possuem carne com boas caractersticas organolpticas, passvel de processamento industrial para obteno de fils sem espinhas e de grande versatilidade industrial e culinria. Tilpias reproduzem-se naturalmente em confinamento, o que possibilita a obteno de grande nmero de juvenis para as fases posteriores do ciclo de produo. A reverso sexual durante a fase larval para obteno de populaes monossexo masculinas tem sido amplamente utilizada para controle populacional e incremento dos nveis de produtividade, uma vez que fmeas direcionam parte dos nutrientes ingeridos na forma de alimento para produo de gametas e, por isso, apresentam ritmo de crescimento menor que os machos. Alm de evitar a reproduo em confinamento, a reverso sexual evita ou pelo menos minora, acidentes de introduo indesejada de espcies exticas tanto em reservatrios como em corpos dgua naturais. Na natureza, a tilpia niltica alimenta-se nos nveis trficos inferiores. Em confinamento, comporta-se como espcie oportunista, onvora, aceitando alimento artificial rao desde a fase larval e
28

utilizando eficientemente os carboidratos como fonte de energia, o que possibilita o uso de fontes de protena e de energia de origem vegetal na formulao, processamento e uso de raes comercias de custo mnimo e elevado valor nutritivo nos sistemas de produo da espcie. A importao de novas linhagens e o desenvolvimento de programas de melhoramento tm sido fundamental para o desenvolvimento e uso de peixes com caractersticas adequadas para criao em nosso pas. Diversos grupos de pesquisas tm realizado estudos na rea de nutrio, contribuindo para o aperfeioamento do manejo nutricional e elaborao de raes que permitiram melhoras dos ndices zootcnicos e higidez das tilpias em confinamento, bem como gerando informaes para elaborar raes que resultem em menor impacto ambiental. Peixes confinados demandam raes com adequado balano de nutrientes e energia para o crescimento e reproduo. Desta forma, h necessidade de informaes precisas sobre composio qumicobromatolgica e valor nutritivo dos alimentos e as exigncias nutricionais para a formulao de raes. Apesar das influncias do meio, e da influncia do sistema de manejo e das caractersticas genotpicas das vrias linhagens no desempenho e produtividade das tilpias, a presente obra foi elaborada com o objetivo de compilar informaes publicadas no Brasil e relacionadas com nutrio da tilpia niltica. As informaes foram tabuladas com base em valores
29

mdios compilados de artigos publicados em peridicos nacionais e internacionais, bem como dissertaes e teses, fontes de informaes confiveis posto que revisadas em diversas instncias at sua apresentao final.

30

1.2 Energia e Carboidratos

O valor energtico de raes para tilpias, geralmente, expresso como energia digestvel, uma vez que a determinao do valor de energia metabolizvel difcil, por problemas associados coleta dos metablitos dos peixes. Como a perda energtica via brnquias e urina pequena, torna-se mais prtico determinar o valor de energia digestvel em relao ao valor de energia metabolizvel de um alimento ou rao (El-Sayed, 2006). As tilpias utilizam eficientemente os carboidratos como fonte de energia (Luquet, 1991), ao contrrio do que ocorre com os peixes carnvoros, que utilizam os lipdios mais eficientemente que os carboidratos como fonte de energia, mas existe elevada correlao entre o nvel de lipdios na rao com a deposio de lipdios na carcaa dos peixes (Sargent et al., 2002). O equilbrio entre o contedo em energia e os nutrientes em uma rao importante para as atividades de manuteno, crescimento e reproduo dos peixes (Hoar e Randall, 1969). De forma geral, ainda que a relao energia digestvel:protena digestvel em raes para tilpias seja prxima de 10 kcal g-1 protena (NRC, 1993), medida que observada a menor exigncia em protena com o avano da idade, a relao aumenta, justificando a maior exigncia em energia e menor em protena em dietas para peixes.

31

A elevao dos nveis de fibra bruta em raes para peixes influencia a digestibilidade das raes e pode alterar o desempenho produtivo (Lanna et al., 2004a), a velocidade de trnsito gastrintestinal (Meurer et al., 2003a) e a morfometria intestinal. Alm das influncias sobre o crescimento e eficincia alimentar, os nveis de fibra na rao alteram a composio qumica da carcaa, principalmente o teor de gordura (Lanna et al., 2004b). Em funo da variedade de alimentos que compem as raes para tilpias, existe preocupao tanto quanto ao excesso quanto deficincia de fibra nos alimentos e na dieta. De forma geral, as pesquisas nacionais tm sido realizadas com raes contendo 3 a 5% de fibra bruta, excetuando-se as raes para a fase de reverso e logo aps a reverso, elaboradas base de fontes proteicas de origem animal, que geralmente no possuem nveis de fibra acima de 3,0%.

1.3 Protena e Aminocidos

A protena o principal componente visceral e estrutural do organismo animal, sendo necessrio seu contnuo suprimento alimentar para atender s exigncias de manuteno e produo. A unidade das protenas so os aminocidos, sendo importante o

32

equilbrio desses em uma rao para assegurar o mximo crescimento dos animais. Recentemente, o fenmeno da deposio de protena, bem como o autobalanceamento da energia e da protena pela tilpiado-Nilo, foi avaliado por meio do turnover muscular envolvendo istopos estveis de carbono (13C/12C) (Zuanon et al., 2007; Bordinhon, 2008). Os peixes no possuem exigncia nutricional em protena per se, mas de quantidades e propores adequadas de aminocidos essenciais e no-essenciais na rao para a deposio de protena muscular e outras protenas corporais (Wilson, 2002). No Brasil, vrios alimentos de origem animal e vegetal podem ser utilizados com sucesso na alimentao de peixes e substituir parcial ou totalmente os alimentos de origem animal tradicionalmente utilizados nas raes para aquicultura. Entretanto, os perfis e a biodisponibilidade dos aminocidos essenciais e no-essenciais que compem cada um desses alimentos devem ser avaliados criteriosamente, principalmente lisina, metionina, treonina e triptofano, considerados os mais limitantes em raes para peixes. As tilpias exigem os dez aminocidos essenciais na dieta: arginina, fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina; a lisina e a metionina geralmente so os aminocidos dietticos mais limitantes. A lisina est presente em elevada proporo no tecido muscular da tilpia-do-Nilo, sendo o

33

aminocido essencial presente em maior proporo, tanto no corpo como no fil (Teixeira et al., 2008). A exigncia mdia em lisina da tilpia de aproximadamente 5,8% da protena da rao (Furuya et al., 2004a; Furuya et al., 2006a; Gonalves et al., 2009a; Takishita et al., 2009; Bomfim et al., 2010) e sua suplementao garante aumento no ganho de peso, melhora na converso alimentar, aumento na reteno de nitrognio e reduo no contedo de lipdios na carcaa. Ainda que diversos trabalhos tenham sido realizados com o objetivo de determinar as exigncias em lisina por fase de criao, poucas so as informaes sobre as exigncias de aminocidos que consideram o coeficiente de digestibilidade da energia, nutrientes e aminocidos, bem como a relao

aminocido:lisina. A metionina, geralmente, o primeiro aminocido limitante em raes base de protena dos subprodutos da soja para peixes (Furuya et al., 2001a). As exigncias dietticas de metionina + cistina para tilpia-do-Nilo variam em torno de 60% da lisina (Furuya et al., 2001a; Bomfim et al., 2008a; Quadros et al., 2009), com o mnimo de 0,54% de metionina na dieta (Furuya et al., 2004b). A suplementao de metionina para tilpias com peso acima de 350 g resulta em melhor ganho de peso, converso alimentar, taxa de deposio de protena e rendimento de fil de forma

34

economicamente vivel. Alm disso, reduz a gordura corporal e os nveis de colesterol e triglicerdeos plasmticos (Michelato, 2010). Em adio aos aminocidos sulfurados e a lisina, a treonina um dos aminocidos mais limitantes em raes prticas para peixes (Silva et al., 2006). As exigncias dietticas em treonina para tilpiado-Nilo variam em torno de 70% da lisina quando a exigncia estimada com base no conceito de protena ideal (Silva et al., 2006; Bomfim et al., 2008b; Quadros et al., 2009). Apesar do hbito onvoro, as raes comerciais para tilpias possuem elevados teores de protena. Em funo disso, a farinha de peixe tem sido utilizada como fonte padro de protena destas raes, em funo do elevado teor de protena com bom balano de aminocidos, sendo tambm alimento palatvel com quantidades adequadas de energia, cidos graxos essenciais, minerais e vitaminas. Em funo do elevado custo da farinha de peixe no mercado brasileiro, as farinhas de carne e de vsceras tm sido usadas para substituir parcial ou totalmente a farinha de peixe em raes comerciais. Com perspectivas promissoras de contnuo crescimento na produo das fontes proteicas de origem vegetal, tem-se preconizado o uso das mesmas para compor raes comerciais em substituio s farinhas de origem animal. Em funo da disponibilidade no mercado nacional e elevado valor nutritivo, o farelo de soja tem-se destacado como a fonte
35

proteica de origem vegetal mais promissora. Porm, esse alimento possui diversos fatores antinutricionais, deficincia em aminocidos sulfurados e menores valores de energia digestvel, clcio e fsforo que a farinha de peixe (Furuya et al., 2001b). Pesquisas recentes tm evidenciado a importncia da utilizao de aminocidos industriais em raes para tilpias quando as fontes alternativas de protena so utilizadas em substituio farinha de peixe. Quando se deseja reduzir o nvel de protena da rao, h a necessidade de avaliar tambm os nveis dos demais aminocidos essenciais alm da lisina, metionina, treonina, triptofano e arginina (Furuya et al., 2005a; Botaro et al., 2007; Quadros et al., 2009; Righetti, 2009). medida que so reduzidos os teores de protena e o nmero de alimentos que compem as raes para tilpias, aumenta a importncia dos aminocidos industriais. Os resultados obtidos com aminocidos industriais em raes para a tilpia-do-Nilo parecem estar diretamente relacionados com o nvel de energia e protena, fonte proteica utilizada e balanceamento de aminocidos das raes. Em muitas situaes, necessria a suplementao mltipla de aminocidos para maximizar a utilizao da protena, de forma a manter a taxa contnua de absoro para evitar imbalanos de aminocidos. Para adequada suplementao de aminocidos,

36

necessrio

conhecimento

das

exigncias,

bem

como

da

digestibilidade dos aminocidos dos alimentos utilizados. Apesar da importncia econmica da tilpia-do-Nilo no pas, so escassas as informaes sobre as exigncias nutricionais em aminocidos que consideram as fases da criao comercial. Ainda que exista elevada correlao entre o perfil de aminocidos corporal e as exigncias em aminocidos essenciais determinados em experimentos dose-resposta, h que se considerar que as diferenas entre os valores estimados e determinados em experimentos dose-resposta podem representar variaes no desempenho produtivo e na resposta econmica em criaes comerciais. A possibilidade do uso de aminocidos sintticos para melhorar os nveis e propores dos aminocidos essenciais e no-essenciais, constitui ferramenta importante na formulao de raes que proporcionem condies de melhor desempenho aos peixes, considerando as vantagens econmicas e conservao do meio ambiente. O conceito de protena ideal foi inicialmente definido por Mitchell (1964) como sendo uma mistura de aminocidos ou protena, cuja composio atende s exigncias dos animais para os processos de manuteno e crescimento. Protena ideal uma mistura de protenas ou aminocidos com total disponibilidade de digesto e metabolismo, capaz de fornecer sem excessos nem deficincias as necessidades absolutas de todos os aminocidos, de forma a atender a

37

manuteno e produo, para promover a deposio proteica com mxima eficincia. Para aplicao do conceito de protena ideal, seleciona-se um aminocido como referncia e as exigncias dos outros aminocidos so apresentadas como uma proporo desse aminocido-referncia (Parsons e Baker, 1994). A lisina utilizada como aminocido de referncia principalmente pelo fato de que a anlise de lisina mais fcil de ser realizada do que a de metionina e de cistina, sendo a lisina utilizada exclusivamente para a produo de protena (Emmert e Baker, 1997). A vantagem da utilizao do conceito de protena ideal na alimentao e nutrio dos peixes o fato que o conceito pode ser adaptado a uma variedade de situaes, porque ainda que as exigncias absolutas de aminocidos possam mudar por diversas razes, as propores entre as quantidades destes aminocidos nas raes permanecem praticamente estveis, independentemente da gentica e da fase de criao. As propores de aminocidos devem ser expressas em termos de aminocidos digestveis, sendo importante considerar as diferenas na digestibilidade dos

aminocidos dos alimentos. Uma das vantagens da utilizao do conceito para elaborao de raes evitar o imbalano entre aminocidos, o que pode resultar em deficincia, antagonismos ou toxidade. Alm disso, a partir do
38

balanceamento das raes de tilpias com base no conceito de protena ideal, visa-se a reduo no custo da rao, menor excreo de nitrognio, resultante da reduo dos nveis de protena da rao e melhor eficincia na utilizao do nitrognio diettico, metas importantes na criao de organismos aquticos (Botaro et al., 2007). Resultados de pesquisas com tilpias demonstram que o padro corporal de aminocidos nem sempre indicativo da exigncia diettica nestes nutrientes (Wilson, 2002). recomendvel ento que sejam realizados experimentos dose-resposta para determinao do perfil de aminocidos ideal em uma rao para peixes, principalmente lisina, a fim de evitar deficincias dos demais aminocidos essenciais (incluindo cistina e tirosina), ou mesmo da prpria lisina. A utilizao deste conceito como base para a pesquisa sobre exigncias em aminocidos para peixes j foi descrita para o bagre do canal (Ictalurus punctatus) por Wilson (1991; 2002), para a tilpia-doNilo por Furuya et al. (2001a), Furuya et al. (2005a), Botaro et al. (2007), Bomfim et al. (2008a, b, c; 2010), Quadros et al. (2009) e para o salmo do Atlntico (Salmo salar) por Rollin et al. (2003). Para aplicao do conceito importante a determinao dos valores de aminocidos digestveis dos alimentos, portanto a formulao de raes com base em aminocidos totais menos eficiente do que aquela feita com base em aminocidos digestveis, provavelmente em virtude das diferenas de digestibilidade dos aminocidos em cada alimento.
39

O conceito de protena ideal tem sido utilizado com sucesso para obter raes com nveis reduzidos de protena que no tenham efeitos negativos sobre o desempenho produtivo. A reduo do nvel proteico da rao deve ser analisada de forma crtica, considerando que em condies prticas, alm do crescimento e converso alimentar, deve-se considerar o estado de sade dos peixes frente aos constantes desafios dos sistemas de criao.

1.4 Lipdios e cidos Graxos

A tilpia-do-Nilo utiliza eficientemente os lipdios como fonte de energia e cidos graxos (Sargent et al., 2002). Os benefcios da utilizao de lipdios em raes para tilpias esto relacionados ao valor energtico deste nutriente. O leo de soja, por exemplo, possui valor de 8.485 kcal ED kg-1 (Boscolo et al., 2002), o que facilita o aumento da densidade energtica para otimizao do consumo e energia e nutrientes. Os leos de oliva, de milho e de soja so fontes ricas em cidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados mega-6 (PUFAs mega-6); os leos de linhaa e de peixe constituem fontes de cidos graxos poliinsaturados mega-3 (PUFAs mega-3) (Gunstone et al., 1994). As

40

diferentes fontes dietticas de cidos graxos podem influenciar a composio corporal, o padro de lipoprotenas plasmticas e a funo imunolgica da tilpia-do-Nilo (Sargent et al., 2002). O aumento dos nveis de lipdios dietticos melhora a converso alimentar em tilpias (Boscolo et al., 2004). A incluso de lipdeos na rao para tilpias leva ao aumento do nvel de gordura corporal; este aumento est relacionado com o nvel de incluso, isto , quanto maior o nvel de lipdeo diettico maior o depsito de gordura no peixe (Meurer et al., 2002). O cido linoleico conjugado (CLA) composto por um grupo de ismeros conjugados geomtricos e posicionais do cido linoleico (18:2n-6) que so encontrados naturalmente apenas em carne de ruminantes e produtos lcteos, visto que sua produo realizada apenas por bactrias ruminais, ou enzimaticamente na glndula mamria. A forma primria encontrada nesses produtos apenas o cis-9, trans-11. Entretanto, sinteticamente, possvel obter o CLA com os ismeros predominantes cis-9, trans-11 e trans-10, cis-12 (Pariza et al., 2001). Considerando o baixo consumo de CLA, encontrado somente em produtos derivados de ruminantes (Chin et al., 1992), a suplementao de CLA em raes para peixes visa tambm aumentar as fontes de CLA em produtos destinados ao consumo humano. Alm disso, para consumo humano, o perfil de cidos graxos dos peixes
41

criados em confinamento inferior aos dos encontrados em rios e lagos, ou seja, esses peixes apresentam baixos teores de cidos graxos da famlia n-3 e de cadeia longa (metabolicamente essenciais) (Maia et al., 1995; Moreira et al., 2001). A adio de CLA em rao para a tilpia-do-Nilo melhora variveis de desempenho produtivo, afeta o metabolismo e a proporo dos cidos graxos nos fils e fgados e aumenta o teor de protena nos fils. A deposio mxima de CLA nos lipdios totais do fil de tilpias-do-Nilo pode chegar a 1,61 g 100 g-1 de lipdios do fil, com elevada deposio na primeira semana (Santos et al., 2007).

1.5 Minerais e Vitaminas

Os minerais e as vitaminas so nutrientes imprescindveis para o normal funcionamento dos processos biolgicos e para a manuteno da higidez animal. A exigncia nutricional em minerais dos peixes atendida, em grande parte, pela absoro pelas brnquias e pele. Esta absoro pode ser afetada pela composio qumica da gua e pelas caractersticas das espcies (NRC, 1993). Existem suplementos minerais e vitamnicos comerciais especficos para peixes nas suas diferentes fases do ciclo de vida. No entanto, h necessidade

42

de pesquisas para o melhor entendimento da ao de minerais e vitaminas sobre o crescimento, ciclo reprodutivo e higidez das tilpias. De forma geral, raes elaboradas com nveis elevados de protena de origem animal podem exceder as exigncias nutricionais em clcio e fsforo. Os nveis de clcio e fsforo e a relao entre os mesmos devem ser cuidadosamente ajustados em raes para tilpias, uma vez que o excesso de fsforo e/ou clcio diettico interfere negativamente na disponibilidade do zinco, magnsio e ferro (Chamber, 2008). Entre os minerais, o fsforo o mais pesquisado. Os peixes podem absorver da gua praticamente 100% de todos os minerais que necessitam para o conforto fisiolgico exceto o fsforo, mas existem evidncias que os minerais disponveis na gua no so suficientes para satisfazer os elevados nveis de exigncia nutricionais impostos pelos sistemas de produo, sendo necessrio suplement-los por meio da rao, principalmente o fsforo (Miranda et al. 2000; Furuya et al., 2001b). O fsforo essencial para o adequado crescimento e a reproduo dos peixes, importante constituinte corporal,

principalmente dos ossos (Miranda et al., 2000), portanto, exigido em grandes quantidades na rao, se comparado aos demais minerais. A deficincia em fsforo resulta em reduo no ganho de peso, piora na converso alimentar (Pezzato et al., 2006), na deposio dos demais
43

minerais nos tecidos moles (Furuya et al., 2008a,b) e nos ossos (Pezzato et al., 2006; Quintero-Pinto, 2008). Tilpias alimentadas com raes deficientes em clcio e fsforo podem apresentar

deformidades em diversas regies do corpo (Furuya et al., 2001b) e aumento na deposio de lipdios na carcaa (Chamber, 2008). A importncia da relao clcio:fsforo em raes para a tilpia-do-Nilo foi estudada por Miranda et al. (2000). Segundo os autores, as tilpias exigem dietas com o mnimo de 0,25% de fsforo disponvel para a mineralizao ssea satisfatria. Os melhores resultados de desempenho produtivo so observados com dietas cujas relaes Ca:P disponvel esto entre 1:1 ou 1:1,5. A exigncia nutricional em fsforo disponvel foi determinada para tilpias-do-Nilo em diferentes categorias de peso por Furuya et al., (2008a,b), Chamber (2008) e Quintero-Pinto (2008). O uso de alimentos de origem vegetal em raes para peixes uma alternativa para a substituio da farinha de peixe. Por outro lado, os alimentos de origem vegetal, geralmente, contm mais da metade do seu fsforo na forma de cido ftico, indisponvel aos peixes. A utilizao de fitase, em rao isenta de protena animal e deficientes em fsforo, resulta em melhorias no ganho de peso e converso alimentar (Furuya et al., 2001c), os efeitos mais marcantes ocorrem quando do aumento dos teores de clcio e fsforo nos ossos (Furuya et al., 2006b). A suplementao de fitase em raes para tilpia-do-Nilo melhora a digestibilidade da protena, energia bruta e
44

aumenta a disponibilidade do clcio, fsforo, zinco, mangans e magnsio (Gonalves et al., 2005; Bock et al. 2006), permitindo reduzir os nveis de protena e fsforo nestas raes (Furuya et al., 2005b). Com a adio de fitase s raes, possvel reduzir a incluso de fsforo inorgnico e, consequentemente, a descarga no ambiente de fsforo e nitrognio originados da criao de peixes. Dentre os minerais que desempenham funes importantes no organismo dos peixes destacam-se o cobre, o zinco e o ferro. A deficincia ou o excesso de cobre (320 mg Cu kg-1) na dieta no determinam alteraes no desempenho produtivo e na hematologia das tilpias, mas a concentrao de cobre no fgado influenciada pelos nveis desse mineral na dieta. A concentrao elevada do cobre na dieta induz alteraes hepticas e o tempo fator determinante da ao detrimental do cobre para respostas fisiolgicas do peixe (Ferrari et al., 2004). O zinco participa como componente ativo ou cofator para importantes sistemas enzimticos. A exigncia em zinco para ganho de peso da tilpia-do-Nilo foi estimada em 79,5 mg Zn kg-1 e sua deficincia altera negativamente os parmetros hematolgicos, a atividade da fosfatase alcalina e os nveis plasmticos do mineral, havendo variao na sua absoro de acordo com a fonte utilizada (S et al., 2005).

45

A deficincia nutricional em ferro resulta em reduo da hemoglobina, hematcrito, volume globular mdio e concentrao de hemoglobina globular mdia, indicando ocorrncia de anemia microctica e hipocrmica. A exigncia nutricional mnima em ferro para manuteno da eritropoiese de 60,0 mg Fe kg-1 (Kleemann, 2002). As vitaminas so essenciais para o funcionamento do organismo, desempenhando papel importante em diversas reaes do metabolismo, agindo principalmente como cofatores enzimticos e influenciando a sade animal (Mc Dowell, 2000). A deficincia nutricional em vitamina A para juvenis de tilpia-do-Nilo resulta em apatia, natao errtica, exoftalmia, eroso da base da nadadeira caudal e acmulo de fludo seroso na cavidade visceral (Guimares, 2009). Tilpias exigem 4.704 UI vit A kg-1 de dieta para adequado ganho de peso e 4.138 UI vit A kg-1 de dieta para garantir higidez. A deficincia nutricional em vitamina A resulta em aumento do ndice de mortandade do estoque, neutropenia, reduo do nmero de eritrcitos, da porcentagem de hematcrito e da taxa de hemoglobina (Guimares, 2009), exoftalmia, catarata e hemorragia na nadadeira peitoral (Bacconi-Campeche et al., 2009). Em criao intensiva, os peixes so continuamente expostos a situaes de estresse que, por muitas vezes, determinam modificaes temporrias na homeostase, induzindo o peixe a alterar suas respostas fisiolgicas na tentativa de se adaptar a novas situaes. Essas
46

mudanas podem ser prolongadas e virem acompanhadas de estresse crnico, intensificando o desequilbrio orgnico. Elevadas taxas de mortandade em piscicultura durante os perodos de estresse e em funo da queda de resistncia e maior susceptibilidade a doenas, especialmente no inverno, podem determinar grandes prejuzos aos produtores. Isso pode ocorrer por causa de alteraes no sistema imunolgico causadas pela baixa temperatura, juntamente com fatores neuroendcrinos (Falcon et al., 2008). O uso de parmetros hematolgicos como indicadores de sade tem sido adotado em pesquisas considerando-se o binmio nutrio e sade de peixes. Fatores tais como espcie, sexo, idade, temperatura da gua, concentrao de oxignio e gs carbnico, salinidade e pH do meio devem ser considerados por ocasio da interpretao do quadro sanguneo dos peixes (Ranzani-Paiva e SilvaSouza, 2004). O cido ascrbico (vitamina C) uma das vitaminas mais estudadas para as tilpias, que assim como outros animais, no conseguem sintetiz-la. Tilpias alimentadas com raes ausentes de suplementao de cido ascrbico exibem baixa taxa de crescimento e baixa taxa de sobrevivncia (Toyama et al., 2000). Nveis adequados de vitamina C melhoram o sistema imunolgico, sendo importante em situaes de estresse trmico (Falcon et al., 2008).

47

A colina uma vitamina exigida em raes para tilpias, na proporo de 800 mg kg-1, para melhor ao lipotrfica (Vieira et al., 2001; Fernandes Jnior, 2008). O efeito da colina sobre o desempenho produtivo modesto, mas o efeito sobre deposio de gordura corporal considervel, resultando em peixes com menor acmulo de lipdeo no tecido heptico (Graciano, 2009). A vitamina E influencia o sistema imunolgico, podendo aumentar as defesas celulares e humorais (Urbinati e Carneiro, 2004). A funo de maior importncia dessa vitamina sua ao antioxidante in vivo, protegendo os lipdeos dos tecidos do ataque dos radicais livres. Influencia ainda a composio centesimal e a oxidao lipdica, protegendo os fils ao longo do perodo de estocagem (Otani, 2009). Apesar do baixo nvel diettico de incluso em relao aos demais nutrientes, as vitaminas e minerais so importantes para o crescimento e sade dos peixes. Assim, pesquisas sobre a determinao das exigncias em minerais e vitaminas pelas tilpias constituem-se em importante ferramenta de desenvolvimento da piscicultura racional. comercial, objetivando produo econmica e

48

CAPTULO 2

VALOR NUTRITIVO DOS ALIMENTOS

2.1 Alimentos Concentrados

O conhecimento dos valores de digestibilidade dos nutrientes permite a elaborao de raes balanceadas para peixes, que melhora o equilbrio orgnico animal, aumenta a resistncia a doenas e permite maior produtividade nos sistemas intensivos de criao. Desta forma, deve-se conhecer o valor nutritivo dos alimentos que vo compor as raes utilizadas nos sistemas intensivos de produo, visando formulao e processamento de raes balanceadas de alta qualidade. A produo global de farinha de peixe j no atende demanda para confeco das raes para organismos aquticos. O preo deste alimento tem aumentado como resultado da acelerao desta demanda mundial e, em consequncia, os alimentos concentrados proteicos de origem vegetal so opo economicamente vivel. As raes de peixes e camares marinhos consomem aproximadamente metade da farinha de peixe disponvel no mercado mundial. Qualquer que seja a fonte de protena utilizada na formulao, o custo do balano em aminocidos no pode ser alterado com facilidade. Assim, substituies no-engenhosas podem acarretar perdas substanciais ao desempenho e sade dos animais e

51

comprometer a qualidade do ambiente do sistema de produo e reas adjacentes. A obteno de dieta com adequada relao energia:protena depende, principalmente, do valor nutritivo combinado dos alimentos. A indstria de rao considera os valores nutritivos dos alimentos disponveis no mercado, quando da aquisio desses produtos. Assim, o aporte nutritivo o que determina os preos dos alimentos energticos como milho, trigo, arroz ou sorgo, por exemplo, bem como dos alimentos proteicos, como as farinhas de peixe ou de carne e os farelos de soja, canola ou algodo. Teoricamente, raes so compostas por um grupo limitado de alimentos proteicos e energticos, os quais no apresentam preos flexveis. Dessa forma, toda vez que houver elevao do preo de um alimento base, como o milho ou a soja, haver equivalente valorizao das raes industrializadas. Em funo das projees de mercado para o aumento na produo de raes para os organismos nos prximos anos, ser necessrio disponibilizar grandes volumes de alimentos proteicos para atender s exigncias nutricionais das espcies produzidas em confinamento. fundamental que se conhea, em especial, o valor nutritivo dos alimentos concentrados de origem vegetal, os quais podem apresentar baixa disponibilidade de alguns nutrientes, como no caso dos minerais.
52

A anlise qumica o ponto inicial para determinao do valor nutritivo de um alimento, ingrediente ou rao. Aps a ingesto, a efetiva assimilao dos nutrientes depende da aptido fisiolgica do animal (Pezzato et al., 2004a). O conhecimento dos valores digestveis dos alimentos permite a formulao de raes que melhor atendam s exigncias nutricionais, evitando tanto a sobrecarga fisiolgica quanto a ambiental.

2.1.1. Alimentos concentrados energticos

Os alimentos de origem vegetal so eficientemente utilizados pela tilpia-do-Nilo; no entanto, o milho apresenta melhor coeficiente de digestibilidade aparente da matria seca do que ao farelo de trigo (Furuya et al., 2001b). Os coeficientes de digestibilidade aparente do milho, amido de milho, sorgo, e dos farelos de trigo e de arroz j foram determinados para a tilpia-do-Nilo. Dentre os alimentos energticos, o milho, alimento comum em raes para organismos aquticos, possui coeficiente de digestibilidade aparente da energia bruta superior a 90% para a tilpia (Pezzato et al., 2002; Gonalves et al., 2009b). A quirera de arroz, o sorgo e o milho tambm so boas fontes de energia para essa espcie (Guimares et al., 2008a). O milho, o trigo em gros e o sorgo baixo tanino apresentaram bons valores de protena digestvel para a tilpia quando comparados
53

com os demais alimentos energticos. Outro alimento que tem sido utilizado como fonte energtica, e que tambm possui protena de boa digestibilidade, a quirera de arroz, embora apresente coeficiente de digestibilidade aparente da protena ligeiramente inferior ao do milho e ao do sorgo baixo tanino. O coeficiente de digestibilidade aparente da protena bruta do sorgo alto tanino inferior em comparao aos coeficientes de digestibilidade aparente dos demais alimentos energticos (Freire et al., 2002). Isso pode ser atribudo ao antinutricional do tanino, que diminui a utilizao da energia e protena (aminocidos) do alimento.

2.1.2. Alimentos concentrados proteicos

2.1.2.1. Alimentos proteicos de origem animal

Dentre os alimentos proteicos de origem animal com melhores valores digestveis, destaca-se a farinha de vsceras, seguida da farinha de peixe, enquanto os menores valores so apresentados pelas farinhas de penas e de sangue tostada (Pezzato et al., 2002). A alta temperatura e o tempo prolongado para a obteno da farinha de sangue processada em tambor afetam a estrutura da protena,
54

resultando em baixos coeficientes de digestibilidade aparente da protena. A farinha de sangue atomizada e a frao celular so eficientemente utilizadas pela tilpia-do-Nilo (Narvez-Solarte, 2006). Os coeficientes de digestibilidade da protena bruta das farinhas de carne e farinha de peixe so prximos, mas inferiores ao da farinha de vsceras. A farinha de carne tambm apresenta bom coeficiente de digestibilidade da protena bruta, mas seu valor nutritivo depende da matria-prima utilizada para produzi-la. Equaes para estimar os valores de protena e energia digestveis da farinha de carne em funo do teor de protena foram apresentadas por Vidal (2010). Em funo do processamento a que so submetidos e/ou matria-prima utilizada para elaborao do produto final, a farinha de penas e a farinha de sangue seca em tambor apresentam baixos coeficientes de digestibilidade para a frao proteica (Narvez-Solarte, 2006; Guimares et al., 2008b). A farinha de vsceras apresenta maior valor de protena digestvel do que a farinha de peixe e a farinha de carne (Guimares et al., 2008b; Gonalves et al., 2009b; Vidal, 2010), enquanto a farinha de penas apresenta valor digestvel para protena inferior a esses alimentos (Gonalves et al., 2009b). Alimentos como as farinhas de peixe, vsceras, sangue atomizado e a frao celular do sangue apresentam bons valores de energia digestvel. As farinhas de carne, penas e a farinha de sangue seca em tambor apresentam baixos valores de energia digestvel (Narvez-Solarte, 2006).
55

Embora apresentem excelentes coeficientes de digestibilidade aparente, a farinha de sangue atomizada e a farinha de clulas sanguneas devem ser utilizadas com restrio como alimento para as tilpias em funo de baixa palatabilidade. Dentre os alimentos proteicos de origem animal, a farinha de sangue seca em tambor apresenta o pior coeficiente de digestibilidade aparente para as tilpias (Narvez-Solarte, 2006).

2.1.2.2. Alimentos concentrados proteicos de origem vegetal

O farelo de soja excelente fonte de protena e aminocidos para tilpias, tendo a metionina como aminocido limitante (Furuya et al., 2001c). O farelo de soja se destaca dentre as fontes proteicas de origem vegetal quando comparado ao farelo de algodo-28, ao farelo de girassol e ao glten de milho, apresentando inclusive valores de protena digestvel superiores da farinha de peixe. O farelo de soja apresenta melhor coeficiente de digestibilidade do que o farelo de algodo-28 e o farelo de algodo-38 (Guimares, 2008a,b). Dentre os alimentos proteicos de origem vegetal, destacam-se, tambm, o glten de milho-60 e o glten de milho-21, seguidos do farelo de canola, que apresentam bons coeficientes de digestibilidade aparente da protena para a tilpia-do-Nilo (Pezzato et al., 2002).
56

2.2. Coeficientes de Digestibilidade dos Aminocidos

2.2.1. Alimentos energticos

Comparando-se os coeficientes de digestibilidade aparente dos aminocidos do milho, farelo de trigo, quirera de arroz, farelo de arroz e sorgo registrados para a tilpia-do-Nilo, observa-se que a digestibilidade mdia dos aminocidos maior para o milho, enquanto os valores mais baixos de digestibilidade da metionina e da cistina so apresentados pelos farelos de trigo e de arroz, respectivamente (Guimares et al., 2008a). A digestibilidade aparente dos aminocidos dos alimentos energticos varia entre os ingredientes e dentro de cada ingrediente de acordo com a origem. Os coeficientes de digestibilidade aparente da arginina e da metionina so altos para os alimentos energticos. Considerando as diferenas entre os valores dos coeficientes de digestibilidade aparente da protena e aqueles obtidos com cada aminocido, torna-se importante determinar a

digestibilidade individual dos aminocidos, objetivando o atendimento das exigncias nutricionais.

57

2.2.2. Alimentos proteicos

Apesar de ser espcie cosmopolita, poucas so as informaes sobre a digestibilidade de aminocidos dos alimentos para a tilpia-doNilo. O coeficiente de digestibilidade aparente mdio dos aminocidos das farinhas de peixe, carne, vsceras, penas, sangue seco em tambor, sangue atomizado, frao celular do sangue e dos farelos de soja, glten de milho-60, algodo-32 e algodo-28 apresentam valores distintos de coeficiente de digestibilidade para a protena. Embora a digestibilidade da protena possa ser, em parte, utilizada para estimar a digestibilidade mdia dos aminocidos do alimento, o valor digestvel de um determinado aminocido pode ser diferente do valor mdio da protena (Furuya et al., 2001b). Dentre os alimentos proteicos de origem vegetal, o farelo de soja se destaca por apresentar valores elevados de coeficientes de digestibilidade aparente para os aminocidos lisina, metionina, arginina, triptofano e valina, havendo pequenas diferenas para os coeficientes de digestibilidade dos demais aminocidos essenciais entre o farelo de soja e o glten de milho. Os menores valores de coeficientes de digestibilidade so observados para o farelo de trigo, farelo de algodo-28 e farelo de algodo-38, respectivamente (Guimares et al., 2008a; Gonalves et al., 2009b; Kleemann et al., 2009).

58

Para os alimentos proteicos de origem animal, a farinha de vsceras de aves o que apresenta os melhores coeficientes de digestibilidade aparente para os aminocidos histidina, fenilalanina e metionina. Entretanto, para os demais aminocidos, h pouca diferena entre este alimento e a farinha de peixe (Guimares et al., 2008a, b). Observa-se ainda que os aminocidos da farinha de sangue atomizado e a frao celular de sangue so eficientemente utilizados pela tilpia-do-Nilo (Narvez-Solarte, 2006). A isoleucina deve ser considerada o aminocido mais limitante na formulao de raes para a tilpia-do-Nilo, seguida pela metionina+cistina, arginina e treonina, aminocidos que foram encontrados em nveis limitantes para essa espcie, principalmente na farinha de sangue seca em tambor (Narvez-Solarte, 2006). De forma geral, os alimentos proteicos (vegetal e animal), exceto os farelos de algodo com 28 e 32% de protena bruta, apresentam coeficientes de digestibilidade aparente maiores que 70%. Os aminocidos com coeficientes de digestibilidade aparente menor que 70%, nesses alimentos, so treonina, valina, cido asprtico, glicina e prolina para o farelo de algodo-28, e a lisina para o farelo de algodo-32 (Guimares, 2008a, b; Gonalves et al., 2009b). O conhecimento dos valores de digestibilidade da energia e nutrientes dos alimentos utilizados para a formulao de raes para uso na aquicultura necessrio para atender aos anseios biolgicos e econmicos da produo de organismos aquticos. Alm disso,
59

importante para a elaborao de raes que considerem o aspecto ambiental.

60

CAPTULO 3

Tabelas de composio e valor nutritivo dos alimentos, aditivos e processamento

62

Tabela 1 - Valores de matria seca total, energia bruta, protena bruta, matria seca digestvel, energia digestvel e protena digestvel de alimentos para a tilpia-do-Nilo (base na matria natural).
Alimento MSt % Algaroba, farelo
1 2 3 4

EB kcal kg
-1

PB % 8,11 30,88 33,50 40,33 44,71 0,55 12,80 7,39 9,90 37,66 45,25 24,10 25,95 36,21 38,71 34,82

MSd % 46,23 47,22 70,15 65,78 78,18 62,83 51,00 80,04 72,15 69,96 64,23 53,87 77,49 79,06 76,91 83,47

ED kcal kg
-1

PD % 6,64 23,12 29,18 35,77 41,40 0,48 8,56 5,90 9,00 32,60 39,94 20,91 23,79 27,33 30,66 12,08

82,57 88,91 89,82 93,67 91,19 89,70

4340,00 4139,00 4173,00 4287,65 4544,00 3630,00 4098,00 3808,60 4120,00 4123,19 3576,19 5000,00 4000,00 4255,00 4334,00 4310,00

3209,86 2110,90 2591,00 3076,8 4095,50 2528,35 2359,63 3337,40 2635,98 2969,85 2166,81 2990,00 3400,00 3616,95 3430,36 3715,22

Algodo, farelo-30 Algodo, farelo-34 Algodo, farelo-40 Algodo, farelo 45 Amido


2 6 6

Arroz, farelo

91,74 88,91 89,00


7 5

Arroz, quirera Aveia, gro


2

Canola, farelo

90,54 93,13 89,50


1

Carne e ossos, farinha Coco, farelo


1

Leite, soro desidratado Levedura, autolisada Levedura, ntegra


8 8

89,20 94,28 93,98


9

Levedura, parede celular

94,61

63

Tabela 1 continuao
Alimento MSt % Mandioca, raspa Milho, fub
2 2 2 11 10

EB kcal kg
-1

PB % 3,09 6,91 10,18 21,00 62,37 8,36 42,07 54,44 83,30 82,09 81,84 37,25 42,20 45,93 49,60 86,80 nd

MSd % 68,26 77,08 48,60 43,71 77,11 57,12 57,12 72,47 34,77 77,30 49,77 61,05 nd 64,14 nd nd nd

ED kcal kg
-1

PD % 2,79 6,10 8,83 18,87 59,19 7,47 34,54 46,57 65,39 79,90 41,48 34,35 38,75 42,24 46,02 83,69 nd

87,35 87,95 89,10 89,50 90,36 87,50 91,28 91,68 93,00


14

3870,00 3808,00 4924,00 4780,00 5105,44 3826,00 4256,00 3901,96 5200,00 4930,00 4756,00 5240,0 4697,78 4210,15 4210,09 4908,10 9443,83

3162,95 3308,39 2152,77 3193,04 4172,43 2901,06 3203,07 3436,13 3543,80 3696,02 2877,59 3843,02 3614,00 3178,12 3070,00 4139,00 8485,28

Milho, grmem

Milho, glten-21 Milho, glten-60 Milho, gro


12 13 11 2

Nabo, farelo

Peixe, farinha

Penas, farinha

Sangue, farinha SD Sangue, farinha Soja, integral


16 17 15

93,73 93,33 90,25 93,37 89,02 92,42

Soja, semi-integral Soja, farelo-45 Soja, farelo-48


18 17

Soja, isolado proteico Soja, leo


19

17

92,83 nd

64

Tabela 1 continuao
Alimento Sorgo, baixo tanino Sorgo, alto tanino Trigo, farelo Trigo, gro
2 10 2 21 20

MSt % 92,11 89,31 90,31 91,42 89,41 92,80


20

EB kcal kg
-1

PB % 9,65 9,97 14,85 11,43 13,61 58,69

MSd % 46,68 29,35 55,71 79,09 62,34 73,87

ED kcal kg
-1

PD % 8,48 7,49 12,82 11,01 12,42 52,37

3995,00 3971,00 4032,93 3932,08 3955,50 4744,38

2798,90 2507,69 2599,72 3423,66 3036,40 3901,00

Triticale, gro

Vsceras, farinha

nd = no determinado MSt = matria seca total; EB = energia bruta; PB = protena bruta; MSd = matria seca digestvel; ED = energia digestvel; PD = protena digestvel 1 Pezzato et al. (2004b); 2Pezzato et al. (2002); 3Gonalves et al. (2009b); 4Souza e Hayashi (2003a); 5 Quintero-Pinto (2008); 6Guimares et al. (2008a) e Gonalves et al. (2009b); 7Furuya et al. (2001d); 8Pardo-Gamboa (2008);9Hisano et al. (2008); 10Boscolo et al. (2002); 11Pezzato et al. (2002), Meurer et al. (2003b), Gonalves et al. (2009b) e Quintero-Pinto (2008); 12Furuya et al. (2001d) e Pezzato et al. (2002); 13Santos et al. (2010) nabo forrageiro; 14Sampaio et al. (2001) farinha de sangue Spray-dried (SD); 15Sampaio et al. (2001) e Pezzato et al. (2002) farinha de sangue tostada; 16Silva et al. (2005); 17Dallagnoll (2010); 18Pezzato et al. (2002), Boscolo et al. (2002), Gonalves et al. (2009b) e Quintero-Pinto (2008); 19Boscolo et al. (2002); 20Freire et al. (2002;2005); 21Pezzato et al. (2002), Meurer et al. (2003b) e Quintero-Pinto (2008).

65

Tabela 2 - Composio de aminocidos essenciais (incluindo cistina e tirosina) dos alimentos (base na matria natural).
Aminocido (%) Alimento Algodo, farelo Arroz, farelo
2 2 2 1

Arg 4,47 0,92 0,41 3,22 1,33


2 3

His 1,09 0,33 0,17 0,64 0,69 0,76 0,52 1,15 0,23 0,78 1,15 0,49

Ile 1,28 0,42 0,32 1,09 1,62 2,05 1,41 2,54 0,23 1,14 2,24 3,90

Leu 2,37 0,81 0,67 2,30 2,51 2,84 1,86 11,13 0,86 1,95 3,79 6,63

Lys 1,72 0,64 0,30 2,59 2,59 2,90 1,90 1,04 0,20 1,42 4,04 2,94

Met 0,24 0,07 0,11 0,46 0,47 0,42 0,28 1,19 0,12 0,22 1,40 0,47

Met + cys Phe Phe + tyr Thr 0,69 0,21 0,21 0,84 0,76 0,64 0,28 1,81 0,24 nd 2,00 4,93 2,12 0,58 0,50 1,92 1,49 1,70 1,13 3,97 0,38 1,13 2,20 3,84 2,74 0,84 0,72 2,41 2,25 2,39 1,52 6,91 0,68 1,86 3,65 4,96 1,40 0,49 0,28 1,20 2,22 2,43 1,49 1,91 0,26 1,26 2,17 3,87

Trp nd 0,10 nd 0,18 nd nd nd nd 0,04 nd 0,27 0,43

Val 1,91 0,65 0,43 1,80 2,00 2,45 1,68 2,49 0,33 1,36 2,87 5,58

Arroz, quirera

Carne e ossos, farinha Levedura, autolisada Levedura, ntegra Milho, glten 60 Milho, gro
3,4 5 2

Levedura, parede celular


1,2

1,55 1,08 1,47 0,38 1,82 3,42 5,71

Nabo, forrageiro Peixe, farinha


6 2

Penas, farinha

66

Tabela 2 - Continuao
Aminocido (%) Alimento Sangue, farinha convencional Sangue, farinha tambor
7 7 7

Arg 3,96 4,00 3,58 2,91 1,86 2,98 3,36 0,36 0,31 0,96 1,30
13

His 4,96 5,23 5,64 1,40 0,99 1,32 1,17 0,22 0,18 0,39 0,64 1,25

Ile 0,76 0,74 0,24 3,23 1,20 2,21 2,18 0,38 0,38 0,53 1,03 2,63

Leu 12,49 12,61 13,02 3,50 2,42 3,31 3,67 1,25 1,25 0,73 1,90 4,58

Lys 8,45 8,88 8,58 3,33 2,42 3,22 3,10 0,18 0,18 0,67 0,96 5,01

Met Met+cys 1,05 1,29 1,32 2,17 1,86 2,21 0,50 0,16 0,18 0,20 0,26 1,34 1,89 2,33 1,95 2,94 2,53 2,99 1,06 0,34 0,33 0,41 0,53 2,61

Phe Phe+tyr nd nd nd 2,05 1,31 2,21 2,23 0,40 0,30 0,61 1,36 2,51 9,91 9,99 9,65 3,36 2,30 3,52 3,44 0,82 0,70 1,00 1,77 4,05

Thr 4,61 4,11

Trp nd nd

Val 7,60 7,97 7,96 2,70 1,42 2,29 2,24 0,49 0,51 0,63 1,33 3,28

Sangue, farinha, atomizado 8 Silagem, peixe cida


8

3,75 nd 2,04 0,36 1,64 0,24 2,09 0,40 1,66 0,53 0,31 0,09 0,31 0,09 0,48 0,18 0,86 0,09 2,46 0,52

Silagem, peixe biolgica 8 Silagem, peixe enzimtica Soja, farelo 10 Sorgo, alto tanino Sorgo, baixo tanino Trigo, farelo 12 Triticale, gro Vsceras, farinha
11 10 9

4,55

nd = no determinado Arg = arginina; His = histidina; Ile = isoleucina; Leu = leucina; Lys = lisina; Met = metionina; Met+cys = metionina + cistina; Phe = fenilalanina; Phe+tyr = fenilalanina + tirosina; Thr = treonina; Trp = triptofano; Val = valina 1 Gonalves et al. (2009b); 2Guimares et al. (2008a); 3Hisano et al. (2008); 4Furuya et al. (2001b) e Gonalves et al. (2009b); 5Santos et al. (2010); 6 Furuya et al. (2001b), Guimares et al. (2008b) e Gonalves et al. (2009b); 7Narvez-Solarte (2006); 8Borghesi et al. (2008); 9Guimares et al. (2008a) e Gonalves et al. (2009b); 10Freire et al. (2005); 11Furuya et al. (2001c), Guimares et al. (2008a) e Gonalves et al. (2009b); 12Tachibana et al. (2010a); 13Guimares et al. (2008b).

67

Tabela 3 - Contedo de aminocido essencial digestvel (incluindo cistina e tirosina) dos alimentos (base na matria natural).
Aminocido (%) Alimento Algodo, farelo Arroz, farelo
2 2 2 1

Arg 3,40 0,79 0,40 2,81 1,18


2 3

His 0,78 0,25 0,15 0,54 0,56 0,49 0,44 1,15 0,21 0,72 0,97 0,38

Ile 0,85 0,24 0,21 0,84 1,03 0,60 0,92 2,02 0,21 0,97 1,96 3,19

Leu 1,69 0,43 0,47 1,89 1,78 1,14 1,27 9,39 0,80 1,70 3,28 5,29

Lys 1,43 0,44 0,21 2,15 1,99 1,40 1,45 0,90 0,19 1,23 3,66 2,53

Met 0,23 0,02 0,09 0,44 0,38 0,23 0,21 1,13 0,11 0,19 1,27 0,45

Met+cys 0,59 0,07 0,15 0,79 0,62 0,39 0,21 1,74 0,23 nd 1,77 4,09

Phe 1,70 0,28 0,39 1,62 1,11 0,87 0,83 3,57 0,35 0,98 1,91 2,99

Phe+tyr 2,48 0,53 0,54 2,16 1,67 1,36 1,27 4,72 0,56 1,70 2,88 3,37

Thr 1,05 0,24 0,17 0,95 1,07 0,88 0,73 1,54 0,23 1,08 1,80 2,88

Trp nd 0,08 nd 0,15 nd nd nd nd 0,04 nd 0,23 0,34

Val 1,27 0,33 0,28 1,47 1,34 0,88 1,10 2,02 0,31 1,12 2,45 4,15

Arroz, quirera

Carne e ossos, farinha Levedura, autolisada Levedura, ntegra Milho, glten 60 Milho, gro
3,4 2

Levedura, parede celular


1,2

1,21 0,97 1,33 0,34

Nabo forrageiro, farelo Peixe, farinha


6 2

1,70 3,06 4,88

Penas, farinha

68

Tabela 3 - Continuao
Aminocido (%) Alimento Sangue, farinha convencional Sangue, farinha tambor Silagem, peixe cida
8 8 8 7 7 7

Arg 1,67 3,53 3,42 2,60 1,65 2,78 3,20


10 10

His 1,61 4,65 5,48 1,35 0,94 1,29 1,10 0,15 0,17 0,30 0,60 1,21

Ile 0,17 0,48 0,17 3,14 1,07 2,13 1,97 0,29 0,34 0,40 0,87 2,39

Leu 5,01 11,00 12,59 3,19 2,21 3,16 3,37 0,88 1,01 0,57 1,70 4,04

Lys 3,26 7,98 8,32 3,16 2,28 3,13 2,94 0,15 0,17 0,49 0,80 4,80

Met 0,32 1,11 1,26 2,06 1,79 2,17 0,47 0,13 0,16 0,12 0,20 1,30

Met+cys 0,67 2,00 1,87 2,77 2,41 2,93 0,98 0,27 0,36 0,26 0,47 2,54

Phe nd nd nd 1,91 1,19 2,12 2,12 0,26 0,25 0,44 1,24 2,39

Phe+tyr 3,49 8,73 9,33 3,26 2,13 3,41 3,22 0,57 0,57 0,74 1,84 3,60

Thr 1,78 3,54 3,54 1,87 1,55 2,03 1,48 0,23 0,27 0,33 0,66 2,12

Trp nd nd nd 0,35 0,23 0,39 0,50 0,06 0,08 0,15 0,08 0,48

Val 2,75 6,90 7,64 2,51 1,26 2,23 2,01 0,38 0,43 0,44 1,17 2,67

Sangue, farinha atomizado Silagem, peixe biolgica Soja, farelo


9

Silagem, peixe enzimtica Sorgo, alto tanino Trigo, farelo


11 12 13

0,29 0,29 0,80 1,23 4,16

Sorgo, baixo tanino Triticale, gro

Vsceras, farinha

nd = no determinado Arg = arginina; His = histidina; Ile = isoleucina; Leu = leucina; Lys = lisina; Met = metionina; Met+cys = metionina + cistina; Phe = fenilalanina; Phe+tyr = fenilalanina + tirosina; Thr = treonina; Trp = triptofano; Val = valina 1 2 3 4 5 Gonalves et al. (2009b); Guimares et al. (2008a); Hisano et al. (2008); Furuya et al. (2001b) e Gonalves et al. (2009b); Santos et al. 6 7 8 (2010); Furuya et al. (2001b), Guimares et al. (2008b) e Gonalves et al. (2009b); Narvez-Solarte (2006); Borghesi et al. (2008); 9 10 11 Guimares et al. (2008a) e Gonalves et al. (2009b); Freire et al. (2005); Furuya et al. (2001c), Guimares et al. (2008a) e Gonalves et 12 13 al. (2009b); Tachibana et al. (2010a); Guimares et al. (2008b).

69

Tabela 4 - Coeficientes de digestibilidade verdadeiro da protena e de aminocidos essenciais e no-essenciais de alguns alimentos para a tilpia-do-Nilo.
Coeficiente de digestibilidade verdadeiro (%) Aminocido essencial Alimento Milho, gro Milho, glten 60 Peixe, farinha Soja, farelo Trigo, farelo PB Arg Phe His Ile Leu Lys Met Thr Val Asp Glu Aminocido no-essencial Ala Cys Gly Ser Tyr

90,02 92,61 90,79 89,26 87,67 87,47 91,01 91,14 88,23 88,71 89,57 83,70 91,00 88,35 93,08 91,31 89,61 92,50 95,06 92,44 92,10 87,88 90,70 90,63 93,83 89,46 89,67 94,97 82,98 87,26 90,62 87,68 92,48 87,64 86,01 90,43 84,27 80,44 81,04 86,95 83,42 87,24 82,54 75,13 86,22 86,46 85,63 87,58 83,82 81,96 85,24 93,58 95,47 93,72 94,54 92,25 93,80 93,68 93,85 91,31 89,00 93,24 94,32 93,07 89,45 79,31 93,23 89,79 89,62 92,28 88,40 89,59 88,10 87,93 87,07 93,13 86,62 88,57 86,33 84,37 91,39 87,60 94,09 86,33 94,46

PB = protena bruta; Arg = arginina; His = histidina; Ile = isoleucina; Leu = leucina; Lys = lisina; Met = metionina; Met+cys = metionina + cistina; Phe = fenilalanina; Phe+tyr = fenilalanina + tirosina; Thr = treonina; Trp = triptofano; Val = valina Ribeiro (2009)

70

Tabela 5 - Valores de clcio e fsforo total e disponvel de algumas fontes de minerais para a tilpia-do-Nilo. Peso corporal (g) Fonte Fosfato biclcico Fosfato monoclcico Fosfato monopotsico cido fosfrico Fosfato biclcico Fosfato monoclcico Fosfato monopotsico cido fosfrico Fosfato biclcico Fosfato monoclcico Fosfato monopotsico cido fosfrico Fosfato biclcico Fosfato monoclcico Fosfato monopotsico cido fosfrico
Quintero-Pinto (2008)

24,75 24,46 21,97 19,19 10,22 19,56 18,65 24,00 23,80 18,44 17,45 22,54 23,70

247,52 Clcio total (%) 24,45 21,96 Clcio disponvel (%) 18,38 11,47 Fsforo total (%) 19,56 18,65 24,00 23,80 Fsforo disponvel (%) 18,57 16,63 22,34 23,16

495,56 24,45 21,97 16,22 11,42 19,57 18,65 24,00 23,80 18,36 16,55 21,65 23,12

71

Tabela 6 - Valores de fsforo total e disponvel de alimentos para a tilpia-do-Nilo (base na matria natural). Fsforo (%) Total Disponvel 0,21 0,11 1,78
1

Alimento Arroz, quirera1 Arroz, farelo1 Algodo, farelo Canola, farelo


2

0,31 0,31 0,28 0,16 0,88 0,86 0,11 0,29 0,85 2,37 1,94 0,29 0,14 0,09 0,08 0,29
4

0,83 0,93 0,59 0,88 0,86 0,20 0,46 1,00 4,33 2,78 0,49 0,54 0,27 0,26 0,81
2 3

Girassol, farelo1 Levedura integra3 Levedura autolisada3 Milho, gro1 Milho, glten 601 Nabo forrageiro, farelo4 Peixe, farinha1 Peixe, farinha resduo filetagem tilpia5 Soja, integral cozida6 Soja, farelo1 Sorgo, baixo tanino7 Sorgo, alto tanino7 Trigo, farelo1
1

Gonalves et al. (2007); Furuya et al. (2001d); Pardo-Gamboa (2008); Santos et al. 5 6 7 (2010); Boscolo et al. (2008); Silva et al. (2005); Freire et al. (2005)

72

Tabela 7 - Composio mineral e mineral disponvel da levedura ntegra e autolisada para a tilpia-do-Nilo (base na matria natural). Mineral Mg Cl
% %

Alimento

Ca
%

P
%

Na
%

K
%

S
%

Zn
-1

Cu
-1

Fe
mg kg
-1

Mn
mg kg
-1

Se
mg kg
-1

mg kg mg kg

Levedura ntegra Levedura autolisada Levedura ntegra Levedura autolisada

0,51 0,88 0,30 0,82 0,86 0,30 0,47 0,88 0,29 0,82 0,86 0,28

1,21 1,56 1,21 1,54

0,42 0,40 0,32 0,33

Total 0,58 0,03 173,92 0,71 0,03 154,15 Disponvel 0,42 0,03 42,40 0,61 0,03 99,32

56,58 395,46 43,84 383,59 31,08 111,99 34,54 152,55

57,38 1,32 63,78 2,63 57,38 1,32 63,78 2,63

Ca = clcio; P = fsforo; Na = sdio; K = potssio; S = enxofre; Mg = magnsio; Cl = cloro; Zn = zinco; Cu = cobre; Fe = ferro; Mn = mangans; Se = selnio Pardo-Gamboa (2008)

73

Tabela 8 - Valores de fsforo total e disponvel de alguns alimentos sem ou com fitase para a tilpia-do-Nilo (base em matria seca). Fsforo (%) Total Disponvel (%) Alimento Sem fitase 1.000 UF kg-1 Algodo, farelo 0,66 0,35 0,37 Arroz, farelo 1,56 0,27 0,82 Girassol, farelo 0,55 0,15 0,19 Milho 0,09 0,01 0,02 Milho, extrusado 0,09 0,01 0,05 Milho, glten 60 0,37 0,08 0,16 Soja, farelo 0,36 0,08 0,10 Soja, farelo extrusado 0,55 0,14 0,18 Sorgo, baixo tanino 0,15 0,04 0,07 Trigo, farelo 0,66 0,35 0,35
UF = unidades de fitase Adaptado de Gonalves et al. (2007)

74

Tabela 9 - Equaes para estimar os valores de protena digestvel de alimentos proteicos e de protena e energia digestveis da farinha de carne para a tilpia-do-Nilo. Item Protena digestvel Equao Alimentos proteicos PD = 0,97 x PB 0,29 x MM PD = protena digestvel, % PB = protena bruta, %; MM = matria mineral, %. Farinha de carne e ossos PD = 3,46 x EE 0,35 x MM PD = protena digestvel, % EE = extrato etreo, %; MM = matria mineral, %. ED = 6700,12 101,37 x MM ED = energia digestvel, kcal kg-1; MM = matria mineral, %. R 0,99

Protena digestvel*

1,00

Energia digestvel*

0,97

*Para farinhas de carne com 32 a 45% de protena bruta (base em matria natural) Vidal (2010)

75

Tabela 10 - Valores mximos ou recomendados de incluso de alimentos em raes para a tilpia-do-Nilo. Alimento Algodo, farelo1 Camaro, farinha2 Coco, farelo
3 4 5

Nvel de incluso (% da rao) 40,00 20,00 15,00 19,70 15,00 14,00


7

Canola, farelo

Carne e ossos, farinha Girassol, farelo


6

Levedura, lcool -spray-dried Mandioca, varredura Milho, glten


10 11 8 9

6,00 24,00 20,00 19,82 25,00 16,00

Mandioca, farinha de folhas Nabo forrageiro, farelo Peixe, farinha


12

Peixe, farinha resduo filetagem Sangue, farinha tostada Soja, farelo integral Sorgo, baixo tanino Triguilho18 Triticale, gro
1

13

20,00 10,00 17,00 28,89

14

15

16 17

Sorgo, silagem gro mido


19 20
2

44,00 31,88 30,30 20,00


3 4

Vsceras, farinha

Souza e Hayashi (2003b); Cavalheiro et al. (2007); Santos et al. (2009); Furuya et al. 5 6 7 (1997) e Gaiotto et al. (2004); Signor et al. (2007a); Furuya et al. (2000a); Meurer et 8 9 10 al. (2000); Boscolo et al. (2002); Bohnenberger et al. (2010); Hisano et al. (2003); 11 12 13 14 Santos et al. (2010); Faria et al. (2001); Boscolo et al. (2005); Barros et al. 15 16 17 18 (2004); Furuya et al. (2004c); Freire (2004); Furuya et al. (2003); Signor et al. 19 20 (2007b); Tachibana et al. (2010b); Faria et al. (2002).

76

Tabela 11 - Excreo de protena e aminocidos endgenos pela tilpia-do-Nilo. Aminocido Protena bruta Arginina Fenilalanina Histidina Isoleucina Leucina Lisina Metionina Treonina Valina cido asprtico cido glutmico Alanina Cistina Glicina Serina Tirosina
DIP = dieta isenta de protena Ribeiro (2009)

Aminocido endgeno (mg g-1 DIP* consumida) 8,840 0,375 0,320 0,233 0,311 0,505 0,273 0,228 0,480 0,420 0,529 0,670 0,428 0,187 0,444 0,319 0,355

77

Tabela 12 - Composio de aminocidos essenciais e no-essenciais (incluindo cistina e tirosina), como porcentagem da protena e relao aminocido/lisina, corporal e do fil da tilpia-do-Nilo (base na matria natural). Aminocido % Aminocido essencial Lisina 1,52 9,16 Metionina 0,47 2,83 Treonina 0,89 5,36 Triptofano 0,17 1,02 Arginina 1,20 7,23 Histidina 0,41 2,47 Isoleucina 0,88 5,30 Leucina 1,51 9,10 Fenilalanina 0,72 4,34 Valina 0,92 5,54 Aminocido no-essencial cido asprtico 1,70 10,24 cido glutmico 2,68 16,14 Alanina 0,95 5,72 Cistina 0,21 1,27 Glicina 0,81 4,88 Serina 0,65 3,92 Prolina 0,58 3,49 Tirosina 0,51 3,07 Corporal1 %PB AA/L 100,00 30,20 55,15 11,91 71,72 26,72 55,72 94,08 46,73 59,32 117,23 179,31 66,09 9,98 58,35 42,56 38,27 31,7 % 1,50 0,44 0,77 0,19 0,96 0,40 0,80 1,33 0,69 0,87 1,83 2,73 1,04 0,09 0,95 0,64 0,57 0,45 Fil2 %PB 8,31 2,45 4,30 1,05 5,36 2,20 4,45 7,38 3,83 4,83 10,19 15,15 5,79 0,51 5,27 3,53 3,19 2,48 AA/L 100,00 29,48 51,74 12,64 64,5 26,47 53,55 88,81 46,09 58,12 122,62 182,31 69,68 6,14 63,42 42,48 38,39 29,84

%PB = porcentagem da protena bruta; AA/L = aminocido em relao lisina 1 2 Furuya (2000); Gonalves (2007).

78

CAPTULO 4

TABELAS DE EXIGNCIAS NUTRICIONAIS DE TILPIAS

68

68

Tabela 13 - Estimativa das exigncias de energia digestvel, protena bruta, protena digestvel e aminocidos essenciais (incluindo cistina e tirosina) para tilpias (base na matria natural). Psreverso at 100 g 30362 29,732 26,812 1,53 0,52 0,92 1,18 1,26 1,65 0,52 0,93 1,01 0,30 0,83

Energia ou nutriente Energia digestvel (kcal kg-1) Protena bruta (%) Protena digestvel (%) Lisina (%)4 Metionina (%)5 Metionina+cistina (%)6 Treonina (%)7 Arginina (%)8 Fenilalanina + tirosina (%)8 Histidina (%)8 Isoleucina (%)8 Leucina (%)8 Triptofano (%)8 Valina (%)8
1 2

Reverso 40071 41,301 38,601 2,20 0,75 1,32 1,70 1,81 2,38 0,75 1,34 1,46 0,43 1,20

100 g 30753 26,803 24,303 1,38 0,47 0,83 1,07 1,14 1,50 0,47 0,84 0,92 0,27 0,75

Hayashi et al. 2002; Furuya et al. (1996), Furuya et al. (2000b), Bomfim et al. 3 4 (2008b), Botaro et al. (2007) e Gonalves et al. (2009c); Botaro et al. (2007); Valor mdio da exigncia de lisina digestvel estimado como porcentagem da protena (Furuya et al., 2004a; Furuya et al., 2006a; Takishita et al., 2009 e Bomfim et al., 2010). 5 6 Valor de metionina apresentado em relao lisina (Furuya et al. (2004b); Os valores mdios de metionina + cistina foram apresentados em relao lisina, com base em valores de aminocidos digestveis (Furuya et al., 2001b; Bomfim et al., 2008a e 7 Quadros et al., 2009). Os valores mdios de treonina foram apresentados em relao lisina, com base em valores de aminocidos digestveis (Silva et al., 2006; Bomfim et 8 al., 2008b e Quadros et al., 2009); Valores estimados de acordo com a relao aminocido essencial (incluindo cistina e tirosina)/lisina digestvel, das exigncias determinadas para a tilpia-do-Nilo (Santiago e Lovell (1988).

81

Tabela 14 - Exigncias de minerais e vitaminas para tilpias (base na matria natural). Vitamina ou mineral Vitamina A1 Vitamina E2 Vitamina B63
5

Unidade UI mg kg-1 mg kg mg kg mg kg
7 8 -1

Valor 4.769,00 50,00 5,00 1,00 600,00 800,00 0,75 0,65 0,51 0,46

cido flico4 Vitamina C* Colina


6

mg kg-1
-1 -1

Fsforo disponvel (PV < 3,6 g)

% % % % mg kg mg kg mg kg
-1 -1 9

Fsforo disponvel (PV 3,6 e < 30 g) Fsforo disponvel (PV 30 e <146 g) Fsforo disponvel (PV 146 g) Cobre Ferro Zinco
10 11 9

4,00 60,00 0,25 79,51

Selnio12
13

mg kg-1
-1

PV = peso vivo *Exigncia determinada considerando parmetros de desempenho produtivo e desafio contra agentes estressores e/ou etiolgicos. 1,2 2 3 Bacconi-Campeche et al. (2009) e Guimares (2009); Sampaio (2003) ; Teixeira 4 5 6 7 (2009) ; Barros et al., (2009) ; Falcon et al. (2007); Fernandes-Junior (2008); Pezzato 8 9 et al. (2006); Furuya et al. (2008a,b) e Quintero-Pinto (2008); Quintero-Pinto (2008); 10 11 12 13 Ferrari et al.(2004); Kleemannn (2002) ; Sampaio (2003); S et al. (2004).

82

CAPTULO 5

REFERNCIAS

68

68

Bacconi-Campeche, D.F.; R.R. Catharino, H.T. Godoy, and J.E.P. Cyrino. 2009. Vitamin A in diets for Nile tilapia. Scientia Agricola 66: 751-756. Barros, M.M.; L.E. Pezzato, H. Hisano, D.R. Falcon, e V.C. S. 2004. Farinha de sangue tostada em dietas prticas para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Acta Scientiarum Animal Sciences 26: 5-13. Barros, M.M.; M.J.T. Ranzani-Paiva, L.E. Pezzato, D.R. Falcon and I.G., e Guimares. 2009. Haematological response and growth performance of Nile tilapia (Oreochromis niloticus L.) fed diets containing folic acid. Aquaculture Research 40: 895-903. Bock, C.L.; L.E. Pezzato, O.A. Cantelmo, e M.M. Barros. 2006. Fitase e digestibilidade aparente de raes pela tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia 35: 2197-2203. Bohnenberger, L.; S.D. Gomes, S.R.M., W.R. Boscolo. 2010. Concentrado proteico de folhas de mandioca na alimentao de tilpias-do-nilo na fase de reverso sexual. Revista Brasileira de Zootecnia 39: 1169-1174. Bomfim, M.A.D.; E.A.T Lanna, J.L. Donzele, A.S. Ferreira, F.B. Ribeiro, e S.S. Takishita. 2008a. Exigncias de metionina mais cistina, com base no conceito de protena ideal, em raes para alevinos de tilpia-do-nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 37: 783-790. Bomfim, M.A.D.; E.A.T. Lanna, J.L. Donzele, M. Quadros, F.B. Ribeiro, e M.P. Souza. 2010. Nveis de lisina, com base no conceito de protena ideal, em raes para alevinos de tilpia-do-nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 39:1-8. Bomfim, M.A.D.; E.A.T. Lanna, J.L. Donzele, M. Quadros, F.B. Ribeiro e W.A.G. Arajo. 2008b. Exigncias de treonina, com base no conceito de protena ideal, de alevinos de tilpia-do-nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 37: 2077-2084. Bomfim, M.A.D.; E.A.T. Lanna, J.L. Donzele, M.L.T. Abreu, F.B. Ribeiro, e M. Quadros. 2008c. Reduo de protena bruta com suplementao de aminocidos, com base no conceito de protena ideal, em raes para alevinos de tilpia-do-nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 37: 1713-1720. Bordinhon, A. M. 2008c. Autobalanceamento da energia e da protena da dieta pela tilpia do Nilo por meio dos istopos estveis de carbono e do
85

consumo de matria seca. 2008. 63f. Tese de Doutorado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia/UNESP, Botucatu, SP, Brasil. Borghesi, R.; L. Portz, M. Oetterer, e J.E.P. Cyrino. 2008. Apparent digestibility coefficient of protein and amino acids of acid, biological and enzymatic silage for Nile tilapia (Oreochromis niloticus). Aquaculture Nutrition 14: 242-248. Boscolo, W.R.; C. Hayashi, A. Feiden, F. Meurer e A. Signor. 2005. Farinha de resduos da indstria de filetagem de tilpias como fonte de protena e minerais para alevinos de (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia 34: 1425-1432. Boscolo, W.R.; C. Hayashi, A. Feiden, F. Meurer, e A.A. Signor. 2008. Composio qumica e digestibilidade aparente da energia e nutrientes da farinha de resduos da indstria de filetagem de tilpias, para a tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Cincia Rural 38: 2579-2586. Boscolo, W.R.; C. Hayashi, A. Feiden, F. Meurer, e L. Wolff. 2004. Desempenho e caractersticas de carcaa de tilpias do Nilo (Oreochromis niloticus L.) alimentadas com raes contendo diferentes nveis de gordura. Acta Scientiarum - Animal Sciences 26: 443-447. Boscolo, W.R.; C. Hayashi, e F. Meurer. 2002. Digestibilidade aparente dos nutrientes e energia de alimentos convencionais e alternativos para a tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus, L.). Revista Brasileira de Zootecnia 31: 539-545. Botaro, D.; W.M. Furuya, L.C.R. Silva, L.S. Santos, T.S.C. Silva, e V.G. Santos. 2007. Reduo da protena da dieta com base no conceito de protena ideal para tilpias-do-nilo (Oreochromis niloticus) criadas em tanquesrede. Revista Brasileira de Zootecnia 36: 517-525. Cavalheiro, J.M.O.; E.O. Souza, and P.S. Bora. 2007. Utilization of shrimp industry waste in the formulation of tilapia (Oreochromis niloticus Linnaeus) feed. Bioresource Technology 98: 602-606. Chamber, C.R. 2008. Exigncia de fsforo para a tilapia do Nilo (Oreochromis niloticus) na terminao. Dissertao de Mestrado. Programa de Psgraduao em Zootecnia da Universidade Estadual de Maring, Maring, PR, Brasil.
86

Chin, S.F.; W. Liu, and J.M. Storkson. 1992. Dietary sources of conjugated dienoic isomers of linoleic acid a newly recognized class of anticarcinogens. Journal of Food Composition and Analysis 5: 185-197. Dallagnol, J.M. 2010. Digestibilidade aparente de dietas a base de derivados de soja (Glycine max), parmetros hematolgicos e desempenho de juvenis de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca/Unioeste, Toledo, PR, SP, Brasil. El-sayed, A.M. 2006. Tilapia culture. CABI, Wallingford, CT, USA. Emmert, J.L., and D.H. Baker. 1997. Use of the ideal protein concept for precision formulation of amino acid level in broiler diets. Applied Poultry Science 6: 462-470. Falcon, D.R.; M.M. Barros, e L.E. Pezzato. 2007 Physiological responses of Nile tilapia, Oreochromis niloticus fed Fe vitamin C and lipid-supplemented diets and submitted to low-temperature stress. Journal of the World Aquaculture Society 38: 287-295. Falcon, D.R.; M.M. Barros, L.E. Pezzato, W.V. Narvaez Solarte, e I.G. Guimares. 2008. Leucograma da tilpia-do-nilo arraoada com dietas suplementadas com nveis de vitamina C e lipdeo submetidas a estresse por baixa temperatura. Cincia Animal Brasileira 9: 543-551. Faria, A.C.E.; C. Hayashi, e C.M. Soares. 2002. Farinha de vsceras de aves em raes para alevinos de tilpia do Nilo, Oreochromis niloticus (L.). Revista Brasileira de Zootecnia 31: 812-822. Faria, A.CE.A.; C. Hayashi, C.M. Soares, e E.M. Galdioli. 2001. Farinha de peixe em raes para alevinos de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus) linhagem tailandesa. Acta Scientiarum Animal Sciences 23: 903-908. Fernandes Jnior, A.C. 2008. Colina em raes para a tilpia do Nilo: desempenho produtivo e respostas hematolgicas antes e aps o estimulo a frio. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia/UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

87

Ferrari, J.E.C.; M.M. Barros, L.E. Pezzato, G.S. Gonalves, H. Hisano, e G.K. Kleemann. 2004. Nveis de cobre em dietas para tilpia do Nilo, Oreochromis niloticus. Acta Scientiarum 26: 429-436. Freire, E.S. 2004. Substituio do milho delo sorgo em raes suplementadas com fitase para a tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Tese de Doutorado. Programa de Ps-Graduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia /UNESP, Botucatu, SP, Brasil. Freire, E.S.; L.E. Pezzato, e M.M. Barros. 2005. Coeficiente de digestibilidade aparente e valores de aminocidos digestveis do sorgo baixo e alto tanino pela tilpia do Nilo. Veterinria e Zootecnia 12: 77-89. Freire, E.S.; L.E. Pezzato, M.M. Barros, H. Hisano, G.S. Gonalves, e J.E.C. Ferrari. 2002. Digestibilidade aparente pela tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus L.) de raes contendo sorgo (alto e baixo tanino) e metionina. Acta Scientiarum 24: 927-934. Furuya, V. R. B.; W.M. Furuya, C. Hayashi, e C.M. Soares. 2000a. Niveles de inclusin de harina de girassol en la alimentacin de la tilapia del Nilo (Oreochromis niloticus) en etapa juvenil. Zootecnia Tropical 18: 91-106. Furuya, V.R.B.; C. Hayashi, e W.M. Furuya. 1997. Farelo de canola na alimentao da tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus) durante o perodo de reverso de sexo. Revista Brasileira de Zootecnia 26: 1067-1073. Furuya, W. M.; D. Botaro, L.C.R. Silva, P.R. Neves, e C. Hayashi. 2004a. Exigncia de lisina pela tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus), na terminao. Cincia Rural 34: 1571-1577. Furuya, W. M.; K. Fujii, L.D. Santos, T.S.C. Silva, L.C.R. Silva, e M. Michelatto. 2008a. Exigncia de fsforo disponvel para tilpia-do-nilo (35 a 100 g). Revista Brasileira de Zootecnia 37: 961-966. Furuya, W. M.; K.M. Fujii, L.D. Santos, T.S.C Silva, e P.J.P. Sales. 2008b. Exigncia de fsforo disponvel para juvenis de tilpia-do-Nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 37: 1517-1522. Furuya, W. M.; V.G. Santos, D. Botaro, C. Hayashi e L.C.R. Silva. 2005b. Nveis de protena e fitase em raes de terminao para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Arquivos de Cincias Veterinrias e Zoologia da Unipar 8: 11-17.
88

Furuya, W.M. 2000. Digestibilidade aparente de aminocidos e substituio da protena da farinha de peixe pela protena do farelo de soja com base no conceito de protena ideal em raes para a tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Tese de Doutorado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia/UNESP, Botucatu, SP, Brasil. Furuya, W.M.; C. Hayashi, V.R.B. Furuya, A.E. Murakami, R.P. Ribeiro. 1996. Exigncia de protena para machos revertidos de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus), na fase inicial. Acta Scientiarum - Animal Sciences 18: 307-319. Furuya, W.M.; C. Hayashi, V.R.B. Furuya, e C.M. Soares. 2000b. Exigncias de protena para alevinos de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia 29: 1912-1917. Furuya, W.M.; C. Hayashi, V.R.B. Furuya, E.S. Sakaguti, D. Botaro, L.C.R. Silva, e S.A. Auresco. 2004c. Farelo de soja integral em raes em raes para juvenis de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Acta Scientiarum Animal Sciences 26: 5-13. Furuya, W.M.; C. Hayashi, V.R.B. Furuya, P.R. Neves, L.C.R. Silva, e D. Botaro. 2001a. Exigncias de metionina + cistina total e digestvel para alevinos revertidos de tilpia do Nilo, Oreochromis niloticus (L.), baseadas no conceito de protena ideal. Acta Scientiarum 23: 885-889. Furuya, W.M.; D. Botaro, L.C.R. Silva, T.S.C. Silva, V.G. Santos, e V.R.B. Furuya. 2006b. Fitase em dietas para a tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus) (175 a 327g). Archivos de Zootecnia 55: 161-170. Furuya, W.M.; D. Botaro, R.M.G. Macedo, V.G. Santos, L.D. Santos, T.S.C. Silva, V.R.B. Furuya, e P.J.P. Sales. 2005a. Aplicao do conceito de protena ideal para reduo dos nveis de protena em dietas para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia 34: 14331441. Furuya, W.M.; G. Sampaio, V.R.B. Furuya, e C. Hayashi. 2001c. Fitase na alimentao da tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus), desempenho e digestibilidade. Revista Brasileira de Zootecnia 30: 924-929. Furuya, W.M.; L.C.R. Silva, C. Hayashi, A.C. Furlan, P.R. Neves, D. Botaro, e V.G. Santos. 2003. Substituio do milho pela silagem de sorgo com alto e
89

baixo teor de tanino em dietas para juvenis de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Acta Scientiarum - Animal Sciences 25: 243-247. Furuya, W.M.; L.C.R. Silva, P.R. Neves, D. Botaro, E.S. Sakaguti, e V.R.B. Furuya. 2004b. Exigncias de metionina + cistina para alevinos de tilpia do Nilo, Oreochromis niloticus (L.). Cincia Rural 34: 1933-1937. Furuya, W.M.; L.E. Pezzato, A.C. Pezzato, M.M. Barros, e E.C. Miranda. 2001b Coeficientes de digestibilidade aparente e valores de aminocidos digestveis de alguns ingredientes para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia 30: 1143-1149. Furuya, W.M.; L.E. Pezzato, E.C. Miranda, V.R.B. Furuya, M.M. Barros, e E.T.A. Lanna. 2001d. Digestibilidade aparente da energia e nutrientes do farelo de canola pela tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia 30: 611-616. Furuya, W.M.; V.G. Santos, L.C.R. Silva, e V.R.B. Furuya. 2006a. Exigncia de lisina digestvel para juvenis de tilpia-do-nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 35: 937-942. Gaiotto, J.R.; E.M. Macedo-Viegas, e T.R. Fernandes. 2004. Farelo de canola para juvenis de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus), linhagem Chitralada. Acta Scientiarum Animal Sciences 26: 15-19. Gonalves, G.S. 2007. Digestibilidade e exigncia de lisina, protena e energia em dietas para a tilpia do Nilo. Tese de Doutorado. Programa de Psgraduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia/UNESP, Botucatu, SP, Brasil. Gonalves, G.S.; L.E. Pezzato, M.M. Barros, D.R. Rocha, G.K. Kleemann, e M.J. Santa Rosa. 2009b. Energia e nutrientes digestveis de alimentos para tilpia do Nilo. Boletim do Instituto de Pesca 35: 201-213. Gonalves, G.S.; L.E. Pezzato, M.M. Barros, G.K. Kleemann, e D.R. Falcon. 2005. Efeito da suplementao de fitase sobre a digestibilidade aparente de MG, Ca, Zn, Cu, Mn e Fe em alimentos vegetais para tilpia do Nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 34: 2155-2163. Gonalves, G.S.; L.E. Pezzato, M.M. Barros, H. Hamilton, e M.J. Santa Rosa. 2009c. Nveis de protena digestvel e energia digestvel em dietas para

90

tilpia-do-nilo, formuladas com base no conceito de protena ideal. Revista Brasileira de Zootecnia 38: 2289-2298. Gonalves, G.S.; L.E. Pezzato, M.M. Barros, L. Tachibana, M.J.S. Rosa, e I. Guimares. 2009a. Relao lisina digestvel:protena digestvel em raes para tilpias-do-nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 38: 2299-2305. Gonalves, G.S.; L.E. Pezzato, P.M. Magalhes, e M.M. Barros. 2007. Disponibilidade aparente do fsforo em alimentos vegetais e suplementao da enzima fitase para tilpia-do-nilo. Revista Brasileira Zootecnia 36: 1473-1480. Graciano, T.S. 2009. Metionina e colina em dietas para juvenis de tilpia-doNilo, desempenho produtivo, morfologia heptica e muscular. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Universidade Estadual de Maring, Maring, PR, Brasil. Guimares, I.G. 2009. Vitamina A em dietas para tilpia do Nilo. Tese de Doutorado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia /UNESP, Botucatu, SP, Brasil. Guimares, I.G; L.E. Pezzato, and M.M. Barros. 2008b. Amino acid availability and protein digestibility of several protein sources for Nile tilapia, Oreochromis niloticus. Aquaculture Nutrition 14: 396-404. Guimares, I.G; L.E. Pezzato, M.M. Barros, and L. Tachibana. 2008a. Nutrient digestibility of cereal grain products and by-products in extruded diets for Nile tilapia. Journal of the World Aquaculture Society 39: 781-789. Gunstone, F.D., J.L. Harwood, and F.B. Padley. 1994. The Lipid Handbook. 2ed. Chapman & Hall, London, England. Hayashi, C.; W.R. Boscolo, C.M. Soares, e F. Meurer. 2002. Exigncia de protena digestvel para larvas de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus) durante a reverso sexual. Revista Brasileira de Zootecnia 31: 823-828. Hisano, H.; F.G. Sampaio, M.M. Barros e L.E. Pezzato. 2008. Composio nutricional e digestibilidade aparente da levedura ntegra, da levedura autolisada e da parede celular pela tilpia-do-Nilo. Cincia Animal Brasileira 9: 43-49. Hisano, H.; G.S. Gonalves, J.A.S. Zuanon, E. Freire, J.E.C. Ferrari, M.M. Barros, e L.E. Pezzato. 2003. Substituio da protena do farelo de soja pela
91

protena do glten de milho em raes para alevinos de tilpia do Nilo. Acta Scientiarum Animal Sciences 25: 255-260. Hoar, W.S.; D.J.Randall. 1969. Fish Physiology: excretion, ionic regulation and metabolism. Academic Press, New York, NY,.USA. Kleemann, G. K. 2002. Exigncia nutricional de ferro da tilpia do Nilo Oreochromis niloticus. Dissertao de Mestrado. Programa de Psgraduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia /UNESP, Botucatu, SP, Brasil. Kleemann, G.K.; M.M. Barros, e L.E. Pezzato. 2009. Valor nutricional do farelo de algodo para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Acta Scientiarum Animal Sciences 31: 87-94. Lanna, E.A.; P.R. Cecon, L.P. Pezzato, W.M. Furuya, M.M.; Barros, e M.A.D. Bomfim. 2004a. Digestibilidade aparente e transito intestinal em tilpia do Nilo, Oreochromis niloticus, em funo da fibra bruta da dieta. Revista Brasileira de Zootecnia 33: 2186-2192. Lanna, E.A.T.; L.E. Pezzato, W.M. Furuya, M.M. Barros, C.A Vicentini, e P.R. Cecon. 2004b. Fibra bruta e leo em dietas prticas para alevinos de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia 33: 2177-2185. Luquet, P. 1991. Tilapia, Oreochromis spp. Pages 169-180 in R.P. Wilson, editor. Handbook of nutrient requirement of finfish. CRC, Boca Raton, FL, USA. Maia, E.L.; D.B. Rodriguez-Amaya, and L.K. Hotta. 1995. Fatty acids composition of the total, neutral and phospholipids of pond raised Brazilian Piaractus mesopotamicus. International Food Science and Technology 30: 591-97. McDowell, L.R. 2000. Vitamins in animal and human nutrition. Iowa: Iowa University Press, Yowa, IA, USA. Meurer, F.; C. Hayashi, C.M. Soares, e W.R. Boscolo. 2000. Utilizao de levedura spray-dried na alimentao de alevinos de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus, L.). Acta Scientiarum 22: 479-484.

92

Meurer, F.; C. Hayashi, e W.R. Boscolo. 2003a. Fibra bruta para alevinos de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus, L). Revista Brasileira de Zootecnia 32: 256-261. Meurer, F.; C. Hayashi, e W.R. Boscolo. 2003b. Digestibilidade aparente dos nutrientes e energia de alguns alimentos proticos para juvenis de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia 32: 18011809. Meurer, F.; C. Hayashi, W.R. Boscolo, e C.M. Soares. 2002. Lipdeos na alimentao de alevinos revertidos de tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus, L.). Revista Brasileira de Zootecnia 33: 566-573. Michelato, M. 2010. Exigncia de metionina + cistina para a tilpia do Nilo de 550 a 700 g, em tanques-rede, com base no conceito de protena ideal. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Universidade Estadual de Maring, Maring, PR, Brasil. Miranda, E.C.; A.C. Pezzato, L.E. Pezzato, C.F. Graner, G.J. Rosa, e L.G.Q. Quintero-Pinto. 2000. Relao clcio/fsforo disponvel em raes para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia 29: 2162-2171. Mitchell, H.H. 1964. Comparative nutrition of man and domestic animals. Academic Press, New York, NY, USA. Moreira, A.B.; J.V. Visentainer, and N.E. Souza. 2001. Fatty acids profile and cholesterol contents of three Brazilian brycon freshwater fishes. Journal of Food Composition and Analysis 14: 565-574. Narvez-Solarte, W.V. 2006. Avaliao de farinas de sangue como fontes de protenas para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Tese de Doutorado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia UNESP, Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia, Botucatu, SP, Brasil. National Research Council [NRC]. 1993.Nutrient requirements of fish. National Academy of Science, Washington, DC, USA. Otani, F.S. 2009. Influncia da adio in vivo de vitamina E e de mtodos de abate nos atributos de qualidade de fils de tilpia. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Aquicultura/CAUNESP/UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.
93

Pardo-Gamboa, B.S.P.G. 2008. Digestibilidade dos macronutrientes, das leveduras ntegras e autolisada. Tese de Doutorado. Programa de Psgraduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia/UNESP, Botucatu, SP, Brasil. Pariza, M.W.; Y. Park, and M.E. Cook. 2001. The biologically active isomers of conjugated linoleic acid. Progress in Lipid Research 40: 283-298. Parsons, C.M., and D.H. Baker, editors. 1994. The concept and use of ideal proteins in the feeding of non ruminants. Pages 119-128 in Anais da Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Maring, PR, Brasil. Pezzato, L.E., M.M. Barros, D.M. Fracalossi, e J.E.P. Cyrino. 2004a. Nutrio de peixes. Pginas 75-169 in Cyrino, J.E.P., E.C. Urbinati, D.M. Fracalossi, e N. Castagnolli. Tpicos especiais em piscicultura de gua doce tropical intensiva. Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aqutica, Jaboticabal, SP, Brasil. Pezzato, L.E.; E.M. Miranda, M.M. Barros, W.M. Furuya, e L.G.Q. QuinteroPinto. 2004b. Digestibilidade aparente da matria seca e da protena bruta e a energia digestvel de alguns alimentos alternativos pela tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Acta Scientiarum - Animal Sciences 26: 181-187. Pezzato, L.E.; M.M. Barros, L.G.Q. Quintero-Pinto, W.M. Furuya, e A.C. Pezzato. 2002. Digestibilidade aparente de ingredientes pela tilpia do Nilo, Oreochromis niloticus. Revista Brasileira de Zootecnia 31: 1595-1604. Pezzato, L.E.; M.M. Barros, M.J.S. Rosa e I.G. Guimares. 2006. Exigncia em fsforo disponvel para alevinos de tilpia do Nilo. Cincia Rural 36: 16001606. Quadros, M.; E.A.T. Lanna, J.L. Donzele, M.L.T. Abreu, F.B. Ribeiro, and S.S. Takishita. 2009. Crude protein reduction and digestible methionine+cystine and threonine to digestible lysine ratios in diets for Nile tilapia fingerlings Revista Brasileira de Zootecnia 38: 1400-1406. Quintero-Pinto, L.G. 2008. Exigncias dietarias e disponibilidade de fontes de fsforo para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Tese de Doutorado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia UNESP, Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia, Botucatu, SP, Brasil.

94

Ranzani-Paiva, M.J., e A.T. Silva-Souza. 2004. Hematologia de peixes brasileiros. Pginas 90-120 in Takemoto, R.M., e M.A.P. Lizama. Sanidade de Organismos Aquticos. Varela, So Paulo, SP, Brasil. Ribeiro, R.B. 2009. Digestibilidade aparente e verdadeira de protena e aminocidos em alimentos para tilpia do Nilo. Tese de Doutorado. Programa de Ps-Graduao em Zootecnia da Universidade Federal de Viosa, Viosa, MG, Brasil. Righetti, J.S. 2009. Reduo da protena em dietas para a tilpia-do-Nio pela suplementao de aminocidos com base no conceito de protena ideal. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Universidade Estadual de Maring, Maring, PR, Brasil. Rollin. X., M. Mambrini, T. Abboudi, Y. Larondelle, and S.J. Kaushik. 2003. The optimum dietary indispensable amino acid patter for growing Atlantic salmon (Salmo salar L) fry. British Journal of Nutrition, 90: 865-876. S, M.V.C.; L.E. Pezzato, M.M. Barros, and P.M. Padilha. 2004. Optimum zinc supplementation level in Nile tilapia Oreochromis niloticus juveniles diets. Aquaculture 238: 385-401. S, M.V.C.; L.E. Pezzato, M.M. Barros, and P.M. Padilha. 2005. Relative bioavailability of zinc in supplemental inorganic and organic sources for Nile tilapia Oreochromis niloticus fingerlings. Aquaculture Nutrition 11: 273-281. Sampaio, F.G. 2003. Selnio e vitamina E em dietas para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Dissertao de Mestrado. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia/UNESP, Botucatu, SP, Brasil. Sampaio, F.G.; H. Hisano, R.A. Yamaki, G.K. Kleemann, L.E. Pezzato, e M.M. Barros. 2001. Digestibilidade aparente das farinhas de peixe nacional e importada e das farinhas de sangue tostada e spray-dried, pela tilpia do Nilo, Oreochromis niloticus (L.). Acta Scientiarum 23: 891-896. Santiago, C.B. e R.T. Lovell. 1988. Amino acids requirements for growth of Nile tilapia. The Journal of Nutrition 118: 1540-1546. Santos, E.L.; M.C.M.M. Ludke, L.M. Barbosa, C.B.B. Rabello, J.V. Ludke, e W.M.C. Winterle e E.G. Silva. 2009. Nveis de farelo de coco em raes
95

para alevinos de tilpia do Nilo. Revista Brasileira de Sade e Produo Animal 10: 390-397. Santos, L.D.; W.M. Furuya, M. Matsushita, L.C.R. Silva, T.S.C. Silva, e D. Botaro. 2007. cido linoleico conjugado (CLA) em dietas para tilpia-do-nilo: desempenho produtivo, composio qumica e perfil de cidos graxos. Revista Brasileira de Zootecnia 36: 1481-1488. Santos, V.G.; A.C. Fernandes Junior, J.F.A. Kock, M.M. Barros, I. Guimares, M.M. Barros, e L.E. Pezzato. 2010 Composio qumica e digestibilidade do farelo de nabo forrageiro para tilpia do Nilo. Revista Brasileira de Sade e Produo Animal 11: 537-546. Sargent, J.R., D. Tocher, and J.G. Bell. 2002. The lipids. Pages 181-257. In J.E. Halver, and R.W. Hardy, Fish nutrition. Academic Press, Amsterdam, AM, The Netherlands. Signor, A.A.; A. Signor, W.R. Boscolo, A Reidel, e A. Feiden. 2007a. Farinha de carne e ossos na alimentao de larvas de tilpia do Nilo. Cincia Rural 37: 1116-1121. Signor, A.A.; W.R. Boscolo, A. Feiden, A. Signor, e A. Reidel. 2007b. Triguilho na alimentao da tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus L.): digestibilidade e desempenho. Cincia Rural 37: 1116-1121. Silva, L.C.R.; W.M. Furuya, L.D. Santos, V.G. Santos, T.S.C. Silva, e P.J.P. Sales. 2006. Nveis de treonina em raes para tilpias-do-nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 35: 1358-1264. Silva, T.S.C.; W.M. Furuya, V.G. Santos, D. Botaro, L.C.R. Silva, P.J.P. Sales, C. Hayashi, L.D. Santos, e V.R.B. Furuya. 2005. Coeficientes de digestibilidade aparente da energia e nutrientes do farelo de soja integral sem e com fitase para a tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Acta Scientiarum Animal Sciences 27: 371-375. Souza, S. R., e C. Hayashi. 2003a. Digestibilidade aparente da energia e dos nutrientes do farelo de algodo para tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus, L.) e piavuu (Leporinus macrocephalus). Acta Scientiarum Animal Sciences 25: 15-20.

96

Souza, S. R., e C. Hayashi. 2003b. Avaliao do farelo de algodo na alimentao de alevinos de tilapia do Nilo (Oreochromis niloticus). Zootecnia Tropical 21: 383-398. Tachibana, L.; G.S. Gonalves, I. Guimares, e L.E. Pezzato. 2010a. Digestibilidade aparente do triticale para a tilpia do Nilo. Boletim do Instituto de Pesca 36: 39-44. Tachibana, L.; G.S. Gonalves, I.G. Guimares, D.R. Falcon, M.M. Barros, e L.E. Pezzato. 2010b. Substituio do milho pelo triticale na alimentao de tilpias-do-nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 39: 241-246. Takishita, S.S.; E.A.T. Lanna, J.L. Donzele, M.A.D. Bomfim, M. Quadros, e M.P. Souza. 2009. Nveis de lisina digestvel em raes para alevinos de tilpiado-nilo. Revista Brasileira de Zootecnia 38: 2099-2105. Teixeira, C.P. 2009. Suplementao de vitamina B6 em dietas prticas e purificadas no desempenho produtivo e resposta hemtica da tilpia do Nilo submetida a estmulo trmico. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia/UNESP, Botucatu, SP, Brasil. Teixeira, E.A.; D.V. Crepaldi, P.M.C. Faria, L.P. Ribeiro, D.C. Melo, e A.C.C. Euler. 2008. Composio corporal e exigncias nutricionais de aminocidos para alevinos de tilpia (Oreochromis sp.). Revista Brasileira de Sade e Produo Animal 9: 239-246. Toyama, G.N.; J.E. Corrente e J.E.P. Cyrino. 2000. Suplementao de vitamina c em raes para reverso sexual da tilpia do Nilo. Scientia Agricola 66: 221-228. Urbinati, E. C., e P.C.F. Carneiro. 2004. Prticas de manejo e estresse dos peixes em piscicultura. Pginas 171-194 in Cyrino, J.E.P., E.C. Urbinati, D.M. Fracalossi, e N. Castagnolli, N. Tpicos especiais em piscicultura de gua doce tropical intensiva. Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aqutica, Jaboticabal, SP, Brasil. Vidal, L.V.O. 2010. Equaes de predio para valores de protena e energia digestveis em alimentos de origem animal para tilpias. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Zootecnia da Universidade Estadual de Maring, Maring, PR, Brasil.

97

Vieira, I.; J.E.P. Cyrino e L.E. Pezzato. 2001. Utilizao de colina e betana na nutrio da tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus). Scientia Agricola 58(4): 675-680. Wilson, R.P. 1991. Amino acid nutrition of fish: a new method of estimating th requirement values. Proceedings of 12 US-Japain Symposium on Aquaculture Nutrition 20, Newport, OR, USA. Wilson, R.P. 2002. Amino acids and proteins. Pages 143-179 in J.E. Halver, and R.W. Hardy, editors. Fish nutrition. Academic Press. Amsterdam, AM, The Netherlands. Zuanon, J. A. S.; A.C. Pezzato, C. Ducatti, M.M. Barros, L.E. Pezzato, and J.R.S. 13 12 Passos. 2007. Muscle ( C/ C) change in Nile tilapia (Oreochromis niloticus) fingerlings fed on C3- or C4-cycle plants grain-based diets. Comparative Biochemistry and Physiology. A, Molecular & Integrative Physiology 147: 761-765.

98

Potrebbero piacerti anche