Sei sulla pagina 1di 25

GRUPO CORAL da CASA DO POVO de ALBERNA

Msicas de Cante Alentejano Grupo Coral da Freguesia de Albernoa Recolha Feita por: Pedro Jonas

http://www.joraga.net/gruposcorais/pags00/019BejaAlbernoa.htm

01 guia Que Vais To Alta Os Desgostos do presente, So Maiores que os do passado. Embora estejas ausente, Teu nome ser lembrado! guia que vais to alta, Voando de plo a plo, Leva-me ao cu onde eu tenho A me que me trouxe ao colo, Ficou-me fazendo falta, Voando de plo a plo, guia que vais to alta! Eu vi minha me rezando Aos ps da Virgem Maria Era uma Santa escutando O que outra Santa dizia. guia que vais to alta, Voando de plo a plo... etc.

02

Trigueirinha de Raa No nosso Alentejo to lindo ouvir Cantar as ceifeiras Ver as mondadeiras No campo a sorrir Trigueira de raa Quem te fez assim Ceifando os trigais Ouvindo os teus ais Com pena de mim Eu por ti chorando Alegre cantando Sinto o teu desejo Linda trigueirinha Linda alentejana D-me c um beijo sombra da silva que eu adormeo Sonhando contigo Linda alentejana Eu no te mereo. Trigueira de raa Quem te fez assim...etc.

03

Campons Trabalhador O pobre trabalhador Todo o mal consigo tem Trabalha e no tem valor No mundo no ningum Campons alentejano Campons agricultor Tu trabalhas todo o ano Ds produto ao lavrador Ds produto ao lavrador Tua vida um engano Nem por isso tens valor Campons alentejano Quem canta seu mal espanta Quem chora seu mal aumenta Eu canto para disfarar Uma paixo que me apoquenta Campons alentejano Campons agricultor... etc.

04

ALENTEJO, ALENTEJO (Terra sagrada do po) Eu sou devedor Terra A Terra me 'st devendo Eu sou devedor Terra A Terra me 'st devendo A Terra paga-m'em vida Eu pago Terra em morrendo Alentejo, Alentejo Terra sagrada do po Eu hei-de ir ao Alentejo Mesmo que seja no Vero Ver o doirado do trigo Na imensa solido Alentejo Alentejo Terra sagrada do po Daqui para a minha terra Tudo caminho e cho Daqui para a minha terra Tudo caminho e cho Tudo so cravos e rosas Dispostas por minhas mos Alentejo, Alentejo Terra sagrada do po...etc.

05

A ROUPA DE UM MARINHEIRO A minha me coitadinha J est farta de chorar S por pensar que o seu filho Vai p'ra vida militar A roupa do marinheiro No lavada no rio lavada no mar alto sombra do seu navio sombra do seu navio sombra do seu vapor No lavada no rio A roupa do meu amor Adeus que me vou embora Adeus que me quero ir D-me os teus braos, amor Que eu me quero despedir A roupa do marinheiro No lavada no rio... etc.

06

Pelo Toque da Viola luar da meia-noite No digas minha amada Que eu passei rua dela s quatro da madrugada Pelo toque da viola, J sei as horas que so. Ainda no meia-noite, J passei um bom sero! J passei um bom sero, Vai dormir vai descansar, Vai dormir vai descansar, Amor do meu corao! Suspirava por te ver, J matei a saudade, Uma ausncia custa muito, A quem ama com verdade! Pelo toque da viola, J sei as horas que so... etc.

07

LINDO RAMO VERDE ESCURO Cantavam dois passarinhos Cantigas ao desafio Um no tronco empoleirado O outro nas margens do rio Lindo ramo verde-escuro casa dos passarinhos Onde cantam docemente Poisados nesse raminho Poisados nesse raminho Cantam sempre ao ar puro casa dos passarinhos Lindo ramo verde-escuro Alentejo dos trigais Suas vermelhas papoilas Arrancadas com amor Por lindas e belas mooilas Lindo ramo verde-escuro casa dos passarinhos... etc.

08

ERVA CIDREIRA Se eu tivesse amores Que me tm dado Tinha a casa cheia At ao telhado erva cidreira, Que'sts no alpendre, Quanto mais se rega, Mais a folha pende. Mais a folha pende, Mais a rosa cheira, Que'sts no alpendre, erva cidreira! Algum dia eu era Agora j no Da tua roseira O melhor boto erva cidreira, Que'sts no alpendre, ... etc.

09

Alentejo s Nossa Terra Quando o melro assobia Escondido no silvado Quer de noite, quer de dia to lindo o seu trinado.

Alentejo, que s nossa terra Ai quem nos dera l estarmos agora! Para a mocidade, Com saudade, De ouvir cantar, como ouvia outrora! Terra bela, to desejada, Casas singelas de branco caiadas, Eu nunca esqueo, Que fostes meu bero, Lindo cantinho desta Ptria amada! Quando eu no tinha Desejava ter Uma hora no dia Meu bem p'ra te ver Alentejo que s nossa terra Ai quem nos dera l estarmos agora... etc.

10

Cabelo Entranado Eu pensava amor Que j te no via Parecia-me um ano Sendo s um dia Cabelo entranado luz do vapor Eu no posso estar Sem ti meu amor Sem ti meu amor Sem ti meu benzinho Cabelo entranado Chapu redondinho Quando eu no tinha Desejava ter Uma hora no dia Meu bem, para te ver Cabelo entranado luz do vapor... etc.

11

Vero Vero A brasa dourada e celeste Queima este solo agreste Doirando mais as espigas Ceifeiros corpos curvados Ceifando e atando em molhos A beno loira da vida. Meu Alentejo Enquanto isto se processa O sol ferindo, sem pressa Queima mais a tez bronzeada O suor rasga a camisa O homem queimado mais fica E a vida feita de brasa. O calor castiga os corpos Os ceifeiros vo ceifando Sem parar o seu labor O seu cantar dolente certo que boa gente Tem verdade, e tem mais cor! Meu Alentejo... etc.

12 To Grande o Alentejo No Alentejo eu trabalho Cultivando a dura terra Vou fumando o meu cigarro Vou cumprindo o meu horrio L na encosta da serra. to grande o Alentejo Tanta terra abandonada A terra que d o po Para bem desta nao Devia ser cultivada. Tem sido sempre esquecido margem ao sul do Tejo H gente desempregada Tanta terra abandonada to grande o Alentejo. Trabalha homem trabalha Se queres ter o teu valor Os calos so os anis Os calos so os anis Do homem trabalhador. to grande o Alentejo Tanta terra abandonada A terra que d o po Para bem desta nao Devia ser cultivada. Tem sido sempre esquecido margem ao sul do Tejo H gente desempregada Tanta terra abandonada to grande o Alentejo.

13

Albernoa s Nossa Terra L onde o sol brasa No Alentejo profundo que eu tenho a minha casa No melhor sitio do mundo. Albernoa s nossa terra Entre Beja e Castro Verde Rodeada por trigais, onde o nosso olhar se perde Onde o nosso olhar se perde Da plancie at a serra Entre Beja e Castro Verde Albernoa s nossa terra. Tens vinha, tens olival Por entre as loiras espigas Tens alegria no ar Ao cantar das raparigas. Albernoa s nossa terra Entre Beja e Castro Verde Rodeada por trigais, onde o nosso olhar se perde Onde o nosso olhar se perde Da plancie at a serra Entre Beja e Castro Verde Albernoa s nossa terra.

14 Que inveja tens tu das Rosas Se os beijos espigassem Como espiga o Alecrim Havia muitas cachopas Cujo rosto era um jardim. Que inveja tens tu da Rosas Se s linda como elas so A rainha das flores Tratadas por tuas mos. Tratada por tuas mos P'las tuas mos mimosas Se s linda como elas so Que inveja tens tu das Rosas. Tens 'ma Rosa na boca Em cada face um boto As folhas ornam-te o peito E a raiz o corao.

15 Foste Foste Que Bem Sei Quem Foste O meu amor aquele Que me no tira o chapu Tem a porta para a rua O telhado para o cu. Foste, foste, eu bem sei que foste No Domingo tourada, Ao subir do camarote, Eu vi-te a saia bordada. Eu vi-te a saia borbada Mas que bordado to lindo! Foste, foste, eu bem sei que foste tourada no Domingo! Se eu soubesse cantar bem Nunca estaria calado Mesmo assim cantando mal No vivo desmaginado. Foste, foste, eu bem sei que foste No Domingo tourada... etc.

16

Ceifeira Linda Ceifeira O sol que alegra o dia Pela manh quando nasce Ai de ns o que seria Se o sol um dia faltasse. Ceifeira! Ceifeira, linda ceifeira! Eu hei-de, Eu hei-de casar contigo! L nos campos, secos campos, L nos campos, secos campos. calma cama a ceifar o trigo, Pela fora do calor! Ceifeira! Ceifeira, linda ceifeira Ceifeira, linda ceifeira Hs-de ser o meu amor! No a ceifa que mata, Nem os calores do "Vro"! a ... a erva unha-gata, a erva unha-gata, Mais o cardo beija-mo! Ceifeira! Ceifeira, linda ceifeira Eu hei-de casar contigo... etc.

17 Trigueirinha Alentejana bonito ver no campo To linda ceifando Trigueirinha alentejana Numa mo levas a foice To linda ceifando Noutra os canudos de cana Com seu traje camponesa To linda ceifando Sempre de chapu ao lado Cantando lindas cantigas To linda ceifando As espigas do po sagrado No Alentejo que To linda ceifando No celeiro da Nao Ns somos alentejanos To linda ceifando E somos da terra do po bonito ver no campo To linda ceifando Trigueirinha alentejana Numa mo levas a foice To linda ceifando Noutra os canudos de cana Com seu traje camponesa To linda ceifando Sempre de chapu ao lado Cantando lindas cantigas To linda ceifando As espigas do po sagrado.

18

Rosa que ests em boto Alegria de uma casa uma moa solteira Vem o cravo leva a rosa Fica a triste da roseira. Rosa que ests em boto Nesse teu lindo jardim Causas-me admirao Ests guardada para mim. Ests guardada para mim Dentro do meu corao Nesse teu lindo jardim Rosa que ests em boto. minha me, minha me minha me, minha amada Quem tem uma me tem tudo Quem no tem nada.

19

Meu Alentejo Querido Fui uma cova na areia Para enterrar minha mgoa Entrou por ela o mar todo No encheu a cova de gua. Meu Alentejo querido Cheio de sol e calor s meu torro preferido Meu Baixo Alentejo s para ns encantador Embora vivas esquecido Cheio de sol e calor Meu Baixo Alentejo Meu Alentejo querido.

20

As Nuvens Que Andam No Ar Ontem noite meia noite Ouvi cantar e chorei Lembrei-me da mocidade Que to criana a deixei As nuvens que andam no ar Arrastadas pelo vento Foram buscar gua ao mar P'ra regar em todo o tempo P'ra regar em todo o tempo Em todo o tempo regar Arrastadas pelo vento As nuvens que andam no ar O cantar meia-noite um cantar excelente Acorda quem est dormindo Melhora quem est doente As nuvens que andam no ar Arrastadas pelo vento... etc.

21

Castelo De Beja O meu corao Anda adivinhando Que h-de morrer cedo Que h-de morrer cedo Mas no sabe quando Castelo de Beja Subindo l vai Tu metes inveja Castelo de Beja s guias-reais s guias-reais Tu metes inveja Subindo l vai Subindo l vai Castelo de Beja Se eu tivesse amores Que me tm dado Enchia uma casa Enchia uma casa At ao telhado Castelo de Beja Subindo l vai... etc.

22

Malmequer Criado No Campo Eu levo a vida cantando Eu levo a vida a cantar Quem leva a vida cantando No lhe custa trabalhar Malmequer criado no campo Delrio da mocidade Pelas tuas brancas folhas Malmequer diz-me a verdade Malmequer diz-me a verdade E guarda-me o teu segredo Pelas tuas brancas folhas Malmequer no tenhas medo Desfolhando o malmequer Lembrei-me de ti um dia Malmequer, bem me quer Era o que a flor dizia Malmequer criado no campo Delrio da mocidade... etc.

23

Olha A Noiva Se Vai Linda Compadre j te casaste J o lao te apanhou Deus queira que sempre digas, Se bem estava, Se bem estava, melhor estou Olha a noiva se vai linda, No dia do seu noivado! Tambm eu queria ser, Tambm eu queria ser, Tambm eu queria, Tambm queria ser casado! Ser casado, e ter juzo, Acho que bonito estado! Tambm eu queria ser, Tambm eu queria ser, Tambm eu queria, Tambm queria ser casado! luz daquela candeia Foi feito meu casamento candeia no t'apagues Hs-de ser, Hs-de ser, um juramento Olha a noiva se vai linda, No dia do seu noivado!... etc.

CONTACTOS: Grupo Coral da Freguesia de Albernoa Rua do Porto, n 27 7800 - 601 Albernoa GrupoCoral_Albernoa@hotmail.com 965268028 (Pedro Jonas)

RESPONSVEIS: Jos Romo e Joaquim Romo Ficha Tcnica: Este grupo composto por 20 (18) elementos, todos eles residentes na Freguesia de Albernoa. Ensaia todos s Quartas-Feiras, no antigo Posto da GNR, a partir das 20h30. Traje: Cala Preta, Colete Preto, Camisa Azul, Chapu Preto, Leno Bord.
http://www.joraga.net/gruposcorais/pags00/019BejaAlbernoa.htm

Potrebbero piacerti anche