Sei sulla pagina 1di 8

Desafio

A Indstria Leite Bo produz diversos derivados de leite, como por exemplo, queijos, requeijes, iogurtes e manteiga.

uma grande empresa de Minas Gerais, com vrios prmios de preservao ambiental. Possui uma grande rea de pasto para a criao de gado leiteiro. Est localizada na zona rural de uma cidadezinha, prxima a um rio e circundada por remanescentes da Mata Atlntica em uma rea de preservao ambiental. No entanto, nos ltimos anos, a produo da indstria de leite teve um aumento significativo, exigindo assim que a empresa aumentasse a rea de pasto para o gado. Com isso, iniciaram a derrubada de parte da mata e, tambm, o despejo de seus resduos no rio, causando srios danos ambientais, como poluio, mortandade de peixes, desmatamento etc. Esses danos, provocados pela indstria, tm causando srios problemas ambientais a um vilarejo prximo, que, insatisfeito com a situao, denunciou s entidades de defesa do Meio Ambiente para que tomem as providncias devidas. Agora que voc conhece um pouco dos problemas que a indstria Leite Bo vem causando ao meio ambiente, prximo ao vilarejo, vamos resolver os desafios! Bons estudos!!
Meio Ambiente

| 1/6 Introduo

Meio Ambiente Como voc pde ver, a indstria Leite Bo tem causado srios danos ao meio ambiente e tambm populao local. O vilarejo prximo, aps sofrer com as conseqncias provocadas pela Leite Bo, resolve comunicar aos rgos competentes que algo de errado vem acontecendo na indstria. Mas como saber se as irregularidades da indstria Leite Bo so verdicas? Voc sabe o que meio ambiente? Ser que essa indstria tambm faz parte do meio ambiente? Ser que esto de fato causando danos ao meio ambiente? Para responder a essas e outras perguntas, voc precisa conhecer alguns princpios bsicos sobre meio ambiente. Vamos l? Definio Meio Ambiente Voc deve ter ouvido falar muito em meio ambiente, certo? Os jornais, revistas, e outros meios de comunicao divulgam constantemente que o meio ambiente est em perigo. E voc sabe o que meio ambiente? E por que ele est em perigo? Vamos comear a estud-lo agora e entender a sua importncia para ns.

Definio O meio ambiente definido seguindo conceitos tradicionais e modernos. O conceito tradicional de meio ambiente sempre foi considerado muito simples como tudo aquilo que nos cerca, incluindo gua, ar e solo. No entanto, deve-se observar tambm, toda a atmosfera, o clima, o subsolo, as guas costeiras superficiais, subterrneas, interiores, e toda a paisagem que se divide em dois tipos:

Flora - representada por todas as plantas; Fauna - representada por todos os animais

Mas ser que meio ambiente s isso mesmo? Voc ver que meio ambiente muito mais que isso. Deve-se perceber que o conceito de meio ambiente muito mais abrangente quando se verifica que um problema ambiental no pode ser estudado isoladamente, pois precisa ser associado a um contexto maior. A origem dos problemas ambientais pode sofrer a influncia de diversos fatores que envolvem tanto os aspectos relacionados com a natureza, como os aspectos sociais, culturais, histricos, ticos, estticos, econmicos e polticos de uma nao.

Dessa forma, meio ambiente em seu conceito moderno, um conjunto de elementos relacionados, com fluxo dinmico e contnuo de processos naturais, histricos, culturais, sociais, polticos e econmicos que ocorrem atravs de uma rede de relaes que dependem entre si. Quanto mais se estuda o meio ambiente, mais se percebe que os seres que o habitam e suas relaes no podem ser entendidos isoladamente. Essa rede de relaes, na qual todos os seres e elementos que existem no planeta esto inseridos, funciona como uma delicada teia que precisa ser preservada: A TEIA DA VIDA. No estudo da ecologia, veremos mais a fundo como funciona esta teia.

Meio Ambiente

| 3/6 Ambientes natural e construdo Como vimos anteriormente, o meio ambiente est em todo o lugar. Basicamente, ele pode ser dividido em dois tipos: ambiente natural e ambiente construdo.

O ambiente natural constitudo dos recursos naturais tais como a gua, a fauna, a flora e os diversos recursos minerais existentes na crosta terrestre. A principal caracterstica deste ambiente est nos recursos que ainda no foram explorados pelo homem. Em alguns livros, considera-se como ambiente natural o ambiente rural. Por

exemplo, uma fazenda, onde alguns recursos naturais ali existentes estejam sendo explorados pelo homem, como bois, porcos, ovelhas etc. As principais caractersticas de um ambiente natural so:

no acumula energia em excesso, a qual tem como fonte principal a radiao solar. Toda energia aproveitada e reutilizada de forma a manter os processos que sustentam a vida e os nveis de populao de cada espcie; as comunidades so organizadas de acordo com as interaes biolgicas. Essas comunidades sobrevivem com recursos disponveis nos prprios locais onde esto situadas; a maioria dos organismos interage com uma grande variedade de outros organismos, sempre buscando a evoluo e perpetuao de suas espcies. O equilbrio deste ambiente mantido por processos naturais;

Trata-se de ambiente auto-suficiente, pois produz tudo que suas comunidades precisam para sobreviver por meio dos seus prprios recursos. Por exemplo, uma floresta que tem alimento, gua e abrigo para todos os organismos.
Meio Ambiente

| 4/6 Ambiente construdo O ambiente construdo o ambiente urbano, formado pelas cidades, com os seus aglomerados de bairros, ruas, prdios, indstrias, escolas e parques.

resultante ao do homem quando este utiliza os recursos disponveis na natureza. As principais caractersticas de um ambiente construdo so:

da

os seus processos que so sempre acompanhados pela gerao de resduos no reaproveitados. Fabricamos, muitas vezes, produtos que podem ser utilizados apenas uma vez e que, aps o uso, jogado fora. utiliza, principalmente, fontes de energia finitas tais como a proveniente dos combustveis fsseis; ex: gasolina e leo diesel para o abastecimento de veculos automotores.

suas comunidades e seus processos dependem dos recursos naturais que podem ser provenientes de outras reas ou regies. Lembra-se do ambiente natural que auto-suficiente, pois produz tudo que suas comunidades precisam para sobreviver por meio dos seus prprios recursos? No ambiente construdo ao contrrio. Precisamos buscar recursos do ambiente natural para sobrevivermos.

Meio Ambiente

| 5/6 Recursos Naturais Renovveis e Recursos Naturais no Renovveis

Tanto no ambiente natural quanto no ambiente construdo, os recursos naturais que dispomos podem ser classificados em dois tipos: Recursos Naturais Renovveis e Recursos Naturais no Renovveis. A diferena entre eles o tempo de renovao para a sua posterior utilizao. Os recursos disponveis, a depender da sua capacidade de renovao, podem ser classificados como: Recursos naturais renovveis - So recursos que se renovam muito rapidamente na natureza e esto disponveis em grandes quantidades, como a gua, o oxignio, o nitrognio.

Recursos naturais no renovveis - So recursos que demoram muito tempo para serem renovados na natureza tais como os minerais, que so ricos em certos metais, e o petrleo. O petrleo, por exemplo, demora milhes de anos para se formar na natureza. Se os recursos mais abundantes e de fcil renovao na natureza exigem moderao de uso, imagine um tipo de recurso no renovvel! Ser que o homem moderno j est atento a isso?
Meio Ambiente

| 6/6 Evoluo e desenvolvimento do Meio Ambiente Em busca do seu desenvolvimento, o homem tem construdo, cada vez mais, novos ambientes, similares ao meio ambiente natural. Desde os tempos pr-histricos, na caminhada em busca do seu desenvolvimento, o homem vem criando alternativas para melhorar sua qualidade de vida no planeta. A natureza vem sendo utilizada para criar novos materiais. A industrializao trouxe novos produtos. A cincia e a tecnologia esto modificando a nossa vida. No restam dvidas, o desenvolvimento traz ao homem muitas vantagens. Mas ser que o desenvolvimento s nos traz vantagens? Conseqncias do desenvolvimento Veja alguns dos inmeros problemas com que convivemos diariamente. Eles surgiram como conseqncia do desenvolvimento: Todos os dias, os carros, caminhes e indstrias lanam seus gases txicos para a atmosfera; O aumento da populao e o da produo causa uma necessidade maior de recursos naturais; Todos os dias, os desertos do mundo aumentam alguns quilmetros em rea; Nas ltimas dcadas, surgiram no mundo problemas ambientais que pem em risco a vida de todos os seres. Com a explorao, principalmente dos recursos naturais no-renovveis como fonte de energia, o meio ambiente urbano e o meio ambiente natural esto em perigo. Diante desta situao precisamos dar mais ateno a nossa relao com o meio ambiente antes que seja tarde demais. Cuidar do meio em que vivemos uma das alternativas que est ao alcance de todos!

Potrebbero piacerti anche